terça-feira, 13 de dezembro de 2011

E.M.Thomas Jefferson 06.25.023: Encerramento da Educação Infantil

http://emthomasjefferson.blogspot.com/
E.M.Thomas Jefferson 06.25.023: Encerramento da Educação Infantil:   Através de uma belíssima apresentação natalina, os baixinhos da Educação Infantil da nossa U.E. encerraram seu período letivo. ...

"PARA UM SORRISO MELHOR"

http://smsdc-cfjosuetesantannadeoliveira.blogspot.com/
"PARA UM SORRISO MELHOR":              No dia 09 de Dezembro de 2011 a clínica da família Josuete Sant'anna de Oliveira realizou uma grande ação de saúde bucal, atendendo um grande contingente de pessoas e famílias que compareceram durante todo este dia.  Nesta oportunidade as famílias selecionadas para este primeiro momento receberam orientações e informações sobre saúde bucal . 

              Várias pessoas receberam atendimento odontológico e kit's, muitas já confirmadas para retorno dando assim continuidade ao atendimento prestado.
            
            A clínica recebeu o apoio de outros profissionais que compareceram exclusivamente para esta ação coletiva.
     
            Desde já deixamos um grande abraço de agradecimento pela colaboração de todos que se uniram a essa mobilização para que os nossos usuários possam tivessem tão logo uma resposta nesta área da saúde para um sorriso melhor.

Pesquisa mostra como o corpo humano combate o vírus da dengue

http://g1.globo.com/
Pesquisa mostra como o corpo humano combate o vírus da dengue: Pesquisa mostra como o corpo humano combate o vírus da dengue
Proteína identifica o vírus e comanda ataque do sistema imunológico.
Hoje, não existe nem remédio nem vacina contra a doença.

Governo anuncia ações de combate ao crack e outras drogas

http://www.viablog.org.br/
Governo anuncia ações de combate ao crack e outras drogas: O governo federal lançou esta semana um conjunto de ações integradas para o enfrentamento do crack e outras drogas.

Livro retrata efeitos do crack

http://www.viablog.org.br/
Livro retrata efeitos do crack: Retrato de um Viciado Quando Jovem, livro autobiográfico de Bill Clegg, retrata os efeitos do consumo do crack.

Copa do Mundo pode antecipar férias do meio do ano em 2014

http://oglobo.globo.com/
Copa do Mundo pode antecipar férias do meio do ano em 2014:

RIO - Em 2014, o início do ano letivo e as férias escolares do meio do ano poderão ser antecipadas para que alunos de colégios públicos e privados estejam liberados durante a Copa do Mundo, que começa em 12 de junho. A proposta faz parte do projeto de Lei, de autoria do deputado Cléber Verde (PRB-MA) e que será apresentado nesta terça-feira à comissão especial para discutir a Lei Geral da Copa.

A ideia é que o começo do ano letivo seja em 20 de janeiro, para que o primeiro semestre acabe até o dia 10 de junho - retornando no dia 21 de julho. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação diz que nenhuma escola pode ter menos que 200 dias letivos e 800 horas anuais de aula. A Copa do Mundo acontecerá de 12 de junho a 13 de julho de 2014.

O relator esclareceu que a antecipação do início das aulas e o aumento das férias de meio de ano não causariam impacto no currículo escolar.

A Lei de Diretrizes Básicas da Educação (Lei 9394/1996) não estabelece datas para o calendário escolar na educação básica, do ensino infantil ao ensino médio, deixando a definição de início e término das aulas para as secretarias municipais e estaduais de ensino. A legislação apenas define que precisa ser seguida a carga horária mínima anual de 800 horas, distribuídas por um mínimo de 200 dias de trabalho escolar.

O deputado disse também que sua intenção, com a alteração no calendário das aulas, é desafogar o trânsito e desestimular que estados e municípios instituam feriados, conforme prevê a Lei Geral.

De acordo com o relator, a expectativa da base governista é votar o projeto da Lei Geral no plenário da Câmara antes do recesso parlamentar - a previsão é de que as votações ocorram até o dia 23 de dezembro.

