segunda-feira, 4 de julho de 2011

BLOGS DE EXTENSIVIDADE DA SME

O Professor Jabim pediu que nós divulgássemos os Blogs da Extensividade da SME.
Conheçam - Sigam e Divulguem.
Todos os Blogs tem muita atividade bacana organizada por professores e também tem muitos  alunos partcipando e amando cada atividade proposta.
Passem por lá e vejam, comentem.
Blog do Núcleo de Arte Copacabana http://nucleocopa.blogspot.com/
Blog do Núcleo de Arte Grande Otelo http://nucleodeartegrandeotelo.blogspot.com/
Blog do Núcleo de Arte Barra               http://nucleodeartedabarra.blogspot.com/    
Blog do Núcleo de Arte silveiraSampaio    http://nasilveirasampaio.blogspot.com/
Blog do Polo de Educação pelo Trabalho Antenor Nascentes http://petanrj.blogspot.com/
Blog do Polo de Educação pelo Trabalho Alzira Araújo http://pet-alzira-araujo.blogspot.com/
Blog dos Professores de Artes Visuais da Prefeitura do Rio-SME http://conexaodasartes-sme-rj.blogspot.com
 

Rio Educa Infância: 2ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil

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Rio Educa Infância: 2ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil: "Durante o período de 18 a 22 de julho de 2011, acontecerá a 2ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil . Esta formação tem como público..."

Programa Estrada para Cidadania!

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Programa Estrada para Cidadania!: "O programa Estrada para Cidadania, da empresa CCR está fazendo sucesso na turma 1502 das professoras Solange e Heloísa. As crianças estão adorando trabalhar o tema proposto pelo projeto: Meio Ambiente! Confira:





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10 Dicas de Segurança no trânsito de Crianças e Adolescentes

http://blogdati.com/
10 Dicas de Segurança no trânsito de Crianças e Adolescentes: "

A partir de uma certa idade, as crianças por menos oportunidades que tenham de sair às ruas a pé, sozinhas ou acompanhadas, vendo-se distante daquela imagem de proteção e comodidade do transporte escolar e/ou familiar, acabam se vendo diante de chances para mostrar sua independência. Uma delas é a caminhada até a casa de um amigo que mora próximo (ainda que o coração da mãe fique apertado esperando o telefonema que confirma a chegada do filho) ou então, a ida até a banca e/ou padaria. Em geral, na casa dos dez anos, meninos e meninas começam a almejar essas oportunidades e não raro mães e pais ficam igualmente preocupados, por isso, orientações básicas sobre como transitar na rua são essenciais, ainda que pareçam lógicas demais, certo?!


Ainda que alguns já estejam acostumados a atravessar ruas, um lembrete a mais em tempos de férias e distração com amigos pode salvar vidas.


Aqui estão dez dicas rápidas para compartilhar com seus filhos:


1. Sempre olhar para os dois lados antes de atravessar. Nunca correr para a rua sem olhar e sempre prestar atenção;

2. Evite circular por estradas que não têm calçadas, ou atravessar ruas movimentadas que não têm cruzamento sinalizados;

3. Caminhar no sentido oposto de tráfego que você está enfrentando os carros. Desta forma, você está mais consciente dos carros vindo em sua direção;

4. Nunca jogar em uma rua, parque de estacionamento ou garagem, as praças e quadras de condomínio estão à disposição pra isso;

5. Caminhe rápido ao atravessar um cruzamento, pois o tempo para pedestres nem sempre é o suficiente;

6. Sempre procurar por esquinas e/ou cruzamentos onde hajam faixas de segurança demarcadas;

7. Use roupas brilhantes reflexiva durante o crepúsculo do amanhecer ou entardecer (ou quaisquer situações de pouca luz), propiciando que os motoristas de plantão o vejam com mais facilidade. A mesma regra é super válida para os ciclistas de qualquer idade;

8. Sempre leia e siga os sinais de trânsito e placas, eles não são apenas para carros e motos;

9. Tente fazer contato visual com os motoristas quando atravessar ruas, avenidas ou estradas. Só porque você pode vê-los, nem sempre significa que eles podem ver você.

10. Sempre estar ciente de seu entorno. Preste atenção nos comércios locais e estabeleça pontos de referência, isso vale para relembrar o caminho de volta e como dica no caso de se perder e necessitar de ajuda.


