sexta-feira, 20 de maio de 2011

LIÇÃO DE ERGONOMIA

http://elosdasaude.wordpress.com/

LIÇÃO DE ERGONOMIA: "

Assista a campanha da operadora telefônica portuguesa Vodafone sobre o uso saudável de computadores e celulares








"

Educação é fundamental para a coleta seletiva e reciclagem do lixo

http://atitudeco.com.br/
A educação ambiental é fundamental para que o cidadão adote a coleta seletiva e, embora não esteja formalizada nos currículos, muitas escolas já têm adotado a matéria em seus programas. “Na verdade, ela [a educação ambiental] é transversalizada. As questões têm que fazer parte de todas as discussões. Nada impede que uma escola tenha um programa de educação ambiental. As crianças sabem da obrigação de cuidar do planeta”, explica a coordenadora de Consumo Sustentável do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Fernanda Daltro.
A coleta seletiva de lixo está implantada em 443 municípios brasileiros – apenas 8% dos 5.565 -  e em muitas cidades a população ainda não colabora. “O erro é do planejamento. Não se implementa a coleta seletiva sem um programa de educação ambiental antes. A pessoa tem que ser informada sobre o porquê de fazer a coleta e como aquilo se reverterá em benefícios, não só para a família dela e seus descendentes”, explica o coordenador do núcleo de Educação Ambiental do Prevfogo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Genebaldo Freire.
O Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) prevê que todos os municípios do país tenham coleta seletiva em quatro anos e os lixões estarão proibidos. Os programas de educação ambiental são desenvolvidos em várias escolas públicas e privadas com foco na coleta seletiva
Crianças de 1ano e 8 meses a 6 anos de uma escola do Lago Sul, em Brasília, participam de atividades extracurriculares onde aprendem sobre a coleta seletiva e também que não se deve jogar lixo no chão, porque os resíduos entopem bueiros e podem prejudicar o escoamento da água da chuva, provocando alagamentos.
“Essa conscientização eles têm desde pequenos. Embora muitos não saibam ler, aprendem sobre a coleta seletiva por meio das cores”, explica a coordenadora da escola, Edna Regina. Algumas cores foram padronizadas para a coleta seletiva: vermelho para o plástico; amarelo para o metal; verde para o vidro; azul para o papel e cinza para aquele resíduo que não pode ser reciclado ou misturado.
O que é jogado também fora pode virar arte. SandraVirgínia Scheid é dentista e artesã em Porto Alegre. “O mundo é rico em resíduos. Faço do lixo um tipo de arte”. Ela utiliza os materiais descartáveis de seu consultório, como sugador de saliva e seringas, para fazer quadros. O objetivo é educar. Sandra explica que o interesse surgiu há seis anos, com o nascimento de seu filho. “ Eu ficava assustada com a quantidade de fralda que jogava fora e pensava que tinha que fazer algo. Utilizar material do consultório foi uma consequência.”
O papel da sociedade na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) é fundamental. O MMA prevê uma campanha de consumo consciente por ano. Segundo Fernanda Daltro, o próprio ministério percebu que não será suficiente. “A campanha Saco é um Saco foi um grande sucesso, com todo mundo falando. Nós temos um departamento de produção e consumo sustentável que vai estimular os consumidores e o setor produtivo a desenvolver novos padrões, com menos impacto no meio ambiente.”
A próxima campanha, segundo ela, será sobre a separação de resíduos sólidos.
Fonte: Agência Brasil

Conhecendo a ong Doe Seu Lixo e cooperativas de catadores de material reciclável

http://atitudeco.com.br/
Conhecendo a ong Doe Seu Lixo e cooperativas de catadores de material reciclável: "Essa semana, dia 17/5, fui convidado para conhecer a ong Doe Seu Lixo. O convite para conhecer o trabalho da ong foi feito pelo pessoal do Instituto Coca Cola, que apóia uma série de iniciativas voltadas à responsabilidade sócio ambiental, incluindo o blog Viva Positivamente o qual o Atitude Eco faz parte. De 22 a 29 de [...]"

