terça-feira, 26 de outubro de 2010

CIEP GLAUBER ROCHA Uma escola de sucesso!!! Competência e comprometimento na 6ª CRE do município do Rio de Janeiro.

HOJE TAMBÉM DIRETO DO FACEBOOK

Jabim Nunes de Souza MOSTRA ESTUDANTIL DE ARTES VISUAIS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO/2010 Visa promover os conhecimentos, as habilidades e competências que são adquiridos pelos alunos da rede de Educação Básica,marcando a poética artística carioca,com significados para quem os produziu.Jacqueline Mac-Dowellhttp://conexaodasartes-sme-rj.blogspot.com/ Rua Benedito Hipólito nº 125 • Praça Onze Rio de Janeiro • RJ • 20211-130 Informações: Tel:(21)2232-1087 / 2222-0861. Fax:(21) 2509-6691 Veja o mapa como chegar!http://www0.rio.rj.gov.br/calouste/mapa.shtm

Boletim Livro e Leitura

ABE

Termina nesta quinta, 28 de outubro, o prazo para inscrição ao curso online do projeto O Livro e a Leitura nos Planos Estaduais e Municipais . Iniciativa dos ministérios da Cultura e da Educação, Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) e Instituto Pró-Livro, o treinamento capacita gestores municipais para a criação de planos de livro e leitura. Podem se matricular os municípios já cadastrados no Portal Mais Livro Mais Leitura. O curso apresenta um passo a passo para a elaboração do plano local, contemplando desde como fazer o diagnóstico da realidade e a formação do grupo de trabalho até a construção de um plano de trabalho. Há ainda um fórum de discussão, em que os participantes podem compartilhar experiências.

Site do Portal: http://189.14.105.200/

Adolescente: nem criança, nem adulto

Quando os filhos crescem, uma das principais dificuldades dos pais, além de conversar, é conseguir levá-los ao médico. Os adolescentes nunca acham que estão doentes e, normalmente, ficam tímidos para tratar de assuntos relacionados ao próprio corpo.

O problema é que para esta turma se um pediatra é "coisa de criança", a simples menção de fazer uma consulta com um urologista – no caso dos meninos – ou um ginecologista – caso das meninas – pode se transformar num grande transtorno doméstico. É aí que entra em cena o hebiatra.

O hebiatra é um dos profissionais da área médica que pode ajudar a diminuir a ansiedade dos jovens e esclarecer algumas das muitas dúvidas que surgem nesta fase da vida - que vai dos 10 aos 18 anos. O médico é um pediatra com formação específica para lidar com adolescentes.

A especialidade, apesar de não ser muito conhecida, existe há pelo menos 40 anos, e o nome hebiatria é uma referência à Hebe, deusa da juventude na mitologia grega. A Associação Médica Brasileira reconheceu a especialidade em 1998, mas são poucos os cursos de medicina que oferecem essa formação, explica Nilson Becker, pediatra com formação em hebiatria, que atende cerca de 150 consultas por mês, destas 20% são de adolescentes.

O crescimento da especialidade tem ocorrido devagar, as pessoas ainda não têm conhecimento da existência de um profissional que atenda especialmente esta faixa etária, mas assim que "os adolescentes começarem a perceber o hebiatra como um médico diferente, que entende suas dúvidas e problemas, a procura deve aumentar substancialmente", prevê Becker.

Adolescência, época de muitas mudanças

AdolescênciaDo ponto de vista biológico, não há outra época marcada por tantas mudanças físicas, psíquicas e emocionais, além de hormônios em profusão para possibilitar o amadurecimento sexual.

Segundo o médico, as mudanças físicas começam na puberdade, antes ainda de caracterizar a adolescência, que é marcada pelas modificações psicológicas e comportamentais. "No início da puberdade, seria interessante fazer uma consulta ao hebiatra, pois este está preparado para orientar e tranqüilizar os jovens", sugere o especialista.

TIMIDEZ - Becker afirma que não se deve fazer generalizações quanto ao comportamento dos adolescentes, como a de que são todos tímidos. "Alguns são extrovertidos, outros são tímidos. Não existe um padrão de comportamento", afirma, mas admite que é preciso ter um bom preparo e jogo de cintura para lidar com pessoas nesta faixa de idade. O profissional deve ter habilidades especiais para conquistar a confiança do jovem e tranqüilizar os pais.

Principais problemas abordados nas consultas

Segundo Becker, os problemas ambulatoriais mais abordados nas consultas com os adolescentes são ligados ao crescimento. Os meninos se preocupam com seu desenvolvimento físico e dos órgãos genitais. As meninas procuram o médico por atraso da menstruação e preocupação com o crescimento dos seios e de pêlos, ou com a falta deles.

O Centro de Atendimento e Apoio ao Adolescente da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), grupo formado por hebiatras e outros especialistas, desenvolveu uma pesquisa que apontou os principais problemas abordados pelos jovens durante as consultas. O resultado foi mensurado separadamente para meninos e meninas.

As principais queixas dos meninos se referem à baixa estatura, desenvolvimento físico dos músculos e aumento das mamas, doenças associadas ao pênis e também procuram ajuda para aconselhamento na prática de esportes. As meninas já se preocupam mais com o peso e procuram os especialistas em caso de obesidade e transtornos alimentares, além de queixas que envolvem a menstruação, corrimentos e infecções vaginais.

No atendimento aos adolescentes, questões ligadas às doenças sexualmente transmissíveis (DST) sempre são abordadas como forma de prevenção. Atualmente, existem 27 doenças que podem ser transmitidas pelo contato sexual, e no Brasil, são cerca de dois milhões de pessoas contaminadas com algum tipo delas.

Como é a consulta?

Os especialistas alertam para a necessidade de realização de alguns exames de rotina, e aconselham pelo menos uma consulta no início da puberdade, que deve ser repetida a cada seis meses. Depois desse contato inicial, é recomendada pelo menos uma visita anual ao especialista.

