domingo, 26 de agosto de 2012

UMA INICIATIVA DA DVS 5.1 - A SÍNDROME DE DIÓGENES

 http://cvasrio.blogspot.com/
UMA INICIATIVA DA DVS 5.1 - A SÍNDROME DE DIÓGENES:
O vínculo das Equipes da Estratégia da Saúde da Família proporciona confiança durante o processo de retirada do lixo e também com o acompanhamento contínuo, mostrando que é possível um trabalho intersetorial de qualidade e responsabilidade com o usuário e com a família - DVS AP 5.1 




SOBRE A SÍNDROME DE DIÓGENES

A síndrome de Diógenes (SD) caracteriza-se por descuido extremo com a higiene pessoal, negligência com o asseio da própria moradia, isolamento social, suspeição e comportamento paranoico, sendo frequente a ocorrência de colecionismo. A incidência anual é de 5/10.000 entre aqueles acima de 60 anos, e pelo menos a metade é portadora de demência ou algum outro transtorno psiquiátrico. As principais hipóteses etiológicas são:

1) a condição representaria o "estágio final" de um transtorno de personalidade;

2) a síndrome seria uma manifestação de demência do lobo frontal;

3) a SD seria o estágio final do subtipo hoarding do TOC;

4) a SD seria uma via final comum a diferentes transtornos psiquiátricos, especialmente aqueles associados ao colecionismo;

5) a síndrome seria precipitada por estressores biológicos, psicológicos e sociais, associados com a idade, em indivíduos com traços de personalidade predisponentes.

É conhecido que existem apenas relatos de casos envolvendo tratamentos específicos para a SD, particularmente a risperidona. Por se tratar de condição grave, com elevada mortalidade por problemas clínicos, estudos se fazem necessários para determinar as melhores estratégias de abordagem desses pacientes. Os autores descrevem o caso de uma paciente com SD e fazem uma breve revisão da literatura.

Saiba mais clicando aqui.


ATENÇÃO - SIMEC




 Senhores diretores,  

Atenção as informações: 

  De acordo com a capacitação realizada ontem,  no auditório da E/SUBE/5ª CRE, as informações da Semana Saúde na Escola - prevenção da obesidade (realizada em março de 2012) deve ser inserida no SIMEC até o dia 31/08/2012 por profissionais das equipes de saúde da família e das escolas.
   

Orientações para trabalhar o SIMEC:

1- O Diretor da escola elegerá um profissional da equipe escolar como responsável por alimentar as informações no SIMEC,

2- Esse profissional eleito e o diretor da escola devem acessar  http://simec.mec.gov.br  e solicitar cadastro,

3- Em seguida devem enviar email para   pse.simec@gmail.com  informando: nome, CPF, código  e nome da escola, solicitando acesso ao SIMEC.

                  ESTANDO CADASTRADOS, VAMOS AOS PRÓXIMOS PASSOS.

4- O profissional da equipe escolar deverá inserir no SIMEC   até o dia 24/08/2012 - Perfil do Educador -, as informações das ações realizadas na Semana Saúde na Escola - Prevenção da Obesidade (05 a 09 do março de 2012), que alimentará as informações das ações do Componente II do PSE - Ações de Prevenção e Promoção de Saúde,

5- O Diretor da Unidade Escolar deverá validar as informações, alimentadas pelo profissional da escola e da Saúde, no SIMEC no perído de 25/08/2012 a 31/08/2012 - Perfil Diretor.

Obs. Após o dia 31/08/2012 o sistema será fechado.

Dúvidas em relação ao SIMEC devem ser enviadas para o email :   pse.simec@gmail.com

Atenciosamente,
Joice Rodrigues. 
Tel.: 8378-3718

ATENÇÃO - CAMPANHA FIQUE SABENDO + PREVENTIVO

 http://otics-iraja.blogspot.com/
CAMPANHA FIQUE SABENDO + PREVENTIVO:


Dia 29 de setembro de 2012 será realizado o dia da campanha do "FiqueSabendo" em todas as unidades de Atenção Primária com:
1 - Testagem para HIV;
2 - Testagem de sífilis;
3 - Coleta de exames citopatológicos;
4 - Mediadas de PA e controle glicêmico:

O diagnóstico da infecção pelo HIV é feito a partir da coleta de amostra de sangue, com a garantia do sigilo nos resultados.

Você pode realizar o exame nas unidades de Saúde, nos dias da campanha não é necessário pedido médico.

IDÉIAS - 30 idéias de atividades, lembranças, mural para a Primavera carimbando as mãos com tinta ou recortando! Lindo!

 http://espacoeducar-liza.blogspot.com.br/2012/08/30-ideias-de-atividades-lembrancas.html
30 idéias de atividades, lembranças, mural para a Primavera carimbando as mãos com tinta ou recortando! Lindo!:    As idéias abaixo podem ser utilizadas de muitas maneiras! Desde lembrancinhas de Primavera até mural ou painel de Primavera, enfeites de Primavera para a sala de aula, e o melhor: Tudo de modo bastante colorido carimbando as mãozinhas dos alunos! Eles irão amar!! Liza





funfamilycrafts








 Esta cestinha é feita com prato descartável, flores recortadas e as folhas são as mãozinhas

IDÉIAS PARA PRIMAVERA - 200 Atividades para a Primavera: lembranças, sugestões, desenhos colorir, idéias, moldes!

http://espacoeducar-liza.blogspot.com.br/2012/08/200-atividades-para-primavera.html
200 Atividades para a Primavera: lembranças, sugestões, desenhos colorir, idéias, moldes!: Estou repostando as atividades sobre Primavera, adicionando outras.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR

Desenhos de primavera para colorir
Desenhos de flores para colorir
Atividades sobre estaçoes do ano
Atividades de Primavera para Educação Infantil
Atividades de primavera

Cadastre-se e  receba muitas  novidades!Digite seu e-mail: Ao receber o