sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Comemoração de Aniversário.

Parabéns!!Deus Abençoe todos os dias!!
Comemoração de Aniversário.:
Um momento especial de renovação, porque Deus, na sua infinita sabedoria, deu à natureza, a capacidade de desabrochar a cada nova estação e a nós capacidade de recomeçar a cada ano. 

Afinal fazer aniversário é ter a chance de fazer novos amigos, ajudar mais pessoas, aprender e ensinar novas lições, vivenciar outras dores e suportar velhos problemas. 

Sorrir novos motivos e chorar outros, porque, amar o próximo é dar mais amparo, orar e agradecer mais vezes.
Fazer Aniversário é amadurecer um pouco mais e olhar a vida como uma dádiva de Deus. 
É ser grata, reconhecida, forte, destemida. 


É ser rima, é ser verso, é ver Deus no universo; 
Obrigado por esse dia tão grandioso.
 Obrigado pela amizade,
Amo vocês!

Minha Equipe Zuzu Angel...

GRÊMIO ESTÁ NA LUTA CONTRA DENGUE

PREFEITURA DECRETA ESTADO DE ALERTA CONTRA DENGUE
O que isto quer dizer?
COMBATE AO FOCO EM TODOS OS LUGARES – O que a Educação pode fazer?
DIA: 24 de OUTUBRO
HORA: 9 horas
Local: AUDITÓRIO DA ESCOLA MUNICIPAL LIA BRAGA DE FARIA
ENDEREÇO: Rua Nova Trento, 327 - Guadalupe
Clientela: ALUNO DO GRÊMIO

Feira oferece bolsas de estudos nos Estados Unidos

http://portal.aprendiz.org.br/
Feira oferece bolsas de estudos nos Estados Unidos:
out
24

Contatar as melhores universidades dos Estados Unidos, ver de perto os cursos e programas mais interessantes, esclarecer dúvidas e obter acesso a bolsas de estudos.


É esse o objetivo da Feira Americana de Educação e Bolsas de Estudos promove na próxima segunda-feira, dia 24, das 18h às 21h, no Tivoli Hotel (Rua Alameda Santos, 1437, Jardins), em São Paulo. A inscrição é gratuita e deve ser feita pelo site www.studentlane.com.


Antes do evento, a embaixada americana também organiza um seminário, no mesmo local, às 17h30. A intenção é explicar detalhadamente como obter o visto certo para de estudar Nos Estados Unidos.


Este é o único evento onde pais e estudantes podem encontrar respostas para questões como escolha do curso, vistos, alojamentos e bolsas de estudos em um só lugar. Estarão presentes 26 universidades, entre elas Berkley, Columbia, Louisiana, entre outras.


O número de brasileiros em universidades americanas cresceu 25% nos últimos cinco anos. O valor das bolsas varia de acordo com a universidade e pode ser desde 5 mil dólares até a mensalidade integral.


Mais informações no site www.studentlane.com.

Fundação Victor Civita elege “Educador Nota 10” da 14ª edição do Prêmio

http://www.euvocetodospelaeducacao.org.br/
Fundação Victor Civita elege “Educador Nota 10” da 14ª edição do Prêmio: A Fundação Victor Civita realizou nesta segunda-feira (17), a cerimônia de premiação do “Educador nota 10” na Sala São Paulo, na qual foi divulgado o nome da educadora destaque desta edição do prêmio, eleita dentre os 11 vencedores da categoria Professor Nota 10 e um da categoria Gestor Nota 10, anteriormente divulgados aqui. Fernanda Pedrosa [...]

DENGUE

OUTUBRO ROSA _ CMS SYLVIO FREDERICO BRAUNER

http://otics-iraja.blogspot.com/
OUTUBRO ROSA _ CMS SYLVIO FREDERICO BRAUNER:
O Outubro Rosa foi criado nos Estados Unidos, em 1997. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. Com o passar dos anos, vários países aderiram à causa. No Brasil, o movimento chegou em 2002.

