quinta-feira, 20 de setembro de 2012

TRÂNSITO - GUIA CRIANÇA SEGURA


Cansaço, falta de ar e dificuldade para dormir são sintomas de insuficiência cardíaca

 http://www.blog.saude.gov.br/
 
Quem está constantemente cansado, sofre com falta de ar, dificuldade para dormir e não consegue mais realizar simples atividades físicas pode sofrer de insuficiência cardíaca. Consequência principalmente da hipertensão e da doença coronariana, o problema é silencioso e pode levar à morte.
A cardiologista e coordenadora do serviço de insuficiência cardíaca do Instituto Nacional de Cardiologia (INC), Jackeline Sampaio, explica que a insuficiência é um formato de doença em que o coração bombeia o sangue de maneira deficiente.
De acordo com a médica, os sintomas da insuficiência são progressivos. Primeiro, o cansaço aparece em atividades mais pesadas, como subir ladeiras e escadas. “Esses sintomas vão progredindo até que a pessoa tenha dificuldade para caminhar pequenas distâncias e até mesmo em uma superfície plana. Por fim, a dificuldade surge nas pequenas atividades, como tomar banho sozinho e dormir”, detalha a médica.
Foto: Corbis Images
Quem sente os sintomas da insuficiência deve procurar um médico cardiologista. Em uma fase inicial do tratamento, o profissional vai avaliar porque o coração está funcionando mal. “As duas principais causas são hipertensão e doença coronariana, mas a doença de chagas e o álcool também podem gerar isso”, explica Jackeline.
Segundo a médica, o primeiro passo para evitar é a conscientização de que a doença se manifesta silenciosamente. “De uma maneira oculta, silenciosa, aquela doença pode estar dilatando o coração dele. E aí a gente volta na história do indivíduo e vê que ele foi hipertenso a vida inteira e negligenciou isso. Essa é a história da insuficiência”, resume.
Aniversário do Blog da Saúde -Em comemoração ao aniversário de um ano, o Blog da Saúde está republicando as matérias com maior número de visualizações neste período.  Este post foi ao ar em maio deste ano.
Segundo a pesquisa da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), em 2011, 22,7% da população brasileira recebeu o diagnóstico médico de hipertensão arterial. Com o programa Saúde Não tem Preço foi possível ampliar o acesso gratuito dos medicamentos para o tratamento da doença e mais de 8 milhões de pessoas já foram beneficiadas.
Fonte: Maria Carolina Lopes/ Comunicação Interna do Ministério da Saúde

FIQUE SABENDO - Saúde recomenda tratamento preventivo da hemofilia

 http://www.blog.saude.gov.br/
Saúde recomenda tratamento preventivo da hemofilia:
 
