terça-feira, 9 de abril de 2013

Os riscos da automedicação

 http://www.blogdasaude.com.br/
Dica_Saude_automedicacao

Caminhar e correr têm custo zero e fazem bem à saúde

 http://www.blog.saude.gov.br/

Foto: Ocean/Corbis
A caminhada é um tipo de atividade física mais democrática. Não exige habilidade, apenas disposição; é barata, pode ser feita praticamente a qualquer hora do dia, não tem restrição de idade. Para praticá-la basta apenas um bom tênis. Ao lado da corrida e do ciclismo, forma o tripé de exercícios de baixo custo e de alto benefício à saúde.
O profissional de educação física Rodrigo Honorato explica que a corrida, a caminhada e o ciclismo são exercícios aeróbicos. Eles possuem benefícios comprovados na prevenção de osteoporose, doenças cardíacas, cânceres de ovário e mama, distúrbio do sono, melhora a disposição e a capacidade cardiorrespiratória. E o melhor de tudo: ainda emagrece. “Quem se exercita mantém o organismo ativo e afasta uma série de doenças”, afirma Honorato. “Mexa-se”, sugere o supervisor de educadores físicos do Programa de Melhoria da Qualidade de Vida do Ministério da Saúde (Geração Saúde), do Ministério da Saúde.
Apesar de não terem custo, essas atividades exigem alguns cuidados dos praticantes. “A pessoa sempre deve usar um bom tênis, roupas arejadas, levar uma garrafa de água para se hidratar e usar filtro solar ao se exercitar ao ar livre”. Honorato afirma que os parques e calçadões são boas opções para estas atividades e aconselha ao praticante observar alguns itens de segurança, como se exercitar em locais com circulação de pessoas, iluminados e sem buracos. Para quem pedala, o ideal é sempre usar capacetes, braçadeiras e tornozeleiras e uma bicicleta em bom funcionamento.
O assistente administrativo João Carlos Almeida, 62 anos, cumpre as regras básicas para uma boa corrida. Diariamente, ele se exercita no calçadão do Gama, cidade onde mora. “Corro há 30 anos, não tenho nenhum problema de saúde grave e minha pressão arterial é 12 por 8. O peso é estacionado em 70 quilos”, conta o servidor, de corpo esguio e que não apresenta a idade que tem. Ex-jogador de futebol nas décadas de 1970 e 1980, Almeida adotou a corrida como atividade física há 30 anos, quando encerrou a carreira futebolística.
Academias da Saúde – O Ministério da Saúde desenvolve o Programa Academia da Saúde, em parcerias com as secretarias municipais e estaduais de saúde, para estimular a prática de atividades físicas pela população. Até 2012 foram repassados R$ 114 milhões, de um total de investimento previsto de R$ 390 milhões. A iniciativa prevê a implantação de polos com infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados para a orientação de práticas corporais, atividades físicas e lazer. Atualmente, há mais de 2,8 mil polos habilitados para a construção em todo o país e outros 155 projetos pré-existentes que foram adaptados e custeados pelo Ministério da Saúde.
Fonte: Maria Vitória/Comunicação Interna do Ministério da Saúde

Consequências da poluição do ar são piores do que estimativas anteriores, alerta OMS

 http://www.onu.org.br/
Foto: ONU/Kibae Park
Foto: ONU/Kibae Park
Os perigos causados pela poluição do ar são muito mais abrangentes do que se acreditava, anunciou a Organização Mundial da Saúde (OMS), ao pedir novamente por uma ação global eficiente para reduzir o que foi descrito como um dos “maiores perigos à saúde humana”.
O alerta foi dado durante a mais recente reunião da Coalizão para o Clima e o Ar Limpo (CCAC, na sigla em inglês) — promovida pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) — realizada em Paris, na França, durante o final de semana.
Profissionais da saúde afirmaram que a poluição do ar em ambientes fechados se tornou o maior fator de risco para o “fardo das doenças” — um cálculo baseado em anos de vidas perdidas combinado com anos vividos sem a saúde plena — no sul da Ásia, o segundo maior fator na África Subsaariana e o terceiro maior fator no sudeste asiático.
“Estima-se que existam 3,5 milhões de mortes prematuras causadas todo ano pela poluição do ar doméstico, e 3,3 milhões de mortes todo ano causadas pela poluição atmosférica”, disse Maria Neira, Diretora de Saúde Pública e Meio Ambiente da OMS, na reunião.
Segundo estimativas da OMS, a poluição da camada de ozônio causa adicionalmente 200 mil mortes prematuras todo ano. “A poluição do ar está se tornando um dos maiores problemas de saúde que estamos enfrentando no momento”, disse Neira.
Os poluentes climáticos de curta duração — ou PCCD — são apontados como os principais responsáveis por danos à saúde, pela perda de colheitas e pelas mudanças climáticas. Os PCCDs que são nocivos à saúde são liberados através de diversas fontes, desde a combustão do diesel, fumaça e fuligem proveniente de fogões ineficientes, a vazamentos e queimas do óleo e produção do gás natural proveniente da eliminação de resíduos sólidos.
Em um comunicado à imprensa, o PNUMA reforçou que uma ação eficiente em relação aos PCCDs poderia reduzir consideravelmente o número de mortes pela poluição do ar. Esforços para diminuir a emissão de carbono negro feita por veículos de grande porte e motores receberam muita atenção do CCAC.
A CCAC já realiza esforços para reduzir a emissão do carbono negro e outros poluentes, desde a sua fabricação até a adoção de tecnologias mais modernas que podem diminuir a emissão de poluentes de 10 a 50%, enquanto esforços para distribuir fogões mais eficientes já estão em andamento em Bangladesh.

