segunda-feira, 17 de setembro de 2012

FIQUE SABENDO - Mitos e verdades sobre os hábitos que podem prejudicar a sua visão

 http://www.blogdasaude.com.br/
Mitos e verdades sobre os hábitos que podem prejudicar a sua visão:
Apesar da grande importância da visão em nossas vidas, a maioria das pessoas conhece pouco sobre como as doenças oftalmológicas ocorrem. Por isso, uma série de crenças – muitas delas infundadas – ganham credibilidade.
Para esclarecer mitos e verdades sobre a visão, segue abaixo orientações sobre quais hábitos e costumes podem prejudicar a saúde dos olhos.
 Ver televisão de perto pode prejudicar a visão
MITO. Ver televisão a menos de 3 metros de distância pode provocar cansaço ocular por forçar a acomodação e a convergência, mas não traz prejuízo para a visão. Outro aspecto interessante é assisti-la sempre com o local iluminado.
Óculos escuros protegem os olhos
VERDADE. Porém, é importante que as lentes sejam de boa qualidade para filtrar os raios ultravioletas e infravermelhos. Lentes que só escurecem e não possuem filtros são muito prejudiciais, pois as pupilas se dilatam e a quantidade de raios que penetra no olho é muito maior, podendo favorecer o aparecimento precoce de doenças como a catarata.
 Ler em ambientes escuros piora a visão
MITO. A leitura em locais pouco iluminados está longe de piorar a miopia, a hipermetropia ou o astigmatismo. O que pode acontecer é a sensação de cansaço dos olhos, já que é preciso forçá-los mais para enxergar, e dor de cabeça, pelo mesmo motivo. Por isto é melhor evitar.
 Não se deve dormir de lentes de contato
VERDADE. A lente é hidrofílica, ou seja, ela absorve água. Dormindo não há estímulo para a produção de lágrima porque não piscamos, logo, os olhos ficam ressecados.
 O computador estraga a visão
MITO. Não há nenhum estudo científico comprovando que os computadores sejam prejudiciais aos olhos. A quantidade de radiação ultravioleta emitida pelo computador está bem abaixo daquela que provoca catarata e outras doenças oculares, mesmo após um longo período de exposição. Uma variedade de sintomas, como dor de cabeça, ardor, visão embaçada, pode ocorrer após o uso excessivo do computador. Recomenda-se um descanso de 10 minutos para cada hora de trabalho à frente do computador. É importante uma avaliação oftalmológica para avaliar a necessidade de uso de óculos e observar a distância correta do monitor e do texto, boa iluminação e postura correta, para minimizar o cansaço provocado pelo uso excessivo do computador.
“Cuide de sua visão! Consulte o oftalmologista periodicamente.”
 Fonte: Equipe Qualidade de Vida Victory

FIQUE SABENDO - Tomar água tônica ajuda a aliviar a cãibra? E passar gelol?

 http://www.blogdasaude.com.br/
Tomar água tônica ajuda a aliviar a cãibra? E passar gelol?:
Quem imagina que uma simples espichada na perna pode causar tanta dor? É a cãibra (ou câimbra), aquele nó que dá no músculo, tecnicamente chamada de “espasmos musculares” pelos médicos. Ela aparece como uma contração involuntária, potente e extremamente dolorosa do músculo. Apesar de ser mais comum na perna, a cãibra pode surgir em qualquer músculo do nosso corpo.
As pessoas com um preparo físico ruim e submetidas a grandes esforços físicos estão mais propensas a desenvolver cãibras. Outros fatores que podem contribuir são desidratação, desequilíbrios de eletrólitos como sódio, potássio, cálcio e magnésio.
Alguns problemas neurológicos e lesões vasculares, como o Parkinson, podem estar por trás de um espasmo muscular, pois facilitariam o aparecimento com a baixa perfusão sanguínea do músculo.
Para prevenir as cãibras é importante manter o corpo hidratado, fazer exercícios físicos regulares, alongamentos, dieta adequada rica em vitaminas e sais minerais.
Cãibra noturna
As cãibras noturnas são mais comuns pela falta de oxigenação muscular. Antes de dormir, faça alongamentos e mantenha como hábito diário, pois isto ajuda o músculo a ter mais resistência às contrações involuntárias.
De acordo com o Dr. João Luiz Carneiro, clínico-geral do Hospital VITA, existem alguns medicamentos com vitamina E, complexo B, verapamil, cloroquina e gabapentina que podem ajudar em casos específicos, mas que só devem ser tomados após avaliação médica.
Água tônica, por exemplo, possui pequenas quantidades de quinina, uma substância que também parece prevenir cãibras. Segundo o médico, existem relatos de melhora das cãibras noturnas após alguns dias ingerindo água tônica à noite.

