quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Educação lança Concurso Escola de Leitores

A Secretaria Municipal de Educação lança hoje o Concurso Escola de Leitores, iniciativa de estímulo à leitura literária. O programa incentiva, ainda, o envolvimento da comunidade em ações dentro das unidades escolares da prefeitura. O concurso integra as ações do projeto Rio, uma cidade de leitores, criado em 2009 para fortalecer o hábito da leitura nas escolas do município. As escolas vencedoras receberão prêmio em dinheiro e consultoria da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) por um ano para o desenvolvimento dos projetos selecionados, além de viagem de dois representantes por escola à Colômbia, no intercâmbio com o Sistema de Bibliotecas de Bogotá. Leia mais


Foto-de-AF-Rodrigues_Prefei.jpg

Domingo tem exercício simulado de desocupação nas comunidades em áreas de risco

A Defesa Civil Municipal realiza na manhã do próximo domingo, dia 7, novo exercício simulado de desocupação em mais 12 comunidades que já contam com o Sistema de Alerta e Alarme para chuvas fortes. A simulação ocorre simultaneamente em localidades dos complexos do Alemão, do Lins de Vasconcelos, do Engenho Novo e no Vidigal. Ao todo, 3.275 famílias que residem em áreas de risco participarão da atividade, que foi feita pela primeira vez no começo de julho nas 20 primeiras comunidades onde o sistema foi instalado.

Quando as sirenes forem acionadas, um representante de cada família sairá de sua casa para se dirigir a um dos locais seguros pré-definidos pela Prefeitura do Rio. Os moradores foram avisados previamente e receberam folhetos e cartilhas sobre a realização do treinamento. Para orientar a população sobre as rotas de acesso aos pontos de apoio, cerca de mil pessoas, entre técnicos da Defesa Civil, agentes e voluntários darão apoio aos moradores. A implantação do Sistema de Alerta e Alarme começou em janeiro, no Morro do Borel, e já está presente em 32 comunidades. Leia mais

Foto-de-AF-Rodrigues__4.jpg

A cidade do Rio ganhará, em um ano, mais 20 Centros de Referência da Assistência Social (Cras)

Informe do DIA: Assistência Social

POR FERNANDO MOLICA

Rio - A cidade do Rio ganhará, em um ano, mais 20 Centros de Referência da Assistência Social (Cras), que serão instalados na Zona Oeste e em favelas com Unidades de Polícia Pacificadora. O gasto, de R$ 20 milhões, será rachado entre as secretarias de Assistência Social do município, do Estado e do governo federal.

A decisão foi tomada em reunião, na última segunda, pelos três secretários. De acordo com Rodrigo Neves, da Secretaria Estadual, o encontro serviu para formalizar um “pacto de gestão” entre os diferentes níveis de governo.

Crack aumenta números de homicídios no país

http://rodrigobethlem.blogspot.com/
Crack aumenta números de homicídios no país: "Mais uma matéria do jornal O Globo sobre a epidemia do crack no país foi publicada hoje,dia 28. Desta vez, o foco é o aumento da violência, já que o consumo e a disseminação da droga contribui para elevar as estatísticas de homicídios no país, especialmente no Nordeste. Em Pernambuco, por exemplo, o crack já se alastrou por todas as cidades e está vinculado a 80% dos homicídios do estado. No Ceará, os problemas causados pelo crack resultaram na criação de um fórum de discussão que já chegou a 120 dos 184 municípios. Minas também conseguiu estabelecer esta relação com base em relatórios da Polícia Civil.

Um dos principais estudiosos do tema no Brasil, Luiz Flávio Sapori, professor da PUC Minas defende, entre as medidas mais urgentes para resolver o problema, a quebra de tabus, entre eles a resistência à internação forçada, como já acontece no Rio.

O Ministério da Saúde prometeu criar, ainda em 2011, uma rede nacional destinada ao usuário de crack e outras drogas, além de definir um protocolo para orientar os profissionais do Sistema Únicode Saúde (SUS) sobre como acolher e tratar viciados. A presidente Dilma pretende lançar essa rede de atendimento junto com os resultados de uma pesquisa nacional sobre usuários de crack encomendada à Fiocruz. Para Dilma, não faz sentido o governo divulgar uma radiografia do problema sem um conjunto de medidas para enfrentá-lo.

