quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

BRINCANDO SE APRENDE COM PRAZER!: A importância dos animais de estimação para o dese...

http://brincandoseaprendecomprazer.blogspot.com/
BRINCANDO SE APRENDE COM PRAZER!: A importância dos animais de estimação para o dese...: Aprender a conviver com sentimentos faz parte da vida do ser humano, e as crianças podem ser estimuladas desde cedo a olhar o outro de uma ...

BRINCANDO SE APRENDE COM PRAZER!: UM DIA INTEIRINHO COM EDUTEC...MUITO GRATIFICANTE!...

http://brincandoseaprendecomprazer.blogspot.com/
BRINCANDO SE APRENDE COM PRAZER!: UM DIA INTEIRINHO COM EDUTEC...MUITO GRATIFICANTE!...: Em um dia inteiro de Tecnologia Educacional, aprendi que a ética racker na Educação é valiosa...Precisamos compartilhar nossos conhecimento...

São Paulo tem análise própria, mas avalia apenas 3 produtos

http://www.ecologiamedica.net/
São Paulo tem análise própria, mas avalia apenas 3 produtos: São Paulo foi o único Estado brasileiro que não quis participar do levantamento de resíduos de agrotóxicos conduzido pela Anvisa em 2010 e divulgado ontem.

A avaliação existe desde 2001. O Estado paulista colaborou apenas com a pesquisa feita em 2009 e publicada no ano passado, diz a Anvisa.

A secretaria de Estado da Saúde afirma que não entrou no programa porque já faz suas próprias análises de amostras colhidas no comércio e que esses dados são divulgados em seu site e colocados à disposição da Anvisa.

O programa paulista avalia, no entanto, apenas três produtos arroz, feijão e laranja, contra os 18 analisados pela Anvisa.

São Paulo está entre os quatro maiores produtores de morango, um dos alimentos que apresentaram mais problemas no relatório da Anvisa. Em todo o Brasil, são produzidas 133 mil toneladas do produto a cada ano.

Apenas na Ceagesp (entreposto de produtos agrícolas do Estado de São Paulo) são comercializadas 10 mil toneladas de morango. Esse número não inclui, por exemplo, o que é vendido nas grandes redes de supermercados do Estado, já que esses estabelecimentos compram diretamente do produtor.

METODOLOGIA

O estudo da Anvisa é feito com a ajuda da Vigilância Sanitária dos Estados e do DF. A Anvisa paga os custos do envio das amostras e envia o material para ser analisado em laboratórios.

Os Estados colhem seis amostras de cada produto pesquisado, para que as análises sejam padronizadas. O total de amostras coletadas foi de 2.488.

Segundo a Anvisa, a escolha das culturas se baseou nos dados de consumo do IBGE, na disponibilidade desses alimentos nos supermercados nos diferentes Estados e na intensidade do uso de agrotóxicos nessas culturas.

O procedimento é semelhante ao que ocorre nos EUA e em alguns países da Europa. A coleta é feita no mesmo lugar em que as pessoas compram os produtos, para que seja analisado o mesmo alimento que chega até a mesa dos consumidores.

Segundo a Anvisa, essas ações têm caráter de orientação: permitem que os supermercados conheçam a qualidade dos alimentos que adquirem dos fornecedores e orienta ações de fiscalização, que são regionalizadas os órgãos municipais e estaduais de saúde, meio ambiente e agricultura se dividem para tentar evitar excessos no uso de agrotóxicos nas lavouras.

SUPERMERCADOS

Para o diretor da Anvisa, José Agenor Álvares da Silva, os supermercados têm papel importante no controle do uso de agrotóxicos. A rede varejista deve dar orientação agronômica a seus fornecedores.

O diretor da Anvisa afirma que, desde 2009, existem um programa de cooperação entre a agência e supermercados que têm como objetivo diminuir os resíduos de agrotóxicos nos alimentos.

A agricultura é o elo mais fraco dessa cadeia, especialmente as pequenas culturas. É preciso haver uma orientação maior, diz ele.


Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1017708-sao-paulo-tem-analise-propria-mas-avalia-apenas-3-produtos.shtml

Árvore de fuxico e led, nem toda sogra é assim…

http://www.acasaqueaminhavoqueria.com/
Árvore de fuxico e led, nem toda sogra é assim…:


Oi, Ana!


Queria compartilhar com vc um mimo lindo que ganhei da minha sogra: uma árvore de natal feita de fuxico! Foi ela mesma que fez para presentear a mim e ao meu marido! Amamos! Tem um charme todo especial… no centro de cada fuxico tem um pisca de led! Eu nunca tinha visto uma árvore assim e estou apaixonada!


Grace




Grace,

Primeiro: Já pode agradecer ao papai noel por uma sogra tão legal. Eu que nunca tive muita sorte com as minhas sogras durante toda essa vida de nora, no máximo o que já ganhei de natal foi uma calcinha bege.


Segundo: Que coisa mais linda! Eu também fiquei simplesmente apaixonada e a minha árvore do próximo ano será uma igual, quem mandou me mostrar ne?!


Terceiro: Muuuuito obrigada por compartilhar com a gente, pelo que conheço das minhas leitoras, elas também estão com com os olhos mais brilhantes e o coração disparado.



