quarta-feira, 6 de abril de 2011

Haddad esclarece oferta de vagas a alunos do IBC e do Ines

Haddad esclarece oferta de vagas a alunos do IBC e do Ines: "

MEC: apoio à dupla matrícula(Brasília, 5/04/2011) - Ampliação da oferta de inclusão dos alunos do Instituto Benjamin Constant (IBC) e do Instituto Nacional de Surdos (Ines) no Colégio Pedro II. Este foi o resultado do encontro desta terça-feira, 5, do ministro da Educação, Fernando Haddad, com as diretoras do Ines, Solange Rocha, do IBC, Maria Odete Santos Duarte, e do Colégio Pedro II, Vera Maria Rodrigues, e que esclarece rumores recentes de que os institutos corriam o risco de fechamento.


Haddad esclareceu que pretende oferecer aos estudantes dessas escolas vagas em turmas da educação básica do Pedro II. As vagas serão abertas no contraturno. Segundo o ministro, a política de inclusão do governo federal, em vigor desde 2008, é de ampliar as oportunidades educacionais das pessoas com deficiência. “Todo estudante com deficiência tem direito à dupla matrícula, mas a escolha é dele e de sua família”, disse.


As entidades vão apresentar ao MEC um plano de trabalho neste ano para início de execução em 2012. De acordo com o ministro, o Colégio Pedro II pode, por exemplo, receber estudantes egressos do ensino fundamental do Ines e do IBC para cursarem o ensino médio.


Ao mesmo tempo, os dois institutos podem oferecer graduandos de cursos de licenciatura para trabalhar com a língua brasileira de sinais (libras) e com braile no Pedro II. Esses graduandos, segundo Haddad, receberão do MEC bolsas de iniciação científica para desenvolver essas atividades.


Entidades federais de excelência na avaliação de Haddad, as três escolas vão interagir em parceria para ampliar a oferta de educação inclusiva. O Colégio Pedro II tem hoje cerca de 13 mil alunos, o IBC, 300, e o Ines, 480. Na reunião desta terça-feira foi celebrado um acordo para induzir a dupla matrícula.


Desde a criação do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), em 2007, as escolas com matrículas de estudantes com deficiência registradas no censo escolar recebem o dobro do valor por aluno ao ano. A política de inclusão promovida pelo MEC apresenta resultados em diversos campos. A evolução dos investimentos na educação especial entre 2003 e 2010 foi de R$ 43 milhões para R$ 317 milhões. A formação de professores que atuam na educação especial passou de 33.691 educadores, em 2000, para 68.117, em 2010, um aumento de 102,3%. As matrículas em classes regulares de escolas públicas também cresceram, segundo o censo escolar. Em 2000, eram 81.695 estudantes; em 2010, 484.332, o que representa um crescimento de 493%.


Ouça áudio com o ministro Fernando Haddad sobre o assunto.


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Derrubando mitos da educação - 2

Derrubando mitos da educação - 2: "Muita gente até hoje ainda fala com saudosismo da escola pública das décadas de 1950 e 1960. Naquela época, argumentam, todos queriam estudar na rede pública, que tinha qualidade reconhecida e era concorrida. Essa escola pública, no entanto, tinha um defeito grave: praticamente não havia pobres em seus bancos. Alunos de classe média, até modesta, sim; mas os pobres mesmo ficavam de fora. Em meados da década de 1950, mais de 50% da população infantil do país não tinha acesso à escolarização.

Como não se cansa de repetir o economista Samuel Pessôa, do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas, uma educação que exclui a maior parte das crianças do país não pode ser considerada boa. Não adianta oferecer qualidade nota 8 para uma parcela da clientela e nota 0 para a maioria; a média vai ser muito ruim. Com razão, Pessôa chama essa sociedade de 'absolutamente esquizofrênica'. Foi a partir da Constituição de 1988 que o país começou a avançar rumo à universalização da educação pública. Somente na década de 1990 conseguiu a marca de 90% de atendimento à população de 7 a 14 anos no ensino fundamental (atualmente, esse índice é de 97,6%).