Aqui vai uma idéia: Criar a sua própria lista com seus filhos e colocá-la na porta da geladeira ou no mural do quarto, onde eles poderão visualizar facilmente e memorizá-la.


Quais as dicas de segurança para pedestres você ensina seus filhos?



* A orientação para estas dicas foi sugerida a partir de Parents Magazine com adaptações minhas :)



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URGENTE! ÚLTIMOS DIAS PARA SE INSCREVER: FESTIVAL INTERNACIONAL PEQUENO CINEASTA!

http://rioeducaideias.blogspot.com/
URGENTE! ÚLTIMOS DIAS PARA SE INSCREVER: FESTIVAL INTERNACIONAL PEQUENO CINEASTA!: "


Festival Internacional Pequeno Cineasta

Inscrições Até 05/07/2011

A 2ª edição do Festival Internacional Pequeno Cineasta(1) será realizada no Rio de Janeiro em novembro de 2011 premiando filmes de curta metragem realizados por crianças e jovens do mundo inteiro, nos gêneros ficção, documentário, experimental e animação.

Prazo para inscrições: 05 de julho de 2011.

Endereço para envio de correspondências e materiais:

Werger Pro

Festival Internacional Pequeno Cineasta 2011

a/c Cristina Savian

Praia do Flamengo, 98 / 211 – Flamengo – Rio de Janeiro - RJ

Brasil – CEP 22.210-030

contato@pequenocineastafest.com.br

www.pequenocineastafest.com.br



O que uma criança é capaz de criar com uma câmera na mão?

Essa pergunta(2) deu o pontapé inicial para a criação do Festival Internacional Pequeno Cineasta e a resposta pode ser conferida nessa 2ª edição – de 8 a 12 de novembro/2011 na cidade do Rio de Janeiro.

Pensado e desenvolvido com foco no olhar da geração do futuro, o Festival exibe filmes feitos por crianças e jovens de 8 a 17 anos do Brasil e do mundo, através da Mostra Competitiva Nacional e da Mostra Competitiva Internacional, ambas divididas nas categorias: filmes criados por crianças e filmes criados por jovens.

O Júri será composto por dez crianças com perfis representativos de diferentes regiões do Estado do Rio de Janeiro e classes sócio econômicas.

Além dos filmes concorrentes teremos a Mostra Não Competitiva Oficina Pequeno Cineasta - filmes concebidos pelos alunos da Oficina, projeto que desenvolvemos há dois anos com crianças da cidade do Rio de Janeiro.

Durante o Festival será realizada a exposição fotográfica “Pequenos Olhares” com fotos registradas por crianças sobre o tema “O que é cinema”, o debate “Cinema por crianças e jovens”; a mesa redondinha “Luz, Câmera e Ação”, realizada através de vídeo conferência abrangendo crianças e jovens do Brasil, Itália e Argentina; e o Workshop Nossa voz pelos olhos, ministrado pela filmmaker inglesa Olivia Emes, direcionado a professores da rede de ensino pública e privada.

Direcionado a crianças, jovens, professores, pedagogos e demais profissionais que pensam e trabalham a infância, o Festival tem como objetivo promover o debate sobre o universo infanto-juvenil, discutindo os conceitos educacionais atuais e os valores dentro da diversidade cultural.

O Festival cumpre o seu papel ao dar voz a crianças e jovens de diferentes classes e culturas, proporcionando uma troca de experiências, informação e pensamento.

Esperamos por você nessa segunda edição.

Cristina Savian

Daniela Gracindo

Diretoras do Festival

NOTAS:


Postado por Imaculada Conceição Manhães Marins

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PROJETO CAMINHOS DO RIO

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PROJETO CAMINHOS DO RIO: "



Caminhos do Rio – Origem da cidade do Rio de Janeiro


'Esse passeio cultural é gratuito para professores e estudantes de escolas públicas, privadas e de comunidades formais do Ensino Fundamental (ver passo a passo). Todos ganham um caderno de atividades exclusivo do projeto, que estimula a interação da criançada com os locais visitados: os prédios históricos da Praça XV de Novembro - do sopé do antigo Morro do Castelo, demolido em 1992, até o Morro de São Bento - o 'coração do Rio Colonial'(1).