Pequenos artistas

http://colunas.casaejardim.globo.com/laemcasa
Pequenos artistas: "


Há alguns meses a Casa e Jardim publicou uma matéria, onde a dona da casa enquadrou desenhos dos filhos e colocou na parede da sala. Ficou lindo! Pensei se não tinha nenhum desenho das minhas filhas guardado para fazer o mesmo, mas tenho certeza que me matariam… estão na fase adolescente que tudo é “mico”, então não perdi tempo. Para os que ainda tem os filhos pequenos, aproveitem os artistas e montem uma parede linda e divertida como essa da foto tirada do site House of Turquoise (www.houseofturquoise.com).

"

Municípios recebem apoio para o enfrentamento das violências sexuais

http://www.viablog.org.br/
Municípios recebem apoio para o enfrentamento das violências sexuais

10 dicas para fazer do museu um lugar divertido para crianças

10 dicas para fazer do museu um lugar divertido para crianças: "Link que vi compartilhado no Facebook e achei a cara do meu blog, A Vida Como A Vida Quer, que nasceu das visitas que eu fazia a museus e etc com os meninos, na época #aos2 e #aos4.

Um museu pode parecer um ambiente chato e entediante para as crianças. Por isso, uma visita a uma exposição nem sempre é lembrada na hora de escolher o passeio do fim de semana. Mas não precisa ser assim: além do aprendizado enorme que a criança pode ter em contato com obras de arte, muitas instituições produzem material educativo especialmente para aproximar a exposição do universo infantil e, assim, torná-la mais interessante. Você mesmo também pode estimular seu filho a fazer mais do que simplesmente observar: a obra de arte tem a capacidade de despertar a imaginação da criança e estimulá-la a conversar sobre aspectos de sua própria vida.

10 dicas para ajudar seu filho a se divertir no museu:

1 - Pesquise sobre a exposição antes de visitá-la. Você não precisa conhecer detalhes sobre o artista e sua obra, mas saber o que vocês vão encontrar pode ajudar a conversar sobre a exposição durante a visita. É muito mais interessante do que simplesmente observar as obras. Para isso, o próprio site do museu pode ajudar muito; alguns inclusive oferecem atividades infantis online. Aproveite para checar se a entrada é gratuita para crianças.

2 - Procure museus com atrações interativas. Isso vale especialmente para crianças pequenas. Recursos multimídia, por exemplo, ou mostras baseadas em brincadeiras com o público, prendem mais a atenção e despertam o interesse com mais facilidade. Se vocês forem a um museu mais tradicional, destinado a adultos, não esqueça de explicar ao seu filho que ele não deve tocar nas obras, gritar ou correr pelas salas.

3 - Converse com seu filho antes da exposição. Tente perceber o que mais o agrada e pergunte o que ele acha que vai encontrar, como ele imagina que seja o artista e suas obras. Assistir a um filme ou ler um livro sobre o assunto também pode ajudar a deixar seu filho animado com a atividade.

4 - Tente aproximar o artista do seu filho. Saber um pouco mais sobre a vida do artista - como era sua personalidade, sua casa, sua família - mostra que ele é uma pessoa como qualquer outra, e que seu filho também pode desenhar, pintar ou escrever, se tiver vontade. Falar sobre o artista na forma de uma história vai interessar a criança e deixá-la com vontade de conhecer suas obras.

5 - Fique atento aos recursos pedagógicos oferecidos pelo museu. Muitas instituições elaboram material para crianças, mesmo quando a exposição não é voltada ao público infantil. Cadernos, cartilhas e jogos podem ser usados tanto no museu, observando o acervo, quanto na sala de aula ou mesmo em casa. Verifique também se o museu possui espaços para que a própria criança faça sua arte, desenhando, pintando ou escrevendo, por exemplo.

6 - Participe de visitas guiadas. Além de conhecer muito bem o acervo, educadores do museu podem realizar atividades que facilitem o entendimento, como contação de histórias, músicas, filmes e jogos. Tudo isso relaciona a exposição com a experiência própria da criança e, por isso, prende sua atenção.

7 - Incentive seu filho a falar sobre a obra. É muito comum que crianças pequenas usem uma imagem como estimulo para contar alguma história de sua própria vida. Uma pergunta simples feita na frente de um quadro, como 'o que você vê aqui?', pode despertar a imaginação.

8 - Procure conhecer os programas de férias. Muitos museus têm programações especiais para crianças nos meses de recesso escolar, com filmes, visitas guiadas e atividades interativas. É uma boa oportunidade para seu filho ter contato com a arte na companhia de outras crianças.