O Ministério da Saúde recomenda, pela primeira vez, que portadores adultos de hemofilia grave façam o tratamento profilático da doença com o uso de Fator VIII de Coagulação. Para isso, o ministério repassou às secretarias de saúde de todo o país mais de 150 milhões de Unidades Internacionais (UIs) deste medicamento, além de manter outras 200 milhões de unidades no estoque estratégico do órgão. O objetivo da recomendação é incentivar o uso preventivo de Fator VIII (plasmático) para evitar que o portador da doença tenha sangramentos nas articulações, principal característica da doença.
“A ampliação do tratamento profilático da hemofilia grave para jovens e adultos é um avanço porque, entre outros benefícios à saúde, certamente vai melhorar a qualidade de vida dos pacientes”, observa o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. A recomendação para a chamada “profilaxia secundária” da hemofilia grave está afinada às diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS). O abastecimento do SUS com as mais de 600 milhões de unidades de Fator VIII será possível graças, também, à economia que o ministério vem obtendo a partir de mudanças na metodologia de compra de medicamentos para o SUS. Só na aquisição de hemoderivados (medicamentos derivados do sangue), o Ministério da Saúde conseguiu economizar R$ 50 milhões nos últimos 12 meses.
Documento com as recomendações para a ampliação do tratamento profilático de portadores de hemofilia grave foi enviado, nesta quinta-feira (20), para os 32 hemocentros coordenadores da Hemorrede nos 26 estados e no Distrito Federal. “Para ter acesso ao tratamento e receber o hemoderivado (Fator VIII), os pacientes precisam estar cadastrados em um dos 35 Centros de Tratamento de Hemofilia (CTH), onde têm orientação e acompanhamento médico para a obtenção e o uso do medicamento”, explica Helder Teixeira Melo, da Coordenação de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde. A adesão ao tratamento está condicionada à avaliação clínica, social e psicológica.
Atualmente, 10.558 hemofílicos são assistidos pelo Sistema Único de Saúde; ou seja, recebem medicamentos pelo SUS, incluindo aqueles que utilizam a rede privada ou possuem convênios e planos de saúde. Desse total, 3.421 são portadores da forma grave da doença, caracterizada por sangramentos em uma mesma articulação, que pode levar ao dano articular e em alguns casos à invalidez.
Profilaxia Primária – No último mês de dezembro, crianças portadoras de hemofilia grave dos tipos A e B passaram a receber assistência no SUS para a chamada “profilaxia primária” da doença. Este procedimento preventivo é indicado para pacientes com até 3 anos de idade que tenham tido até uma ocorrência de sangramento ou hemorragia da articulação (hemartrose). A profilaxia primária também é recomendada pela OMS.
Hemofilia – A hemofilia é uma doença hemorrágica, de herança genética, que leva à perda de mobilidade do paciente. Ela se caracteriza pela deficiência quantitativa e/ou qualitativa de Fator VIII (hemofilia A) ou de Fator IX (Hemofilia B). O tratamento profilático corresponde à reposição destes fatores no organismo, de maneira periódica e ininterrupta a longo prazo, iniciada antes ou após ocorrência do primeiro sangramento ou hemorragia da articulação (hemartrose).
Fonte: Ubirajara Rodrigues /Agência Saúde

SAÚDE NA ESCOLA - Um professor essencial para a saúde

 http://educarparacrescer.abril.com.br
Esta matéria publicada no site educar para crescer fala da importância dos responsáveis pelo desenvolvimento físico, mental e social dos alunos, bem interessante.
Um professor essencial para a saúde: Na escola, o educador físico cada vez mais é visto - e com razão! - como um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento corporal e mental de crianças e jovens

CIEP ADÃO - Amigos do Zippy- QUEM PODE NOS AJUDAR? 24\8\12

 http://euamoserprofessora.blogspot.com/
Projeto interessante que estimula a convivivência e a resolução de confritos, desenvolvido pela Profª Gwendolyn Sonia.  Querendo saber mais entre o blog  http://euamoserprofessora.blogspot.com/
Parabéns pelo trabalho!!!
Amigos do Zippy- QUEM PODE NOS AJUDAR? 24\8\12:
Essa sessão eu achei a mais difícil de trabalhar, não por eles, mas por mim. Pois pedir ajuda não é uma coisa que eu faça com frequência. Sou muito de ajudar, mas se ajudada é muito difícil, pois pra soa, hoje em dia bem menos, como fraqueza.
Nesse dia descemos para o pátio da escola e fizemos uma roda de conversa sobre como nos comunicar. Relembramos que devemos nos comunicar mais, que temos que aprender a ouvir os outros, mesmo que o assunto não nos interesse, pois pode ser de extrema importância para o seu amigo, e agora vamos ver se pedimos ajuda quando necessário.
Na hora da atividade troquei algumas situações para que ficassem mais próximas da realidade das minhas crianças.
1- Meu pai bateu na minha mãe e estou muito chateado
2- Um menino mais velho me ameaçou 
3- Perdi meu riocard
4- Meu amigo está triste e não me diz o porque
5- Meu melhor amigo não quer brincar comigo
6- Eu perdi o brinco que minha mãe mais gostava
7- Me perdi da minha família na praia
8- Troquei meu celular com um colega
Cada criança sorteava um número, eu lia a situação e ela tinha que dizer para o grupo para quem pediria ajuda.

