sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Depoimentos Educopédia!

http://rknoticia.blogspot.com/
Depoimentos Educopédia!:
Que tal saber o que alguns de nossos colegas acham da EDUCOPÉDIA?
Descubra as opiniões da PROFESSORA LUCIANA e de alguns alunos da nossa escola.

OUTUBRO ROSA

Todas as Unidades de Saúde do Rio de Janeiro estão nesta campanha.
Dirija-se a mais próxima e faça seu exame.

http://smsdc-cms-flaviocouto.blogspot.com/
OUTUBRO ROSA:
CAMPANHA DE PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA E COLO DO ÚTERO
O CMS Drº FLÁVIO DO COUTO VIEIRA CONVIDA VOCÊ PARA NOSSA PROGRAMAÇÃO

DIA: 17/10/2011 CAMINHADA ROSA ÁS 8:30HS
NA ÁREA DE ABRANGÊNCIA DA UNIDADE COM PROFISSIONAIS DA UNIDADE, PROFISSIONAIS DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA E USUÁRIOS.

E MUITAS OUTRAS ATIVIDADES!!!

EQUIPE CMS DRº FLÁVIO DO COUTO VIEIRA.

Ariel de Castro Alves explica a função e a importância do Conselho Tutelar

http://www.viablog.org.br/
Ariel de Castro Alves explica a função e a importância do Conselho Tutelar: Em entrevista à Rádio CBN, o advogado Ariel de Castro Alves explica a função e a importância do Conselho Tutelar.

MOSTRA - GERAÇÃO 2011


O Núcleo de Arte Grande Otelo da 6ª CRE, tem o prazer de anunciar que o curta–metragem “Um Dia Só” foi selecionado para a Mostra Geração 2011, ligada ao Festival do Rio 2011, considerado o maior evento audiovisual da América Latina. A Mostra conta com obras de vários estados brasileiros e de outros países, como Espanha, Argentina, Itália e Equador. Inspirado em um poema de Ferreira Gullar, "Traduzir-se", conta a história de um menino que vai à farmácia comprar um remédio para a mãe. Em meio ao sentimento de solidão, ao passar por uma poça de água e uma folha caída, ele reflete sobre estar sozinho no mundo, misturando o sonho e a realidade.
O Festival do Rio acontecerá entre os dias 06 e 18 de outubro, porém, no Dia 17 de Outubro ”Segunda-Feira” às 9 horas da manhã, será a exibição do Nosso Filme "Um Dia Só" Estação SESC Rio - Local: Rua Voluntários da Pátria, 88 - Botafogo, Rio de Janeiro – RJ, Telf: 2226 1988 .
Gostaríamos de parabenizar os alunos protagonistas, Ranielle dos Santos de Andrade da Escola Monte Castelo e David de Melo Dias da Escola Charles Anderson Weaver- 6ª CRE, através da coordenação do professor Bruno Bentolila, orientador da oficina de vídeo/cinema do Núcleo
Pedimos a todos que acompanhem as notícias no Blog http://www.mostrageracao.blogspot.com/ e compareçam!. Logo apóis as apresentações, haverão debates e entrevistas com os protagonistas e orientadores das produções. NÓS SOMOS A 6ª CRE.

Pedagogia: Cotidiano Escolar

http://programajornaleeducacao.blogspot.com/
Pedagogia: Cotidiano Escolar:
Dica do  !
As cenas apresentam comentários comuns de alunos enquanto resolvem as atividades propostas pelos professores em situações cotidianas na escola como apresentação de trabalhos, provas, entregas de boletins, entre outros. A partir dos trechos é possível refletir junto aos professores os impactos das atividades propostas por eles nas percepções e na vida dos alunos.

Batebokabum – Juventude, Violência e Primeira Infância

Bacana, isso!!
http://primeirainfancia.org.br/
Batebokabum – Juventude, Violência e Primeira Infância: Sob o tema Juventude, Violência e Primeira Infância, os jovens da Oi Kabum! – Escola de Arte e Tecnologia, de Salvador/BA, participaram de um debate, na manhã dessa quinta-feira (13), na sede da Oi Kabum!, no Pelourinho. Como mediadores, estavam … Continuar lendo

Seminário discute mobilização social para educação

http://portal.aprendiz.uol.com.br/
Seminário discute mobilização social para educação:

O Brasil quer chegar a 2022 com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) igual ao de países desenvolvidos, com o analfabetismo erradicado e oportunidade para todos. É o que diz a assessora especial do Ministério da Educação, Linda Goulart, que coordena o 1.º Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação, que acaba hoje, em Fortaleza.


Entre os palestrantes estão renomados estudiosos, como os colombianos Bernardo Toro e Bernardo Nieto, especialistas em mobilização e reformas educacionais; e Heather Weiss, diretora do Havard Family Research.


Linda ressaltou que o diálogo sobre educação deve ser estendido à sociedade. “É por esse motivo que o MEC está se dedicando a repassar para os agentes que atuam no setor técnicas e experiências de mobilização para promover a interação entre família, escola e comunidade.”


Segundo ela, o seminário tem o objetivo de proporcionar espaço para discussões sobre a importância da participação das famílias na vida escolar dos filhos, bem como a colaboração que os segmentos organizados da sociedade civil e os órgãos públicos de áreas correlatas à educação, além das lideranças sociais e religiosas, podem oferecer no processo de melhoria da educação.


Ontem, os palestrantes Bernardo Nieto Sotomayor e Márcio Simeone Henriques falaram sobre o tema Comunicação e Mobilização. Sotomayor definiu e apontou as implicações dos processos de trocas sociais que buscam a mobilização. “A comunicação é fundamental para estabelecermos essas mudanças, porém não faz milagre”, comentou. Segundo ele, o “motor fundamental é o impulso criador dos dirigentes”. Ele lançou a seguinte pergunta para a plateia, formada por gestores, em sua maioria: “Somos impulsionadores ou obstáculos para essas mudanças?”.