Festa de Natal do CMS Fazenda Botafogo! 13/12/11

http://smsdcrj-academiacarioca-cmsfb.blogspot.com/
Festa de Natal do CMS Fazenda Botafogo! 13/12/11:

















CONFRATERNIZANDO NO PIC

http://zilkacreche.blogspot.com/
CONFRATERNIZANDO NO PIC:          SÁBADO, FOI TAMBÉM DIA DE CONFRATERNIZAÇÃO COM AS CRIANÇAS E RESPONSÁVEIS DO PIC. SABEMOS QUE TODAS AS CRIANÇAS TÊM DIREITO À EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, POR ISSO FECHAMOS O PIC DE 2011 COM UMA LINDA HOMENAGEM´PARA OS PAIS, ENSAIADA PELAS EDUCADORAS COM AS CRIANÇAS DO PIC. O RESULTADO... BEM... CONFIRAM ABAIXO:







                          PIC AGORA SÓ EM 2011. ATÉ LÁ GALERINHA LINDA!

Vídeos educativos no You tube!

http://adaoblogado.blogspot.com/
Vídeos educativos no You tube!:

YouTube lança serviço exclusivo para escolas

YouTube for Schools vai reunir vídeos educativos de temas como história e matemática, filtrando conteúdos que são considerados motivos de distração dos alunos

 O YouTube lança uma ferramenta, o YouTube for Schools, que ajuda professores e estudantes no aprendizado. O portal reúne vídeos educativos de temas como história e matemática e filtra conteúdos que são considerados motivos de distração dos alunos.

Para ajudar a equilibrar o conteúdo, o YouTube trabalhou com professores e 600 organizações, como o Smithsonian e TED para selecionar o conteúdo disponível. Há também mais de 400 playlists classificadas por disciplinas.

Os professores podem sugerir novas listas e comentários para ajudar a integrar ainda mais o YouTube em sala de aula.

Borel ganha grupo permanente de prevenção às drogas

http://saudementalrj.blogspot.com/
Borel ganha grupo permanente de prevenção às drogas:
A comunidade do Morro do Borel, na Tijuca, Zona Norte do Rio, ganhou um grupo permanente de prevenção às drogas e de auxílio a dependentes químicos. Para instituir a rede de assistência e desenvolver os projetos do grupo, profissionais de saúde e educação da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e instituições parceiras se reuniram nesta quarta-feira (7/12), na sede da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da comunidade.
Organizado pela Subsecretaria de Defesa e Promoção de Direitos Humanos, Cidadania e Território, da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, e pelo Programa de Educação para o Trabalho em Saúde da Uerj, o encontro recebeu representantes da Prefeitura do Rio, de organizações não governamentais e da UPP Social. O objetivo é integrar os trabalhos que já são realizados pelas instituições no Morro do Borel.
Na comunidade, já existem diversos atores atuando, como profissionais de governo e de saúde. Por isso, a ideia é formar projetos de prevenção às substâncias entorpecentes a partir da integração das iniciativas já realizadas. No encontro de hoje, discutimos as ações que cada integrante do grupo irá desenvolver - afirmou a gestora social do Borel, Anelise Froes.

Festa de Natal - 13-12-11

http://ciepglauberocha.blogspot.com/
Festa de Natal - 13-12-11:
Papai Noel e seus ajudantes visitaram o CIEP e fizeram a alegria dos baixinhos!
  Olha que sorrisos gostosos!

José, Maria e o Menino Jesus: uma linda mensagem de amor!

AGUARDEM MAIS FOTOS!

REUNIÃO DE RESPONSÁVEIS - 10-12-11

http://ciepglauberocha.blogspot.com/
REUNIÃO DE RESPONSÁVEIS - 10-12-11:
Todos adoraram a degustação!


AGUARDEM MAIS FOTOS!

REUNIÃO DE PAIS

http://zilkacreche.blogspot.com/
REUNIÃO DE PAIS:             NO DIA 10/12/2011 FIZEMOS A REUNIÃO DE PAIS NA CRECHE QUE COMEÇOU COM UM DELICIOSO CAÉ DA MANHÃ. APÓS O CAFÉ, FOMOS PARA A SALA  E ASSISTIMOS AO VÍDEO DA SME QUE TRATA DOS DIREITOS DA CRIANÇA EXPOSTOS NO ECA.
          CONVERSAMOS SOBRE O ASSUNTO EXPONDO O DIREITO DA CRIANÇA DE TER UMA BOA SAÚDE, EDUCAÇÃO E DE SER BEM TRATADA. OS PAIS ASSISTIRAM ATENTOS E EXPUSERAM ALGUMAS DÚVIDAS QUE FORAM SANADAS À MEDIDA QUE ÍAMOS DIALOGANDO SOBRE O ASSUNTO.
           LEMBRAMOS TAMBÉM DO VERÃO QUE VEM CHEGANDO E COM ELE A DENGUE. FALAMOS DA IMPORTÂNCIA DE SE PREVINIR DO MOSQUITO CAUSADOR DA DENGUE.
          A REUNIÃO TRANSCORREU NUM CLIMA SAUDÁVEL E DESCONTRAÍDO.