A qualidade percebida pela população caiu. E quando, finalmente, o país resolveu encarar o desafio de avaliar a escola pública por critérios objetivos, a partir de meados da década de 1990, os números mostraram que a situação era ainda pior do que se pensava. Daí que a universalização levou a um mito que perdura até hoje (e é objeto de reportagem da revista Nova Escola de março): 'Criança pobre não aprende'.

É verdade que crianças cujos pais não tiveram acesso à escolarização enfrentam, em geral, mais dificuldades de aprendizagem, mas cabe aos gestores e professores encontrar formas de superar esse obstáculo e assegurar o direito de todos a um ensino de qualidade. Exemplos de que isso é possível estão por toda parte (o estudo 'Aprova Brasil: O Direito de Aprender', do Unicef, é uma boa fonte). 'Precisamos de práticas pedagógicas que permitam ensinar todos. Não se trata de fazer mais do mesmo, mas oferecer um ensino diferente', recomenda Francisco Soares, professor da UFMG, à Nova Escola. Ou seja, mais uma vez, é uma questão de competência e vontade.
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Cestinhas para os docinhos de Páscoa

FONTE: BLOG COMO FAZ

Cestinhas para os docinhos de Páscoa: "

Vi essa dica na Martha Stewart.


Paper Easter Baskets


Lembra do passo-a-passo de embalagem que rolou aqui?


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Então, é só usar essa embalagem, dobrar as bordas e passar a fita de cetim nas laterais. Pode usar um furador comum para fazer a abertura para passar a fita.


Os templates para recortar as flores de papel que decoram as cestinhas estão aqui.

Veja também:






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Instituto Zuzu Angel visita a Creche Municipal Zuzu Angel!

Instituto Zuzu Angel visita a Creche Municipal Zuzu Angel!: "
Somos frutos de um trabalho que começou em 2003, quando as creches passaram para a SME- PCRJ, e esse é o maior reconhecimento que poderíamos ter.
Obrigados pelo carinho dos amigos da Creche Zuzu Angel.
Marilene Miranda
'Carpe Diem' quer dizer 'colha o dia'. Colha o dia como se fosse um fruto maduro que amanhã estará podre. A vida não pode ser economizada para amanhã. Acontece sempre no presente.'
Rubem Alves.
Blog do Instituto Zuzu Angel


Instituto Zuzu Angel visita a Creche Municipal Zuzu Angel!


Na última sexta-feira, fizemos uma visitinha a Creche Municipal Zuzu Angel, localizada no bairro
de Coelho Neto, a convite da Secretária de Educação do Município do Rio Claudia Costin e da
diretora da creche Marilene Miranda. Fomos recebidas com muito carinho e saímos de lá com a
melhor impressão possível!


A creche não deixa a desejar para nenhuma outra do ensino particular. E isso pode ser atribuído
ao belo trabalho realizado por Marilene e sua equipe de educadoras, sempre preocupadas
m proporcionar o melhor para os pequeninos que frequentam o lugar. Mesmo que os
recursos não sejam abundantes, ou falte uma coisa ou outra, o carinho e o afeto resolvem
tudo. E claro, muita criatividade, seja para bolar brincadeiras, seja para construir casinhas,
mercadinhos...



Tudo é muito singelo, delicado, assim como foi o trabalho de Zuzu, e muito, MUITO bem cuidado!
Nenhuma sujeirinha, nada fora do lugar. Pode-se dizer que lá se instaurou um verdadeiro paraíso
em plena zona de conflito, em uma comunidade dominada pelo tráfico, onde barricadas impedem
o acesso da polícia em operações especiais...



Com certeza, Zuzu ficaria muito contente e orgulhosa em saber que seu nome foi dado a um lugar
tão bacana...


Logo na entrada da creche, avistamos um lindo painel com uma foto dela e sua história de vida
escrita. Nas outras salas, posters e seu nome em livrinhos, cantinhos... Sua memória muito
bem preservada e homenageada...

Além da Secretária Claudia Costin, participaram da visita sua Assessora Mariza Lomba,
o Gerente de Projeto de Educação Infantil Eduardo Pádua e a Coordenadora da 6ª CRE Rejane...


