sábado, 5 de fevereiro de 2011

Aula Inaugural Ano Letivo 2011 PCRJ - Parte 03 de 03

Aula Inaugural Ano Letivo 2011 PCRJ - Parte 03 de 03: "
"

Aula Inaugural Ano Letivo 2011 PCRJ - Parte 02 de 03

Aula Inaugural Ano Letivo 2011 PCRJ - Parte 02 de 03: "
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Aula Inaugural Ano Letivo 2011 PCRJ - Parte 01 de 03

Aula Inaugural Ano Letivo 2011 PCRJ - Parte 01 de 03: "
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Relato de prática: Acolhimento de adpatação 2011

Bacana demais...queremos q experiência de cada um para colocar no blog.

Relato de prática: Acolhimento de adpatação 2011: "
Maria Cristina dos Santos


Sê benvindo!

Pauta da Semana Pedagógica

Dia 02 de fevereiro de 2011

07h30
• Recepção da equipe educadora- Boas vindas
• Café da manhã


Tudo pensado com muito carinho para receber bem a equipe educadora

Acolher os novos educadores:
Professora Sandra e Marly dando boas vindas a Professora Claudia
Histórias para contar após um periodo de férias.
André e Lucimar
Novas professoras na equipe:
Professora Andreia, Denise e Gislene

08h10
• Apresentação da equipe
08h45
  • Perfil da comunidade atendida
Residência:
As crianças atendidas por está unidade na sua maioria residem no Jardim Vila Bela, Jardim da Conquista, Jardim Carrãozinho e Jardim São Francisco, sendo que cinqüenta por cento vem de transporte escolar.
A grande maioria residem em terrenos invadidos com infra-estrutura precária.
74% possuem moradias próprias;
30% residem em moradias cedida ou alugada;
50% dividem a casa com até cinco pessoas.
O grau de escolaridade dos pais:
16% - Fundamental incompleto;
21 % - Fundamental completo;
21% - Ensino médio incompleto
23% - Ensino médio completo
5% - Graduação completa
2% - Analfabetos.

Procedência
Na sua grande maioria nasceram no estado de São Paulo
É uma comunidade bastante participativa na instituição


  • Combinados entre equipe educador
  • Horário de entrada e saída.
  • Grupão
  • Informes administrativos:

  • Comunicação interna:
Emaial
Caderno de comunicado
Painel

  • Formação em serviço (PEA): Segunda, terça e quinta-feira
  • Responsáveis pelo setor de cuidados

Toda ocorrência deverá ser comunicada;
Todo procedimento será realizado pelas responsáveis pelo setor;
Caso seja necessário chamar a família, cabe aos responsáveis pelo setor.
09h45
  • Rotina _ Filme

10h30

  • Apresentação do acervo de brinquedos e livros da unidade:






  • Possibilidades de cantos

Quarto do bebê

Canto de leitura
Manicure


Feira

Teatro de Fantoche

Arara de fantasias
Cozinha


Manicure

  • Acervo de livros




Como serão divididos os brinquedos?
Onde serão guardados?
Quem é responsável pelo que?
Os brinquedos grandes (cozinha, penteadeira, arara de fantasias, carrinhos de bonecas, tábua de passar)
Qual melhor forma para que todos tenham acesso e realmente usem este material?

12h00
  • Calendário de 2011
12h30

  • Projetos Institucionais: Avaliação dos projetos e novas propostas.
    I. Hora do compartilhar – Self-service II. Mudar é preciso – Adaptação e Acolhimento III. Cantos e encantos – Teatro e narração de histórias e´apresentações musica IV. Sacola mágica – Empréstimo de livros.

