quarta-feira, 30 de maio de 2012

FIQUE LIGADO - Dicas para combater a obesidade infantil

 http://br.blog.consultaclick.com/
Dicas para combater a obesidade infantil:
A obesidade infantil não é um problema estético, mas uma questão de saúde. Afinal, o excesso de peso pode colaborar para o surgimento de problemas cardíacos, má formação do esqueleto e outras doenças, como a diabetes. Infelizmente, segundo pesquisa da Sociedade Brasileira de Endocrinologia, 15% das crianças no país já são obesas.
A principal causa está relacionada a hábitos alimentares equivocados, assim como a estilo de vida sedentário. Como o problema é grave, deve ser encarado com atenção. Que tal, então, tomar alguns cuidados para que seu filho não engrosse as estatísticas?

- Adote uma alimentação rica em frutas, legumes e verduras. Prepare um lanche saudável para as crianças levarem para a escola.
- Dê às crianças uma garrafa de água ou chá no lugar dos refrigerantes e faça sanduíches com pães integrais.
- Respeite os horários das refeições e proíba que os pequenos fiquem ‘beliscando’.
- Evite que as crianças comam alimentos industrializados como salgadinhos, refrigerantes e doces.
- Programe atividades físicas diárias para toda a família
- Use uma linguagem positiva e incentivadora;
- Não permita que a criança coma se estiver nervosa, para que não associe a comida ao sentimento de raiva ou decepção.

Alana na Rio+20: conheça nossa programação e participe!

 http://consumismoeinfancia.com/
O Instituto Alana organizou uma série de ações e eventos durante o período da Rio+20, a Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável que acontece agora em junho no Rio de Janeiro.
Veja a nossa programação parcial:
  • 10 a 12 de junho:

    Youth Blast – Conferência de Jovens para a Rio+20

O evento, que pretende reunir 3000 jovens de todo o mundo, tem o objetivo de articular e mobilizar o público jovem durante e depois da Conferência das Nações Unidas. O Instituto Alana participará desse encontro com uma oficina sobre os impactos dos apelos para o consumo na sociedade e no meio ambiente.
Data da oficina, a definir.
A Conferência acontece de 10 a 12 de junho, mas nossa oficina ainda não tem data marcada. Fique atento e acompanhe nossas notícias!
Local: Avenida Rodrigues Alves, Píer Mauá, Armazém 6
Organização: Grupo de Interesse de Crianças e Jovens da Comissão de Desenvolvimento Sustentável da ONU em parceria com a Secretaria Nacional de Juventude, o Governo Brasileiro, a Agência Brasileira de Cooperação, CONJUVE e a UNDP.
Para participar, inscreva-se aqui.
  • 13 de junho:

    Side-event Consumismo Infantil, Publicidade e Sustentabilidade

O debate acontecerá durante os encontros preparatórios da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável e está na programação oficial da ONU. O objetivo é debater a relação entre o consumismo infantil e a sustentabilidade, já que o nosso padrão de consumo interfere diretamente na exploração dos recursos naturais e na quantidade de lixo que produzimos. O problema é global e os atuais apelos mercadológicos direcionados a crianças vão contra qualquer esforço para um consumo mais consciente e equilibrado, que possa promover uma diferença no cuidado com o planeta.
Data: 13 de junho
Horário: 11h30 às 13h00
Local: Rio Centro, Sala T5
O acesso ao evento no Rio Centro só é permitido para pessoas previamente credenciadas junto à ONU.
Gabriela Vuolo, coordenadora de Mobilização do Alana, e Carla Rabelo, pesquisadora do Alana, apresentarão um trabalho sobre o tema “Criança, Consumo e Sustentabilidade – Os efeitos negativos da publicidade e a emergência de políticas públicas adequadas”, com o objetivo de discutir o assunto em um dos maiores encontros globais de pesquisadores e lideranças governamentais e da sociedade civil na área de produção e consumo sustentáveis.
Data: 15 de junho
Horário: a partir das 14h00
  • 17 de junho:

    Bicicletadinha

Inspirado pelas tradicionais bicicletadas organizadas em diversas partes do mundo, o Instituto Alana vai promover um passeio ciclístico. O objetivo é chamar a atenção da população e dos governos para uma causa de extrema relevância para a sociedade moderna: a ocupação do espaço público por crianças. As brincadeiras de rua, o “esconde-esconde”, os passeios de bicicleta e até mesmo a “pelada” perderam sua vez para o vídeo-game, o computador, a televisão, o celular e o shopping. Vamos mudar essa realidade? Participe!
Ao final do passeio, haverá oficinas e atividades lúdicas para crianças.
Evento aprovado pela Secretaria Operativa da Cúpula dos Povos da Rio+20 ,mas PENDENTE DE APROVAÇÃO PELA PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO.
Data: 17 de junho
Horário: a partir das 9h
Local: Aterro do Flamengo – Ponto de encontro no canteiro central em frente à área de aeromodelismo, ao lado da Marina da Glória.
Organização: Instituto Alana, em parceria com Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) e Transporte Ativo, e apoio de Aliança pela Infância, ACTBr (Aliança pelo Controle do Tabagismo), Greenpeace Brasil, 350.org e Movimento Infância Livre de Consumismo.
Participação livre. -
  • 17 de junho:

    Show da Banda Alana

Logo depois da Bicicletadiha, estamos preparando um show da Banda Alana, formada por mais de 40 músicos, todos crianças e jovens moradores do Jardim Pantanal, bairro no extremo leste de São Paulo. Eles frequentam as oficinas e os ensaios da Banda no contra período escolar, tendo a oportunidade de desenvolver suas habilidades artísticas e fortalecer sua cidadania.
Data: 17 de junho
Horário: logo depois da Bicicletadinha
Local: Aterro do Flamengo, próximo ao Monumento a Estácio de Sá.
Participação livre.
  • 18 a 21 de junho:

