quarta-feira, 10 de agosto de 2011

VÍDEOS-EDUCATIVOS :: Version2.9

http://geoeducar.wiki.zoho.com/
VÍDEOS-EDUCATIVOS :: Version2.9: "

GALÁPAGOS

PATAGÔNIA

CINGAPURA

AMAZÔNIA

  • Vídeos sobre a cultura indígena, animais, parques nacionais etc... ABC DA AMAZÔNIA.
"

LINK-----ALUNO :: Version4.4

http://geoeducar.wiki.zoho.com/
LINK-----ALUNO :: Version4.4: "

Caro Aluno

Acesse os links e visualize imagens e textos que complementarão o seu aprendizado. Ao finalizar deixe seu comentário.

Prof ª Eliane         

 

"

Replanejamento

http://educadoradevanguarda.blogspot.com/
Replanejamento: "


Replanejar é preciso!




O Replanejamento possibilita uma reflexão dos objetivos, metas e ações já traçadas, assim como seus resultados, favorecendo a discussão de novas propostas de ação a partir das necessidades diagnosticadas.Estando em frequente construção, a Proposta Pedagógica deve ser flexível, de maneira que todos os segmentos representativos do corpo escolar possam apresentar sugestões para o redirecionamento das metas.


Leve sempre em conta: as características e necessidades de aprendizagem dos alunos; os objetivos educacionais da escola e seu projeto pedagógico; o conteúdo de cada ano; os objetivos e seu compromisso pessoal com o ensino; as condições objetivas de trabalho. Com base nisso, defina: o que ainda necessita ensinar; como irá ensinar; quando irá ensinar; o que, como e quando avaliar.



Replanejar é importante para: 


Voltar para dentro de si e pensar...'Sim, entendido... isso deu certo, isso deu errado... e agora, como prosseguir?' Pensar na escola.... Pensar na sua turma...E,pensar em si...Aproveita sua companhia um instante que seja e vê se você concorda com quem você é , com o que tem feito, com o que irá fazer... Sejam bem-vindos ao segundo semestre! Que possamos desenvolver muitas ações que possibilitem o sucesso do processo de ensino-aprendizagem!


"

BADEN-----TURMA-1602 :: Version6.7

http://geoeducar.wiki.zoho.com/
BADEN-----TURMA-1602 :: Version6.7: "

Movimentos da Terra

"Podemos ver diariamente o Sol nasce e se pôr. Dizemos que esse é o movimento aparente do Sol, ou seja, é o movimento que vemos. Na verdade é de que a Terra se move. A Terra, também, como os outros planetas do Sistema Solar, gira em torno do Sol ". (Moreira, Igor - Construindo o Espaço do Homem, vol.1, p.60, 2001)

                                Sistema Solar               Movimentos da Terra                    Movimentos de translação    

smile Acesse o link Atividade e responda o exercício. Após terminar coloque seu comentário sobre a atividade (Clique no link Poste um comentário ao finalizar clique e Submeter e Fechar). Não esqueça de colocar seu nome.

Atividade 1 (De 23/05/2011 a 04/06/2011)

Atividade 2

Atividade 3  Leia atentamente o texto da atividade 2 e responda a pergunta abaixo.

Explique, com suas palavras, por que o Oceano Atlântico é importante para o Brasil?

"

BADEN-----TURMA-1701 :: Version9.5

http://geoeducar.wiki.zoho.com/
BADEN-----TURMA-1701 :: Version9.5: "

 

           Planisfério Políticoplanisfério político                                                      A Grande Viagem de Fernão de Magalhães

         A expedição de Fernão de Magalhães saiu da Espanha, na Europa e  navegando oeste, retornou ao ponto de partida, constatando que a Terra tinha forma esférica. A viagem se Iniciou em 1519, no Oceano Atlântico. Passando ao Sul da América, a expedição continuou viagem por outro grande oceano em direção à Ásia, chegando às Filipinas. Em seguida, a expedição navegou por outro oceano, que banha de terras da África, Ásia e Oceania. De volta ao oceano Atlântico, a expedição chegou à Espanha, na Europa, em 1523. Fernão de Magalhães não completou a viagem com sua expedição. Ele morreu em 1521, nas Filipinas.

