sábado, 14 de maio de 2011

O Ccroj Informa que Encontra-se abertas vagas para o curso DE MUSICALIZAÇÃO NA DANÇA.




As incrições serão realizadas, PRESENCIALMENTE, O interesado deve comparecer ao Centro Coreográfico, entre o horário de 10h ás 19h. O curso esta sujeito a lotação da sala e os interessados que não conseguirem ocupar as vagas, serão automaticamente inscritos em uma fila de espera. Os nomes dos selecionados serão divulgado no Blog:http://centrocoreografico.blogspot.com/

Atenção VAGAS LIMITADAS!!!!
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Trovadores Mirins participam da “Seresta de Sexta” especial para as crianças (e por crianças)

Que idéia bacana.

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Trovadores Mirins participam da “Seresta de Sexta” especial para as crianças (e por crianças): "


Quem passa pela Rua Aimberê, em São Paulo, nas noites de sexta-feira se depara com cantores vestindo figurinos dos anos 1920 e cantando os clássicos da música brasileira, gratuitamente, do alto de uma sacada. Trata-se do projeto “Seresta de Sexta”, que há mais de um ano atrai dezenas de pessoas para a sede dos Trovadores Urbanos.
A edição desta semana será especial, pois terá a participação dos Trovadores Mirins, grupo composto, em sua maioria, por filhos de integrantes do Trovadores Urbanos com idade entre 07 e 15 anos.
“Decidimos homenagear os nosso pequenos fãs que sempre acompanham os pais nas nossas apresentações às sextas-feiras. Percebemos que eles adoram o clima de música, pipoca e brincadeira”, conta orgulhosa Maída Novaes, uma das fundadoras do grupo.
O projeto “Seresta de Sexta foi a forma encontrada pelos Trovadores urbanos para homenagear São Paulo e os paulistanos quando o quarteto vocal completou 20 anos de sucesso. Os Trovadores Mirins participarão das duas primeiras sessões de seresta, às 20h e às 20h30, depois disso uma dupla de trovadores formada por Maída Novaes e Xexe comandam a roda de seresta até às 21h30.

Os Trovadores Mirins, hoje com idade entre 7 e 15 anos, são a nova geração do bem sucedido projeto Trovadores Urbanos. O grupo é composto na sua maioria por filhos de integrantes do projeto Trovadores Urbanos, formados em prática de canto coral, com a regência de Lucila Novaes. À medida em que vão crescendo, têm a possibilidade de integrar o projeto de seresteiros, dando lugar a outras crianças, que hoje participam do coral. A atividade é desenvolvida e baseada no estudo do cancioneiro popular, marca registrada do grupo vocal Trovadores Urbanos, que tem sete (7) CD´s lançados, dedicados ao resgate da Música Popular Brasileira.”. Os Trovadores Mirins foram criados em 1995, e apresentam-se para o público infantil da cidade. Alguns integrantes destacam-se no cenário musical, a exemplo da cantora BRUNA CARAM, que hoje segue com sucesso a carreira solo, e já lançou o CD “Essa Menina” e b” Feriado Pessoal” (Dabliú Discos), sucesso de público e críticaServiço

  • “Seresta de Sexta” – Trovadores Urbanos
  • Local – Rua Aimberê, 651 – Perdizes/São Paulo
  • Horário – 20h, 20h30, 21h, 21h30
  • ENTRADA FRANCA
  • Tel – 2095-0100
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Dona Baratinha - Ana Maria Machado

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Dona Baratinha - Ana Maria Machado: "

Dona Baratinha é um clássico da literatura infantil moderna, escrito por Ana Maria Machado e ilustrado por Maria Eugênia.
O livro conta a saga de Dona Baratinha, que depois de encontrar uma moedinha e achar que ficou rica resolveu encontrar um noivo para se casar. Após muito procurar e recusar vários noivos, Dona Baratinha finalmente encontrou seu par perfeito, o Sr. Ratão e começou a preparar a cerimônia do seu casamento. É ai que começa a grande confusão.

  • Nome do livro: Dona Baratinha
  • Autor(a): Ana Maria Machado - ilustrações Maria Eugênia
  • Número de páginas 31
  • Editora FTD
  • Gênero Literatura Infantil
  • Preço médio de R$ 29,00
  • O que o atraiu no livro? As ilustrações são bem legais
  • Qual a história? A saga da Dona Baratinha para encontrar um noivo entre os animais da vizinhança
  • Opinião: O livro é bem divertido, as ilustrações são bem legais. Só fiquei com pena do Sr. Ratão.
  • Pontos fortes: Bem ilustrado e escrito
  • Pontos fracos: Acho que não tem não!
  • Para quem indica? (idade, sexo, etc) Para crianças a partir de 6 anos lerem sozinhas ou menores para os pais lerem com elas
  • De um a dez, que nota você dá? 10

PS: O Italo trouxe o livro para fazer uma resenha para a escola, e aproveitei para postar a resenha aqui também. :-)
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Secretaria de Educação anuncia os resultados do IDE-Rio 2010



Ao todo, 513 escolas serão premiadas. Deste total, 91 unidades integram o programa Escolas do Amanhã

13/05/2011  » Autor: Joana Martins


A Secretária Municipal de Educação, Claudia Costin, anunciou nesta sexta-feira (dia 13), durante uma coletiva à imprensa, os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação do Rio de Janeiro (IDE-Rio) 2010.  O IDE-Rio de 2010 apresentou um crescimento de 7% nos anos iniciais e 14% nos anos finais em relação a 2009, quando a taxa foi medida pela primeira vez na rede municipal de ensino.  Os resultados revelam ainda que 513 escolas atingiram as metas do Termo de Compromisso de Desempenho e vão ganhar o Prêmio Anual de Desempenho. Deste total, 91 unidades fazem parte do programa Escolas do Amanhã.

– Estamos muito contentes com esses resultados, que mostram uma linha clara de evolução na aprendizagem da rede. Percebemos que houve uma melhora importante entre os alunos do 2º segmento. Além disso, constatamos que o programa Escolas do Amanhã tem feito a diferença, já que mais escolas conseguiram atingir as metas estabelecidas – declarou a secretária Claudia Costin.

Em 2009, O IDE-Rio foi de 4,6 para os Anos Iniciais (1º ao 5º Anos) e de 4,0 para os Anos Finais (6º ao 9º Anos), enquanto que em 2009 a taxa foi de 4,3 e de 3,5, respectivamente. O índice é medido pela Prova Rio, uma avaliação externa aplicada aos alunos do 3º e 7º Anos, em conjunto com as taxas de evasão e de repetência.

Os dados de 2010 revelam ainda que continuam crescendo os níveis de aprendizagem nas Escolas do Amanhã, aquelas situadas em áreas conflagradas da cidade. Das 513 escolas premiadas, 91 são do Amanhã, ou seja, enquanto 53% do total de escolas da rede foram premiadas, este percentual foi de 60% no caso das Escolas do Amanhã (91 em 151).