O atendimento é feito junto com os pais ou responsáveis e depois o adolescente fica sozinho com o médico. Esses momentos servem para o jovem ficar à vontade em expor outros problemas e dúvidas que o afligem, e não querem compartilhar com a família. O médico fala com os pais sobre a conduta a seguir e, se o jovem permitir, o médico pode contar o que foi conversado em particular, sempre respeitando sua privacidade.

A adolescência traz dificuldades em tantas áreas que somente o olhar atento de um especialista a todo esse universo pode ajudar a prevenir muitos problemas de saúde e diminuir a ansiedade dos jovens. O período é difícil e necessário ao pleno desenvolvimento do adulto que virá. O aprendizado e o apoio psicológico é que trarão segurança para os jovens em suas próprias decisões na vida.

O médico, nas consultas, deve observar e analisar vários quesitos que influenciam na saúde e na qualidade de vida do adolescente, como seus hábitos alimentares, comportamentais e sexuais, além do relacionamento com a escola e com a família. Por essa razão, alguns especialistas defendem o atendimento do adolescente pelo hebiatra com o apoio de outros profissionais como nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos, psiquiatras e professores de Educação Física.

FONTE: PEDIATRIA BRASIL

DIRETO DO TWITTER - 26/10

Undime
A professora Zilma Moraes apresentou as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.

Undime
Em breve, a pesquisa Caminhos do Direito de Aprender será apresentada por Ana Luíza Buratto, do Unicef.

Undime
Neste momento, a professora Edna Borges fala sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental.

Undime
À tarde, o palestrante Luíz Araújo tirou dúvidas sobre o financiamento da educação.

Undime
Teve início hoje,o "Encontro de Educadores: gestão,avaliação e novos marcos legais", em Olinda - PE.

iG Educa
OAB lança cartilha sobre navegação segura

RJTV - Rede Globo
Inca pede doações de sangue para evitar baixa no feriado de Finados

JORNAL VISUAL
by imaculadacon
Quer aprender a conversar com os surdos? aprender a LIBRAS? acesse

HORTA

Eu tenho uma horta em casa. Bem, eu tento ter.
Aí, estou há tempos querendo postar sobre horta, mas pra isso queria tirar uma foto da minha. E ela nunca fica bonita na foto (será por quê?). Então eu desisti de esperar que a minha horta fique viçosa. Mas espero que a sua fique.

***

Outro dia recebi um email do Marcus. Ele escreveu um artigo sobre hortas e me disse que eu poderia publicar aqui. Então segue.

***

Apartamento também pode ter horta. Com certos cuidados e seguindo algumas dicas, é possível ter uma horta com temperinhos e ervas.

Quanto mais tempo de sol e espaço de área ensolarada, maior será a diversidade à disposição dos jardineiros de apartamento. As ervas aromáticas, além de se contentarem com o menor dos espacinhos, crescem mesmo sem a incidência solar direta. Basta que haja claridade natural na maior parte do dia. Ventos fortes e constantes não ajudam.

Bom, agora que você já identificou os locais da sua futura horta, vejamos como fazer.
O material de trabalho é bastante simples e o custo é baixo. Você pode usar vasos, mas é possível reutilizar materiais como caixas longa-vida, geladeirinhas de isopor ou garrafas PET.

Com o tempo, paciência e dedicação, sua horta não só embelezará a casa, como trará um pouquinho da natureza para o dia-a-dia da família. E não vá desanimar se o seu pezinho de rúcula não vingar.

DICAS:
+ Escolha do local: O ideal é a varanda ou junto à janela. Prefira locais que recebem sol pela manhã.
+ Vasos e jardineiras: Podem ser encontrados em supermercados no setor de jardinagem ou em lojas especializadas. O melhor é que tenha mais de 20cm de profundidade, para que as raízes tenham espaço para crescer.
+ Terra: Compre terra adubada, é mais prático, e as plantas crescem melhor.
+ Preparação: Encha um terço do fundo do vaso ou jardineira com brita ou argila para facilitar a drenagem. Lembre-se que os vasos devem ter furos no fundo, para escoamento da água.
+ Cultivo: Plante com espaçamento (que varia de acordo com a planta). Tenha como parâmetro a planta adulta. Quando usar mudas, lembre-se de fincar estacas para auxiliar o crescimento vertical. Opte por plantas com raízes curtas, como coentro, cebolinha, salsinha.
+ Água: No início, regue três vezes por dia até que a semente germine ou a muda pegue. Depois, basta uma rega diária, de preferência pela manhã. Retire plantas invasoras e proteja a horta de insetos, principalmente borboletas. Seus ovos viram larvas, que se alimentam das plantas. Regar é importante, mas a terra tem que estar úmida e nunca encharcada.



Hortão do pai do Joe
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IDÉIAS PARA DECORAÇÃO

PROJETO CACHEPÔ

Projetinho rápido pro final de semana. (Que é geralmente quando a gente lembra das plantas tão negligenciadas durante a semana.) Personaliza, decora, recicla, e custa quase nada.

É só pegar uma lata vazia, fazer um furo no fundo pra escoar a água, com a ajuda de um prego e um martelo, e colar um tecido.

A melhor cola pra usar é a spray, porque não é à base d'água. Mas a boa e velha cola branca funciona muito bem também. Se você quiser um acabamento melhor, e mais impermeável, aplique verniz spray em cima, ou Scotch Gard. (Aliás, a Simone, do blog Lá em casa, aplicou esse produto num banquinho lindo.)

As melhores latas pra usar são aquelas com tampa plástica externa, sabe? Porque aí dá pra usar a tampa embaixo, fazendo as vezes de pratinho. E escolha plantas que precisam de menos água, como as cactáceas.

Fonte: Design Sponge.

UPDATE: Ó só o que a Fernanda Reali fez:
...

Praças do PAC terão equipamentos culturais para população de baixa renda

Prefeituras têm até 29 de outubro para enviar projetos. Inicialmente, serão 400 unidades instaladas.