(Estadão)

Celebração da Educação no Citybank Hall

http://artemariopiragibe.blogspot.com/
Celebração da Educação no Citybank Hall:

Rosalina Monteiro (Adjunta de Direção), Claudia Costin (Secretária de Educação do Município do Rio de Janeiro) e Jandyra Diogo (Direção da Mario Piragibe)


Domingo, 09 de outubro de 2011, após a realização da prova presencial do Curso virtual de Gestão, oferecido pela SME-RJ, as equipes de direção das escolas e coordenadorias foram convidadas a participar da Celebração da Educação Carioca, no Citybank Hall. O evento teve as ilustres presenças da Secretária de Educação do Rio, Claudia Costin, do prefeito Eduardo Paes, do palestrante Mário Sérgio Cortella e dos artistas da Banda Kid Abelha, que agitaran a festa com um show para os educadores cariocas responsáveis pela gerência das escolas e CREs!


Rosalina, Nazareth e Jandyra




Kid Abelha






Fotos: Rosalina Monteiro

Postado por: Imaculada Conceição M. Marins

Após polêmica, Rio terá aulas de religião em escolas municipais

http://portal.aprendiz.uol.com.br/
Após polêmica, Rio terá aulas de religião em escolas municipais:

O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), deve sancionar neste mês um projeto polêmico, de autoria do próprio Executivo, que prevê a contratação de até 600 professores para darem aulas de religião em escolas municipais.


O projeto, aprovado na Câmara Municipal há duas semanas, teve apoio de lideranças católicas, mas foi criticado pelo Conselho Municipal de Educação e pela bancada evangélica.


Ele estabelece que os professores precisarão ter formação em licenciatura e serem credenciados por uma “autoridade religiosa competente”.


Mesmo vinculados a alguma instituição religiosa, no entanto, terão que oferecer educação plural, “visando a valorização e visibilidade das diferentes práticas religiosas”. Legislação semelhante já existe na rede estadual. As aulas, como determina a Constituição, serão facultativas aos alunos. O projeto prevê que a oferta comece, inicialmente, por escolas de tempo integral. São, hoje, 163 entre 1.065 no município.


Ação no STF

O vereador Reimont Santa Bárbara (PT), ex-padre e um dos principais defensores do projeto, diz que a expectativa é de que o prefeito o sancione ainda neste mês, a tempo de serem contratados professores já para o próximo ano letivo.


A bancada evangélica na Câmara foi contra o projeto por entender que ele beneficiaria principalmente católicos, que são maioria entre os religiosos.


Já o Conselho Municipal de Educação – órgão consultivo da Secretaria de Educação – se posicionou contra para “reafirmar o caráter laico da escola pública” e por entender que o tema não é consensual no meio jurídico.


Há uma ação de inconstitucionalidade no STF (Supremo Tribunal Federal) contra lei federal de teor semelhante.


Carência

“Com tanta carência de professores em outras disciplinas, por que contratar mais 600 sem saber qual será a demanda disso?”, critica a vereadora Teresa Bergher (PSDB), que foi contrária ao projeto.


O vereador Reimont defende o projeto dizendo que a inclusão será gradual. Também afirma que ele não foi feito para beneficiar a Igreja Católica e que não se trata de proselitismo religioso. “O diretor de cada escola estará atento a esta questão.”


(Folha de S. Paulo)

Dica de leitura para sala de aula!

http://adaoblogado.blogspot.com/
Dica de leitura para sala de aula!:
O segredo da gravata mágica. Memória Visual, 2009. Ilustrações e design de Júlia Lima.
Em O segredo da gravata mágica, é contada a história de uma gravata borboleta que costuma diminuir de tamanho e ficar apertada caso quem a estiver usando não seja de boa índole. E assim, ela vai passando de pescoço em pescoço por diferentes lugares e épocas, até encontrar quem seja digno de usá-la. O livro foi todo escrito em prosa rimada

O autor foi aluno de nossa escola!

Projeto: Samba criança, virou livro!

http://adaoblogado.blogspot.com/
Projeto: Samba criança, virou livro!:

Alegria, alegria!!!! É isso aí minha gente! Vamos fazer barulho mesmo! 
A fantástica Editora Multifoco aprovou o meu projeto e vai publicar o livro "Samba, Criança - a história do samba contada para os pequenos" (nome provisório).

O lançamento já está marcado para o dia 29 de outubro e será na sede da editora, na Lapa.

Quero compartilhar essa alegria com vocês e convidar tds os amigos, principalmente os que tem filho(s), que compareçam e dêem de presente para eles no Dia das Crianças. Sei que será um presente atrasado, mas a espera é compensada pela linda história e pelo evento especial para os pequenos, no dia 29 de outubro.

Os detalhes do evento serão postados em breve aqui no blog e será enviado aos meus contatos.

Mas, já adiantando para que tds marquem na agenda...

SÁBADO - 29/out - 16h
Espaço Multifoco
Av. Mem de Sá, 126 - Lapa
Informações: 21 8761-1818

MENSAGEM DO PROFESSOR - E. M. CHARLES ANDERSON

http://charlesandersonweaver.blogspot.com/
(título desconhecido):
Aos meus companheiros de lutas e vitórias da Escola Municipal Charles Anderson Weaver.
Às diretoras Tania Meira e Priscilla e à coordenadora Sanny Gutemberg
FELIZ DIA DOS MESTRES
Prof. Arnon Duarte = Sala de Leitura