segunda-feira, 7 de novembro de 2011

MAIS DE 84 MIL PESSOAS PARTICIPAM DA 6ª CAMINHADA DE MOBILIZAÇÃO CONTRA A DENGUE PELA CIDADE

http://cvasrio.blogspot.com/
MAIS DE 84 MIL PESSOAS PARTICIPAM DA 6ª CAMINHADA DE MOBILIZAÇÃO CONTRA A DENGUE PELA CIDADE:
clique aqui e veja as fotos da 6ª caminhada


A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil realizou na manhã desta sexta-feira, dia 4, a 6ª Mobilização contra a Dengue pela Cidade do Rio com a participação 84.360 mil pessoas, entre profissionais de saúde e voluntários. Durante a caminhada, além das atividades educativas para a população, foram eliminados 3.474 focos do mosquito Aedes aegypti e identificados 4.877 possíveis criadouros.

"... a participação da população é fundamental"
Hans Dohmann (Secretário Municipal de Saúde e Defesa Civil)


Os participantes partiram de 199 unidades de saúde e percorreram trajetos em toda a cidade. As escolas municipais também participaram da mobilização e os alunos foram orientados pelos agentes de vigilância em saúde sobre como identificar focos e destruir (eliminar) locais que possam servir de criadouros do mosquito transmissor da doença.

- Já estamos no mês de novembro e não podemos adiar os cuidados, pois a prevenção é o melhor caminho para evitar que o número de casos da doença aumente no verão. É importante que os moradores abram as portas paras os agentes de saúde e verifiquem suas casas, pois a participação da população é fundamental - afirma Hans Dohmann, secretário municipal de Saúde e Defesa Civil.

Mais de 60 mil pessoas participaram da última edição do Movimento Carioca por uma Cidade mais Saudável, realizada em outubro. As atividades iniciadas em abril ocorrem mensalmente e tem como objetivo incentivar os moradores a cuidar da sua rua e o entorno de sua residência, a fim de evitar a proliferação do transmissor da dengue. Nas cinco mobilizações anteriores foram eliminados mais de 21 mil focos de mosquito.

Clipping: RIO ESPERA MAIOR EPIDEMIA DE DENGUE DA HISTÓRIA E PEDE AJUDA À POPULAÇÃO

http://cvasrio.blogspot.com/
Clipping: RIO ESPERA MAIOR EPIDEMIA DE DENGUE DA HISTÓRIA E PEDE AJUDA À POPULAÇÃO:
Rio de Janeiro – O secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Hans Dohman, disse que a prefeitura está pronta para enfrentar o que espera ser a maior epidemia de dengue da história da cidade. Ele acrescentou que é fundamental que a população colabore com o trabalho preventivo. Por isso, está promovendo uma série de atividades para mobilizar os cariocas.

"... cada um de nós que moramos no Rio de Janeiro tem que cuidar da cidade, fazer esse trabalho preventivo que está muito mais nas casas das pessoas que nas áreas públicas."
Hans Dohman (Secretário Municipal de Saúde e Defesa Civil)

Hoje (4), a prefeitura organizou, em diversos pontos da cidade, caminhadas para incentivar a população a não recuar no combate ao mosquito da dengue. Profissionais de saúde participaram da ação, orientando as pessoas a identificar possíveis focos do mosquito transmissor da doença. Todas as unidades de saúde da cidade e algumas escolas municipais participaram da atividade.

“Esse esforço não será suficiente sem a participação dos cidadãos, cada um de nós que moramos no Rio de Janeiro tem que cuidar da cidade, fazer esse trabalho preventivo que está muito mais nas casas das pessoas que nas áreas públicas”, disse Dohman. Ele lembra que 82% dos focos do mosquito estão em residências.

O secretário também informou que a cidade vive o momento mais intenso no combate à dengue e que, este ano, foi montada a é a maior estrutura da história da prefeitura para atendimento à população e combate à doença. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, desde o início do ano foram registrados na capital fluminense cerca de 71 mil casos da doença, com 51 mortos.

