quarta-feira, 6 de julho de 2011

Vagas para a visitação escolar da Bienal se esgotam em apenas três horas

Fonte: O Globo

Vagas para a visitação escolar da Bienal se esgotam em apenas três horas: "

RIO - As vagas para a visitação escolar da Bienal do Livro Rio deste ano se esgotaram em apenas três horas
...

Leia mais


Assine O GLOBO e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa

"

Estamos em contagem regressiva...

http://rioeducainfancia.blogspot.com/

Estamos em contagem regressiva...: "
Faltam apenas 11 dias para a 2ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil e tudo já está sendo preparado com muito cuidado e carinho!!

Veja algumas fotos da gravação das experiências na MultiRio!!

"

Portal Ciência & Vida - Filosofia, História, Psicologia e Sociologia - Editora Escala.

http://psiquecienciaevida.uol.com.br
Portal Ciência & Vida - Filosofia, História, Psicologia e Sociologia - Editora Escala.

Faetec abre inscrições para 70 mil cursos gratuitos

Fonte: O Globo

Faetec abre inscrições para 70 mil cursos gratuitos: "

Rio - A Faetec está com inscrições abertas para 70 mil cursos gratuitos
...

Leia mais


Assine O GLOBO e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa

"

Números da Internet no Brasil

http://www.vithais.com.br/
Números da Internet no Brasil: "


A partir da pesquisa TIC Domicílios 2010, realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, divulgada neste mês de julho de 2011, trazemos alguns números da web em nosso país e ponderações a respeito do que significam. Confiram a seguir:


1- Em cada 20 residências brasileiras, 7 já possuem computador. As possibilidades de aquisição de um equipamento de boa qualidade no país aumentaram muito nos últimos anos. O crédito facilitou a compra, os preços no mercado internacional caíram muito, a concorrência aumentou, o surgimento de equipamentos de diferentes formatos (desktop, notebook, netbook, tablet) acirrou a disputa e aumentou as possibilidades de acesso a informática. Como as pessoas estão utilizando os equipamentos é a pergunta a ser feita a partir de agora...


2- De cada 20 residências brasileiras, 5,25 tem acesso a internet. A proporção de acesso a web é menor do que a de pessoas que possuem computador em casa, mas o índice tem ficado cada vez mais próximo a cada pesquisa publicada. Pensar em informática sem internet é praticamente coisa do passado. A diferença ainda existe por conta de custos, ainda que tenham surgido planos populares de acesso a internet bancados pelo governo, e de rede disponível, que ainda não atingiu de forma plena todo o território nacional, com alguns locais tendo pouca ou nenhuma disponibilidade.


3- 68% dos brasileiros navegam na web usando banda larga fixa; 13% utilizam internet discada e 10% usam a banda larga móvel. A maior utilização de computadores acontece ainda em ambientes fechados (casas, lan houses, trabalho, escola). O surgimento de mais e mais áreas onde existe Wi-Fi é uma realidade. A popularização destes serviços irá ser maior e proporcionará o crescimento do índice daqueles que utilizam a banda larga móvel nos próximos anos. Não apareceu na pesquisa, mas os brasileiros também navegam através de seus aparelhos de telefonia celular, o que aumentaria um pouco os indicadores de internet móvel.


4- Os principais motivos de uso da internet pelos brasileiros são: 94% comunicação; 87% para buscar informação; 87% para o lazer; 66% para fins educacionais; 17% para serviços financeiros. Os 94% de uso dedicado a comunicação referem-se principalmente ao acesso as redes sociais. Os brasileiros são mais que usuários destas ferramentas, na verdade, estão sempre entre os maiores do mundo em todas as redes justamente por suas possibilidades de interação, troca, bate-papo, conversa... Informação e lazer são fortes produtos oferecidos pela web desde o seu princípio. É preciso cuidado quanto a fonte das informações e também a base de onde provém o lazer. Chama a atenção também o índice de pessoas que revelam utilizar o mundo virtual para a educação. Como estão utilizando? Por onde navegam? De que modo realizam suas consultas e pesquisas? Utilizam sites confiáveis? Outro dado expressivo é o de pessoas que estão usando computadores e web para transações financeiras, cada vez maior, para a felicidade dos bancos, que com isso precisam de menos funcionários e agências no mundo real. Senti falta de dados sobre o comércio virtual...