De acordo com a secretária, Claudia Costin, é necessário seguir adiante com esse trabalho, que vem proporcionando um salto de qualidade na Educação carioca.

– Queremos melhorar cada vez mais o IDE-Rio e a difrença entre as Escolas da Rede e as Escolas do Amanhã. O importante é ter um olhar cuidadoso com todas as escolas e permitir que todas alcancem o sucesso. Não queremos ter um time de alunos que melhorem muito e outros que continuem sem aprender. A educação tem que ser para todos e para cada um – acrescentou a secretária.

Prêmio Anual de
 Desempenho 2011O Prêmio Anual de Desempenho Escolar tem como base o Índice de Desenvolvimento da Educação do Rio de Janeiro (IDE-Rio). O IDE-Rio foi lançado em maio de 2009 baseado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que é medido em todos os municípios brasileiros através da Prova Brasil, aplicada pelo Ministério da Educação (MEC).  O IDE-Rio possibilitará que o pagamento do prêmio seja feito anualmente, uma vez que o IDEB é medido a cada dois anos.

Para isso, em 2009, a Secretaria Municipal de Educação aplicou a Prova Rio para os alunos do 3° e 7° Anos. Essa avaliação externa serve de base para o cálculo do IDE-Rio. E, a partir de 2010, os resultados do IDE-Rio foram comparados com os resultados obtidos pelas escolas em 2009, através da Prova Rio.

A Secretaria Municipal de Educação decidiu aplicar a Prova Rio para os alunos do 3° e 7° Anos, pois este grupo de alunos fará a Prova Brasil. Dessa maneira, a secretaria terá como acompanhar o desenvolvimento dessas crianças neste período, tendo assim subsídios para melhorar o ensino.

O prêmio anual de desempenho deverá ser pago a todos os servidores das escolas que atingiram as metas no segundo semestre de 2011. As equipes escolares que alcançaram as metas receberão um prêmio que equivale a um salário. Para os profissionais que trabalham em uma das 151 unidades integrantes do projeto “Escolas do Amanhã”, o prêmio corresponde a um salário acrescido de 50%. Os professores que fazem dupla regência também receberão o prêmio por essa dupla, desde que a escola onde estão lotados tenha alcançado as metas. No entanto, os servidores não podem ter mais do que cinco dias de faltas justificadas ou outros afastamentos previstos na legislação.

Para participar da premiação, as diretoras de todas as escolas da rede municipal assinaram, no ano passado, um termo de compromisso, que fixava as metas a serem alcançadas por cada unidade escolar.

Premiação para os alunos
de destaque na Prova RioPara reconhecer e valorizar o esforço dos alunos, a Secretaria Municipal de Educação irá premiar, em junho, os 10 melhores alunos do 3°, 4°, 7° e 8° anos de toda a rede. Cada um dos estudantes receberá uma bicicleta, com equipamento de segurança.

Programa de recuperação para as escolas
que não obtiveram um bom desempenhoAlém de premiar os melhores alunos da rede, a Secretaria Municipal de Educação também desenvolveu, desde o ano passado, um programa para acompanhar, caso a caso, os alunos com as piores notas no exame e as escolas que obtiveram os desempenhos mais baixos no mesmo teste. O programa Nenhuma criança a menos vai monitorar os alunos com os piores desempenhos na Prova Rio, com o objetivo de recuperar e melhorar o desempenho dessas crianças e evitar que abandonem os estudos. Já para as escolas com os piores desempenhos, o Nenhuma criança a menos prevê que essas unidades preparem e apresentem à Secretaria Municipal de Educação um planejamento para a melhoria da aprendizagem. Para a elaboração desse plano, as escolas contam com a ajuda de algumas das escolas que conseguiram os melhores resultados na Prova Rio.

Como forma de acompanhar esse trabalho, o programa criou a SME Itinerante, no qual uma equipe da Secretaria tem visitado, desde o ano passado, as Coordenadorias Regionais para discutir com as diretoras das escolas os planos apresentados e garantir apoio com outras ações.

Além desse trabalho, todos os alunos identificados com os piores resultados serão encaminhados para aulas de reforço escolar, que serão realizadas na própria escola.

“O aluno não vai para a escola para aprender ‘nós pega o peixe’”

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“O aluno não vai para a escola para aprender ‘nós pega o peixe’”: "

Thais Arbex, iG São Paulo

Imortal da Academia Brasileira de Letras diz que língua familiar é aceita do ponto de vista linguístico, mas não deve ser ensinada

Foto: Divulgação

Para o gramático Evanildo Bechara, autor da Moderna Gramática Portuguesa, o aluno não vai para a escola “para viver na mesmice” e continuar falando a “língua familiar, a língua do contexto doméstico”.


“Sempre se vai para a escola para se ascender a posição melhor. A própria palavra educar, que é formada pelo prefixo latino edu, quer dizer conduzir. O papel da educação é justamente tirar a pessoa do ambiente estreito em que vive para alcançar uma situação melhor na sociedade”.


Em entrevista ao iG, Bechara, que ocupa a cadeira 33 da Academia Brasileira de Letras e é autoridade máxima no Brasil quando o assunto é novo acordo ortográfico, afirma que a proposta do livro didático de português que dedica um capítulo ao uso popular da língua Por uma vida melhor, da coleção Viver, Aprender, adotado pelo Ministério da Educação (MEC) para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), está perfeita do ponto de vista do técnico. Mas do ponto de vista do professor de português, segundo ele, é como se dissesse: “eu vou ensinar o que é correto, mas se você quiser continuar usando o menos correto, você pode continuar”.


Segundo Bechara, neste caso, está se tirando do aluno o que ele considera o elemento fundamental na educação: o interesse para aprender mais. Mas, para o acadêmico, o sucesso da sala de aula não depende do livro adotado. Depende da técnica e do preparo do professor. .


O livro didático de língua portuguesa Por uma vida melhor, da coleção Viver, Aprender, adotado pelo Ministério da Educação (MEC), dedica um capítulo ao uso popular da língua. Qual é a opinião do senhor?

Evanildo Bechara: Em primeiro lugar, o aluno não vai para a escola para aprender “nós pega o peixe”. Isso ele já diz de casa, já é aquilo que nós chamamos de língua familiar, a língua do contexto doméstico. O grande problema é uma confusão que se faz, e que o livro também faz, entre a tarefa de um cientista, de um linguista e a tarefa de um professor de português. Um linguista estuda com o mesmo interesse e cuidado todas as manifestações linguísticas de todas as variantes de uma língua. A tarefa do linguista é examinar a língua sem se preocupar com o tipo de variedade, se é variedade regional, se variedade familiar, se é variedade culta. Ele estuda a língua como a língua se apresenta. Já o professor de português, não. O professor de português tem outra tarefa. Se o aluno vem para a escola, é porque ele pretende uma ascensão social. Se ele pretende essa ascensão social, ele precisa levar nessa ascensão um novo tipo de variante. Não é uma variante que seja melhor, nem pior. Mas é a variante que lhe vai ser exigida neste momento de ascensão social.


iG: Para o MEC, o papel da escola não é só ensinar a forma culta da língua, mas também o de combate ao preconceito contra os alunos que falam “errado”. Como o senhor avalia essa orientação?

