segunda-feira, 4 de junho de 2012

E. M. ALZIRO ZARUR - CLASSE ESPECIAL





Alunos da Classe Especial da Escola Municipal Alziro Zarur,  na Pavuna, contando história para a turma da Profª Geovana Uzai.
Que adorou ter sua turma incluída,  pelos alunos, na sua atividade de "Contação de Histórias".
Parabéns pelo trabalho!!







   

IDÉIAS 2 - DIA DO MEIO AMBIENTE

Pedagogia e Serviço Social: Atividades para semana do meio ambiente

IDÉIAS - ATIVIDADES PARA O DIA DO MEIO AMBIENTE

http://tuca-cantinhoeducativo.blogspot.com.br/2011/05/atividades-para-trabalhar-o-tema-meio.html

5 DE JUNHO - DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

NÚCLEO DE ARTE DA 6ª CRE NA RIO +20 CONVIDA

 

 Esta é uma composição da oficina de Artes e oficina de Dança com o tema Rio+20.
Amanhã,  dia 5 de junho, dia Mundial do MEIO AMBIENTE - estaremos na Arena da Pavuna apresentando esta coreografia e expondo nossas obras.
Conto com vocês!!!

FIQUE SABENDO - Protetor solar ganha novas regras

 http://www.blog.saude.gov.br/
Protetor solar ganha novas regras:

Foto: Anvisa
Os produtos de proteção solar utilizados pela população brasileira ganharam novas regras para garantir a proteção da pele dos usuários. Uma das principais mudanças é que o valor mínimo do Fator de Proteção Solar (FPS) vai aumentar de 2 para 6 e a proteção contra os raios UVA terá que ser de no mínimo 1/3 do valor do FPS declarado. O FPS mede a proteção contra os raios UVB, já o FP UVA mede a proteção contra os raios UVA. Para tais comprovações, as metodologias aceitas pela Anvisa foram atualizadas e foi estabelecida uma metodologia específica para a comprovação contra raios UVA, que, até então, não estava definida.
A resolução RDC 30/12, publicada nesta segunda-feira (4/6) pela Anvisa, também aumenta os níveis dos testes exigidos para comprovar a eficácia do protetor. Pela norma, alegações, como resistência à água, terão que ser comprovadas por metodologias específicas definidas no novo regulamento. Os fabricantes poderão indicar em seus rótulos as expressões “Resistente à água”, ” Muito Resistente à água”, “Resistente à Água/suor” ou “Resistente à Água/transpiração”, desde que comprovem essa característica.
O rótulo dos protetores solares terá mudança ainda em suas informações obrigatórias. A orientação sobre a necessidade de reaplicação será obrigatória para todos os produtos, mesmo aqueles mais resistentes à água. Além disso, fica vedada qualquer alegação de 100% de proteção contra as radiações solares ou a indicação de que o produto não precisa ser reaplicado.
O prazo de adequações dos fabricantes à norma é de dois anos. A nova regra segue os novos parâmetros para protetores solares adotados em todo o Mercosul.
Fonte: Anvisa

SAÚDE NA ESCOLA - Estratégia de Saúde da Família – CMS Augusto do Amaral Peixoto NA E. M. LIA BRAGA


v No dia 19 de maio participamos da reunião de pais e orientamos sobre os cuidados familiares para manter boa higiene, evitar pediculose, a importância de manter as vacinas em dia e do acompanhamento às condicionalidades do bolsa família na unidade de saúde. Nos dia 08 e 18 de maio realizamos atividade de acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças e verificação de medidas antropométricas (peso e altura), para avaliação em relação à curva de desenvolvimento e posterior cálculo de IMC.

 


Parabéns a Equipe da ESF pelo trabalho realizado!!

SAÚDE NA ESCOLA - Estratégia de Saúde da Família – CMS Augusto do Amaral Peixoto EM AÇÃO NA E. M. BADEN POWELL


v       No dia 19 de maio participamos da reunião de pais e coordenamos uma discussão em grupo sobre abordagem de DST e prevenção de gravidez precoce, com esclarecimento de dúvidas e planejamento das ações a serem desenvolvidas junto aos alunos, com ciência dos pais. Nos dias 22 e 25 de maio realizamos atividade de acompanhamento do crescimento e desenvolvimento dos adolescentes e verificação de medidas antropométricas (peso e altura), para avaliação em relação à curva de desenvolvimento e posterior cálculo de IMC. Além disso, tivemos a presença do médico de família, que consultou os adolescentes que apresentavam algum sintoma / necessidade de atendimento. Verificamos cartões de vacinas e orientamos sobre a importância de mantermos as vacinas em dia mesmo na adolescência / idade adulta. Nos dias 04, 17 e 24 de maio, a equipe de saúde bucal realizou atividades de orientação de higiene oral, distribuição de kits de escovação e exames bucais nas crianças com alguma queixa relacionada.

 

Parabéns as Equipes da ESF pelo trabalho!!!

SAÚDE NA ESCOLA - CRONOGRAMA DO MÊS DE EQUIPE MÓVEL

 Organizem-se para atender os alunos indicados.




FIQUE SABENDO - Coceira na pele pode ser sinal de dermatite

 http://www.blog.saude.gov.br/
Coceira na pele pode ser sinal de dermatite:

Foto: Divulgação
Vermelhidão e coceira na pele podem ser sinais de dermatite. A doença é uma inflamação na pele, que pode apresentar escamação, bolhas e até mesmo pus. Existem muitos tipos de dermatite. A mais comum é quando a pessoa entra em contato com alguma substância que provoca irritação na pele ou reação alérgica.
A dermatologista do Hospital Federal de Ipanema no Rio de Janeiro, ligado ao Ministério da Saúde, Marcia Senra, explica que todos os tipos de dermatite coçam muito e podem trazer também outros problemas. “A própria coceira faz com que possa existir processo inflamatório secundário. Você pode ter uma dermatite pelo contato com relógio, pulseira de níquel e borracha. Por causa da coçadura você vai introduzir a unha ali e vai levar bactéria para aquele local.”
A dermatologista Marcia Senra explica como é o tratamento, que depende de cada diagnóstico. “Você vai diminuir a queixa do paciente que é sempre a coceira. Você pode tirar dando medicações locais, compressa de chá de camomila gelado para acalmar a pele, banhos de banheira com aveia. Depois é preciso passar hidratantes. Se não deu jeito a gente pode entrar com pomadas de cortisona, de baixa potência, até de alta potência. Podemos entrar com medicação oral, os anti-histamínicos. Então tudo vai depender do caso e também da região a ser tratada.”
Marcia Senra ressalta ainda que para identificar o tipo da dermatite é preciso fazer um exame dermatológico minucioso. Ela recomenda que a pessoa procure um especialista assim que os sintomas aparecerem.
Fonte: Amanda Mendes / Web Rádio Saúde

SAÚDE ESCOLAR - Estratégia de Saúde da Família – CMS Augusto do Amaral Peixoto na E. M. PROF. ÁLVARO ESPINHEIRA


 No dia 21 de maio realizou atividade de acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças e verificação de medidas antropométricas (peso e altura), para avaliação em relação à curva de desenvolvimento e posterior cálculo de IMC.

 

FIQUE SABENDO - Fatores genéticos, estresse e ansiedade podem desencadear o sonambulismo

 http://www.blog.saude.gov.br/

Foto: Images.com/Corbis
É fundamental para que uma pessoa possa desempenhar perfeitamente suas funções durante o dia que tenha tido uma satisfatória noite de sono. Distúrbios durante o período que deveria ser dedicado ao descanso podem atrapalhar a rotina do dia seguinte. Um deles é o sonambulismo.
“A característica principal é a perambulação, que é a pessoa levantar da cama e andar; às vezes com os olhos abertos e com dificuldades em ser acordada. O andar pode ser desengonçado e o indivíduo parecer confuso, com atitudes que geralmente realiza, mas impróprias para o horário noturno. Também é comum a amnésia em relação ao que ocorreu”, explica a otorrinolaringologista e especialista em Medicina do Sono, Luciane Mello, responsável pelo setor de Polisonografia e pelo Ambulatório de Ronco e Apneia do Hospital Federal da Lagoa, vinculado ao Ministério da Saúde.
Luciene informa que o distúrbio é mais comum durante a infância e pode acontecer no início ou durante o sono e próximo ao despertar. Alguns fatores, são responsáveis por desencadear os casos. “Existe uma questão genética importante. Por exemplo, se o pai e a mãe tiverem, há 60% de chances do filho também ter. Outros fatores que podem ser responsáveis são o estresse, a ansiedade, uma febre alta, a privação do sono e o uso de remédios e do álcool”, enumera.
Outro fator desencadeador pode estar relacionado à respiração. “É necessária uma investigação pois é possível que o distúrbio esteja associado a distúrbios respiratórios durante o sono, como a apneia. Nesses casos, tratamos a apneia e o sonambulismo melhora”, afirma Luciane Mello.
Cuidado com o ambiente - Alguns cuidados básicos precisam ser tomados antes da noite de sono para os casos de sonambulismo não representem riscos. “É preciso cuidar do ambiente para que ele não seja perigoso, mantendo portas e janelas fechadas. Também evitar objetos pontiagudos no quarto. E o uso do álcool, principalmente à noite, que aumenta os riscos. Em alguns casos, é recomendado o uso de remédios para auxiliar no tratamento”, diz.
Sonambulismo X epilepsia - Algumas pessoas também associam, equivocadamente, o sonambulismo a casos mais graves, como crises de epilepsia. Ficou famoso, por exemplo, o caso envolvendo o jogador Ronaldo, pouco antes da decisão da Copa do Mundo de 1998, na França. As informações desencontradas produziram muitas versões, partindo de que ele havia tido um distúrbio de sono banal, causado pelo estresse excessivo; indo até um ataque epilético.
“Vários estudos já foram realizados para saber se há uma associação entre sonambulismo e doenças do sistema nervoso central. Nenhum mostrou uma associação clara que explique uma predisposição. De toda forma, na hora da avaliação do caso investigamos o princípio do problema, as características principais, a frequência em que ocorre e também pedimos um exame neurológico para sabermos se há outra doença associada”, finaliza.
Fonte: Marcos Moura/ Comunicação Interna do Ministério da Saúde

SAÚDE ESCOLAR - Estratégia de Saúde da Família – CMS Augusto do Amaral Peixoto NO EDI ERNANI CARDOSO


No dia 14 de maio realizou  atividade de acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças e verificação de medidas antropométricas (peso e altura), para avaliação em relação à curva de desenvolvimento e posterior cálculo de IMC.



Parabéns Equipe!!!

SAÚDE NA ESCOLA - Estratégia de Saúde da Família – CMS Augusto do Amaral Peixoto FEZ AÇÃO NA CM ALBERT SABIN


v No dia 03 de maio estivemos na creche e realizamos atividade de orientações com as professoras em relação aos temas de higiene pessoal e cuidado com as crianças e verificação e atualização dos cartões de vacina.