Dia 03 de fevereiro de 2011

07h30
• Apresentação das crianças que já eram da unidade e levantamento das novas:

Turma Professores 2010 - Turma Professores 2011

BI Sandra e Valeria
BII A Valéria, Shirley, Denise e Claudia
BII B Sandra, Zezé, Maria Sueli e Tatiane


BII Andréia, Shirley e Viviane MGI A Kátia e Marly
MGI B Selma e André

MGA André e Zezé; MGB Rosangela e Lina; MGC Selma e Edna ; MGD Kátia e Marly; MGE Sebastião e Gessilda
MGII A Andréia e Silmara
MGII B Rosangela e Lina
MGII C Sebastião e Viviane

Professores de 2010 deverão informar os professores que estão assumindo as novas turmas:
1. Perfil da turma;
2. Seqüências didáticas realizadas;
3. Desenvolvimento nos jogos, brinquedos e brincadeiras;
4. Autocuidado (escovar os dentes, lavar as mãos e assoar o nariz)
Analise das fichas das crianças

09h30 – Café da manhã

10h00

  • Diretrizes e procedimento do projeto: Mudar é preciso.

Projeto Institucional: “MUDAR É PRECISO”
Adaptação e acolhimento


HISTÓRICO
Foi com este nome que as professoras dos BI e BII , em 2006 apresentaram uma proposta de fazer um período de acolhimento com o objetivo de minimizar o sofrimento das crianças, seus familiares e dos professores no ingresso a uma instituição educacional, especificamente no Centro de Educação Infantil “Jardim Rodolfo Pirani”.Um projeto pioneiro na região que mereceu destaque no Congresso Municipal de Educação do Município de S. Paulo, realizado em novembro do mesmo ano no Anhembi, tendo como mediador o Prof. Dr Elie Gahem da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP).
Passado dois anos deixa de ser projeto e passa fazer parte das diretrizes no nosso Projeto Político Pedagógico.
Uma conquista de toda equipe educadora, pois acreditamos que para prover um educação de qualidade perpassa por garantir um processo de acolhimento.

DIRETRIZES DE ACOLHIMENTO

O CEI Jardim Rodolfo Pirani tem como diretriz garantir um atendimento de qualidade capaz de propiciar boas condições de acolhimento dos nossos funcionários, crianças e as suas famílias de forma menos penosa possível para todos envolvidos no processo. Favorecendo a integração e o estabelecimento de vínculos afetivos e de segurança entre criança, família e educadores e buscando garantir o bem estar da criança, zelando por um atendimento individualizado.

Este processo se dará em três situações:

• Quando a criança começa a freqüentar a instituição;
• No caso de mudança de turma, remanejamento entre grupos e ou mudança dos adultos responsáveis;
• No período que antecede o desligamento do CEI

PROCEDIMENTO


Formação da equipe educadora (todas as pessoas que trabalham direta e indiretamente com as crianças) para que todos compreendam o processo de acolhimento;
I. Para efetuar a matrícula será agendado: dia e horário, para que os pais sejam recebidos pela diretora da unidade, a responsável pela área de saúde e a coordenadora pedagógica. Após a matrícula poderá ocorrer o primeiro contato com o (a) professor (a) responsável pelo seu filho (a);

OBS:
1. Quando a matrícula for para a criança iniciar no ano seguinte a família será comunicada da reunião antes do inicio do ano letivo onde conhecerão as diretrizes da unidade e os educadores que ficarão com seus filhos durante o ano;
2. Quando a criança ingressar durante o ano todas as informações sobre a adaptação e o acolhimento será realizado no momento da matrícula e a família será conduzida para conhecer a unidade e os professores responsáveis pelo seu filho.
Neste primeiro contato com a instituição, a família receberá informações gerais sobre:
  • Atendimento, nossa concepção de educação e nossos objetivos;
  • Período de acolhimento; Listagem com recomendações sobre roupa para a criança utilizar no CEI
  • Durante a matrícula será questionada informações sobre a criança, a família seus costumes, as expectativas dos pais e todos os informes burocráticos.
II. No retorno será realizado um acolhimento para toda equipe educadora;
III. Durante o período de analise, discussão, sistematização do PPP e organização da unidade, toda equipe educadora re-visitara as diretrizes do período de adaptação e acolhimento;
IV. Os educadores que já passaram pelo processo na instituição poderão expor sua experiência nos anos anteriores e em seguida os professores terão acesso as fichas de matrícula das crianças, fazer o planejamento do mês de acolhimento e preparar o ambiente;
V. No inicio do ano letivo deverá ser realizada uma reunião como todos os pais e com os professores, antes do início das atividades com as crianças, esta reunião será dividida em dois momentos:
VI. A primeira com a equipe gestora, a qual dará as boas vindas aos pais e apresentará o quadro de educadores que trabalharão com seus filhos, em seguida os pais deverão ser encaminhados às salas de seus filhos onde ocorrerá a primeira reunião com os professores;
A pauta da reunião entre Pais e Professores deverá constar destacar:
  • A importância da parceria entre a família e a instituição;
  • A importância do acolhimento;
  • A concepção de educação e de criança entendida pela equipe educadora;
  • Os combinados com os pais para o bom andamento do ano que se inicia;
  • Deverá ser solicitado à família que traga de sua casa um objeto de apego da criança (travesseiro, cobertor, brinquedo);
Será entregue os dia e horários de adaptação em que a família iniciará na instituição;