                                              ENCERRANDO A REUNIÃO.... ATÉ A PRÓXIMA EM 2012

Criança que faz pré-escola aprende melhor matemática e reduz atraso escolar, diz estudo

http://portal.aprendiz.uol.com.br/
Criança que faz pré-escola aprende melhor matemática e reduz atraso escolar, diz estudo:

A criança que faz pré-escola aprende melhor matemática e português e tem menor atraso escolar. Esse é um dos resultados que constam do estudo Impactos da Pré-Escola no Brasil, conduzido por André Portela Souza, coordenador do Centro de Microeconomia Aplicada da Fundação Getulio Vargas (FGV).


No estudo, que teve como base dados da Prova Brasil e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), aplicados em 2005, Portela faz a estimativa de que a criança que é colocada na pré-escola apresenta, em média, redução no atraso escolar de 1,2 ano e aumento na proficiência de matemática de 0,47 desvio padrão, o que corresponderia, segundo ele, a três anos a mais de escolaridade.


“É como se fosse quase cerca de um ano a mais de escolaridade no aprendizado: a criança que faz [a pré-escola] tem um ano a mais em termos de conteúdo quando chega à 4ª série”, disse Portela, durante apresentação de seu trabalho ontem (12), em São Paulo.


Segundo ele, em 2005, havia cerca de 10 milhões de crianças de 4 a 6 anos de idade no Brasil. Dessas, 7,1 milhões frequentavam a pré-escola, o que corresponde a 72% do total. Nesse mesmo ano, o país destinava 5% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação. No entanto, a maior parte dos gastos era destinada para a educação superior. De acordo com ele, em 2005, o país destinava 120% de sua renda per capita para cada aluno do ensino superior e apenas 10% de sua renda per capita para cada aluno de pré-escola. “Investimentos educacionais na infância têm impactos duradouros”, diz o pesquisador.


Um resumo do estudo sobre o impacto da pré-escola no Brasil pode ser lido no livro Aprendizagem Infantil – Uma Abordagem da Neurociência, Economia e Psicologia Cognitiva, coordenado por Aloísio Araújo e lançado pela Academia Brasileira de Ciências. Na apresentação da obra, Araújo postula que, “para corrigir as desigualdades educacionais e permitir um maior desenvolvimento econômico através da incorporação de um número maior de adolescentes em faixas mais elevadas de educação, é preciso fazer intervenções na fase mais precoce da criança”.


Uma série de estudos internacionais e nacionais desenvolvidos na área da educação foram apresentados na manhã de ontem (12), na FGV, durante o workshop Impactos da Educação Infantil: O Que Nos Diz a Evidência Empírica. Em todos os estudos apresentados, a conclusão é pela importância de se investir na educação infantil.


(Agência Brasil)

AUXÍLIO EDUCAÇÃO

http://cvasrio.blogspot.com/
AUXÍLIO EDUCAÇÃO:
INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA DO 
MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO – PREVI-RIO
ATOS DA PRESIDÊNCIA
PORTARIA PREVI-RIO N.º 876, DE 09 DE DEZEMBRO DE 2011


Regulamenta os procedimentos destinados à apresentação da documentação referente ao Auxílio-Educação 2011, na modalidade PREVI-CRECHE.

