sábado, 28 de janeiro de 2012

École Normale Supérieure oferece bolsas de estudos e alojamentos em Paris

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École Normale Supérieure oferece bolsas de estudos e alojamentos em Paris:
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Desde 2002, a Escola Normal Superior de Paris (ENS Paris) realiza um processo de seleção internacional que permite aos estudantes estrangeiros seguir um curso de dois anos ou três anos, oferecendo bolsas no valor de 1 000 euros por mês a trinta estudantes, além de alojamentos universitários.Para se candidatar, é necessário ser de outra nacionalidade que não a francesa, ter menos de 26 anos e estar inscrito no último ano da graduação ou no primeiro do mestrado em uma universidade no exterior. Alunos das áreas de ciências que cursarão L3 e master devem estar inscritos no segundo ou terceiro ano do primeiro ciclo.A seleção ocorre em duas fases:

1. Pré-seleção dos candidatos com base em seu dossiê de candidatura contendo percurso universitário pretendido, projeto de estudos e carta de motivação.


2. Realização de provas para avaliar capacidades de análise, síntese e cultura científica ou literária.


Há duas modalidades de provas: letras e ciências.



A primeira inclui duas entrevistas – um comentário sobre um documento e outra sobre o projeto de pesquisa a ser realizado – e três  provas escritas – de língua francesa, estudo de documentos e prova da especialidade que o aluno deseja seguir: antropologia, economia, sociologia, artes (história da arte, estudos cinematográficos, musicologia),  história e filosofia do direito, estudos clássicos (grego-latim-arqueologia), geografia, história, história e filosofia das ciências, linguística, literatura, filosofia e ciências cognitivas.A segunda, de ciências, é composta de duas provas escritas – uma de análise de documento científico e outra de exercícios – e de duas entrevistas versando sobre a disciplina principal que se deseja seguir e sobre a especialização. Devem realizar essas provas estudantes que queiram aprofundar os estudos nas áreas de biologia, química, informática, matemática, física e ciências da terra.Prazo para inscrição: até 15 de março de 2012.

Comunidade escolar prestigia formatura dos alunos do 9º ano

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Comunidade escolar prestigia formatura dos alunos do 9º ano:
Na quarta-feira, 14 de dezembro, a Escola Municipal Mario Piragibe encerrou o ano letivo com a Formatura do 9º ano.

Participaram  da formatura as turmas 1901, 1902, 1903 e as turmas do Acelera. Os alunos cantaram o Hino Nacional, música gospel e teve também uma oração com um pastor.

Coral da Escola composto pelas próprias formandas

Os estudantes demonstraram através de música e poesia a gratidão aos professores. Sobretudo a professora Maristela Costa que foi mencionada por todas as turmas como um exemplo, “mais do que uma professora, uma amiga, com lições de vida que vão além da sala de aula”. A professora Imaculada Marins foi referenciada como àquela que “vê desenhos nos rabiscos”.

Familiares e alunos compareceram e prestigiaram os formandos


A comunidade escolar estava em festa para comemorar essa importante etapa na vida dos estudantes. Além da ornamentação especial preparada pela escola, professores, funcionários, alunos, ex alunos e familiares prestigiaram esse momento.

Durante a cerimônia professores e alunos trocaram homenagens e, na hora da entrega simbólica dos canudos, os alunos foram parabenizados pelos professores e, em contrapartida, demonstravam sua felicidade com gritos de “Eu consegui!”.

Professores, responsáveis e alunos trocando homenagens

O Bairro Educador parabeniza a comunidade que constrói a Escola Municipal Mario Piragibe que, sem dúvidas, contribui para a vida de cada estudante e, que os envolve muito além da formação acadêmica. A escola se apresenta como um espaço de construção de vínculos e formação de cidadania.

Corpo docente responsável pelo 9º ano

ACOLHIMENTO E ADAPTAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL. E POR QUE, NÃO?

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ACOLHIMENTO E ADAPTAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL. E POR QUE, NÃO?:






Abrem-se portões...     
Quanta gente!!!!
Quantas pernas!!!                                                         
Que escola é essa???
Que mundo novo é esse???

Bete Godoy
Patricia Helena

Tranqüilizando famílias...
Alunos...
Professores...