Mito ou Verdade

O que ajuda ou não a aliviar a dor no momento da cãibra.
Quem responde é o  Dr. João Luiz Carneiro, clínico-geral do Hospital VITA.
“Puxar” a perna alivia a dor - Não puxar bruscamente, mas alongar o músculo contraído ajuda a relaxar a musculatura e aliviar a dor e a contração. O alongamento deste músculo deve ser feito de maneira lenta e progressiva até que os sintomas aliviem. Se o músculo voltar a contrair, deve repetir o procedimento. Se o alongamento for feito de maneira rápida e/ou agressiva, pode ocasionar lesão com ruptura muscular.
Banana é bom para prevenir - A banana e outras frutas podem ajudar a prevenir cãibras, pois além da fazer reposição de eletrólitos (sódio, potássio, cálcio e magnésio) são ricas em água e ajudam na hidratação.
Colocar gelo - Colocar gelo não ajuda a prevenir ou aliviar o músculo contraído. Pode, inclusive, piorar. O gelo faz vasoconstrição do músculo, diminuindo sua perfusão sanguínea e piorando as cãibras.
Compressa quente - Compressa quente está indicada para aliviar cãibras, pois ajuda a relaxar o músculo.
Compressa com algum chá - Qualquer tipo de compressa morna pode ajudar pós-cãibras, se ficar com alguma dor muscular decorrente da contração muscular.
Passar “gelol” - Passar gelol pode trazer benefícios, pois tem um efeito vasodilatador e ajuda a melhorar a perfusão muscular.
Tomar analgésico - O uso de analgésicos pode ajudar se persistirem as dores musculares, mesmo após a melhora das cãibras. O uso de relaxantes musculares pode ajudar a aliviar os sintomas de dores musculares pós-cãibras.

CAMPANHA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

SAÚDE PRESENTE NA ESCOLA MESTRE VALENTIM - ASSEMBLÉIA : SAÚDE BUCAL

ASSEMBLÉIA : SAÚDE BUCAL: A Equipe de Odontologia da Clínica da Família Epitácio fez uma apresentação de um vídeo sobre a saúde bucal, como realizar a higiene e os cuidados necessários para a saúde. A criançada adorou a exibição do vídeo.
PSE - SAÚDE PRESENTE NA ESCOLA

É HOJE - Oficina de origami em na Biblioteca de Irajá ensina a arte de dobrar papel

Oficina de origami em na Biblioteca de Irajá ensina a arte de dobrar papel

17/09/2012

Na Biblioteca Popular Municipal João do Rio, em Irajá, hoje, segunda-feira, dia 17, das 14h às 15h30, com nova programação na oficina de origami, será mostrada habilidade na arte de dobradura de papel. As inscrições são gratuitas e terá repetição da aula na próxima segunda-feira, dia 24.

Essa e outras atividades recreativo-culturais também abertas ao público, além de consulta e de empréstimo de livros, são programadas habitualmente na Avenida Monsenhor Félix, 512.

Mais informações pelo telefone 2482-3582.

FIQUE SABENDO - Saneamento e água portável ajudam Brasil a reduzir os números de mortalidade infantil