(Projeto pitangua - Geografia, vol.4, p. 24, Ed.Moderna de 2005)

smileAcesse o link Atividade e responda o exercício. Após terminar coloque seu comentário sobre a atividade (Clique no link Poste um comentário ao finalizar clique e Submeter e Fechar). Não esqueça de colocar seu nome.

Atividade 1(De  16/05/2011 a 30/05/2011)

Atividade 2

Atividade 3  Leia atentamente o texto da Atividade 2 responda as perguntas abaixo.

1 - Quais foram as características do povo brasileiro avaliadas pelos especialistas e descrita no texto?

2 - Como base no que afirma a pesquisadora Eni Orlandi, explique , com suas palavras, por que o português falado no Brasil  é diferente em relação ao de Portugal e de outros países.

"

BADEN-----TURMA-1801 :: Version5.9

http://geoeducar.wiki.zoho.com/
BADEN-----TURMA-1801 :: Version5.9: "

 

                                                                                                              

            

Divisão Política e Regional dbrasilo Brasil

                                      O Nome do Brasil   

"Quando Pedro Álvares Cabral e seus homens chegaram em 1500 na costa atual da Bahia, não havia claro, nem brasileiros nem Brasil. Pode ser, como querem muitos historiadores, que outros tenham andado por ali antes, mas disso não ficou registro consistente, e foram e Pero Vaz de Caminha e Mestre João os autores das primeiras narrativas sobre a Terra Nova e seu céu: Mestre João tomou posse dele para os portugueses e realizou a primeira descrição européia exata do Cruzeiro do Sul, a "mais famosa Constelação de Todos os Novos Céus ". 

 (Souza, Laura de Mello e. O Nome do Brasil. Nossa história, Vera Cruz, São Paulo, NT, abr.200r.p.34.39).

                                                                   

   

                                                                                         

 smileAcesse o link Atividade e responda o exercício. Após terminar coloque seu comentário sobre a atividade (Clique no link Poste um comentário ao finalizar clique e Submeter e Fechar). Não esqueça de colocar seu nome.

Atividade 1(De 16/05/2011 a 31/05/2011)

Atividade 2

Atividade 3  Leia Atentamente o Texto da atividade 2 Responda e como Perguntas Abaixo.

1 - De acordo com o texto, qual é o papel da mídia e das Telecomunicações no processo de globalização?

2 - Explique, com suas palavras o que você entendeu por globalização?

"

Poetas do futuro Duas dúzias de coidinhas à toa que deixam a gente feliz

http://professoraclaudiamarques.blogspot.com/
Poetas do futuro Duas dúzias de coidinhas à toa que deixam a gente feliz: "






  

"

Passeio ao Zoológico

http://professoraprisgarcez.blogspot.com/
Passeio ao Zoológico: "













Foi uma tarde muito divertida e feliz!
"

Estudando o diminutivo: Fazendo Bolinhas de sabão

http://professoraprisgarcez.blogspot.com/
Estudando o diminutivo: Fazendo Bolinhas de sabão: "





                       


 Trabalhamos com a receita "Bolinha de Sabão" e também estudamos o diminutivo. As crianças prepararam suas próprias misturas e se divertiram muito. A aprendizagem, além de ser significativa, precisa ser prazerosa e estimuladora dos sentidos, não apenas os da audição e da visão, mas o paladar, o olfato e o tato precisam ser mais explorados.
"

Esse texto é sensacional. Foi trabalhado por mim (semântica, debate e redação) em Estudo Dirigido.

http://geccoelhoneto.arteblog.com.br/
Esse texto é sensacional. Foi trabalhado por mim (semântica, debate e redação) em Estudo Dirigido.: "

'PENSAR É TRANSGREDIR'