Este artigo tem o objetivo de dialogar com os gestores e educadores sobre um assunto tão importante quanto as práticas pedagógicas de alfabetização no Ensino Fundamental: o acolhimento e adaptação na escola.
Acolher com carinho e respeito deve ser plano de ação institucional de uma escola independente da faixa etária. Por que não estender este cuidado às crianças maiores e até aos jovens?
Afinal, quem é que não gosta de ser bem recebido? Ter insegurança, sentir-se ansioso não é coisa só das crianças da educação infantil.
Lidar com o novo, o inesperado, traz sentimentos nada comuns a qualquer pessoa não importa a idade.
Quando as crianças saem da Educação Infantil e chegam à escola do Ensino Fundamental sentem-se na Terra de Gigantes. Reconhecemos que a dinâmica desse segmento é diferente, mas existe algo em comum: a certeza de que estabelecer vínculos de confiança pode contribuir muito para o desenvolvimento cognitivo dos alunos/crianças  além de diminuir o abismo que existe entre as famílias e a escola.
É claro que crianças e jovens precisam ter respeitado as especificidades da sua faixa etária. Não estamos propondo as mesmas ações para todos os níveis de ensino, mas a atenção dos gestores para os primeiros momentos de convivência em comunidade: a comunidade escolar.
Queremos que o primeiro contato neste ambiente diferente do familiar não seja marcado por medo, susto, insegurança, mas pelo sentimento de aconchego, respeito e credibilidade.
- O que impede que cada escola pense em receber seus alunos aos poucos, dar-lhes uma atenção cuidadosa?
- Em apresentar os espaços, aos funcionários,  alunos e  pais,  sem o atropelo que geralmente marca o início do ano letivo?
Receber todos de uma só vez mesmo para a escolas reorganizadas ( que só atendem o ciclo I ) é  desgastante e para as escolas que atendem do Ensino Fundamental ao Ensino Médio a coisa ainda é mais complicada.
Não se trata apenas de marcar dias diferentes para cada turma começar e sim de planejar ações, atividades pedagógicas durante este período para que com tranqüilidade os que freqüentam e os que vão frequentar a escola sejam tratados como pessoas e não como número na matricula.
Sabemos que muitas pessoas no mesmo espaço, ao mesmo tempo, tentando se localizar, conhecer e conversar provocam  agitação de todas as partes. O que é possível então fazer para que tudo se inicie com maior tranqüilidade?
Trouxemos algumas questões a serem pensadas pelos gestores quanto ao acolhimento e adaptação no Ensino Fundamental:

PRIMEIRO MOMENTO- Reunião entre a equipe técnica para planejar o acolhimento dos professores e a pauta dos encontros da semana de planejamento:
Coordenador pedagógico organize, planeje e elabore uma pauta para o encontro entre os gestores no mês de janeiro para que este assunto seja discutido primeiro entre a equipe.
Tenha em mãos no momento da reunião da equipe técnica uma planilha com os dados informativos da escola, quanto:
-Número de turmas.
-Idade.
-Número de alunos por turma.
-Número de novas matrículas. Quantas crianças ainda não conhecem a escola?
-Horário de cada turma.
-Qual será o quadro de funcionários no início de ano letivo?
-Previsão do número de professores novos na unidade educacional que não conhecem a proposta pedagógica da escola.
-Quantas crianças com necessidades educacionais especiais serão atendidas neste ano?
-A data de início das aulas e  de trabalho dos professores.
-Quantas crianças serão atendidas no primeiro ano do ensino fundamental?
-Qual a previsão de término das reformas no prédio e equipamentos que são comuns neste período?

·         Elenque quais são as ações de cada um dos gestores para o ano letivo, ou seja, trace metas para o decorrer do ano sempre pensando nas prioridades de ações.

·         Uma ação inicial é planejar como será o acolhimento dos professores e funcionários não se esquecendo que:

-Ser bem acolhido é um direito dos educadores e favorece a compreensão dos mesmos sobre a importância deste momento.
-Reserve no primeiro dia um tempo para que as pessoas possam conversar, contar sobre as férias, para que se apresentem, conheçam os espaços da escola e saibam quais serão os assuntos a serem tratados nos outros dias.
-Elabore a pauta dos encontros. Os dias destinados a organização da escola para o início do ano letivo não são muitos, então, atenção especial na elaboração e execução da pauta para que as ações não se percam diante de tantas questões que devem ser pensadas e resolvidas.
 - Elencar antecipadamente entre os gestores (em janeiro) quais são as necessidades urgentes, os assuntos e ações que precisam ser discutidas a curto, médio e a logo prazo ajudará na escolha de prioridades num primeiro momento.

SEGUNDO MOMENTO- Acolher os educadores
- Receba bem os educadores para que eles vejam que a gestão carinhosamente organizou os espaços para recebê-los, então:
·         Prepare uma mesa para o lanche ou café com um diferencial do cotidiano escolar.
·         As paredes da escola também devem demonstrar o carinho em receber os que estão chegando.
·         Proponha uma atividade de ambientação com o objetivo de aproximar e estabelecer vínculos entre os que já trabalham na unidade educacional e os que estão chegando.
·         Se possível, oferte algo que foi pensado especialmente para eles (um bombom, uma música, uma mensagem, uma apresentação de vídeo, etc.).

      Reconhecemos que no primeiro dia, diante da ansiedade dos educadores no reencontro com os demais amigos é muito difícil oferecer situações que exijam maior reflexão, então, aproveitem para dar os informes, falar sobre reformas do prédio, a compra de materiais e equipamentos, estrutura de organização da escola, ou seja, com quem eles trabalharão (dos gestores aos funcionários) e etc.
     No final do primeiro encontro pontue quais os assuntos que serão tratados no dia seguinte, pois isso contribuirá para que percebam que os gestores estão antenados com o que está acontecendo e o que precisa acontecer.

      TERCEIRO MOMENTO- Planejar o acolhimento dos alunos

    Dentre os vários assuntos a serem tratados nos dias de planejamento, reserve um momento para planejar o acolhimento dos alunos, afinal esta é uma ação inicial importante e que envolve todos da escola.

    Como já foi citado nos artigos sobre  Educação Infantil, melhor será a adaptação do aluno se o acolhimento for bem planejado. Então, não esqueçam de pensar sobre:

  • A faixa etária que será atendida (utilize a planilha de dados informativos da escola acima citada)
  • Quantos dias serão destinados ao período de acolhimento?
  • Quando cada turma iniciará?
  • Qual o período de permanência dos alunos em cada dia?
  • Como os pais serão informados?
  • Como e em que momento será a participação das famílias ou de quem cuida do aluno?
  • E o mais importante: quais atividades serão planejadas para cada dia
    O acolhimento é uma ação que envolve todos os que trabalham na unidade educacional. É necessário que todos participem deste planejamento e que cada segmento tenha definido como será sua atuação.