Clique aqui para acessar a matéria completa.
"

SMAS retira 35 pessoas das cracolândias de Manguinhos e Parque União

FONTE:http://rodrigobethlem.blogspot.com


Realizamos na manhã de hoje, dia 3, uma nova operação em parceria com as polícias Civil e Militar nas cracolândias de Manguinhos e do Parque União. No total, acolhemos 35 pessoas (30 adultos e cinco crianças e adolescentes). Na cracolândia de Manguinhos, foram retirados 16 adultos e 3 crianças e adolescentes. No Parque União, as equipes foram recebidas com uma sessão de fogos. Ali, acolhemos 14 adultos e 2 crianças e adolescentes.

Os policiais também localizaram muitas pedras de crack e materiais para o consumo da droga. Participaram da operação, 30 profissionais da SMAS, 30 policiais do 22º BPM e 13 da Delegacia de Proteção a Criança e Adolescentes (DPCA).

Do dia 31 de março de 2011 até hoje, a SMAS realizou 22 operações de combate ao crack em diferentes pontos da cidade e já retirou das ruas 1.319 pessoas (1.065 adultos e 254 crianças e adolescentes).

Educação lança Concurso Escola de Leitores

QUE PESSOINHAS MAIS LINDAS!!!
http://adaoblogado.blogspot.com/
Educação lança Concurso Escola de Leitores: "
A Secretaria Municipal de Educação lança hoje o Concurso Escola de Leitores, 
iniciativa de estímulo à leitura literária. O programa incentiva, ainda,
 o envolvimento da comunidade em ações dentro das unidades escolares da prefeitura.
 O concurso integra as ações do projeto Rio, uma cidade de leitores,
 criado em 2009 para fortalecer o hábito da leitura nas escolas do município. 
As escolas vencedoras receberão prêmio em dinheiro e consultoria da Fundação Nacional 
do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) por um ano para o desenvolvimento 
dos projetos selecionados, além de viagem de dois representantes por escola à Colômbia,
 no intercâmbio com o Sistema de Bibliotecas de Bogotá.

Confira no link: 



"

TPE REALIZA CONGRESSO INTERNACIONAL ''EDUCAÇÃO: UMA AGENDA URGENTE'

http://programajornaleeducacao.blogspot.com/
TPE REALIZA CONGRESSO INTERNACIONAL ''EDUCAÇÃO: UMA AGENDA URGENTE': "
O Todos Pela Educação realiza, em parceria com instituições nacionais e internacionais, o Congresso Internacional 'Educação: uma Agenda Urgente”, de 13 a 16 de setembro, em Brasília. O objetivo do encontro, que reunirá líderes brasileiros das áreas educacional, acadêmica e de gestão, é o debate de questões que precisam avançar para acelerarmos os resultados, principalmente de aprendizagem, da Educação Básica no País.
“Educação de qualidade é um direito que vem sendo negado a milhões de crianças e jovens de todo Brasil, que estão fora das escolas ou terminam o Ensino Médio sem ter aprendido o mínimo que era esperado”, explica Priscila Cruz, diretora-executiva do Todos Pela Educação. “Se queremos um País mais justo e menos desigual, precisamos garantir Educação de qualidade para todos”, completa.
O congresso conta, para cada uma das sessões de debate, com um parceiro realizador. Serão ao todo nove temas; confira:
1 - Justiça pela qualidade da Educação – Em parceria com a Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e da Juventude (ABMP), serão debatidas as necessidades do sistema de Justiça brasileiro para oferecer aos operadores do Direito os instrumentos que lhes possibilitem garantir que as políticas educacionais sejam cumpridas.
2 - Regime de colaboração – Nesta sessão, em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), serão abordadas as responsabilidades de cada ente federado na Educação e analisadas as experiências exitosas que conseguiram impactar positivamente os indicadores da Educação.
3 – Definição das expectativas de aprendizagem – O Conselho Nacional de Educação (CNE), parceiro dessa sessão, auxiliará no debate sobre os desafios e as oportunidades que a definição de expectativas de aprendizagem pode oferecer.
4 - Formação inicial do professor – Em parceria com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), serão debatidos os modelos de formação inicial do docente e as oportunidades de mudanças para que esta formação esteja mais próxima das necessidades das crianças e jovens da sociedade atual.
5 – Carreira do professor  – Remuneração, plano de carreira e condições de trabalho são alguns dos temas a serem debatidos, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), sobre o que precisa ser feito para tornar a carreira de professor uma opção mais atraente no País.
6 - Avaliações externas e seu uso na gestão educacional - O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é parceiro na sessão que debaterá o uso dos resultados das avaliações de larga escala na gestão e para as intervenções pedagógicas.
7 – Educação integral – Em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), serão analisados os principais desafios das políticas de ampliação da exposição à aprendizagem, especialmente Educação em tempo integral.
8 – Equidade e inclusão – Em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), serão apontadas as políticas públicas que têm tido mais êxito e as que precisamos desenvolver para garantir o pleno acesso de todos a escolas de qualidade.
Sessão especial: Movimentos pela Educação na América Latina – O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) é parceiro na sessão que contará com alguns dos movimentos latino-americanos que trabalham pela melhoria da qualidade da Educação em seus países para troca de experiências e possível fomento de uma rede de mobilização regional.
Fonte: Todos pela Educação
Obs: O Programa Jornal e Educação estará no evento e compartilhará informações com nossos leitores do blog, site (www.anj.org.br/jornaleeducacao e Facebook (Jornal e Educação ANJ) !!!! 
"

