Oficina de Matriciamento em Saude Mental: "
quinta-feira, 28 de julho de 2011
Oficina de Matriciamento em Saude Mental
Oficina de Matriciamento em Saude Mental: "
Hoje é o Dia Mundial do Combate a Hepatite
Hoje é o Dia Mundial do Combate a Hepatite: "Ter o Dia Mundial do Combate a Hepatite é uma forma de conscientizar a população sobre a importância da prevenção através da informação e consequente mudança de alguns maus hábitos que servem de porta de entrada para a doença. A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que praticamente 1/3 da população mundial, cerca de dois [...]"
Aulas de culinária na Educação Infantil
Aulas de culinária na Educação Infantil: "Como as aulas de cozinha ajudam seu filho a aprender conteúdos e desenvolver habilidades"
Adaptando textos
Adaptando textos: "
Uma forma de despertar o interesse dos alunos para o que ensinamos é inserí-lo em sua realidade, e se podemos fazer isso ainda mais fácil para ele mesmo essa possibilidade se torna.
Se apresentamos um vídeo para os alunos, podemos pedir que:
- encontrem vídeos na internet que tratem do mesmo assunto ou assuntos parecidos, que tenham a ver com sua realidade.
- preparem vídeos parecidos, adaptando-os à sua realidade, usando celular.
- reescrevam os diálogos usando gírias ou expressões que conhece ou usa normalmente
- desenhe outras roupas, que estejam de acordo com as que ele ou sua turma usam
Se usamos um texto, uma das atividades pode ser:
- escrever um texto semelhante, adaptando os nomes dos personagens e locais, usando seus colegas ou ambientando-o em sua cidade.
- escrevendo texto ou fazendo explanação oral sobre como se desenrolaria a história se ela se passasse em seu bairro ou escola.
- pedir que nomeie cada personagem – de acordo com suas características ou participação no enredo – com pessoas que ele conheça.
Há diversas formas para “trazer o texto ou vídeo para perto do aluno”, e tenho certeza de que você encontrará muitas outras formas, além das sugeridas acima.
Não é necessário preparar uma atividade especialmente para isso, mas se cada vez que você mostrar um vídeo, filme ou texto para seus alunos, você se lembrar de incluir no final uma dessas atividades você verá que o interesse deles crescerá e o aprendizado também.
Leia também:
Encontre:
As crianças gostam
As crianças gostam: "
Pesquisa do Instituto de Psicologia ajuda a caracterizar diferentes tipos de autismo
Pesquisa do Instituto de Psicologia ajuda a caracterizar diferentes tipos de autismo: "
Apesar de muito estudados, os transtornos do espectro autista, que incluem o autismo clássico e os de outros tipos, continuam representando um desafio para a ciência – desafio que é ainda maior para seus portadores e familiares, obrigados a conviver com preconceito, dificuldade de diagnóstico preciso e, por isso mesmo, falta de tratamento adequado
No Laboratório de Visão do Instituto de Psicologia (IP) da USP, a pesquisa da psicóloga Elaine Zachi busca contribuir no campo do diagnóstico, ao verificar se é possível diferenciar o autismo de alto funcionamento da síndrome de Asperger. Para isso, é analisado o desempenho dos pacientes em testes neuropsicológicos computadorizados.
Os testes avaliam itens como atenção, memória, raciocínio, planejamento, controle do comportamento e tomada de decisão, e podem ajudar clarear o debate atual entre autores na literatura científica.
A importância da diferenciação dos transtornos é que isto proporcionará mais precisão no encaminhamento dos pacientes, e também melhoria na elaboração de estratégias de tratamento para que eles se desenvolvam nas características em que apresentam dificuldades. “Se colocarmos todos (os pacientes) em um grupo só, podemos deixar de dar uma assistência específica para o que cada um está precisando”, explica a pesquisadora.
Os tratamentos para estes casos incluem, por exemplo, atividades educacionais em grupo, que os ajudam a lidar melhor com interações cotidianas, e terapia com animais, para que os pacientes saibam identificar sentimentos e também expressá-los.
Desde que seus portadores sejam corretamente encaminhados, o autismo de alto funcionamento e o Asperger têm uma boa perspectiva de melhora. “O prognóstico é melhor porque estes pacientes têm uma capacidade intelectual e de comunicação maior do que em outros tipos de autismo”, justifica a psicóloga Elaine Zachi.
Para a pesquisadora, mesmo que a família em geral não receba a notícia de que tem um filho autista de uma maneira muito boa, é importante que ela saiba que os portadores conseguem ter uma vida normal. “Com algumas dificuldades, sim, mas, dependendo do caso, podem ter seu trabalho, casar e serem independentes”, completa.
Visão
O Laboratório de Visão, em que Elaine realiza seu pós-doutorado sob supervisão da professora Dora Ventura, é um dos locais que reúne pesquisadores dedicados à neurociência visual e à neuropsicologia no IP. A neuropsicologia é o ramo das neurociências olha para o sistema nervoso do ponto de vista do comportamento.
