terça-feira, 11 de setembro de 2012

ATENÇÃO - Experiências exitosas em saúde serão premiadas durante a Expoepi

 http://www.blog.saude.gov.br/
Vamos participar???
Experiências exitosas em saúde serão premiadas durante a Expoepi:
A Mostra Nacional de Experiências Bem Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi) foi criada para que todos os profissionais de saúde dos estados e municípios possam compartilhar e debater projetos e temas técnicos relevantes em vigilância, prevenção e controle de doenças. Durante os dias 16 a 19 de outubro a Mostra, que está em sua 12ª edição, vai promover mesas-redondas, conferências e painéis com o intuito de apresentar avanços tecnológicos, novas metodologias e estratégias para o Sistema Único de Saúde (SUS).
Outra grande ação da Expoepi é a Mostra competitiva. Nela, as experiências de vigilância em saúde são avaliadas pelo público do evento por meio de votação e as vencedoras serão premiadas. “É uma maneira para disseminar rapidamente, de forma instantânea, essas boas experiências que acontecem no Brasil inteiro. É uma oportunidade única, por exemplo, que a experiência de um pequeno município do Nordeste no controle da dengue possa ser conhecida ou que um pequeno município da Amazônia possa mostrar como controlou a malária. Ao contrário do que ocorre nos demais congressos científicos nacionais, na Expoepi quem tem a voz são os próprios profissionais de saúde”, afirma o secretário de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.
Jarbas destaca ainda que o que é apresentado na Mostra Competitiva não são os projetos, e sim os resultados deles. “Por exemplo, como a ação daquele município melhorou a cobertura vacinal das crianças, que ações ele fez. É importante o peso e a importância que tem o compromisso das equipes que fazem as ações da saúde”. premiado
Debate e premiação - Durante a Expoepi, o público também vai escolher os melhores trabalhos acadêmicos, em níveis de especialização, mestrado e doutorado. “São os trabalhos que mais deram informações para as ações, que procuraram resolver problemas, melhorar o conhecimento e discutir metodologias e estratégias de intervenção”, explica o secretário da SVS.
Os recursos para a premiação são orçamentários da SVS e não são repassados às pessoas e sim para as Secretarias. Jarbas ressalta que a contribuição é simbólica e deve ser usada para que as equipes tenham melhores condições para realizarem o projeto premiado. A recompensa dada às experiências é uma forma de reconhecimento às equipe e um incentivo para que os profissionais a desempenharem melhor o seu papel.
Durante o encontro, serão apresentadas novidades do trabalho do Ministério. “Buscamos sempre mostrar experiências novas, que farão diferença nos próximos anos. Como, por exemplo, o teste rápido de tuberculose, que nós estamos testando no Rio de Janeiro e em Manaus e que vai fazer uma revolução na atenção à doença. Vamos mostrar também o estágio atual dos testes das vacinas contra a dengue”, assegura.
Festival de Humor e exposição histórica – A Expoepi também contará com o Festival Internacional de Humor e Arte relacionado à aids e com a exposição histórica dos 110 anos da vigilância em saúde no Brasil. “O Festival busca tratar de uma forma bem humorada a prevenção à aids a partir do trabalho de cartunistas e humoristas. Para que as mensagens importantes sejam veiculadas de uma forma mais fácil de serem disseminadas”, informa o secretário.
Outra novidade é a atualização da exposição apresentada em 2003, sobre o centenário de vigilância, prevenção e controle de doenças no Brasil. Nela serão retratados de forma interativa os 110 anos do Departamento Geral de Saúde, criado em 1903 e dirigido por Oswaldo Cruz. A ideia é que depois da Expoepi a exposição se torne itinerante.
Ilana Paiva /Blog da Saúde e Marcos Moura /Comunicação Interna do Ministério da Saúde

CAMPANHA FIQUE SABENDO + PREVENTIVO

 http://smsdc-cms-portusquitanda.blogspot.com/
Compareça a Unidade de Saúde da sua área.
CAMPANHA FIQUE SABENDO + PREVENTIVO:


Dia 29 de setembro de 2012 será realizado o dia da campanha do "FiqueSabendo" em todas as unidades de Atenção Primária com:
1 - Testagem para HIV;
2 - Testagem de sífilis;
3 - Coleta de exames citopatológicos;
4 - Mediadas de PA e controle glicêmico:

O diagnóstico da infecção pelo HIV é feito a partir da coleta de amostra de sangue, com a garantia do sigilo nos resultados.