 http://www.blog.saude.gov.br/
Saneamento e água portável ajudam Brasil a reduzir os números de mortalidade infantil:
A melhoria no saneamento básico e o acesso à água potável foram pontos importantes para o Brasil atingir os Objetivos do Milênio da ONU, Organização das Nações Unidas, e reduzir a mortalidade infantil. O País deveria reduzir o número de mortes de crianças até 2015. No entanto, essa redução aconteceu antes, já em 2011. Segundo o relatório, o número de crianças menores de cinco anos que morreram em todo o mundo caiu de quase 12 milhões, em 1990, para cerca de sete milhões, em 2011.
O diretor do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, Guilherme Franco Netto, destacou os benefícios gerados pela melhoria da estrutura. ”Nós temos uma situação de uma melhoria muito importante da oferta de água para a população brasileira nos últimos tempos. Para se ter uma ideia, em 2010, as informações do IBGE apresentam abastecimento adequado de água em 4.952 municípios, correspondendo a 97.7 de cobertura da população urbana do País. E se cada vez mais nós tivermos o esgoto sendo tratado, a coleta adequada e a gestão adequada dos detritos sólidos urbanos, entre outros fatores, certamente a gente vai ter melhorias importantes”.
Em 1990, no Brasil, a taxa de mortalidade infantil era de 58 mortes para cada mil bebês nascidos vivos. Agora essa taxa é de 16 para cada mil nascidos vivos, enquanto a meta da ONU era de 19 a cada mil crianças nascidas vivas.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, explica que uma das medidas que ajudou na redução das mortes foi o programa Rede Cegonha. ”Uma medida que teve impacto muito importante foi à expansão do pré-natal. Pela primeira vez no ano de 2011, mais de um milhão e setecentas mil mulheres fizeram pelo menos sete consultas do pré-natal, isso através da Rede Cegonha”.
A Unicef, Fundo das Nações Unidas para a Infância, Banco Mundial e OMS, Organização Mundial da Saúde divulgaram os dados da redução da mortalidade infantil no Brasil, na última quinta-feira.
Ouça a matéria da Web Rádio Saúde
Fonte: Marcelo Bebiano / Web Rádio Saúde

SAÚDE PRESENTE NA ESCOLA CORNÉLIO PENA II

Este mês tivemos o TRA aqui na escola juntamente com o CMS Enfª Edma Valadão, como você podem ver nas fotos é um trabalho de muito planejamento, preparação da sala e execução do trabalho; mas tudo é muito gratificante, pois estes alunos não iriam ou não teriam acesso ao tratamento dentário antes que o dente já estivesse em um estado muito ruim.  O TRA previne, cuida e não deixa que o processo de doença da cárie dentária evolua.






PSE - SAÚDE PRESENTE NA ESCOLA

SAÚDE PRESENTE NA ESCOLA CORNÉLIO PENNA

Esta é mais uma apresentação do Cineclube - parceria entre o NES e a  professora de Sala de leitura.  a escola é pequena mas organizamos uma sala de aula para que seja uma "sala de cinema". Agora foi batizada de Cine Saúde, já que a abordagem são vídeos e filmes relacionados a saúde. 
Neste dia da foto foi passado o Vídeo O Ratinho Aventureiro, que abordava a pratica de exercícios e o vídeo Os sustentáveis, que eram 3 super-hérois que combatiam a poluição.



PSE - SAÚDE PRESENTE NA ESCOLA

RESOLUÇÃO SME N.º 1201, DE 13 DE SETEMBRO DE 2012 Regulamenta o Programa Anual de Bolsas de Estudos de Mestrado e Doutorado.