    Mesas de debate na Cúpula dos Povos

O Alana propôs dois debates na programação da Cúpula dos Povos, um sobre infância e sustentabilidade, com a participação da Aliança pela Infância, da jornalista Chris Nicklas e do Movimento Infância Livre de Consumismo, e outro com uma palestra do Frei Betto sobre ética, valores e infância. Os dois debates ainda aguardam aprovação da Secretaria Operativa da Cúpula dos Povos. Fique atento e acompanhe nossas notícias!
Vamos levar a preocupação com o futuro das crianças e com os impactos negativos do consumismo infantil para a marcha das organizações participantes da Cúpula dos Povos, que será realizada no mesmo dia da abertura da reunião de chefes de Estado da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável.
Data: 20 de junho
Horário: a partir das 14h
Local: Centro do Rio de Janeiro – esquina da Av. Rio Branco com Av. Presidente Vargas
Organização: Cúpula dos Povos
Participação livre.
  • 15 a 23 de junho

    Stand no Aterro

Além dessas atividades, o Alana também pleiteou um estande no Aterro do Flamengo entre 15 e 23 de junho com informações e distribuição de diversos materiais sobre temas relacionados a infância, consumo e sustentabilidade. A proposta aguarda aprovação da Secretaria Operativa da Cúpula dos Povos. O documentário “Criança, a alma do negócio”, dirigido por Estela Renner e produzido por Marcos Nisti, também será exibido durante a Mostra Audiovisual da Cúpula dos Povos. O filme trata dos impactos negativos do direcionamento de ações de marketing para crianças. A data e o local ainda não foram confirmados – fique ligado!

Tabagismo: Ações da Saúde ajudam a combater o fumo

 http://www.blog.saude.gov.br/

Foto: Corbis Images
Estima-se que o tabagismo mata 200 mil pessoas a cada ano no país. Mas mais do que a vontade, o fumante precisa de estímulos para conseguir parar de fumar. Por isso o governo federal realiza várias ações de combate ao tabaco e uma série de medidas para reduzir a atratividade do cigarro vem sendo liderada pelo Ministério da Saúde. Entre elas, destacam-se a proibição da publicidade do tabaco, a adesão à Convenção-Quadro do Controle do Tabaco de 2005, o aumento das alíquotas dos impostos para 85%, a proibição de fumódromos e a ampliação do espaço reservado às advertências sobre os efeitos danosos do fumo nos maços. Recentemente, o governo federal sancionou a Lei Nº 12.546 de ambientes livres de tabaco. Além disso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) promoveu um grande avanço no combate ao tabagismo com a proibição do uso de aditivos no cigarro.
“O Brasil, de maneira pioneira, diferente de outros países da própria América Latina, desde metade dos anos 1990, passou a adotar políticas bastante consistentes de combate ao tabagismo. Então a redução do percentual de fumantes de 16,2% para 14,8%, como comprovamos com o Vigitel 2011, resulta de uma política nacional de controle do tabagismo implementada no país desde o início da década de 1980, que teve como estratégias principais: medidas legislativas, educacionais, regulamentação dos produtos do tabaco e oferta de tratamento para cessação do tabagismo no Sistema Único de Saúde (SUS)”, destaca o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa.
O governo federal também lançou, em 2011, o Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) no Brasil, 2011-2022, que define e prioriza as ações e os investimentos necessários para preparar o país para enfrentar e deter as DCNT nos próximos dez anos. As ações antitabagismo são um dos principais destaques desse Plano. O ministério também realiza um trabalho de monitoramento do tabagismo em adultos e adolescentes por meio de inquéritos de base populacional, telefônico e populações específicas, como o Vigitel. Os resultados dessas pesquisas orientam a construção de políticas públicas de prevenção e controle do tabagismo.
Jarbas Barbosa explica que o tabaco é o maior fator de risco para as DCNT. “Supõe-se que ele está ligado, direta ou indiretamente, a 70% das mortes relacionadas às doenças crônicas. Nós acreditamos que o Brasil, que já tem uma história de êxito muito grande, reconhecida internacionalmente no combate ao tabagismo, consiga com essas ações ter mais instrumentos para continuar a redução e diminuir o impacto negativo do cigarro, como o câncer, as doenças cardiovasculares, que levam pessoas à morte ou a uma qualidade de vida muito ruim, principalmente quando chega a uma idade acima dos 70, 80 anos”, ressalta.
Até 2022, o Ministério da Saúde tem a meta de reduzir a proporção de fumantes na população adulta de 14,8% para 9%.
Mônica Plaza / Blog da Saúde

PSE- ENTREGA DO KITS PARA SAÚDE BUCAL- 29/5/12

 http://euamoserprofessora.blogspot.com/
PSE- ENTREGA DO KITS PARA SAÚDE BUCAL- 29/5/12:
OLÁ GENTE, NESSE DIA FOI FEITA A ENTREGA DOS KITS PARA A SAÚDE BUCAL PARA A TURMA 1.303 PELA ENFERMEIRA GEISA.
NOSSOS DENTINHOS AGRADECEM!!!!

