sexta-feira, 16 de novembro de 2012

FIQUE SABENDO - Maior parte das contaminações por alimentos ocorre em casa, diz Saúde

 http://www.blogdasaude.com.br/
Maior parte das contaminações por alimentos ocorre em casa, diz Saúde:
 
A maioria das contaminações alimentares ocorre dentro da própria casa dos brasileiros, e não em locais onde a comida possa ter procedência duvidosa, segundo a gerente da Unidade Técnica de Doenças de Veiculação Hídrica e Alimentar da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Rejane Alves.
Em seguida, os focos mais comuns são restaurantes, padarias, creches, escolas e hospitais. E os alimentos mais perigosos para intoxicação são ovos, carnes (frango e boi), leite e queijos não pasteurizados, vegetais crus e frescos, doces e água, destacou a representante do governo na 2ª Conferência Internacional em Epidemiologia, realizada entre esta segunda (12) e quarta-feira (14) no Expo Center Norte, em São Paulo.
“Nas creches e escolas, precisamos educar, informar e orientar as merendeiras para que mantenham sempre as mãos e as unhas limpas”, disse. Essa recomendação vale também para as donas de casa e para qualquer pessoa que for manipular, preparar ou consumir alimentos. Outra dica é manter a comida fora da zona de temperatura considerada perigosa, que fica entre os 5°C e os 60°C. Ou seja, para ter um bom cozimento, é importante chegar a pelo menos 70° C.
Mulheres, crianças e adolescentes costumam ser os principais alvos das fontes de contaminação, por terem uma exposição maior e muitas vezes um sistema de defesa enfraquecido – como é o caso de grávidas e bebês.
Os principais patógenos que causam infecção, segundo o Ministério da Saúde, são bactérias do tipo Salmonella, Staphylococcus aureus, Escherichia coli, Bacillus cereus, Clostridium perfringens, os organismos que provocam hepatite A e o rotavírus – uma das principais causas de diarreia em crianças, contra a qual existe vacina na rede pública desde 2006.
Por região do país, o Sul concentra 42% dos casos de contaminação alimentar; o Sudeste, 37,3%; o Nordeste, 12%; o Centro-Oeste, 5,2%; e o Norte, 3,5%. Mas, segundo Rejane Alves, esses dados evidenciam apenas uma maior vigilância no Sul e no Sudeste, e não um maior número de ocorrências nesses lugares.
Dados nacionais de 2007 sobre mortalidade no Brasil apontam que 10% eram por doenças infecciosas, 72% por doenças crônicas não-transmissíveis (como diabetes, infarto e derrame), 13% por causas externas (como acidentes e homicídios) e 5% por doenças materno-infantis.
Segundo ressaltou o diretor da Divisão de Doenças de Transmissão Alimentar, Hídrica e Ambiental do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) dos EUA, Tom Chiller, que também esteve presente no congresso na capital paulista, toda a cadeia produtiva de alimentos precisa estar envolvida para evitar contaminações – desde a fazenda até a mesa. “Na maior parte das vezes, as comidas contaminadas têm aspecto, cheiro e gosto normais, mas contêm toxinas que só podem ser identificadas por uma análise laboratorial”, disse.
De acordo com a pesquisadora Friederike Mayen, do Centro Panamericano de Febre Aftosa (Panaftosa), ligado à Organização Panamericana de Saúde (Opas), que integrou a mesa de debates sobre o tema, o direito do consumidor e a responsabilidade dos produtores não existem em todos os países do mundo, o que dificulta muito o controle de itens importados. “Quando o surto ocorre, não adianta apenas medicar o paciente, precisa também fazer um relatório sobre a doença e notificar a rede de saúde”, afirmou.
Fonte: Bem Estar

Obesidade está entre as principais causas de AVC em jovens

 http://www.blog.saude.gov.br/
Obesidade está entre as principais causas de AVC em jovens:
Responsável pela primeira causa de morte no Brasil, o AVC não atinge apenas pacientes idosos. Um levantamento feito pelo Ministério da Saúde mostra que entre os anos 2000 e 2010, mais de 62 mil pessoas com menos de 45 anos morreram em decorrência de um derrame no País.
Do ano 2000 até setembro deste ano, quase 180 mil pessoas com essa idade foram internadas nos hospitais do Sistema Único de Saúde. O AVC pode ser isquêmico ou hemorrágico. A forma isquêmica da doença está mais ligada aos idosos, e é quando os vasos que levam sangue ao cérebro entopem, geralmente por placas de gordura. O derrame hemorrágico, mais comum em jovens acontece pelo rompimento dos vasos sanguíneos. As causas podem ser más formações do coração ou das artérias, mas, principalmente reflexos do estilo de vida, como obesidade, hipertensão e estresse.
O secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães, destaca a influência dos hábitos dos jovens de hoje com a antecipação dos derrames.”Essa é uma tendência mundial. O aumento da presença dos chamados fatores de risco: obesidade, hipertensão, diabetes, sedentarismo, tabagismo, esses hábitos de vida que não são saudáveis têm levado ao aumento de AVC no mundo todo. Então essa antecipação nas faixas etárias se deve muito a isso. É claro que também tem fatores congênitos. Você tem aneurismas que podem explodir em determinado momento. Mas o que a gente pode fazer cada vez mais é prevenção dos fatores de risco.”
Preocupado com os casos de AVC no País, o Ministério da Saúde passou a fornecer pelo Sistema Único de Saúde, em abril deste ano, o medicamento alteplase. O remédio é destinado para o tratamento do AVC isquêmico, tipo que corresponde a 80 por cento dos derrames. Além disso, também em abril deste ano o ministério anunciou critérios para habilitar hospitais que serão referência para o atendimento de pacientes com AVC. Helvécio Magalhães ressalta a importância desses novos centros.
“Essa implantação dos Centros de Referência é muito importante. Temos por volta de 200 hospitais, que são os grandes hospitais brasileiros de urgência que têm a maior parte do atendimento, mas é claro que o SAMU dá o primeiro atendimento, as UPAs têm atendimento, mas nós estamos criando as Unidade de AVC para que em uma região, em uma grande cidade, a partir da regulação, a partir do SAMU já se saiba para onde levar”, reforça o secretário Helvécio Magalhães.
Os sintomas mais comuns do derrame são a perda de força muscular de um lado do corpo, fala enrolada e sensação de formigamento no braço. Além disso, a vítima do AVC pode sentir dores de cabeça, tontura, náusea e vômito.
Ouça a matéria da Web Rádio Saúde
Fonte: Amanda Mendes / Web Rádio Saúde