Disponível em <http://www.jb.com.br/rio/noticias/2011/11/04/rio-espera-maior-epidemia-de-dengue-da-historia-e-pede-ajuda-a-populacao/> acesso em 07 nov. 2011

CENTRO DE CONVIVÊNCIA PEDRA BANCA

http://saudementalrj.blogspot.com/
CENTRO DE CONVIVÊNCIA PEDRA BANCA:
JÁ ESTÁ EM FUNCIONAMENTO NA AP 4.0, O PRIMEIRO CENTRO DE CONVIVÊNCIA DA SMSDC.

As oficinas são gratuitas e sem restrição de faixa etária.
As inscrições são feitas na secretaria do centro de convivência
Endereço: Estrada Rodrigues Caldas 3400 - Taquara 
Colônia Juliano Moreira ao lado do Caps Arthur Bispo do Rosário


CIRCUITO CINE CURTAS

http://adaoblogado.blogspot.com/
CIRCUITO CINE CURTAS:






 Hoje dia 07/11/2011 foi um dia diferente em nossa escola, recebemos a visita do projeto cine curtas .Aconteceram exibições durante todo o dia.Alunos e professores puderam assistir diversas curtas destinados ao público infantil.O projeto foi bem bacana porque o tema gerador desse ano é Historia do cinema.

                                                        Fotografia: Aluno Lucas de Paula Postagem:Aluno Carlos Salathiel

Projeto “Lê Pra Mim?” chega à Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro

http://programajornaleeducacao.blogspot.com/
Projeto “Lê Pra Mim?” chega à Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro: O projeto “Lê Pra Mim?” chega à Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro. Nos finais de semana de novembro, artistas e personalidades brasileiras como Alcione, Fatima Bernardes, Geovanna Tominaga, Luciana Gimenez, Sergio Loroza, Sheron Menezes e Ziraldo, estarão na sede da Biblioteca Nacional para participar projeto sócio-cultural  que tem como objetivo incentivando a leitura. Cada encontro contará ainda com interpretação em LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais) simultânea às leituras.


Diferentemente das outras edições, os eventos na Biblioteca Nacional ocorrerão também às sextas-feiras, às 14h, exclusivamente para crianças de escolas públicas, que no próximo dia 4 terá a participação da atriz Sophie Charlotte. Neste sábado, é a vez do ator Rafael Zulu e, no domingo, do ator Rodrigo Simas, ambos às 16h. Em todos os encontros literários haverá visita guiada para as crianças conhecerem os espaços da biblioteca.


O projeto teve início em janeiro de 2010 no Centro Cultural Correios (RJ) e já passou por Salvador, no Pelourinho, e em São Paulo, no Museu da Língua Portuguesa. No Rio de Janeiro, as edições foram no Forte de Copacabana, nas Lonas Culturais, em instituições de ajuda e amparo a crianças e no Espaço Cultural Eletrobras Furnas.


Idealizado pela atriz e produtora Sônia de Paula, o “Lê Pra Mim?” conta com a parceria do escritor e cenógrafo Marcelo Aouila, produtor e realizador do evento. Ao longo das oito edições, participaram 90 personalidades da mídia, entre atores, cantores e jornalistas. Mais de cinco mil crianças compareceram aos encontros literários e três mil livros infantis foram doados para que as crianças levassem e multiplicassem a proposta do “Lê Pra Mim?”: formar novos leitores e incentivar a prática entre as crianças.


A entrada é franca e o espaço de cada apresentação na Biblioteca Nacional comporta 50 crianças de 4 a 10 anos, e 50 acompanhantes. Todos ficam acomodados em almofadas em formato de livros. Serão distribuídas senhas com uma hora de antecedência. Ao final de cada leitura, as crianças levam para casa um livro infantil, diferente daquele lido pelos artistas, multiplicando-se assim a proposta do projeto “Lê Pra Mim?”