Evanildo Bechara: Ninguém vai para a escola para viver na mesmice. Eu chamaria de mesmice idiomática. O aluno vai para a escola, mas acaba saindo dela com a mesma língua com a qual entrou. Portanto, perdeu seu tempo. Na verdade, sempre se vai para a escola para se ascender numa posição melhor. A própria palavra educar, que é formada pelo prefixo latino edu, quer dizer conduzir. Então, o papel da educação é justamente tirar a pessoa do ambiente estreito em que vive para alcançar uma situação melhor na sociedade. Essa ascensão social não vai exigir só um novo padrão de língua, vai exigir também um novo padrão de comportamento social. Essa mudança não é só na língua. Portanto, não é um problema de preconceito. E, para esses livros, parece que o preconceito é uma atitude de mão única. Mas o preconceito não é só da classe culta para a classe inculta, mas também da classe inculta para a classe culta.


iG: Segundo a autora do livro, Heloísa Ramos, a proposta da obra é que se aceite dentro da sala de aula todo tipo de linguagem, ao invés de reprimir aqueles que usam a linguagem popular...

Evanildo Bechara: Acho que do ponto de vista do técnico em língua, está perfeito. Mas do ponto de vista do professor de português, é como se você dissesse “eu vou ensinar o que é correto, mas se você quiser continuar usando o menos correto, você pode continuar”. Então, qual estímulo você dá a esse aluno para ele ascender socialmente? Você está tirando dele o elemento fundamental que funciona na educação: que é o interesse para aprender mais.


iG: Ao defender o uso do livro didático com linguagem popular, o senhor acredita que seria função do MEC preparar o professor para usar esse material?

Evanildo Bechara: Eu acho que não é função do MEC preparar o professor. A função do MEC é dar as condições necessárias para o bom desempenho do professor. E o bom desempenho do professor começa com um bom salário. A função do Ministério não é uma função pedagógica. A função pedagógica é das instituições universitárias, das faculdades de pedagogia, das faculdades de letras. O que o Ministério faz, com muita justiça, é distribuir livros. Mas ele não tem que tomar conta do preparo do professor. O professor tem que ser preparado pelas instituições adequadas. O ministério faz bem em comprar bons livros e distribuí-los para as escolas. Isso é uma coisa perfeitamente digna de elogio. Mas modelar o professor e, por exemplo, comprar livros que falem muito bem de um governante e muito mal de outro governante, num enfoque político dirigido, isso já não é tarefa do Ministério da Educação.


iG: O senhor vê algum problema na utilização desse livro em sala de aula?

Evanildo Bechara: Eu não vejo problema pelo seguinte: porque o sucesso da sala de aula não depende do livro adotado. Depende da técnica e do preparo do professor. Um bom professor pode trabalhar muito bem com um mau livro, assim como um professor sem preparo não consegue tirar tudo de bom do aluno com um bom livro. Porque ele está mal preparado e não sabe aproveitar o livro. O sucesso da sala de aula não depende do livro adotado. Mesmo porque o bom professor não é aquele que ensina. O bom professor é aquele que desperta no aluno o gosto pelo aprender. A sala de aula, o período de escola do aluno, é um período muito pequeno para o universo de informações que ele deve ter para ter sucesso na vida. Pelo menos teoricamente. No meu tempo de aluno, nós tínhamos apenas dois livros: durante quatro, cinco anos, tínhamos a mesma antologia e a mesma gramática. Mas, embora os professores não tivessem tirado o proveito das universidades, eles levavam para a escola uma cultura geral muito boa. E era essa cultura geral do professor de matemática, de física, de química, de português, era o grande atrativo para o aluno. Mas o professor que se limita ao programa estabelecido pelo livro didático, é um professor que é conduzido, é um professor que não tem conhecimento suficiente para sair dos trilhos oferecidos pelo livro didático.

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Senado aprovou carga horária maior nas escolas sem analisar custo

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Senado aprovou carga horária maior nas escolas sem analisar custo: "

Cinthia Rodrigues, iG São Paulo

Projeto prevê 20% a mais de horas letivas ao ano para ensino infantil, fundamental e médio, mas não estudou como implantar

Foto: Agência Senado

O Senado aprovou no último dia 3 um projeto de lei que aumenta de 800 para 960 horas anuais a carga horária mínima para os ensinos infantil, fundamental e médio. A votação foi em caráter terminativo, e a matéria segue agora para avaliação da Câmara dos Deputados. A Comissão de Educação do Senado, no entanto, não sabe quanto custaria ou quais recursos seriam necessários para implementar a medida.



Imagino que entre 30% e

40% dos municípios terão dificuldade'




O relator do projeto na Comissão de Educação, senador Cyro Miranda, do PSDB de Goiás, disse ao iG que a intenção é “provocar uma discussão” sobre o assunto, por isso o levantamento do custo só será feito depois. “Imagino que entre 30% e 40% dos municípios vão ter dificuldade de fazer isso. Nós queremos que tenham mesmo, porque aí vamos debater o que precisa ser feito”, disse.


Entre as sugestões do relator de como cumprir a legislação está a diminuição das férias escolares. “Uma possibilidade é aumentar os dias letivos: o ano tem 365 dias e a maioria das escolas tem 200 dias de aula. O professor tem direito a um mês de férias, então, tem espaço aí para aumentar uns 40 dias e ainda manter as férias dos professores”, disse.


Outra é aumentar os recursos para educação com 25% da verba do pré-sal. 'Precisamos mostrar que há o que fazer para ficar claro que precisamos garantir o recurso.'


O projeto votado agora é de 2007 e pertence ao ex-senador Wilson Matos (PSDB-PR), atual reitor do Centro Universitário de Maringá (Cesumar). Procurado, ele admitiu que também não sabe quanto custaria. 'Não fiz esta conta, mas com certeza tem um custo', disse, se justificando. 'Nós estamos entre os países que investem menos em educação. Se você for pesquisar vai ver que em muitas prefeituras sobra dinheiro, tem escola que dá merenda e até sapato para os alunos. A função é ensinar', diz.


Professores suficientes


A falta de profissionais suficientes, que hoje já é uma dificuldade para as redes públicas, também é vista como contornável pelo relator. “No meu Estado, 20% dos professores estão em funções administrativas, não sei se precisa disso tudo, queremos que as pessoas pensem nisso”, disse.


O projeto também enfrentaria como obstáculo a recente decisão do Supremo Tribunal Federal de que um terço da carga horária do docente deve ser dedicada a atividades extraclasse. Neste caso, com o professor fora da sala de aula, seria necessário contratar mais profissionais, o que segundo municípios e Estados é uma dupla dificuldade: faltam verba e profissionais interessados. “Entendo que vai ser um problema, mas se nós vamos pensar em aumentar o ensino integral, que é muito pequeno, um bom começo seria crescer o tempo de aula”, afirma Miranda.