Quando Hildegard Angel chegou a creche, Marilene, a diretora, se emocionou e lhe disse:
'Ter você aqui é como ter a presença de sua mãe'...

Crianças lindas e, acima de tudo, felizes!

Durante a visita, Marilene falou sobre o trabalho que realizam na creche e as
necessidades do local...

A Secretária Claudia Costin se divertiu com a criançada e Mariza Lomba se encantou
com a pequenina aí da foto...

Recebemos essa bolsinha linda da Marilene, feita pelos alunos da creche,
cheia de croquis. Desde pequeninos incentivados a usar a criatividade...

Ao final da visita, Hilde e Secretária Claudia Costin ganharam flores dessas belezuras...
Fotos via Creche Municipal Zuzu Angel
Postado por Instituto Zuzu Angel às 07:03




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Começa levantamento de dados sobre conselhos tutelares e de direitos

Começa levantamento de dados sobre conselhos tutelares e de direitos

Dengue recua no Brasil e cresce no Rio

Dengue recua no Brasil e cresce no Rio: "Balanço do Ministério da Saúde mostra que 68% dos casos estão nos estados do Amazonas, Rio de Janeiro, Paraná, Acre, São Paulo, Minas Gerais e Ceará


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Exposição no Galpão das Artes da Comlurb



Mostra apresenta obras feitas com pregos, chapa de ferro ou metal, vergalhão enferrujado, entre outras sucatas

06/04/2011

O Galpão das Artes Urbanas da Comlurb inaugura amanhã, às 19h, a exposição Aramart - Da sucata para a arte, de Jaime Santos. O artista usa pregos, chapa de ferro ou metal, vergalhão enferrujado, entre outras sucatas para criar suas obras.

Entre os destaques da exposição estão luminárias, esculturas - como Florista com Bicicleta, Árvore das Libélulas, Homem da Bicicleta no Jardim, corujas e aranhas -, além de mesas feitas com pedaços de chapa. Materiais que poderiam estar poluindo o meio ambiente transformados pelo artista autodidata em obras que retratam a beleza da natureza. Os painéis, de 1,50m a 2m de comprimento, representam silhuetas de paisagens variadas, com cenas marinhas ou de montanhas, o sertão, aldeia com carros de boi e outras.

Jaime, carioca nascido em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio, tem 50 anos e é empregado da Comlurb há 30. Trabalha como soldador na Fábrica Aleixo Gari, onde são confeccionados materiais e equipamentos usados pela Companhia a partir de material reaproveitado, como vassouras, brinquedos e bancos de praça, cestas para limpeza das praias, pás etc.

A exposição, com entrada gratuita, ficará aberta à visitação de sexta-feira, dia 8, até 3 de junho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. O Galpão das Artes Urbanas Helio G. Pellegrino fica na Rua Padre Leonel Franca, s/nº, na Gávea (em frente ao Planetário da Cidade). Informações pelo telefone (21) 3874-5148.

Prefeitura celebra o Dia Mundial da Atividade Física



Academias Cariocas da Saúde promovem eventos para estimular a prática regular de exercícios

06/04/2011

As Academias Cariocas da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil promovem ações em várias regiões da cidade para marcar o Dia Mundial da Atividade Física, celebrado hoje, dia 6 de abril. Todas as ações serão desenvolvidas inserindo a importância da prática regular de atividade física no cotidiano para a promoção da saúde, prevenção de doenças e da melhoria da qualidade de vida da população.

Na Zona Oeste as atividades acontecerão na área de Campo Grande e Guaratiba, onde cada Academia Carioca fará uma caminhada, seguida de aula de ginástica aberta à população. Em Santa Cruz, acontecerão atividades voltadas para promoção da saúde e aula de ginástica na praça do bairro. Na região de Bangu, haverá gincana e caminhada coletiva. As academias cariocas da saúde da Barra da Tijuca realizarão mini-circuitos de exercícios físicos intercalados com atividades lúdicas.