GRUPO JOCUM FAZ APRESENTAÇÃO NA CM ZILKA SALABERRY

 http://zilkacreche.blogspot.com/
Bacana o trabalho do JOCUM,  religião também faz parte da vida e é muito importante.
GRUPO JOCUM FAZ APRESENTAÇÃO NA CM ZILKA SALABERRY:
                NESTA QUARTA-FEIRA TIVEMOS O PRAZER DE RECEBER O GRUPO JOCUM, GRUPO DE DANÇAS E PEÇAS TEATRAIS INFANTIS DE CURITIBA, QUE FEZ UMA BRILHANTE APRESENTAÇÃO PARA AS CRIANÇAS TRAZENDO COMO TEMA AS DIVERSIDADES. USANDO COMO EXEMPLO UMA MÁQUINA QUE NECESSITA DE DIFERENTES PEÇAS PARA FUNCIONAR E QUE NA FALTA DE UMA DAS PEÇAS A MÁQUINA NÃO FUNCIONA, ASSIM É UM GRUPO QUE PRECISA DOS DIFERENTES ELEMENTOS PARA CAMINHAR. AS CRIANÇAS PARTICIPARAM ATIVAMENTE ACOMPANHANDO COM PRESTEZA E DISCERNIMENTO DA MENSAAGEM. APRESENTARAM A DANÇA DO PINGUIM QUE LEVOU OS PEQUENINOS A DANÇAREM JUNTINHO. 
                  PARABÉNS PELO BELO TRABALHO QUE VOCÊS DO GRUPO JOCUM DESENVOLVEM SE APRESENTANDO PELOS DIVERSOS ESTADOS BRASILEIROS.

































                   
A CRIANÇA PRECISA DE UM AMBIENTE ACOLHEDOR, SEGURO, CONFIÁVEL, ALEGRE E FELIZ.

                 A ALEGRIA DO SENHOR É A NOSSA FORÇA

                   
                                      



                                   

3 passos para organizar seu cérebro e aumentar sua produtividade

 http://porvir.org/
3 passos para organizar seu cérebro e aumentar sua produtividade:
Nossa mente funciona como um computador, em que separamos todo o conteúdo em pequenas pastas. Portanto, se você pretende melhorar sua produção, concentração e foco, precisa primeiro organizar seus “arquivos”. Saiba como fazer isso em três passos:
1. Para melhorar sua produtividade, é fundamental deixar a mente vazia. Assim como nos computadores, você funciona melhor se estiver com o disco rígido limpo. Tente fazer isso duas vezes ao dia, de manhã e de noite;
2. Não guarde tudo na cabeça, conte com a ajuda de recursos externos, como uma agenda, um tablet, um lembrete no computador. Não tente decorar tudo que precisa fazer durante o dia;
3. Tenha uma espécie de reunião consigo mesmo e tire todas as ideias da sua cabeça, anotando-as em um papel. Não se limite a tarefas e projetos, tire tudo da cabeça e depois tente dividir por categoria.
do Universia

http://otics-iraja.blogspot.com/CMS SYLVIO BRAUNER NOVEMBRO AZUL DIABETES

http://otics-iraja.blogspot.com/
CMS SYLVIO FREDERICO BRAUNER
NOVEMBRO AZUL
Diabetes
Data: 12/11/2012
Ação realizada na unidade clinica saúde da família CMS SYLVIO FREDERICO BRAUNER, onde foi realizado um café da manhã na equipe Luther King CB07-P4 com foco a alimentos voltados para portadores de diabetes do tipo I e II e seus familiares, orientação no cuidado com os pés, e diagnósticos de possíveis pés diabéticos, orientação sobre sinais e sintomas, e prática de exercícios para controle da glicemia capilar, medicações e seu uso, e o tira dúvidas com a Dr.ª Marilza Rocha da equipe Luther King. Onde todas as dúvidas foram sanadas.  “E o papinho gostoso” com  a presença de 46 cadastrados.
Equipe: CB07 P4 Luther king
DR.ª Marilza Rocha
ENF. Erildo Wolfgramm
Téc. Enf. Vilson Fernandes de Oliveira
ACS. Carlos Eduardo Quirino
ACS. Elisangela Araújo
ACS. Elisangela Cabral da Silva
ACS. Fernada  Capela
ACS. Janaína Pereira T. Batista
ACS. Leila Serpa dos Santos
ACS Luciana Soares de Andrade
Equipe CB 06 P3 ( Monte Sinai)
Enf. Erica da Silva
Equipe CB 05 P2 (Israel)
Enf Maria de Lourdes
NASF
Nutricionista Anne Marcelle
Educadora Física. Patrícia Santos




































Agradeço a todos que empenharam para mais esta ação no CMS Sylvio F. Brauner
Enfermeiro: Erildo Wolfgramm
Gerente:  Reilson Binato