Não lembro em que momento percebi que viver deveria ser uma permanente reinvenção de nós mesmos - para não morrermos soterrados na poeira da banalidade embora pareça que ainda estamos vivos. Mas compreendi, num lampejo: então é isso, então é assim. Apesar dos medos, convém não ser demais fútil nem demais acomodada. Algumas vezes é preciso pegar o touro pelos chifres, mergulhar para depois ver o que acontece: porque a vida não tem de ser sorvida como uma taça que se esvazia, mas como o jarro que se renova a cada gole bebido. Para reinventar-se é preciso pensar: isso aprendi muito cedo. Apalpar, no nevoeiro de quem somos, algo que pareça uma essência: isso, mais ou menos, sou eu. Isso é o que eu queria ser, acredito ser, quero me tornar ou já fui. Muita inquietação por baixo das águas do cotidiano. Mais cômodo seria ficar com o travesseiro sobre a cabeça e adotar o lema reconfortante: 'Parar pra pensar, nem pensar!' O problema é que quando menos se espera ele chega, o sorrateiro pensamento que nos faz parar. Pode ser no meio do shopping, no trânsito, na frente da tevê ou do computador. Simplesmente escovando os dentes. Ou na hora da droga, do sexo sem afeto, do desafeto, do rancor, da lamúria, da hesitação e da resignação. Sem ter programado, a gente pára pra pensar. Pode ser um susto: como espiar de um berçário confortável para um corredor com mil possibilidades. Cada porta, uma escolha. Muitas vão se abrir para um nada ou para algum absurdo. Outras, para um jardim de promessas. Alguma, para a noite além da cerca. Hora de tirar os disfarces, aposentar as máscaras e reavaliar: reavaliar-se. Pensar pede audácia, pois refletir é transgredir a ordem do superficial que nos pressiona tanto. Somos demasiado frívolos: buscamos o atordoamento das mil distrações, corremos de um lado a outro achando que somos grandes cumpridores de tarefas. Quando o primeiro dever seria de vez em quando parar e analisar: quem a gente é, o que fazemos com a nossa vida, o tempo, os amores. E com as obrigações também, é claro, pois não temos sempre cinco anos de idade, quando a prioridade absoluta é dormir abraçado no urso de pelúcia e prosseguir, no sono, o sonho que afinal nessa idade ainda é a vida. Mas pensar não é apenas a ameaça de enfrentar a alma no espelho: é sair para as varandas de si mesmo e olhar em torno, e quem sabe finalmente respirar. Compreender: somos inquilinos de algo bem maior do que o nosso pequeno segredo individual. É o poderoso ciclo da existência. Nele todos os desastres e toda a beleza têm significado como fases de um processo. Se nos escondermos num canto escuro abafando nossos questionamentos, não escutaremos o rumor do vento nas árvores do mundo. Nem compreenderemos que o prato das inevitáveis perdas pode pesar menos do que o dos possíveis ganhos. Os ganhos ou os danos dependem da perspectiva e possibilidades de quem vai tecendo a sua história. O mundo em si não tem sentido sem o nosso olhar que lhe atribui identidade, sem o nosso pensamento que lhe confere alguma ordem. Viver, como talvez morrer, é recriar-se: a vida não está aí apenas para ser suportada nem vivida, mas elaborada. Eventualmente reprogramada. Conscientemente executada. Muitas vezes, ousada.  Parece fácil: 'escrever a respeito das coisas é fácil', já me disseram. Eu sei. Mas não é preciso realizar nada de espetacular, nem desejar nada excepcional. Não é preciso nem mesmo ser brilhante, importante, admirado. Para viver de verdade, pensando e repensando a existência, para que ela valha a pena, é preciso ser amado; e amar; e amar-se. Ter esperança; qualquer esperança. Questionar o que nos é imposto, sem rebeldias insensatas mas sem demasiada sensatez. Saborear o bom, mas aqui e ali enfrentar o ruim. Suportar sem se submeter, aceitar sem se humilhar, entregar-se sem renunciar a si mesmo e à possível dignidade. Sonhar, porque se desistimos disso apaga-se a última claridade e nada mais valerá a pena. Escapar, na liberdade do pensamento, desse espírito de manada que trabalha obstinadamente para nos enquadrar, seja lá no que for. E que o mínimo que a gente faça seja, a cada momento, o melhor que afinal se conseguiu fazer.

Lya Luft

Abraço

Professor Marcelo (Humanidades)

 

 



"