Conhecer para amar e preservar

Projeto cultural “Caminhos do Rio” abre inscrições para grupos escolares do Ensino Fundamental


Realizado através do Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC), do Ministério da Cultura, e com o apoio da Secretaria de Educação da Cidade do Rio de Janeiro (SME), o projeto cultural “Caminhos do Rio: Origem da cidade do Rio de Janeiro” abre inscrições para professores de escolas públicas e privadas e de instituições educativas em geral, de Ensino Fundamental. As inscrições podem ser feitas pelo sitewww.caminhosdorio.com.

O professor interessado deverá participar de uma das reuniões sobre o projeto, que se realizarão sempre aos sábados, pela manhã, a partir de 09/07, na Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores (Rua do Ouvidor, 35, Centro do Rio). Os encontros com os docentes preparam para a realização do passeio cultural com sua turma, que contemplará prédios históricos da Praça XV de Novembro - do sopé do antigo Morro do Castelo, demolido em 1992, até o Morro de São Bento. Considerada 'coração do Rio Colonial', a Praça XV, em especial, representa um verdadeiro museu a céu aberto, com características privilegiadas para a difusão dos valores relativos à preservação do patrimônio histórico da cidade, especialmente aos estudantes.

Um dos maiores diferenciais do projeto é seu material de apoio: o caderno de atividades “Caminhos do Rio: Origem da cidade do Rio de Janeiro” (Editora Restauro) foi elaborado para ajudar a analisar a arte e a arquitetura das construções durante o passeio e será entregue, também gratuitamente, aos professores e estudantes inscritos. O caderno é o resultado de um minucioso trabalho de pesquisa: tem 24 páginas repletas de ilustrações e fotografias exclusivas, gravuras históricas e diversas atividades. Não poderia faltar, é claro, o personagem que se tornaria a marca da autora desde a década de 1990: o pássaro-professor “Criu Carioca”, que incentiva a criançada a fazer o percurso. Renata contou com a consultoria da professora e piscicopedagoga Heloísa Gissoni; do professor e arquiteto Mauro Neves Nogueira, doutor em arquitetura pela USP; e do sociólogo, escritor e pesquisador Mario Aizen. O conteúdo tem lógica e narrativa desenvolvidas para crianças de 8 a 12 anos e é integrado à grade curricular e ao roteiro dos passeios, colaborando de forma especial com as práticas de ensino-aprendizagem exercidas em sala de aula, junto às disciplinas de História, Geografia, Artes e Português.

Segundo Renata, os passeios culturais são instrumentos de ensino e aprendizagem muito estimulantes e eficazes: “Além de proporcionar novos conhecimentos para o professor, desejamos despertar o olhar dos estudantes para a beleza e a importância de sua cidade, provocar-lhes o sentimento de apropriação fundamental para a defesa e a preservação dos espaços públicos”. O projeto “Caminhos do Rio” e o caderno de atividades fundamentam-se em uma longa experiência de passeios culturais junto a diversas escolas cariocas, que podem ser conhecidos no site da autora: www.riorio.com.br.


PASSO A PASSO

Passo 1Inscrição do professor na reunião sobre o projeto pelo site www.caminhosdorio.com
- Para professores de escolas públicas e privadas e de instituições educativas em geral, de Ensino Fundamental.
- Até o final do ano, serão 12 reuniões, com 20 vagas cada, para apresentação do projeto aos professores.
Passo 2Reunião com os professores sobre o projeto.
- Local: Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores (Rua do Ouvidor 35, Centro).
- Entrega do um exemplar do caderno de atividades “Caminhos do Rio: Origem da cidade do Rio de Janeiro” ao professor.
Passo 3 – Avaliação do projeto pelo professor, junto à coordenação de sua escola e agendamento da passeio cultural com sua turma no site www.caminhosdorio.com
Passo 4 - Realização do passeio cultural com os estudantes
- O professor é o orientador da turma no passeio.
- Cada estudante recebe um caderno de atividades “Caminhos do Rio”.

- Acompanhamento de um monitor do projeto.

OBSERVAÇÕES:
- Autorização da escola, por escrito, para participação da turma.
- Máximo de 40 estudantes.
- Transporte e lanche são de responsabilidade da instituição de ensino.


