domingo, 4 de setembro de 2011

VISITA AO PLANETÁRIO

http://pejantoniocandeia.blogspot.com/
VISITA AO PLANETÁRIO: Na sexta-feira, dia 02/09/2011, fizemos uma visita ao planetário da Gávea. Os alunos se divertiram e aprenderam coisas importantes!Foi uma tarde inesquecível, principalmente para aqueles que estão terminando o ensino fundamental neste período.

EU VOU SEM DROGA NENHUMA e VOCÊ??

ARNALDO VARELLA - MEIO AMBIENTE

Como o Ministério da Saúde vai enfrentar o crack.

http://saudementalrj.blogspot.com/
Como o Ministério da Saúde vai enfrentar o crack.:
Crack - solução é acolher e reconstruir vidas, por Alexandre Padilha e Roberto Tykanori
No início dos anos 1980, quando os primeiros casos de HIV foram registrados no País, a comunidade médica e as estruturas de saúde desconheciam a forma mais eficaz de tratar os pacientes, cujo número crescia em progressão geométrica.

O dedo foi posto na ferida. Assim, apesar de todos os avanços ainda necessários, demos passos para começar a enfrentar essa epidemia mundial.

Hoje é mais do que evidente que o abuso e a dependência de drogas no Brasil -em especial do álcool e do crack - se transformaram numa nova chaga social.
As vítimas acumulam-se, com graves repercussões na ocupação do espaço urbano, na exclusão econômica e social, na rede de saúde e na vida das famílias. Dados de pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo evidenciaram a complexidade que é tratar esses pacientes. Durante 12 anos acompanharam 107 dependentes do crack. Após esse período, 32,8% estavam abstinentes, 20,6% haviam morrido (a maioria, pela violência),10% encontravam-se presos, 16,8% continuavam usando crack e cerca de 20% estavam desaparecidos, num destino incerto para quem esbarra em algum momento da vida com essa realidade. (Leia todo o artigo)

2ª UExpondo 6ª CRE

http://zilkacreche.blogspot.com/
Parabéns!!!
2ª UExpondo 6ª CRE:
         No dia 26/08/2011 tivemos na nossa creche a 2ª UExpondo 6ª CRE, dia em que trouxemos a família pra passarem o dia na creche. Mães ficaram nas salas com seus filhinhos, participando e colaborando das atividades rotineiras da creche. Como o clima é o da Sustentabilidade, trouxemos duas mães para fazerem oficinas de materiais recicláveis para outros responsáveis, que aprenderam a confeccionar bolsinhas de caixa de leite e a fazer bichinhos com cds. A agente auxiliar de creche Janduir ensinou a fazer sabão com óleo de cozinha usado.
          O projeto da comunidade Mente e Corpo sarados  se fez presente com a presença da Profª de Educação Física, dando aula de ginástica aeróbica para as mamães e a agente de saúde que aferiu a pressão. Como trabalhamos o  Folclore brasileiro inserido no Projeto Reciclando e cuidando do meio ambiente salvando o planeta, expomos os trabalhinhos feitos pelas crianças sobre o folclore. Contamos com a presença da Profª Lúcia representando a GED da 6ª CRE. 





































 

: Como aproximar os pais da escola - Educar para Crescer

http://educarparacrescer.abril.com.br/
: Como aproximar os pais da escola - Educar para Crescer

Bom ensino em regiões violentas - Educar para Crescer

http://educarparacrescer.abril.com.br/
Bom ensino em regiões violentas - Educar para Crescer

O elo perdido entre Educação e trabalho

http://educarparacrescer.abril.com.br/politica-publica
O elo perdido entre Educação e trabalho: "O nível de competitividade global de um país depende da capacidade de garantir que seus jovens acessem, permaneçam e concluam o ensino básico"

PROMOÇÃO DA SAÚDE: agenda de 04 a 10 de setembro

http://elosdasaude.wordpress.com/
PROMOÇÃO DA SAÚDE: agenda de 04 a 10 de setembro:
CURSO TÉCNICO DE AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE

Estão abertas até esta quinta-feira, 08 de setembro, as inscrições para o processo seletivo de preceptores para o Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde, oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC-RJ), em parceria com a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz). O curso terá início em outubro de 2011, com duração de 14 meses e carga horária de 08 horas semanais.  Para se inscrever é preciso ter graduação na área da Saúde, estar lotado em equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF), ter disponibilidade para participar de forma integral do processo de formação e não estar vinculado a outra atividade, como cursos de especialização, mestrado ou tutorial. A oportunidade oferece bolsa-auxílio de R$ 430.  Acesse o edital de seleção de preceptores para o Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde.


PRÊMIO CONSTRUINDO A IGUALDADE DE GÊNERO

As inscrições para a 7ª edição do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero estão abertas até 16 de setembro. O concurso é uma iniciativa conjunta da Secretaria de Políticas para as Mulheres, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério da Ciência e Tecnologia, do Ministério da Educação e da ONU Mulheres para estimular e fortalecer a reflexão critica e a pesquisa sobre as desigualdades existentes entre homens e mulheres no Brasil. Estudantes do Ensino Médio, graduados, especialistas, mestres e doutorandos podem inscrever redações, artigos científicos e projetos pedagógicos em diferentes modalidades. 

PRÊMIO SERGIO AROUCA DE GESTÃO PARTICIPATIVA

Estão abertas até 18 de setembro as inscrições para a quarta edição do Prêmio Sergio Arouca de Gestão Participativa, promovido pela Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). O concurso integra a agenda da 14ª Conferência Nacional de Saúde – cujo eixo é Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS – e objetiva promover o reconhecimento e a divulgação de experiências exitosas de gestão participativa em saúde nos serviços, organizações e movimentos sociais.  Baixe o regulamento do Prêmio Sergio Arouca de Gestão Participativa e acesse a ficha de inscrição.







* Para divulgar eventos, atividades e experiências em promoção da saúde, envie um email para elosdasaude@gmail.com, indicando o tema e a data do evento no assunto do email.