Levar cultura, entretenimento e lazer a populações de baixa renda é uma das prioridades das Praças do PAC, projeto que integra a segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento do governo federal. Cada Praça contará com espaços culturais equipados como cineteatro, biblioteca, telecentro e espaços multiuso para exposições e espetáculos artísticos. O objetivo é reverter o baixo número de equipamentos culturais em áreas carentes, especialmente em regiões metropolitanas e nas cidades pequenas e de médio porte.

As prefeituras interessadas em contar com os equipamentos devem inscrever seus projetos até 29 de outubro no site http://www.pracasdopac.gov.br. A primeira etapa prevê, ainda este ano, a seleção de 400 unidades. Ao todo, serão 800 Praças do PAC implantadas até 2014, totalizando investimento de R$ 1,6 bilhão.

O projeto das Praças do PAC inova ao integrar obras de infraestrutura – como saneamento, urbanização, habitação e energia elétrica – com a oferta de serviços culturais e socioassistenciais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, políticas de prevenção à violência e inclusão digital, oferecendo cobertura a todas as faixas etárias. O objetivo é promover um processo de desenvolvimento local mais abrangente e qualificado e que compreende a cultura como vetor essencial à melhoria do ambiente social – enfrentamento da violência e da pobreza, formação cidadã e geração de trabalho e renda.

Além do Ministério da Cultura, participam da ação os ministérios do Esporte, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, do Trabalho e Emprego, da Justiça e do Planejamento.

Instalações:

São três os modelos de praças previstos para terrenos com dimensões mínimas de 700 m², 3 mil m² e 7 mil m². Cada município poderá propor mais de uma praça e de um modelo, dependendo do número de habitantes e da capacidade de contrapartida exigida pelo projeto (terreno, gestão e manutenção). O Governo Federal selecionará as propostas de municípios e do Distrito Federal a serem apoiadas com recursos do Orçamento Geral da União.

Tipos de praças:

Modelo 700m² - Edifício com quatro pavimentos compostos por uma sala de cinema com 48 lugares, biblioteca, telecentro, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e salas multiuso. O projeto contempla ainda a construção de pista de skate, equipamentos de ginástica, kit básico esportivo (bolas, redes e materiais para prática de esportes) e jogos de mesa. O investimento previsto para esse modelo é de até R$ 1,9 milhão. O município deve dar como contrapartida o terreno de 700 m² onde será construída a praça e deve se responsabilizar também pela gestão e manutenção do equipamento.

Modelo 3 mil m² - Construção de duas edificações multiuso com uma sala de cinema com 60 lugares, telecentro, biblioteca, salas multiuso e CRAS. O projeto contempla ainda a construção de pista de skate, jogos de mesa, espaço criança, quadra coberta, equipamentos de ginástica, kit básico esportivo e pista de caminhada. O investimento previsto para esse modelo é de até R$ 1,9 milhão. O município deve dar como contrapartida o terreno de 3 mil m² onde será construída a praça e deve se responsabilizar também pela gestão e manutenção do equipamento.

Modelo 7 mil m² - Construção de uma edificação multiuso com um cineteatro de 120 lugares, telecentro, biblioteca, salas multiuso, CRAS e vestiários. O projeto contempla também a construção de quadra de areia, pista de skate, jogos de mesa, espaço criança, quadra coberta poliesportiva, espaço para a terceira idade, anfiteatro, equipamentos de ginástica, kit básico esportivo e pista de caminhada. O investimento previsto para esse modelo é de até R$ 3,3 milhões. O município deve dar como contrapartida o terreno de 7 mil m² onde será construída a praça e também a gestão e manutenção do equipamento. Este modelo é somente para municípios com mais de 400 mil habitantes e do Distrito Federal, de acordo com o Censo de 2009.

Limites de propostas por município:

Cada município poderá propor a construção de praças de acordo com o quadro abaixo.

tabela_mat_19_10_20101

Ministério Público fiscalizará aplicação de recursos do MEC

25 de outubro de 2010

FNDE e o MPDFT assinaram na tarde desta segunda-feira, 25, termo de cooperação técnica visando a fiscalização da execução dos programas e projetos educacionais do Ministério da Educação

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) assinaram na tarde desta segunda-feira, 25, termo de cooperação técnica visando a fiscalização da execução dos programas e projetos educacionais do Ministério da Educação, que são executados pela autarquia no Distrito Federal.

A partir de agora, o FNDE enviará ao MPDFT todas as denúncias, queixas e representações em que julgar necessária a atuação do Ministério Público, para investigar e fiscalizar a prestação de contas ou má gestão dos recursos públicos repassados a órgão ou entidade estadual, municipal ou não governamental.

Além disso, vai encaminhar informações sobre convênios, acordos, contratos e transferências de recursos para execução de projetos e programas educacionais.

Por seu lado, o Ministério Público vai apurar os fatos comunicados pelo FNDE, encaminhando à autarquia o resultado dessas investigações.

“O apoio do Ministério Público é imprescindível para que possamos zelar pela boa aplicação dos recursos públicos, principalmente na área da educação”, afirmou Daniel Balaban, presidente do FNDE, à procuradora-geral do MPDFT, dra. Eunice Pereira Amorim Carvalhido, após a assinatura do acordo.

Assessoria de Comunicação Social



Cinco ações para aumentar a segurança nas escolas

Cinco ações para aumentar a segurança nas escolas

Ao invés de grades, cadeados e câmeras, medidas como a criação de um fórum para discutir o tema e parcerias com outras instituições ajudam a prevenir delitos com mais eficácia

A preocupação com a vulnerabilidade das crianças e dos jovens na escola sempre tirou o sono de pais e gestores. Seja nas unidades localizadas no que os especialistas chamam de áreas de risco (veja reportagem sobre o tema), seja em escolas situadas em bairros considerados seguros, há sempre o temor de furtos, danos ao patrimônio e abordagem dos alunos por traficantes. Um gestor que quer evitar surpresas pode ter a ideia de colocar grades e cadeados em todas as salas e instalar câmeras de segurança. Contudo, apesar de essas medidas darem a sensação de proteção e serem importantes em alguns casos, se tomadas isoladamente tornam a escola refém do próprio entorno.