9 - Não force a criança. Tentar fazer seu filho aprender sobre características objetivas da obra - como o autor, estilo ou período histórico - pode gerar resistência. Entrar no universo próprio da infância, contando uma história, por exemplo, desperta naturalmente o interesse. Isso pode não acontecer na primeira ou na segunda visita, mas os passeios regulares a museus deixarão a criança mais à vontade no mundo da arte.

10 - Incentive o prazer de estar diante de uma obra de arte. Isso é muito mais importante do que qualquer detalhe técnico da exposição. Além de estimular no seu filho o gosto pela arte, uma visita ao museu pode ser, antes de tudo, um divertido passeio em família.
"

BananaCraft » Festa junina com decoração moderna

http://www.bananacraft.com/blog
BananaCraft » Festa junina com decoração moderna

BananaCraft » Ideias para festa junina – ou julhina

http://www.bananacraft.com/blog
BananaCraft » Ideias para festa junina – ou julhina

BananaCraft » São João e as festas juninas

BananaCraft » São João e as festas juninas

Município inaugura mais três unidades de desenvolvimento infantil

Mais vagas para Educação Infantil .

Com a inauguração dessas três novas unidades, a Prefeitura do Rio passa a contar com 18 Espaços de Desenvolvimento Infantil e mais 435 vagas para creche

20/05/2011

O prefeito e a secretária municipal de Educação inauguram nesta sexta-feira (dia 20), às 8h, o Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) Wesley Guilbert Rodrigues de Andrade, em homenagem ao alunos morto no Ciep Rubens Gomes, em Barros Filho. O EDI Wesley Guilbert Rodrigues de Andrade vai oferecer 150 vagas para crianças de seis meses a 3 anos e 11 meses. Em seguida, será inaugurado o EDI Pescador Isidoro Duarte, na Maré. Logo após, o prefeito e a secretária inauguram ainda o EDI Professora Simone Sousa Pimentel, no Morro do Turano.

Com a inauguração dessas três novas unidades, a Prefeitura do Rio passa a contar com 18 Espaços de Desenvolvimento Infantil e mais 435 vagas para creche. Cada EDI possui salas de atividades, berçários, lactário, fraldário, sala de primeiros atendimentos e biblioteca, com livros para a Primeira Infância.

Serviço:

EDI Wesley Guilbert Rodrigues de Andrade
Data: 20/05
Horário: 8h
Local: Estrada do Botafogo, s/nº - Costa Barros

EDI Pescador Isidoro Duarte
Data: 20/05
Horário: 8h40
Local: Praia de Inhaúma, n° 39 – Maré - Bonsucesso

EDI Professora Simone Sousa Pimentel
Data: 20/05
Horário: 10h
Local: Rua Infante Sagres, n° 121 – Turano – Rio Comprido

Passo a passo para as Eleições dos Conselheiros Tutelares do Município do Rio de Janeiro



17/05/2011

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, divulga informações sobre o processo eleitoral para a escolha dos novos conselheiros tutelares da cidade do Rio de Janeiro. A iniciativa tem como objetivo fornecer à população detalhes sobre o pleito que acontecerá no próximo dia 5 de junho.

No informe abaixo, a SMAS reforça a divulgação dos nomes dos candidatos que concorrerão à eleição para os cargos de conselheiro tutelar titular e suplente, fornece os locais de votação, além de informar as regras que pautam o período de propaganda eleitoral dos candidatos.

O QUE É O CONSELHO TUTELAR?
É um órgão permanente e autônomo, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, (Lei n° 8.069).
É constituído por cinco cidadãos, escolhidos pela comunidade local, que serão remunerados pela função e terão mandato de três anos para atuar na defesa dos direitos das crianças e adolescentes.

 
No Rio de Janeiro existem 10 Conselhos Tutelares que atuam de forma regionalizada:

Conselho Tutelar 01

End.: Rua do Acre, 42. Sobrado - Centro. CEP: 20081-000
Tel.: 2213-3085/ 2233-3166/ 8909-1445
Bairros de abrangência: Aeroporto, Bairro de Fátima, Benfica, Cais do Porto, Caju, Castelo, Catumbi, Centro, Cidade Nova, Estácio, Mangueira, Paquetá, Praça Mauá, Rio Comprido, Santa Teresa, Santo Cristo, São Cristóvão.