Na região de Anchieta, as academias cariocas promoverão diversas atividades de promoção da saúde e gincana em parceria com as escolas da área. Na Penha, no Alemão e na Maré acontecerão atividades coletivas entre as três academias cariocas da área. Em Del Castilho, haverá caminhada nos arredores da unidade na quinta-feira, dia 7 de abril. Na Zona Sul, haverá caminhada na orla de Copacabana.

A Academia Carioca da Saúde já está presente em 23 unidades básicas de saúde na cidade, beneficiando cerca de 4 mil pessoas. O projeto busca melhorar a qualidade de vida da população e prevenir doenças e suas complicações, principalmente hipertensão e diabetes. Possibilita a ampliação do vínculo entre a unidade e a comunidade, dissociando-a de um espaço limitado apenas para tratamento de doenças.

A prática de atividades físicas traz vários resultados positivos como a redução do nível de pressão arterial de pacientes hipertensos; redução do nível de glicemia de diabéticos; estabilização do quadro e redução do uso de medicamentos. Também possibilita melhorar a auto-estima; a autonomia de idosos; a qualidade do sono; as condições de saúde em geral e o bem estar da população.

As academias são equipadas com dez aparelhos, que visam à melhoria da capacidade muscular e aeróbia de seus usuários. Os exercícios são de fácil execução e podem ser praticados por diferentes faixas etárias e por grupos especiais, como hipertensos e diabéticos. Os participantes são pacientes em tratamento nas unidades de saúde, encaminhados pelos médicos, supervisionados por um professor de educação física e um auxiliar de enfermagem que ajudam na reabilitação e aprimoramento das condições físicas. O projeto é uma parceria com a Secretaria Municipal de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida.

Planetário da Gávea realiza exposição "Yuri Gagarin: 50 anos do homem no espaço"

Planetário da Gávea realiza exposição "Yuri Gagarin: 50 anos do homem no espaço"

Concurso de imagem e slogans sobre Grêmio Estudantil é aberto a todos os alunos

Concurso de imagem e slogans sobre Grêmio Estudantil é aberto a todos os alunos: "Todos os alunos da rede pública municipal de ensino do Rio poderão participar do Concurso de Imagens e Slogans para divulgação da eleição do Grêmio Estudantil - 2011, que receberá os trabalhos nas CREs (Coordenadorias regionais de Educação) até 15 de abril."

Campanha em mídias sociais doa cadeira de rodas

O vídeo abaixo foi postado no dia 31 de março, um dia antes do “dia da mentira” e é uma campanha, muito bem bolada, do Guaraná Antarctica para relembrar uma lenda urbana que muitos de nós já deve ter caído. Conheço vários casos de pessoas que ficaram juntando os lacres de latinhas por muito tempo, na esperança de conseguir a doação de uma cadeira de rodas para uma entidade. Balela.
A campanha faz uma adaptação da lenda dos lacres e adota o “like” do youtube como nova moeda de troca. A ideia é muito boa. Relembra um caso muito doido legal de boca a boca da década de 90, apostando na força das novas mídias para replicar o sucesso da lenda, com a diferença que agora é para valer: Cada like no vídeo do youtube (linkado abaixo) equivale a um lacre, cada mil likes é uma cadeira de rodas que será doada! No momento em que eu escrevi esse post o marcador contabilizava nove mil likes!


Até onde vai nossa responsabilidade?

Até onde vai nossa responsabilidade?: "Esse vídeo foi feito pelo programa canadense Testé sur des humains e coloca em debate um tema muito complexo. Tenho certeza que você, assim como eu, já passou por alguma situação similar a do vídeo. O que você fez? Deixou ali no chão ou pegou para jogar no lixo? O vídeo desse flash mob é muito [...]"

Cultura de Paz é tema de seminário

Cultura de Paz é tema de seminário: "Praticar e promover “a boniteza da vida” é um dos desafios da Viva Comunidade
No dia 24 de março, mais de 100 pessoas se reuniram no seminário “Cultura de Paz: A Boniteza da Vida”, que promoveu uma reflexão sobre a cultura de paz e a prevenção da violência, além de sensibilizar os profissionais de unidades de [...]"