CAPACITAÇÃO SANGARI- TRANSFORMAÇÕES 30/5/12 30/5/12

 http://euamoserprofessora.blogspot.com/
CAPACITAÇÃO SANGARI- TRANSFORMAÇÕES 30/5/12 30/5/12:
OI GENTE, HOJE FIZ A CAPACITAÇÃO DA UNIDADE TRANSFORMAÇÕES.
A DINAMIZADORA FOI ELISÂNGELA TAVARES.
ELA COMEÇOU APRESENTANDO OS OBJETIVOS DA UNIDADE.
EM SEGUIDA FIZEMOS ATIVIDADES EM GRUPO.
ELA PROCUROU FRISAR QUE NO PRIMEIRO MOMENTO NÃO É NECESSÁRIO FALAR PARA AS CRIANÇAS TRANSFORMAÇÕES FÍSICA E QUÍMICA, MAS SIM TRANSFORMAÇÕES REVERSÍVEIS E IRREVERSÍVEIS.
ASSISTIMOS AO VÍDEO SOPA DE LIXO E DISCUTIMOS SOBRE O LIXO QUE É DESCARTADO NA NATUREZA.
POR FIM PREENCHEMOS O QUADRO DAS AULAS E RECEBEMOS O CADERNO LER E ESCREVER CIÊNCIAS, QUE AUXILIAM NA ALFABETIZAÇÃO.
ADOREI A ATUAÇÃO DA DINAMIZADORA QUE FOI MUITO SOLICITA E SEGURA DO QUE ESTAVA NOS PASSANDO. 
COMO SEMPRE ADOREI!!!! 
CONTAMOS NO GRUPO COM A PROFESSORA ALESSANDRA JACOMO.


BOA IDÉIA - Oração dos Sábios

 http://praticaspedagestaoconflitos.blogspot.com/

Oração dos Sábios: 
Fonte

Recentemente, tenho recorrido à oração dos sábios nas minhas aulas, algo que aprendi a ler Augusto Cury.
Em momentos de grande tensão, nomeadamente perante comportamentos disruptivos, indelicados, desadequados ou mesmo ofensivos; em vez de responder no segundo seguinte, por instinto, sem pensar; decidi dizer de imediato: “Vou fazer a oração dos sábios.” Depois faço silêncio e fico com um ar pensativo. Penso em qual será a resposta mais adequada e qual a melhor atitude a tomar. Quais as vantagens?
O simples fato de parar para pensar antes de falar, dá-me uma boa oportunidade para pensar numa forma positiva de abordar a questão. Para além disso, os alunos questionam-me de imediato sobre essa oração. Ficam curiosos. Querem saber do que se trata e como se faz. É uma excelente oportunidade para os ensinar a fazer o mesmo.
Recorrer à oração dos sábios com frequência, ou sugerir a sua prática, faz com que as crianças e os jovens se comecem a lembrar dela, chegando a sugeri-la em certos momentos.
Dizermos que vamos fazer a oração dos sábios é uma ótima resposta, já preparada, perante uma provocação ou uma ofensa que nos deixa sem saber o que dizer. Se os/as alunos/as já estiverem bem cientes do que isto significa, nem é preciso dizer mais.

Conselhos tutelares receberão reforço da Secretaria de Direitos Humanos

 http://www.viablog.org.br
Conselhos tutelares receberão reforço da Secretaria de Direitos Humanos

FIQUE SABENDO - Estrias podem ficar menos visíveis se forem tratadas logo

 http://www.blog.saude.gov.br/
Estrias podem ficar menos visíveis se forem tratadas logo:

Foto: Divulgação
As estrias são provocadas pelo esticamento rápido da pele e são muito comuns na mulher durante a puberdade, quando o corpo começa a tomar formas mais arredondadas. Esse esticamento da pele pode acontecer com o crescimento na adolescência, com um grande aumento de peso ou durante a gravidez. O uso de alguns medicamentos, como corticoides, também pode causar estrias. As estrias aparecem porque há a ruptura das fibras que dão elasticidade à pele.
A dermatologista do Hospital de Ipanema no Rio de Janeiro, ligado ao Ministério da Saúde, Marcia Senra explica que as estrias podem ser recentes, quando são avermelhadas, ou antigas, quando estão esbranquiçadas. Ela explica como é o tratamento para o problema. “As estrias recentes têm um processo inflamatório intenso. É feito um tratamento com produtos locais, contendo ácidos. Podem ser feitas injeções dentro da estria com vitamina C, ou substâncias para provocar o processo inflamatório. Pode ser feito também uso de laser, peeling de cristal. As estrias mais antigas são mais difíceis. É preciso fazer tratamentos mais invasivos para ter resultado, então as injeções com vitamina C, com substâncias químicas e carboxiterapia que melhora a circulação do local.”
A dermatologista garante que se o tratamento for adequado as chances das estrias ficarem menos visíveis são grandes. Ela destaca que a prevenção é a melhor alternativa para as estrias. “Lembrar que você sendo preventivo, hidratando bem a pele, cuidando do seu peso, observando se os anticoncepcionais pioram, é muito comum após menopausa com reposição hormonal. Então se as pessoas ficarem atentas fica mais fácil tratar logo de início.”
A especialista conta ainda que não há remédios milagrosos contra as estrias e alerta que é importante ficar atento a produtos que prometam o desaparecimento completo das estrias. Segundo ela, as estrias nunca desaparecem completamente.
Fonte: Amanda Mendes / Web Rádio Saúde