Você pode realizar o exame nas unidades de Saúde, nos dias da campanha não é necessário pedido médico.

REUNIÃO DO PSE NO CIEP DR. ADÃO PEREIRA NUNES

Equipes de Saúde - Educação - Assistência em reunião de planejamento de ações e discussão colocando em discussão como organizar os atendimentos no território - Equipe Móvel - NES - Clínicas da Família.











 PSE - SAÚDE PRESENTE NAS ESCOLAS


FIQUE SABENDO - Grávidas: como ter acesso à Rede Cegonha

 http://www.blogdasaude.com.br/
Grávidas: como ter acesso à Rede Cegonha:
Muitas leitoras do Blog da Saúde perguntam como participar da Rede Cegonha. De acordo com o Ministério da Saúde, basta procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) em sua cidade.
Todos os estados brasileiros aderiram ao programa.

Como funciona

A Rede Cegonha está dividida em três fases:
1) Pré-natal: Etapa na qual há uma prioridade de atendimento à gestante nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). É nela que há a realização imediata do teste rápido de gravidez e de todos os exames pré-natais. Também, será neste momento, que a mamãe fará a vinculação com uma maternidade e saberá, desde os primeiros meses, onde terá o seu bebê. São promovidas visitas ao local do parto.
2) Parto e Nascimento: Nesta fase, a Rede Cegonha qualifica as equipes de saúde para prestação de atendimento humanizado e especializado. Há o acolhimento com classificação de risco, ambiente confortável e seguro para a mulher e o bebê e foco na humanização e qualidade do parto. A mulher tem o direito a um acompanhante durante o parto e atendimento especial no caso de uma gravidez de risco. Além disso, a estratégia garante atenção humanizada às mulheres em situação de abortamento.
3) Pós-parto: Durante este período, a Rede Cegonha acompanha o crescimento e desenvolvimento da criança de 0 a 24 meses de idade. Há a orientação sobre todos os cuidados necessários para a mulher e seu bebê, promoção e incentivo ao aleitamento materno e acompanhamento do calendário de vacinação. Além disso, as mamães podem ter acesso a informações e disponibilização de métodos de planejamento familiar e a consultas e atividades educativas.
Em julho, o Ministério da Saúde lançou o Guia dos Direitos da Gestante e do Bebê, um guia ilustrado pelo cartunista Ziraldo com informações essenciais sobre o direito ao pré-natal de qualidade, ao parto humanizado e à assistência ao recém-nascido e à mãe. Foi lançado também o Cordel Rede Cegonha, com ilustrações e versos que mostram tudo o que a Rede Cegonha oferece.

SAÚDE PRESENTE NA ESCOLA MUNICIPAL CYRO MONTEIRO

A Clínica da Família Profª Santinha esteve realizando atividade de prevenção e orientação de Saúde Bucal.
Atividades Realizadas:
  1. Escovação supervisionada; 
  2. Aplicação tópica de flúor; 
  3. Roda de conversa, com auxílio de vídeo sobre higiene oral e técnicas de escovação , 
  4. Exame bucal com finalidade epidemiológica na turma de aceleração da tarde.
 


PSE - SAÚDE PRESENTE NA ESCOLA
 

SAÚDE PRESENTE NA ESCOLA MUNICIPAL ANTÔNIO FCO LISBOA

A equipe da Clínica Raimundo Alves Nascimento esteve na Escola Municipal Antônio Fco Lisboa (GUADALUPE) realizando atividades de prevenção, orientação e tratamento de Saúde Bucal.

  1. Vídeo sobre saúde bucal; 
  2. Instrução de higiene oral infantil sobre cárie e saúde bucal; 
  3. Escovação supervisionada; 
  4. Entrega de Kits 
  5. Levantamento Epidemológico; 
  6. TRA (Tratamento restaurador atraumático)
  7.  Aplicação de flúor.



 PSE - SAÚDE PRESENTE NA ESCOLA

SAÚDE PRESENTE NA ESCOLA MUNICIPAL ISAIAS ALVES

A Clínica da Família Maestro Major Celestino esteve presente na Escola Isaias Alves  e a pedido da Equipe de Direção,  realizou uma roda de conversa sobre Sexualidade com os alunos da turma 8301.
Eles adoraram, pois poderam tirar dúvidas sobre o tema, fazer perguntas, conversar e ao mesmo tempo ser orientados sobrecuidados e prevenção de Saúde Sexual.