Como me organizar melhor nos estudos (No dia a dia escolar)

Como me organizar melhor nos estudos (No dia a dia escolar): "

ORIENTAÇÕES PARA SEU ESTUDO
Como me organizar para melhorar meu rendimento na escola

1. PARA O DIA A DIA ESCOLAR

a) ORGANIZE SEUS MATERIAIS [Na véspera das aulas organize sua mochila com os materiais necessários para as atividades do dia seguinte antes de ir dormir. Livros, cadernos, estojos, réguas e materiais extras requisitados devem ser arrumados de forma antecipada para evitar peso extra na mochila e impossibilidade de participação em alguma atividade por falta de materiais].

b) MANTENHA SUA AGENDA ATUALIZADA [Anote numa agenda ou mantenha informes de compromissos escolares em uma parte específica de seu caderno para não perder prazos de entrega de tarefas, trabalhos ou participação em aulas extras, reuniões... Estas anotações devem ser compartilhadas com os pais para que também eles saibam de seus compromissos e de sua organização!].

c) FAÇA PERGUNTAS [Não entendeu? Não tenha vergonha de levantar a mão e perguntar. Pergunte na hora, peça para o professor explicar novamente. Peça exemplos que facilitem a compreensão ou então que os exercícios que geraram dúvidas sejam refeitos. Só depois que tiver certeza que entendeu é que você estará bem preparado para tarefas, exercícios em sala de aula ou provas].

d) FAÇA ANOTAÇÕES DETALHADAS [Durante as aulas faça as anotações sugeridas pelos professores e também se sinta a vontade para colocar ao lado anotações e observações adicionais nas quais sua compreensão do que está sendo explicado faça parte de seus registros].

e) ELIMINE DISTRAÇÕES [Na hora em que for estudar mantenha o foco apenas nos estudos e elimine as distrações. Não estude com música, TV ligada, telefones, computador ou qualquer outro recurso por perto que possa tirar sua atenção. No horário em que definir como período de resolução de tarefas e trabalhos ou ainda de estudo diário das matérias trabalhadas na escola faça-o em lugar tranquilo, sem movimento ou passagem de pessoas. Peça aos demais membros da família para não interromperem seus estudos].

f) TROQUE IDEIAS COM COLEGAS SOBRE OS ASSUNTOS ESTUDADOS [Seus colegas de classe elaboram também sua compreensão dos conteúdos e conceitos trabalhados em aula e, cada um faz isso de uma forma diferente, mesmo que os temas sejam iguais. Ao trocar ideias com eles o seu entendimento da matéria trabalhada pode então ser enriquecido ou facilitado].
Referência
UNGLAUB, Delton; UNGLAUB, Eliel. 101 Atitudes para o estudo inteligente. 3ª ed. Campinas, SP: 2006.

Por João Luís de Almeida Machado
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Lembrancinhas anjinhos na garrafa pet

Rutinha artesanato muita coisa interessante.

Lembrancinhas anjinhos na garrafa pet: "Ótima lembrancinha tanto para aniversário, para nascimento, chá de bebê, batizado e etc.
Para centro de mesa basta colocar doces num saquinho e colocar no centro um pega balão. Fica lindo!!!!
Anjinho feminino e masculino
Anjos ruivo e moreno
Anjo moreno e loirinho
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DIÁLOGOS COM A ESCOLA DA PONTE - REINVENTANDO A EDUCAÇÃO BRASILEIRA

DIÁLOGOS COM A ESCOLA DA PONTE - REINVENTANDO A EDUCAÇÃO BRASILEIRA: " Mais interrogações do que certezas. Diversificação das aprendizagens. Promoção de autonomia e solidariedade. Alteração da organização da escola. Questionamento das práticas educativas dominantes. Fundador da revolucionária Escola da Ponte, em Vila das Alves (Portugal), o educador José Pacheco discute, nesta aula aberta, estas e outras questões relacionadas ao analfabetismo e ao potencial do sistema educacional brasileiro. Em coerência com a atitude de escuta e o modo de trabalhar da Escola da Ponte, o educador conversa com a plateia da CASA DO SABER RIO, num encontro que parte dos questionamentos apresentados pelos participantes. Evento gratuito • Vagas limitadas Inscrições pelo telefone (21) 2227- 2237 Início: 07 ABR Duração: 1 encontro Dias/horários: Quinta-Feira, às 20h (07/04) Valor: R$ 0,00 na inscrição