É importante envolver a equipe e a comunidade em um debate permanente sobre o assunto e criar um grupo representativo de todos os públicos da escola para mapear os pontos mais frágeis e discutir as possíveis soluções em conjunto. Paralelamente, pequenas ações - como ter um porteiro atento, nos horários de entrada e saída dos alunos, abordar a violência nas reuniões de pais e promover palestras preventivas com as famílias - podem fazer a diferença. Conheça a seguir cinco pontos que contribuem para garantir a segurança nas escolas.


FONTE: NOVA ESCOLA

Ana Siro trata da reescrita com personagem-narrador | Formação | Nova Escola

Ana Siro trata da reescrita com personagem-narrador | Formação | Nova Escola

DIRETO DO TWITTER - 26/10

Claudia Costin
Escolas do Amanhã. Cidade de Deus presente! RT @: @ Visita da Glaxo maravilhosa! O Projeto Phase arrebentou!

Claudia Costin
RT @catracalivre: Fundação Bradesco oferece cursos online -

Município lança Bairro Educador do Cantagalo Iniciativa visa fortalecer os laços entre a escola e a comunidade 26/10/2010 A Secretaria de Educação

Município lança Bairro Educador do Cantagalo

Iniciativa visa fortalecer os laços entre a escola e a comunidade


26/10/2010


A Secretaria de Educação lança hoje, às 11h, o Bairro Educador do Cantagalo, no Ciep Presidente João Goulart, em Ipanema. A ação faz parte do programa Escolas do Amanhã, que abrange 151 unidades escolares da rede municipal localizadas em áreas conflagradas.

O objetivo do Bairro Educador é fortalecer os laços entre a escola e a comunidade. Para isso, o projeto promove oficinas e atividades culturais, esportivas e de reforço na aprendizagem, além de realizar parcerias.

O Bairro Educador do Cantagalo é composto pelas escolas municipais Marília de Dirceu e José Linhares e pelo CIEP Presidente João Goulart. O evento de lançamento contará com apresentações de dança, música e circo, exposição de trabalhos realizados por alunos e stands de instituições parceiras.

A Secretaria Municipal de Educação já implantou cinco bairros educadores: Cidade de Deus, Complexo do Alemão, Maré, Borel e Santa Cruz. A previsão é que sejam criados 50 bairros educadores até 2012.

Iniciativa visa fortalecer os laços entre a escola e a comunidade

26/10/2010

A Secretaria de Educação lança hoje, às 11h, o Bairro Educador do Cantagalo, no Ciep Presidente João Goulart, em Ipanema. A ação faz parte do programa Escolas do Amanhã, que abrange 151 unidades escolares da rede municipal localizadas em áreas conflagradas.

O objetivo do Bairro Educador é fortalecer os laços entre a escola e a comunidade. Para isso, o projeto promove oficinas e atividades culturais, esportivas e de reforço na aprendizagem, além de realizar parcerias.

O Bairro Educador do Cantagalo é composto pelas escolas municipais Marília de Dirceu e José Linhares e pelo CIEP Presidente João Goulart. O evento de lançamento contará com apresentações de dança, música e circo, exposição de trabalhos realizados por alunos e stands de instituições parceiras.

A Secretaria Municipal de Educação já implantou cinco bairros educadores: Cidade de Deus, Complexo do Alemão, Maré, Borel e Santa Cruz. A previsão é que sejam criados 50 bairros educadores até 2012.

Rio, Uma Cidade de Leitores

Criado pela Secretaria Municipal de Educação, o projeto Rio, uma Cidade de Leitores tem por objetivo incentivar e fortalecer o hábito da leitura por prazer de alunos e professores da rede municipal de ensino



Salas de Leitura
Os acervos das Salas de Leitura das escolas estão sendo ampliados. Durante o 11° Salão da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (Fnilij) do Livro para Crianças e Jovens, que ocorreu em junho, todas as diretoras da rede ganharam uma verba para a compra de livros. Durante o mês de setembro, na Bienal, outra verba foi destina aos diretores para este fim. Houve também um revigoramento das ações da Sala de Leitura, onde voluntários e estagiários contratados pela Secretaria Municipal de Educação auxiliaram os professores.


Maratona Euclides da Cunha
A maratona prevê um clico de palestras, ministradas pelos imortais da Academia Brasileira de Letras (ABL), para os alunos do 8° e 9° anos do Ensino Fundamental sobre a vida e obra de Euclides da Cunha, uma homenagem aos cem anos de morte do escritor. As palestras ocorreram nas escolas durante os meses de agosto e setembro. Os alunos que assistirem às palestras participarão de um concurso de redação promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SME) em parceria com a ABL. Uma comissão municipal, designada pela SME selecionará os três melhores textos de cada Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Depois, três acadêmicos da ABL selecionarão os cinco melhores textos enviados pela SME. A divulgação do resultado do concurso acontece no dia 18 de novembro.


Escola de Leitores

O concurso Escola de Leitores, realizado em parceria com o Instituto C&A, tem como objetivo desenvolver ou aprimorar as ações de leitura de cada unidade escolar. O concurso será realizado em todas as escolas de Ensino Fundamental da rede. Serão premiados os sete melhores projetos. As unidades escolares vencedoras vão receber recursos financeiros, acompanhamento técnico e conhecer iniciativas exemplares sobre esse tema no Brasil e na Colômbia, onde a política de promoção da leitura é referência mundial.


Durante a etapa final do concurso, 16 escolas receberão visitas técnicas. Esses encontros irão avaliar a coerência das propostas com os critérios de avaliação e a realidade das escolas e seus contextos. Até 15 de janeiro teremos os resultados das sete escolas premiadas pelo Concurso Escola de Leitores.