FIQUE SABENDO - MS começa a distribuir remédio grátis para asma

 http://www.blog.saude.gov.br/

A partir desta segunda-feira, a população poderá retirar medicamentos gratuitos em mais de 20 mil farmácias populares | Foto: Corbis
As farmácias populares da rede própria, que são administradas e montadas pelo governo, e as unidades privadas de todo o país passam a ofertar, gratuitamente, três medicamentos para asma em 10 apresentações a partir desta segunda-feira (4). O brometo de ipratrópio, dirpoprionato de beclometasona e sulfato de salbutamol foram incluídos na ação Saúde Não Tem Preço, ao lado dos 11 medicamentos para hipertensão e diabetes. Eles serão ofertados em 554 unidades próprias e 20.374 da rede privada, conveniadas ao programa Aqui Tem Farmácia Popular. Para retirar os medicamentos, basta apresentar documento com foto, CPF e a receita médica dentro do prazo de sua validade.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou a relevância desta nova inclusão de medicamentos no programa. “Estamos dando um passo importante para reduzir o número de internações e de óbitos por asma”, observou Padilha. A ação faz parte do programa Brasil Carinhoso, lançado neste mês pela presidenta Dilma Rousseff, cujo objetivo é tirar da miséria crianças de 0 a 6 anos de idade. A asma está entre as principais causas de internação entre crianças nesta faixa etária. Em 2011, do total de 177,8 mil internações no Sistema Único de Saúde (SUS) em decorrência da doença, 77,1 mil foram crianças com esta idade. Além disso, cerca de 2,5 mil pessoas morrem por ano por causa da asma.
Os medicamentos incorporados já fazem parte do elenco do programa Farmácia Popular, ou seja, são ofertados à população com até 90% de desconto nas unidades da rede própria e privada. Com a inclusão deles no Saúde Não Tem Preço, o valor de referência – estabelecido pelos laboratórios produtores – será mantido e o governo assumirá a contrapartida que era paga pelo cidadão.
A incorporação destes medicamentos ampliará o orçamento atual do Saúde Não Tem Preço em R$ 30 milhões por ano. O orçamento de 2012 do programa, sem contar os valores previstos para cobrir os custos com a inclusão dos medicamentos para asma, é R$ R$ 836 milhões.
A gratuidade deve beneficiar até 800 mil pacientes por ano. Atualmente, o programa Farmácia Popular atende 200 mil pessoas que adquirem medicamentos para o tratamento de asma. A estimativa do Ministério da Saúde é a de que este número possa quadruplicar, como ocorreu com os medicamentos para hipertensão e diabetes após um ano de lançamento da gratuidade pelo programa Saúde Não Tem Preço, iniciado em fevereiro de 2011.
ALTA PROCURA - A inclusão dos medicamentos para asma no programa aconteceu porque, após a gratuidade da hipertensão e diabetes, foi percebido que a venda dos medicamentos para asma foi a que mais apresentou crescimento nas farmácias populares, chegando a 322% de aumento entre fevereiro de 2011 e abril de 2012.
Além disso, a asma está entre as doenças crônicas não transmissíveis, consideradas  importante do ponto de vista epidemiológico, com ações previstas no “Plano de Ações Estratégicas Para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) no Brasil, 2011-2022”.
MEDICAMENTO INCLUÍDO NO PROGRAMA
APRESENTAÇÃO
Brometo de ipratrópio
0,02 mg
0,25 mg
Dirpoprionato de beclometasona
200 mcg/dose
200 mcg/cápsula
250 mcg
50 mcg
Sulfato de salbutamol
100 mcg
2 mg
2 mg/5ml
5 mg/ml

Fonte: Bárbara Semerene e Rhaiana Rondon / Agência Saúde

31 DE MAIO É DIA MUNDIAL SEM TABACO

 http://elosdasaude.wordpress.com/
31 DE MAIO É DIA MUNDIAL SEM TABACO:

Este ano, a mobilização anual promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) aborda as estratégias da indústria do tabaco para burlar as ações de prevenção e cessão do tabagismo. No Brasil, a campanha tem como mote a integração entre a saúde do planeta e a saúde do homem – e os malefícios do fumo para este equilíbrio.
O objetivo é informar a população sobre a epidemia do tabaco, as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao fumo, as estratégias das companhias produtoras para seduzir os jovens, as ações para o controle do problema em todo o mundo e as atitudes que a sociedade pode promover para ter uma vida saudável, protegendo gerações presentes e futuras dos perigos do uso do tabaco.
O Dia Mundial Sem Tabaco 2012 enfatiza os danos ao meio ambiente e à saúde humana provocados pela cadeia de produção do tabaco, como a utilização de agrotóxicos, que agridem ecossistemas e fumicultores; ações de desmatamento; o trabalho adolescente e infantil nas plantações; os danos à saúde da população, como a dependência química à nicotina e o fumo passivo e, em consequência, o aumento do risco para a ocorrência das Doenças Crônicas Não Transmissíveis, como acidente vascular cerebral (AVC), infarto e câncer. A campanha também alerta que, além de acarretar prejuízos diretos aos sistemas públicos de saúde, o tabagismo é um fator agravante da pobreza, da fome, da desnutrição e, portanto, um entrave ao desenvolvimento sustentável de um país.
 Acesse o hotsite da campanha brasileira:
Fumar: faz mal pra você, faz mal para o planeta
 Assista ao vídeo da campanha pelo Dia Mundial Sem Tabaco 2012:

Avanços no controle do tabagismo
No Brasil, as ações para o controle do tabaco registram avanços importantes.  Entre 2006 e 2010, a proporção de brasileiros fumantes caiu de 16,2% para 15,1%. O percentual representa uma redução expressiva em relação ao índice de 1989, quando a Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição (PNSN), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou 34,8% de fumantes na população.
Em 2011, o inquérito telefônico sobre Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas (Vigitel), registrou a prevalência de 14,8% de adultos fumantes no município do Rio Janeiro, com maior índice de cessação do tabagismo entre os homens.
Entre as ações que contribuem para a redução do tabagismo no Brasil, estão a aprovação da Lei Federal sobre Ambientes 100% Livres Tabaco, o aumento do preço do cigarro e a proibição da adição de aditivos ao tabacão – estratégia da indústria para atrair jovens consumidores. Mas os desafios persistem: o Brasil ainda abriga 25 milhões de fumantes. Diante deste cenário, ações de promoção da saúde e de conscientização sobre a importância de não começar a fumar e de cessar o tabagismo são fundamentais.
Saiba mais
>> Site da OMS para o Dia Mundial Sem Tabaco 2012 (em inglês)
>> Programação do Dia Mundial Sem Tabaco 2012 em todo o Brasil
>> Artigo “Diferenciais do tabagismo no Brasil”, de Gabriela Lamarca e Mario Vettore
>> Dia Mundial Sem Tabaco 2011
>> Dia Nacional de Combate ao Fumo 2011