IDEALIZAÇÃO E COORDENAÇÃO

Renata de Faria Pereira é mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia, na área de Conservação e Restauro. É diretora da Restauro - Editora, Pesquisas e Projetos, e autora de publicações e projetos culturais e educativos para o Ensino Fundamental, nas áreas de patrimônio histórico, história urbana, arquitetura, artes e meio-ambiente. De 1993 a 1995, assinou a coluna para crianças “Criu Carioca”, sobre o Rio de Janeiro, em um jornal carioca e, em 2002, foi agraciada com o prêmio 'Premio Antônio Pedro de Alcântara',da Câmara Municipal da Cidade do Rio de Janeiro, em Educação e Patrimônio Histórico. Adotado por várias escolas cariocas, como o Liceu de Artes e Ofícios, Colégio Marista São, São Vicente e Andrews, seu primeiro livro, “RioRio” (1992), ganhou o “Prêmio do Instituto do Arquitetos do Brasil” na categoria pesquisa e está em na 10ª edição. A obra traz o personagem que se tornaria a marca das publicações da autora: o pássaro-professor Criu Carioca, que tem incentivado as crianças a conhecer o Rio por meio de passeios culturais ao longo de quase 20 anos.


DEPOIMENTOS

O tema se encaixa no conteúdo do Ensino Fundamental I, de todas as escolas do Rio de Janeiro; o projeto também se destaca por propor uma experiência real com o espaço urbano da cidade, incluir a formação do professor e oferecer um rico material de apoio” - Heloísa Gissoni, especialista em psicopedagogia e orientadora pedagógica do Ensino Fundamental I do Colégio Teresiano.

O projeto de Renata Pereira cria condições para que se possa compreender melhor os lugares em que se vive, ao mesmo tempo que interage com os estudantes, futuros responsáveis pela cidade” - Mauro Neves Nogueira, professor e arquiteto, D
outor em arquitetura pela USP.

O Caminhos do Rio contribui para aprimorar o conhecimento dos professores e o ‘olhar’ dos estudantes, despertados para a valorização não só dos locais históricos que visitam, mas do bairro e da rua onde moram, e da memória dos seus pais e avós” -Mario Aizen, sociólogo, escritor e pesquisador, especializado nos bairros do Rio de Janeiro.

CRÉDITOS

Realização
Ministério da Cultura

Patrocínio
IBOPE, Instituto Paulo Montenegro
Megadata Computações Ltda.
Instituto Paulo Montenegro

Apoio
Secretaria de Educação da Cidade do Rio de Janeiro

Editor e responsável pelo projeto cultural
RESTAURO - Editora, Pesquisas e Projetos

Autoria e desenhos
Renata de Faria Pereira

Consultores
Heloisa Gissoni – Pedagoga
Mario Aizen - Sociólogo e Hstoriador
Mauro Neves Nogueira – Arquiteto
Roberto Maia – Editor
Veronica Teicher - Design

Fotografias
Evaldo Camara Macedo
Anna Clara de Jesus Carvalho
Rafael Nogueira de Faria Pereira


NOTAS:

(1) Informações enviadas por e-mail pela assessora de imprensa do projeto: Jaciara Rodrigues: rjaciara@uol.com.br Tel.: (21) 8121-2474


(2) Imagens enviadas por Jabim Nunes (professor do Núcleo de Arte Grande Otelo/6a.CRE).

(3) Caminhos do Rio: http://www.caminhosdorio.com/

(4) Ver esta postagem também no CONEXÃO DAS ARTES SME-RJ: http://conexaodasartes-sme-rj.blogspot.com/2011/07/projeto-caminhos-do-rio.html




Postado por Imaculada Conceição Manhães Marins


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Professor terá guia para escolha das produções a que vai assistir com seus alunos

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Professor terá guia para escolha das produções a que vai assistir com seus alunos: "
MultiRio lança guia para professores

O material auxilia o professor a escolher as produções a que vai assistir com seus alunos


Para ajudar o professor no uso das séries da coleção MultiKit em sala de aula, a MultiRio criou um guia para ser distribuído nas escolas da Rede Municipal do Rio.


O material é uma espécie de índice de todas as produções que compõem o MultiKit: nele constam títulos, sinopses, episódios, público-alvo e tempo de duração das séries televisivas, dos interprogramas e das campanhas da MultiRio. O guia auxilia o professor a escolher as produções a que vai assistir com seus alunos e, também, a se programar a partir das temáticas e da duração de cada uma delas.