As unidades de ensino cujas propostas forem vencedoras ganharão um prêmio de R$ 40 mil, um acompanhamento técnico da FNLIJ, uma viagem à Colômbia e oportunidades de intercâmbio com outras iniciativas de incentivo à leitura. O resultado do concurso será divulgado em janeiro de 2010.


Conheça as escolas selecionadas para a 3ª fase do concurso: finalistas:
Nome da Escola
Nome do Projeto
E.M Alencastro Guimarães
Mitificando a Alencastro
E.M Leonel Azevedo
Leonel em ação uma escola aberta no coração da com
E.M Miguel de Larreinaga
A SALA DE LEITURA ABRAÇA VOCÊ
E.M Georg Pfisterer
LEITURA IDENTIDADE E PRESERVAÇÃO AMBIENTAL
E.M Primeiro de Maio
Parceiros da leitura por prazer
E.M Rio Grande do Norte
Ler e compartilhar com prazer
E.M Adelai Stevenson
Literatura infantil Uma proposta de formação
E.M Mestre Cartola
Conte outra vez - Meste Cartola
E.M Servúlo de Lima
numa escola cem por cento tem leitura em movimento
Classe em Cooperação Juliano Moreira
CARIOCA LEITOR SIM SENHOR
E.M Maria de Jesus Oliveira
Literatura gota a gota
E.M Prof. Afonso Varzea
Prisma Refletindo múltiplas leituras
E.M Prof. Gilbero Bento da Silva
Encontro com a Literatura
E.M Pedro Ernesto
Árvore da Leitura
E.M Lauro Sodré
Caleidoscópio um olhar muitas leituras
E.M Oswald de Andrade
Oswald uma escola de leitores
Biblioteca do Professor
Para estimular a leitura prazerosa dos professores, a SME resolveu distribuir livros de literatura para todos os 35 mil professores da rede. Através de uma votação online, onde cada professor pode escolher o livro que deseja ter a partir de uma lista. Em julho, cada professor da rede recebeu um título de literatura estrangeira e de literatura brasileira. Em outubro foi entregue um livro de literatura brasileira para todos os professores e os 3.500 agentes auxiliares de creche, que também passaram a receber os livros. Além disso, a SME dá aos professores um voucher para a compra de livros em uma livraria. Em dezembro, professores e agentes auxiliares de creche ganharam dois livros, um de literatura brasileira e outro de literatura estrangeira.
Adote uma Biblioteca
Uma parceria com a Livraria da Cultura, que possibilita qualquer pessoa a doar livros para três escolas da rede municipal do Rio integrantes do projeto Escolas do Amanhã. Os interessados compram no site Adote uma Biblioteca os livros e direcionam a encomenda para essas unidades. Além disso, com a parceria da Livraria da Travessa, os interessados também poderão doar livros para outras 11 escolas, sendo 10 do programa Escolas do Amanhã. Para a doação pela Travessa, basta acessar o site Criança que Lê.
Biblioteca da Primeira Infância
Os Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDIs) contarão com salas de leitura específicas para as crianças da creche (de 3 meses a 3 anos e 11 meses) e da pré-escola (crianças de 4 anos a 5 anos e 11 meses. O programa tem como objetivo estimular o hábito da leitura desde cedo.
Comissão Carioca de Leitura
Integrada por notáveis e entusiastas da área de literatura, a comissão acompanha e discute as ações de leitura do projeto Rio, uma cidade de leitores. Presidente de Honra: acadêmico José Mindlin, da Academia Brasileira de Letras. Também integram a comissão, o escritor Ziraldo, o cantor Gabriel pensador, a escritora Bia Hetzel, Marina Colassante, Ana Maria Machado, entre outros.

Biblioteca da Unesco - oferece acesso aos periódicos e pesquisas da organização




Biblioteca Virtual da Escola do Futuro

Dividido em duas seções, uma para professores e outra para alunos, site traz uma série de dispositivos para turbinar as aulas e trabalhos escolares. Destaque para o gerador de provas e apostilas de estudo.
http://www.bibvirt.futuro.usp.br/




Cult Vox

E-livros, revistas e artigos de acadêmicos sobre literatura - brasileira e européia - legislação, filosofia, política entre outros.
http://www2.uol.com.br/cultvox




Fundação Biblioteca Nacional

Em seu acervo podem ser encontradas versões integrais para download de diversos documentos históricos e também de obras de literatura. Também é possível acessar vários arquivos sonoros.
http://www.bn.br/




Sistema Integrado de Bibliotecas USP

Integra os catálogos de todas as bibliotecas da Universidade de São Paulo (USP).
http://www.usp.br/sibi/




Teses USP

Disponibiliza as dissertações e teses defendidas na Universidade de São Paulo (USP).
http://www.teses.usp.br/




Virtual Books

Com livros em diversos idiomas, a Vitual Books se destaca por artigos e notícias sobre literatura e temas em discussão no Brasil.
http://virtualbooks.terra.com.br/




UOL Biblioteca

Disponibiliza dezenas de links para sites que tratam de temas como meio ambiente, fotografia, tecnologia, entre outros.
http://biblioteca.uol.com.br/




Banco de produções científicas mundiais

Oferece acesso aos textos completos de artigos de mais de 12.365 revistas internacionais, nacionais e estrangeiras, além de 126 bases de dados com resumos de documentos.
http://www.periodicos.capes.gov.br/portugues/index.jsp




Biblioteca da Unesco

Oferece acesso aos periódicos e pesquisas da organização. Em inglês.
http://www.unesco.org/library/




Brasiliana USP

Projeto permitirá acesso à maior Brasiliana (coleção de livros e documentos de e sobre o Brasil), reunida pelo bibliófilo José Mindlin.
http://www.brasiliana.usp.br/

Mostratec

Projeto de aluno articula escola e comunidade pela comunicação e vira política pública

Desirèe Luíse

“Fiz uma análise e percebi um desânimo muito grande nos alunos das escolas do meu município. As taxas de evasão escolar são altas”. A partir desta constatação, o estudante Daniel Paiva, do 2º ano do ensino médio da Escola Profissional Amélia Figueiredo de Lavor, localizada em Iguatu (CE), desenvolveu um projeto para articular escola e comunidade por meio da comunicação. A proposta virou política pública.

