terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Prefeito se reúne com empresários da noite carioca

FONTE: PCRJ
Em reunião com a presença do Corpo de Bombeiros, órgãos firmam compromisso de diminuir burocracia
05/02/2013  
Autor: Foto: Beth Santos


O prefeito Eduardo Paes e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros e secretário de Defesa Civil do Estado, coronel Sérgio Simões, reuniram-se na manhã desta terça-feira (05/02) com empresários da noite carioca para ajustar os procedimentos com relação aos dispositivos de segurança que as casas noturnas da cidade precisam adotar para voltarem a funcionar em conformidade com as regras. Participaram também do encontro, na sede da Prefeitura do Rio, representantes do SindRio e Abrasel, ABIH, Polo Novo Rio Antigo, além dos secretários municipais de Ordem Pública, Turismo, Urbanismo, Cultura e do Patrimônio Histórico.


Segundo o prefeito Eduardo Paes, o objetivo da reunião é garantir, acima de tudo, a segurança da população e dos frequentadores da noite carioca:


- A prioridade da prefeitura e do Corpo de Bombeiros é com a segurança. Não vamos abrir mão disso. Todos os estabelecimentos precisam obedecer às exigências dos bombeiros e, na maioria das vezes, são ajustes simples a serem feitos. Por outro lado, não queremos prejudicar o lazer, o turismo ou a economia da cidade, por isso chamamos o setor para conversar.


Foi firmado o compromisso por parte do poder público de diminuir a burocracia a fim de agilizar a retirada da documentação necessária em caso de realização de obras físicas para se adequar às exigências dos bombeiros. A Prefeitura do Rio publica amanhã decreto estabelecendo prazo de 48 horas para análise documental e emissão de parecer em caso de estabelecimentos que foram fechados e já realizaram as modificações necessárias, inclusive imóveis tombados ou preservados pelo Patrimônio Municipal.


Durante as vistorias, o Corpo de Bombeiros está avaliando quesitos simples, porém essenciais para a segurança dos frequentadores. Entre os principais problemas encontrados nas casas vistoriadas estão o excesso de lotação, a desobstrução das vias de escape, a falta de padronização ou de sinalização das saídas de emergência, e dispositivos de proteção sem funcionar.
- Nosso objetivo é a parceria com os proprietários e com a prefeitura, entendendo que todos fazem parte de um processo contra a redução do risco. Tão logo as exigências apontadas pelos técnicos sejam cumpridas, as casas serão liberadas - esclareceu Simões.


Os proprietários que tiveram seus estabelecimentos fechados pelo Corpo de Bombeiros por risco à população devem se adequar aos quesitos apontados e se dirigirem ao Quartel Central. A Diretoria de Serviços Técnicos (Praça da República, 39 - Centro) vai centralizar e viabilizar os pedidos e a equipe de vistoria para, em caso de cumprimento das regras, o estabelecimento ser reaberto imediatamente.


O SindRio (Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes) estuda a criação de um selo atestando a qualidade e segurança das casas noturnas, restaurantes e bares da cidade. O sindicato mobiliza ainda todos os empresários da noite carioca para que estejam em conformidade com as exigências impostas pelos bombeiros e pela prefeitura. Aqueles com casas interditadas se comprometeram a atender os requisitos em até 24 horas para que possam voltar a funcionar.

4 DE FEVEREIRO - Inca usa Dia Mundial do Câncer para desmistificar doença

 http://www.blog.saude.gov.br/
Inca usa Dia Mundial do Câncer para desmistificar doença:
O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) quer marcar o Dia Mundial do Câncer, 4 de fevereiro, derrubando os mitos e apresentando as verdades sobre a segunda maior causa de morte em todo o mundo. Com o slogan “Ter câncer não é uma questão de destino”, a campanha frisa que desenvolver ou não a doença, em muitos casos, depende dos nossos hábitos de vida. O tema foi escolhido pela União Internacional para Controle do Câncer (UICC), que também criou a data, em 2005, para promover a prevenção à doença.
Em parceria com a Rodoviária Novo Rio, o INCA promove uma ação informativa sobre os mitos do câncer, entre os dias 4 e 8 de fevereiro, com objetivo de chamar a atenção da população para questões que envolvem crendices e até fantasias relativas ao tema. A ação contará com artistas fazendo intervenções sobre uma doença que ainda é vista, por muitos, como uma questão de azar ou destino, sem levar em conta os fatores de risco que podem ser evitados. Nos panfletos, orientações sobre o que fazer para diminuir em até 30% as chances de desenvolver diferentes tipos de câncer. Também para celebrar a data, o Morro da Urca ficará iluminado de laranja e azul, as cores da UICC.
O tema também será trabalhado em ações informativas, ao longo do ano. Uma delas está no site do INCA, com um teste sobre mitos associados ao câncer: desodorante, narguilé, fatores hereditários, entre outros. Faça o teste e confira a verdade sobre essas e outras questões.
Só no Brasil, de acordo com o INCA, são estimados para este ano 520 mil novos casos da doença. Levando em conta que a cada três casos de câncer um pode ser prevenido, o Instituto quer desmistificar as crenças sobre a doença, com foco na prevenção. Apesar de a data ser lembrada uma vez por ano, é importante se cuidar todos os dias.
Muitos tipos de alimentos têm sido associados ao desenvolvimento de câncer, principalmente de mama, cólon e reto (intestino grosso), próstata, esôfago e estômago. Para evitar problemas o ideal é não exagerar, buscando balancear a ingestão de alimentos rápidos com um cardápio mais saudável. O nutricionista do INCA, Fábio Gomes, explica como a alimentação atua na prevenção do câncer. “Existem três mecanismos nos alimentos que atuam para proteger o nosso organismo contra o surgimento de câncer, e os compostos são encontrados, principalmente, nas frutas, legumes e verduras. O primeiro protege as células evitando que o fator cancerígeno entre em contato e provoque alguma mutação no material genético, transformando a célula saudável em uma precursora do câncer, anulando a ação dos agentes. O segundo, considerando que esse agressor já chegou na célula, tem outros compostos que tem a capacidade de promover o conserto do defeito que foi causado pelo agente. E o terceiro, vem de alimentos que têm componentes que promovem a morte da célula defeituosa evitando que ela possa se propagar e iniciar um câncer”, explica Fábio Gomes.
O nutricionista lembra que os alimentos também podem ser o vilão responsável pelo desenvolvimento do câncer. Ele faz um alerta, principalmente, para as pessoas que passam muito tempo na rua ou no trabalho e se alimentam de maneira indevida. “A alimentação também pode aumentar o risco de desenvolver câncer. Não é recomendado fritar e nem grelhar as carnes, frango ou peixe porque nesse processo de preparação são formadas substâncias cancerígenas que podem aumentar o risco de câncer no estômago e no intestino. Em um self-service deve-se comer arroz, feijão, legumes e dar preferencia as carnes brancas ou carnes que foram cozidas ou ensopadas. E também é bom ter na metade do prato hortaliças e legumes. As vezes em um pacote de biscoito você tem mais calorias do que em prato inteiro de comida. Substituir a refeição por um lanche aumenta a chance de ganhar peso e o excesso de peso está relacionado a vários tipos de câncer como pâncreas, rins, esôfago, mama, colo e reto. O ideal é que você se cerque de alimentos saudáveis e se distancie o máximo de alimentos que ajudam a ganhar peso”, comenta.
O nutricionista ainda informa que todos os dias o nosso corpo produz agentes cancerígenos que ficam em contato com o intestino e que fazem parte do processo de digestão, mas se o intestino está funcionando regularmente ajuda a evitar que esses agentes atinjam o corpo. Alimentos como feijão, grão de bico, lentilha, cereais integrais e fibra podem ajudar a prevenir o câncer no intestino, por exemplo.
Cigarro e álcool - De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo. O uso combinado de cigarro e álcool traz mais riscos de desenvolvimento de câncer, principalmente de faringe e laringe. Outro alerta é sobre o consumo exagerado álcool, associado a importantes tipos de tumores malignos, como os de boca, esôfago e fígado. Outra modalidade de fumo que vem chamando a atenção é o uso do narguilé, que ao contrário do muitos acreditam é bastante prejudicial à saúde.
“O ideal para a prevenção de câncer é não consumir bebida alcoolica. Mas para quem consome o ideal é consumir até duas doses, cerca de 600 ml de cerveja ou duas taças de vinho para o homem e para a mulher a metade disso. O álcool aumenta o risco de câncer no fígado. A digestão do álcool gera um produto que é cancerígeno e agride o fígado e toda a cavidade oral com qual o álcool tem contado como boca e garganta. Essa agressão pode inflamar a célula e causar alterações que podem se transformar em um câncer. Pessoas que fumam e bebem tem o poder cancerígeno potencializado nessa região”.
Sol – No Brasil, o câncer de pele lidera o ranking de cânceres com 120 mil casos, o que corresponde a 25% do total dos cânceres. No verão é comum famílias inteiras se divertirem ao ar livre, se expondo à luz solar. É importante dar o alerta dos cuidados, principalmente, com as pessoas de pele mais clara.
Mitos e verdades
  • Mito 1: O câncer é apenas um problema de saúde
  • Verdade: o câncer tem implicações sociais, econômicas, de desenvolvimento e de direitos humanos.
  • Mito 2: O câncer é uma doença somente de idosos.
  • Verdade: em muitos países o câncer está entre as maiores causas de morte de crianças entre cinco e quatorze anos. Além disso, a maior parte das 750.000 mortes anuais por câncer cervical ou de mama ocorrem em mulheres em período fértil.
  • Mito 3: O câncer é uma sentença de morte
  • Verdade: a maior parte dos casos de câncer em estágio inicial são menos letais e de mais fácil tratamento que em estágio avançado.
  • Mito 4: ter câncer é o meu destino
  • Verdade: com as estratégias certas, mais de um em cada três casos de câncer podem ser prevenidos.
Camilla Terra / Blog da Saúde