Fique Sabendo! - CLÍNICA DA FAMÍLIA EPITÁCIO

 http://smsdc-cfepitaciosoaresreis.blogspot.com/
Informe a sua comunidade.
Fique Sabendo!:
No dia 29 de setembro de 2012 das 8hrs às 17hrs, será realizado o Dia da Campanha do Fique Sabendo em todas as Unidades de Atenção Primária da rede pública. A Clinica da Familia Epitacio Soares Reis não vai ficar de fora dessa. 
Mas, afinal, o que é esse tal de "Fique Sabendo"?

O FiqueSabendo

é uma mobilização de incentivo ao teste de AIDS e tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da realização do exame. Artistas e formadores de opinião já estão se envolvendo para incentivar a população a fazer o teste e diminuir cada vez mais o preconceito em relação ao HIV/ AIDS. 


Fazer o teste de AIDS é uma atitude que mostra como você se preocupa com a sua saúde.



O que vai ser feito no "Dia do Fique Sabendo"?

- Testagem rápida para HIV (Aids);
- Testagem para Sífilis;
- Coleta de exames citopatológicos (preventivo).

O diagnóstico da infecção pelo HIV é feito a partir da coleta de amostra de sangue, com a garantia do sigilo nos resultados.
Todos os testes serão a partir de demanda livre. Basta você procurar a sua unidade básica de saúde no dia da campanha e fazer o teste. 
Não fique fora dessa =)

As campeãs do Ideb - Educar para Crescer

 http://educarparacrescer.abril.com.br/
As campeãs do Ideb - Educar para Crescer

Saiba como retirar de graça medicamentos para diabetes, hipertensão e asma

 http://www.blog.saude.gov.br/
Saiba como retirar de graça medicamentos para diabetes, hipertensão e asma:
“O negócio é bom para o freguês, porque agora ele não paga nada. É bom para a farmácia, porque o cliente acaba comprando mais alguma coisa. É bom para os laboratórios porque, vendendo grandes quantidades ao Ministério da Saúde, ganham com a expansão do mercado”. Com essa frase, o jornalista Elio Gaspariconseguiu resumir em algumas palavras os benefícios da ação Saúde Não Tem Preço, incentivo promovido pelo  Programa Farmácia Popular do Governo Federal.
Por meio da rede de farmácias, as pessoas que sofrem com hipertensão, diabetes e, recentemente, asma, por exemplo, recebem remédio de graça para tratar as doenças. Somente em janeiro de 2012, 3,2 milhões de pacientes retiraram esses medicamentos em mais de 20.300 farmácias credenciadas, mais que o triplo do registrado em janeiro do ano passado. A quantidade de hipertensos beneficiados saltou 309%, de 658.648 em janeiro para 2.697.152 em dezembro de 2011. Já o número de diabéticos beneficiados aumentou 223%, passando de 306.826 para 990.453 no mesmo período.”
Desde o dia 4 de junho deste ano (início da disponibilização de medicamentos gratuitos para a asma) até o dia 18 do mesmo mês, 31.176 pessoas já retiraram os antiasmáticos nas farmácias populares. Este número representa um aumento de 28% em relação às 24.344 pessoas que haviam comprado os remédios nas farmácias populares, já com 90% de desconto, 15 dias antes do início da gratuidade.
Além de melhorar a qualidade de vida das pessoas, o programa resulta em economia de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), uma vez que, desde seu lançamento, o número de internações por conta de diabetes e de hipertensão diminuiu. Em 2011, foram menos 8,4 mil internações por causa da hipertensão e 2,7 mil a menos por causa da diabetes.
O Programa “Farmácia Popular” oferece à população mais de 100 medicamentos com até 90% de desconto. Todos têm acesso, basta procurar uma unidade própria do governo ou ir até uma das  mais de 20 mil farmácias privadas credenciadas ao programa. Além disso, em 2011, o MS lançou o “Saúde Não Tem Preço”, uma ação do Programa Farmácia Popular que  distribui gratuitamente 14 medicamentos para hipertensão, diabetes e asma.
Doenças – A hipertensão arterial atinge 23,3% da população adulta brasileira (maiores de 18 anos), de acordo com o estudo Vigilância de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) 2010, que considera o diagnóstico médico referido pelo entrevistado. Ainda pelo Vigitel, a diabetes atinge 6,3% da população adulta, sendo maior em mulheres 7% do quem em homens, 5,4%.
Em 2011, do total de 177,8 mil internações no Sistema Único de Saúde (SUS) em decorrência da doença, 77,1 mil foram crianças com esta idade. Além disso, cerca de 2,5 mil pessoas morrem por ano por causa da asma. “Este é mais um passo do governo federal para garantir acesso universal à saúde, priorizando um programa de alto impacto principalmente na população infantil”, afirma o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha.
Saiba mais
Saiba como pegar remédios para diabetes, hipertensão e asma:
- Procure farmácias e drogarias privadas credenciadas ou a rede de Farmácia Popular e apresente o CPF próprio, receita médica válida e documento com foto
- A receita deverá ser prescrita por um médico, que pode ser particular ou do SUS. A validade das receitas varia da seguinte forma: anticoncepcionais valem 1 ano; demais medicamentos e fraldas geriátricas valem 120 dias
- No caso de menores de idade, o CPF dos pais é aceito, até que ele providencie um próprio. Há um limite de remédios por CPF
- A farmácia tira uma cópia da receita e a devolve ao paciente
- A farmácia emite duas vias para a pessoa assinar. Uma delas fica com o cliente e a outra permanece com a farmácia
- Para os analfabetos, será aceita a digital
- As farmácias e drogarias que se negarem a entregar os remédios sofrerão as penalidades previstas na própria Portaria, podendo inclusive ser descredenciadas do programa. Basta denunciar no telefone da Ouvidoria: 136