José Pacheco. Mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. É o idealizador da Escola da Ponte, em Portugal, instituição que, em 1976, se notabilizou pelo projeto educativo inovador, baseado na autonomia dos estudantes. Definindo-se como “um louco com noções de prática”, publicou Quando eu for grande, quero ir à Primavera, Caminhos para a Inclusão e Escola da Ponte, entre outros livros.


Sobre a Casa do Saber

A Casa do Saber é um centro de debates, reflexão e conhecimento, no Rio de Janeiro e em São Paulo, que permite o acesso à cultura de forma clara e envolvente, porém rigorosa e fiel às obras dos criadores.

Em um ambiente extra-acadêmico, a Casa do Saber oferece cursos livres, palestras e oficinas de estudo nas artes plásticas, ciências sociais, filosofia, literatura, história, música e psicanálise, reunindo renomados professores e conferencistas.

As palestras e os cursos, estes com duração de um a três meses, apresentam o diferencial de serem ministrados em pequenos grupos para promover a troca de idéias e uma maior interação entre os participantes e os mestres.

Endereço:
Lagoa
Av. Epitácio Pessoa, 1164
Rio de Janeiro - RJ
CEP 22410-090
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Painel de Acompanhamento da Dengue é a nova ferramenta no combate à doença




Qua, 16 de Março de 2011 19:06
A Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (Sesdec) acaba de adotar uma nova ferramenta para agilizar a tomada de decisões para minimizar os riscos de epidemia de dengue no Estado, o Painel de Acompanhamento da Dengue. O sistema disponibiliza informações como o número de casos notificados, taxa de incidência da doença, óbitos confirmados, circulação vetorial e o tipo viral em cada município. Os dados são colhidos do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e também dos registros de atendimentos realizados pelas UPAs 24h em todo Estado. O método utilizado para recolher as informações é o Business Intelligence (BI). Essa é primeira vez que o Governo do Estado do Rio usa um sistema de inteligência como esse para aprimorar a gestão.
Esta e outras medidas adotadas pela Sesdec no combate à dengue foram anunciadas nesta quarta-feira, 16 de março, pela subsecretária de Vigilância em Saúde, Hellen Miyamoto, durante a reunião do Grupo de Trabalho da Dengue, feita semanalmente no Departamento Geral de Defesa Civil (DGDEC).
- O painel ficará exposto 24 horas por dia em um telão no DGDEC, que reúne todos os gestores da Sesdec envolvidos em tomada de decisões relacionadas à dengue. Com base nestes dados, atualizados de forma rápida e precisa, serão feitas mobilizações nos municípios que sinalizarem algum tipo de aumento no número de notificações – explicou a subsecretária de Vigilância em Saúde, Hellen Miyamoto.
Em apoio aos municípios, a Sesdec adota ações de combate à dengue em duas frentes: a de assistência ao paciente e de mobilização social. Na área de assistência, foram criados Centros de Referência para Atendimento da Dengue. As unidades são climatizadas e lá os pacientes com sintomas da doença passam por consulta e, se necessário, recebem hidratação venosa.
Também estão sendo capacitados técnicos que atuam no controle do vetor, além de médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem, no momento em que eles estão atendendo os pacientes.
- O Estado e os municípios trabalham de forma estratégica oferecendo a assistência necessária aos pacientes, mas a participação da população no sentindo de evitar a proliferação dos focos do mosquito da dengue é imprescindível para a diminuição no número de pessoas contaminadas, uma vez que grande parte do foco do Aedes aegypti localiza-se nas casas – explicou a subsecretária.
Além dessas ações, militares do Corpo de Bombeiros e agentes da saúde devem realizar cinco milhões de visitas a prédios públicos e residências, em busca de focos do mosquito, em 26 municípios. Há também o projeto Rio Contra Dengue nas UPPs, iniciado em 29/12, que já capacitou cerca de 700 crianças e adolescentes moradoras de comunidades no combate aos focos do mosquito da dengue. Há também o Projeto Rio Contra Dengue nas Escolas, que começou em abril de 2010 e passou por 46 escolas, chegando a 3.389 alunos multiplicadores. Para 2011, a previsão é atender 200 escolas da rede estadual, municipal e privada, formando 20 mil multiplicadores, até o final do ano.
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AÇAO VILA OLIMPICA CLARA NUNES - DENGUE