PSE - SAÚDE PRESENTE NA ESCOLA

FIQUE SABENDO - Consumir peixe é essencial para manter alimentação saudável

 http://www.blog.saude.gov.br/
Consumir peixe é essencial para manter alimentação saudável:
Para incentivar o consumo regular de pescado pelas famílias brasileiras, o Governo Federal começou no dia 3 de setembro a 9ª Semana do Peixe. Com o lema “Pescado. Dá água na boca e faz bem pra saúde”, a campanha, que segue até 17 de setembro, prevê a realização de eventos gastronômicos e a distribuição de cartazes e cartilhas informativas com orientações sobre como verificar a qualidade do produto na hora da compra, como limpar o pescado e diversas receitas regionais, com quantidades reduzidas de sal e de gorduras.
  • Assista ao vídeo no qual a consultora técnica da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN) do Ministério da Saúde Ana Carolina Feldenheimer fala sobre a importância da alimentação com peixe para as crianças e explica os cuidados necessários na hora de comprar o pescado.

Blog da Saúde

FIQUE SABENDO - Novos medicamentos para artrite serão ofertados no SUS

 http://www.blog.saude.gov.br/
Novos medicamentos para artrite serão ofertados no SUS:

Foto: Image Source/Corbis
O Ministério da Saúde (MS) vai incorporar ao Sistema Único da Saúde (SUS) cinco novos medicamentos para o tratamento de pessoas portadoras de artrite reumatóide. Com a novidade, os portadores da doença terão acesso a todos os medicamentos biológicos para a artrite disponíveis no mercado e registrados na Agência Nacional de Saúde (Anvisa).
Os novos medicamentos que passam a ser oferecidos no SUS são: abatacepte, certolizumabe pegol, golimumabe, tocilizumabe e rituximabe. A incorporação amplia a oferta de tratamento para os pacientes que não respondem aos medicamentos convencionais ou que apresentam intolerância às demais terapias. “A expectativa é ampliar o acesso e garantir medicamentos de mais alta tecnologia para os pacientes, melhorando a qualidade do tratamento e reduzindo as complicações da doença. A partir da decisão, esperamos ainda uma redução significativa dos gastos do Ministério com esses medicamentos”, afirma o ministro da saúde, Alexandre Padilha.
Atualmente, o SUS disponibiliza 10 medicamentos para o tratamento da doença, em 15 diferentes apresentações. Destes, três são biológicos (adalimumabe, etanercepte, infliximabe), que atendem cerca de 30 mil pessoas. Os medicamentos diminuem a atividade da doença, previnem a ocorrência de danos irreversíveis nas articulações, aliviam as dores e melhoram a qualidade de vida do paciente.
A escolha entre o tipo de tratamento deve ser baseada nos seguintes critérios: características do paciente, segurança, comodidade posológica, tratamentos prévios e concomitantes, conforme definição em protocolo clínico do Ministério da Saúde. O protocolo será revisto e atualizado a partir dessas incorporações.
O secretário de Ciências, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Carlos Gadelha, considera a medida um avanço na política tecnológica de saúde. “O Ministério da Saúde está tomando a dianteira na incorporação de produtos de alto impacto para o cidadão. Estamos colocando a tecnologia a serviço do SUS, gerando alternativas de tratamento, reduzindo custos e ampliando o acesso”, afirma o secretário.
Atualmente, o Ministério da Saúde gasta, em média, R$ 25 mil por ano com cada paciente que utiliza medicamentos biológicos. Com esta inclusão, e a partir das negociações com os laboratórios envolvidos, o custo do tratamento por paciente pode cair para, até, R$ 13 mil por ano. Apenas em 2011, o Ministério da Saúde investiu R$ 1 bilhão na compra de medicamentos biológicos para a doença. O SUS tem o prazo de até 180 dias, a partir da publicação da portaria, para efetivar a ofertar dos medicamentos.
Medicamentos – De 2010 até o momento, o número de medicamentos ofertados pelo SUS, cresceu 47%, saltando de 550 para 810, conforme itens contidos na Relação Nacional de Medicamentos (Rename). A relação é atualizada a cada dois anos e inclui medicamentos da atenção básica, para doenças raras e complexas, insumos e vacinas.
Desde ano passado até agora, 11 medicamentos já foram aprovados para incorporação no SUS. Três foram avaliados pela nova Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec) no primeiro semestre deste ano: boceprevir (hepatite tipo C), telaprevir (hepatite tipo C) e trastuzumabe (oncológico – câncer de mama).
Fonte: Rhaiana Rondon e Tatiana Alarcon /Agência Saúde 