Dermatologista explica como se proteger das doenças de pele no verão

 http://www.blog.saude.gov.br/
Dermatologista explica como se proteger das doenças de pele no verão:

Foto: Divulgação
Apesar das chuvas que vêm caindo com frequência nas regiões Sul e Sudeste, com o verão chegam também as preocupações com as doenças de pele, como miliária (brotoeja), micoses, acnes, queimaduras solares e, principalmente, o câncer de pele, conforme alerta a coordenadora do Serviço de Dermatologia Ocupacional da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) Maria das Graças Mota Melo. Usar roupas leves, passar protetor solar diariamente, hidratar-se e evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h são algumas das principais dicas dos dermatologistas para adultos, crianças e trabalhadores expostos diariamente ao sol.
Os cuidados vão além dos já citados. Como a incidência dos raios ultravioleta está cada vez mais agressiva, pessoas de todos os tons de pele devem estar atentas, evitar exposição solar e se proteger quando expostas ao sol. A recomendação, segundo a dermatologista, vai além do uso correto do filtro solar. Devem ser usados chapéus com abas largas e, na praia, barracas de algodão ou lona que absorvem 50% da radiação ultravioleta. Existem, inclusive, chapéus e roupas com proteção solar que podem ser utilizados conforme a necessidade.
O ideal é que o fator de proteção solar (FPS) do filtro seja 30 ou mais. Os pais devem estar atentos às crianças, pois são mais sensíveis ao sol. Já os homens devem ser informados sobre a importância de proteger a pele, pois as mulheres se cuidam mais com a utilização de hidratantes e filtro solar, explica a pesquisadora. Em relação aos trabalhadores, Maria das Graças revela que jardineiros, trabalhadores da construção civil, garis, guardas de endemias, agentes de saúde, salva-vidas e demais profissionais cuja atividade envolve exposição solar devem tomar os mesmos cuidados.
Como fazer o autoexame da pele?
1. Em frente ao espelho, com os braços levantados, examine seu corpo de frente, de costas e os lados direito e esquerdo
2. Dobre os cotovelos e observe cuidadosamente as mãos, antebraços, braços e axilas
3. Examine as partes da frente, detrás e dos lados das pernas, além da região genital
4. Sentado, examine atentamente a planta e o peito dos pés, assim como entre os dedos
5. Com o auxílio de um espelho de mão e de uma escova ou secador, examine o couro cabeludo, pescoço e orelhas
6. Por fim, ainda com auxílio do espelho de mão, examine as costas e as nádegas
Orientações para a prevenção do câncer de pele
1. Use protetor solar todos os dias, mesmo em dias nublados e chuvosos
2. Evite exposição solar
3. Examine regularmente sua pele em busca de ferida que não cicatriza ou sinal que está crescendo ou mudando de cor
4. Procure um serviço de dermatologia ao encontrar alterações suspeitas na pele
Dicas especialmente voltadas para a exposição ocupacional
1. Use protetor solar diariamente
2. Além do filtro solar, fazem parte da proteção chapéus de abas largas, camisas de mangas compridas, calças e óculos escuros
3. Procure lugares com sombra sempre que puder
4. Se possível, evite trabalhar exposto ao sol sem proteção adequada, principalmente nos horários mais quentes do dia (entre 10 e 16 horas)
5. Evite exposição ao sol quando não estiver trabalhando
6. Procure um serviço de dermatologia ao encontrar alterações suspeitas na pele
Fonte: Fiocruz

Volta às aulas: Materiais escolares adequados previnem acidentes

 http://www.blog.saude.gov.br/
Volta às aulas: Materiais escolares adequados previnem acidentes:

Foto: Corbis Images
Na hora das compras dos novos materiais escolares, a escolha deve ir além da pesquisa de preço. O momento fundamental para escolher com cuidado produtos que não levarão riscos aos novos aprendizes. Os pais devem preferir materiais atóxicos e estarem atentos a peças que possam facilmente se soltar e serem engolidas, inaladas ou até mesmo causar ferimentos e alergias às crianças.
“Colocar objetos na boca ou pegar frascos com líquidos coloridos são comportamentos característicos das crianças, mas que também podem colocá-las em grande risco de envenenamento e intoxicação não intencional”, explica a coordenadora Marta Silva, da Área Técnica de Vigilância e Prevenção de Violências e Acidentes (CGDANT/DEVDANTPS/SVS/MS). A maioria dos produtos parece inofensiva com desenhos e cores para chamar atenção das crianças, mas os pais devem se atentar a características que vão além da aparência.
Borrachas com aromas e desenhos, massas de modelar que se transformam em comidinhas no imaginário infantil, dedos lambuzados de colas coloridas, todos esses produtos devem ser seguros para a brincadeira não perder a graça. “A criança não tem noção de perigo, portanto, um material escolar mal escolhido pode ferir ou causar algum outro dano, como engasgo por peças pequenas e até a ingestão de um produto tóxico”, afirma Marta.
Os objetos devem ser escolhidos de acordo com a faixa etária da criança e deve-se atentar a detalhes sobre a composição ou indicação do produto descrita na embalagem. Cola, corretivo, tintas, canetinhas e massa de modelar podem conter substâncias tóxicas ou causar alergias. É importante observar se há alguma substância desconhecida pelo responsável, ou se a embalagem informa que o produto é atóxico.
Crianças até quatro anos de idade tendem a pôr pequenos objetos na boca, o que pode causar sufocamento. Material que contenha peças menores do que 3 centímetros e que podem se soltar não são recomendado aos pequenos. Na hora de escolher a tesoura, para estudantes de qualquer idade, dê preferência às sem ponta. O ideal é que tesouras tenham um estojo próprio, assim como os compassos. Em todos os produtos escolhidos, é imprescindível que tenha na embalagem o selo de aprovação pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Fonte: Fabiana Conte / Comunicação Interna do Ministério da Saúde