Retomar as práticas de acolher que já realizam é importante. O desafio é ampliar para qualificar a prática. Pensando sempre em como podemos fazer melhor em benefício dos alunos e de todos.

O papel do coordenador pedagógico é fundamental além de  organizar a pauta e os encontros  será o articulador das ideias trazidas pelos professores ajudando a dar encaminhamento às ações. Ele deve se antecipar junto com o diretor elencando as várias possibilidades de organização de horários e de atividades diante dos recursos materiais da escola para que  possa contribuir com sugestões plausíveis  não correndo o risco de ficar divagando no mundo das possibilidades. Diante dos recursos humanos, materiais, estruturais... o que pode ser planejado para acolher os alunos?

Sabemos que não é uma tarefa fácil até mesmo porque o número de crianças atendidas numa escola de Ensino Fundamental é muito maior que na Educação Infantil, mas, não podemos nos refutar a esse compromisso. A lida diária no ambiente escolar tem consumido muita energia dos educadores. Acolher não é só importante porque fará bem aos alunos, mas porque ajudará a melhorar a relação escola-alunos-comunidade e evitará desgastes maiores no futuro.
Não joguemos como no “cabo de guerra” onde ganha a equipe que puxar mais forte por seu lado. Na educação só vamos conseguir reverter essa situação se todos puxarem para o mesmo lado: para uma escola Democrática e de Aprendência.
Juntos somos mais fortes!!!
É importante enquanto gestores que pensemos na educação como um corpo que se completa em seus segmentos. Educadores de Educação Infantil e de Ensino Fundamental precisam enxergar, reconhecer e valorizar a importância desta unidade. A educação não lida com pedaços de pessoas, mas, sim com pessoas na sua totalidade.

 Por isso faça seu projeto, participe ao conselho de escola, peça ajuda ao supervisor da sua unidade educacional para que dúvidas e parcerias sejam estabelecidas.
Professor, se sua escola ainda precisa pensar melhor sobre esse assunto, apresente essas idéias à sua equipe gestora.

Ficaremos felizes e honradas em saber que alguma escola pensou no acolhimento. Qualquer mudança para melhor atender os alunos será um avanço.
Sucesso!!!!!
  
Sejamos realistas, sonhar é possível!

Para saber mais:

-Acolhimento e adaptação na educação infantil

-Adaptação e acolhimento na creche

-Cuerda, José Luiz. A língua das Mariposas. Filme

Nota: No artigo acolhimento e adaptação na educação infantil foi postado um folder informativo para os pais falando sobre  a semana de acolhimento. Podemos enviar o modelo caso deseje criar um para a sua escola.
Solicite por e-mail.

Atenção aos enlatados, embutidos e conservas: Previna-se do Botulismo Alimentar!

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Atenção aos enlatados, embutidos e conservas: Previna-se do Botulismo Alimentar!:


Ao longo dos anos, o homem desenvolveu diversas técnicas relativamente capazes de proporcionar o aumento do tempo de conservação dos alimentos. Além do emprego de substâncias conservantes, os alimentos passaram a ser acondicionados em recipientes de vidro ou de lata, ou embalados a vácuo, com o intuito de retardar seu processo de deterioração. No entanto, a produção e conservação de alimentos de maneira inadequada podem acarretar risco à saúde, resultando em inúmeras formas de intoxicação alimentar, dentre as quais o Botulismo.


Embora seja raro, o Botulismo Alimentar é uma forma de intoxicação potencialmente fatal, causada por uma potente toxina neuroparalítica produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Trata-se de um bacilo anaeróbio, ou seja, que não utiliza o oxigênio em seu metabolismo energético, capaz de produzir esporos resistentes, presente no solo, nas fezes humanas e de animais, e em alimentos contaminados e mal conservados.


De acordo com o Ministério da Saúde, o Botulismo é uma doença grave, de alta letalidade, que deve ser considerada como uma emergência médica e de saúde pública. A distribuição da doença é mundial, com casos esporádicos ou surtos familiares. O nome provém da palavra botulus (salsicha) em latim, alimento envolvido nos primeiros casos da doença, cientificamente comprovados, ocorridos na Europa Central no fim do século XVI.


Os alimentos mais comumente envolvidos são: conservas vegetais, sobretudo as artesanais (palmito, picles, pequi); produtos cárneos cozidos, curados e defumados de forma artesanal (salsicha, presunto, carne frita conservada em gordura – “lata de carne”); pescados defumados, salgados e fermentados; queijos e pastas de queijos e, raramente, os alimentos enlatados industrializados. Na maioria das vezes, os alimentos envolvidos são as conservas caseiras.