Outubro Rosa- o movimento mundial contra o câncer de mama, no grupo de gestante com a participação das equipes pedreira 02 e PNC do CMS Sylvio Frederico Brauner. Foi onde foi abordada a atividade de promoção a saúde enfocando a importância do preventivo e o auto-exame de mamas para combater o câncer de mama e o câncer de colo de útero. 





















Guia prático para a educação no #Trânsito e reflexões #DirigeBonito #Crianças

http://blogdati.com/
Guia prático para a educação no #Trânsito e reflexões #DirigeBonito #Crianças:

Não são só sinais, placas, leis e multas que regem a vida no trânsito. “A socialização, a obediência às regras e a solidariedade. Tudo isso é necessário para viver em harmonia nas ruas e avenidas”, por Mariza Martins, coordenadora da Escola Pública de Trânsito do Detran-RS.



Lendo e acompanhando o blog vocês devem ter percebido que eu estou animada com a divulgação de uma campanha privada de valorização da mulher no trânsito - De Carona com Elas. Eu sou assim. Quando há um tema que me toca, que vai ao encontro dos meus valores e interesses sociais, sempre me dôo bastante e por isso tudo que tenho lido relacionado ao assunto estou compartilhando aqui no blog e nas redes sociais, no intuito de estimular a troca e o debate público.



Há dias, já queria ter transcrito aqui um guia prático com 10 noções básicas de educação no trânsito, com o detalhe de que são referências para mães e pais orientarem suas crianças em referência a circulação nas ruas, cuidados básicos e outras obervações pertinentes. Vira e mexe posto aqui reforçando a necessidade desta educação no trânsito e agora, novas ferramentas e dicas vem a calhar. (Leiam abaixo)


E como nem tudo são flores e os exemplos – e educação – são fundamentais para os bons cidadãos adultos que serão nossas crianças amanhã, vale reforçar a máxima de que boa conduta por detrás do volante depõe a favor ou contra os pais.  Não adianta homenagearmos os digníssimos barbeiros presentes no trânsito nosso de cada dia e esperar que as crianças – que tudo ouvem – ignorem as palavras feias ou expressões inadequadas. Policiar-se e medir gestos e palavras ao dirigir pode não só melhorar o seu dia como evitar longas e repetidas justificativas para as muitas perguntas ou embaraços oriundos das crianças.


Pensando nisso, vale ler a reportagem “os motoristas influenciam as crianças para bem e para mal” do jornal O Globo, de ontem, compartilhada pela professora e coordenadora pedagógica Melissa Machado (@mellmachado). Ela indica ações que podem ser aplicadas pela Escola na tentativa de colaborar com a educação que cabe aos pais e que é fundamental.


“É assim, brincando que as crianças tomam consciência de que os valores devem ser respeitados: o sinal vermelho, o limite de velocidade, a faixa de pedestre… a consequência deste trabalho de formiguinha é levar o conhecimento aos adultos. Por mais que a lição seja dura”, explica Melissa Machado.


E se depois de ler todas as referências e discutir o assunto com os seus, vocês ainda acharem que não pecamos, não erramos, mesmo quando estamos agindo como melhores pais e mães neste mundo árduo, mas feliz que é a maternidade, podem ler esse meu desabafo de 1 ano atrás. Vão entender do que estou falando…


As crianças realmente aprendem o que vivenciam.


Lembrem: hoje, ingênuos e desprotegidos, tudo é cor e graça. Amanhã, motoristas da vez com ou sem educação para o trânsito. E educar é papel dos pais, especialmente com consciência social, solidariedade e respeito à legislação, seja civil ou de trânsito.


 


GUIA PRÁTICO – 10 noções básicas de educação no trânsito para você mesma ensinar


1) Cada coisa em seu lugar: Ensine que a rua é o lugar dos carros e a calçada é onde devem ficar os pedestres.


2) Sinalização: As placas e semáforos são atrativos aos olhos das crianças. Explique o que significam através de uma linguagem simples, para que eles possam absorver.


3) Cinto de segurança: Apesar de ainda não serem condutores, os pequenos já fazem parte do trânsito e têm o seu papel. Explicar que é seu dever usar o cinto de segurança e trafegar dentro da cadeirinha ou da poltroninha é essencial para desenvolver a consciência de trânsito.