 http://adaoblogado.blogspot.com/
RESOLUÇÃO SME N.º 1201, DE 13 DE SETEMBRO DE 2012 Regulamenta o Programa Anual de Bolsas de Estudos de Mestrado e Doutorado.:
DIÁRIO OFICIAL  de 17 de setembro de 2012
A SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela legislação em vigor; e
CONSIDERANDO o disposto no Decreto n.° 31.613, de 18 de dezembro de 2009, que consolida as diretrizes e regulamentação aplicáveis ao afastamento de servidores da Administração Municipal;
CONSIDERANDO o disposto no Decreto n.º 35.602, de 09 de maio de 2012 que cria a Escola de Formação do Professor Carioca – Paulo Freire – E/EPF e estabelece suas competências;
CONSIDERANDO o disposto no Decreto n.º 35.674, de 30 de maio de 2012, que instituiu o Programa Anual de Bolsas de Estudos de Mestrado e Doutorado;
CONSIDERANDO que a Secretaria Municipal de Educação- SME, da Cidade do Rio de Janeiro mantém uma política de valorização dos professores; e
CONSIDERANDO a importância da execução de Projetos de Pesquisas em parceria com Programas de Mestrado e Doutorado, que visem à melhoria das práticas educacionais nas Escolas da Rede Pública Municipal de Ensino da Cidade do Rio de Janeiro.
RESOLVE:
Art. 1° Para participar do Programa Anual de Bolsas de Estudos de Mestrado e Doutorado, estarão habilitados à inscrição os servidores detentores do cargo de Professor que atendam ao disposto no art. 2º do Decreto n.º 35.674, de 30 de maio de 2012.
Parágrafo único. As Bolsas de Estudos para cursos de Mestrado ou Doutorado poderão ser concedidas a partir do ingresso do professor em Programa de Pós-Graduação stricto-sensu;
Art. 2º A Escola de Formação do Professor Carioca – Paulo Freire – E/EPF será responsável pelo recebimento das inscrições e análise das solicitações, de acordo com os seguintes critérios:
I – Das inscrições:
a)                as inscrições serão realizadas, anualmente, no mês de novembro, na Escola de Formação do Professor Carioca – Paulo Freire – E/EPF;
b)                a análise dos pedidos ocorrerá no mês de dezembro;
c)                o formulário para inscrição estará disponível na página da SME;
II – Dos temas priorizados para esta edição:
a)                Práticas de Sala de Aula
b)                Avaliação e Sucesso Escolar
c)                Aprendizagem e Neurociência
d)                Didática
e)                Alfabetização
f)                 Educação Especial
g)                Educação Infantil
h)                Educação e Novas Tecnologias
III – Da documentação necessária:
a)                Declaração de regência de turma - mínimo 5 anos;
b)                Relatório do desempenho das turmas em que atuou como regente nos três anos que antecederam à solicitação da Bolsa de Estudo;
c)                Relatório da Chefia Imediata sobre o desempenho do professor, somente no caso em que o servidor não esteja exercendo a regência de turma nos três anos anteriores à solicitação da Bolsa de Estudo;
d)                Declaração da Instituição de Ensino Superior a que o candidato estiver vinculado, constando o conceito recebido pelo curso na última avaliação e a data de ingresso do candidato no curso de Mestrado ou Doutorado;
e)                Termo de Compromisso das normas que regem a concessão de Bolsas pelo Programa Anual de Bolsas de Estudos de Mestrado e Doutorado da Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro;
f)                 Projeto de Pesquisa - uma cópia impressa e uma em CD com arquivo em PDF.
IV - Análise para concessão de Bolsas de Estudos:
a)                as solicitações para concessão de Bolsas de Estudos para Mestrado e Doutorado serão analisadas por uma banca formada por três profissionais pertencentes ao quadro da Escola de Formação do Professor Carioca - Paulo Freire - E/EPF.
b)                o solicitante deverá cumprir com as exigências constantes desta Resolução.
c)                o projeto de pesquisa deverá demonstrar compatibilidade com a prática pedagógica no âmbito da SME, contribuindo, assim, para inovação das práticas docentes, para melhoria dos níveis de aprendizagem dos alunos e para o aumento da qualidade de ensino nas Escolas Públicas Municipais da Cidade do Rio de Janeiro.
V – Resultado:
a)                o resultado com o nome e matrícula dos contemplados com a Bolsa de Estudo será publicado no Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro, no mês de janeiro, do ano subsequente.
b)                os professores não contemplados poderão retirar os documentos entregues no ato inscrição, no prazo de até 30 dias, após a publicação do resultado. Findo este prazo, os documentos serão descartados.
VI - Duração das Bolsas:
a)                a Bolsa de Estudos será concedida pelo período de doze meses, podendo ser renovada de acordo com normas a serem estabelecidas a cada período de inscrição.
Art. 3º Os casos omissos serão resolvidos pela Escola de Formação do Professor Carioca - Paulo Freire - E/EPF.
Art. 4º Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Rio de Janeiro, 13 de setembro de 2012.
CLAUDIA COSTIN
Legislação citada:
DECRETO N.º 35674 DE 30 DE MAIO DE 2012.
DIÁRIO OFICIAL  de 31 de maio de 2012
(...)
Art.2º. Poderão participar do Programa Anual de Bolsas de Estudos de Mestrado e Doutorado os servidores que preencham os seguintes requisitos básicos:
I-                   ser professor da Rede Pública Municipal de Ensino há pelo menos 5 (cinco) anos e já ter homologado o Estágio Probatório;
II-                  estar em exercício efetivo na Secretaria Municipal de Educação;
 III-               não estar respondendo a inquérito administrativo no período da concessão do afastamento;
 IV-                 não se encontrar em regime de função gratificada, cargo em comissão e não ser detentor de cargo ou emprego público da administração pública de outros entes federativos;
V-                  ser portador de curso de graduação na área de educação;
 VI-                 ter sido admitido como aluno regular em Curso de Pós-Graduação, no nível de Mestrado ou Doutorado, na disciplina correspondente ao do cargo efetivo ou na área de educação que guarde compatibilidade entre o curso pleiteado e sua prática pedagógica no âmbito da Secretaria Municipal de Educação.
(...)