Clinicamente, caracteriza-se por manifestações neurológicas e/ou gastrintestinais, podendo ter evolução grave, com necessidade de hospitalização prolongada. Os primeiros sintomas são, geralmente, náuseas, vômitos, dor abdominal, diarréia e constipação. Em seguida, os sinais neurológicos se instalam com manifestações de dor de cabeça; prejuízos visuais como diplopia (visão dupla), pupila dilatada, ptose palpebral (popularmente conhecida como “pálpebra caída”), nistagmo (movimentos repetidos e involuntários de um ou ambos os olhos), oftalmoplegia (paralisia da musculatura dos olhos); disfagia (dificuldade de deglutir); disartria (dificuldade de falar); boca, garganta e língua secas; paralisia descendente; fraqueza muscular progressiva; dilatação gástrica; paralisia intestinal; retenção urinária; perda do controle muscular e paralisia dos músculos respiratórios, sendo esta última a principal causa de óbito. Vale destacar ainda que o indivíduo permanece consciente durante todo o quadro clínico.


O período de incubação da doença varia de acordo com a quantidade de toxina presente no alimento contaminado. Em média, varia em torno de 2 horas até 10 dias. Quanto ao tratamento, seu êxito está diretamente relacionado à precocidade com que a conduta é iniciada, em geral, com emprego de soro antibotulínico (SAB) e de antibióticos, além de monitorização hemodinânica em unidade hospitalar que disponha de terapia intensiva (UTI).


Frente a isto, é fundamental estar atento às condições em que os alimentos são produzidos e armazenados, bem como sua procedência. Como característica, a bactéria causadora apenas se desenvolve em ambientes sem oxigênio, o que justifica o maior risco de se proliferar nos enlatados. Portanto, latas inchadas, que parecem cheias de ar, podem indicar a presença do microrganismo, uma vez que os gases liberados pela fermentação bacteriana podem acabar estufando latas e tampa de recipientes.


Segue abaixo algumas recomendações:



  • Alimentos enlatados, embutidos a vácuo e em conservas devem ser consumidos dentro do prazo de validade estipulado pelo fabricante.



  • Os alimentos que apresentarem embalagens abauladas, latas “estufadas” e turvamento do líquido de conserva, jamais devem ser consumidos, sendo imediatamente reportados às autoridades públicas de saúde (Vigilância Sanitária), para proceder ao recolhimento dos lotes contaminados, evitando assim novos casos.



  • Alimentos cujas embalagens apresentam selo de certificação da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), os quais foram sujeitos à criteriosa bateria de inspeção, oferecem maior segurança para o consumidor, em detrimento aos alimentos de fabricação caseira.



  • O Botulismo é uma doença de notificação compulsória desde a publicação da portaria GM/MS n° 1.943, de 18 de Outubro de 2001. Diante da magnitude da doença e da possibilidade de ocorrência de outros casos resultantes da ingestão da mesma fonte de alimentos contaminados, um único caso já é considerado um surto e emergência de saúde pública, devendo ser imediatamente notificados às autoridades públicas de saúde.


Até sexta-feira que vem,

Equipe CIEVS RIO!


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JUNTOS SOMOS MAIS FORTES NO COMBATE À DENGUE

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JUNTOS SOMOS MAIS FORTES NO COMBATE À DENGUE:
WANDERLEI SILVA, VITOR BELFORT E JOSÉ ALDO
 FAZEM PARTE DESTA CAMPANHA
  

ENTRE VOCÊ TAMBÉM NESSA LUTA!

COMEÇAM AS INSCRIÇÕES PARA O AUXÍLIO EDUCAÇÃO 2012 DO PREVI-RIO

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COMEÇAM AS INSCRIÇÕES PARA O AUXÍLIO EDUCAÇÃO 2012 DO PREVI-RIO:


O Previ-Rio abrirá, nesta quarta-feira, dia 18, as inscrições para o Auxílio-Educação 2012, em três de suas modalidades.
O Previ-Educação será concedido aos servidores que ganharam até R$ 2.180 em dezembro de 2011 e a ajuda é de R$ 545 por dependente menor matriculado na escola. Pensionistas menores também têm direito ao benefício. Já o Previ-Material Escolar, no valor de R$ 50 por filho ou de R$ 100 para quem tem mais de um, será concedido independentemente da faixa salarial. Ambos benefícios são pagos apenas uma vez no ano. O Previ-Creche contemplará filhos com idade de 1 a 6 anos e será de R$ 250 mensais por criança, desde que a remuneração do servidor não tenha ultrapassado R$ 1.635 no mês de dezembro passado. As solicitações devem ser feitas exclusivamente pela internet, no endereço www.rio.rj.gov.br/web/previrio.

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA DO 

MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO – PREVI-RIO
ATOS DA PRESIDÊNCIA


PORTARIA PREVI-RIO N.º 881 DE 13 DE JANEIRO DE 2012
Estabelece a abertura de inscrições do Auxílio-Educação para o ano de 2012.


O Responsável pelo Expediente do Instituto de Previdência e Assistência do Município do Rio de Janeiro – PREVI-RIO, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela legislação em vigor,


Considerando o teor do art.10, II, da Lei n.º 3.344, de 28 de dezembro de 2001;


Considerando o estabelecido no Decreto n.º 30.543, de 18 de março de 2009;


Considerando a aprovação do Previ-Creche pelo Conselho de Administração do PREVI-RIO em reunião realizada em 13 de julho de 2011, com registro na Ata Sumária da 16ª Sessão Extraordinária; e


Considerando o que consta no processo 05/500.403/2012, resolve:


CAPÍTULO I


DAS MODALIDADES


Art. 1.º O PREVI-RIO, no exercício de 2012, concederá Auxílio-Educação a seus segurados e pensionistas, nas modalidades seguintes e na forma estabelecida nesta Portaria:


I- Previ-Educação;


II- Previ-Material Escolar;


III- Previ-Creche.


Seção I


Do Previ-Educação


Art. 2.º O Previ-Educação destina-se aos filhos, ou menores sob guarda ou tutela do segurado ou pensionista, que contarem menos de 18 anos em 31/12/2011, que se encontrem devidamente matriculados em estabelecimento de ensino oficialmente reconhecido, e tem a finalidade de subsidiar a aquisição de uniforme e o pagamento de matrícula.


Parágrafo único. O valor fixado para o Previ-Educação corresponderá a R$ 545,00 (quinhentos e quarenta e cinco reais) e será pago apenas uma vez no ano.


Art. 3.º Somente farão jus ao Previ-Educação os segurados cujo desconto total para o FUNPREVI tenha sido igual ou inferior a R$ 239,80 (duzentos e trinta e nove reais e oitenta centavos), no mês-referência de dezembro 2011, e o pensionista cujo valor integral da pensão deixada pelo ex-segurado não tenha ultrapassado a quantia de R$ 2.180,00 (dois mil cento e oitenta reais), no referido mês.


Parágrafo único. Na falta, por qualquer razão, de desconto previdenciário no mês de referência, farão jus ao Previ-Educação os segurados cujo somatório das remunerações e/ou proventos não tenha ultrapassado R$ 2.180,00 (dois mil cento e oitenta reais) no referido mês.


Art 4.º O PREVI-RIO expedirá ato administrativo regulamentando a entrega da documentação comprobatória do Previ-Educação.


Art. 5.º Quando o filho do segurado ou o pensionista for pessoa com deficiência física ou mental que importe no retardamento de seu desenvolvimento pedagógico, desde que haja averbação junto ao sistema ERGON/PCRJ, o Auxílio-Educação será concedido independentemente do limite de idade.


Parágrafo único. Não será exigido o ato de autorização de funcionamento escolar das entidades que atendam aos filhos dos servidores ou pensionistas previstos no caput, desde que estas instituições tenham por finalidade e/ou possuam projetos didático pedagógicos para esse tipo atendimento.


Seção II


Do Previ-Material Escolar


Art. 6.º O Previ-Material Escolar destina-se, exclusivamente, a filhos, ou menores sob guarda ou tutela do segurado, que contarem menos de 18 (dezoito) anos de idade em 31/12/2011, e tem por finalidade subsidiar a aquisição de material de natureza educativa.


Parágrafo único. O Previ-Material Escolar será no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais) para o segurado que tenha apenas um filho, ampliando-se para R$ 100,00 (cem reais) para o segurado que tiver mais de um filho e será pago apenas uma vez no ano.


Art. 7.º Quando o filho do segurado for pessoa com deficiência física ou mental que importe no retardamento de seu desenvolvimento pedagógico, desde que haja averbação junto ao sistema ERGON/PCRJ, o Auxílio-Educação será concedido independentemente do limite de idade.


Parágrafo único. Não será exigido o ato de autorização de funcionamento escolar das entidades que atendam aos filhos dos servidores previstos no caput, desde que estas instituições tenham por finalidade e/ou possuam projetos didático pedagógicos para esse tipo atendimento.


Seção III


Do Previ-Creche


Art. 8.º O Previ-Creche destina-se aos filhos, ou menores sob guarda ou tutela do segurado, com idade de 1 a 6 anos no ato da inscrição, devidamente cadastrados junto ao órgão pagador, para auxílio no custeio das mensalidades de creches privadas oficialmente reconhecidas.


Parágrafo único. O valor fixado para o Previ-Creche corresponderá a R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais) e será pago mensalmente.


Art. 9.º Somente farão jus ao Previ-Creche os segurados cujo desconto total para o FUNPREVI tenha sido igual ou inferior a R$ 179,85 (cento e setenta e nove reais e oitenta e cinco centavos), no mês-referência de dezembro 2011.


Parágrafo único. Na falta, por qualquer razão, de desconto previdenciário no mês de referência, farão jus ao Previ-Creche os segurados cujo somatório das remunerações e/ou proventos não tenha ultrapassado R$ 1.635,00 (um mil seiscentos e trinta e cinco reais) no referido mês.


Art 10. O PREVI-RIO expedirá ato administrativo regulamentando a entrega da documentação comprobatória do Previ-Creche.


Art. 11. A inscrição do Auxílio-Creche deverá ser realizada a partir da abertura das inscrições do Auxílio-Educação 2012, enquanto o filho ou menor sob guarda ou tutela do segurado detiver a idade entre 1 a 6 anos.


CAPÍTULO II


DISPOSIÇÕES FINAIS


Art. 12. As solicitações do Auxílio-Educação serão feitas exclusivamente através de inscrição via internet no endereço http://www.rio.rj.gov.br/web/previrio, inclusive os detentores de guarda que tenham recebido o benefício em 2011, com exceção dos segurados que paguem pensão alimentícia, caso em que o detentor da guarda do menor deverá se dirigir ao PREVI-RIO, desde que haja ordem judicial específica de acordo com o Artigo 23 do Decreto nº 30.543, de 18 de março de 2009.


Art. 13. O prazo para inscrição do Auxílio-Educação será de 18/01/2012 a 24/02/2012.


§1.º No caso exclusivo do Auxílio-Creche as inscrições serão iniciadas em 18/01/2012 e continuarão abertas durante todo o ano de 2012, nas condições estabelecidas no Artigo 8.º.


§2.º Ao efetuar a inscrição na internet, o segurado ou pensionista deverá indicar uma ou mais modalidades em que se enquadre, nos termos deste regulamento.


§3.º O ato de inscrição válida e aceita pelo sistema é condição para concessão do beneficio, sendo obrigatória a apresentação do comprovante de inscrição em caso de recurso.


Art. 14. O PREVI-RIO publicará a listagem dos pedidos deferidos e indeferidos no Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro.


Parágrafo único. Nos casos de indeferimento, caberá recurso no prazo de 30 (trinta) dias a contar da data fixada em publicação, cabendo a reconsideração da decisão de indeferimento pela autoridade que a tiver proferido.


Art. 15. O pagamento do Auxílio-Educação será efetuado na conta bancária do segurado, de seu representante legal, ou pensionista, em data a ser divulgada oportunamente no Diário Oficial do Município – DORIO.


Parágrafo único. O Auxílio-Educação não será pago ao segurado/pensionista que possua débito junto ao FUNPREVI ou ao PREVI-RIO.


Art. 16. Os segurados e pensionistas que se inscreverem no Auxílio-Educação deverão comprovar a matrícula do beneficiário para fins de recebimento do benefício, conforme procedimentos a serem definidos em regulamento próprio.


Parágrafo único. A verificação por parte do PREVI-RIO de que o segurado, o pensionista, ou seu representante legal prestou qualquer informação ou declaração falsa, imprecisa ou incorreta implicará o desconto dos valores indevidamente pagos, sem prejuízo da responsabilidade legal pertinente.


Art. 17. Os casos omissos serão decididos pela Diretoria de Previdência e Assistência do PREVI-RIO.


Art. 18. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.


Roberto Rodrigues


Responsável pelo expediente do PREVI-RIO


Jose Paulo Carralas Grêlo


Diretor de Previdência e Assistência


Disponível em <http://doweb.rio.rj.gov.br/> acesso em 16 jan. 2012 (edição de 16 jan. 2012) 

Clipping: PREFEITURA DIVULGA NÚMEROS DA DENGUE NO RIO DE JANEIRO

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Clipping: PREFEITURA DIVULGA NÚMEROS DA DENGUE NO RIO DE JANEIRO:
A Prefeitura do Rio de Janeiro divulgou novos números da doença na cidade. Até agora, 431 casos da doença foram registrados. Nenhuma morte foi registrada até o momento.

Disponível em: <http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1773379-7823-PREFEITURA+DIVULGA+NUMEROS+DA+DENGUE+NO+RIO+DE+JANEIRO,00.html>. Acesso em: 18 jan. 2012

SMSDC REALIZA FORMATURA DE AGENTES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE

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SMSDC REALIZA FORMATURA DE AGENTES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE:
A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) promove no dia 28 de janeiro uma série de eventos com a participação do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

A partir das 9 horas, acontece a formatura de mil agentes de vigilância em saúde (AVS) que fizeram parte do Programa de Formação de Agentes Locais de Vigilância em Saúde (Proformar-Rio). O Proformar conta com a parceria e experiência da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), responsável pela parte pedagógica do curso. Em seguida, acontecerá a apresentação dos novos uniformes dos AVSs. 

Na parte da tarde, às 14 horas, acontece o Programa de Melhoria do Acesso de Qualidade com o lançamento dos selos de qualidade de todos os programas. A partir das 18 horas, ocorre a premiação do I Concurso de Blogs da Saúde da Família do município do Rio de Janeiro. Os blogs foram julgados por uma comissão que selecionaram blogs pela melhor homepage, conteúdo, cobertura fotográfica e fotografia, cobertura audiovisual, vídeo, interatividade, criatividade, conheça esta estória e como eu faço. Serão premiados os três primeiros colocados de cada categoria. 

As atividades acontecerão no Centro de Convenções SulAmérica, que fica na Avenida Paulo Frontin, 1 – Cidade Nova. 

Cineclube nas Escolas: Projeto Audiovisual da Rede

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Cineclube nas Escolas: Projeto Audiovisual da Rede:

Cineclube nas escolas do Rio


sábado, 23 julho, 2011(*)


Desconstruir a ideia de que a presença de filmes na escola limita-se ao puro entretenimento ou ao simples pretexto de ensinar determinado conteúdo. Esta é a proposta do projeto Cineclube nas Escolas, desenvolvido, desde 2008, pela Gerência de Mídia Educação da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Dos 50 espaços iniciais, o projeto, hoje, está presente em 210 unidades.


É necessário - diz Adelaíde Léo, responsável pelo projeto Cineclube nas Escolas - entender o cinema e a produção audiovisual como importantes caminhos para a ampliação de conhecimentos e do patamar cultural dos estudantes".


Adelaíde, no Curso de Produção Audiovisual para professores da rede(**)

"Por meio de acervos de DVDs com curtas, médias e longas e de livros sobre a sétima arte, os alunos mais do que veem um filme. Eles aprendem ações e desenvolvem o cineclubismo dentro das escolas”, afirma Adelaíde Léo (na foto, acima).



Em entrevista à revistapontocom, Adelaíde conta como funciona o projeto na prática e garante que o cineclube também desperta a potencialidade da produção audiovisual de professores e alunos.

Acompanhe:


revistapontocom – O que é o Cineclube nas Escolas?
Adelaíde Léo – É um projeto de implantação de uma política pública no campo do audiovisual. O projeto está organizado em três eixos: aquisição de equipamentos – como projetor, telão, caixas de som – e acervos de livros e filmes para as escolas; formação de professores e alunos; e ação cineclubista na escola, que se traduz em exibições de filmes, ida ao cinema e produção audiovisual por parte de alunos e professores. O projeto também prevê a realização de parcerias com diversos festivais e mostras que acontecem na cidade do Rio. Por meio delas, ocorrem exibições itinerantes nas escolas, participação dos alunos e professores nos festivais e mostra das produções das escolas nas programações oficiais dos eventos. Já estabelecemos acordos com o Festival do Rio, Mostra do Filme Etnográfico e Festival Ibero Americano de Cinema e Vídeo (Cinesul). O projeto tem como premissa desconstruir a ideia de que a presença de filmes na escola limita-se ao puro entretenimento ou ao simples pretexto de ensinar determinado conteúdo. É necessário entender o cinema e a produção audiovisual como importantes caminhos para a ampliação de conhecimentos e do patamar cultural dos estudantes. Quando o projeto foi elaborado, havia também uma intenção de garantir aos alunos o direito de acesso às produções audiovisuais, sobretudo aos curtas-metragens nacionais.


revistapontocom – Como o projeto funciona no dia a dia?
Adelaíde Léo – Na prática, as sessões cineclubistas acontecem, preferencialmente, no contraturno das aulas. As escolas que participam do projeto recebem acervos de DVDs, contemplando uma diversidade de possibilidades narrativas e estéticas, além de livros voltados para a temática. Cada escola também ganha equipamentos de projeção e filmagem, como telão, projetor multimídia, aparelho de DVD e filmadora digital. Professores e alunos participam de uma formação específica em cursos ministrados por profissionais da área, com objetivo de se aproximarem da linguagem cinematográfica. São os professores e os alunos de cada cineclube que elaboram todo o planejamento das sessões de cinema. A periodicidade das sessões varia de acordo com o ritmo de cada escola. Sugerimos que aconteça, pelo menos, quinzenalmente ou mensalmente. A escola pode fazer uma exibição por faixa etária, para um grupo específico ou para toda a escola.


revistapontocom – Os alunos são apenas expectadores?
Adelaíde Léo – Não. Nestas sessões, os alunos são incentivados a assumir o protagonismo das ações. Eles são responsáveis por todo o processo, da escolha do filme até a mediação do debate, que sempre acontece após a exibição. Cuidam do material de divulgação na escola e na comunidade, elaborando sinopse, ficha técnica, cartazes, panfletos, folders, convites, propagandas nos meios de comunicação da escola, bem como da produção de vinheta audiovisual para exibição no início da sessão. A testagem e o manuseio dos equipamentos também ficam sob a responsabilidade da equipe. Em cada debate, aberto a toda a comunidade local, são discutidas questões ligadas não só aos temas trazidos pelo filme, mas também à linguagem audiovisual. As emoções despertadas pela narrativa e a relação que o espectador estabeleceu com o filme também têm espaço garantido nos encontros. Todo o processo é registrado através da elaboração de um portifólio e de postagem de relatos nos meios de comunicação da escola, como o jornal escolar e blog. É importante que haja, sempre, um diálogo entre a ação cineclubista e a proposta pedagógica desenvolvida na escola, entendendo que esse movimento pode potencializar um conjunto de ações de desdobramento, permitindo, portanto, a articulação com diferentes campos do saber.


revistapontocom – Que filmes fazem parte do acervo do Cineclube?
Adelaíde Léo – Priorizamos filmes com uma boa narrativa, boa história, filmes inteligentes. O acerco é composto de filmes do cinema nacional e da coleção de Charles Chaplin.


revistapontocom – Uma das ações do cineclube também é a produção autoral de alunos e professores. Como é viabilizada essa produção?
Adelaíde Léo – Eles recebem equipamentos por meio do projeto. Além disso, muitas escolas também já têm em seu acervo câmera digital e softwares livres. Temos ainda parceria com o projeto Anima Escola, do Anima Mundi. E muitos professores já sabem trabalham com o Movie Maker e o Audacity. Entre as produções já realizadas podemos destacar: Fogo no céu, da Escola Municipal Burle Marx, Machado de Assis, do Núcleo de Arte Copacabana, O príncipe negro, da Escola Pio XII, e Um ônibus chamado Rio Ciep, do CIEP Presidente Agostinho Neto.


revistapontocom – Quantas escolas já foram beneficiadas?
Adelaíde Léo – O projeto foi implantado, em 2008, em 47 escolas, no Instituto Helena Antipoff, no Centro de Referência de Jovens e Adultos e na Sala de Leitura Lourenço Filho, que fica na sede da Secretaria Municipal de Educação, totalizando 50 pontos de cineclube. Destes, 30 estão localizados nas chamadas Salas de Leitura Pólo, que atendem outras escolas. Hoje já são 210 cineclubes escolares.


No entanto, podemos afirmar que, indiretamente, todas as escolas da rede são beneficiadas, à medida que as Salas de Leitura Pólo podem disponibilizar equipamentos e acervos para as demais escolas que não se encontram atualmente no projeto. Mas, de fato, o projeto pretende atingir todas as 1065 escolas, da Educação Infantil até o 9º ano do Ensino Fundamental, englobando também as escolas do Programa de Educação de Jovens e Adultos (Peja). Desde o ano passado, professores de escolas que não participam do projeto têm nos solicitado filmes para organizarem sessões em suas escolas. A perspectiva é que novas escolas, a cada ano, sejam incorporadas ao projeto. Neste ano, o cineclube já chegou a 11 Ginásios Públicos.


revistapontocom – O projeto é aberto a toda a comunidade?
Adelaíde Léo – Sim. Toda comunidade é convidada a participar do projeto. Mas é recomendado que os interessados entrem em contato com a escola para conhecer o cronograma.



(*) Postagem original: http://www.revistapontocom.org.br/entrevista/cineclube-na-escola

(**) Imagens (fotos de Imaculada Conceição): Professores da rede no curso Avançado de Produção Audiovisual (no Centro de Artes Calouste Gulbenkian )

Postado por Imaculada Conceição M. Marins

Alunos do Projeto Piloto de Monitoria na ArtRio 2011 Visitando a SME-RJ

http://conexaodasartes-sme-rj.blogspot.com/
Alunos do Projeto Piloto de Monitoria na ArtRio 2011 Visitando a SME-RJ:


No dia 16 de dezembro de 2011, as aulas já haviam terminado na escola E.M. Mario Piragibe, em Anchieta, mas os alunos Felipe e Thiago, que se formaram naquele ano na turma 1903, tinham ainda um compromisso antes de iniciarem suas merecidas férias. Eles foram convidados a comparecer à Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (PCRJ/SME-RJ) para receberem seus certificados de participação no projeto piloto de alunos monitores na ArtRio Fair.

A profª Jacqueline Mac-Dowell, mentora do projeto (ler abaixo um extrato de minha postagem no Rioeduca Net), recebeu-os com grande carinho, e os presentou com belos catálogos de artes moderna e contemporânea. Eu registrei este momento e compartilho aqui com os arte-educadores e demais amantes das artes e da educação.

Felipe (de blusa preta) e Thiago (de blusa azul) com Jacqueline Mac-Dowell

Mais fotos na SME-RJ...



Com as diretoras (em 2011), Jandyra Diogo (de azul) e Rosalina Monteiro (de vermelho), que deram total apoio para que o projeto acontecesse na escola


Registros sobre o projeto...

No dia 31 de agosto, Felipe e Thiago, no Centro de Artes Calouste Goulbenkian, para a entrevista com a profª Jacqueline Mac-Dowell


"No dia 9 de setembro, Thiago Carvalho Santos e Felipe Souza Lima, alunos do 9º ano da E.M. Mario Piragibe/6ªCRE, em Anchieta, participaram de um Projeto Piloto do Curso de Extensão para Alunos do ensino público fundamental do Rio de formação de monitores para exposições de Artes. O projeto foi concebido por Jacqueline Mac-Dowell, da Coordenadoria Técnica Pedagógica de Artes Visuais da SME-RJ, em parceria com a ArtRio Fair 2011, a primeira Feira Internacional de Arte Contemporânea do Rio de Janeiro, uma mega exposição de obras das mais representativas galerias arte de todas as partes do mundo, realizada no Píer Mauá, na Zona Portuária da Cidade, 8 a 11 de setembro.

Os alunos participaram no dia 31 de agosto de 2011 de uma entrevista com Jacqueline Mac-Dowell, no Centro de Artes Calouste Gulbenkian, sendo Felipe e Thiago (de 16 anos) aprovados para esta tarefa pioneira, que consistia em ser monitores das visitas guiadas de alunos das escolas da rede aos espaços expositivos da ArtRio, em parceria com os monitores universitários (alunos da UFRJ e UERJ).
" Leiam postagem na íntegra(2).


A entrevista no Centro de Artes Calouste Gulbenkian...

Acima e abaixo, a entrevista com a profª Jacqueline Mac-Dowell (SME-RJ) para participar do projeto de monitoria



Na ArtRio...

Thiago e Felipe, antes da visitação, atentos às informações dos monitores universitários e a representante da ArtRio; de blusa azul, o pai de Thiago.

Nas fotos acima e abaixo, Felipe orientando professores e alunos visitantes da ArtRio



O aluno Thiago, acima, conversando com o galerista colombiano, de La Galeria, sobre uma das obras que muito chamou a atenção dos alunos visitantes. Na foto abaixo, esclarecendo os alunos visitantes sobre a Feira de Arte do Rio



NOTAS:

1 - Para saber como sua escola pode participar do projeto de alunos da rede municipal do Rio como monitores na ArtRio, fiquem atentos às postagens aqui do blog Conexão das Artes SME-RJ: http://conexaodasartes-sme-rj.blogspot.com/search/label/ArtRio

2 - Rioeduca Net - A revolução Acontece: "Alunos da Rede Monitores na ArtRio: I Feira Internacional de Arte Contemporânea do Rio: http://www.rioeduca.net/blogViews.php?id=1549

3 - No blog da E.M. Mario Piragibe, conheçam o trabalho realizado pelos alunos da turma 1901, após retornarem da visita à Feira Internacional de Arte do Rio (ArtRio): http://artemariopiragibe.blogspot.com/2012/01/propostas-de-arte-efemera.html