4) Comportamento no carro: Estar em um veículo não é sinônimo de estar em uma montanha russa. Hábitos como colocar mãos e braços para fora da janela devem ser repreendidos.


5) Lixo é no lixo: Especifique um local para destinar todo o lixo produzido dentro do carro. A consciência ambiental também faz parte do trânsito. Atenção aos pais fumantes: o hábito de jogar as guimbas pela janela é tão recorrente quanto prejudicial à consciência ambiental.


6) Respeito às leis de trânsito: O primeiro exemplo para os filhos é aquele que vem dos pais. Se o filho está acostumado a ver o pai desrespeitando a legislação, o motorista do futuro não dará a importância necessária às regras previstas.


7) Respeito às autoridades: Assim como as leis, as autoridades devem ser respeitadas perante os pequenos. Em caso de abordagem de alguma autoridade de trânsito, a conduta do pai será levada como exemplo para a conduta do filho no futuro.


8 ) O valor da autoescola: Introduzir os princípios básicos é uma tarefa que os pais devem auxiliar. No entanto, o ensino específico de direção deve ser feito pelas autoescolas. Tanto os pais quanto os filhos devem saber disso.


9) Responsabilidade: A ideia principal a ser passada é que o trânsito é um local de convívio social: cada um tem a sua responsabilidade sobre quem transporta e sobre os demais veículos no entorno.


10) Gentileza: O ambiente hostil do trânsito não deve ser refletido no comportamento. Desde cedo, os filhos precisam observar nos pais a capacidade de lidar bem com situações adversas no asfalto e a cordialidade nas disputas do espaço público das ruas.


 



Share

Relatório mundial sobre a violência contra as crianças

http://www.equidadeparaainfancia.org/
Relatório mundial sobre a violência contra as crianças: O relatório está organizado a partir de cinco ambientes diferentes nos quais tem lugar a violência contra as crianças: o lar e a família, escolas, instituições de proteção e justiça juvenil, locais de trabalho e a comunidade. Ainda que não se aborde diretamente o tema das crianças nos conflitos armados, são consideradas questões relacionadas a este, tais como a violência contra as crianças refugiadas e crianças deslocadas. Dá-se um lugar especial à voz das crianças e adolescentes.

O texto relata avanços na consolidação de uma estrutura normativa e jurídica internacional, bem como apresenta uma descrição geral dos sistemas regionais de direitos humanos e de outros instrumentos vinculantes. Para cada um dos ambientes, realiza-se uma aproximação geral à natureza da temática, aludindo-se aos fatores de risco. Além disso, faz-se referência às respostas desenvolvidas no âmbito legal, às estratégias de prevenção e de implementação de políticas públicas e programas orientados diretamente às crianças. Também se faz referência a algumas experiências pontuais de alguns países. Cada um dos capítulos finaliza com algumas recomendações específicas para os governos e os fazedores das políticas.
Gênero, raça, etnia e deficiência são variáveis fundamentais quando se trata da violência. Também o é o enfoque do desenvolvimento humano. Estas são perspectivas fundamentais que mostram como a violência não gera os mesmos impactos nos homens e nas mulheres, assim como tampouco nos bebês, nas crianças ou nos adolescentes.

Fonte: UNICEF

Sanção da lei do Ensino Religioso nas escolas da rede

Sanção da lei do Ensino Religioso nas escolas da rede

Atenção Professores!

Abertura de seleção interna de professores da Rede Municipal do Rio para o Ginásio Experimental Olímpico

A Secretaria Municipal de Educação informa que está aberta uma seleção interna de professores da Rede Municipal do Rio para o Ginásio Experimental Olímpico. As vagas são para 8 horas diárias na unidade Juan Antonio Samarnach, em Santa Teresa, tanto para professores de Educação Física, como Professores I (P I), que gostem de esportes. Quem se inscrever nesse projeto terá a chance de participar de um processo inovador de educação vocacionada para o esporte. Serão mais tempo de aulas de Português, Matemática, Ciências e Inglês, interdisciplinaridade e, cerca de duas horas de prática esportiva, para os alunos.