CLAUDI A COSTIN FALA no Estadão: Os caminhos para a educação integral

 http://construtoresdecidadania.blogspot.com/
Leia no Estadão: Os caminhos para a educação integral:
Por Claudia Costin * (fotografada por Fabio Motta/Estadão).
Quando observamos as características da educação oferecida nos países mais bem colocados no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), um dado chama a atenção: nenhum conta com apenas quatro ou cinco horas de aula. O processo de ensino-aprendizagem demanda tempo. Por muito tempo se pensou em organizar a jornada escolar de tempo integral nas escolas públicas apenas como forma de atender às necessidades dos pais que trabalham ou ofertar às crianças mais pobres oportunidades de utilização do tempo livre com atividades como artes e esportes, que alunos de classe média recebem naturalmente de suas famílias. Os resultados do Brasil no Pisa nos obrigam a olhar com muita seriedade para os imensos desafios que ainda devem ser enfrentados se nos quisermos colocar não apenas entre as nações com economias forte, mas também entre as que têm chances de construir um futuro melhor para as novas gerações. Esse olhar implica ir além das expectativas imediatas dos pais e oferecer mais que um espaço seguro ou oportunidades de diversificação de repertório das crianças. Envolve a consolidação do que é básico na educação: desenvolver a capacidade de leitura, interpretação e escrita, raciocínio matemático e o fomento de mentes investigativas. Para isso, além da oferta de mais tempo na escola, deve-se trabalhar com mais tempo significativo de ensino e enriquecimento de repertório. Ou seja, a escolha não é entre oficinas pós-escola ou mais aulas, ambas são importantes. Ao buscar um salto na qualidade da educação carioca, a partir de 2009, tínhamos consciência de que se deve iniciar o processo de transformação pela definição do que se espera que as crianças aprendam. Isto é, não iniciamos o trabalho fixando metas de escolas em tempo integral, mas estabelecendo um currículo claro e instrumentos pedagógicos a ele associados. Prosseguimos o percurso investindo em duas peças-chave para a melhoria da aprendizagem: capacitação de professores e constituição de um sistema forte de reforço escolar. Com essas medidas conseguimos avançar muito no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e em avaliações externas de que os alunos do município participam. Nas escolas em áreas conflagradas, onde crianças e jovens são mais vulneráveis, oferecemos uma modalidade de educação em tempo integral com oficinas após as aulas, com base no Mais Educação, iniciativa interessante oferecida pelo MEC. Nelas a escola pôde selecionar, com base em critérios próprios, um grupo de alunos que frequentaram oficinas de artes, esportes e reforço escolar. Para que tudo funcionasse bem um educador comunitário acompanhava as crianças nas oficinas e fazia a ponte entre estas e as atividades mais acadêmicas. Dado o sucesso da iniciativa, resolvemos estender essa forma de estruturação do tempo integral a mais escolas, em especial as com desempenho educacional mais fraco. Mas ainda não se tratava de educação integral para todos e com uma grade curricular de tempo integral. Assim, embora essas escolas tenham apresentado desempenho melhor, percebemos que seria fundamental estender o tempo de aula reservado ao currículo básico para podermos, de fato, dar um salto na qualidade na educação. Projeto de lei proposto na Câmara Municipal abriu uma oportunidade nessa direção. Estabelecia o projeto a exigência de pôr toda a rede, progressivamente, em período integral. Numa rede formada por 1.074 escolas, essa progressividade fazia muito sentido. Além disso, o Rio, mais que outras cidades, vive um processo acelerado de transição demográfica, dado que o número médio de filhos por mulher caiu para 1,6. Assim, se construíssemos rapidamente o número de escolas necessárias para todos estudarem em tempo integral, em pouco tempo elas estariam ociosas. Aprovada a proposta, elaboramos um plano diretor para pôr toda a rede em turno único de sete horas de aula para escolas que atendem do 1.º ao 6.º anos e de oito horas para as que têm alunos do 7.º ao 9.º, seguidas de oficinas de artes, esportes e reforço escolar. Nesse plano não previmos só obras e contratação de professores, mas identificamos para cada território a dinâmica demográfica prevista e quantas unidades de cada tipo de escola seriam necessárias, considerando a especialização dos prédios escolares por tipo de atendimento: espaços de desenvolvimento infantil, ensino fundamental I e II. Mas não é suficiente pôr todas as escolas em tempo integral. A carreira do professor precisa ser adequada a essa realidade. Não faz sentido ter um professor dando aulas em três escolas diferentes, ou com uma carga horária de 16 horas, se os alunos ficam o dia todo na escola. A implantação da escola em tempo integral é um bom momento para fazer cada professor se dedicar integralmente a apenas uma delas, com mais tempo para o processo de ensino e para maior interação com os alunos. Assim, a partir do final de 2010 passamos a realizar concursos apenas para professores com carga horária de 40 horas. É um grande desafio de gestão definir o sequenciamento da construção de cada escola, da lotação de professores de 40 horas, do investimento em formação para assegurar um perfil mais voltado para a formação integral do aluno, que fica agora o dia todo no ambiente escolar, e para trabalhar melhor com parceiros da comunidade que integram as oficinas pós-escola. Esse novo perfil também inclui elementos do que Edgard Morin chamou de religação dos saberes, a possibilidade de tornar o professor o mediador do processo de aprendizagem, e não mero fornecedor de aulas, dentro de sua especialidade. Um professor mais polivalente, especialista não numa área específica, e sim profundo conhecedor de como o aluno aprende. Esses cuidados, integrados a uma política educacional não fragmentada, com definição clara do que se espera que a criança e o adolescente aprendam, podem estar no centro do processo do salto de qualidade que o Rio e o País precisam dar. Ainda falta muito, mas já dá para enxergar o caminho, que será longo e não sem percalços. * Claudia Costin é Secretária Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Acesso em http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,os-caminhos-para--a-educacao-integral-,991186,0.htm LEIA TAMBÉM: Aplicativo brasileiro finalista em prêmio da ONU traduz português para língua de sinaispor Mariana Congo, acessando http://blogs.estadao.com.br/radar-tecnologico/2013/01/31/finalista-do-wsa-mobile-aplicativo-brasileiro-hand-talk-traduz-portugues-para-libras/ O aplicativo Hand Talk é um dos dois brasileiros entre os 40 finalistas mais bem votados do WSA-Mobile, premiação da Organização das Nações Unidas (ONU) para os melhores aplicativos móveis do mundo. O prêmio será entre 3 e 5 fevereiro, em Abu-Dahbi. Criado por três empreendedores de Maceió (Alagoas), o aplicativo tem a função básica de traduzir o português para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), da comunidade surda. Mãos que falam O Hand Talk ainda está em fase de desenvolvimento. É um processo minucioso, segundo os criadores, pois a precisão dos gestos é fundamental. O avatar, batizado de Hugo, é quem faz a tradução. “As expressões faciais são muito importantes na Libras. O personagem precisa representar os gestos de forma clara. É como no português, em que a entonação define se uma frase é uma pergunta ou uma afirmação”, explica Thadeu Luz, COO do projeto, responsável pela animação em 3D e operação. No vídeo abaixo, os criadores demonstram as três funções do app: traduzir texto, voz e imagem para a Libras. A Língua Brasileira de Sinais tem uma estrutura gramatical própria, diferente do português. Por isso, parte da comunidade surda não chega a entender textos em português. O projeto: “Estamos entre os cinco melhores aplicativos do mundo na categoria inclusão. Para Alagoas, para nós e para o Brasil é muito bom estar entre grandes projetos”, diz Ronaldo Tenório, CEO do Hand Talk, responsável pelo planejamento e marketing. Além de Ronaldo e Thadeu, completa a equipe Carlos Wanderlan, CTO, responsável por tecnologia e desenvolvimento. A ideia do Hand Talk já existe desde 2008, mas começou a se tornar realidade em 2012. O app participou do Demoday, evento de startups de Alagoas, e foi vencedor do Rio Info em 2012, tradicional salão de inovação. Alguns investidores e organizações já fecharam parcerias com o Hand Talk, dentre eles a Artemísia, que apoia negócios sociais. “Nos chamou atenção a característica da equipe. Eles têm conhecimentos complementares e visão de negócio, um caso raro. Muitas startups têm boas ideias mas dificuldade de executar o trabalho”, diz Nelo Brizola, responsável pelo programa de aceleradores de impacto da Artemísia, que recebe inscrições o ano todo. Ainda neste ano, o plano dos empreendedores é finalizar o protótipo e disponibilizá-lo para aplicativos móveis e computador. O avatar “Hugo” traduz português para língua de sinais / Imagem: Reprodução
WSA-Mobile: No evento entre 3 e 5 fevereiro, em Abu-Dahbi, os aplicativos serão apresentados para uma banca de júri, que elegerão os vencedores de cada uma das oito categorias. Uma votação aberta na internet (encerrada no dia 29/01) vai ter peso na decisão final dos jurados. Nesse quesito, o Hand Talk ficou entre os primeiros. Os concorrentes: Na mesma categoria de inclusão e acessibilidade do WSA-Mobile, concorrem outros quatro finalistas: MagicReader: aplicativo japonês que permite uma nova experiência de leitura em iPad. Apenas com o gesto da cabeça (detectado pela câmera do aparelho), o usuário consegue trocar a página da publicação. Pode ser usado, por exemplo, por deficientes ou pessoas feridas, com dificuldade para usar as mãos. Disponível no iTunes. AlzNav: de Portugal, esse aplicativo para Android foi pensado para auxiliar idosos ou pessoas com doenças degenerativas (em estágio inicial), como o Mal de Alzheimer. Ajuda os usuários e familiares a terem maior sensação de segurança, estabelecendo um limite de raio em que a pessoa pode andar pela cidade, gerando alertas e facilitando pedidos de ajuda. Tem função de navegação, indicando rotas como “ir para casa”. Blanco & Negro: aplicativo para pessoas com deficiência visual, criado no Equador. Usa gestos e sintetizador de voz para acessar as funções do celular. Ainda em fase de desenvolvimento. WheelMap: da Alemanha, o app é um mapa online que indica as melhores rotas para pessoas que usam cadeira de rodas. Os usuários podem contribuir, marcando no mapa os melhores e piores locais públicos para circulação. Estabelecimentos, como restaurantes e teatros, podem ser avaliados pelo nível de acessibilidade. Disponível para download no iTunes e Google Play. Origem das fontes http://www.estadao.com.br/educacao/