Mãe, o que é família? #vidademãe

http://blogdati.com/
Mãe, o que é família? #vidademãe: "

FAMÍLIA.



Frequentemente meu filho nos pergunta o que é família. Ele gosta de perguntar quando revemos fotos antigas em que muitos rostos parecidos vão surgindo e a curiosidade sobre alguns “desconhecidos” vão dando espaço a histórias familiares, em geral carregadas de sorrisos e boas lembranças.


Também é frequente vê-lo perguntar quando papai e eu o abraçamos ou ficamos à sua volta, juntos, de maneira sossegada, daquele jeito à observar gestos e novidades comportamentais. Vocês sabem, àqueles momentos em que estão montando blocos, criando histórias próprias e interagindo com seus brinquedos quase sem perceber alguém à sua volta.


“Mas então, diz ele, família somos nós? Todo mundo tem? Por que chama família?”


É nítido que ele já entrou na fase dos grandes questionamentos, inserindo um “por que” para cada ideia nova, claro. E na ânsia de tentar respondê-lo e satisfazer sua aguçada curiosidade lá fui eu criar uma definição muito particular…


“Família é um grupo de pessoas que se amam e vivem juntas, que podem ou não ter o mesmo sangue e serem parecidas e que cuidam umas das outras”.


Ele achou que precisava decorar, judiação! Às vezes o vejo tentando repetir minhas palavras enquanto presta esclarecimentos aos amigos de pelúcia que, invariavelmente, são também membros da sua família. Depois de segurar o riso volto a conversar sobre o assunto e explicar minha definição, dando exemplo, contando histórias e assim por diante. Por definição ou por sentimento, o termo agrada nosso gurizinho e o estimula a solicitar os “abraço-famíliaaaaaa” quando papai, mamãe e CJ precisam se abraçar apertadinho e ele ri feliz da vida. Coisa boa de se ver.


Hoje, antes da escola, dizia ele… “vou para a minha escolinha que é minha família também, porque lá tem os amigos que eu gosto” e ainda, chegando lá, cantou música que eu fiz pra ele quando nasceu, criando uma relação entre escola-casa (na minha ótica, claro). Perfeito, não foi?! A Escola é onde ele também se sente seguro, interage, cresce e exercita suas novas descobertas. Gostei de ter ouvido isso. E aí fiquei pensando se deveria alterar minha definição…


Por definição oficial Família vem a ser:


s.f. O pai, a mãe e os filhos: família numerosa. Todas as pessoas do mesmo sangue, como filhos, irmãos, sobrinhos etc.

Grupo de seres ou coisas que apresentam características comuns: família espiritual. Os descendentes de um indivíduo, a linhagem, a estirpe.

Família de palavras, grupo de palavras que procedem de uma raiz comum. Família real, o rei, a rainha, seus filhos e parentes do mesmo sangue.

Santa Família, quadro que representa a Virgem Maria, São José e o Menino Jesus.

Biologia. Unidade de classificação científica. (dicionário de língua portuguesa)


… Então acho que estamos ensinando e “agregando” do jeito certo.


E, principalmente, num momento de vida em que valores morais e estrutura familiar estão sendo subjugados e por vezes ignorados, a exemplo de tantos atentados criminosos contra e entre a família noticiados diariamente ou ainda, a exemplo da dissolução de famílias recém compostas no confronto com pequenos desafios, acho que revermos o que pensamos sobre “ser uma família” e a importância disso em nossas escolhas, vale como ótima reflexão social.


 


E pra você, o que é família?


Contribua conosco e nos conte como você responderia aos seus filhos o que vem a ser FAMÍLIA



Share

"

Atividades de Orientação e Localização

http://professoracarina.blogspot.com/

Atividades de Orientação e Localização: "










"

PRIMEIRA INFÂNCIA

http://ediwesleyguilber.blogspot.com/
(título desconhecido): "
"