Nas síndromes analisadas, o estudo da percepção visual é importante, pois é uma das áreas afetadas em seus portadores. As alterações incluem a percepção de detalhes muito acurada, enquanto a de aspectos globais é dificultada – e isto pode justificar os comportamentos deles em outros aspectos. “Se a pessoa tem uma percepção mais voltada para as partes em uma figura, vai ter uma percepção melhor para o detalhe também no seu dia-a-dia. Então vai deixar de ver contextos globais nas interações com as pessoas, ter dificuldades de compreender os discursos e de se expressar”, analisa Elaine.
Em um estudo de outro autor, por exemplo, foi verificado que o portador de Asperger não teve dificuldades no teste de alternação da atenção, enquanto o autismo de alto funcionamento teve. “O que estou fazendo é pegar uma bateria mais completa, com vários testes, de atenção memória e funções executivas, e ver se, baseados nesta gama de testes, podemos traçar um perfil de cada um dos transtornos”, esclarece.
Ainda existem poucos estudos na área. As pesquisas mais numerosas do gênero foram feitas com os portadores dos tipos de autismo mais avançados. Se por um lado, o fato de ter a inteligência normal melhora o prognóstico dos pacientes com Asperger ou autismo de alto funcionamento, por outro, muitas vezes por isso a presença dos transtornos não é detectada, atrasando a inclusão em terapias. “O indivíduo chega à vida adulta sendo visto como uma pessoa estranha por quem está em volta, com uma fala mais prolixa, mais autocentrada, mas ele não tem o diagnóstico”, observa a pesquisadora.
O que é autismo
Quatro aspectos fundamentais caracterizam os transtornos do espectro autista: dificuldade intensa na interação social, problemas na comunicação, comportamentos estereotipados e repetitivos e interesses restritos.

Na animação Mary & Max - Uma amizade diferente, a menina Mary se torna a única amiga de um portador da síndrome de Asperger que mora do outro lado do mundo
Alto funcionamento e Asperger
A separação entre estes dois tipos de autismo ainda não é consenso na ciência. Enquanto uma parte dos pesquisadores acredita não haver diferenças, outra parcela distingue a síndrome de Asperger do autismo de alto funcionamento pelo fato de a primeira não incluir atraso no desenvolvimento da linguagem. Tanto no caso do autismo de alto funcionamento quanto no da síndrome de Asperger, os portadores têm a inteligência preservada, com quoeficientes intelectuais normais ou acima da média – enquanto que nos demais autismos, como o clássico, há retardo mental em gradações variadas.
Tratamento
A pesquisadora procura pacientes já diagnosticados com síndrome de Asperger ou autismo de alto funcionamento para participar da pesquisa.
Mais informações: (11) 3091-1914
"PREFEITURA JÁ GARANTE 25% DE COBERTURA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NA CIDADE
PREFEITURA JÁ GARANTE 25% DE COBERTURA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NA CIDADE: "
Foi co-fundadora e primeira presidente da Sociedade Internacional para a Equidade em Saúde (International Society for Equity in Health), organização voltada para a difusão do conhecimento científico sobre os determinantes da desigualdade na saúde e sobre como os eliminar.
Barbara foi uma defensora incansável da medicina de família e dos cuidados de saúde primários. Nasceu no Brooklyn, em Nova Iorque, em 1932, e faleceu em julho de 2011, na Califórnia.
CICLO DE DEBATES: SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA
CICLO DE DEBATES: SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: "Hoje, dia 27 de julho, ocorreu o ciclo de dates - saúde mental na atenção primária, que contou com a participação de 165 profissionais de saúde, distribuídos da seguinte forma:
AP 1.0 = 14
AP 2.1 = 05
AP 2.2 = 11
AP 3.1 = 24
AP 3.2 = 17
AP 3.3 = 10
AP 4.0 = 06
AP 5.1 = 09
AP 5.2 = 21
AP 5.3 = 40
Nivel central = 08
A apresentação foi direcionada aos profissionais da atenção primária , enfatizando as ações de capacitação, matriciamento, fluxo e ações de saúde mental, implícitas e explícitas na carteira de serviços da APS. A apresentação e debate se estenderam por toda a tarde, encerrando com o sorteio de 5 exemplares do guia prático sobre matriciamento em saúde mental.
Dica de leitura: Kit Culinária Infantil
Dica de leitura: Kit Culinária Infantil: "
A alimentação está cada vez mais inserida na questão da educação. Entendendo os hábitos das crianças, de acordo com sua faixa etária, sem subestimar seu paladar e respeitando as diferenças e particularidades de cada um, os livros trazem inúmeras receitas para agradar aos pequenos.
O kit de 3 livros, com mais de 300 receitas práticas e didáticas, acompanha um chapéu e um avental de minichef para as crianças aprenderem se divertindo com os mais diversos quitutes.