GRUPO DE COMBATE AO FUMO

 http://smsdc-cms-portusquitanda.blogspot.com/
GRUPO DE COMBATE AO FUMO: DIA 31/05 É O DIA MUNDIA SEM TABAGISMO, A UNIDADE PORTUS, QUITANDA E TOM JOBIM  CONVIDA A TODOS OS CASASTRADOS INTERESSADOS A PARTICIPAR DO

GRUPO  DE COMBATE AO FUMO.

DIA 31/05/12 ÁS 14 HORAS

LOCAL: CMS PORTUS QUITANDA E TOM JOBIM.


VENHA SABER COMO PODEMOS TE AJUDAR A ABANDONAR O CIGARRO !!!

COM QUEDA NOS CASOS DE DENGUE, RIO DEIXA SITUAÇÃO DE EPIDEMIA

 http://cvasrio.blogspot.com/
COM QUEDA NOS CASOS DE DENGUE, RIO DEIXA SITUAÇÃO DE EPIDEMIA:

A tendência decrescente do número de doentes de dengue, a partir do mês de abril e início de maio, quando foram registrados 166,3 casos por 100 mil habitantes, descaracteriza a situação epidêmica na capital fluminense, disse nesta segunda-feira o secretário de Saúde do município do Rio de Janeiro, Hans Dohmann. Segundo ele, o número acumulado da doença já chega a 82.680 casos. Desse total, 258 foram registrados na última semana.



"Isso era esperado para essa época do ano. Conforme o período diurno vai diminuindo e a temperatura caindo, o normal é que haja um decréscimo. Foi isso que nós anunciamos em agosto do ano passado. A gente acertou na projeção da curva, e ela está se confirmando agora", disse.

O secretário anunciou ainda que, com o fim da epidemia, os 31 polos de atendimento devem ser desativados gradativamente, dependendo do grau de incidência de cada região. Ele ressaltou que, até o final deste mês, os carros fumacê, que nebulizam com inseticida regiões da cidade, devem parar de circular no município. "A gente vai devagar desmobilizando o aparato que foi montado para o atendimento, e já vamos pensando no ano que vem, convidando a população para se manter atenta".

Segundo o boletim semanal divulgado hoje pela Secretaria Municipal de Saúde, 19 pessoas morreram em decorrência de dengue na cidade. Os bairros que mais registraram casos foram de Bangu, Realengo e Campo Grande, na zona oeste, com 103 notificações. Em seguida aparece a localidade de Madureira e região, com 43 casos.

Reportagem disponível em: <http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI5800342-EI306,00-Com+queda+nos+casos+de+dengue+Rio+deixa+situacao+de+epidemia.html>.Acesso em: 30 abr. 2012

Vídeo disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=X0uuGXCk7Lw>.Acesso em: 30 abr. 2012

FIQUE SABENDO - Proteínas, porque elas são tão importantes para o nosso corpo?

http://ligadasaude.blogspot.com/
Proteínas, porque elas são tão importantes para o nosso corpo?:


As proteínas são macronutrientes, responsáveis por reparar e construir tecidos, produzir hormônios e melhorar o nosso sistema de defesa e tem uma habilidade que vem sendo cada vez mais explorada: acelera o metabolismo, que por conseqüência ajuda no emagrecimento.

Por ser um nutriente de difícil digestão, exigindo mais energia do organismo para quebrar os aminoácidos, ela promove uma aceleração no metabolismo. Segundo pesquisadores, a ingestão diária de proteínas promove uma queima de 150 a 200 calorias extras no dia.

Mas todos esses benefícios pelos quais as proteínas são responsáveis só acontecem sob algumas condições. A proteína deve ser magra, ou seja, não adianta comer bife à milanesa ou peixe frito, é preciso consumir peixes, frango sem pele, carnes magras e grelhadas, queijos brancos, ovo cozido ou omelete, leite e iogurtes desnatados e leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico).

As proteínas devem entrar em maior quantidade no seu cardápio (pelo menos 30% das calorias diárias), mas sempre respeitando o espaço dos carboidratos e das gorduras saudáveis.

Elas também fornecem os aminoácidos essenciais, que são aqueles que o organismo não consegue sintetizar sozinho, devendo ser ingeridos na alimentação. A deficiência desses aminoácidos essenciais leva à perda de peso e retardo no crescimento das crianças. As proteínas também são fonte de energia.

As proteínas também afastam a fome por um período maior porque os alimentos protéicos têm uma digestão lenta, prolongando a sensação de saciedade. E ainda são capazes de suprimir o efeito da grelina, hormônio que dispara a fome.

Mas cuidado! Doses exageradas podem comprometer o fígado e os rins. O ideal é ingerir 1 grama de proteína por quilo de peso no caso de quem não pratica atividades físicas. Quem pratica atividade física regular (três vezes por semana) pode ingerir de 1,4 a 1,8 grama de proteína por quilo de peso.  Para que você consiga adequar seu cardápio às suas necessidades consulte sempre um Nutricionista para equilibras e balancear sua dieta.