Apresentado na 25ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), que ocorreu em Novo Hamburgo (RS) na última semana, o projeto “Mídia e Cidadania: O Protagonismo Comunicativo no Campo Educacional” propõe a aplicação de estratégias de comunicação para renovar o papel da escola e aumentar seu relacionamento com a sociedade. “A educação se tornou defasada também por falta de métodos educativos interessantes”, acredita o jovem de 16 anos.

Após pesquisar processos de educação, Daniel articulou, em três escolas de Iguatu – onde estão cerca de 10% da juventude do município –, um sistema para a produção de meios comunicativos feitos pelos estudantes de forma autônoma. Participaram do projeto a Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, o Centro Educacional Municipal Padre Januário Campos e a Escola Profissional Amélia Figueiredo de Lavor.

Pensando no protagonismo juvenil como fonte de resolver problemas da sociedade, o estudante apostou na formação do que chamou de Núcleos Escolares de Comunicação (NEC), que tem como objetivo subsidiar os alunos para o acesso e a produção dos meios comunicativos.

“A parte prática do projeto foi organizar palestras e oficinas de formação teórica para que os jovens pudessem ter embasamento e, então, se articular e trabalhar com a comunicação”, explica Daniel.

Por meio do projeto, os alunos das três escolas desenvolveram contação de histórias e apresentações teatrais para crianças, a premiação do I Concurso Municipal de Redação Jornalística, a Rádio Escola Roda Viva e a produção e veiculação de cordéis – literatura popular, típico na região.

Segundo Daniel, o projeto funcionou tão bem, que ele resolveu apresenta-lo à Prefeitura Municipal de Iguatu. Em 28 de outubro de 2009, a secretária de Educação do município, Maria Benildes Uchôa, assinou um documento para a implantação da metodologia como política pública em todas as escolas públicas da região.

Desde que começou a ser desenvolvido em maio de 2009, o projeto do estudante participou de diversas feiras de ciências. Dentre elas, foi vencedor na categoria ciências sociais da 5ª Feira Internacional de Ciências Expo-Sciences Latin America (Expo ESI AMLAT), em agosto de 2010; e na categoria ciências comportamentais, na Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia (Fenecit), no último mês.

O projeto também está classificado para o V Fórum Internacional de Ciência e Engenharia, na cidade de Santiago (Chile), e Daniel vai compor a Delegação Brasileira para a 13ª Expo Sciences Mundi, na cidade de Bratislava (Eslováquia). Os dois eventos estão previstos para 2011.

Mostratec
O projeto “Mídia e Cidadania” foi um dos 300, distribuídos em 14 áreas do conhecimento, apresentados durante a Mostratec. O evento reuniu estudantes dos ensinos médio e técnico, entre 14 e 21 anos, de 21 países.

“Trazer a pesquisa para o ensino médio qualifica a educação. Jovens que têm a oportunidade de desenvolver projetos com alternativas para problemas da sociedade aperfeiçoam a qualidade de suas relações com o meio”, afirmou a diretora executiva da Fundação Liberato – organizadora da mostra –, Maria Inês Utzig Zulke.

Os quatro melhores classificados de cada área receberam prêmios, oferecidos por empresas e instituições. Universidades também premiaram os estudantes com bolsas integrais de estudo.

Podemos colaborar com a continuidade das políticas educacionais?

Podemos colaborar com a continuidade das políticas educacionais?

outubro 25, 2010 10:58 am

O compromisso dos governantes pela continuidade dos bons programas em andamento e a vigilância da população são fundamentais para que as políticas de Educação não sejam interrompidas a cada mandato, afirma matéria publicada na revista Nova Escola de outubro. Além do compromisso efetivo dos nossos representantes com a Educação, que deve ir além das generalidades do horário político, é necessário que eles tenham preparo e conhecimento profundo do assunto.
Mas e quanto a nós? O que podemos fazer?
Na reportagem, os jornalistas Camila Monroe e Rodrigo Ratier destacam a importância de vigiar os passos dos nossos governantes. A emenda 29 da Constituição, por exemplo, garante ao eleitor comum o acesso a qualquer documento público. Também determina que as Assembléias Legislativas tenham ouvidorias, que registrem reclamações e informem sobre seu andamento. O site da Corregedoria Geral da União (CGU – http://www.cgu.gov.br/), por sua vez, mantém o Portal Transparência, com relatórios sobre a destinação dos recursos federais em todo o País.
Uma boa notícia levantada pelo texto é que a pressão popular realmente funciona. Um exemplo é o da campanha Chapada e Semi-Árido pela Qualidade da Educação, que desde 2004 supervisiona as ações dos políticos em 22 cidades. A matéria aponta que o projeto levou a uma melhora significativa. Outra ação citada é a Carta Compromisso pela Garantia do Direito a Educação de Qualidade, entregue recentemente aos candidatos à Presidência da República.

A íntegra da matéria você encontra no sita da revista Nova Escola

DIRETO DO TWITTER - SMSDC

Saúde e Defesa Civil
Defesa Civil realiza palestras no Clube do Flamengo.

Saúde e Defesa Civil
As palestras fazem parte do projeto ‘’Construindo Cidadania nas Escolas’’, direcionado a estudantes do 9º ano de escolas municipais.

Saúde e Defesa Civil
O evento conta com a presença do atleta Diego Hypólito e apresentação do grupo de capoeira SIL.