Prêmio reconhece iniciativas em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes

 http://portal.aprendiz.uol.com.br/
Prêmio reconhece iniciativas em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes:


Informações com Rede Andi
Até o dia 5 de abril estão abertas as inscrições para a 3ª edição do Prêmio Neide Castanha de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. Para concorrer, os participantes devem ser personalidades e instituições que, assim como Neide Castanha, se destacaram na defesa dos Direitos de meninos e meninas, em especial dos Direitos Sexuais, nas seguintes categorias: Boas Práticas; Produção de Conhecimento; Cidadania; Protagonismo de Crianças; e Adolescentes e Responsabilidade.
As inscrições podem ser feitas por meio do formulário disponível no edital ou ainda no blog do prêmio. O reconhecimento será concedido aos vencedores durante a mobilização do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lembrado no dia 18 de maio.
Neide Castanha

O prêmio recebe o nome de uma das maiores expressões da luta pelos direitos de crianças e adolescentes no Brasil. Neide Castanha esteve presente na mobilização pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, na formulação do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, que resultou na criação do Comitê Nacional, do qual esteve a frente até o seu falecimento, em 2010. Neide também foi uma das fundadoras do Centro de Referência Estudos e Ações sobre Crianças e Adolescentes (Cecria). Por sua atuação, recebeu diversas homenagens sendo a última, post mortem, o Prêmio de Direitos Humanos 2010, concedido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.
Informações: http://www.premioneidecastanha.blogspot.com.br

As inscrições podem ser feitas até 5 de abril.

Curso da Atualização em Atenção ao uso prejudicial de Álcool e outras Drogas.

 http://saudementalrj.blogspot.com/
Curso da Atualização em Atenção ao uso prejudicial de Álcool e outras Drogas.:

Cardápios a Serem Praticados nas Unidades Escolares – Semana de 04 a 10/02/2013

 http://crhsmerjecoando.blogspot.com/
Cardápios a Serem Praticados nas Unidades Escolares – Semana de 04 a 10/02/2013:

Aviso E/SUBG/CIN de 31/01/2013 (D.O. Rio nº 215 de 01/02/2013 – p. 55 a 58).
O Coordenador da Coordenadoria de Infraestrutura em atendimento ao Decreto nº 30.863 de 02/07/2009 divulga os cardápios do Programa de Alimentação Escolar a serem praticados na semana de 04 a 10/02/2013.
A Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através do Programa de Alimentação Escolar (PAE), atende aos alunos matriculados na rede municipal de ensino, escolas e creches, com cardápios elaborados por nutricionistas, tendo o objetivo de garantir às crianças o acesso a uma alimentação saudável e adequada, que compreende o uso de alimentos variados, seguros, que respeitem a cultura e que promovam a formação de hábitos alimentares saudáveis, levando em consideração o tempo de permanência do aluno na unidade e a faixa etária nas creches.
O planejamento dos cardápios é composto por quatro semanas (semana A, semana B, semana C e semana D) de acordo com o tipo de refeição a ser fornecida. Os cardápios são os mesmos para toda a rede municipal de ensino e a sua execução ocorre de forma alternada, ou seja, as Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) utilizam semanas diferentes, conforme anexos.
(Publicado no Ecoando n.º 26 - 2013)




Funcionamento das unidades de saúde no feriado

 http://crhsmerjecoando.blogspot.com/
Funcionamento das unidades de saúde no feriado:

Comunicado SMSDC de 05/02/2013 (D.O. Rio nº 217 de 05/02/2013 – p. 83).
A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil informa que hospitais de emergência e unidades 24 horas funcionarão normalmente, de forma ininterrupta, durante todo o período de Carnaval. Já as unidades primárias de saúde (centros municipais e clínicas da família) estarão abertas nos pontos facultativos de sexta-feira, dia 8, até as 12h, e de quarta-feira, dia 13, a partir das 13h. Os postos não funcionarão de sábado, dia 9, até a terça-feira, dia 12. Para mais informações a população deve ligar para o Disque-Rio da Prefeitura, no telefone 1746. 
(Publicado no Ecoando n.º 26 - 2013)




IDÉIAS - MÁSCARAS PARA COMEMORAR O CARNAVAL - parte 1

 http://pedagogiccos.blogspot.com/
MÁSCARAS PARA COMEMORAR O CARNAVAL - parte 1:  O Carnaval é uma festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C.. Através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. Passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica em 590 d.C.
Que tal fazer uma máscara para os seus alunos comemorarem esta data? Então segue alguns modelos retirados da net que poderam ser impressos e pintados ou servir como molde para recortar em cartolina ou no EVA.