Os livros que serão lidos na Biblioteca Nacional:
Recado Da Chuva - Célia Cris Silva
Borboletinha (Tudo É Possivel) - Hellen Palacio E Mario Lucio De Freitas
A Princesa Que Tudo Sabia...Menos Uma Coisa - Rosane Pamplona e Dino Bernardi Junior
O Principe Sem Sonhos - Marcio Vassallo
A Princesa Que Salvava Príncipes - Claudia Souza
Voce Não Tem Como Saber - Julia Alba
Menina Nina – Ziraldo
Tita, a abelhinha – Silvia Cardoso Buccaletti
Marcelo, marmelo, martelo – Ruth Rocha
Até as princesas soltam pum – Ilan Brenman


Serviço
Fundação Biblioteca Nacional
Av. Rio Branco, 219 - Centro, Rio de Janeiro - (0xx)21 3095-3879
Sextas-feiras às 14h – Apenas para escolas públicas agendadas
Sábados e domingos às 16h – Distribuição de 50 senhas com 1h de antecedência


Fonte: Biblioteca Nacional

SMAS lança programa 'Rio Sem Pobreza'

http://rodrigobethlem.blogspot.com/
SMAS lança programa 'Rio Sem Pobreza':



Estamos dando início, a partir de hoje, dia 7, ao programa 'Rio Sem Pobreza', que vai multiplicar o acesso de pessoas em situação de extrema pobreza a programas sociais como Bolsa Família, Cartão Família Carioca, Tarifa Social, Minha Casa Minha Vida, entre outros.





Qualquer morador da cidade do Rio de Janeiro pode ligar gratuitamente para o telefone 0800 729 6100. Por meio deste número, que funcionará em dias úteis, das 8h às 17h, as famílias em situação de risco social podem se inscrever no Cadastro Único - CadÚnico – que viabiliza o acesso às políticas sociais da Prefeitura, Governo do Estado e Governo Federal.






Com o novo programa, a Prefeitura do Rio dá um passo gigantesco contra a extrema pobreza na cidade. A partir de agora, a SMAS potencializa e amplia o trabalho de identificação das famílias em situação de vulnerabilidade social, além de resgatar a cidadania e recuperar os laços comunitários dessas pessoas.





A iniciativa também nos auxiliará na construção de diagnósticos qualificados e na atuação mais precisa de toda nossa Rede de Proteção Social. Por isso é importante que os interessados entre em contato conosco para receber informações e auxiliar o vizinho, amigo ou conhecido a recuperar sua cidadania. Além do serviço telefônico, as inscrições também podem ser realizadas nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) da SMAS, distribuídos em todas as regiões da cidade.



O Rio Sem Pobreza conta com o apoio da Light, e temos como meta atingir até 408 mil famílias, com renda de até três salários mínimos, sendo que cerca de 100 mil delas precisam ser descobertas, pois ainda não sabem que têm direito aos benefícios. Outras 300 mil devem atualizar seus cadastros para reconfirmar ou até mesmo ampliar o acesso aos benefícios.


Mais informações pelo www.riosempobreza.com.br

UM BANHO DE CULTURA

http://escolaanamariacristina.blogspot.com/
UM BANHO DE CULTURA:
 A turma da professora Leni está estudando a cultura africana. Já pesquisaram muito sobre esta extensa região. Veja alguns dos trabalhinhos produzidos por esta galerinha esperta:


"CONHECENDO O MUNDO E SEUS VALORES"

http://escolaanamariacristina.blogspot.com/
"CONHECENDO O MUNDO E SEUS VALORES": "Quando escolhemos estudar a Itália, pensei na infinidade de coisas que podíamos pesquisar sobre este país de cultura tão rica", diz a professora Jacqueline. "Uma delas é a língua. Então, trouxe para sala de aula várias palavras em italiano com a tradução em português. As crianças amaram. Em seguida propus a eles um trabalho, onde deveriam registrar através de desenho o significado da palavra AMORE. Surgiram lindas produções."
Veja alguns dos trabalhos realizados pelos alunos da turma 10:


                                Observem o detalhe: o irmãozinho está na barriga da mamãe.



Parabéns, professora Jacqueline!