VII. No decorrer do ano caso seja necessário ingressar mais de uma criança no mesmo agrupamento é imprescindível que se estabeleçam datas pelo menos com uma semana de diferença, de forma a garantir a disponibilidade do (a) professor (a) para a criança e sua família. E todos educadores envolvidos deverão ser comunicados pela equipe gestora.

VIII. A inserção será realizada progressivamente por grupo, sendo que a criança iniciará em um período do dia (Manhã ou Tarde);

É de extrema importância que a mãe ou o pai esteja no primeiro dia com a criança e caso não seja possível ele (a) continuar até o final do período de acolhimento, será solicitado um familiar ou pessoa na qual a criança tenha uma referência;
Caberá aos professores do agrupamento avaliarem:
1) a necessidade da redução ou ampliação da permanência da família na instituição;
2) ampliação gradual da permanência da criança sem família na unidade.

Durante o período de acolhimento à coordenadora pedagógica acompanhará o processo e deverá sanar as possíveis dúvidas dos pais.

IX. No período de acolhimento serão planejadas atividades que os pais possam interagir com os filhos e que facilite o estabelecimento de vínculo afetivo com o (a) professor (a) tais como: canto de livre escolha, roda de leitura, roda de narração de histórias, parque, atividades ao ar.

X. A fim de facilitar o estabelecimento de laços afetivos com o professor serão realizados oficinas com os pais.

XI. No mês de novembro , as crianças que serão matriculadas nas EMEIs do entorno farão visitas previamente agendas com as unidades para que as mesmas possam familiarizar-se com a instituição que irá freqüentar no ano seguinte.

• Planejamento da semana de acolhimento
12h30
• Organização dos espaços

Dia 04 de fevereiro de 2011

07h30
• Apresentação do PP e diagnósticos internos
1. Concepção de criança;
2. Concepção de educação;
3. Missão da instituição
• Planejamento do acolhimento

09h00
• Café da manhã
09h15
• Organização de espaço
10h20
Reunião com a Diretora da U.E