*** O Texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura. 

FIQUE SABENDO - Como prevenir a hepatite C

 http://br.blog.consultaclick.com/
Como prevenir a hepatite C:
Você sabia que não existe vacina contra a hepatite C e, por isso, é preciso se cuidar? Mas é muito fácil. Basta não compartilhar seringa, agulha e objetos cortantes com outras pessoas e usar camisinha em todas as relações sexuais. O preservativo está disponível na rede pública de saúde. Caso você não saiba onde retirar a camisinha, ligue para o Disque Saúde (136).

A hepatite C é transmitida via:
. Transfusão de sangue;
. Compartilhamento de material para uso de drogas (seringas, agulhas, cachimbos, entre outros), higiene pessoal (lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, alicates de unha ou outros objetos que furam ou cortam) ou para confecção de tatuagem e colocação de  piercings;
. Da mãe infectada para o filho durante a gravidez;
. Sexo sem camisinha com uma pessoa infectada (forma mais rara de infecção).
 Já a transmissão vertical (de mãe para o bebê na gravidez) do vírus C é menos freqüente e ocorre em cerca de 5% dos nascidos de mães portadoras do vírus com carga viral elevada. A doença tem tratamento e cura, particularmente com diagnóstico e tratamento precoce. A prevalência da hepatite C nas capitais brasileiras é de cerca de 1,5%, e o Ministério da Saúde está ampliando o acesso ao diagnóstico precoce desta infecção.


Crescer - NOTÍCIAS - O desenvolvimento do bebê mês a mês

 http://revistacrescer.globo.com
Legal esta reportagem da Revista Crescer falando sobre as descobertas, conquistas e do encantamento do sno dia à dia do crescimento e desenvolvimento dos filhos.
Crescer - NOTÍCIAS - O desenvolvimento do bebê mês a mês

Crescer - NOTÍCIAS - Coisas pra lá de esquisitas que só acontecem com criança

 http://revistacrescer.globo.com

 Bem legal!!
Fala de cocôs explosivos nos primeiros dias, arrancar meleca de nariz e comê-la, lamber a cara do cachorro, enfiar as mãozinhas na água da privada… A primeira reação é sentir o estômago embrulhar e pedir que o seu filho pare. Depois, vem a neura: será que isso faz mal? Tire suas dúvidas sobre esses hábitos infantis tão peculiares.

Crescer - NOTÍCIAS - Coisas pra lá de esquisitas que só acontecem com criança

Projeto Heróis do Futuro leva às escolas debate sobre conferência

 http://oglobo.globo.com/
Precisamos d emuitos Heróis !! Podemos multiplicar esta idéia!
Projeto Heróis do Futuro leva às escolas debate sobre conferência:
RIO - Na comunidade onde mora, na Barra da Tijuca, João Vitor Nunes, de 12 anos, tenta mudar a realidade do lugar ensinando aos moradores que o lixo deve ser reciclado. Estudante da Escola municipal Dom Pedro I, ele é um dos 200 mil alunos que participam do projeto Heróis do Futuro, que tem como objetivo apresentar a Rio+20 a crianças, adolescentes e jovens das redes pública e privada.
— A partir de hoje, estou começando uma nova vida. Na comunidade, as pessoas jogam lixo na rua, e os carros ficam sem lugar para passar. Antes, minha mãe jogava lixo na rua também, mas quero fazer diferente, ensinar novos hábitos aos vizinhos — contou João Vitor.
O Heróis do Futuro será apresentado em aproximadamente 400 escolas municipais e em outras 100 instituições privadas. Na primeira etapa, um filme em 3D foi feito especialmente para os estudantes, com dicas sustentáveis e um pouco da história da conferência. Hoje, 960 alunos da Escola municipal Tasso da Silveira, em Realengo, vão participar da iniciativa. Há pouco mais de um ano, a escola viveu uma tragédia, quando um ex-aluno invadiu a instituição e matou 12 crianças, episódio que ficou conhecido como o massacre de Realengo.
O projeto, uma parceria da Firjan com a Secretaria municipal de Educação, nasceu a partir da constatação de que muitos estudantes não tinham conhecimento sobre a Rio+20.
— Durante ações com foco na Rio+20, percebemos que os alunos não tinham muito conhecimento sobre o evento. Então surgiu a ideia de um projeto que falasse de sustentabilidade. Até agora, 40 mil alunos já participaram, e o objetivo é que 200 mil alunos estejam envolvidos. Os jovens adoram as dicas, pois podem reproduzi-las em seu cotidiano — diz o gerente de Meio Ambiente do sistema Firjan, Luis Augusto Azevedo.

FIQUE SABENDO - Orientação a pais e professores da Cidade do Rio de Janeiro sobre as características do transtorno do déficit de atenção –TDA.

 http://adaoblogado.blogspot.com/
Orientação a pais e professores da Cidade do Rio de Janeiro sobre as características do transtorno do déficit de atenção –TDA.:

DIÁRIO OFICIAL  de 30 de maio de 2012

LEI N.º 5.416  DE 29 DE maio DE 2012.
Dispõe sobre as diretrizes adotadas pelo Município para realizar a orientação a pais e professores da Cidade do Rio de Janeiro sobre as características do transtorno do déficit de atenção  –TDA.

Autores: Vereador Tio Carlos

O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, faço saber que a Câmara Municipal decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º Ficam estabelecidas nesta norma as diretrizes doravante adotadas pelo Poder Executivo para realizar o encaminhamento para diagnóstico, tratamento e o acompanhamento dos alunos da rede de ensino fundamental do Município do Rio de Janeiro, portadores de Transtorno do Déficit de Atenção, doravante denominado TDA.

Parágrafo único. Para efeitos desta Lei, serão considerados os casos de TDA que apresentem ou não características de Hiperatividade.