Os interessados em se candidatar às vagas disponíveis devem se inscrever aqui, entre os dias 21 de outubro e 6 de novembro de 2011. A Seleção dos professores será realizada em três etapas: Análise de Currículo; Dinâmica de Grupo – Formação em Educação pelo Esporte; Entrevista.



Dados gerais das Vagas:

Local de Trabalho: GEO- Juan Antônio Samaranch - Rua Marcel Proust, 201 – Santa Teresa

Carga Horária: 40hs/semanais



Perfil Professores PI

• Gosto pessoal pelo esporte;

• Habilidade para trabalhar de forma interdisciplinar e como facilitador da aprendizagem;

• Boa comunicação;

• Boa produção textual;

• Abertura para trabalhar com metodologias inovadoras;

• Interesse por estudo e pesquisa;

• Capacidade reflexiva e de análise crítica;

• Habilidade para resolução de conflitos por meio do diálogo;

• Pró- atividade;

• Habilidade para trabalho como professor polivalente;

• Habilidade para trabalhar com a tecnologia;

• Participação em congressos e seminários



Perfil Professor Treinador (Educação Física):

• Experiência profissional na área de Educação pelo esporte;

• Boa experiência em treinamento específico em pelo menos uma das modalidades do GEO;

• Habilidade para trabalhar de forma interdisciplinar;

• Boa comunicação;

• Abertura para trabalhar com metodologias inovadoras;

• Interesse por estudo e pesquisa;

• Habilidade para resolução de conflitos por meio do diálogo;

• Capacidade de reflexão e análise crítica;

• Pró- atividade;

• Participação em congressos e seminários;

• Disponibilidade para viagens.



Para mais informações, procure a CRE mais próxima, ou mande um e-mail para: ef@rioeduca.net

Prefeito e subsecretária de Ensino inauguraram o novo prédio da Escola Municipal Max Fleiuss

Prefeito e subsecretária de Ensino inauguraram o novo prédio da Escola Municipal Max Fleiuss

Refletindo sobre Educação com Mafalda

http://programajornaleeducacao.blogspot.com/2011/10/refletindo-sobre-educacao-com-mafalda.html
Refletindo sobre Educação com Mafalda: Para que possamos refletir sobre nossas ações cotidianas em sala de aula, sobre didática, sobre a importância do que compartilhamos com nossos alunos...um vídeo com a mascote do Programa Jornal e Educação, Mafalda, personagem do cartunista argentino Quino, que adoramos! 

Historinhas da Vovó na Escola Municipal Fernão Dias

http://bairroeducador.blogspot.com/
Historinhas da Vovó na Escola Municipal Fernão Dias:
Para comemorar a Semana da Terceira Idade, entre os dias 26 e 30 de outubro, a Escola Municipal Fernão Dias viveu um momento único e especial para os alunos da creche e educação infantil.

Conhecida como vovó Alamar, a senhora Alamar Coutinho Oliveira, 79 anos, moradora do bairro Marechal Hermes desde os seus 27 anos, foi à escola contar histórias para as crianças.

Participaram da atividade três turmas (turnos manhã e tarde) totalizando 50 alunos. As crianças ficaram sentadas em um tapete colorido onde puderam ouvir e viajar nas historinhas contatas pela vovó. Depois, elas fizeram um desenho para ser entregue para suas avós.

Nossa querida e simpática contadora de história, contou duas histórias: “A Menina do Laço de Fita” e “Beleléu”. Para a Gestora de projetos do Bairro Educador, Aline Franca, esta atividade permitiu perceber como as crianças se relacionam com suas avós e fortalecer essa relação.  Tal atividade faz parte da trilha educativa que tem a proposta de trabalhar o PPP da escola que é “Cuida bem de mim”, essa trilha elaborada pelo Bairro Educador em parceria com a Coordenadora Pedagógica, Santana Paiva.