Conselho Tutelar 02

End.: Rua São Salvador, n° 56, Laranjeiras. CEP: 22231-130
Tel.: 2551-5143 / 2554-8295/ 8909-1469
Bairros de abrangência: Botafogo, Catete, Copacabana, Cosme Velho, Flamengo, Glória, Humaitá, Ipanema, Jardim Botânico, Laranjeiras, Leme, Praia Vermelha, Rocinha, São Conrado, Urca, Vidigal.

Conselho Tutelar 03

End.: Rua Desembargador Isidro, 48, Tijuca. CEP: 20521160
Tel.: 2288-9742 / 2214-3480 /8909-1474
Bairros de abrangência: Aldeia Campista, Alto da Boa Vista, Andaraí, Grajaú, Maracanã, Praça da Bandeira, Tijuca, Vila Isabel.

Conselho Tutelar 04

End.: Rua Dr. Leal, 706, Engenho de Dentro. CEP: 20730-380
Tel:
2595-7750/ 2593-7648/ 8909-1433
Bairros de abrangência: Abolição, Água Santa, Complexo do Alemão, Consolação, Del Castilho, Engenho Novo, Engenho da Rainha, Engenho de Dentro, Encantado, Esperança, Jacaré, Jacarezinho, Lins, Maria da Graça, Méier, Piedade, Rocha, Sampaio, Todos os Santos, Tomás Coelho, Vieira Fazenda.

Conselho Tutelar 05

End.: Rua Professor Lacê, 57. Ramos. CEP: 21060-120
Tel.: 2573-0132 / 2573-8715/ 89091457
Bairros de abrangência: Baixa do Sapateiro, Bonsucesso, Brás de Pina, Cidade Universitária, Complexo da Maré, Cordovil, Ilha do Governador, Jardim América, Manguinhos, Marcílio Dias, Nova Holanda, Olaria, Parda de Lucas, Parque União, Penha, Penha Circular, Ramos, Roquete Pinto, Rubens Vaz, Timbau, Vigário Geral, Vila do João, Vila do Pinheiro, Vila Esperança.

Conselho Tutelar 06

End.: Rua Capitão Aliatar Martins, 211. Irajá. CEP: 21235-515
Tel.: 2482-3678 / 2482-3621/ 8909-1447
Bairros de abrangência: Acari, Anchieta, Bairro Araújo, Barros Filho, Bento Ribeiro, Campinho, Cascadura, Cavalcante, Coelho Neto, Colégio, Costa Barros, Engenheiro Leal , Guadalupe, Irajá, Honório Gurgel, Mangueira, Magno, Marechal Hermes, Marópolis, Oswaldo Cruz, Parque Anchieta, Parque Columbia, Pavuna, Quintino Bacaiúva, Ricardo de Albuquerque, Rocha Miranda, Tomás Coelho, Turiaçu, Vaz Lobo, Vicente de Carvalho, Vila da Penha, Vila Cosmos, Vista Alegre.

Conselho Tutelar 07

End.: Estrada Rodrigues Caldas, 3.400- Prédio da Adm. - Colônia Juliano Moreira -Jacarepaguá. CEP: 22713-370
Tel.: 3347-3291 /3347-3238/ 8909-1444
Bairros de abrangência: Anil, Barra da Tijuca, Camorim, Cidade de Deus, Curicica, Freguesia, Gardênia Azul, Grumari, Itanhangá, Jacarepaguá, Joá, Pechincha, Piabas, Praça Seca, Recreio dos Bandeirantes, Taquara, Tanque, Vargem Grande, Vila Valqueire.

Conselho Tutelar 08

End.: Rua Silva Cardoso, 349/ salas 8 e 9. Bangu. CEP: 21810-031
Tel.: 3332-3744 / 3159-9683/ 8909-1455
Bairros de abrangência: Bangu, Campo dos Afonsos, Deodoro, Jardim Sulacap, Magalhães Bastos, Padre Miguel, Realengo, Santíssimo, Senador Camará, Vila Militar.

Conselho Tutelar 09

End.: Rua Tendi, 54, Centro - Campo Grande. CEP: 23045-070
Tel: 3394-2447 / 2415-8446/ 8909-1428
Bairros de abrangência: Augusto de Vasconcelos, Campo Grande, Estrada de Guaratiba, Guaratiba, Medanha, Monteiro, Morro da Pedra, Pedra de Guaratiba, Praia do Aterro, Rio da Prata, Santíssimo.