  • Quadro de função da equipe de apoio;
FUNÇÕES EQUIPE DE APOIO


Responsável administrativo e financeiro: Goreti
Responsável pedagógico: Cris
Abrir a unidade: Lucy, Bete, Cris ou Goreti
Acolhimento das famílias: Lucy e Bete
Apoio café da manhã: Lucy e Bete
Solicitação em caso de emergência encaminhamento e acompanhamento dos prestadores de serviços: Luis e Marcia
Responsável pela chamada das crianças e passar o nº para cozinha: Lucy ou Bete
Atendimento da secretaria (telefone, pais,visitantes, cadastro de matricula): Luis e Marcia
Responsável pelo livro de ponto: Luis e Marcia
Encaminhamento de documentos de funcionários e crianças: Luis e Marcia
Entrar em contato com as famílias: Lucy, Bete e Sumara
Recuperar brinquedos e livros, confecções de materiais diversos para o uso do CEI: Kika, Quitéria e Audenora
Lavar os briquedos das salas: Audenora e Kika
Degustação: Lucy, Sumara e Bete
Ministrar os remédios e vitaminas: Lucy, Bete e Sumara
Responsável por anotar intercorrências e fazer primeiro atendimento
Manhã e intermediario: Lucy e Bete
Tarde: Sumara
Fazer relatório de intercorrências individuais e anexar em prontuário das crianças: Bete, Lucy e Sumara
Apoio no almoço: Lucy, Bete,Quitéria, Kika e Sumara
Entrega de matérias de controle (uso e retorno) tesoura, pintura de rosto, fita crepe, cola.
Manhã: Luis
Tarde Marcia
Apoio café da tarde: Sumara, Quitéria, Audenora
Apoio no jantar: Sumara, Quitéria, Audenora
Receber e entregar materiais de uso continuo para as salas: Ex. papel higiênico, folha de sulfite, sabonete liquido e materiais pedagógicos: Luis e Marcia
Pedidos até quinta-feira;
Entregar as sextas-feiras
Responsável pela reposição de papeis para uso pedagógico da sala 6.
Manhã: Kika/ Quitéria
Tarde: Audenora/ Quteria
Responsável pela documentação do PEA e HI: Quiteria
Entregar e receber a máquina digital
Manhã: Luis/ Cris ou Goreti
Tarde: Marcia/ Cris ou Goreti
Organização de fotos e filmes por turma e crianças/Atividade: Cris
Descarregar a máquina: Quitéria
Brinquedos de uso comum- almoxarifado externo disponibilizar para o professor pegar e guardar: Bete, Luis, Sumara,Audenora Quitéria,
Saída das crianças: Audenora, Sumara, Marcia e Quiteria
Fazer ronda no período da tarde ao redor do CEI: Audenora
Ficar com as crianças após as 17h25: Audenora
Verificar se todas as portas estão devidamente fechadas, guardar as chaves, fechar a unidade e e fechar os portões: Marcia, Cris, Goreti, Quitéria, Sumara e Audenora
Tirar fotos das atividades: Quitéria e Cris/volantes

  • Quadro de horário da faxina na unidade;
  • Rotina estruturante da unidade
ROTINA ESTRUTURANTE DO CEI JARDIM RODOLFO PIRANI


Entrada das Crianças 7h30 às 7h45

Café da Manhã

Mini Grupo I A e B / Mini Grupo II A 7h45 as 8h05 - 42 crianças
Berçário II A e B 8h05 as 8h25 - 36 crianças
Mini Grupo II B e C 8h25 as 8h45 - 36 crianças



Colação


09h45 as 10h00 - Turma I - BIIA, BIIB, MGIB, MGIIA
10h00 as 10h15 - Turma II- MGIA, MGIIB e MGIIC


Almoço

Berçário II A 11h00
Berçário II B 11h05
Reorganização do espaço 11h35 às 11h40
Mini Grupo I A 11h40
Mini Grupo I B 11h45
Mini Grupo II A 11h50
Reorganização do espaço 12h20 às 12h30
Mini Grupo II B 12h30
Mini Grupo II C 12h40

Higiene pessoal

Sesta


Café da tarde 14h15 às 14h30

Jantar

Berçário II A 15h40
Berçário II B 15h45
Mini Grupo A 15h50
Mini Grupo B 15h55
Mini Grupo B II A 16h15
Mini Grupo II B 16h25
Mini Grupo II C 16h35


Saída
Transporte escolar: 17h10
Pais 17h20

  • Legislação vigente referente ao funcionamento dos CEIs lei antifumo, utilização de celular e legislação sobre direitos e deveres do funcionário público municipal 8989;
  • Grupão;
  • Conselho de CEI
  • APM 2011

Organização dos espaços para acolhimento da equipe educadora














Concepção e decoração: Quitéria Campanaro



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Formação de professores em leitura literária

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5 aspectos para avaliar 2010 e planejar 2011 | Formação | Nova Escola

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Para que servem os resultados das avaliações?