Parabéns Equipe ESF FAZENDA BOTAFOGO , fazendo acontecer.



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CAMINHADA CONTRA DENGUE - 02/04/2011




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DENGUE É PREOCUPAÇAO PARA 2012


A chegada do vírus tipo 4 da dengue deixou as autoridades do Rio de Janeiro com o alerta ligado. Com 18 mortes confirmadas no Estado, há o temor de a doença ganhar fôlego com o novo sorotipo, já que a população não tem proteção ao vírus.

Ontem, o prefeito Eduardo Paes indicou que o futuro deverá ser ainda pior se não houver cooperação entre todos. “ O que se aponta, infelizmente, é que o ano que bem deve ser um ano de maiores complicações. Vamos nos mobilizar mais ainda, cobrar o ano inteiro”, comentou Paes, que pediu a ajuda da população.

“Não dá para a prefeitura, não há gente nem condições de saber onde está cada pocinha de água que há na cidade”, disse. Já o secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, não descartou a possibilidade de uma epidemia no próximo verão.

Por isso, foi antecipada para maio a campanha Rio Contra a Dengue 2012. “É uma doença tropical. Não posso dizer que sim, nem que não”, disse Sérgio Côrtes.
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Fwd: Participe! Campanha Universitária UTPMP - Brasil

Fwd: Participe! Campanha Universitária UTPMP - Brasil: "









CAMPANHA UNIVERSITÁRIA UTPMP

Cartaz Campanha 2

Ainda tem flashmob, palestras, dia da camiseta... Clique aqui para a programação completa e participe!


Un Techo para mi País Brasil | Rua Artur Riedel, 99, Alto de Pinheiros | São Paulo | São Paulo | Brazil
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Fwd: Instituto C&A

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Prêmio Itaú-Unicef recebe inscrições até dia 31-04
01/04/2011

São Paulo (SP) – A Fundação Itaú Social e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) lançaram nesta semana a 9ª Edição do Prêmio Itaú-Unicef. A iniciativa visa reconhecer e estimular o trabalho de organizações sem fins lucrativos que contribuam, em articulação com as políticas públicas de educação e de assistência social, para a educação integral de crianças, adolescentes e jovens brasileiros.

A premiação é voltada para ONGs responsáveis por ações socioeducativas para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos, em condições de vulnerabilidade socioeconômica. As ONGs devem estimular o ingresso, regresso, permanência, aprendizagem na escola pública e a participação na comunidade.

Segundo o regulamento do prêmio, são consideradas ações socioeducativas: as que conjuguem educação e proteção social como meio de assegurar o direito ao desenvolvimento integral de crianças e adolescentes; sejam realizadas de forma continuada, gratuita e no contraturno escolar; e tenham por objetivo o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes por meio de situações de aprendizagem que promovam: a ampliação de competências e habilidades que contribuam para o desempenho escolar e a ampliação de capacidades para a convivência e participação na vida pública.

O processo seletivo tem a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). Alguns dos critérios de seleção são a capacidade de gestão da ONG para a sustentabilidade nos aspectos técnico, político e financeiro; a oferta de oportunidade de desenvolvimento para crianças e adolescentes disponibilizadas pelo projeto; a adequação às normas do concurso; a relevância frente ao contexto social; os resultados alcançados; e o potencial para a transformação social.