Por fim, a possível necessidade de construção de mais salas, segundo ele, ficaria por conta da ajuda do governo federal. 'Um País que tem dinheiro para pagar bilhões para o Paraguai, não pode ter falta de recursos para educação.'


O projeto determinou que as mudanças no calendário escolar só entrarão em vigor dois anos após a publicação da lei no Diário Oficial da União, o que só ocorrerá se a Câmara também aprovar o texto e a presidenta Dilma Rousseff sancioná-lo.


O Ministério da Educação informou que não comenta projetos de lei ainda em tramitação e que, por enquanto, o aumento da carga horária nas escolas do ensino infantil, fundamental e médio só poderia ser comentado pelo Senado. A presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, Fátima Bezerra, do PT de Rio Grande do Norte, também não quis comentar o assunto.

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CURSO SOBRE PROMOÇÃO DA SAÚDE E ARTICULAÇÃO EM REDE RECEBE INSCRIÇÕES

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CURSO SOBRE PROMOÇÃO DA SAÚDE E ARTICULAÇÃO EM REDE RECEBE INSCRIÇÕES: "

O conceito de promoção da saúde, sob a perspectiva das cidades saudáveis, da mobilização comunitária, da articulação intersetorial e da pedagogia social, é tema do curso de extensão Estratégias de fortalecimento das rede cooperativas nas comunidades e o fortalecimento de capacidades e articulações intersetoriais, que acontece nos dias 11 e 12 de abril (segunda e terça-feira), de 9h30 às 17h30, na Universidade Veiga de Almeida- Campus Tijuca.


Com carga horária de 24 horas, o curso será ministrado em português pelo professor Fernando Lannes, pesquisador e professor convidado da Universidade de Dundee, na Escócia, e por professores da Universidade Veiga de Almeida. Também será desenvolvido trabalho de campo, durante a prática profissional. Leia a ementa do curso.



A oportunidade é direcionada a profissionais e lideranças comunitárias atuantes no campo da promoção da saúde e desenvolvimento comunitário na cidade do Rio de Janeiro. Interessados devem enviar a ficha de inscrição para o email intersetorialidade@gmail.com. São oferecidas 40 vagas e os participantes receberão certificado pela Universidade Veiga de Almeida.




O curso de extensão Estratégias de fortalecimento das rede cooperativas nas comunidades e o fortalecimento de capacidades e articulações intersetoriais é promovido pela Universidade Veiga de Almeida, com o apoio da parceria firmada entre a Superintendência de Promoção da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SPS/SMSDC-RJ) e o Centro de Promoção da Saúde (CEDAPS).

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BRINQUEDO VIRA RUA, RUA VIRA BRINQUEDO

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BRINQUEDO VIRA RUA, RUA VIRA BRINQUEDO: "

A rua que queremos. A cidade que queremos. A criança e a cidade.


Este é o mote da mostra Brinquedo Vira Rua, Rua Vira Brinquedo, que acontece de 15 a 17 de março no Adolescentro Paulo Freire, no Centro de Cidadania Rinaldo de Lamare, em São Conrado. A iniciativa, protagonizada por jovens do RAP da Saúde e do Centro de Cultura e Educação Lúdica da Rocinha , propõe o debate sobre saúde e cultura, com foco na primeira infância.


Saúde na infância é tema de debates e atividades lúdicas em evento do Adolescentro Paulo Freire


A mostra será oportunidade para apresentação das ações e propostas desenvolvidas pelo grupo de jovens do Centro de Cultura e Educação Lúdica da Rocinha e do RAP da Saúde, do Adolescentro Paulo Freire, e para abrir um debate sobre a possibilidade de criação de um espaço lúdico para crianças e pais, tendo jovens como mediadores.


Durante o evento, serão abordados temas como maternidade, paternidade, gravidez na adolescência e cuidados com a primeira infância, por meio de debates, rodas de bate-papo e atividades lúdicas, como criação de brinquedos, contação de histórias, exibição de filmes e fotografias.



Mostra Brinquedo Vira Rua, Rua Vira Brinquedo

De 15 a 17 de março, no Adolescentro Paulo Freire, no Centro de Cidadania Rinaldo de Lamare

(Av. Niemeyer, 776, 12° andar, São Conrado)



  • Terça-feira, 15 de março


>> 10h às 12h – Mesa de abertura

Participantes: Representantes da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC-RJ), diretoria do Adolescentro Paulo Freire, jovens do RAP da Saúde e coordenadores do Centro de Cultura e Educação Lúdica da Rocinha


>> 14h às 16h30 – Criação de brinquedos e contação de histórias

Participantes: Alunos da Escola Municipal Rinaldo De Lamare



  • Quarta-feira, 16 de março


>> 10h às 16h – Exibição do filme Endemia de Ratos e roda de bate-papo sobre o tema A rua que queremos.A cidade que queremos. A criança e a cidade.

Participantes: ONG Viramundo e jovens do RAP da Saúde, da Plataforma de Centros Urbanos e do CIEP Ayrton Senna



  • Quinta-feira, 17 de março


>> 10h às 12h – Criação de brinquedos e contação de histórias

Participantes: Crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI)


>> 14h às 16h – Debate sobre a Primeira Infância

Participantes: Representantes da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC-RJ), do Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância (CIESPI) e da Rocinha, diretoria do Adolescentro Paulo Freire, jovens do RAP da Saúde e coordenadores do Centro de Cultura e Educação Lúdica da Rocinha

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ALIMENTAÇÃO & NUTRIÇÃO: O QUE VOCÊ PRECISA SABER

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ALIMENTAÇÃO & NUTRIÇÃO: O QUE VOCÊ PRECISA SABER: "



O Instituto Nacional Anne Dias (INAD), que integra a Superintendência de Promoção da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SPS/SMSDC-RJ) desenvolvendo ações para promoção da alimentação saudável, disponibiliza diversos materiais informativos sobre alimentação, nutrição e promoção da saúde.




Confira!


>> O que você precisa saber sobre alimentação saudável


>> O que você precisa saber sobre o controle da anemia ferropriva


>> O que você precisa saber sobre o controle do colesterol


>> O que você precisa saber para controlar o diabetes mellitus


>> O que você precisa saber sobre o controle da hipertensão arterial


>> Informações sobre a rotulagem de alimentos

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A EXPANSÃO DO RAP DA SAÚDE

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A EXPANSÃO DO RAP DA SAÚDE: "

Criada pela Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC-RJ) em parceria com o Centro de Promoção de Saúde (Cedaps) para estimular o protagonismo juvenil e promover a saúde em comunidades cariocas de forma colaborativa, a Rede de Adolescentes Promotores da Saúde – conhecida como o Rap da Saúde – comemora importantes avanços. A parceria com a Plataforma dos Centros Urbanos, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), iniciada em 2010, expandiu a iniciativa para 61 comunidades, envolvendo mais de 150 integrantes, entre jovens multiplicadores e dinamizadores, estagiários e coordenadoras.


