Escovar os dentes das crianças previne problemas futuros:

Além da preocupação com a higiene diária, o coordenador explica a importância da primeira consulta odontológica. Quanto mais cedo levar a criança a um profissional, melhor, pois, é nas primeiras consultas que o dentista tem a oportunidade de diagnosticar situações de risco, como a cárie, doença que deteriora o dente e pode surgir logo que o primeiro nasce.

É importante o acompanhamento dos pais durante a escovação, pois a criança não deve ingerir a pasta de dente. | Foto: John Lund/Marc Romanelli/Blend Images/Corbis
Pucca explica também sobre a importância dos pais entenderem o papel fundamental do dente de leite. São eles que ajudam na mastigação e mantém o espaço dos futuros dentes permanentes, prevenindo, inclusive, problemas na arcada dentária e uso de possíveis aparelhos ortodônticos.
Outro aspecto que o coordenador esclarece é o uso contínuo de creme dental com flúor, inclusive para crianças. “Não recomendamos pasta de dente sem flúor. Também é importante o acompanhamento dos pais durante a escovação, pois a criança não deve ingerir a pasta de dente”, lembra.
Além de cuidados com a higiene da boca, o Ministério da Saúde também recomenda a redução do consumo de açúcar para evitar as cáries e outros problemas. Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do programa Brasil Sorridente, oferece uma série de ações para o tratamento bucal, voltadas para crianças e cidadãos de todas as idades.
Brasil Sorridente – O Brasil Sorridente é uma política de integralidade e de universalidade, que oferece assistência odontológica desde a gestante, por meio do programa Rede Cegonha, até a pessoa da terceira idade. Segundo o coordenador de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Pucca, o Brasil Sorridente, além do atendimento básico, a população passa a ter acesso também a tratamentos especializados, como canal, doenças da gengiva, cirurgias odontológicas, câncer bucal em estágio mais avançado, endodontia e ortodontia.
As principais linhas de ação do Brasil Sorridente são a reorganização da Atenção Básica em saúde bucal (principalmente por meio da estratégia Saúde da Família), a ampliação e qualificação da Atenção Especializada (por meio, principalmente, da implantação de Centros de Especialidades Odontológicas e Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias) e a viabilização da adição de flúor nas estações de tratamento de águas de abastecimento público.
Karolline Soares / Blog da Saúde