A seleção está dividida em seis etapas: análise da ficha de inscrição; agrupamento das ONGs classificadas na primeira etapa, de acordo com o porte financeiro; seleção regionalizada dos projetos semifinalistas (seleção de até 160 projetos em âmbito nacional); seleção regionalizada dos projetos finalistas (seleção de até 32 projetos em âmbito nacional); visitas técnicas aos projetos finalistas (vencedores regionais); seleção dos projetos vencedores nacionais (até cinco projetos, sendo um o 'grande vencedor').

Os vencedores regionais receberão R$ 20 mil cada. Já os nacionais receberão R$ 80 mil cada. O projeto 'grande vencedor' receberá, adicionalmente, R$ 180 mil. O concurso está organizado conforme as seguintes regiões: Belém – estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Roraima e Rondônia; Belo Horizonte – estado de Minas Gerais; Curitiba – estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina; Fortaleza – estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Piauí, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe; Goiânia – estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e o Distrito Federal; Ribeirão Preto – interior do estado de São Paulo; Rio de Janeiro – estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro; São Paulo – Grande São Paulo e litoral do estado de São Paulo.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 31 de maio. Os interessados em participar do concurso devem se inscrever pelo link http://www.premioitauunicef.org.br/paginas/wfInscricao.aspx

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Prêmio Nike Esporte pela Mudança Social recebe inscrições

Prêmio Nike Esporte pela Mudança Social recebe inscrições: "



Prêmio Nike Esporte pela Mudança Social recebe inscrições
stão abertas as inscrições para a 2ª edição do Prêmio Nike Esporte pela Mudança Social. Professores e estudantes de Instituições de Ensino Superior (IES) das cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro podem inscrever, até dia 2 de maio, projetos de extensão que beneficiem diretamente jovens em situação de vulnerabilidade social.

Criado em 2008, o Prêmio é uma iniciativa conjunta da Nike, UniSol e Rede Esporte pela Mudança Social (REMS), e tem o objetivo de reconhecer e apoiar projetos de extensão universitária que utilizam o esporte para a promoção de desenvolvimento humano e social.

A primeira edição, realizada em 2009, premiou cinco projetos das mais variadas modalidades esportivas, com ações que envolveram oito professores doutores e especialistas, e mais de 60 estudantes de diversos cursos da graduação e pós-graduação, beneficiando 500 crianças e jovens de comunidade pobres.

Neste ano, a segunda edição premiará projetos de extensão universitária como foco em esporte e que beneficiem diretamente jovens em situação de vulnerabilidade social, localizados nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo.

Os projetos selecionados receberão os recursos financeiros e o suporte técnico necessários para sua implementação.

Mais informações e inscrições no site www.esportepelamudancasocial.org.br.


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Prêmio Fundação BB de Tecnologia Social abre inscrições

Prêmio Fundação BB de Tecnologia Social abre inscrições: "


Prêmio Fundação BB de Tecnologia Social abre inscrições
Estão abertas as inscrições para o Prêmio Fundação BB de Tecnologia Social. Podem participar instituições sem fins lucrativos, de direito público ou privado. Serão 9 prêmios no valor de R$ 80 mil cada - cinco serão para as categorias regionais (um para cada região do País) e um para cada categoria especial: 'Direitos da Criança e do Adolescente e Protagonismo Juvenil'; 'Gestão de Recursos Hídricos'; 'Participação das Mulheres na Gestão de Tecnologias Sociais'; e uma nova categoria: 'Tecnologia Social na Construção de Políticas Públicas para a Erradicação da Pobreza'.

As inscrições podem ser feitas por meio do portal www.fbb.org.br/tecnologiasocial até o dia 30 de junho e o Prêmio conta com o patrocínio da Petrobrás e o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia, da Unesco e da KPMG Auditores Independentes.

O Prêmio é concedido a cada dois anos e tem por objetivo identificar, certificar, premiar e difundir Tecnologias Sociais já aplicadas, implementadas em âmbito local, regional ou nacional e que sejam efetivas na solução de questões relativas à alimentação, educação, energia, habitação, meio ambiente, recursos hídricos, renda e saúde.

Mais informações no site www.tecnologiasocial.org.br.


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