AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 19 a 25 de maio:
SEMANA ESTADUAL DE DOAÇÃO DE LEITE MATERNO
Em alusão ao Dia Mundial de Doação de Leite Humano, comemorado em 19 de maio, o Rio de Janeiro promove, a partir deste ano, a Semana Estadual de Doação de Leite Materno. O objetivo é mobilizar a sociedade em torno da doação de leite humano, que será destinado para bebês recém-nascidos internados em unidades neonatais. A iniciativa é institucionalizada pela lei 6.237/12. Saiba mais sobre os benefícios da amamentação e sobre como doar leite humano. Consulte a localização dos Bancos de Leite Humano e de postos de coleta de doações em todo o país.
AÇÃO NOS BAIRROS CONTRA A DENGUENeste sábado, 19 de maio, o bairro da Glória e a Comunidade da Coreia, na Tijuca, recebem a Ação nos Bairros Contra a Dengue, de 9h às 13h. A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC-RJ) promove atividades educativas de saúde para conscientização da população sobre a eliminação de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti e a prevenção da dengue. A programação inclui distribuição de material informativo, instalação de capas em caixa d’águas que estejam descobertas e aspersões com fumacês portáteis, quando necessário. Os pontos de encontro são a estação de metrô da Glória e a Rua Henrique Fleiss, na Comunidade da Coreia, na altura do número 455.
SIMULADO PARA CHUVAS FORTESA Prefeitura do Rio promove neste domingo, 20 de maio, mais um simulado de desocupação em 18 comunidades que já contam com o Sistema de Alerta e Alarme para chuvas fortes. Sétimo exercício desde que o sistema foi implantado, o evento será realizado em comunidades localizadas nos bairros do Estácio, Rio Comprido, Catumbi, Santa Teresa, Botafogo, Ipanema, Copacabana, Cosme Velho, Praça Seca, Jacarepaguá, Lins de Vasconcelos e Tomás Coelho. O exercício simula uma situação que pode acontecer em caso de ocorrências de chuvas. Nessas ocasiões, a comunicação com os agentes e as lideranças das comunidades é feita por meio de SMS (torpedos) para aparelhos celulares cedidos pela Prefeitura. Todas as comunidades que possuem o sistema contam com representantes treinados para o uso dos aparelhos. A concentração para o início da atividade será no Centro Social do Chuveirinho (Rua Ademar Barcelos, 30, São Carlos), às 9h.
INTEGRAÇÃO FAVELA-CIDADEIniciativas públicas e privadas para a integração sustentável de aglomerados urbanos de baixa renda à cidade estão em debate esta semana, durante o Seminário de Integração: Favela-Cidade, que acontece nesta quarta e quinta-feira, 23 e 24 de maio, de 9h às 18 horas, no Centro de Convenções da Firjan (Avenida Graça Aranha nº 1, 2º andar). O evento reunirá formuladores de políticas públicas, representantes da sociedade civil, do setor privado e de organizações multilaterais, além de especialistas de diversos países, para trocar experiências e debater soluções sobre a redução de desigualdades em suas mais diversas expressões. Mais informações e inscrições: (21) 3235.6315 | seminario.integracao@iets.org.br. Confira a programação completa do Seminário de Integração Favela-Cidade.
TEATRO NO ENGENHO NOVOA Companhia de Teatro e Dança do Armazém de Ideias e Ações Comunitárias (AIACOM) promove mais uma edição do projeto Formação de Plateias, na próxima sexta-feira, 25 de maio. O espetáculo O Beco e os Meninos de Papel será apresentado às 18h30, na sede do AIACOM, no Engenho Novo (Rua Barão do Bom Retiro, 920). A entrada é franca. Mais informações: (21) 2581-9918.






A
Secretaria Municipal de Assistência Social promove amanhã, sábado, dia
19, o seminário “Rio de Mãos dadas pela Paz”, na quadra da escola de
samba São Clemente, na Cidade Nova. O evento, que reunirá 1.250
beneficiárias do projeto Mulheres da Paz, tem como objetivo aproximar as
mulheres das equipes dos centros de referência da Assistência Social e
identificar ações conjuntas que se somem aos serviços desenvolvidos pela
Rede de Proteção Social. O Mulheres da Paz faz parte do Programa
Nacional de Segurança Pública (Pronasci) e leva a campo mulheres de 44
comunidades capacitadas para atuar como lideranças comunitárias, como na
Cidade de Deus (foto).