5- Cerca de 72% dos brasileiros utilizam as redes sociais (Facebook, Twitter, Orkut, YouTube, Flickr...). A região onde este índice é mais alto é o Nordeste, com 75%. O índice mais baixo é no Sudeste, onde fica em 67%. Reitero a informação de que os brasileiros estão sempre no Top 10 dos usuários das redes sociais, na maioria delas ficando entre os 5 maiores usuários internacionais ou então quase chegando lá. Faz parte da cultura brasileira esta socialização e a rede permite isso. Preocupações devem surgir se tais plataformas se tornarem a principal forma de socialização em substituição aos contatos do mundo real...




6- A faixa etária que mais utiliza as redes sociais é aquela de pessoas entre 16 a 24 anos, com 82%. O menor índice de uso registrado é de 45% entre os maiores de 60 anos. Até entre os mais velhos os índices já são muito expressivos. Entre aqueles que tem entre 50 e 60 anos já é de 50%. No caso dos campeões de audiência, é preciso cautela e cuidados. Crianças e adolescentes, estão com índices de 71% e os jovens com 82%! É preciso moderar o uso e alternar com outras mídias e recursos. Além disso, é fundamental viver a vida lá fora, offline!


7- Analfabetos e crianças da Educação Infantil estão acessando a internet e a proporção é de 57% nestes segmentos. Entre as pessoas com algum nível de instrução (Fundamental, Médio ou Superior) o índice médio é de 71%. Como os analfabetos utilizam as redes sociais? E as crianças da educação infantil, estão sendo orientadas e monitoradas? Por onde andam estes usuários da internet? Ainda mais se pensarmos que apesar dos efeitos e recursos visuais cada vez mais impressionantes, é preciso ler... No caso das pessoas instruídas, vale lembrar que a rede é uma ótima ferramenta, mas que isso não deve substituir outras práticas, como a leitura de livros, jornais e revistas, a ida a cinemas e teatros, os eventos ao ar livre, as viagens, o contato com a natureza, as relações com as pessoas fora da web...


8- O maior índice de acesso por classe social é de 70% de pessoas da Classe C, seguido de perto pelas demais: 69% Classe B, 68% Classe A e 67% Classes D/E. Estes índices são extremamente expressivos por mostrarem como a internet está se popularizando rapidamente, atingindo todas as classes sociais. Os dados demonstram que não há quase nenhuma diferença quanto aos índices de acesso entre as classes mais ricas e mais pobres. Há, porém, os excluídos digitais, aqueles que não tem computador em casa ou acesso a rede. Estes não constam desta informação... Quantos seriam? Aonde estão? Tem algum momento de uso em locais públicos como telecentros ou lan houses?


9- As pessoas acessam a web principalmente de suas casas (57%), seguido de Lan Houses (34%), Casa de outras pessoas (27%), Trabalho (22%), Escola (12%) e Telecentros (4%). A briga verificada nos últimos anos entre as lan houses e o lar, doce lar das pessoas, como local de maior acesso parece estar chegando ao fim, com a vitória do ambiente doméstico... Vale lembrar que não aparecem dados relativos ao uso de celulares ou computadores móveis neste levantamento, o que certamente altera o quadro e mostra o futuro, ou seja, quando estaremos conectados praticamente todo o tempo... E é aí que mora o perigo...


Por João Luís de Almeida Machado

"

Presidente Dilma Rousseff sanciona Projeto de Lei SUAS

http://www.viablog.org.br/
Presidente Dilma Rousseff sanciona Projeto de Lei SUAS

CAMPANHA DO UNICEF SOBRE RACISMO GANHA PRÊMIO INTERNACIONAL

http://elosdasaude.wordpress.com/

CAMPANHA DO UNICEF SOBRE RACISMO GANHA PRÊMIO INTERNACIONAL: "

A campanha do UNICEF sobre os impactos do racismo na infância recebeu, em junho, prêmio internacional, durante o Festival de Publicidade de Cannes, a mais importante premiação mundial de publicidade. A peça intitulada Thiago, assinada pela agência Ogilvy, foi contemplada com o troféu Leão de Bronze, na categoria Outdoor (peças para comunicação externa).