Material educativo traz dicas para navegação de crianças e adolescentes na web

 http://portal.aprendiz.uol.com.br/

“Direitos e deveres online, conecte-se com respeito” é o tema desta edição Dia da Internet Segura.
Por sua natureza polivalente e livre, a internet pode ser o meio de difusão de crimes bastante diversos, que vão desde os mais notórios, como fraudes e pedofilia, até outros menos comentados, mas igualmente nocivos, como o preconceito, difamação e a injúria. O “Dia da Internet Segura”, ação articulada em 85 diferentes países busca a conscientização para combater esses crimes.
No Brasil, a data é comemorada nesta terça-feira, diz 5/2. A iniciativa visa conscientizar os usuários sobre o uso seguro e responsável da rede. “Direitos e deveres online, conecte-se com respeito” é o tema da campanha para este ano.
Para os educadores interessados em tratar do tema em sala de aula, um dos materiais disponíveis são as cartilhas online do movimento Família Segura na Internet. Com uma apresentação gráfica atraente e de fácil leitura, o material é dividido em 4 publicações digitais, disponíveis para download.
A primeira delas, “Criança Segura na internet” é um guia geral com informações voltadas tanto à crianças e adolescentes quanto a pais e professores. São tratados assuntos recorrentes no cotidiano do internauta, como recomendações nos casos de cyberbullying, até cuidados básicos que os próprios jovens e as crianças devem ter ao “baixar” um arquivo em seu computador.
O Guia de Postura em Redes Sociais traz um resumo dos crimes praticados no ciberespaço, com a respectiva lei e penas previstas. “Minha Primeira Compra na Internet” traz dicas para realizar compras online com segurança. Completa o conjunto o livreto “A internet segura do Menino Maluquinho”, de Ziraldo. A narrativa mostra o entusiasmo do protagonista com a chegada da banda larga e a possibilidade de descoberta de novos vídeos e games. No percurso da história são apresentadas várias dicas para a aumentar a segurança durante a navegação.
Entre as atividades programadas para a data está um bate-papo online com o jornalista Marcelo Tas, o deputado federal Jean Wyllys e a ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário. O debate acontece hoje (5/2), às 16h e será retransmitido pelo Portal EBC. Jovens comprometidos com a cidadania na web também participarão, como é o caso de Isadora Faber, estudante de Santa Catarina que criou a página Diário de Classe, no Facebook, contando as mazelas de sua escola.
Outra novidade é lançamento do portal voltado a adolescentes da SaferNet Brasil, associação da sociedade civil responsável pela organização da data no país. Outras 60 atividades estão previstas. Acesse aqui programação completa.

VEJAM ESTE DOCUMENTÁRIO - MUITO ALÉM DA ALIMENTAÇÃO

Excelente documentário sobre obesidade infantil.


Escolas públicas municipais do Rio estarão fechadas nos dias 14 e 15


05/02/2013

Decreto do prefeito Eduardo Paes, nesta terça-feira, 05/02, determina que as escolas públicas municipais do Rio não terão expediente nos dias 14 e 15, quinta e sexta-feira da próxima semana.

Na publicação do Diário Oficial do Município, esse período de dois dias será considerado recesso escolar.

AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 02 a 08 de fevereiro

 http://elosdasaude.wordpress.com/
marchinhas-de-carnaval 
CARNAVAL E SAÚDE
Carnaval também é época de promoção da saúde! Essa semana, diversas ações aproveitam a folia para lembrar que é sempre hora de prevenir a dengue,  a Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis (DST). Na segunda-feira, dia 04, a CAP 2.2. promove o Concurso de Marchinhas contra a Dengue,  a partir das 13h, na quadra do Salgueiro (Rua Silva Teles 104, Andaraí). A festa contará com a apresentação dos quinze concorrentes do concurso, além do Bloco da Promoção da Saúde e de ações de prevenção das DST/Aids protagonizadas pela Rede de Adolescentes e Jovens Promotores de Saúde (RAP da Saúde) e drag queens.  Para quem não participou do concurso este ano, o evento também lançará o Concurso Municipal de Marchinhas para 2014.
Na quarta-feira, dia 06, o Trem da Prevenção circulará do Engenho de Dentro à Central, com estandes educativos. A ação contará com a participação de 30 agentes de saúde e voluntários, grupo de pagode da Comlurb, Bloco da Promoção da Saúde e drag queens. À tarde, o RAP da Saúde e drag queens realizam ação de prevenção das DST/Aids no entorno do prédio da Prefeitura do Rio, na Cidade Nova. Na quinta-feira, dia 07, a mobilização acontece no Largo da Carioca, em parceria com o Shopping Edifício Avenida Central. Além de uma tenda no Largo da Carioca, a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC-RJ) montará dois estandes educativos nas principais entradas do shopping. Uma equipe formada de 50 agentes de saúde e voluntários, integrantes do RAP da Saúde e drag queens estará no local para interagir com a população e trocar ideias sobre prevenção da dengue e das DST/Aids.
forum ong tb rj

TUBERCULOSE EM PAUTA
O Fórum ONGs Tuberculose / RJ dá início à sua agenda de reuniões nesta quinta-feira, dia 07, no auditório da Fundação Ataulpho de Paiva (Av. Almirante Barroso, 54 – 15º andar – Centro). O encontro acontece de 9h30 às 13h e é aberto a todos os interessados. Na pauta, estão propostas de atividades alusivas ao Dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose, 24 de março; apresentação dos relatórios da visita de monitoramento e avaliação do Estado do Rio de Janeiro, realizada em 2012 pelo Programa Nacional de Controle da Tuberculose do Ministério da Saúde e a participação do Fórum no bloco carnavalesco “Vestiu Uma Camisinha Listrada e Saiu Por Aí”. Mais informações:  forumongstbrj@yahoo.com.br

curso de especialização em Saúde Pública da Ensp/Fiocruz 
ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA
Estão abertas até domingo, 3 de fevereiro, as inscrições para o curso de especialização em Saúde Pública oferecido pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz). O curso, que está na grade curricular da Escola há 57 anos, pretende introduzir o aluno no campo da saúde coletiva e gerar competências para sua atuação como sanitarista. O curso busca capacitar o aluno para identificar problemas prioritários na área da saúde, buscar soluções criativas e aplicar técnicas e instrumentos adequados às características da situação de saúde e do sistema de saúde brasileiro. O curso, com carga horária total de 690 horas, será ministrado as segundas e terças-feiras, em horário integral, entre abril de 2013 e abril de 2014. Confira a chamada pública para o curso de especialização em Saúde Pública da Ensp/Fiocruz.
curso de capacitação profissional em Vigilância em Saúde no Contexto Hospitalar do IFF/Fiocruz 
CAPACITAÇÃO EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE
O Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) está com inscrições abertas para curso de capacitação profissional em Vigilância em Saúde no Contexto Hospitalar. O curso é gratuito e tem carga-horária de 520 horas, com aulas práticas e teóricas. Com o objetivo de qualificar a equipe multiprofissional de saúde para ações de vigilância no âmbito hospitalar, o programa abordará, entre outras temáticas a prevenção e o controle de infecções; a investigação de surtos,  doenças de notificação compulsória, notificações de eventos adversos relacionadas aos processos de trabalho e medidas de biossegurança e de gerenciamento de resíduos. São oferecidas seis vagas para profissionais de saúde que tenham concluído a formação universitária em instituições credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC). As inscrições podem ser feitas até 14 de fevereiro. Acesse o edital do curso de capacitação profissional em Vigilância em Saúde no Contexto Hospitalar do IFF/Fiocruz.