O diretor de assistência farmacêutica do Ministério da Saúde, José Miguel do Nascimento Jr., participou do programa Bem Estar, da Rede Globo, e tirou todas as dúvidas sobre diabetes e hipertensão e como pegar os remédios nas farmácias populares.
Aniversário do Blog da Saúde -Em comemoração ao aniversário de um ano, o Blog da Saúde está republicando as matérias com maior número de visualizações neste período. Este post foi ao ar em junho deste ano. Desde sua implantação, o Saúde Não Tem Preço já beneficiou 10,9 milhões de pessoas. Deste total, 10,7 milhões se referem somente a pacientes com diabetes e hipertensão. O total mensal de atendimentos passou de 853 mil, em janeiro de 2011, para 4,1 milhões, em agosto em 2012, uma ampliação de acesso de 383%.
Com a inclusão dos três medicamentos para a asma nas farmácias populares, mais de 204 mil pessoas foram beneficiadas em três meses. Isso representa um aumento de 111% no número de pessoas beneficiadas e a redução do número de internações por asma. Ao total, são disponibilizados 17 medicamentos gratuitos para diabetes, hipertensão e asma.
Blog da Saúde

SAÚDE PRESENTE NA E.M. THOMAS JEFFERSON

Dia Nacional de Combate ao Fumo

CMF MARCOS VALADÃO desenvolveru vários trabalhos e ações sobre tema TABAGISMO na Escola Municipal Thomas Jeffersom.  Trabalhou toda comunidade.

Cigarro não combina com a saúde do planeta. Nem com a sua.

 

Basta manter um cigarro aceso para poluir o ambiente. A fumaça do cigarro contém mais de 4.700 substâncias tóxicas, incluindo arsênico, amônia, monóxido de carbono (o mesmo que sai do escapamento dos veículos), substâncias cancerígenas, além de corantes e agrotóxicos em altas concentrações. Imagine a quantidade de toxidade que várias pessoas fumando deixam no nosso Planeta.
Além dos danos à saúde (como diferentes tipos de câncer, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias, dentre mais de 50 doenças diretamente relacionadas ao tabagismo), ao longo da cadeia de produção do tabaco há fatores que afetam o meio ambiente e toda a sociedade: desmatamento, uso de agrotóxicos, agricultores doentes, incêndios e poluição do ar, das ruas e das águas.
Fique ligado, o cigarro faz mal pra você e pro planeta.