Conselho Tutelar 10

End.: Rua Lages de Moura, 58 - Santa Cruz. CEP: 23565-100.
Tel.: 3395-0988 / 3395-2623/ 8909-1440
Bairros de abrangência: Paciência, Santa Cruz, Sepetiba.
QUAL A IMPORTÂNCIA DA SOCIEDADE PARTICIPAR DA ESCOLHA DOS CONSELHEIROS TUTELARES?
Os cidadãos escolhidos para a função de conselheiro tutelar irão atender crianças e adolescentes que tiverem seus direitos ameaçados por ação ou omissão da sociedade e do Estado; por falta, omissão ou abuso dos pais ou responsável; ou em razão de sua própria conduta. Os conselheiro tutelares precisam também estar habilitados a:
Receber a comunicação dos casos de suspeita ou confirmação de maus tratos; de reiteradas faltas injustificadas ou de elevados níveis de repetência.
Requisitar atendimento pelos serviços necessários para a efetivação do atendimento adequado a cada caso (ex.: vaga em escolas, em unidades de acolhimento, hospitais, atendimento no INSS etc).
Assessorar o governo na elaboração de propostas orçamentárias, com finalidade de garantir planos e programas de atendimento integrado nas áreas de saúde, educação, cidadania, geração de trabalho e renda a favor da infância e da juventude.
Por tudo isso, os conselheiros tutelares devem ser pessoas preparadas exercer tal função. A escolha destes conselheiros é responsabilidade de todos os cidadãos.

QUEM PODE VOTAR?
Qualquer cidadão, a partir de 16 anos que vote na cidade do Rio e Janeiro.

ONDE SERÃO OS POSTOS DE VOTAÇÃO?
Nas escolas municipais do Rio de Janeiro indicadas como postos. Não haverá votação em todas as escolas.

O QUE É NECESSÁRIO PARA VOTAR?
Os cidadãos devem:
  • Se informar sobre quem são os candidatos a conselheiro tutelar do Conselho da sua área.
  • Se informar sobre qual será o posto de votação que atenderá à sua zona e seção eleitoral.
  • Se dirigir ao posto de votação munido de documento de identidade com foto e do título de eleitor ou canhoto utilizado na última eleição oficial.
ATENÇÃO:
  • O voto é regionalizado, ou seja, só se pode votar nos candidatos do Conselho Tutelar do seu domicilio eleitoral.
  • As pessoas que mudaram de endereço, mas não atualizaram esta informação no TRE só poderão votar nos candidatos da área da sua antiga residência.
  • Só se pode votar em 1 (um) único candidato(a).

ONDE OBTER MAIORES INFORMAÇÕES:
  • No CMDCA através dos telefones 2976-2993 ou 2976-1522, no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, sala 663, 6º andar do CASS, ou pelo e-mail: cmdca@pcrj.rj.gov.br .
  • Na SMAS através do site www.rio.rj.gov.br/smas ou do telefone da Ouvidoria: 2976-1223.

Viradão Carioca 2011

Começa hoje, prepare-se o final de semana promete.

De 20 a 22 de maio, da Zona Oeste à Zona Sul

17/05/2011

Neste fim de semana, de 20 a 22 de maio, a cidade do Rio vai parar para ver o Viradão passar. São quase 50 artistas apresentando 50 horas de shows de qualidade, de diversos estilos e inteiramente gratuitos. Para isso, serão montados três grandes palcos: Palco Quinta da Boa Vista, Palco Zona Oeste - Bangu e Palco Circo no Arpoador. Este último terá formato de tenda circense, em homenagem à primeira versão do Circo Voador, que embalou a geração anos 80 nas mesmas pedras. O evento este ano é organizado pela RioTur e pela Globo Rio.
Conheça a programação abaixo:

PALCO CIRCO NO ARPOADOR

Apresentadores do evento: Bruno Mazzeo, Lencinho, Chacal e Maria Juçá
Sexta-feira 20 de maio
14h - Oficina de Circo (infanto-juvenil)
16h - Fino Coletivo
17h20 - A Cor do Som
18h40 - Orquestra Voadora
20h10 - Orquestra Imperial
21h30 - Biquini Cavadão
Intervalos DJ Lencinho e Esquete Acrobacias Aéreas