A coleção de MultiKits reúne DVDs com materiais audiovisuais compostos por séries educativas (curriculares e extracurriculares), culturais e de cidadania. O material coloca à disposição dos educadores subsídios para enriquecer suas aulas com diferentes linguagens e expressões artísticas, criando, assim, oportunidades de os alunos constituírem mais conhecimento.


O Portal MultiRio (www.multirio.rj.gov.br) coloca à disposição dos professores informações adicionais aos MultiKits, incluindo sugestões de atividades a serem trabalhadas em sala de aula.


Transcrito do Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro de 04 de julho de 2011.
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Prefeitura inicia recuperação de 38 chafarizes no Rio

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Prefeitura inicia recuperação de 38 chafarizes no Rio: "
Chafariz de Mestre Valentim, na Praça XV, será o primeiro beneficiado


A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, está recuperando o chafariz do Mestre Valentim, na Praça XV, Centro da cidade. Outros 38 também serão revitalizados até o fim de 2011 e, além disso, programa também inclui manutenção permanente das obras. O Rio de Janeiro tem o maior e mais importante conjunto de chafarizes do Brasil, que inclui obras de artistas renomados dos períodos da Colônia, do Império e da República.

O trabalho no chafariz do Mestre Valentim está sendo realizado pela Gerência de Monumentos e Chafarizes e inclui lavagem completa da peça, restauração das paredes para a eliminação de infiltrações, desobstrução do encanamento, retirada das pichações e das brotações. A previsão é de que o trabalho seja finalizado em até 15 dias úteis. Localizado no Centro Histórico da cidade, o chafariz foi restaurado pela última vez em 2005.

A obra para construção do chafariz teve início em 1779 e foi concluída em 1789. A peça tem forma de torre, com uma pirâmide em granito na parte superior que exibe detalhes em pedra de lioz portuguesa. Mestre Valentim, convidado pelo Vice-Rei D. Luís de Vasconcelos e Sousa para recuperar completamente a peça original de Brigadeiro Jacques Funk, acrescentou o brasão do vice-rei, em mármore branco, e duas outras peças em homenagem à Rainha D. Maria I.

Mais 38 chafarizes da cidade, equipados com motores e comandos elétricos automatizados, serão recuperados até o fim deste ano, com limpeza, incluindo fundo dos lagos e das obras escultóricas, além da manutenção e substituição dos equipamentos. A contratação de serviços de conservação já foi homologada e o valor do investimento é de R$ 1.144.243, 24.

O objetivo é manter em funcionamento o maior número possível de chafarizes, entre eles o do Largo do Machado e da Praça Paris, na Zona Sul; a Praça Saens Peña, na Zona Norte, e do Pomar da Barra da Tijuca, na Zona Oeste. E ainda, em alguns casos, estender o horário de funcionamento noturno, como o chafariz da Praça Pio X, em frente à Candelária.


Transcrito do Diário Oficial do Município de 04 de julho de 2011.
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Jornal do Brasil - Ciência e Tecnologia - Obesidade e Bullying levam adolescentes a apelarem para cirurgia bariátrica

http://adaoblogado.blogspot.com/
Jornal do Brasil - Ciência e Tecnologia - Obesidade e Bullying levam adolescentes a apelarem para cirurgia bariátrica: "Jornal do Brasil - Ciência e Tecnologia - Obesidade e Bullying levam adolescentes a apelarem para cirurgia bariátrica
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Apresentações e vídeos do #Descolagem

http://rafaelparente.blogspot.com/
Apresentações e vídeos do #Descolagem: "E sábado foi mais um grande dia! Minha palestra mais importante até hoje. Afinal, não é fácil lidar com a pressão de ser 1 de 4 palestrantes sabendo que os outros são Zach Lieberman, Daito Manabe e Henry Jenkins... Comecei minha fala bem nervoso, mas consegui ficar mais espontâneo e quebrar o gelo do público super especializado e crítico do #Descolagem com o tempo. Recebi um monte de feedbacks super positivos, alcancei meu objetivo de não fazer feio em comparação aos outros palestrantes e estou suuuper feliz.

Como prometido, começo com esse post a publicação do material da palestra. Fico devendo a primeira animação, sobre nossa 'conecto-dependência'. Podem usar e abusar do material e não precisam pedir a minha permissão.