Art. 2º As diretrizes mencionadas no art. 1º desta Lei são:

I – orientações a professores, coordenadores, diretores escolares e todo e qualquer agente educacional público do Município, fornecidas e ministradas por profissionais de saúde gabaritados, contendo os aspectos globais do TDA e suas implicações, com o objetivo precípuo de identificar possíveis portadores do transtorno entre os alunos do ensino fundamental;

II – encaminhamento dos possíveis casos de TDA pela diretoria do equipamento de ensino público municipal do qual façam parte, para diagnóstico e tratamento nos equipamentos do Sistema Único de Saúde - SUS;

III – tratamento diferenciado e adequado nos equipamentos de ensino fundamental municipais, em consonância com a sintomatologia do distúrbio, para os alunos que sejam diagnosticados como portadores de TDA;

IV – conscientização e amplo fornecimento de informações àqueles envolvidos com o universo do portador, como pais, responsáveis, irmãos e todo e qualquer indivíduo que faça parte do círculo pessoal direto do mesmo;

V – acompanhamento do aluno portador de TDA durante todo o período do curso fundamental, com recomendações clínicas e escolares quando da transição para o ensino médio;

VI – disponibilização de remédios associados ao tratamento do TDA nos equipamentos de saúde pública municipais.

Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

AGORA É LEI - Inclusão de escova de dentes e creme dental na lista de material escolar para alunos da educação infantil ao ensino fundamental.

 http://adaoblogado.blogspot.com/
Inclusão de escova de dentes e creme dental na lista de material escolar para alunos da educação infantil ao ensino fundamental.:
LEI N.º 5.417 DE 29 DE maio DE 2012.
 Estabelece a inclusão de escova de dentes e creme dental na lista de material escolar para alunos da educação infantil ao ensino fundamental.

Autora: Vereadora Rosa Fernandes

O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, faço saber que a Câmara Municipal decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
           

Art. 1º As escolas do Município do Rio de Janeiro ficam obrigadas a incluir na lista de material dos alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental escova de dentes e creme dental.

Art. 2º As escolas, a cada trimestre, deverão emitir um comunicado aos responsáveis pelos alunos, lembrando da importância da troca regular da escova de dentes e da verificação permanente da presença da escova e do creme dental na mochila da criança.

Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

FIQUE SABENDO - Parâmetros para a análise periódica da estrutura dos prédios de escolas com sede no Município.

 http://adaoblogado.blogspot.com/
Parâmetros para a análise periódica da estrutura dos prédios de escolas com sede no Município.:
LEI N.º 5.420 DE 29 DE maio DE 2012.
Institui parâmetros para a análise periódica da estrutura dos prédios de escolas com sede no Município.

Autor: Vereadora Rosa Fernandes

O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, faço saber que a Câmara Municipal decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º Ficam instituídos parâmetros para a análise periódica das benfeitorias das escolas com sede no Município do Rio de Janeiro, às expensas do proprietário.

Parágrafo único. Será promovida a análise completa da estrutura das benfeitorias das escolas com sede no Município a cada cinco anos.

Art. 2º A análise estrutural de que trata esta Lei envolverá a verificação das instalações internas, muros, quadras esportivas, calhas de águas pluviais, estrutura elétrica e hidráulica, caixas d’água e cisternas e outras instalações das benfeitorias das escolas com sede no Município.

Art. 3º Quando se tratarem de prédios e benfeitorias públicas e indicarem a necessidade de reformas, os resultados dessas análises deverão, a critério do Poder Executivo, ter o seu conteúdo incorporado e os recursos destinados na proposta orçamentária imediatamente subsequente a análise.

Parágrafo único. O Município dará prioridade às escolas municipais com mais de quinze anos de existência e terá o prazo de dois anos para o início da realização das análises estruturais das benfeitorias.

Art. 4º Para efeito desta Lei, o Município do Rio de Janeiro poderá firmar convênios com entidades de classe de engenheiros e arquitetos.

Art. 5º O Poder Executivo regulamentará esta Lei.

Art. 6º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

FIQUE SABENDO - As 10 potências mundiais em energia limpa

 http://www.mundosustentavel.com.br/
 Fique sabendo o que outros países fazem pra preservar o meio ambiente.
As 10 potências mundiais em energia limpa:

Por Vanessa Barbosa
Fonte: Exame.com

Getty Images
Parque eólico na China

1º – China



Capacidade total instalada de renováveis: 133 GW

Investimento em 2011: US$ 45.5 bilhões
De acordo com o ranking do Pew Environment Group, quem lidera a corrida por energia limpa é a China. O país soma 133 GW em capacidade instalada total de renováveis e, no ano passado, investiu nada mais nada menos do que 45,5 bilhões de dólares. Por trás da consolidação chinesa na primeira colocação está o alto investimento na indústria de energia eólica. O gasto da China com este segmento equivale à metade do total de investimento em novos projetos eólicos do resto do mundo. Ao todo, o gigante asiático injetou 29 bilhões de dólares em seus parques eólicos, que somam 64 GW em capacidade instalada.


Getty Images
Energia solar nos EUA

2 º – Estados Unidos



Capacidade total instalada de renováveis: 93 GW

Investimento em 2011: US$ 48 bilhões
O segundo colocado na lista é o país responsável pelo maior investimento em energia renovável em 2011: os Estados Unidos, que injetaram 48 bilhões de dólares no setor (isso é 21% dos investimentos em fontes limpas do G20, grupo das 20 maiores economias do mundo). Na ordem de importância na matriz energética alternativa maericana, aparece a geração eólica, com 47GW de capacidade instalada, seguida das pequenas centrais hidroelétricas (25.3GW), biomassa e geração de energia a partir de resíduos (13GW), solar (4,6 GW) e geotérmica (3.2 GW).