No Brasil, projeto da ONU impulsiona uso de fogão ecológico Guarani-Kaiowá

A partir de oficinas de construção de fogões geoagroecológicos realizadas em 2012 na Aldeia Panambizinho, da etnia Guarani-Kaiowá, localizada no município de Dourados (MS), a ONU — por meio do Programa Conjunto de Segurança Alimentar e Nutricional de Mulheres e Crianças Indígenas no Brasil (PCSAN) — buscou melhorar a qualidade de vida das populações indígenas, a partir de ações estruturantes relacionadas à segurança alimentar e à segurança energética.
O fogão geoagroecológico é uma tecnologia social cuja intenção é substituir os fogões convencionais, pouco eficientes energeticamente e prejudiciais à saúde das mulheres e crianças que inalam diariamente uma grande quantidade de fumaça.
Entre seus maiores benefícios está a drástica diminuição da quantidade de lenha utilizada para o cozimento, recurso extremamente escasso na maioria das aldeias do Mato Grosso do Sul.
A nova tecnologia, adaptada à realidade local, além de eliminar a dependência e os gastos com a compra do botijão de gás e seu reabastecimento, reduz a emissão de gases de efeito estufa que provocam o aquecimento global.
Veja no vídeo abaixo:

FIQUE SABENDO - Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe começa na próxima semana

 http://crhsmerjecoando.blogspot.com/
Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe começa na próxima semana:

Comunicado S/ACS de 08/04/2013 (D.O. Rio nº 16 de 09/04/2013 – p. 56).
A Secretaria Municipal de Saúde inicia nova Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe na próxima segunda-feira, dia 15. Até o dia 26 de abril, serão vacinadas pessoas idosas, crianças de seis a 23 meses, indígenas, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto, doentes crônicos e profissionais da saúde, um público-alvo que totaliza 1.334.371 indivíduos. A meta é imunizar pelo menos 80% de cada um dos grupos prioritários, o que representa 1.067.497 pessoas.
Todos os postos de saúde e Clínicas da Família estarão oferecendo a vacina, que protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B), como recomenda a Organização Mundial da Saúde. As unidades funcionarão de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. No sábado, dia 20, será o Dia de Mobilização Nacional contra a Gripe, quando serão montados postos de vacinação em igrejas, centros comunitários, creches, entre outros locais.
A vacinação é segura e é a melhor forma para impedir doenças graves, internações ou mesmo óbitos por doenças associadas à gripe. Estudos demonstram que a imunização pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. A vacina é constituída por vírus inativados, por isso não causa a doença. Mas pessoas febris, portadores de doenças neurológicas, com história de alergia relacionada a ovo e reação a doses anteriores devem consultar um médico antes de tomar a vacina.
(Publicado no Ecoando n.º 28 - 2013)

SAÚDE PRESENTE NA C. M. JUREMA GOMES



 No dia 24 de março, a  C. M. JUREMA, situada na comunidade da Pedreira,  recebeu a
Equipe referência de sua creche para realizar uma ação de atendimento a todas as crianças matriculadas presentes neste dia.
     Pauta:

I-    Pesagem; avaliação antropométrica; estado nutricional; hábitos alimentares e verificação da caderneta de vacinação.
II-    Apresentação aos funcionários Materiais: balança e fita métrica.
III-    Materiais: balança e fita métrica.
IV-  Ações: pesagem; avaliação antropométrica; estado nutricional; hábitos alimentares e verificação da caderneta de vacinação. Foram avaliados 84 crianças.
Vejam os resultados enviados a CAP3.3 E A 6ªCRE:
IMC e PERCENTIL
Peso ideal 57  crianças  = 67,9%
Baixo peso 10 crianças  = 20.2%
Sobre peso  17 crianças  =11.9%
ESQUEMA VACINAL
Vacinas em dia 55 crianças  =65.5%
Vacinas atrasadas 4 crianças  = 4.8%
Não Apresentaram cartão de vacina 25 crianças =28.8%
Grafico do Estado Nutricional Das Crianças de acordo com IMC e Percentil
Número de crianças avaliadas
Porcentagem das Crianças Avaliadas

Esquema Vacinal das crianças
Porcentagem das crianças avaliadas

Dentre os agravos encontrados já estão sendo resolvidos, as crianças de baixo peso assim com os sobre pesos com riscos. Serao encaminhados para avaliação nutricional e Social Pelos profissionais do NASF.
Os com vacina em  atraso foram avisados os responsáveis para procurarem serviço de vacinação da UNIDADE CMS SYLVIO FREDERICO BRAUNER.












Parabéns a toda equipe e Direção da Creche que nos apoiam neste trabalho.

EQUIPE DE TRABALHO: LUTHER KING – CB 07 – 3315
Medica Marilza Rocha
Enfermeiro  Erildo wolfgramm
Dentista mirian
ASB  M. Lizete
Técnico  Enfermagem Vilson Fernandes
Carlos Eduardo Quirino
Elisangela Araujo
Elisangela Cabral
Fernanda Capela
Janaina  Pereira
Leila Serpa
Luciana Soares


PSE - NSEC06 - SAÚDE PRESENTE NA ESCOLA E NA CRECHE