Vídeo 'Educopédia':

Vídeo 'Conecte-se por um futuro melhor':

Apresentações:
http://goo.gl/BxGTA
http://goo.gl/a7bBD
http://goo.gl/iz6f9
http://goo.gl/Hvyhu
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Nascimento cai em favelas do Rio e bairros pobres de SP

http://primeirainfancia.org.br/
Nascimento cai em favelas do Rio e bairros pobres de SP: "


Estudo aponta menos crianças de zero a quatro anos em grandes áreas carentes






A dona de casa Maria José Sousa, 29, que desde os dez anos mora no Complexo do Alemão, área de favelas na zona norte do Rio, tem 11 irmãos, mas apenas um filho.


Ela diz que poderia ter mais, só que teve apenas um para dar mais qualidade de vida a Marcello, 2.


“Minha mãe não tinha informação, não sabia como evitar filhos. Hoje, todo mundo sabe o que fazer. Para ter um monte de filhos, só sendo rico. Eu e meus irmãos passamos dificuldades, e não quero que o Marcello viva a mesma situação”, diz Maria.


O relato ajuda a entender um fenômeno no Censo 2010 do IBGE: a população de zero a quatro anos já cai nas maiores favelas do Rio e em distritos pobres paulistanos.


No Rio, pela primeira vez o número de crianças com até quatro anos caiu no Complexo do Alemão (-22%), na Maré (-17%) e na Rocinha (-6%). Em todas essas favelas, o movimento na década de 90 era de crescimento. Tanto no Rio quanto em São Paulo, considerando todos os bairros, a queda foi de 19%


Em São Paulo, devido à organização administrativa da cidade, não é possível analisar bairros ou favelas. Mas a comparação por distrito mostra que mesmo aqueles com baixo Índice de Desenvolvimento Humano já registram queda. É o caso do Grajaú (-25%), na Zona Sul, e do Jardim Helena (-33%) ou do Lajeado (-29%), ambos na Zona Leste.



Fecundidade em Queda


A queda no número de crianças nessas áreas não significa que a população parou de crescer como um todo. Famílias podem se mudar, aumentando ou diminuindo a população nessas áreas.


Na Rocinha, por exemplo, o número de habitantes cresceu 23%, apesar de a população com menos de quatro anos ter caído 6%. Mas o fenômeno é um forte indício de queda da fecundidade, antes restrita apenas às áreas mais ricas.


O aumento da escolaridade e da renda e um maior acesso a serviços de saúde entre as mulheres mais pobres são causas prováveis dessa diminuição.


O pesquisador do IBGE Gabriel Borges afirma que a queda da fecundidade no país é constante desde a década de 60, mas aconteceu primeiro entre as mulheres mais escolarizadas nos grandes centros urbanos.


“A tendência é de convergência nas taxas, pois, entre os mais ricos, já não há mais espaço para queda porque a média de filhos por mulher já era muito baixa”, afirma.



Fonte: Antônio Góis E Fabio Grellet (RIO)

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MOMENTOS

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O Professor como Arquiteto da Aprendizagem

