quinta-feira, 12 de abril de 2012

CERTIFICADO DE EXCELÊNCIA - 12 de abril

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Parabéns a toda Equipe, as famílias, os alunos do CIEP GLAUBER ROCHA  que trabalharam muito para conquistar esse título.
12 de abril - dia de excelência:
Hoje, 12 de abril, nossa escola recebeu o CERTIFICADO DE EXCELÊNCIA por ter conquistado o melhor resultado da rede municipal na Prova Rio - 3º Ano - 2011.

Ficamos imensamente orgulhosos, honrados e felizes com a querida e ilustríssima presença da Senhora Secretária de Educação - Claudia Costin!
Muito obrigado pelo carinho e reconhecimento!
Maravilhosa a presença dos pais - MUITO OBRIGADO!
Mais uma vez, os alunos da 1401 da Profª Thais fizera uma linda apresentação!

Mestrado para professor de matemática terá 1.575 vagas.

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Mestrado para professor de matemática terá 1.575 vagas.:
Foto: Filipe Araújo/AE.Começam em maio as incrições para o único mestrado profissional semipresencial em matemática recomendado pelo Ministério da Educação. Professores de matemática que lecionam em escolas públicas poderão concorrer a uma das 1.575 vagas previstas para 2013. Os professores selecionados receberão uma bolsa da Capes no valor de R$ 1.200. Atualmente 2.500 professores da rede pública estão no Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), que é coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). O mestrado tem duração de dois anos. Mais informações no site http://portal.mec.gov.br/, Fonte Estadão .edu emhttp://www.estadao.com.br/noticias/vidae,mestrado-para-professor-de-matematica-tera-1575-vagas,856979,0.htm

Ministério da Saúde convoca 400 médicos para RJ

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Ministério da Saúde convoca 400 médicos para RJ:
O Ministério da Saúde convocou nesta quinta-feira (12) mais 400 médicos aprovados em concurso público realizado em 2010. Os profissionais irão compor a força de trabalho dos hospitais federais do Rio de Janeiro – Andaraí, Lagoa, Ipanema, Cardoso Fontes, Servidores do Estado e Bonsucesso –, além de recompor o quadro do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) e do Instituto Nacional de Cardiologia (INC), ambos sediados na capital fluminense. (Confira aqui a lista de convocados)
“Essa convocação, que foi autorizada em caráter excepcional pela presidenta Dilma Rousseff, faz parte de um processo de reestruturação que iniciamos no Rio de Janeiro no ano passado”, afirmou o ministro Alexandre Padilha, que participará, no próximo dia 27 de abril, da posse coletiva dos novos servidores. O ministro fez referência à melhoria da qualidade do atendimento com a contratação de novos médicos. “Acreditamos que os hospitais federais do Rio poderão ampliar o seu atendimento, reduzir o tempo de espera e dar mais qualidade no atendimento humanizado à população”, acrescentou Padilha.
Entre os 400 novos cargos, 180 serão distribuídos entre os seis hospitais federais. Outras 169 vagas vão para o Into e as demais 51 completarão o quadro do INC. Ao todo, foram convocados profissionais de 49 especialidades diferentes. Entre os novos servidores, 99 são anestesistas, 91 médicos de Urgência, 93 intensivistas, 31 cardiologistas, 19 pediatras e 15 ortopedistas.
Os demais dividem-se em diversas especialidades, como Urologia, Anatomia Patológica, Mastologia, Oncologia e Oftalmologia.
CONCURSO – No total, já foram convocados pelo Ministério da Saúde 698 profissionais médicos desde o lançamento do edital, em 2010. A pedido do ministro da Saúde, a Presidência da República autorizou a convocação destes 400 profissionais. De acordo com o edital, os profissionais receberão correspondência que será enviada para o endereço indicado no formulário de inscrição.
Está prevista para amanhã a publicação de nova portaria convocando outros 22 profissionais da área de saúde para os hospitais e institutos federais no Rio de Janeiro. Os convocados participaram de concurso público realizado em 2009 (Edital nº 50). Serão chamados cinco novos fonoaudiólogos, cinco cardiologistas, sete clínicos gerais, quatro médicos de saúde ocupacional e um psiquiatra.
Distribuição das vagas
Especialidade
Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia
Hospitais Federais/RJ
Instituto Nacional de Cardiologia
TOTAL
  Anestesiologia
70
29
0
99
  Medicina de Urgência
33
58
0
91
  Intensivista (Adulto)
30
31
10
71
  Cardiologia (CTI / Unid. Coronariana)
0
3
28
31
  Intensivista (Pediátrico)
5
7
10
22
  Pediatria
7
12
0
19
  Ortopedia e Traumatologia
12
3
0
15
  Cirurgia Geral
0
8
0
8
  Oncologia
0
7
0
7
  Anatomia Patológica
0
6
0
6
  Radiologia e Diagnóstico por Imagem
5
0
1
6
  Cardiologia (Ecocardiografia)
1
2
0
3
  Cardiologia (Ergometria)
0
2
0
2
  Cirurgia Torácica
1
1
0
2
  Neonatologia
0
2
0
2
  Reumatologia
1
1
0
2
  Urologia
2
0
0
2
  Cirurgia Pediátrica
0
0
1
1
  Cirurgia Vascular
1
0
0
1
  Citopatologia
0
1
0
1
  Hematologia e Hemoterapia (Adulto)
0
1
0
1
  Infectologia
0
0
1
1
  Mamografia
0
1
0
1
  Mastologia
0
1
0
1
  Neurocirurgia
0
1
0
1
  Neurologia (Pediátrica)
0
1
0
1
  Obstetrícia
0
1
0
1
  Oftalmologia
0
1
0
1
  Pneumologia (Broncoscopia)
1
0
0
1
Total
169
180
51
400
Fonte: Milton Júnior e Beatriz Fafiães / Agência Saúde