FIQUE SABENDO - Situações de estresse, ansiedade e mudanças de hábitos podem causar insônia

 http://www.blog.saude.gov.br/
Situações de estresse, ansiedade e mudanças de hábitos podem causar insônia:
Foto: Rick Gomez/Blend Images/Corbis
A insônia é um distúrbio do sono, caracterizado pela ausência do sono ou dificuldade na hora de dormir, o que gera impactos na rotina das pessoas. A insônia pode ser causada por diversos fatores, como: estresse, ansiedade, depressão e mudanças de hábitos. “Alterações no padrão do sono podem desencadear cansaço, depressão, dificuldade de concentração, falta de energia, irritabilidade e sonolência”, explica a especialista em Medicina do Sono, responsável pelo setor de Polisonografia e pelo Ambulatório de Ronco e Apneia do Hospital Federal da Lagoa, vinculado ao Ministério da Saúde, Luciane Mello.
A insônia pode ser classificada como crônica – quando é permanente –, transitória – curto-prazo – ou intermitente, quando vai e vem. “Pessoas com o sono normal podem apresentar a insônia de ajuste que dura menos de três meses e é caracterizada por algum fator identificável como, por exemplo, o estresse e pressão no trabalho. Se o distúrbio durar mais do um trimestre é caracterizada como insônia crônica permanente. Já que dura de uma noite até algumas semanas, some e depois de um tempo volta, é classificada como intermitente”, afirma.
A maioria dos adultos necessita de sete ou oito horas de sono durante cada noite. “A quantidade de sono ideal em adultos é essa, as o padrão de sono pode variar bastante no decorrer da vida de cada indivíduo. Pessoas com mais idade, por exemplo, tendem há dormir menos horas durante a noite e tiram cochilos durante o dia“, explica. Segundo a especialista, é considerado normal dormir por, pelo menos, seis horas – desde que a pessoa reponha suas energias e se sinta satisfeita com as horas de sono. “Quem fica insatisfeito com a qualidade ou com padrão de sono deve sempre procurar orientação médica para uma avaliação. É importante nunca se auto medicar”, diz.
O tratamento pode ser feito com o uso de medicações, mas normalmente sendo identificado e tratado o problema causador da insônia, melhora o distúrbio. “Tanto nos casos primários, como nos secundários, é efetuada a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), cuja eficácia é igual ou superior ao tratamento medicamentoso. Pode ser necessário também mudar hábitos alimentares, alterar ou suspender certas medicações e evitar cochilos durante o dia para estabilizar o padrão do sono”, orienta.
Uma boa medida para amenizar os quadros de insônia é procurar tranquilizar a mente e o estresse diário, com meditações e atividades físicas. Ter uma alimentação saudável, não ingerir café ou qualquer outra substância estimulante antes de dormir e evitar o tabagismo e a ingestão de bebidas alcoólicas é fundamental para a qualidade do sono. “Ter uma alimentação saudável sempre faz bem ao organismo. Se recomenda que a ingestão de cafeína seja atá às 18h. Isso também serve para prática de exercícios físicos, que devem ser realizados preferencialmente pela manhã e em até três horas antes de dormir”, orienta. O uso de remédios para dormir não deve ser feito sem indicação médica.
Fonte: Érica Santos/ Comunicação Interna do Ministério da Saúde

CIRCULADOR: Uma publicação sobre promoção da saúde e qualidade de vida

 http://elosdasaude.wordpress.com/
CIRCULADOR: Uma publicação sobre promoção da saúde e qualidade de vida:

Circulador Nº 5

Todos pela Saúde: Ações intersetoriais, envolvendo governo e sociedade civil, revelam a potência do trabalho coletivo para a construção de espaços saudáveis na cidade do Rio de Janeiro.

