sexta-feira, 25 de março de 2011

Educação básica: Educação infantil, fundamental e profissional são prioridade, diz Haddad

Educação básica: Educação infantil, fundamental e profissional são prioridade, diz Haddad: "O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse nesta quarta-feira, 23, que a educação infantil, o ensino fundamental e a educação profissional formam um tripé de ações, que tem o papel de alavancar o desempenho da educação no Brasil. A afirmação foi feita durante abertura dos trabalhos da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos [...]"

Dinâmica para os pais

Dinâmica para os pais: "

Material necessário: balas com embalagens que abram dos dois lados
Entregue uma bala para cada mãe ou responsável e peça para que abram apenas com uma mão.
Você verá que elas irão conseguir, mas só depois de um bom tempo e esforço.
Faça o comparativo da dinâmica com a vida escolar: a bala é a criança, a mão que elas usaram para abrir é a professora, e a outra, a família. Se a professora fizer o trabalho todo sozinha, irá conseguir, mas demorará mais e será muito mais difícil, mas, se tiver “a outra mão” (a família), ficará mais fácil e eficiente.
Se vc não puder dar balas, substitua por um pedaço de barbante e peça para que os pais dêem um nó apenas com uma mão e faça a reflexão que a da bala.
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5 vantagens da escola com atividades no contraturno - Educar Para Crescer

5 vantagens da escola com atividades no contraturno - Educar Para Crescer

História do Palácio da Cidade

História do Palácio da Cidade: "
O Palácio da Cidade

Construído entre os anos de 1947 e 1949 para sediar a Embaixada Inglesa, o Palácio situado na Rua São Clemente, em Botafogo, é um exemplo de arquitetura no estilo Adam, que transcorreu no Reino Unido na segunda metade do século XVIII.

O prédio fica ao fundo de um amplo parque ajardinado e possui uma fachada imponente marcada por quatro colunas e amplos terraços. A decoração interna é sóbria, com peças de mobiliário, tapetes, pinturas e obras de arte em geral dos séculos XVIII e XIX e obras atuais.

Com a transferência das embaixadas para Brasília, o edifício foi adquirido em 1975 pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro para sua sede e foi tombado em 1984.


Palácio: sede do Poder Municipal do Rio de Janeiro

Em 1975, após a fusão dos Estados do Rio de Janeiro e da Guanabara, um dos primeiros desafios que o município do Rio enfrentou foi o de achar uma sede para sua Prefeitura. Havia o sonho de que o Paço Imperial, na época ocupado pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, voltasse a sua função original, de ser ocupado pelos governadores da cidade.

O sonho durou pouco, o espaço que foi cedido no Paço era pequeno, e a Prefeitura tinha que se mudar. Mas para onde? Diversas tentativas foram feitas: o antigo prédio do Ministério da Agricultura (hoje demolido), o Solar da Marquesa de Santos, o anexo do Palácio do Catete etc.

Meses se passaram depois da posse do primeiro prefeito, e a Prefeitura ainda não tinha uma sede. Até que o cônsul geral da Grã-Bretanha, Alan Munro, revelou o intuito de vender o Palácio da Rua São Clemente, sede da embaixada inglesa. A venda foi fechada por Cr$ 39.946.500,00 (valor equivalente na época a 4 milhões 950 mil dólares). Deste então o Palácio é a sede do Governo Municipal do Rio de Janeiro.


E surge o nome Palácio da Cidade

Foi em 10 de outubro de 1975 que o palácio da Rua São Clemente recebeu o nome pelo qual hoje é conhecido. O então Prefeito Marcos Tamoyo por decreto definiu que para homenagear o município, os personagens históricos e a população, a ex-embaixada da Inglaterra ainda iria se chamar Palácio da Cidade.

Veja abaixo a íntegra do decreto:

Decreto nº 162, de 10 de outubro de 1975

Dá nome ao edifício-sede da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.
O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições legais, e simplesmente chamada, forjada pelo heroísmo em cenário de beleza, resume a cônica de seu povo admirável, suas lutas, suas vitórias e sua força, sua vigorosa presença na história política, social e cultural do País;
CONSIDERANDO que a nova Casa do Poder Municipal deve marcar, para a posteridade, a singeleza desse primado impessoal , que homenageia a todos os personagens de sua História, sem o risco de olvido, preterição ou injustiça.
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Dengue

Dengue: "

Conheça e use o Kit Dengue (Márcia Pimentel KitDengue_Edit3 )

A MultiRio, Empresa Municipal de Multimeios, apresenta o Kit Dengue, elaborado com a consultoria da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil. De forma lúdica e divertida, o Kit visa contribuir com o combate à doença e é uma ferramenta adequada aos desafios da escola atual, que tem um papel na sociedade cada vez mais importante como espaço aberto ao diálogo, à troca de ideias e à mobilização da comunidade em geral.
Além da versão distribuída às escolas da rede municipal de ensino, com fichas impressas e um DVD, a MultiRio também disponibiliza, agora, o Kit em sua versão virtual. Ambas são constituídas de um curta-metragem com o histórico da presença da dengue no Brasil; filmetes da campanha Dengue Esporte, que têm por objetivo orientar a comunidade escolar no combate e na prevenção da doença; fichas de atividades para os alunos (com vários jogos, passatempos, palavras cruzadas, etc) e de orientação para a utilização dos materiais que compõem o Kit; e um Jogo da Dengue.
Confira o material e use-o junto aos seus alunos e à comunidade escolar. Afinal, saúde é uma questão de todos.


Clique nos links abaixo para baixar:
> Fichas para o professor e passatempos
> Jogo da Dengue





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Dez passos para uma alimentação saudável - Passo 10

Dez passos para uma alimentação saudável - Passo 10: "

Estimular a criança doente a se alimentar, oferecendo sua alimentação habitual e seus alimentos preferidos, respeitando a sua aceitação.

Dez passos para uma alimentação saudável - Passo 10

As crianças doentes, em geral, têm menos apetite. Por isso, devem ser estimuladas a se alimentar, sem, no entanto, serem forçadas a comer.

Para garantir uma melhor nutrição e hidratação da criança doente, aconselha-se oferecer os alimentos de sua preferência, sob a forma que a criança melhor aceite, e aumentar a oferta de líquidos.

Para a criança com pouco apetite, oferecer um volume menor de alimentos por refeição e aumentar a freqüência de oferta de refeições ao dia.

Para que a criança doente alimente-se melhor, é importante sentar-se ao lado dela na hora da refeição e ser mais flexível com horários e regras.

No período de convalescença, o apetite da criança encontra-se aumentado. Por isso, recomenda-se aumentar a oferta de alimentos nesse período, acrescentando pelo menos mais uma refeição nas 24 horas.

Enquanto a criança come com sua própria colher, a pessoa responsável pela sua alimentação deve ir oferecendo-lhe alimentos com o uso de outra.

Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria / Ministério da Saúde / OPAS / OMS

Comentários

É perfeitamente aceitável que uma criança doente tenha menos fome que o habitual. O nosso corpo consegue se virar bem com essa falta de apetite transitória. Ninguém vai ficar desnutrido por causa disso!

O que fazer então? Em primeiro lugar, respeite o apetite da criança. Procure oferecer algo que ela goste mais. E dê bastante líquido.

Aos poucos, na medida em que a criança vai melhorando, o apetite retorna, e logo tudo voltará a ser como era antes.

Outros passos para uma alimentação saudável

- Passo 1 - Passo 2 - Passo 3 - Passo 4 - Passo 5 - Passo 6 - Passo 7 - Passo 8 - Passo 9 -


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