FIQUE SABENDO - PROTESTE: Conheça os verdadeiros riscos da pílula Diane-35

 http://www.blogdasaude.com.br/
PROTESTE: Conheça os verdadeiros riscos da pílula Diane-35:
O risco está na AUTOMEDICAÇÃO. Mulheres que tomam a pílula com acompanhamento médico, não devem entrar em pânico. Se notar algum efeito adverso (como os descritos abaixo), procure o seu médico.
O que a PROTESTE diz sobre o Caso Diane-35:
“O medicamento Diane 35 do laboratório Bayer, como qualquer outro que combina estrogênios e progestágenos, apresenta riscos de efeitos colaterais como acidente vascular cerebral e trombose venosa, como claramente estão descritos em sua bula. Sua principal indicação é para tratamento de distúrbios andrógeno-dependentes como acne, alopecia androgênica, hirsutismo e síndrome de ovários policísticos, mas tem se tornado comum seu uso como método contraceptivo.
Muitas mulheres estão fazendo o uso do Diane 35 sem orientação médica e desconhecem os riscos dos efeitos colaterais e as diversas contraindicações. O fato é que qualquer anticoncepcional oral combinado apresenta efeitos colaterais graves para mulheres com determinadas condições de saúde. Veja abaixo quais são as contraindicações:
Absolutas
  • Algum tipo de enfermidade que afete a circulação sanguínea, principalmente trombose venosa.
  • Sintomas que podem significar a ocorrência de um ataque cardíaco (como “angina pectoris” ou dor no peito) ou de um acidente vascular cerebral.
  • Diabetes mellitus com lesão dos vasos sanguíneos.
  • Icterícia (pele e mucosas amareladas) ou doença grave do fígado (incluindo hepatite viral ativa).
  • Câncer de mama, útero e ovários.
  • Tumor hepático benigno ou maligno.
  • Lúpus eritematoso sistêmico.
  • Hipertensão arterial grave.
  • Para mulheres com a presença das alterações acima, a indicação é optar por outro método contraceptivo.
  • Caso a pílula combinada, como o Diane 35, seja utilizada na presença de qualquer das situações abaixo, a paciente deve manter-se em rigoroso acompanhamento médico.
Contraindicações relativas:
  • Tabagismo.
  • Diabetes.
  • Excesso de peso.
  • Hipertensão.
  • Doença valvular cardíaca ou algum tipo de alteração do ritmo cardíaco.
  • Varizes.
  • Histórico familiar de trombose, ataque cardíaco ou derrame cerebral.
  • Enxaquecas constantes.
  • Epilepsia.
  • Apresente níveis altos de colesterol ou triglicérides.
  • Histórico familiar de câncer de mama.
  • Doença do fígado ou da vesícula biliar.
  • Apresente melasma (manchas escuras de coloração pardo-amareladas na pele, particularmente da face). Em caso afirmativo, evite a exposição excessiva ao sol ou à radiação ultravioleta.
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), se você faz uso do Diane 35 com recomendação e acompanhamento médico adequado não existe motivo para preocupação, até o momento. Mas também é importante ficar atento: em caso de qualquer efeito adverso procure seu médico. Veja o comunicado da Anvisa.
Nos casos de mulheres que fazem uso deste medicamento ou qualquer outro anticoncepcional combinado e se encaixam nos grupos de contraindicações descritos acima, é preciso procurar um ginecologista para decidir sobre o método contraceptivo mais adequado”.

Brasileiros poderão acessar ficha de médicos especialistas antes de marcar consulta

 http://www.blogdasaude.com.br/
 
A partir do segundo semestre do ano os brasileiros poderão acessar a ficha profissional de médicos especialistas de todo o país por meio do Cadastro Nacional de Especialistas. O banco de dados está sendo elaborado em ação conjunta do Ministério da Saúde e Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Por meio dele, os usuários dos sistemas de saúde privado (planos) e público (SUS) poderão procurar pelo nome do profissional, conhecer a sua formação e onde atua. Segundo o ministério, as informações irão contribuir para o paciente ter mais segurança sobre o atendimento que será feito, quando a consulta for marcada.
Os números do banco de dados também irão direcionar os investimentos do governo e instituições parceiras na formação de novos profissionais. Segundo o secretário da Gestão do Trabalho e da Educação do ministério, Mozart Sales, a iniciativa da criação do Cadastro Nacional é o ponto de partida para a formulação de uma política de formação de especialistas no país nos próximos dez a 15 anos.
“Por meio do banco de dados vamos ter uma radiografia da situação da saúde em todas as regiões. Saberemos quais especialidades estão mais em falta e poderemos investir na formação destes profissionais para suprir os gargalos de cada região”, explica o secretário.
Investimentos que, segundo Mozart, já começaram. Só este ano, informa, foram distribuídas 1.623 novas bolsas de residência para 19 especialidades em todo o país. De acordo com o secretário, a previsão é que o banco de dados seja disponibilizado para consulta ao público no segundo semestre. Os dados serão reunidos em uma página especial, que ficará hospedada no site do ministério.
A iniciativa conta com a parceria do Observatório de Relações Humanas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Para a elaboração deste banco de dados, serão utilizadas inicialmente informações do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Médica Brasileira (AMB).
O representante do Ministério da Saúde destacou, ainda, a importância de construir com a ANS um caminho para entender como é desenvolvido o trabalho das especialidades que atuam na área de saúde suplementar.
O Diretor-Presidente da ANS, André Longo, reiterou que para que o Cadastro Nacional de Especialistas cumpra o seu papel é fundamental a integração de esforços entre as instituições parceiras para que haja o compromisso com a atualização periódica dos dados, facilitando o acesso às informações pelos beneficiários de planos de saúde, gestores e sociedade em geral sobre a atuação dos profissionais do setor de saúde no país.
Fonte: O Globo

INSS muda regras e prazos para perícias nos casos de doenças

 http://www.blogdasaude.com.br/
INSS muda regras e prazos para perícias nos casos de doenças:
O INSS mudou a regra para o agendamento de perícias médicas em pedidos de concessão de auxílio-doença. A partir de agora, quem tiver uma solicitação do benefício negada pelo perito não poderá agendar novo exame no prazo de 30 dias.
A diretora de saúde do trabalhador do INSS, Verusa Guedes, afirma que a medida pretende acelerar o atendimento dos segurados que ainda não foram examinados. Quem não concordar com o resultado do exame terá o direito de solicitar nova avaliação com um perito, desde que apresente um fato novo, como complicações relacionadas ao problema de saúde adquirido, outros exames ou comprovantes da doença.
A instrução derruba também a regra que dizia que o exame de reconsideração não poderia ser feito pelo mesmo médico da perícia inicial.  Segundo Verusa Guedes, em 2012, dos 7,3 milhões de perícias médicas realizadas no Brasil, 23% eram “repetições”: os mesmos segurados que já tinham passado por uma primeira perícia agendaram novo exame.
No levantamento do INSS foi identificado o caso de um segurado que passou por 17 perícias iniciais no mesmo mês.
Fonte: Folha de S. Paulo