Jovens do RAP da Saúde reunidos após apresentação de teatro | Foto: Divulgação


“Por meio da difusão de informações, do fortalecimento do vínculo com as unidades de saúde e da mobilização comunitária, a iniciativa propõe que temas de saúde sejam pautados como demandas importantes das comunidades, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos moradores”, destaca Luiza Cromack, coordenadora do Rap da Saúde. A coordenadora do Unicef-RJ, Luciana Phebo, explica que o objetivo é articular comunidades e poder público. “A participação de jovens e adolescentes na construção de soluções para os problemas da cidade é estratégica. Incentivar o protagonismo juvenil é potencializar a grande força transformadora característica dos jovens”, Luciana resume.


Para integrar os jovens do Complexo da Maré e da Rocinha, que já atuavam no Rap da Saúde, aos novos parceiros da Plataforma dos Centros Urbanos do Unicef, foi realizada uma oficina de capacitação sobre promoção da saúde no Instituto de Nutrição Annes Dias (Inad), em março de 2010. Organizada pela Coordenação de Políticas e Ações Intersetoriais da SMSDC-RJ, a atividade abordou os conceitos de promoção da saúde e cidade saudável, por meio da interação dos jovens com psicólogos, nutricionistas, médicos e assistentes sociais.


Eventos culturais também estiveram na pauta do Rap da Saúde, como a oficina de poesia promovida pela atriz e poetisa Elisa Lucinda, o espetáculo Simplesmente eu, sobre a vida da escritora Clarice Lispector e a iniciativa Rio Capital da Bicicleta, promovida pela Secretaria de Meio Ambiente do Rio de Janeiro.


Em 2011, a proposta do Rap da Saúde é dar continuidade ao trabalho desenvolvido em 2010, intensificando a colaboração entre as comunidades e a parceria dos jovens com unidades de saúde, escolas e organizações da sociedade civil. Está prevista a ampliação da iniciativa no Complexo do Alemão, com a inauguração de dois adolescentros na região.


>>Saiba mais sobre o Rap da Saúde


>> Assista aos vídeos no Youtube


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AMAMENTAÇÃO: SAÚDE, PROTEÇÃO E CARINHO PARA RECÉM-NASCIDOS

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AMAMENTAÇÃO: SAÚDE, PROTEÇÃO E CARINHO PARA RECÉM-NASCIDOS: "

Os benefícios da amamentação são velhos conhecidos da ciência, da medicina, de mães e bebês. Diversas pesquisas demonstram a importância do aleitamento materno como fonte de alimentação exclusiva até o seis meses de idade e comprovam o impacto positivo do leite humano na formação do sistema imunológico, prevenção de infecções e doenças diarréicas e no desenvolvimento cognitivo da criança. Esta estratégia nutricional é tão importante que 24 países, liderados pelo Brasil por meio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), integram o Programa Iberoamericano de Bancos de Leite Humano (IberBLH), com o objetivo de garantir o aleitamento materno a bebês internados em unidades neonatais e filhos de mães impossibilitadas de amamentar.


O aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade favorece o desenvolvimento cognitivo da criança, o seu sistema imunológico e previne contra infecções e doenças diarreicas



O coordenador da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (RedeBLH) e chefe do Centro de Referência Nacional para Bancos de Leite Humano do Brasil, o pesquisador João Aprigio Guerra de Almeida, explica que os bancos de leite humano criados no Brasil constituem hoje estratégia internacional para erradicar a mortalidade infantil, com ênfase na preservação da vida e da saúde de bebês. “Desde 1985 entendemos os bancos de leite humano, criados na década de 1940, como estratégia de saúde pública para a redução da mortalidade infantil – um dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Somente no Brasil, em 2010, quase 140 mil recém-nascidos foram alimentados com leite doado por cerca de 145 mil mulheres”, João Aprígio resume.


Os resultados motivaram a Organização Mundial da Saúde (OMS) a reconhecer a RedeBLH como a ação que mais contribuiu para a redução da mortalidade infantil no mundo, na década de 1990. Em virtude desta conquista, em 2001, a RedeBLH foi contemplada pelo Prêmio Sasakawa de Saúde, concedido pela OMS. “Além de ampliar a visibilidade do trabalho no cenário internacional, fomos convidados pela OMS e pela Organização Panamericana de Saúde (Opas) a estabelecer cooperação com os países da América Latina para replicar esta metodologia”, conta João Aprigio. O pesquisador informa que a iniciativa é dedicada especialmente ao segmento de recém-nascidos internados em unidades hospitalares que precisam de cuidados neonatais especiais. “São crianças muito vulneráveis, que nasceram antes do tempo. O aleitamento materno é fundamental para compensar a imaturidade imunológica e a debilidade orgânica desses bebês”, João Aprigio alerta.


O leite humano doado passa por rigoroso controle de qualidade antes de ser distribuído aos bebês internados em unidades neonatais | Foto:IFF/Fiocruz


Para que os bancos de leite humano funcionem, é essencial a participação de mães em fase de amamentação. Muitas mulheres têm excesso de leite e podem doar este alimento tão precioso aos bebês que precisam. João Aprígio informa que para se tornar doadora, além de ter excesso de leite, é preciso estar bem de saúde, não usar medicamentos que impeçam a doação e se dispor a ordenhar e a doar o excedente. “O procedimento de ordenha é simples. O leite deve ser retirado depois que o bebê mamar ou quando as mamas estiverem muito cheias”, o pesquisador ensina e ressalta que é importante ter atenção às recomendações de higiene para garantir a qualidade do alimento doado. Depois de passar por processos de seleção, classificação e pasteurização, o leite humano doado é distribuído com qualidade certificada aos bebês internados em unidades neonatais.


SAIBA COMO DOAR LEITE HUMANO


O leite deve ser retirado depois que o bebê mamar ou quando as mamas estiverem muito cheias. É importante estar atenta às seguintes recomendações de higiene:

- Escolha um lugar limpo, tranquilo e longe de animais;

- Prenda e cubra os cabelos com uma touca ou lenço;

- Utilize máscara ou fralda para cobrir o nariz e a boca e evite conversar durante a retirada do leite;

- Lave as mãos e antebraços com água e sabão e seque-os em uma toalha limpa.


Como armazenar o leite:


- Separe um frasco de vidro com tampa plástica e retire o rótulo e o papelão que fica sob a tampa;

- Lave o frasco com água e sabão, enxaguando bem;

- Em uma panela, cubra o vidro e a tampa plástica com água e ferva-os por 15 minutos (conte o tempo a partir do início da fervura);

- Escorra a água da panela e coloque o frasco e a tampa para secar em um pano limpo, com a boca voltada para baixo;

- Deixe escorrer a água do frasco e da tampa. Não enxugue, deixe secar naturalmente.