Primeira Unidade de Reinserção Social

http://rodrigobethlem.blogspot.com/
Primeira Unidade de Reinserção Social: Iremos inaugurar na manhã de hoje, na presença do prefeito Eduardo Paes, a primeira Unidade Municipal de Reinserção Social, em Paciência, para acolhimento e atendimento especializado de pessoas em situação de rua e usuários de drogas O novo espaço terá 422 vagas e oferecerá alfabetização para jovens e adultos, capacitação profissional, esportes e apoio à dependentes químicos.

Será uma nova 'porta de saída' para as pessoas em situação de vulnerabilidade social e quequerem reconstruir suas vidas. Os abrigados serão incentivados a participar a estudar e fazer os cursos que serão oferecidos, aulas de iniciação à informática e oficinas profissionalizantes na área da construção civil (pedreiro, pintor, bombeiro hidráulico, eletricista, ajudante de pedreiro e calceteiro). Também serão desenvolvidas diariamente atividades esportivas e recreativas na área externa, que conta com dois campos de futebol, quadra poliesportiva coberta e piscina semi-olímpica. Os usuários de drogas receberão apoio de grupos de convivência, psicólogos, assistentes sociais, além de serem encaminhados para tratamento ambulatorial contra a dependência.

A Unidade Municipal de Reinserção Social tem aproximadamente 5,5 mil metros quadrados de área construída. O espaço foi qualificado para atender às necessidades dos usuários. A ala masculina conta com 270 leitos divididos em 10 dormitórios e a feminina tem 94 vagas em quatro dormitórios. Também foi disponibilizado um espaço exclusivo para a população idosa com 57 vagas em cinco quartos. O prédio tem ainda 12 banheiros, ambulatório, cozinha, refeitório, sala de TV, sala de atendimento social e área administrativa. As instalações contam com acessibilidade e também foram adaptadas para portadores de necessidades especiais.

As equipes que trabalham no local são formadas por assistentes sociais, educadores, psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos, professores de educação física, enfermeira e nutricionista. Por meio de parceria com as secretarias e órgãos municipais será possível, por exemplo, tirar a Carteira de Trabalho e regularizar outros documentos. Já os usuários migrantes de outros estados poderão participar do programa “De Volta à Terra Natal”, que viabiliza o retorno à cidade de origem.

SaferNet entrega 1080 kits para as escolas da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro

http://rioeducaideias.blogspot.com/
SaferNet entrega 1080 kits para as escolas da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro:



Todas as 1080 escolas da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro - RJ estarão recebendo um Kit Pedagógico da Safernet com recursos educaionais para educadores debaterem em sala de aula temas relacionados a navegação ética e responsável na Internet. O Kit é composto por um DVD multimídia, com histórias em quadrinhos, vídeos, sugestões de exercícios e matérias de imprensa que dão suporte para discussão dos temas em sala de aula. Além disso, o Kit contém a Cartilha Saferdic@s, com dicas de navegação segura e cartazes que informam sobre como fazer denúncia de crimes contras os direitos humanos na internet e de como se prevenir para não cair nas armadilhas da Web. O objetivo dessa ação é dar maior suporte para que os educadores trabalhem com as temáticas em sala de aula.

A Gerente de Mídia e Educação, Simone Monteiro de Araújo, da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, recebeu os kits, de forma simbólica, no dia 22 de agosto, durante uma oficina para os educadores da rede municipal de ensino sobre o Uso Ético e Responsável da Internet, que foi realizada pela SaferNet com os Ministérios Público Federal (MPF) e Estadual do Rio de Janeiro (MPE/RJ). O evento foi realizado em parcerias com o Instituto Oi Futuro e com o Childhood Brasil.




Cada educador poderá acessar, consultar e reproduzir os conteúdos do Kit que estarão disponíveis nas Salas de Leitura de cada escola. “Apostamos que, com essa iniciativa, os educadores poderão incorporar o tema do uso ético e cidadão na internet em suas atividades curriculares de forma mais transversal”, afirma Rodrigo Nejm, psicólogo Diretor de Prevenção da SaferNet.