Sábado 21 de maio
14h - Oficina de Circo (infanto-juvenil)
14h - Oficina de danças populares
16h - Léo Jaime
17h20 - Luis Carlinhos
18h40 - Arnaldo Antunes
20h - Céu
21h20 - Inimigos do Rei
Intervalos com DJ Montano e esquete Acrobacias Aéreas

Domingo 22 de maio
13h - Oficina de Circo (infanto-juvenil)
13h - Oficina Roda de Capoeira
15h - DJ MAM
17h - Nicolas Krassif
19h50 - Blitz
21h20 - Jorge Vercilo
Intervalos com DJ Zé Roque e esquete de Acrobacias Aéreas


PALCO QUINTA DA BOA VISTA

Sexta-feira 20 de maio
Apresentadora do evento: Fernanda Souza

19h - Nem te Conto
20h15 - Jorge e Matheus
22h - Bangalafumenga
23h45 – Bom Gosto

Sábado 21 de maio
Apresentador do evento: Eri Johnson
16h - Galo Cantô
17h – Calçadão Carioca
18h – DJ Pretinha
19h15 – Farofa Carioca
19h45 – Velha Guarda da Portela
22h45 – Fernanda Abreu
23h45 – Fresno

Domingo 22 de maio
Apresentador do evento: Otaviano Costa
13h – Banda Marcial dos Fuzileiros Navais
14h – Bateria Mirim Filhos da Água
15h30 – Simpatia é quase Amor
20h – Luan Santana


PALCO ZONA OESTE - BANGU (Praça das Juras)

Sexta-feira 20 de maio
Apresentador do evento: Humberto Carrão
19h – Luka
20h45 – Pique Novo
22h30 – Paralamas do Sucesso
0h15 – Charlie Brown Jr.

Sábado 21 de maio
Apresentadora do evento: Mariana Rios

17h00 – Dicró
18h45 – Afroreggae
20h30 – Melanina Carioca
22h15 – Scracho
00h15 – NX Zero

Domingo 22 de maio
Apresentadora do evento: Geovanna Tominaga

17h – Grupo Disfarce
18h45 – Buchecha
20h30 – Preta Gil
22h15 – Latino
00h15 – Belo

Xadrez reciclado dá xeque-mate nas tampinhas

http://eco4planet.uol.com.br/blog
Xadrez reciclado dá xeque-mate nas tampinhas: "


De forma simples, um professor de Santa Catarina conseguiu fazer jovens estudantes reciclarem e exercitarem o cérebro: Com tampas de garrafas plásticas, ele fez peças de xadrez.


O professor Rafael Rosa, da rede municipal de Blumenau (SC), foi genial ao utilizar uma coisa tão simples para ensinar algo tão grandioso.


As tampinhas são recolhidas e limpas, depois disso tem o desenho de cada peça de Xadrez colada na parte de cima. Lembrando que reis e rainhas são duas tampinhas juntas.


Após a partida, as peças voltam para sua caixa que, na verdade, é uma antiga embalagem de bolas de tênis.


O professor diz que “Envolve os alunos na coleta das tampas, divulgando a ideia da reciclagem, e incentiva a pratica do xadrez”.


Legal mesmo, professor. Mas, se permite, o tabuleiro poderia ser feito de material reciclado também, não?



Tags: , , , ,



"

Prepare-se para fortes emoções... Vem aí o dia do abraço!

http://ciepglauberocha.blogspot.com/
Prepare-se para fortes emoções... Vem aí o dia do abraço!: "
Recadoseglitters.com



"

Reprovados - Uma brincadeira sem graça!

 Trabalho desenvolvido na E.M. Rose Klabin por alunos do Grêmio, CEC, Representantes de turma, dentro do Projeto FalAÇÃO - PSE.
Parabéns pessoal, tá muito bacana o trabalho de vocês.

http://rknoticia.blogspot.com/
Reprovados - Uma brincadeira sem graça!: "




Ontem, dia 19/05 ocorreu em nossa escola um fórum com os alunos das turmas 1701 e 1703. Cada um deu sua opinião após assistir o curta 'Reprovados - Uma brincadeira sem graça'. Então? Quer ter a sua voz na Terceira FalAção? Leia está postagem!
"

Nossos filhos e as redes sociais

http://www.vithais.com.br/

Nossos filhos e as redes sociais: "

Antes de qualquer reflexão ou orientação sobre o tema, é preciso que analisemos alguns dados relativos a rede mundial de computadores, a internet. Trago logo abaixo algumas informações para esta apreciação do quadro no momento:

- 1,5 bilhão de pessoas está online.