Instruções para a ordenha:

- Massageie as mamas de forma circular, começando pela aréola e abrangendo toda mama;

- Primeiro, coloque os dedos polegar e indicador no local onde começa a aréola;

- Firme os dedos e empurre-os para trás, em direção ao corpo;

- Comprima suavemente um dedo contra o outro, repetindo o movimento várias vezes, até o leite começar a sair;

- Despreze os primeiros jatos ou gotas e inicie a coleta no frasco;- O frasco com leite humano deve ser armazenado no congelador ou freezer;


Na próxima ordenha, utilize outro recipiente esterilizado e, ao terminar, acrescente o leite novo ao frasco que está no freezer ou congelador. O leite congelado pode ser armazenado por até 15 dias.


Saiba mais sobre aleitamento materno e doação de leite humano na Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano

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CULINÁRIA, SAÚDE E PRAZER

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CULINÁRIA, SAÚDE E PRAZER: "

Informação, prática, troca de experiências, prazer. Para o Instituto de Nutrição Annes Dias (INAD), da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC-RJ), esta é a receita para a promoção da alimentação saudável. A principal estratégia é a realização de oficinas de culinária com profissionais de saúde e educação que se tornam multiplicadores.


As oficinas do INAD apostam na coletividade para mostrar como cozinhar pode ser interessante, produtivo, afetuoso | Foto: Alex Ferro


A nutricionista Luciana Maldonado conta que as oficinas valorizam a prática da culinária em uma época em que temos cada vez menos tempo: “Mostramos como cozinhar pode ser interessante, produtivo, afetuoso e muito melhor que simplesmente abrir uma lata – tanto para a saúde física como para a integração e socialização da família”, a nutricionista descreve.


Nutrientes X Comidas


Luciana explica que para promover a alimentação saudável é preciso falar de comida – e não só de nutrientes: “Ouvimos falar de lipídios, proteínas, colesterol. Mas comemos arroz, feijão, carne. Então, trabalhamos a partir da perspectiva dos alimentos, preparando combinações práticas e nutritivas”. “É preciso provar que a alimentação saudável pode ser gostosa e que os benefícios vão além dos pratos preparados. O ato de cozinhar é integrador e, quando realizado de forma coletiva, pode transformar tudo em uma grande brincadeira – o que é fundamental para a educação alimentar das crianças”, aposta a nutricionista.


Falar de comida - e não somente de nutrientes - é uma das estratégias para promoção da alimentação saudável | Foto: Alex Ferro


Frutas, legumes e verduras


Brasileiros comem menos de um terço da quantidade de frutas, legumes e verduras recomendada pela Organização Mundial da Saúde. Nos últimos 30 anos, o consumo de refrigerantes e biscoitos recheados no país aumentou 400% e 200%, respectivamente. Diante dos dados divulgados pela última pesquisa de orçamento familiar do IBGE, o INAD envolve escolas da rede municipal, equipes de Saúde da Família e pontos de venda em ações que buscam estimular a alimentação saudável. As ações educativas acontecem por meio de oficinas, reuniões, apresentações e contam com o auxílio de materiais educativos que promovem a reflexão sobre os hábitos alimentares e sugerem dicas e receitas práticas, baratas e saborosas.


Um exemplo é o suco de agrião, laranja e maçã, refrescante e saudável!




* Matéria publicada no boletim Circulador – número 4

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UNIDADE DE SAÚDE PARCEIRA DO PAI

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UNIDADE DE SAÚDE PARCEIRA DO PAI: "

Conheça a cartilha Unidade de Saúde Parceira do Pai, publicada pela Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC-RJ).



DEZ RECOMENDAÇÕES À UNIDADE DE SAÚDE PARCEIRA DO PAI


1. Promova junto à equipe a reflexão sobre temas relacionados às masculinidades, cuidado paterno e metodologias para trabalho com homens.


2. Inclua os homens e pais nas rotinas dos serviços e convide-os para as consultas, exames e atividades de grupo relacionadas ao cuidado com seus filhos e parceiras, tais como contracepção, TIG e acompanhamento pediátrico.


3. Incentive a participação dos pais no pré-natal, parto e pós-parto e dê a eles tarefas significativas, como cortar o cordão umbilical ou dar o primeiro banho. Divulgue o direito deles acompanharem o parto.


4. Facilite a presença dos pais nas enfermarias, acompanhando seus filhos internados.


5. Promova com os homens atividades educativas que discutam temas relacionados ao cuidado, numa perspectiva de gênero.


6. Acolha os homens, valorizando sua capacidade, escutando suas demandas e sugestões, oferecendo apoio nas situações difíceis e incentivando-os a cuidar da própria saúde.


7. Proponha adaptações no ambiente de modo a favorecer a presença dos homens, tais como cadeiras, camas, banheiros masculinos, divisórias, cartazes e revistas.


8. Dê visibilidade ao tema do cuidado paterno, incluindo-o nas diferentes atividades educativas realizadas pela unidade, como: contracepção, pré-natal, aleitamento, grupos de adolescentes, pais e idosos.


9. Ofereça horários alternativos, tais como sábados e terceiro turno, para consultas, atividades de grupo e visitas às enfermarias, a fim de facilitar a presença dos pais que trabalham.


10. Estabeleça parcerias com a comunidade para fortalecer a redede apoio social.

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DIREITOS DAS MULHERES

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DIREITOS DAS MULHERES: "

Pelo menos uma em cada três mulheres ao redor do mundo sofre algum tipo de violência durante sua vida. O Brasil é um dos países que mais sofre com a violência doméstica: 23% das mulheres brasileiras estão sujeitas a esse tipo de violência. A cada 15 segundos, uma mulher é agredida no Brasil.


Com o intuito de promover a solidariedade e prevenir as violências, a ONU lançou a cartilha Direitos da Mulher – Prevenção à Violência e ao HIV/Aids. A publicação é um guia para todas as mulheres vítimas de violência e para todas as pessoas que queiram atuar no enfrentamento à violência contra a mulher. Acesse!




A cartilha é uma iniciativa da Agência da ONU para os Refugiados (ACNUR), em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), o Programa Conjunto das Naçoes Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS) e a Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres (UNIFEM-ONU Mulheres), no âmbito do Plano Integrado das Nações Unidas para os estados do Amazonas (AMAZONAIDS) e da Bahia (LAÇOS SOCIAIDS).

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CIRCULADOR

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CIRCULADOR: "

Conheça o Circulador, publicação da Superintendência de Promoção da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SPS/SMSDC-RJ) produzida pela ONG Saber Viver Comunicação.






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ENTRE NO TRILHO DE SANTA TERESA E VENHA PARA A FLIST, dias 14 e 15 de maio!