Para Simone, o Kit Pedagógico da Safernet é um material importante para apoiar a formação dos alunos e professores. “Desde o primeiro acesso que tivemos ao material, percebemos que o conteúdo trazido, ensina de forma lúdica e promove a reflexão sobre o tema da internet ética e segura”, afirma. Simone explicou também o processo de informatização que vem acontecendo na rede municipal de ensino do Rio de Janeiro. “A rede de ensino vem sendo totalmente informatizada. Desde os registros de aulas, frequência e desempenho dos alunos até a criação de materiais pedagógicos digitais. E o diferencial é que são materiais produzidos por professores, com apoio da Universidade Federal, e também por alunos”, explica. “O Kit da Safernet, as oficinas e discussões com certeza, contribui para o acesso qualificado e produção de novos conteúdos”, completa.





Para saber mais sobre as ações da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, confira o portal RioEduca.



Referências:

Texto original: "SaferNet entrega 1080 kits para as escolas da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro": http://netica.org.br/netica/bem-vindo-ao-netica/safernet-entrega-1080-kits-para-as-escolas-da-rede-municipal-de-ensino-do-rio-de-janeiro

Texto de assunto paralelo neste blog: "Bullying e Ciberbullying Discutidos no Encontro de Professores Twitteiros": http://rioeducaideias.blogspot.com/search/label/Ciberbullying



Postado por Imaculada Conceição M. Marins


Pensamentos Breves por relações melhores

http://www.vithais.com.br/

Pensamentos Breves por relações melhores:


Se não me permitir a honestidade em minhas palavras e ações que arremedo de homem serei, que subespécie de cidadão, que fracasso de pessoa... A verdade, a decência e a dignidade cobram de cada um de nós posicionamentos que por vezes parecem dolorosos, mas que redundam num hoje e num amanhã melhor, no qual nosso compromisso ultrapassa o nosso ser, o nosso egoísmo e nos permitem ser para tantas outras pessoas, para todas aquelas com as quais nos relacionamos.




Conhecer a cidade e a região onde se mora é mais que uma necessidade, pois faz com que tenhamos em relação ao nosso espaço de vida um sentimento de pertença e uma necessidade maior de participação efetiva (e afetiva) nos destinos do município.






Procure sempre realizar para as pessoas com as quais se relaciona exatamente aquilo que gostaria que estas fizessem para você. Ao pensar e agir desta forma certamente diminuirão os conflitos, os embates, as dores e os dissabores pois quem entre nós pensaria em fazer o mal conscientemente? Se a contrapartida do outro é a resposta que teremos, que por eles e também por nós, nossas ações sejam sempre aquelas do bem, do entendimento, da tolerância, da paz e do amor.




Se em algum momento de minha vida, por ato inconsciente ou impensado, por fraqueza ou destempero, de caso pensado ou movido por dores que me atormentavam ou por que motivo fosse, causei algum desconforto, dor ou mal a alguém, peço perdão, a pessoa ferida e a Deus, simplesmente porque de modo consciente, dentro daquilo que realmente me move e do que acredito para nós nesta vida, somente o bem devemos realizar para com nosso próximo.




Por João Luís de Almeida Machado
Membro da Academia Caçapavense de Letras

Tá na Rede!!

http://bragafatima-educao.blogspot.com/
(título desconhecido):
A professora Maria da Glória Guimarães Santiago  está na Rede Municipal de Ensino há 26  anos, atuando como professora do primeiro segmento.
Maria da Glória  é regente da turma do 5 ano. Sempre procurou adequar seus métodos à realidade dos alunos. Ela incentiva à leitura e criação de textos poéticos com seus alunos .
A professora planeja suas aulas de forma que o aluno desenvolva suas potencialidades e criatividade, por meio de uma ação pedagógica que desafie, incentive e leve o aluno a construir o conhecimento através de situações significativas e contextualizadas, numa perspectiva interdisciplinar.
Acredita na capacidade do aluno e ser  carinhosa, amorosa,incentivadora e amiga dos seus alunos é sua prática pedagógica.