A imagem premiada aborda as persistentes desigualdades raciais entre crianças e adolescentes e alerta para o maio risco de crianças negras e indígenas morrerem antes de completarem um ano de vida. Clique na imagem para ampliar.


“O risco de Thiago ser assassinado é quase 3 vezes maior que o de outras crianças.

Só que Thiago não sabe disso.

Nem desconfia que não vai chegar aos 18 anos.

Só sabe que as pessoas olham para ele de um jeito diferente.

Ou desviam o olhar quando ele passa.

Mas por que justo o Thiago?

Por que ele não tem os mesmos direitos que as outras crianças?

A resposta é simples.

Porque ele não tem a mesma cor de pele do menino desta foto”

“A campanha do UNICEF, lançada como parte da celebração dos 60 anos de atuação da organização no Brasil, tem como objetivo alertar a sociedade sobre o impacto do racismo na infância e na adolescência e mobilizar a sociedade brasileira para a necessidade de assegurar a equidade e a igualdade étnico-racial desde a infância”.


>> Conheça o site Por uma infância sem racismo e curta a página da campanha no Facebook



"

Concurso de Contos para Idosos Prêmio Rubem Fonseca

http://rioeducaideias.blogspot.com/

Concurso de Contos para Idosos Prêmio Rubem Fonseca: "
I CONCURSO CULTURAL DE CONTOS PARA IDOSOS DA SESQV – PRÊMIO RUBEM FONSECA




Está lançado o Prêmio Rubem Fonseca, do I Concurso Cultural de Contos para Idosos da SESQV. Podem participar moradores do município do Rio com mais de 60 anos, os quais concorrerão a uma premiação total de R$ 5 mil.




E o processo é muito fácil: basta escrever um conto sobre o tema “Meu Rio de Janeiro”, de, no máximo, 100 linhas e entregá-lo, nos moldes do que está previsto no Regulamento do Concurso, no Protocolo da Secretaria Especial de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida (SESQV), que fica à Rua Afonso Cavalcanti, 455, 5º andar, sala 571, Cidade Nova, de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h ou das 14h às 16h. Importante: o prazo final é dia 30 de agosto.




Só será permitida a inscrição de um conto por participante e o texto deve ser inédito, quer dizer, nunca ter sido utilizado, divulgado ou publicado, no todo ou em parte, antes de ser inscrito no Concurso. A avaliação final da Banca Julgadora será divulgada no dia 30 de setembro de 2011 e a cerimônia de premiação deve acontecer no final do mês de novembro de 2011.




Premiação – Ao (a) primeiro (a) colocado (a), será entregue um prêmio no valor de R$ 2.000. O autor (a) do segundo melhor conto será premiado (a) com R$ 1.500. O (a) terceiro (a) colocado (a) receberá R$ 900 e estão reservados R$ 600 para o (a) autor (a) do quarto melhor texto.




Rubem Fonseca – José Rubem Fonseca nasceu em Juiz de Fora (MG), em 1925. Formou-se em Direito pela antiga Faculdade de Direito da Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro. Exerceu várias atividades antes de dedicar-se inteiramente à literatura, entre elas a de comissário de polícia. Foi professor da Fundação Getúlio Vargas. Seu primeiro livro de contos foi Os Prisioneiros (1963). Seguiram-se A Coleira do Cão (1965) e Lucia McCartney (1967). Feliz Ano Novo (1975) foi proibido pela censura, durante o regime militar.




Não deixe de conferir o Regulamento completo do Concurso no site da SESQV, www.rio.rj.gov.br/web/sesqv.
"

Concurso # 1 Ingresso 1 mundo Melhor do Rock in Rio!

Concurso # 1 Ingresso 1 mundo Melhor do Rock in Rio!: "
Já se inscreveu neste concurso? Corra, as inscrições vão até o dia 15 de julho!



"