- Brasil é o 6º país no ranking mundial de horas de uso das redes sociais.

- A média de horas mensais de navegação em redes sociais no mundo é de 5 h e 27 min.

- O Brasil tem mais de 50 milhões de contas do MSN.

- Os brasileiros representam mais de 50% do total de usuários mundiais do Orkut.

- O Twitter já tem mais de 200 milhões de usuários em todo o mundo.

- O Facebook atingiu um total de mais de 600 milhões de usuários em 2010.

- Há cerca de 1 bilhão de blogs no mundo.

- Em junho de 2009 o YouTube tinha cerca de 1,2 bilhões de vídeos online.


Tendo em vista estes dados muito expressivos, é conveniente também retomar o conceito de redes sociais, que já tivemos a oportunidade de trabalhar em textos anteriores e que, resgatamos quanto as ideias mais importantes a seguir:

As Redes Sociais são grupos de pessoas, unidas a partir de interesses comuns, existentes desde tempos imemoriais que de forma constante, programada ou não, realizam encontros nos quais relatam fatos e acontecimentos, trocam idéias, participam problemas, criam soluções e, principalmente, interagem, movidos sempre pelos pontos comuns que os unem.

Este conceito passa, com o advento das TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) e do surgimento de plataformas como blogs, microblogs, comunidades on-line, comunicadores instantâneos, bancos de dados diversos (de vídeos, fotos) e outras funcionalidades, por uma revisão e necessária atualização.

Neste sentido, por exemplo, os grupamentos tornam-se livres das amarras do tempo e do espaço, como já mencionamos, podendo reunir pessoas que moram em diferentes espaços (próximos ou distantes) a qualquer momento.

Entre as redes sociais online mais conhecidas estão Flickr, Facebook, Twitter, YouTube, Orkut, MySpace, MSN, Skype e os blogs (cujos mais conhecidos e utilizados instrumentos de construção são o Blogger e o Wordpress).

Como nossa preocupação neste texto é abordar a relação de nossos filhos com as redes sociais, nunca é demais lembrar de alguns riscos relacionados ao uso da internet, como por exemplo:

- Ciberbullying - a agressão online, virtual, praticada para intimidar, diminuir ao agredido, trazendo consequências de fundo psicológico, emocional e mesmo física como continuação deste atentado online.

- Discriminação - infelizmente há grupos que discriminam, ofendem, atacam e atentam contra a diversidade e a tolerância através da web.

- Pedofilia - os pedófilos estão online a procura de oportunidades para chegar em crianças e adolescentes, as redes sociais estão sendo utilizadas como brechas para que estes contatos aconteçam, é preciso muito cuidado.

- Pornografia - os sites de sexo proliferam na internet e continuam sendo muito acessados. Já não ocupam o primeiro lugar nas buscas, foram substituídos pelas redes sociais, onde também, infelizmente, a pornografia tem se instalado.

- Sequestro - a polícia e os jornais têm noticiado que há sequestradores se especializando em acompanhar pela internet, em especial pelas redes sociais, dados e movimentação (vida social, profissional) das pessoas para conseguir sequestrá-las. Ficam sabendo onde vivem, estudam, trabalham, circulam, compram e até mesmo onde estarão em certos momentos. Conhecem as pessoas por fotos ou vídeos que elas mesmos postam na web.

- Violência - Há muitos vídeos na web que trazem cenas de violência explícita e acabam influenciando estas práticas, em especial entre os mais novos.

Mas, o que fazer?


Seguem 10 Dicas para ajudar seus filhos a não correr riscos com as Redes Sociais que destacamos a partir do estudo, pesquisa e leitura que realizamos há anos sobre o tema e também pautado na experiência online de produção de materiais para educação, cultura, artes, política e demais temas que pude trabalhar como editor de portal de educação, meus sites pessoais e consultoria na área:

1- Monitore o uso do computador e das redes sociais - Acompanhe os passos de seus filhos, saiba por onde andam navegando, com quem estão falando. Seus filhos são menores de idade e ainda precisam de orientação e proteção.

2- O computador deve ser mantido em local de circulação e uso coletivo de sua casa - Não deixe o computador no quarto de seu filho, ele pode estar navegando na web em horários nos quais vocês estão dormindo e, sabe-se lá por onde passam e com quem conversam...

3- Controle a quantidade de horas de uso do computador por seu filho - O aconselhável é que eles não naveguem por mais de 2 horas diárias e que neste tempo já estejam previstas pesquisas e atividades escolares.

4- Seja parceiro de seu filho nas redes sociais, ajudando-o a utilizá-las de forma sadia.

5- Oriente seu filho a utilizar as redes sociais sempre com restrição ou bloqueio de acesso - todas as redes sociais dão a oportunidade de restringir o papo as pessoas que você quiser, ou seja, dar acesso apenas a quem de fato é conhecido.

6- Estimule o uso educacional e cultural da internet.

7- Verifique o teor das páginas e jogos online usados por seu filho.

8- Oriente seu filho a não divulgar dados, imagens pessoais ou familiares na internet.

9- Oriente seu filho a não colocar fotos ou filmes de outras pessoas na web.

10- Ofereça atividades offline como alternativas para diversão e estudo de seu filho, evitando dessa forma que a vida de seu filho fique apenas dentro de casa, entre o videogame, a televisão, o computador, o celular...

Obs. E não se esqueça que a web está também em dispositivos móveis, como os celulares!


Por João Luís de Almeida Machado
"

É festa Junina Uai!!

http://www.cantinhodaeducacaoinfantil.com.br/

É festa Junina Uai!!: "


LETRAS DE MÚSICAS PARA A FESTA JUNINA



CAPELINHA DE MELÃO
autor: João de Barros e Adalberto Ribeiro

Capelinha de melão
é de São João.
É de cravo, é de rosa, é de manjericão.

São João está dormindo,
não me ouve não.
Acordai, acordai, acordai, João.

Atirei rosas pelo caminho.
A ventania veio e levou.
Tu me fizeste com seus espinhos uma coroa de flor.


SONHO DE PAPEL
autor: Carlos Braga e Alberto Ribeiro

O balão vai subindo, vem caindo a garoa.
O céu é tão lindo e a noite é tão boa.
São João, São João!
Acende a fogueira no meu coração.

Sonho de papel a girar na escuridão
soltei em seu louvor no sonho multicor.
Oh! Meu São João.

Meu balão azul foi subindo devagar
O vento que soprou meu sonho carregou.
Nem vai mais voltar.

PULA A FOGUEIRA


autor: João B. Filho

Pula a fogueira Iaiá,
pula a fogueira Ioiô.
Cuidado para não se queimar.
Olha que a fogueira já queimou o meu amor.

Nesta noite de festança
todos caem na dança
alegrando o coração.
Foguetes, cantos e troca na cidade e na roça
em louvor a São João.

Nesta noite de folguedo
todos brincam sem medo
a soltar seu pistolão.
Morena flor do sertão, quero saber se tu és
dona do meu coração.

CAI, CAI, BALÃO

Cai, cai, balão.
Cai, cai, balão.
Aqui na minha mão.
Não vou lá, não vou lá, não vou lá.
Tenho medo de apanhar.




CONVITE PARA A FESTA JUNINA







ATIVIDADE PARA A FESTA JUNINA




DECORAÇÃO



BRINCADEIRAS JUNINAS

CORREIO ELEGANTE

Esta brincadeira consiste em enviar recadinhos românticos ( e ocultos), para os colegas.

CORRIDA DAS TRÊS PERNAS

Em duplas. Amarrar uma perna de uma criança, na de outra. Eles deverão se ajudar até a linha de chegada.

CORRIDA DE SACOS
Dentro de um saco, as crianças devem saltar até a linha chegada.CORRIDA DO SACI

Pulando em um pé só, até a linha de chegada.

MAÇÃ NA BACIA

Colocar maçãs em uma bacia com água, as crianças devem colocar as mãos para trás e tentar pegar a maçã com a boca.

DANÇA DA LARANJA

Em duplas, com uma laranja na testa, as crianças devem dançar sem deixá-la cair.

MAIS BRINCADEIRAS:




"

CHEGOU A HORA DA FOGUEIRA...

http://www.cantinhodaeducacaoinfantil.com.br/
CHEGOU A HORA DA FOGUEIRA...: "Quadrilha


"