Getty Images
Energia solar na Alemanha

3º – Alemanha



Capacidade total instalada de renováveis: 61 GW

Investimento em 2011: US$ 30,6 bilhões
A terceira potência em energia limpa é a Alemanha, com 61GW em capacidade total instalada. O país retira de suas fontes renováveis mais energia do que da geração nuclear, a carvão ou a gás natural. Dos 30,6 bilhões de dólares investidos no setor ano passado, 65% foram para a geração solar, campo que lidera mundialmente, com 25GW instalados. Outros 29% (8,5 bilhões de dólares) foram para projetos eólicos, que já somam 29 GW em capacidade instalada no país.


Getty Images
Parque eólico na Espanha

4 º – Espanha



Capacidade total instalada de renováveis: 32 GW

Investimento em 2011: US$ 8.6 bilhões
Após se recuperar de quedas acentuadas de investimento em 2010, a Espanha voltou a acrescer no ano passado, atraindo 8,6 bilhões de dólares, 25% a mais. Quase 90% do investimento (US$ 7,6 bilhões) foi direcionado para financiamento do setor de energia solar, que ganhou mais 700 MW em capacidade no período. No país, a energia eólica lidera em capacidade instalada total, com 22GW, seguida da solar (5.3GW), pequenas centrais hiderelétricas (4,4GW) e, por fim, biomassa e resíduos (0.9GW).


Creative Commons/Pi.GraParque eólico na Itália

5 º – Itália



Capacidade total instalada de renováveis: 28 GW

Investimento em 2011: US$ 28 bilhões
A Itália tem sido um dos mais importantes mercados de energia limpa no mundo, ocupando a quinta posição em capacidade de geração instalada, com um total de 28GW. Enquanto outros países europeus têm reduzido significativamente incentivos a renováveis em vista do orçamento limitado e da pressão da crise econômica, a Itália tem protegido estes incentivos com esperança de estimular o crescimento econômico. Em 2011, o país foi um dos que mais exapandiu sua capacidade instalada (8GW), ao lado da Alemanha (7.4GW), atraindo 28 bilhões de dólares em investimentos. A maior parte disso foi para projetos de energia solar, que dobrou em capacidade chegando a 12,4 GW. Também foi instalado mais 1 GW de eólica, segundo maior setor de renováveis do país, com 6,7 GW


Getty Images
Paineis solares no Japão

6º – Japão



Capacidade total instalada de renováveis: 25 GW

Investimento em 2011: US$ 8,6 bilhões
Tendo como pano de fundo o desastre nuclear de Fukushima, os investimentos em energia renovável no Japão aumentaram 23% em 2011, chegando a 8,6 bilhões de dólares, um prenúncio de um crescimento futuro mais robusto para o setor a medida que o país se afasta das fontes nucleares. A maior parte desse investimento (94%) foi para a energia solar, que ganhou mais 1,1 GW, juntamente com o setor eólico, que ganhou mais 150MW.


Creative Commons/Yodel AnecdotalParque eólico na Índia 

7 º – Índia



Capacidade total instalada de renováveis: 22 GW

Investimento em 2011: US$ 10,2 bilhões
A Índia continua a emergir como um dos mercados mais fortes e promissores de energia limpa. Para se ter uma ideia, entre 2010 e 2011, os investimentos no setor no país creceram 54%, atinigindo pouco mais de 10 bilhões de dólares – sexta maior expansão entre os integrantes do G20. A maior parte dos recursos foram para o setor eólico, que possui 15,7 GW, o maior desempenho entre as renováveis na matriz energética indiana. Focado em sua “Missão Solar Nacional”, que prevê a implantação de 20GW até 2020, o país prevê aumentar em sete vezes sua capacidade de geração solar, hoje uma das mais baixas, com apenas 0,4GW.


Wikimedia Commons
Parque eólico na França

8º – França



Capacidade total instalada de renováveis: 18 GW

Investimento total em 2011: US$ 5 bilhões
A França experimentou um crescimento de 36% nos investimentos em energia renovável ano passado, atraindo cerca de 5 bilhões de dólares, o quinto aumento mais expressivo dentro do G20. Os projetos solares foram os que mais se beneficiaram, com um incremento de 145% em capacidade total instalada, somando 1,6 GW. Não poderia ser diferente, afinal o setor atraiu mais de 80% dos investimentos (4,4 bilhões de dólares). O país também acrescentou 700 MW de energia eólica e agora conta com um total de 6,3GW.


Arquivo
Indústria do etanol

9º – Brasil



Capacidade total instalada de renováveis: 15 GW

Investimento em 2011: US$ 8 bilhões
O investimento em energia limpa no Brasil aumentou 15% em 2011 chegando aos 8 bilhões de dólares. De acordo com o relatório, o país apresenta um “progresso claro no setor de energia limpa”, que reponde pelo terceiro maior crescimento de capacidade instalada nos últimos cinco anos. Em 2011, o Brasil ultrapassou 1GW de capacidade eólica instalada e ganhou mais 1,9GW biomassa, o que rende ao país o título de líder no setor de bioenergia no mundo, com um total de 8,7GW. O Brasil também continua líder mundial na capacidade de produção de biodiesel.


Getty Images
Energia das mares, Reino unido

10 º – Reino Unido



Capacidade total instalada de renováveis: 10.7 GW

Investimento em 2011: US$ 9.4 bilhões
Os investimentos em energia limpa no Reino Unido em 2011 somaram 9,4 bilhões de dólares. Mais da metade dos recursos foram para energia solar (4,8 bilhões) e 25% (2,3 bilhões) para energia eólica. Líder mundial em projetos off-shore de eólica, o país acrescenteu mais 800MW em capacidade de geração. O objetivo do Reino Unido é chegar a 2020 com pelo menos 15% de sua demanda energética abastecida por energia limpa.
Postado por Daniela Kussama