..E como quem não quer nada, perguntei a Grace se a sogra aceitava encomendas e ela disse que sim!!! Quem se interessar por essa lindeza master de árvore, fala com a nora que agora virou empresária: grace.ferrari@apac.org.br





Minha “árvore” de natal ♥

http://www.acasaqueaminhavoqueria.com/
Minha “árvore” de natal ♥:

Feita com cabideiro de parede. O príncipe totalmente encantado com as luzinhas, enfiando os dedinhos pelo meio da lã, ameaçando arrancar as bolas e pegando emprestados os enfeites de madeira. Nossa primeira “árvore” de natal. Quer saber como fiz?! O passo a passo encontra-se lá no site do GNT. Passa lá =)




 




EDUCOMUNICADO 5/2011

http://educopedia2010.blogspot.com/2011/12/educomunicado-52011.html
EDUCOMUNICADO 5/2011:
“Eu quero desaprender para aprender de novo.
Raspar as tintas com que me pintaram.
Desencaixotar emoções, recuperar sentidos.”

(Rubem Alves)

Querido (a) Educopedista,


Dezembro chegou!


O ano de 2011 foi excelente com muito trabalho e realizações! Claro que tudo isso só foi possível com o carinho e dedicação total de vocês... E o ano de 2012 logo baterá às nossas portas, convidando-nos a consolidar as Novas Tecnologias diante da maior Rede Municipal de Educação.


REUNIÃO DE PAIS II

REUNIÃO DE PAIS

FONTE: EDUCAR E CRESCER



Criança precisa de rotina

http://educaja.com.br/
Criança precisa de rotina: Acho muito pertinente falarmos sobre rotina. Nos dias de hoje, muitas famílias, em razão do emprego que têm, não conseguem desenvolver nenhum tipo de rotina. Há aquela família que muda constantemente de casa, de cidade e muitos até de país. Há também aquela que nunca têm hora para chegar em casa e consequentemente os filhos [...]

Semana de Formação Educação Infantil

http://rioeducainfancia.blogspot.com/
Semana de Formação Educação Infantil:
Seguem as dicas da Gerência de Educação Infantil, para a 
Semana de Formação de 15 a 21 de dezembro. 
BOM ESTUDO!!!


Como o trabalho sobre o bairro da escola pode favorecer a compreensão dos alunos, no que diz respeito à localização e a transformação do lugar?

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/espacoDaAula.html

Como o trabalho sobre o bairro da escola pode favorecer a compreensão dos alunos, no que diz respeito à localização e a transformação do lugar?:


·        Trabalhar com literatura infantil sobre a temática bairro;



·        Conhecer uma brincadeira de outro país trabalhando sobre bairro;



·        Entrevistar  sobre a história do bairro da escola;



·        Descrever o percurso realizado da sua casa até a escola;



·        Listar o nome do bairro onde mora, estabelecendo relação entre bairro onde mora e onde estuda;



·        Realizar passeio, em equipe, pelo bairro da escola para se certificar das localizações feitas e conhecer algumas especificidades e curiosidades do bairro;



·        Identificar transformações ocorridas na rua ou no bairro da escola;



·        Registrar, no caderno, utilizando gravuras e desenhos as atividades realizadas;    



·        Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.

Monet: O TERRAÇO EM SAINTE-ADRESSE – LuDiasBH

http://www.almacarioca.net/
Monet: O TERRAÇO EM SAINTE-ADRESSE – LuDiasBH:

 



monet07a


A tela de Monet Terraço em Sainte-Adresse (1867) apresenta um cenário tipicamente burguês e é considerada uma obra-prima de sua fase juvenil. Embora à época, houvesse grande tensão entre o pintor e seu pai, Monet retrata-o na cena.


Monet retrata a sua família no terraço da casa de sua tia Marie-Jeanne, situada em frente ao mar, em Sainte-Adresse. As figuras representadas no quadro como modelos são:


1- A tia Marie-Jeanne, sentada, segurando uma sombrinha branca que tapa a cabeça.


2- O pai, Adolphe, assentado à direita da tia, com o olhar direcionado para o mar ao fundo.


3- A prima, Jeanne-Marguerite, e um jovem que conversa com ela.


No primeiro plano do quadro, encontra-se o jardim, assim como a balaustrada e os mastros com suas bandeiras.


No terraço, existem duas cadeiras desocupadas, embora afastadas uma da outra, que pertencem ao casal que se encontra de pé.


O pintor, pela primeira vez, utiliza o efeito colorido das sombras e cores contrastantes entre si, como o vermelho e o verde.


Embora à época, Monet se encontrasse numa situação nada comum, não tendo ainda se casado com Camille, mas já pai de uma criança, o que ocasionava um sério atrito com o pai, o seu quadro burguês atem-se às convenções sociais, pois o casal namora sob o olhar observador de seus pais, mantendo certa distância entre os dois.


Pelas sombras das pessoas, plantas e objetos vistas no terraço e as sombrinhas abertas, percebe-se que é um dia de sol, embora esse não seja vislumbrado. Enquanto o tremular das bandeiras e a direção tomada pela fumaça que sobe das embarcações, assim como as águas encrespadas do mar, indicam que também há vento.


O pintor, amante das flores, e que trabalharia com elas até seus últimos dias de vida, retrata-as aqui com uma grande riqueza. É possível distinguir trepadeiras com suas flores vermelhas, diferentemente dos gerânios e papoulas com a mesma cor. Existem ainda a brancura das camomilas, flores alaranjadas, assim como uma enorme variação de tons de verde, presentes nas folhas e na grama.


Fontes de Pesquisa:


Claude Monet/ Coleção Folha


Grandes Mestres da Pintura/ Editora Abril


Monet/ Editora Taschen


Monet/ Editora Girassol

Então é Natal!!! - Música de hoje Panis Angelicus


Tradução da Letra:

Pão dos Anjos
Torne-se o pão dos homens;
O pão do paraíso
Fim de toda dúvida
Que maravilha!
Que consome a Deus
Pobre, pobre,
Humilde servo
Pobre, pobre,
Humilde servo.