ENTRE NO TRILHO DE SANTA TERESA E VENHA PARA A FLIST, dias 14 e 15 de maio!: "

Este é o convite que nos faz Ninfa Parreiras!
Vá com as crianças, com a família, com os amigos ou sozinho, pois lá você encontrará a arte literária, sonhos e reflexões da melhor qualidade!
FESTA LITERÁRIA EM SANTA TERESA-FLIST
Confira a programação completa no site www.flist.org.br. Parque das Ruínas. Rua Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa. Sábado (14), 8h a 19h. Domingo (15), 8h a 18h. Grátis.
A FLIST está aberta ao público, com atividades gratuitas, para todas as faixas etárias. São apresentações literárias, musicais, teatrais, exposições, lançamentos de obras, bate-papos com autores e mesas redondas. Para conseguirmos uma festa literária além dos muros da escola, contamos com significativas parcerias de instituições, empresas, grupos e profissionais que oferecem seus trabalhos para as ladeiras de Santa Teresa. A Secretaria Municipal de Cultura tem apoiado a FLIST desde a primeira edição.
Veja a programação:
http://www.ceat.org.br/flist/2011programacaoSab.pdf
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CNE debate Plano Nacional de Educação

CNE debate Plano Nacional de Educação: "

RIO - O Conselho Nacional de Educação (CNE) debate em Brasília, nos dias 19 e 20, o Plano Nacional de Educação (PNE)
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DICAS - FESTA JUNINA

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Que as festas juninas são uma contribuição dos portugueses isso muita gente já imaginava. Entretanto é mais antiga do que se pensa!
É citada lá no Egito Antigo como uma festa que celebrava o início da colheita. Depois se espalhou
pelo continente europeu durante a dominação do Império Romano e passou a homenagear o nascimento de São João Batista, além de outros santos deste mês, como Santo Antônio e São Pedro.
Muitos quitutes e guloseimas são à base de milho porque também em junho é época da safra deste alimento, principalmente no Nordeste. Uma das receitas preparadas com o ingrediente é a canjica, que ganha vários nomes e receitas conforme as regiões.
Portanto, não se confunda! A sopa de milho branco cozido com leite de vaca, coco, açúcar, cravo e canela é canjica no Sul e Centro-Oeste. A mesma receita é chamada de mungunzá no Nordeste. E se for engrossada com fubá de arroz se trata de mungunzá de colher. Só o creme de milho cozido com leite de coco e açúcar é mais característico no Norte, batizado de Curau no Sul.
Também preparada com milho, a receita de pamonha é mais famosa no interior de São Paulo. Mas se você for até em Goiás, vai encontrá-la com um gosto mais salgado. Na receita, o milho verde é ralado e para formar a massa é adicionado leite com sal ou açúcar.
O amendoim é outro protagonista da festa e um dos principais ingredientes do pé-de-moleque. No Ceará ele se modifica um pouco. Ao contrário do conhecido doce com melado, amendoim, glucose de milho e bicarbonato de sódio, lá ele é preparado à base de rapadura, castanha-de-caju, carimã (espécie de massa de mandioca). E no Maranhão é conhecido como um bolinho frito à base de farinha de mandioca e coco ralado.
Outra receita típica com variações regionais é a Paçoca. Amendoim torrado, triturado com canela e açúcar é a receita do Sul e Sudeste. Já no Nordeste é o nome do prato de carne-seca frita ou carne assada pilada com farinha de mandioca. Agora que você já conhece as receitas é só saborear ao redor da fogueira!
Por Juliana Lopes

Livros sobre a Festa Junina (bibliografia indicada)
Carnaval e Festas Juninas - Coleção Você Sabia ? Sítio do Picapau Amarelo Autor: Mendes, Miguel
Editora: Globo Editora
Como é bom Festa Junina – Volume I Autor: Avi, Ivã Ramon do Amaral
Editora: Esfera
Como é bom Festa Junina – Volume II Autor: Vários
Editora: Esfera
Festas Juninas Autor: Brandão, Toni
Editora: Studio Nobel
Brincadeiras na Festa Junina Autor: Oshima, Célia / Martinez, Eliane
Editora: Paulinas
Festas Juninas (livro de culinária) Autor: Capuani, Rosalina M.
Editora: Pancast
Festas e delícias juninas (livro de culinária) Autor: Melhoramentos
Editora: Melhoramentos

Músicas

CAPELINHA DE MELÃO
autor: João de Barros e Adalberto Ribeiro

Capelinha de melão
é de São João.
É de cravo, é de rosa, é de manjericão.

São João está dormindo,
não me ouve não.
Acordai, acordai, acordai, João.

Atirei rosas pelo caminho.
A ventania veio e levou.
Tu me fizeste com seus espinhos uma coroa de flor.
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PEDRO, ANTÔNIO E JOÃO
autor: Benedito Lacerda e Oswaldo Santiago

Com a filha de João
Antônio ia se casar,
mas Pedro fugiu com a noiva
na hora de ir pro altar.

A fogueira está queimando,
o balão está subindo,
Antônio estava chorando
e Pedro estava fugindo.

E no fim dessa história,
ao apagar-se a fogueira,
João consolava Antônio,
que caiu na bebedeira.
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BALÃOZINHO

Venha cá, meu balãozinho.
Diga aonde você vai.
Vou subindo, vou pra longe, vou pra casa dos meus pais.

Ah, ah, ah, mas que bobagem.
Nunca vi balão ter pai.
Fique quieto neste canto, e daí você não sai.

Toda mata pega fogo.
Passarinhos vão morrer.
Se cair em nossas matas, o que pode acontecer.
Já estou arrependido.
Quanto mal faz um balão.
Ficarei bem quietinho, amarrado num cordão.
__________________________________________
SONHO DE PAPEL
autor: Carlos Braga e Alberto Ribeiro

O balão vai subindo, vem caindo a garoa.
O céu é tão lindo e a noite é tão boa.
São João, São João!
Acende a fogueira no meu coração.

Sonho de papel a girar na escuridão
soltei em seu louvor no sonho multicor.
Oh! Meu São João.

Meu balão azul foi subindo devagar
O vento que soprou meu sonho carregou.
Nem vai mais voltar.
__________________________________________

PULA A FOGUEIRA

autor: João B. Filho

Pula a fogueira Iaiá,
pula a fogueira Ioiô.
Cuidado para não se queimar.
Olha que a fogueira já queimou o meu amor.

Nesta noite de festança
todos caem na dança
alegrando o coração.
Foguetes, cantos e troca na cidade e na roça
em louvor a São João.

Nesta noite de folguedo
todos brincam sem medo
a soltar seu pistolão.
Morena flor do sertão, quero saber se tu és
dona do meu coração.
__________________________________________
CAI, CAI, BALÃO

Cai, cai, balão.
Cai, cai, balão.
Aqui na minha mão.
Não vou lá, não vou lá, não vou lá.
Tenho medo de apanhar.