O desafio da intersetorialidade
O ano de 2011 foi marcado pela realização da Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde, aqui no Rio de Janeiro. Celebramos também os 25 anos da Conferência de Ottawa, primeira conferência internacional de promoção da saúde. É tempo, portanto, de reafirmarmos os valores e concepções que orientam a promoção da saúde: a contribuição dos determinantes culturais, ambientais, econômicos e sociais; o compromisso com a justiça social, a promoção da equidade e do desenvolvimento sustentável; a aposta na participação social.
Essa visão ampliada e multidimensional da saúde traz a necessidade de articulação entre diferentes campos do conhecimento. A Política Nacional de Promoção da Saúde (2006) define o conceito “como um mecanismo de fortalecimento e implantação de uma política transversal, integrada e intersetorial, que faça dialogar as diversas áreas do setor sanitário, os outros setores do governo, o setor privado e não governamental e a sociedade, compondo redes de compromisso e corresponsabilidade quanto à qualidade de vida da população em que todos sejam partícipes na proteção e no cuidado com a vida”.
Não é tarefa fácil. Trabalhar com outros setores coloca em xeque nossos saberes e práticas. Exige abertura para o novo e capacidade para lidar com parceiros que têm diferentes interesses e referenciais. Um desafio que requer criatividade, solidariedade e vontade de mudar.
É o que mostra a recente conquista da comunidade de Jardim Palmares, que ilustra a página 10: uma passarela que promove conexão, integração, movimento e qualidade de vida. Uma experiência que traduz – simbólica e concretamente – a potencialidade da articulação intersetorial.
A presente edição do Circulador apresenta esta e outras iniciativas para incentivar reflexões e inspirar ações.
Boa leitura!

NOVIDADES - EDUCOPÉDIA


DICAS PARA PRIMAVERA - Flores, Borboletas e Joaninhas em EVA

 http://ensinarexigealegria1.blogspot.com/
Divulgando esta idéia.
Flores, Borboletas e Joaninhas em EVA:
Estas lindas flores, mais as joaninhas e borboletas, foram feitas pelas mãos de minha irmã Betânia Pizapio, para me ajudar, pois ando meio sem tempo e estou precisando decorar um cantinho da minha sala de leitura. Eu amei. Os detalhes, ela usa tinta e até maquiagem para contornar e fazer acabamentos...Vejam como ficaram. Depois posto o cantinho decorado aqui. Obrigada Bê, eu amei!













Atividade física ajuda a proteger o coração em qualquer idade...

 http://ligadasaude.blogspot.com/
Atividade física ajuda a proteger o coração em qualquer idade...:

A prática regular de atividade física ajuda a proteger o coração, ainda que iniciada tardiamente, após os 40 ou 50 anos.
Cientistas constataram que pessoas que faziam as muito recomendadas duas horas e meia de exercícios por semana apresentavam índices menores de marcadores inflamatórios em seu sangue.
A presença de marcadores inflamatórios em grandes quantidades tem sido associada a um aumento nos riscos de problemas cardiológicos.
A pesquisa, com a participação de mais de 4 mil pessoas, e realizada por cientistas da Universidade College London, em Londres, foi publicado na revista científica Circulation.
A boa notícia é de que não é preciso fazer exercícios pesados na academia - caminhadas vigorosas e até jardinagem já contam para preencher a cota de duas horas e meia de atividade moderada por semana, dizem os especialistas.
A equipe explicou, no entanto, que o estudo se focou em indicadores de problemas cardíacos de maneira geral e não sobre doenças do coração específicas, e que são necessárias mais pesquisas sobre condições específicas.
Outras pesquisas já haviam indicado que a atividade física moderada é segura para pacientes cardíacos.
Além disso, o estudo se baseou em relatos dos próprios participantes sobre a quantidade de exercícios que fizeram. É sabido que as pessoas tendem a superestimar a quantidade de exercícios que fazem, embora, neste caso, o exagero possa estar na recomendação de duas horas e meia, já que os marcadores inflamatórios caíram de qualquer jeito.
Os participantes que disseram ter praticado a quantidade recomendada de exercícios durante os dez anos de duração do estudo apresentaram os índices mais baixos de marcadores inflamatórios.
Até aqueles que disseram ter começado a fazer os exercícios bem depois dos 40 apresentaram melhorias.
Eles tinham menores índices de marcadores inflamatórios do que os participantes que relataram nunca ter feito exercícios suficientes.
"Deveríamos estar encorajando mais pessoas a ficar ativas", disse Mark Hamer, chefe do estudo. "Por exemplo, a andar em vez de pegar o ônibus. Você pode beneficiar sua saúde com atividades moderadas em qualquer momento da sua vida".
Fonte: Diário da Saúde