O HOSPITAL SARAH RIO,

O HOSPITAL SARAH RIO, especializado em neuroreabilitação, inaugurado no dia 01 de maio de 2009, na Barra da Tijuca, já está cadastrando para atendimento, novos pacientes adultos e crianças com as seguintes patologias:

· Paralisia cerebral
· Crianças com atraso do desenvolvimento motor
· Sequela de traumatismo craniano
· Sequela de AVC
· Sequelas de hipóxia cerebral
· Má-formação cerebral
· Sequela de traumatismo medular
· Doenças medulares não traumáticas como mielites e mielopatias
· Doenças neuromusculares como miopatias, neuropatias periféricas hereditárias e adquiridas, amiotrofia espinhal
· Doença de Parkinson e Parkinsonismo
· Ataxias
· Doença de Alzeihmer e demências em estágio inicial
· Esclerose múltipla
· Esclerose lateral amiotrófica em estágio inicial
· Mielomeningocele
· Espinha bífida
· Paralisia facial

O atendimento é totalmente gratuito.
O cadastro para atendimento de novos pacientes é feito exclusivamente pelos telefones: 21 3543-7600 21 3543-7600 21 3543-7600 21 3543-7600 e 21 3543-7601/2, das 08 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.
http://www.sarah.br/

SEMINÁRIO PSE - 7ª CRE - CONVIDA

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Políticas Públicas de Saúde Mental e Trabalho

Políticas Públicas de Saúde Mental e Trabalho

O mês de outubro é marcado por temas muito importantes para o crescimento de uma sociedade, como por exemplo, o Dia Mundial da Saúde Mental (10) e o Dia do Deficiente Físico(11). Mais do que uma data, esses dias representam a possibilidade de reflexão de todos os setores da sociedade sobre os temas. E é nesta linha de inclusão que giram vários projetos na Secretaria estadual de Trabalho e Renda, através da Superintendência de Saúde, Segurança e Ambiente do Trabalho.


A luta de todos pelo aumento das condições de acessibilidade nas ruas, calçadas, prédios, pontos turísticos, áreas de lazer, meios de transporte e até no ambiente familiar, representa um grande exemplo de solidariedade justa e plena.


Diferente das pessoas com deficiência, amparadas pela lei de cotas 8.213/91, os portadores de transtorno mental não tinham nenhum instrumento oficial para a inclusão no mercado de trabalho. Entretanto, essa realidade mudou.


Uma pessoa que não enxerga, não ouve ou tem algum outro defeito físico tem direito a entrar no mercado de trabalho. É justo! Mas, por que não uma pessoa com ansiedade, que tem pânico, que tem depressão? Pela ordem, as deficiências são visual, motora, auditiva e mental. Não podemos separar a deficiência mental das demais. Seria injusto! Seria cruel!


Com o objetivo de criar alternativas de geração de renda para reinserir portadores de transtornos mentais na sociedade, o Governo Estadual, a Firjan e o Ministério Público assinaram o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Uma grande rede de supermercados (Prezunic) já aderiu ao termo, permitindo a essa parcela da população acesso a serviços e programas de qualificação profissional, fazendo com que essas pessoas possam exercer cada vez mais a cidadania, além de garantir às empresas um selo de responsabilidade social.


Esta grande rede social de inclusão do deficiente, dando a ele acesso ao mercado de trabalho, contribui de forma positiva a impedir que suas incapacidades encubram suas habilidades, além de ser uma questão de respeito ao ser humano. Afinal, somos todos diferentes, mas temos igual direito à dignidade.


A proposta pioneira no Brasil, discute a relação entre capacitação profissional e saúde mental, o desenvolvimento de políticas públicas para a pessoa com transtorno mental e a legislação sobre os direitos trabalhistas das pessoas com sofrimento psíquico.


Sem saúde mental, não há saúde !



Maria Chrsitina Menezes, superintendente do Trabalho

Vídeos de ciência na internet

Publicado em 25/10/2010

Você conhece a neurocientista que teve um derrame e se recuperou para contar a história? Ela é personagem de um documentário do TED, apenas uma entre as várias páginas que disponibilizam filmes científicos na rede.

O portal Online Universites, especializado em ensino virtual, fez uma lista de 100 documentários sobre ciência disponíveis na rede. É uma oportunidade de a redação da CH On-line dar dicas sobre páginas interessantes que disponibilizam filmes gratuitos com temas do interesse dos nossos leitores.

Além da lista do Online Universites, que inclui filmes conhecidos como Super size me (sobre o sujeito que passa um mês se alimentando apenas de produtos do McDonald’s) e obras menos conhecidas como Stephen Hawking and the Theory of Everything (sobre o trabalho do famoso cosmólogo britânico), há outros portais que costumamos visitar.

O primeiro da nossa lista é o portal do TED ('Tecnologia, Entretenimento, Design', em português), instituição norte-americana que tem como objetivo disseminar novas ideias. Pois bem, o TED tem página em inglês e também em português, com filmes de palestras dos mais importantes cientistas do mundo.

Há, no site do TED, uma página apenas para vídeos traduzidos por voluntários para o português. Recentemente vimos uma exposição com o editor da revista Wired, o criador (e identificador) de tendências Chris Anderson.

O TED tem também um canal no YouTube, onde assistimos – impressionados – à palestra da neurocientista Jill Bolte Taylor, que descreve, com calma e experiência de cientista, o seu próprio derrame.Costumamos navegar também pelo Documentaty Heaven (que carrega no sugestivo subtítulo a frase 'comida para o seu cérebro'), que disponibiliza documentários variados. Boa parte no mínimo tangencia o mundo da ciência. E alguns deles destacam especificamente a vida e obra de cientistas.

Experimente, por exemplo, procurar pela palavra-chave science. Darwin, Big-Bang, clonagem e até lobotomia estão entre os temas dos resultados sugeridos.

Por fim, há um site mais alternativo, embora muito conhecido no meio cinematográfico: o UbuWeb. Além de disponibilizar vídeos, a iniciativa dá acesso também arquivos dos mais variados: PDFs de poesias, textos raros de intelectuais etc.

A questão delicada da página é a forma como lida com os direitos autorais. Eis como o portal se posiciona sobre essa questão: "Nós lhe damos permissão para pegar o que você quiser, mesmo que, em muitos casos, nós não tenhamos permissão nenhuma para postar certas coisas". Ou seja: usar um vídeo do Ubu Web fica por conta e risco do freguês.