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Não é de hoje que grandes pensadores da educação sugerem que os educadores devem abandonar o papel de detentores do conhecimento e centralizadores da atenção nas aulas por uma postura mediadora, que favoreça uma aprendizagem colaborativa, centrada nas necessidades dos alunos. Paulo Freire criticou a “educação bancária” e recomendou uma “educação libertadora” que utilizasse e desenvolvesse a consciência crítica do educador e do educando. Para Moacir Gadotti, o professor deixaria de ser um lecionador e se tornaria um mediador do conhecimento, organizando a aprendizagem. Antônio Carlos Gomes da Costa citou uma metáfora de Peter Senge para explicar que a organização da aprendizagem precisa deixar o modelo de máquina e se transformar no modelo do jardim e do jardineiro, com relações marcadas pelo cuidado, pelo apreço e dedicação à vida de todos e cada um. Com a entrada das novas tecnologias nas escolas públicas e ao contrário do que muitos imaginam, essa mudança pode estar acontecendo.
Pesquisas recentemente realizadas indicam que a maioria dos professores das rede municipal do Rio de Janeiro não mais descarta o computador e a internet como modismos, deseja capacitações frequentes para melhorar seu trabalho com as novas tecnologias e sente-se motivada e receptiva para repensar suas práticas pedagógicas. A pesquisa “Megafone na Escola”, do Instituto Desiderata, concluiu que alunos e professores desejam ter mais computadores, internet e novas tecnologias nas escolas e acreditam que novas tecnologias e novas mídias são elementos essenciais para que “a escola se torne um lugar melhor para estudar e ensinar” e para que as aulas “fiquem melhores”. Uma outra pesquisa, realizada pelo Instituto Oi Futuro e a Secretaria Municipal de Educação, com o apoio do Ibope e do Instituto Paulo Montenegro, apresentou resultados ainda mais surpreendentes. Foram aplicados mais de 35 mil questionários para alunos, professores e diretores, com o objetivo de compreender o relacionamento desses três públicos com as novas tecnologias. As conclusões mais interessantes foram:
- A maioria absoluta dos três públicos (mais de 80% em cada) acredita que as novas tecnologias podem contribuir bastante para a aprendizagem;
- Professores e diretores consideram que capacitações relacionadas à utilização das novas tecnologias são as mais importantes para sua atuação profissional. Em segundo lugar, os professores optaram por capacitações voltadas para a integração de tecnologias às aulas e diretores desejam aquelas voltadas para gestão escolar;
- Os três públicos acreditam na necessidade da utilização das novas tecnologias para o desenvolvimento educacional. Para os alunos, as novas tecnologias os mantêm conectados ao seu mundo, aumentam seu conhecimento e sua autoestima; Para professores, elas são o canal para o conhecimento e para o mundo globalizado; Diretores concordam com os professores e creem que as novas tecnologias também têm o poder de democratizar o acesso à informação, estimulando a participação cidadã;
- 75% dos alunos da rede já têm computadores em casa, 66% deles acessam a internet diariamente de suas casas e menos de 20% ainda dependem de lan houses;
- A utilização de novas tecnologias por professores e diretores para compartilhar práticas ou soluções com colegas e para se conectarem aos alunos e familiares criando uma extensão do ambiente educacional ainda precisa de estímulos;
- Com relação ao conforto na utilização, como previsto, alunos dizem saber utilizar muito mais ferramentas do que professores e diretores e todos os públicos expressam o desejo de participarem de cursos com essa finalidade nas unidades de ensino;
- Mais de 60% de professores e diretores concordam totalmente (cerca de 15%) ou parcialmente (cerca de 45%) que atualmente as novas tecnologias vencem os livros como principal fonte de informação; No caso dos alunos, 45% deles concordam totalmente e 32% concordam parcialmente que a internet é uma melhor fonte de informações do que os livros.
Atenta aos resultados dessas pesquisas que comprovam mudanças na mentalidade e nas expectativas de professores e alunos, a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro está investindo na infraestrutura e manutenção das escolas, planejando cursos de capacitação para professores e gestores e remodelando metodologias, sistemas e práticas, sempre em parceria com o Ministério da Educação, institutos, fundações e empresas. Nossos professores ajudaram a criar e avaliar a utilização da Educopédia, uma plataforma colaborativa de aulas digitais que tem o mesmo peso que apostilas e livros didáticos nas salas de aula. Nessa avaliação, pesquisadores de universidades cariocas descobriram, por exemplo, que a grande maioria dos alunos acha que a plataforma facilita a compreensão dos conceitos, que ajuda no estudo para provas bimestrais e que as aulas ficaram mais interessantes, enquanto somente 9% dos professores acreditam que essa nova ferramenta não teve um impacto positivo na participação e motivação dos alunos. Os resultados de todas essas pesquisas estão à disposição para pesquisadores e para o público em geral.
O impacto das novas tecnologias já é uma realidade na vida de alunos e professores. Avaliar o que os melhores sistemas de educação do mundo fizeram no século passado sem uma análise prévia e cuidadosa desse impacto pode ser um grande erro. Nossas pesquisas em campo comprovam que o professor da cidade do Rio de Janeiro já está reavaliando a sua postura em sala de aula, com o desejo de se tornar um mediador e de aprender junto com os alunos. O investimento em novas ferramentas e procedimentos relacionados às novas tecnologias precisa fazer parte do planejamento estratégico de todos os governos se queremos, de fato, dar um salto na qualidade da educação pública no nosso país. Os educadores e alunos cariocas já sabem disso e estão ávidos por novidades. A preferência é que elas cheguem via Twitter, jogos virtuais e tablets.
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