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Leitores querem mais investimento no professor - Educação - Notícia - VEJA.com

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Jogos e brincadeiras para a Educação Infantil

Jogos e brincadeiras para a Educação Infantil

Rodas de leitura, conversando sobre livros | Plano de Aula | Língua Portuguesa | Nova Escola

Rodas de leitura, conversando sobre livros | Plano de Aula | Língua Portuguesa | Nova Escola

Semana de formação de Educ Infantil Creche e Pré-Escola

Semana de formação de Educ Infantil Creche e Pré-Escola: "
Proposta de estudos com o objetivo de auxiliar a instituição a potencializar este momento.
De 07 a 11 de fevereiro de 2011



Segunda-feira, dia 07 de fevereiro
Temática para estudos

Atuando na Educação Infantil


Assistir ao vídeo com palestra editada de Emília Cipriano sobre Identidade do profissional da Educação Infantil e refletir junto com seu grupo:
- O que significa trabalhar com crianças na Educação Infantil?
- Como essa compreensão aparece na minha prática cotidiana junto às crianças e suas famílias, na relação com elas, na forma como eu planejo as atividades?
Pense e responda :
- Eu escolhi atuar na Educação Infantil? Por quê?
- Sou feliz trabalhando com crianças da EI?
- O que posso fazer a partir do que assisti, para qualificar ainda mais meus saberes e fazeres?

Que tal agora, registrar suas reflexões sobre a identidade do profissional da EI e deixar um recadinho para você. Cole no seu armário ou em outro local que você acesse com freqüência e pense no importante papel que você exerce junto às crianças.





Terça-feira, dia 08 de fevereiro
Temática para estudos


Organização do tempo e do espaço na Educação Infantil

Assistir ao vídeo da palestra de Eliana Bhering sobre “O Desafio da Educação Infantil Contemporânea: qualidade, ambientes e aprendizagens na pré-escola”.
Refletir junto com seu grupo:
- “As práticas pedagógicas de sua instituição, refletem as oportunidades de aprendizagem que oferecemos às crianças no seu cotidiano?
- Como pensamos a organização do espaço, visando práticas pedagógicas que favoreçam o desenvolvimento integral das crianças?
- Os espaços e ambientes são intencionalmente preparados favorecendo os desafios nas diferentes linguagens e áreas do conhecimento?
- Os espaços de experiências e relações, planejados por você, constituem-se de processos ricos de desenvolvimento, tanto intelectuais como sociais das crianças?
- Os materiais e brinquedos são organizados de forma à facilitar o acesso da criança de acordo com o planejamento, possibilitando interações positivas?
- A brincadeira é considerada como possibilidade de aprendizagem e não somente como atividade, sem finalidade educativa?
- Estou disponível para ouvir cada criança, entender seus motivos e interesses quando penso o planejamento e a organização do espaço?
-“A arrumação da sala/dos espaços também pressupõe o tipo de rotina e os diferentes tempos que guiarão a criança durante o dia na pré-escola/creche?
-Que tal agora, você, junto com seu grupo, planejar e/ou começar a refletir a organização do espaço e do tempo que vai atuar junto às crianças, colocando no papel suas idéias? Compartilhe com seu grupo de educadores e equipe, conhecendo os recursos de que dispõe e com os quais poderão contar e aproveite para apontar as necessidades para a gestão.


“Ressaltamos que a organização dos ambientes, das interações, e dos materiais e brinquedos é ponto de partida para uma proposta de qualidade. Indicamos também a importância da organização dos tempos de maneira a valorizar, principalmente, as experiências individuais (as crianças gostam de ter seus próprios projetos) e aquelas em pequenos grupos (crianças nesta faixa etária aprendem melhor quando tem mais oportunidades de se expressar, falar, mostrar suas produções e confrontar suas ideias frequentemente em grupos menores).”