BRINCADEIRAS DE FESTA JUNINA
Pescaria
A pescaria é uma das brincadeiras mais tradicionais de Festa Junina. Ela é simples e bem divertida. Basta recortar peixes de papel grosso (tipo papelão) e colocar números neles. Devemos colocar uma argola na boca do peixe e enterrá-lo num recipiente grande com areia. Devemos deixar apenas a argola para fora e o número deve ficar encoberto pela areia. Os participantes recebem varas de pescar. Ganha a brincadeira aquele que pescar a maior quantidade de peixes ou com maior número de pontos. Em quermesses é também comum dar prêmios (brindes) aos participantes que pescam os peixes.
Corrida do saco
Também muito tradicional, consiste numa corrida onde os participantes devem pular dentro de um saco de estopa (saco de farinha, por exemplo). Quem atingir a reta final primeiro ganha a partida. É possível também fazer a corrida em duplas.
Corrida do Saci-Pererê
Parecida com a corrida do saco, porém os participantes devem correr apenas num pé.
Jogo do rabo do burro
Este jogo é bem divertido. Usamos um burro desenhado em madeira ou papelão. O participante deve, com os olhos vendados, colocar o rabo no burro no local certo. O participante deve ser girado algumas vezes para perder a referência.
Derrubando latas
Basta colocar várias latas vazias num muro. Os participantes tentam derrubar as latas atirando bolas feitas com meias. Vence quem derrubar mais latas.
Correio Elegante
Os organizadores da brincadeira servem como intermediários na entrega de bilhetes com mensagens de amor, amizade, paquera ou apenas brincadeira.
Pau de sebo
Esta brincadeira está quase sempre presente em todas Festas Juninas. Os organizadores da festa colocam um tronco de árvore grande fincado no chão. Passam neste tronco algum tipo de cera ou sebo de boi. No topo do pau de sebo, coloca-se algum brinde de valor ou uma nota de dinheiro. A brincadeira fica interessante, pois a maioria dos participantes não conseguem subir e escorregam.
Quebra-pote
Um pote de cerâmica fina é recheado de doces e balas. Esse pote é amarrado em uma trave de madeira. O participante (geralmente criança), de olhos vendados, e munido de uma madeira comprida tentará acertar e quebrar o pote. Quando isso acontece todos podem correr para pegar as guloseimas.
Corrida do Ovo na colher
Um ovo de galinha é colocado numa colher de sopa. Os participantes devem atingir a linha de chegada levando a colher com o cabo na boca, sem derrubar o ovo.

COMIDAS TÍPICAS DE FESTA JUNINA
Toda Festa Junina deve contar com os pratos típicos, pois eles fazem parte da tradição desta importante festa da cultura popular brasileira. São doces, salgados e bebidas que estão relacionados, principalmente, à cultura do campo e da região interior do Brasil. Podemos destacar que muitos cereais (milho, arroz, amendoim) estão na base de grande parte das receitas destas comidas. O coco também aparece em grande parte das receitas, principalmente dos doces.
As principais bebidas e comidas de Festa Junina:
- Arroz Doce
- Bolo de Milho Verde
- Baba de moça
- Biscoito de Polvilho
- Pipoca
- Curau
- Pamonha
- Canjica
- Milho Cozido
- Suco de milho verde
- Quentão (bebida feita com gengibre, pinga e canela)
- Biscoito de Polvilho
- Batata Doce Assada
- Bolo de Fubá
- Bom-bocado
- Broa de Fubá
- Cocada
- Cajuzinho
- Doce de Abóbora
- Doce de batata-doce
- Maria-mole
- Pastel Junino
- Pé de moleque
- Pinhão
- Cuzcuz
- Quebra Queixo
- Quindim
- Rosquinhas de São João
- Vinho Quente
- Suspiro

clique aqui: Atividades










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História da Arte para Crianças

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História da Arte para Crianças: "
A História da Arte é, em geral, considerada uma disciplina complexa e abstrata e, portanto inacessível ao saber infantil. Não é incluída nos currículos escolares, mas constitui importante e indispensável parte do conhecimento humano. Estreia da CASA DO SABER RIO, esse curso busca apresentar às crianças, dos 9 aos 12 anos de idade, os princípios básicos dessa forma de conhecimento. Transmitido por meio de jogos e brincadeiras, pretende proporcionar uma aprendizagem natural e divertida. Em seis aulas de uma hora de duração cada, a Arte será estudada por meio de imagens, música, dança, literatura e dramatização. Para as crianças aprenderem com prazer.



Início: 20 MAI
Duração: 6 encontros semanais
Dias/horários: Sextas-Feiras, às 16h (20/05, 27/05, 03/06, 10/06, 17/06, 01/07)
Valor: R$ 100,00 na inscrição + 1 parcela de R$ 140,00

20 MAI | 1. ARTE EGÍPCIA ANTIGA

27 MAI | 2. ARTE GREGA ANTIGA

03 JUN | 3. ARTE MEDIEVAL (1)

10 JUN | 4. ARTE MEDIEVAL (2)

17 JUN | 5. ARTE RENASCENTISTA (1)

01 JUL | 6. ARTE RENASCENTISTA (2)




Ministrado por: Regina Tessis.
Mestre em História da Arte pela Escola de Belas Artes da UFRJ e professora de História da Arte em organização não governamental. Atualmente cursa licenciatura de História na Universidade Estácio de Sá.



Av. Epitácio Pessoa 1.164 Lagoa Rio de Janeiro RJ
T 21 2227 2237 (222SABER) inforio@casadosaber.com.br
www.casadosaber.com.br
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CAMPANHA - Queremos educopedianoJN

Queremos educopedianoJN: "

No decorrer desta semana, assistimos a uma série sobre Educação veiculada diariamente pelo Jornal Nacional. No entanto, percebemos que somente o lado ruim da Educação foi mostrado. Este portal é uma das provas de que nossos educadores, a despeito das dificuldades enfrentadas, comuns a outros educadores deste país, desempenham seu papel com excelência pedagógica.


Por isso, a professora Gabriela Silva, da Escola Municipal Grécia - que esteve entre os 60 primeiros professores da rede que começaram há um ano a produzir aulas digitais de qualidade, resolveu tomar uma iniciativa e criou uma tag especialmente direcionada ao redator chefe do Jornal Nacional, Willian Bonner (@realwbonner): #EducopedianoJN


Em se tratando de um projeto que começou com a única pretensão de ser mais um instrumento de reforço escolar de Língua Portuguesa e de Matemática para nossos alunos e que, atendendo à demanda e solidificado pela qualificação de nossos docentes,conta hoje com mais de 200 produtores - que são igualmente professores da nossa rede – criadores de aulas digitais e de objetos de aprendizagem para todas as disciplinas do segundo segmento, Língua Portuguesa e Matemática do primeiro segmento, além dos cursos de Grandes Obras Literárias, Sonhos com Degraus e Pé de Vento (auxiliar à Alfabetização) e que já começou a elaborar aulas de Educação Infantil, Educação Especial , Educação de Jovens e Adultos e demais disciplinas de primeiro segmento, a equipe deste portal acha mais do que justa a reivindicação da professora Gabriela - '@tiamiau'


Muitos outros educadores também já concordaram e rapidamente aderiram à campanha... E você?


A Educopédia é uma plataforma produzida e utilizada por professores de excelência que fazem dela o grande sucesso que temos observado nas salas de aula cariocas. Excelente prova da competência e do envolvimento dos nossos docentes!


Prezado @realwbonner, clique na imagem, acesse como visitante e seja bem-vindo! Quem sabe até mesmo não lhe forneçamos um login, para que possa explorar o “ir além” dessas aulas digitais?!


Créditos: Rioeduca

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