Nossa sugestão: vale, no mínimo, uma passeada na seção que organiza os vídeos pelo nome dos autores. Há centenas de filmes importantes, sobretudo, para cientistas sociais ou da área de humanas.

Se você, leitor, tiver mais alguma sugestão de vídeos sobre ciência na internet, publique abaixo no comentário. Seria uma ótima troca.

Thiago Camelo
FONTE:Ciência Hoje On-line


Ministério da Saúde aumenta oferta de leitos em CTIs no Rio

Ministério da Saúde aumenta oferta de leitos em CTIs no Rio
25/10/2010 - 18h43
Da Agência Brasil

O Ministério da Saúde aumentou a oferta de leitos dos Centros de Tratamento Intensivo (CTIs) da rede hospitalar administrada pelo governo do Rio de Janeiro. Serão oferecidos 29 novos leitos, de acordo com anúncio feito nesta segunda-feira(25/10). Com a medida, a oferta regulada de leitos nas seis unidades da rede hospitalar federal do estado sobe de 25 para 54. Os novos leitos se somam aos 667 de CTIs já regulados pela Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil.

De acordo com o Ministério da Saúde, o processo de integração dos hospitais da rede federal no Rio ao sistema de regulação do estado e do município da capital fluminense, iniciado em junho do ano passado, prevê a oferta de novos leitos nos próximos meses.

Os 54 leitos disponíveis estão distribuídos nos hospitais da Lagoa (10), dos Servidores do Estado (10), Cardoso Fontes (10), Bonsucesso (8), Ipanema (8) e Andaraí (8).

DENGUE - ALGUMAS INFORMAÇÕES

Vejam estes arquivos:

"http://200.141.78.79/dlstatic/10112/137240/DLFE-207206.pdf/LIRAa_agosto_2010.pdf">

"http://200.141.78.79/dlstatic/10112/137240/DLFE-207205.pdf/LIRAa_agosto_2010_historico.pdf">

Nossa região está com índice acima, pelo gráfico apresentado, precisamos intensificar o nosso trabalho.

Dicas de mobilização

Dicas de mobilização

DIRETO DO D.O.

NazarethVasco Nazareth Vasco
A não fragmentação do conhecimento 2 -"vou começar a cozinhar.E também farei mais aulas de ciências"- aluno que estuda Economia - Magazine

NazarethVasco Nazareth Vasco
"Amar o ensinar significa desejar ardentemente que o outro aprenda e ter prazer nisto" - Celso Vasconcellos

É hora do banho

É hora do banho
Ajuda na hora do banho

Nessa hora, ajuda nunca é demais. É sempre melhor que o banho seja dado por mais de uma pessoa, seja um parente ou amigo. Isso ajuda a acelerar o processo de banho e o torna mais seguro.
Nunca deixe seu bebê sozinho na banheira

Isto é de extrema importância. Não deve haver confusão no ambiente e procure não se distrair. Mesmo se alguém te chamar à porta ou o telefone tocar, não deixe o banheiro. Se necessário, enrole a criança em uma toalha grossa e leve-a com você, mas nunca deixe-a sozinha. Acidentes podem acontecer em questão de segundos.
Banho do bebê e vai começar o banho!

Depois de tudo organizado, separado e preparado, tire as roupinhas do bebê e envolva-o em uma toalha prendendo delicadamente seus bracinhos, para que ele se sinta protegido e chore menos.

A cabecinha pode e deve ser lavada em todo banho. Incline a cabeça dele sobre a banheira e lave a cabeça e o rosto sem colocá-lo dentro da água. Em seguida seque-o.

Antes de colocá-lo na água, limpe o bumbum com lencinho, para não sujar a água do banho.

Para lavar o corpinho, o bebê deve ficar imerso na água e virado de frente. Lave a barriga, costas, braços e pernas do bebê, sem esfregar o sabonete diretamente na pele. Depois de ensaboar levemente, vá jogando pequenas porções de água. Vire a criança de costas e repita o mesmo processo na parte de trás. Preste atenção especial às dobras e pregas da pele.

Se o seu bebê menino não foi circuncidado, puxe o prepúcio com delicadeza e lave a ponta do pênis, depois cuidadosamente coloque a pele sobre ele novamente. Não se preocupe com fimose, se houver. Muito provavelmente ela, nessa idade, é fisiológica.
Cuidado com o ralo e com a torneira

Preste atenção ao ralo. É melhor colocar uma tampa sobre ele. Você pode comprá-la em qualquer loja de produtos infantis.

Certifique-se de seu bebê não consegue alcançar a torneira. Pode parecer difícil para o bebê abrir uma torneira, mas não duvide da capacidade que eles têm de aprontar! Evite acidentes.
Sabonete e xampu

Não exagere no uso de sabonete e xampu, mesmo que sejam próprios para criança. Em algumas situações é melhor não utilizar nem um nem outro.

Nunca lave o rosto do bebê com sabonete. É suficiente lavá-lo apenas com água morna.
Banho do bebêQuando o banho acabar...

Retire o bebê da banheira e seque-o rapidamente. Pode ser útil deixar uma toalha ao redor de seu pescoço antes de começar: você poderá envolver o bebê calorosamente com ela ao término do banho.
Cuidado com cotonetes

Use cotonetes de algodão para limpar dobrinhas dentro e fora das orelhas, mas nunca use-os para limpar o canal do ouvido, nariz ou qualquer outro orifício do corpo.

Para limpar os ouvidos é suficiente utilizar seu dedo mínimo envolto na toalha úmida do banho, introduzindo-a no pavilhão até onde o seu dedo alcançar, com delicadeza.
Número de banhos

Não há necessidade de dar banho no seu bebê com muita freqüência. Os recém-nascidos podem ser banhados uma vez a cada três dias.

No Brasil, culturalmente, os bebês são banhados diariamente, talvez devido ao nosso clima mais quente.
Fonte: Pediatria Brasil / Baby-Health.net / Guia do Bebê