A
Quarta-feira, dia 09 de fevereiro
Temática para estudos

Cenas do cotidiano de uma escola pública: olhando a escola pelo avesso

- Assistir ao vídeo com palestra editada de Mairce da Silva Araújo e refletir junto com seu grupo:
- Pare e reflita sobre a realidade cotidiana em sua creche/pré-escola. Você percebe a importância da reflexão sobre o vivido no dia-a-dia?
- Como são tratadas as diferenças culturais em sua escola? Transformam-se inúmeras vezes, em fatores de discriminação?
- Como fortalecer nas escolas ambientes de aprendizagens que contribuam para que as crianças das classes populares aprendam de forma significativa, sem lhes impor valores e formas de ser, fazer, pensar, dizer, que silenciem e apaguem suas próprias formas de ver e estar no mundo?
- Nos espaços da creche/ pré-escola (por exemplo, os murais), as crianças afro-descendentes encontram a possibilidade de se “olharem no espelho”, reconhecendo e tendo legitimado a própria imagem?
- Será que as crianças percebem as diferenças étnico-raciais? Como será que elas se sentem? Será que isso interfere nas relações cotidianas, em suas aprendizagens?
- Como na sua instituição é tratada a temática em discussão?
Abrimos espaço para uma discussão sobre as questões étnicas e raciais que atravessam o cotidiano escolar e a importância de reafirmar no processo de educação experiências culturais das crianças. Que tal agora, você e seu grupo pensar práticas pedagógicas que insiram essa temática tão importante na constituição da identidade de nossas crianças? Mãos à obra!



Quinta- feira, dia 10 de fevereiro
Temática para estudos

Escola para Todos – Um Olhar pelo Mundo


Assistir ao vídeo com palestra editada de Mônica dos Santos e refletir com seu grupo sobre as perguntas abaixo:
- O que é escola para todos?
- Por que, para que e para quem a “escola para todos”?
- A escola de qualidade para todos reconhece a importância de seu próprio papel na formação de sociedades mais justas, e luta para extinguir ou minimizar todo e qualquer tipo de exclusão: dentro ou fora da sala de aula?
- O que é preciso para a promoção dessa escola?
- E quanto à flexibilidade curricular? Essa flexibilização garante realmente uma educação de qualidade? A adaptação do currículo aos interesses, ritmos e necessidades das crianças contribui para essa qualidade? Como pensar isso praticamente?
- A ideia é que as escolas estejam aptas a promover o melhor desempenho por parte de todos, levando-se em consideração o fato de que a aquisição de conhecimentos não se limita à instrução formal. Como trazer esse conhecimento para o currículo da creche/escola?

Dando continuidade aos estudos e reflexões da semana, vamos rever o nosso currículo e o planejamento.




Sexta- feira, dia 11 de fevereiro
Temática para estudos

Desenvolvimento da Aprendizagem

Assistir ao vídeo com palestra editada de Fábio Barbirato
e refletir junto com seu grupo:

- Como acontece a aprendizagem das crianças da Educação Infantil?
- Que propostas são adequadas para cada faixa etária?
- Como o conhecimento sobre desenvolvimento infantil pode facilitar o planejamento do profissional?
- Levando em consideração o pequeno tempo de concentração de nossas crianças, como vencer o desafio de planejar aulas agradáveis, prazerosas, instigantes que propiciem a curiosidade e a aprendizagem das crianças?






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Google Art Project, tour virtual em grandes museus

Google Art Project, tour virtual em grandes museus: "
O Google acaba de lançar o Art Project, uma ferramenta de tour virtual em museus. Com uma navegação estilo Google Stree View, o site permite explorar salas de grandes museus ao redor do mundo, entre eles o MoMA, National Gallery e o Van Gogh Museum.

Algumas obras podem ser visualizadas em alta resolução e possuem informações complementares no 'Visitor Guide'.


National Gallery


The Birth of Venus (La nascita di Venere).1483-1485
Sandro Botticelli, 1445-1510



Fonte: http://webparaeducadores.blogspot.com/2011/02/google-art-project-tour-virtual-em.html
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Coordenação

Coordenação: "Coordenação Motora, bom qual o professor que que não trabalha atividades de ligar?

Acredito que nenhum!

Eu quando criança amava fazer essas atividades, os meninos já não gostam tanto, eles preverem recortar e colar.



Fiz dez modelinhos de atividades para vocês.























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