Campanha de prevenção à aids adota tom sério

 http://www.blog.saude.gov.br/
A campanha de prevenção às DST/aids do Ministério da Saúde, para o carnaval deste ano, tem como marca um tom mais sério em todo o seu conteúdo. Com o enfoque,“A vida é melhor sem aids. Proteja-se. Use sempre a camisinha”, a campanha pretende chamar a atenção para a diferença que faz o uso do preservativo na hora da relação. O público-alvo é a toda a população sexualmente ativa.
O lançamento aconteceu nessa quinta-feira (31), no Rio de Janeiro, com a presença de autoridades, atores, agentes comunitários de saúde e lideranças engajadas com a causa da prevenção de 16 favelas da capital carioca.
A abordagem da campanha dá ênfase a um novo conceito, a uma nova metodologia. “Estamos falando mais sério, mostrando que viver com aids, apesar de possível, não é fácil”, destaca o secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa. Para o secretário, há uma tendência de distanciamento e de negação da população em relação à aids e a outras doenças sexualmente transmissíveis. Essa atitude, segundo ele, costuma afastar as pessoas de comportamentos seguros de prevenção.
O vídeo da campanha já está sendo exibido e a mensagem aborda a gravidade da doença. O filme mostra que a aids não é como gripe e queimadura de sol, que podem ser curados com tratamento médico. Os cuidados com a saúde, no caso do HIV, exigem acompanhamento pelo resto da vida. O protagonista do vídeo, Diego Calixto, é portador do vírus e descobriu sua sorologia há dois anos, ou seja, o fato é real.
A campanha conta ainda com anúncios em outdoor, busdoor, taxidoor, esteiras de aeroportos, abrigos de ônibus e blimps, com o tema principal e a frase de apoio: “Proteja-se. Use sempre a camisinha”. Dois jingles de rádio também estão sendo veiculados, um em ritmo de frevo e outro, de samba.
O Ministério da Saúde também confeccionou a arte gráfica para abadás, adesivos, bandanas, bandeiras, camisetas, cartazes, dispensadores de camisinhas, estandartes, faixas, filipetas, flâmulas, folderes, garrafinhas, porta-documentos e ventarolas, todos disponíveis no site do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais para serem reproduzidos por estados e municípios.
Fique Sabendo – O governo federal também está incentivando a testagem nos estados e municípios, por meio da ação “Fique Sabendo” – estratégia de mobilização direcionada à ampliação do diagnóstico precoce de aids. A meta é possibilitar às pessoas que vivem com HIV e não sabem disso, público estimado em 150 mil, façam o teste. “O diagnóstico precoce, seguido do acesso a medicamentos antirretrovirais e do acompanhamento clínico adequado, são os grandes responsáveis pelo aumento da qualidade de vida dos portadores do HIV”, observa o diretor do Departamento, Dirceu Greco.
Atento a isso, o Ministério da Saúde tem investido na ampliação do acesso à testagem. De 2005 – quando o teste rápido foi implementado no país – a 2012, houve aumento de 430% no número de testes ofertados (de 528 mil para 2,8 milhões). Com apenas uma gota de sangue, o resultado do teste sai em 30 minutos e a pessoa recebe aconselhamento antes e depois do exame.
O exame é 100% nacional desde 2008, produzido pela Biomanguinhos/Fiocruz e pela Universidade Federal do Espírito Santo. Nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs), a entrega do resultado é sigilosa e, caso o resultado final der positivo, a pessoa é encaminhada para tratamento nos serviços de referência.
O Fique Sabendo atua em duas frentes: em Unidades Básicas de Saúde, CTAs e ambulatórios ou em locais como praças, feiras e eventos específicos. Além da realização de testes rápidos, o serviço distribui insumos para prevenção, como camisinhas, gel lubrificante e material informativo sobre HIV/aids, DSTs e hepatites virais.
Fonte: Gabriela Afonso /Agência Saúde

Em encontro com secretários Padilha reforça parceria entre Ministério da Saúde e municípios

 http://www.blog.saude.gov.br/

Ministro Alexandre Padilha participa da abertura do Acolhimento Nacional de Secretários e Secretárias Municipais de Saúde, em Brasília. | Foto: Erasmo Salomão – ASCOM/MS
“Vocês resolveram assumir um desafio que é bastante ousado. Mas precisam saber que a cada dificuldade encontrada, crítica, pesquisa de opinião, cada angustia em não conseguir respostas rápidas, vocês têm que saber que não estão sozinhos. Não estão sozinhos na tarefa de garantir o direito à saúde com qualidade nesse país”, destacou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, nesta quinta-feira (31) durante o Acolhimento Nacional de Secretários e Secretárias municipais de Saúde, em Brasília.
Após o Encontro de Prefeitos e Prefeitas (de 28 a 30/01), foi a vez dos secretários de saúde conhecerem as políticas do Ministério. Alguns dos anúncios feitos pelo ministro na última terça-feira (29) foram reafirmados durante o evento de ontem à noite. Alexandre Padilha também assinou algumas portarias que trazem melhorias e novidades à saúde. Dentre eles estão o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica de 2013, a universalização do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), a Requalificação das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e das UBS Fluviais.
A portaria que trata sobre UBS Fluvial  institui o componente Construção de UBS Fluviais no âmbito do Programa de Requalificação de UBS aos municípios da Amazônia Legal e Pantanal Sul Matogrossense, o que permite o repasse fundo a fundo para prover infraestrutura adequada às equipes de Atenção Básica. O valor máximo dos incentivos financeiros para o financiamento da construção de cada UBSF é de R$ 1,6 milhão, dividido em três parcelas. O total de recursos será de R$ 102,4 milhões até o final da gestão.
Também foi assinada uma portaria que beneficia os agentes comunitários de saúde, com a fixação do valor de R$ 950 por agente a cada mês como incentivo financeiro. O valor praticado atualmente era de R$ 871/mês. Outra portaria assinada foi a que permite a todos os municípios do Brasil ter pelo menos uma equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Nela foi estabelecida a modalidade 3 (de uma a duas equipes), e redefinido os parâmetros de vinculação das modalidades 1 (de cinco a nove equipes) e 2 (de três a quatro equipes). Esta redefinição representa um aumento do teto de implantação dos NASFs para os municípios, com ampliação dos repasses financeiros federais. O NASF é uma equipe, integrada por profissionais de diferentes áreas de conhecimento que atuam em conjunto com os profissionais das equipes de Saúde da Família (SF), compartilhando e apoiando as práticas em saúde.
O investimento de R$ 1,6 bilhão do Ministério da Saúde no Programa de Requalificação das Unidades Básicas de Saúde (UBS), para construção, reforma e ampliação das Unidades, também foi um dos anúncios realizado pelo ministro. Além da disponibilização de recursos para a construção de mais Unidades Pronto Atendimento (UPA 24h) e ações, como o Brasil Sorridente e Olhar Brasil, que integram o Programa Saúde na Escola. “Mais da metade das unidades básicas de saúde do País precisam de reforma e ampliação. Nove mil reformas precisam ser feitas. Não vai faltar dinheiro do ministério pra reformar e ampliar”, afirmou o ministro Padilha.
PMAQ - O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, também incentivou os municípios que possuem equipes de Atenção Básica a aderirem ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB). O programa busca induzir a instituição de processos que ampliem a capacidade das gestões federal, estaduais e municipais, além das Equipes de Atenção Básica, em ofertarem serviços que assegurem maior acesso e qualidade, de acordo com as necessidades concretas da população. Alexandre Padilha reforçou aos presentes que as equipes de Saúde da Família inscritas no PMAQ, que obtiverem sucesso na avaliação pelo programa, podem chegar a receber até o dobro de recursos disponibilizados para a área.
Outro assunto mencionado pelo ministro, e aplaudido pelos secretários, foi o financiamento de Internet banda larga para as Unidades Básicas de Saúde para que eles tenham conectividade adequada para passar as informações de saúde, exames e acompanhamentos. “O que nós temos hoje não é banda larga é banda lerda. Nós decidimos que o ministério vai bancar a banda larga para todas as unidades de saúde que participarem do PMAQ. Aos poucos a gente vai fazendo o SUS entrar no século 21”, disse Padilha. Os Ministérios da Saúde e das Comunicações vão fazer uma ata nacional para a compra de banda larga e pagar a banda larga das unidades que participam do PMAQ.
“Nenhum país do mundo tem na sua constituição que a saúde é direito de todos e dever do estado. Nenhum país com mais de 100 milhões de habitantes assumiu o desafio de ter um sistema universal, público e gratuito de Saúde. Nós participamos de um momento histórico de nosso país. E temos que ter muito orgulho do SUS. Venho aqui vestindo essa camiseta para estimular vocês. A logomarca do SUS tem que estar em cada UBS do Brasil, em cada ambulância do SAMU, em cada uniforme”, incentivou o ministro.
Provab – “O Brasil precisa de mais vagas na medicina. Precisamos de médicos com qualidade que se fixem nas regiões mais vulneráveis do país. Vamos identificar, vamos fazer chamada, campanha, vamos trazer médicos para o nosso município. Tem residente que quer sair mais cedo do estágio para ir para casa ficar decorando texto para o passar no teste. Não é assim que se forma um médico. Precisamos dessas pessoas atendendo o povo brasileiro e aprendendo o que é ser médico. Ou nos damos um banho de realidade na escola médica ou não se consolida o sistema único de saúde”, enfatizou o ministro Padilha após lembrar aos secretários que hoje é o ultimo dia para se inscrever no Provab.
O Programa de Valorização dos Profissionais da Atenção Básica (Provab) surgiu com o objetivo de estimular a formação do médico para a real necessidade da população brasileira e levar esses profissionais para as localidades com maior carência para este serviço. Os médicos interessados em participar devem se inscrever até o dia 5/02.
NASF – “Agora qualquer município pode ter NASF”, afirmou o ministro. O NASF deve ser constituído por equipes compostas por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, para atuarem em conjunto com os profissionais das Equipes Saúde da Família, compartilhando as práticas em saúde nos territórios sob responsabilidade das Equipes de SF no qual o NASF está cadastrado.
“Transforme o seu mandato em uma marca histórica do SUS no seu município. Antes de ir para a secretaria vá a uma unidade Básica de Saúde, vá a secretária de educação, de desenvolvimento social, de obras, circule pelo município. Não se prenda ao seu gabinete. A saúde do SUS nós construímos nas unidades básicas de saúde, junto com a comunidade”, aconselhou o ministro”, finalizou o ministro.
Nesta sexta-feira (01) os secretários de saúde terão à disposição 40 mesas de atendimento e esclarecimento de dúvidas, além de 14 oficinas onde serão apresentados e debatidos temas como Construção e Reforma de Unidade Básica de Saúde, Cartão SUS, PROVAB, Rede Cegonha, UPA, dentre outros.
Camilla Terra / Blog da Saúde