Prefeitura convoca mais de mil profissionais de saúde concursados

Prefeitura convoca mais de mil profissionais de saúde concursados

Facebook cria função de grupos específicos para alunos e escolas

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Facebook cria função de grupos específicos para alunos e escolas:

'Groups for Schools' permite compartilhar arquivos de até 25 Mbytes. Funcionalidade está disponível apenas para instituições nos EUA.

O Facebook lançou na quarta-feira (11) uma nova função especial para escolas e alunos, que poderão criar grupos específicos na rede social. Para participar, os alunos devem provar que estão matriculados em uma escola ao fornecer um e-mail “.edu” – usado pelas instituições nos Estados Unidos.

O objetivo do “Groups for Schools” (acesse aqui) é formar uma rede social ligada a cada escola, com destaque para o compartilhamento de informações usadas em sala de aula – é possível enviar arquivos com até 25 Mbytes.

Conforme o site “PC World”, apenas professores e alunos atualmente matriculados podem utilizar a nova função – ou seja, ex-alunos estão de fora. Além disso, quando um aluno se forma, ele é automaticamente removido do grupo.

Assim como em outros grupos do Facebook, um administrador deve convidar os membros. Existem três tipos de grupos: aberto (qualquer pessoa pode ver quem está no grupo e postar no mural), fechado (todo mundo consegue ver quem está no grupo, mas apenas os membros podem postar), e Screto (apenas os membros podem ver que o grupo existe e quem está nele).
Conforme a assessoria de imprensa do Facebook, a nova ferramenta ainda não está disponível no Brasil. O “Groups for Schools” está sendo testado pelas escolas nos EUA e não tem previsão de chegar ao país.
Fonte: G1 12/04/2012

ATENÇÃO!!!Prêmio Fundação Telefônica de Inovação Educativa 2012 com inscrições abertas

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Prêmio Fundação Telefônica de Inovação Educativa 2012 com inscrições abertas:

Você pode ajudar com a divulgação acessando material promocional aqui: http://www.educared.org/global/premiointernacional/promo2012

Saiba como evitar dores nas pernas causadas pela má circulação do sangue

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Saiba como evitar dores nas pernas causadas pela má circulação do sangue:
Dores nas pernas são queixas frequentes de quem trabalha muito tempo sentado ou fica muitas horas em pé. A má circulação venosa do sangue nos membros inferiores é uma das principais razões para queixas como essa. Chefe de serviços de cirurgia vascular do Hospital Federal dos Servidores do Estado (RJ), vinculado ao Ministério da Saúde, Sergio Silveira Leal de Meirelles, afirma que atividades físicas aeróbias ajudam a evitar a má circulação venosa.
“Neste tipo de exercício os músculos que trabalham nos membros inferiores se contraem. Ou seja, a musculatura da panturrilha trabalha como se fosse um coração, empurrando o sangue para cima”, explica o médico.  No trabalho, Sérgio Meirelles aconselha o uso de meias elásticas. “Elas são o melhor tratamento clínico na insuficiência venosa. Com a compressão adequada, evita a dor e o inchaço porque impede que a veia se distenda pela ação da gravidade”, acrescenta.
Em casa, procure deitar-se com vários travesseiros sob os pés. Ou sente em uma cadeira e coloque os pés nas costas de outra cadeira. Outra forma de amenizar dores nas pernas é fazer intervalos frequentes para andar ou sentar com os pés para cima. “Esta é uma maneira de usar a gravidade para ajudar o sangue a se mover do pé e tornozelos de volta ao coração”, afirma. Outra dica é ocasionalmente ficar na ponta dos pés.
O médico explica que o sistema venoso é responsável pelo retorno do sangue das pernas e pés para o coração e, ao contrário do sangue arterial, ele corre contra a força da gravidade, ou seja, não tem nenhum órgão como o coração para bombeá-lo de volta. “Isso é feito com a ajuda dos músculos e das veias das pernas e dos pés. Quando a pessoa fica muito tempo parada na mesma posição, dificulta essa volta”.
Segundo o médico, quando o sangue não consegue subir, ele se acumula nas veias das pernas e pés. Elas ficam dilatadas e isso pode acarretar o surgimento das varizes. “O problema de má circulação tem relação de causa e efeito com a variz. Sintomas como pernas cansadas e pesadas pioram em quem tem varizes porque é mais um fator para dificultar a circulação”, observa Sérgio.
O especialista explica que a tendência é que homens e mulheres sofram da mesma forma. “Elas têm maior propensão de ter as veias dilatadas e ter varizes por fatores hormonais”, frisa. E, ao contrário do que muitos acreditam, salto alto não aumenta a quantidade de varizes. “Quem usa salto por muitas horas seguidas tende a ficar com pé e tornozelos mais inchados, mas, assim como usar roupas apertadas, não é um fator que chegue a gerar distúrbio na circulação venosa”, conclui.
Fonte: Ana Paula Ferraz / Agência Saúde

IDÉIAS - Desenhos do dia do índio para colorir

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Desenhos do dia do índio para colorir:
Desenhos do dia do índio para colorir!
19 imagens para pintar agora no mês de abril.




















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Conselheiros de educação devem assumir compromisso de proteger alunos

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Conselheiros de educação devem assumir compromisso de proteger alunos

Inscrições abertas para a 6ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente

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Inscrições abertas para a 6ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente:
A 6ª edição da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA) chegou embalada pelas discussões sobre economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza que antecedem a conferência das Nações Unidas sobre o desenvolvimento sustentável, a Rio + 20, que acontecerá em junho de 2012 na cidade do Rio de Janeiro e a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que ocorrerá entre os dias 15 e 21 de outubro em todo o país.
Nesta perspectiva, mais uma vez, a OBSMA vem contribuir com essas discussões divulgando conhecimentos relativos a esses temas, incentivando a participação de professores, alunos e escolas nesses processos e, sobretudo, reconhecendo o trabalho desenvolvido nas áreas da saúde e do meio ambeinte.

Vocêqueéestudante

Já se imaginou fazendo um filme sobre a coleta de lixo na sua cidade? Ou escrevendo um poema sobre o futuro do mundo após o possível derretimento das calotas polares? E, ainda, fazendo um projeto sobre o ciclo de plantio da horta que existe em sua escola?
Não fique só na imaginação. Você pode colocar isso em prática e ainda receber um prêmio pelo seu trabalho.

Vácorrendochamaroseuprofessor(a)porqueaconversaagoraécomele(a)!

Se você é professor (a) de turmas de ensino fundamental (6º ao 9º ano) e de ensino médio, poderá mobilizar a sua escola e inscrever os projetos de seus alunos nas modalidades Produção AudiovisualProdução de Textos ou Projeto de Ciências até 12/06 de 2012.
A OBSMA é organizada em seis coordenações regionais que englobam todos os estados brasileiros. São elas: Regional Centro-Oeste (Goiás, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Distrito Federal), Regional Minas-Sul (Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), Regional Nordeste I (Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte), Regional Nordeste II (Alagoas, Bahia e Sergipe), Regional Norte (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima) e Regional Sudeste (Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo).
Portanto, o trabalho será inscrito na regional pertencente ao estado onde a sua escola está localizada. A cada edição, essas coordenações organizam comissões avaliadoras compostas por pesquisadores e especialistas que indicam os destaques de acordo com as categorias e modalidades.
A contextualização do tema, a clareza dos objetivos, a valorização do conhecimento científico e os resultados dentro e fora da sala de aula são alguns dos itens avaliados.
Os projetos selecionados nessa fase seguem para a Etapa Nacional, onde o professor e um aluno representante do trabalho premiado participam da cerimônia de premiação, de eventos culturais, entre outras atividades.

SobreaOlimpíada

A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente é um projeto educativo promovido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para estimular o desenvolvimento de atividades interdisciplinares nas escolas públicas e privadas de todo o país.
Dentre os principais objetivos da OBSMA, destacam-se o reconhecimento do trabalho desenvolvido por professores e alunos nas escolas e a cooperação com a divulgação de ações governamentais criadas em prol da educação, da saúde e do meio ambiente.