 PSE - SAÚDE PRESENTE NA ESCOLA


ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL - Semana de alimentação da Educação Infantil

 http://adaoblogado.blogspot.com/
Semana de alimentação da Educação Infantil:
Durante a semana de alimentação, as professoras Cátia e Débora fizeram um lindo trabalho de educação alimentar com seus alunos. As professoras falaram da importância da alimentação saudável, mostraram que alimentos devem ser consumidos, fez receitas com as crianças e degustaram delícias. O principal objetivo é transformar os hábitos alimentares das crianças que levaram receitas e novos conhecimentos para seus pais. Isso é Educação para Saúde, parabéns professoras.













ATENÇÃO - Começa prazo para informações sobre frequência escolar do Bolsa Família — Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

 http://www.mds.gov.br
Começa prazo para informações sobre frequência escolar do Bolsa Família — Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

ATENÇÃO - Semana Nacional do Trânsito alerta para excesso de velocidade dos condutores

 http://www.blog.saude.gov.br/
Semana Nacional do Trânsito alerta para excesso de velocidade dos condutores:
Com o tema “Não exceda a velocidade, preserve a vida”, o Ministério das Cidades em parceria com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) lançou, nesta terça-feira (18), a Semana Nacional de Trânsito, que acontece até o próximo dia 25. Várias ações serão desenvolvidas para alertar os condutores dos riscos de acidentes no trânsito e aborda a questão da velocidade como prioritária para ser trabalhada neste período.
“Esta é uma grande oportunidade para que o tema ganhe destaque. Será possível, por meio de ações integradas, reduzir os números de acidente e alertar a população sobre o conjunto das políticas públicas intersetoriais”, explica a diretora de Análise de Situação em Saúde do Ministério da Saúde, Deborah Malta. Para enfrentar o avanço dos acidentes de trânsito, o Governo Federal expandiu o Projeto Vida no Trânsito a todas as capitais brasileiras. Lançado em junho de 2010, a ação é uma das iniciativas do Ministério da Saúde para prevenir e reduzir a violência no trânsito.
De acordo com Malta, a melhoria das informações permite saber onde se concentram os acidentes de trânsito nos estados e municípios. “Dessa forma, consequentemente, teremos a possibilidade de reduzir os acidentes nesses locais, seja estabelecendo redutores de velocidade, construindo passarelas e aumentando a fiscalização”, destaca.
Segundo a pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), só em 2011 o Brasil teve 155 mil acidentes de carro e de moto, o que demandou um investimento de mais de R$ 200 milhões pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Este valor seria suficiente para construir 143 Unidades de Pronto Atendimento (UPAS 24h) e atender a mais de 43 mil pessoas por mês, mesma população que teve a vida perdida em acidentes de trânsito.
O estudo mostra, ainda, que uma das principais preocupações refere-se ao aumento no número de internações e atendimentos por acidentes com motociclistas. “As taxas de acidentes por motociclistas representam um grande alerta, porque são óbitos evitáveis e que têm ocorrido cada vez mais em jovens e homens iniciando o seu trabalho e processo produtivo. Precisamos refletir sobre a gravidade destes dados e ter uma atenção diferenciada em relação às mortes por motocicletas”, avalia Deborah Malta.
No último dia 11 de setembro, o Ministério da Saúde autorizou novo repasse no valor de R$ 12,8 milhões para que todos os 26 estados, o Distrito Federal e as respectivas capitais possam ampliar e fortalecer ações previstas no Projeto Vida no Trânsito.
Gabriella Vieira / Blog da Saúde

FIQUE SABENDO - Hospital Loreto cria Polo de Audiologia -

Referência no tratamento de portadores de lábios leporinos, unidade cria serviço para agilizar diagnóstico
19/09/2012  » Autor: Marco Antonio Costa / Fotos: Pedro Curi

O Polo de Audiologia do Hospital Municipal Nossa Senhora do Loreto, na Ilha do Governador, que tem 75% de seus pacientes na faixa de um ano de idade, já realiza 160 exames por mês. Inaugurado recentemente, o serviço gratuito foi criado para atender a grande demanda do Centro de Referência no Tratamento de Fissuras Labiopalatais da unidade, criado há 27 anos e que recebe 18 novos pacientes mensalmente. As crianças portadoras do problema, mais conhecido como lábio leporino, apresentam logo ao nascer pequenas diferenciações em seu trato, situação que exige orientação especializada aos pais e à equipe médica. O diagnóstico exato, que antes poderia levar meses, agora com o novo polo sai em apenas uma semana.

- As crianças portadoras dessa condição, em grande parte, apresentam problemas auditivos. A rapidez no diagnóstico é muito importante. Após o exame, agilizamos o encaminhamento de nossos pacientes para a consulta médica necessária ou até mesmo para a cirurgia – explicou a doutora Marilene Dutra, responsável pelo Polo de Audiologia, enquanto examinava a menina Manuela, de cinco meses, levada pela mãe Beatriz Souza.

E não era só a mãe de Manuela que apresentava tranquilidade pelo atendimento recebido pela filha no Loreto. A boneca de pano Ritinha conseguiu tirar todos os temores da pequena Isabely Rocha, de 8 anos, que se prepara para uma cirurgia de amígdalas. A façanha se deu através da Técnica dos Bonecos Terapêuticos da doutora Lucy Afonso, que se realiza todas as segundas-feiras, na parte da manhã. Após o teatrinho didático, onde se explica desde o ‘sapatinho mágico’ colocado na sala de cirurgia, passando pela anestesia e procedimentos pós-operatórios, as crianças têm a oportunidade de ‘operar’ os bonecos, aplicando tudo o que aprenderam durante a encenação.

- As crianças têm identificação com os bonecos, e eles é que dão toda a orientação. Com isso, ficam mais seguros. A atividade tranquiliza os pais também – analisa a doutora Lucy, criadora da técnica há 16 anos. O sucesso desse trabalho é resultado de toda a interação da equipe do hospital, referência no tratamento de Fissuras Labiopalatais em todo o estado do Rio de Janeiro.

Aberto à população, de segunda a sexta-feira, na Estrada do Caricó, 26, a partir das 8 horas, a unidade recebe crianças fissuradas com dias de vida, mesmo sem marcação de consulta, que contarão com toda a assistência gratuita até a vida adulta. Para os bebês, um dos primeiros procedimentos é a colocação de uma prótese bucal, para auxílio durante a alimentação. O atendimento em outras especialidades, como remoção das amígdalas, adenoide, fimose e hérnia, por exemplo, são feitos através de marcação de consultas pelos telefones 2465-5000 ou 33930037.

Esse é o caso de João Vitor Gomes Pifanio, de três anos, que passará por cirurgias de hidrocele bilateral (acúmulo de líquido nos testículos) e fimose. Os pais, Amanda Gomes e William Santos Pifanio, moradores de Japeri, tinham somente elogios para a unidade.

- Procuramos o hospital em junho e tudo correu muito bem. Após duas consultas e realização de exames, nosso filho já está com a cirurgia marcada, contou Amanda.


Novo equipamento de alta definição

O hospital é o único no estado a oferecer a ‘prótese da fala’, aparelho fonoaudiológico implantado quando a cirurgia não é suficiente. Antes, essa prótese era oferecida somente no Centro de Reabilitação de Bauru, em São Paulo. Além disso, o Loreto está para adquirir, ainda este ano, novo equipamento que vai permitir exames de alta definição em bebês, conforme adiantou a diretora da unidade, doutora Fátima Brandão.

- Realizamos por mês cerca de 30 cirurgias para correção de fissura lábio palatal. Os pacientes vindos de outras cidades do estado representam 55% dos atendimentos. Isso acontece por sermos o único centro de referência nessa área no estado do Rio de Janeiro. Os outros 45% são daqui do nosso município – concluiu a diretora.

Reconhecido desde 2001 pelo Ministério da Saúde como hospital de referência no tratamento da fissura labiopalatal, o Loreto conta com ambulatório multidisciplinar, com as especialidades de pediatria, cirurgia pediátrica, plástica e otorrinolaringológica, hematologia, dermatologia, fisioterapia, nutrição, psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, odontologia/ortodontia e cirurgia buco-maxilo-facial. No total, são cerca de 1.300 cirurgias por ano, incluindo a correção de fissuras, cirurgias otorrinolaringológicas e cirurgias gerais pediátricas.