O RESPONSÁVEL PELO EXPEDIENTE DO INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA DO MUNÍCIPIO DO RIO DE JANEIRO – PREVI-RIO, no uso das atribuições que lhes são conferidas pela legislação em vigor,

CONSIDERANDO o disposto no artigo 10, inciso II, da Lei nº 3.344, de 28 de dezembro de 2001;

CONSIDERANDO o estabelecido no Decreto nº 34.054, de 30 de junho de 2011, e na Portaria PREVI-RIO nº 868, de 20 de setembro de 2011, e

Tendo em vista o que consta no processo 05/510.424/2011,

RESOLVE:

Art. 1.º O servidor ou o representante legal do dependente beneficiário do Auxílio-Educação 2011, na modalidade PREVI-CRECHE, deverá apresentar os seguintes documentos:

I – comprovante de inscrição;

II - original da declaração do estabelecimento de ensino, comprovando o período em que o menor esteve inscrito, em papel timbrado, assinado pelo responsável da escola com respectivo carimbo, dele constando os dados do Anexo I.

Art. 2.° A apresentação da documentação descrita no artigo 1.º desta Portaria ocorrerá na Central de Atendimento do Previ-Rio à Rua Afonso Cavalcanti, nº 455, Bloco II, Térreo, ou no Poupa Tempo, localizado no 2º andar do Shopping Bangu, no período de 12 de dezembro de 2011 a 13 de janeiro de 2012.

• 1.º O horário de funcionamento da Central de Atendimento do PREVI-RIO para a entrega da documentação será das 9:00 às 16:00 horas, de segunda a sexta-feira, excetuados os dias e horários em que não haja expediente normal no serviço público municipal.

• 2.º O horário de funcionamento no Poupa Tempo será das 8:00 às 18:00 horas, de segunda à sexta-feira, e das 9 às 13 horas aos sábados, excetuados os dias e horários em que não haja expediente normal no serviço público municipal.

Art. 4°. A verificação por parte do PREVI-RIO de que o segurado ou o representante legal do menor prestou qualquer informação ou declaração falsa, imprecisa, incorreta ou deixar de entregar a documentação elencada no art. 1.º, implicará o ressarcimento dos valores recebidos indevidamente, sem prejuízo da responsabilidade legal pertinente.

Parágrafo único. Em caso de recebimento indevido, o segurado ou o representante legal do menor estará impossibilitado de receber qualquer outro benefício assistencial até a quitação das prestações devidas.

Art. 4° Os casos omissos serão decididos pela Diretoria de Previdência e Assistência do PREVI-RIO.

Art. 5°. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

ROBERTO RODRIGUES JOSÉ PAULO CARRALAS GRELO

Responsável pelo Diretor de Previdência e Assistência

expediente do PREVI-RIO

ANEXO I
Modelo de Declaração do Estabelecimento de Ensino

Estabelecimento de Ensino

CNPJ

Ato de autorização

DECLARAÇÃO

Declaro para fins de comprovação junto ao Instituto de Previdência e Assistência do Município do Rio de Janeiro, conforme determina a Portaria PREVI-RIO n.º 868, de 20 de setembro 2011, que o menor _______________________________ esteve vinculado a este estabelecimento de ensino no período de ____________ a ___________ de 2011.


____________________________________
Assinatura do Responsável e carimbo

Disponível em <http://doweb.rio.rj.gov.br/> acesso em 13 dez. 2011 (edição de 12 dez. 2011)

CAMPANHA DST MERCADÃO DE MADUREIRA

http://otics-iraja.blogspot.com/
CAMPANHA DST MERCADÃO DE MADUREIRA:
Nesse sábado dia 10/12/2011 aconteceu no mercadão de madureira a campanha (DST) com distribuição de camisinha, panfletos e diálogos com o público presente no local. Também esteve presente o coral da terceira idade cantando músicas natalinas. 


A estação OTICS Irajá da Área de Planejamento 3.3 esteve no evento fazendo a divulgação e tirando fotos.

As doenças sexualmente transmissíveis (DST) são consideradas como um dos problemas de saúde pública mais comuns em todo o mundo. Em ambos os sexos, tornam o organismo mais vulnerável a outras doenças, inclusive a aids, além de terem relação com a mortalidade materna e infantil. No Brasil, as estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS) de infecções de transmissão sexual na população sexualmente ativa, a cada ano.

Desde 1986, a notificação de casos de aids e sífilis é obrigatória a médicos e responsáveis por organizações e estabelecimentos públicos e particulares de saúde, seguindo recomendações do Ministério da Saúde. Com as mesmas orientações, o registro de HIV em gestantes e recém-nascidos tornou-se obrigatório desde 2000.