FIQUE SABENDO - Receitas médicas do setor privado também são aceitas no Farmácia Popular

 http://www.blog.saude.gov.br/
 
O programa Farmácia Popular garante medicamento gratuito ou com desconto para todo cidadão brasileiro. Basta apresentar o documento de identidade, CPF e receita médica com validade indicada para cada tipo de medicamento. A receita pode ser emitida tanto por um profissional do Sistema Único de Saúde (SUS), tanto por um por médico que atende em hospitais ou clínicas privadas. De acordo com levantamento feito em agosto, 53% das receitas apresentadas para a retirada de medicamentos nas farmácias vêm do serviço de saúde privado e 47% do público. Em 2012, 13,8 milhões de pessoas foram beneficiadas pelo programa. Desse total, 80% dos pacientes tiveram acesso gratuito aos medicamentos para hipertensão, diabetes e asma.
Pela Portaria 2928/2011, que regulamenta a dispensação de medicamentos no SUS, documentos do serviço privado também são aceitos. Desde então, todo tipo de prescrição é aceita no Programa Farmácia Popular, permitindo maior interação entre os serviços de saúde. No entanto, é muito importante que o médico prescreva o medicamento pelo princípio ativo e não pelo nome comercial. Pois os estabelecimentos não são obrigados a disponibilizar todas as marcas de um medicamento.
Desde 2011, com a criação da ação Saúde Não Tem Preço, a população tem acesso a 11 medicamentos gratuitos para hipertensão e diabetes. A partir de junho de 2012, mais três medicamentos para asma passaram a ser ofertados de graça. Em sete meses, a iniciativa já beneficiou 401 mil brasileiros.
Medicamentos para colesterol, glaucoma, rinite, osteoporose, doença de Parkinson, dislipidemia, anticoncepção e fraldas geriátricas também são vendidos com até 90% de desconto nas farmácias populares e unidades credenciadas ao programa em todo o país, identificadas com o cartaz “Aqui tem Farmácia Popular”. São 113 itens nas farmácias próprias e 25 itens nas drogarias conveniadas.
Aumento - No último ano, o programa registrou um crescimento de 34% com relação a 2011, quando 10,3 milhões de pessoas foram beneficiadas. O número de farmácias credenciadas também aumentou de 20 mil para 25 mil unidades. Atualmente, o programa está presente em 3.730 municípios brasileiros, dos quais 1.278 são considerados de extrema pobreza.
Fonte: Rhaiana Rondon /Agência Saúde

FIQUE SABENDO - Caderno de Atenção Básica Nº 27 Diretrizes do NASF: Núcleo de Apoio a Saúde da Família

 http://www.blogenfermagem.com/
Caderno de Atenção Básica Nº 27 Diretrizes do NASF: Núcleo de Apoio a Saúde da Família:

TÍTULO:Diretrizes do NASF: Núcleo de Apoio a Saúde da FamíliaTIPO DE DOCUMENTO:LivroAUTOR:Ministério da SaúdeANO:2010EDITORA:Ministério da SaúdePALAVRAS-CHAVE:Saúde da Família no NASF. Saúde Mental no NASF. Saúde do Idoso no NASF. Alimentação e Nutrição no NASF.CATEGORIA E SUB CATEGORIA:Atenção Básica. Atenção Primária à Saúde. Políticas Públicas em Saúde. Núcleos de Apoio à Saúde da Família.
OUTRAS INFORMAÇÕESCadernos de Atenção Básica, n. 27ACESSO AO DOCUMENTO:Clique aqui para realizar o downloadLINK PARA ACESSAR VERSÃO ONLINEClique aqui para ACESSARREFERÊNCIA:BRASIL. Ministério da Saúde. Diretrizes do NASF: Núcleo de Apoio Saúde da Família. Brasília: Ministério da Saúde, 2010. (Cadernos de Atenção Básica, n. 27) (Série A. Normas e Manuais Técnicos)RESUMO:Caderno de Atenção Básica que trata do Nasf, o qual é composto de nove áreas estratégicas: saúde da criança/do adolescente e do jovem; saúde mental; reabilitação/saúde integral da pessoa idosa; alimentação e nutrição; serviço social; saúde da mulher; assistência farmacêutica; atividade física/práticas corporais; práticas integrativas e complementares. Voltado especificamente para o tema dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família, com o intiuto de fortalecer a APS no Brasil, por meio do aumento do conhecimento das equipes que nela atuam, sejam das equipes de SF, dos Nasf, sejam da gestão em geral.


DICA - Volta as Aulas - Projeto Volta as aulas

 http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com/
Volta as Aulas - Projeto Volta as aulas:
Projeto volta as aulas. A Aventura de aprender e projetar-se no mundo infantil.

Recebi esse excelente material da Simone, mais um por sinal.
Ela sempre me manda materiais maravilhosos e não posso deixar de agradecer e dividí-los com vocês.

Este material é de volta as aulas, tem dicas de rotina, recepção de alunos, sugestões de atividades, planejamento e mais, confiram, vai ajudar muito com o planejamento anual.



















































Receba nossas atividades Digite aqui seu email: