terça-feira, 19 de julho de 2011

Capes vai quase triplicar bolsas para doutorado-sanduíche

http://ultimosegundo.ig.com.br/

Capes vai quase triplicar bolsas para doutorado-sanduíche: "

iG São Paulo

Programa que prevê parte do estudo no exterior tem 2,8 mil bolsas este ano e deve chegar a 7.669 em 2014

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) vai quase triplicar a oferta de bolsas de estudos para estágio fora do país. Por meio do Programa Institucional de Bolsas de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE). Para 2011, a Capes prevê a oferta de 2,8 mil bolsas de doutorado na modalidade sanduíche (programa parcialmente realizado em outra instituição de ensino, brasileira ou estrangeira). Há a expectativa de chegar a 7.669 bolsas em 2014.


Segundo o Ministério da Educação, com o novo programa, cursos de doutorado com notas entre 3 e 7 na avaliação da Capes podem se candidatar a receber duas cotas de bolsas, o que representa 12 meses de estudo. Cada cota pode ser usada por até três estudantes, em um período mínimo de quatro meses. Antes, apenas os cursos com nota acima de 5 recebiam uma só cota.


De acordo com a diretora de relações internacionais da Capes, Denise Neddermeyer, o programa facilita o acesso dos doutorando aos benefícios. “Foi executado um trabalho para desburocratizar o procedimento de concessão das bolsas”, disse.


Para fazer a inscrição, o aluno de curso de doutorado habilitado deve reunir a documentação necessária para a seleção prévia na instituição de ensino superior e encaminhá-la ao coordenador do programa de pós-graduação, que designará uma comissão para análise das propostas e escolha dos candidatos aptos a participar. Uma vez declarado apto, o candidato fará a inscrição no site da Capes.

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CRECHE EM PARCERIA COM O PROGRAMA DE SAÚDE DA PCRJ E A COMUNIDADE

Estou gostando de vê!!
Só trabalho bacana das equipes do PSE - NSEC06

CRECHE EM PARCERIA COM O PROGRAMA DE SAÚDE DA PCRJ E A COMUNIDADE: " PLANEJAMENTO FAMILIAR

Em parceria com o PSE e a comunidade tratamos o tema Planejamento Familiar com nossos responsáveis. A equipe da saúde tratou o assunto num clima descontraído. Falamos da importância de fazer um planejamento familiar com diálogo entre os parceiros, prevenir doenças sexualmente transmissíveis com uso de preservativos e escolha de parceiros. A equipe técnica da saúde ensinou como usar os preservativos.
Estes espaços foram criados especialmente para que as necessidades locais possam ser atendidas em cada contexto. Buscamos parceiros para ampliar discussões e criar novas práticas comunitárias. A articulação com o NSEC é fundamental.









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Um pouquinho dos bastidores - MultiRio

http://rioeducainfancia.blogspot.com/
Um pouquinho dos bastidores - MultiRio: "

Um pouquinho dos bastidores
do dia 19 de julho,
segundo dia da
2ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil.
Se você tem algum registro fotográfico,
envie para nós!!


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GAL Amigos do Meio Ambiente promove oficina sobre acidentes domésticos

http://pordentrodacidade.blogspot.com/
GAL Amigos do Meio Ambiente promove oficina sobre acidentes domésticos: "O GAL Amigos do Meio Ambiente promoveu, no final de junho, uma palestra sobre prevenção de acidentes domésticos, para alunos do 9º ano do Ensino Médio da Escola Nun'Álvares Pereira.

Quem ministrou o mini curso foram os militares do 24º Batalhão do Corpo de Bombeiros. Além de alertar aos jovens sobre os perigos que podem ser encontrados dentro de casa, os bombeiros também incentivaram a participação dos estudantes no Corpo de Bombeiros Mirim, uma iniciativa de alguns Batalhões do Rio, que visa promover o serviço dos bombeiros para jovens de 12 a 16 anos da Rede Pública de Ensino.

Participaram 32 adolescentes e, ao final, eles receberam uma Cartilha do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e material da Plataforma.
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Servidores municipais têm direito a cursos de inglês a preços reduzidos


Comunicado da Secretaria Municipal de Administração no Diário Oficial de hoje, dia 19, informa que servidores municipais da Administração Direta e Indireta, e seus dependentes, podem se matricular em cursos de Inglês que oferecem mósulos a preços reduzidos. Em módulos semestrais (no mínimo, duas horas semanais de aulas), pelo período de três anos e seis meses, observada a carga mínima de 36 horas por módulo, o valor de cada um será de R$ 540,00, inclusive material didático. A critério da empresa conveniada, esse valor poderá ser parcelado em seis mensalidades de R$ 90,00.

Para conhecimento dos interessados, foram listadas dez empresas que já assinaram termo de adesão com a Secretaria de Administração. Para efetivação da matrícula, os servidores poderão procurar diretamente os cursos conveniados, relacionados no site http://www.rio.rj.gov.br/web/sma, que dá outras informações.

A iniciativa da Prefeitura é baseada na Resolução 1674/11, de 4 de julho no Diário Oficial do Município, tendo em vista a preparação dos servidores municipais para a Copa de 2014 e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, de acordo com o decreto 33.372/11.

John Dewey

http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem
John Dewey: "O filósofo norte-americano defendia a democracia e a liberdade de pensamento como instrumentos para a manutenção emocional e intelectual das crianças"

PROJETO DONA JOANINA NA HORTA

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Márcia você está uma graça de Joaninha.

PROJETO DONA JOANINA NA HORTA: "

Em 2008, criei o projeto 'Dona Joanina na Horta', na Creche Municipal Zilka Salaberry. Após o sucesso do projeto 'De mãos dadas com a imaginação', percebemos que as crianças gostaram muito da constância de atividades com um mesmo personagem.
Eles esperavam ansiosos pela chegada do Palhaço Pipoca, que circulava pelas salas da creche. Já havia criado o projeto da horta, e tínhamos atividades muito atraentes para as crianças. Foi quando, olhando o álbum de fotos da agente auxiliar de creche, Adriana, vi que a mesma gostava de usar fantasias e encarnar personagens no trabalho com crianças, em uma creche que trabalhara anteriormente, localizada em outro município. Lembrei-me imediatamente da horta. Imaginei, em fração de segundos, D. Joanina, fazendo mil brincadeiras, falando sobre a horta, as plantas, os animaizinhos... Fiz o convite e Adriana aceitou! Criei uma rotina diária, uma grade de horários especial para atividades na horta para todas as turminhas. As crianças simplesmente amaram! Lembro-me de um dia em que Adriana levou minhocas e deixou que as crianças manuseassem. Algumas ficaram receosas de início, outras já ficaram afoitas para brincar com os animaizinhos, mas todas gostaram muito.
Eu havia organizado um horário de atividades que as recreadoras e AACs tinham que cumprir todos os dias. No horário da tarde, funcionavam 4 oficinas: brinquedoteca, música, vídeo e artes. Deixei então para a parte da manhã, as atividades na horta. Resultado: sucesso total com as crianças! Dona Joanina as encantava!



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RECICLANDO NA CRECHE

http://marciabymarcia.blogspot.com/
RECICLANDO NA CRECHE: "
No ano de 2009, primeiro semestre, resolvi criar um projeto de reciclagem na Creche Zilka Salaberry. Na época havíamos recebido os containers de coleta seletiva. Por meio de trabalhos lúdicos, conseguimos passar para os pequenos alunos da creche, uma consciência da necessidade de reciclar materiais e preservar o meio ambiente.
No dia da culminância, oferecemos, além da exposição de trabalhos, várias oficinas para os responsáveis: artesanato em madeira, sabão artesanal, fuxico e alimentos reciclados, onde as mães puderam aprender a fazer bife de casca de banana à milanesa e saborear um delicioso doce de casca de banana. O evento foi um sucesso! Assista ao vídeo!



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Projetos de professores para melhorar o ensino terão prêmio nacional

http://programajornaleeducacao.blogspot.com/

Projetos de professores para melhorar o ensino terão prêmio nacional: "

Estão abertas, até 15 de setembro, as inscrições para o Prêmio Professores do Brasil, promovido pelo Ministério da Educação. A quinta edição vai selecionar até 40 experiências concluídas ou em execução, sendo oito por região do país. Os autores dos trabalhos receberão R$ 5 mil em dinheiro, troféus e certificados.

Para concorrer, os educadores devem relatar projetos desenvolvidos ou em desenvolvimento, com resultados comprovados no ano letivo de 2010, que atendam aos objetivos do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), lançado em 2007.

As experiências, conforme o regulamento da quinta edição do prêmio, devem estar relacionadas a uma ou várias das seguintes ações: promover a permanência, o sucesso escolar, a redução da repetência, do abandono e evasão de estudantes da educação básica; aumentar a participação da família na escola, a inserção da escola na comunidade, a inclusão educacional social, racial, digital; trabalhar para a formação ética, artística e cidadã dos alunos.

Podem candidatar-se professores da educação básica em exercício da atividade docente em escolas públicas e de instituições educacionais comunitárias, filantrópicas e confessionais conveniadas aos sistemas públicos de ensino.

Confira o regulamento, a ficha de inscrição e a premiação na página eletrônica do prêmio.

Fonte: Portal MEC com texto de Ionice Lorenzoni/ Instituto Crescer para a Cidadania
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AUDIÊNCIA PÚBLICA DIA 22/07

http://saudementalrj.blogspot.com/
AUDIÊNCIA PÚBLICA DIA 22/07: "
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Letra Cursiva: O início do fim?

http://www.vithais.com.br/
Letra Cursiva: O início do fim?: "
'O ensino da letra cursiva (de mão) será opcional em Indiana e deverá ser banido definitivamente nos próximos anos. A decisão deve ser seguida por mais de 40 estados americanos que também consideram esta forma de escrever ultrapassada. na avaliação deles é mais importante se concentrar no aprendizado das letras bastão (de forma).' [EUA abolem ensino de 'letra de mão', artigo de Gustavo Chacra para o jornal O Estado de São Paulo, publicado em 18/07/11]
Ao ler estas linhas me lembrei imediatamente da canção 'O Caderno', de Toquinho: 'Sou eu que vou seguir você dos primeiros rabiscos até o B, A, Ba...'. Seria o fim dos cadernos também?


Sinal dos tempos dirão os mais realistas. Numa era tão marcadamente tecnológica, com os tablets se firmando ao lado dos celulares 3 e 4G, no sentido de garantir o livre acesso a internet em qualquer parte do mundo e a qualquer momento do dia, para que precisamos de letra cursiva ou mesmo de lápis, cadernos, canetas?


A notícia também me fez recordar o Second Life, que para muitos representa (ou ao menos parecia assim fazê-lo) o futuro da web. Nesta plataforma, só para lembrar, criamos avatares que desempenham nossos papéis nesse mundo virtual. Lembra muito o jogo 'The Sims', apenas que sem objetivos claros, com os participantes fazendo o que quiserem, para o bem ou para o mal, se articulando dentro ou fora dos limites daquilo que podem realizar no mundo real...


Pois bem, me lembrei do Second Life porque os avatares, ao se comunicarem uns com os outros o faziam como se estivessem digitando num teclado imaginário, reproduzindo o que seus pares (ou criadores, ou senhores, como queiram) do mundo real fazem para que eles 'falem' entre si... Será este o nosso futuro? Ao menos é o que os estados norte-americanos parecem estar decretando com a abolição da letra cursiva...


Pensei também na questão da identidade pessoal. Se todos aprendermos a escrever apenas com letras de forma não estaremos abrindo mão de um elemento de caracterização do nosso ser? Psicólogos especializados analisam as pessoas a partir do tamanho de suas letras, da forma como escrevem vogais e consoantes, do espaçamento entre as palavras, do uso mais incisivo de alguns caracteres ou vocábulos nesta grafia...


E os cursos de caligrafia? Certamente serão peça de museu. Chegaremos ao dia em que as pessoas se encaminharão as grandes mostras culturais e artísticas para apreciar (ou depreciar) o fato de que no passado se escrevia com letra de mão... Será que Guttemberg pretendia ou preconizava que algum dia chegaríamos a este momento na história da humanidade?


E os grandes calígrafos ou mestres na arte de produzir textos e letras de hoje e de ontem? E os copistas da Idade Média, que reproduziam a mão os textos dos raros e pouco numerosos volumes do período em que viveram? Todo este trabalho de preservação da memória e, ao mesmo tempo, de esmero artístico, será também motivo apenas de mostras em museus?


Um dos grandes artífices da revolução tecnológica pela qual passamos nas últimas décadas, o ícone da Apple, Steve Jobs, pautou parte de seu trabalho de design e confecção de peças diferenciadas no estudo da caligrafia e das diferentes formas de apresentação do pensamento humanos pelas letras e palavras. Isso incluiu as letras cursivas, não apenas as letras bastão (de forma), ou seja, até mesmo entre homens como ele há a consciência do valor desta produção cultural humana...


Será que o trabalho das autoridades no futuro também não ficará mais difícil tendo em vista que as próximas gerações de americanos, e talvez de outros povos que seguirem esta ação, escreverão apenas através de teclados ou no máximo com letra bastão, para fins de localização, identificação e mesmo responsabilização de seus cidadãos quanto aos seus atos? Tudo bem que poderemos ser rastreados ou reconhecidos pela pupila dos olhos ou pelas digitais, quem sabe até pelas arcadas dentárias ou outros sinais tão particulares, mas não perdemos com isso uma referência tão única e específica, independente da análise de características corporais dos indivíduos?


São questões que se colocam diante desta polêmica iniciada nos Estados Unidos e que já está sendo encaminhada para se tornar realidade e provavelmente padrão dentro dos próximos 40 ou 50 anos...


Pessoalmente sou contra. Não contra a tecnologia e todas as benesses e maravilhas (que sempre devem ser consideradas quanto aos ganhos e perdas que proporcionam). Já uso celulares, notebook, web 3G, Wi-Fi, e-books e tantos recursos que nos últimos anos se tornaram ferramentas básicas da atual geração de cidadãos do mundo. Provavelmente estarei usando tablets e outras facilidades brevemente, mas não quero abrir mão de lápis, cadernos, canetas, borrachas, livros, letra cursiva, letra de forma e outras maravilhas que a humanidade criou antes destes aparatos eletrônicos... E você, o que acha de tudo isso?


Por João Luís de Almeida Machado
Membro da Academia Caçapavense de Letras

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