Fonte: RBS Publicações
"Seminário de Ambientação PEI
Seminário de Ambientação PEI: "

Nestes dois dias, os professores foram recepcionados por suas CRE's e ouviram palestras esclarecedoras sobre sua vida funcional com a Assessoria de Integração (AAI) e a Gerência de Recursos Humanos (GRH) e também ações realizadas pelo Instituto Helena Antipoff e Gerência de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação.
Além da apresentação da equipe e dos documentos que norteiam a EI no município do Rio (que estão aqui no blog para download), a GEI deu grande ênfase ao EDUCAR E CUIDAR, ato indissociável.
![]() |
Professores de Educação Infantil - 10ªCRE |
Escola ou fábrica?
Escola ou fábrica?: "
A grande tarefa do sujeito que pensa certo não é transferir, depositar, oferecer, doar ao outro, tomado como paciente do seu pensar, a inteligibilidade das coisas, dos fatos, dos conceitos. A tarefa coerente do educador que pensa certo é, exercendo como ser humano a irrecusável prática de inteligir, desafiar o educando com quem se comunica, a quem se comunica, produzir sua compreensão do que vem sendo comunicado. (Paulo Freire, em seu livro A Pedagogia da Autonomia).
Chore, ria, ame, deixe as emoções fluírem...
Chore, ria, ame, deixe as emoções fluírem...: "
Passeio ao centro Cultural da Ligth
http://bragafatima-educao.blogspot.com/
Passeio ao centro Cultural da Ligth: "
Novas ideias para a sua mesa
Novas ideias para a sua mesa: "
Ação social integra equipe de Posto de Saúde da Família e moradores de comunidades vizinhas
http://www.vivafavela.com.br/node/839 |
---|
Colaboração da Flávia do PSF - SYLVIO FREDERICO BRAUNNER | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|
por Flávia Ferreira - 05/07/2010 Nova Iguaçu | RJ |
Além de integrar os profissionais de saúde e os moradores das comunidades vizinhas que são atendidos no posto, o evento também teve como objetivo apresentar o programa de Estratégia de Saúde da Família (ESF), para que eles saibam usufruir dos serviços de saúde a que têm direito. "O evento foi um sucesso, pois atraiu um número grande de moradores ao longo de todo o dia e eles tiveram contato com diversos serviços e informações, tanto na campo da saúde quanto no de cidadania, autocuidado, entre outros. O importante é que não seja um evento isolado, pontual, mas que ele tenha continuidade, auxiliando na construção e fortalecimento do vínculo entre PSF e comunidade", comentou Fabiana Lustosa Gaspar, Assessora de Saúde Mental do Viva Comunidade.
De acordo com o líder comunitário Luis Oliveira da Cruz, que participou da organização e da realização da ação social, eventos como este unem a comunidade e mostram um caminho para melhorar a vida dos seus moradores, garantindo a eles um papel ativo na comunidade. "Acredito totalmente na participação da comunidade para o sucesso de um evento social. Em 30 anos, é a primeira vez que vejo isso acontecer no Sylvio Brauner e acabo me perguntando o porquê dessa dificuldade de chegarem eventos como esses aqui", disse.
As atividades educativas, de cidadania e de meio ambiente foram coordenadas por profissionais de saúde e realizadas em tendas espalhadas pelo posto. As atividades oferecidas foram as seguintes: Saúde Bucal, com aplicação de flúor; Doenças Sexualmente Transmissíveis, com distribuição de preservativos e folhetos explicativos; Saúde Mental, com brincadeiras diversas para a criançada; Alimentação Saudável, com dicas de reaproveitamento de alimentos, receitas saudáveis e degustação; Artesanato, com oficinas de fuxico; Hipertensão/Diabetes, com verificação de pressão, teste de glicemia.
Os moradores das comunidades da Lagartixa e da Pedreira participaram ativamente do evento e aprovaram a iniciativa do Viva Comunidade. De acordo com dona Maria Antonia dos Prazeres, 58 anos, é importante que eventos como esses sejam realizados, porque a comunidade é muito carente de recursos e ações. Além de assistir às atrações culturais, dona Maria aproveitou a oportunidade para visitar a tenda de Hipertensão/Diabetes e realizar exames gratuitos. "Me interessei e resolvi fazer os exames de pressão e glicose, pois não fazia há um tempinho", contou.
Além das tendas, foram oferecidos serviços como corte de cabelo, demonstrações da aplicação técnica da reflexologia, emissão de documentação e atrações culturais durante todo o dia, tais como sessões de cinema, apresentações de DJs, Tai chi chuan, capoeira, maculelê e show de hip hop.
*Fotos de Márcia Farias (Viva Favela)
Confira a galeria de fotos do evento:
http://www.vivafavela.com.br/imagens/ação-social-em-costa-barros