sexta-feira, 19 de agosto de 2011

5 bons motivos para seu filho estudar filosofia

http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem
5 bons motivos para seu filho estudar filosofia: Boas aulas de filosofia vão muito além de uma simples discussão de achismos. Saiba por que é importante que o seu filho leve essa disciplina a sério

Atividades de Intervenção

http://rioeducainfancia.blogspot.com/
Atividades de Intervenção:


"O objetivo é sugerir atividades que contribuirão para o desenvolvimento das crianças. Se uma criança tem dificuldade em uma determinada área de desenvolvimento, alguns jogos e brincadeiras podem ser extremamente úteis. As atividades podem ser modificadas  de acordo com as práticas culturais  da região ou das famílias, assim como de acordo com os materiais disponíveis. Assim como todas as atividades infantis, essas atividades de intervenção devem sempre ser supervisionadas por um adulto.
Esperamos que estas sugestões possam ser um início para novas experiências compartilhadas entre adultos e crianças."

Texto: Desenvolvimento Infantil

http://rioeducainfancia.blogspot.com/
Texto: Desenvolvimento Infantil:
                                                              
No contato cotidiano com as crianças, somos testemunhas da enorme e rápida transformação pelas quais elas passam. Muitas vezes, num intervalo de pouquíssimos dias, um bebê que mal se sustenta em pé, apoiando-se na parede ou em móveis, começa a dar seus primeiros passos. É sempre um momento emocionante para quem acompanha o processo.  Os privilegiados que assistem momentos como estes são aqueles que convivem com elas, normalmente as famílias e nós, os  profissionais da Educação Infantil.
Muito se tem falado sobre a importância dos primeiros anos de vida – a primeira infância – para o Desenvolvimento Infantil. Isto acontece porque justamente na fase de zero a seis anos é que o ser humano se desenvolve com maior rapidez e intensidade do que em todo o resto de sua vida. Nesta fase especial da existência humana, desenvolvem-se as principais condições para ampliação das possibilidades de cada ser.  Isso significa que esta etapa da vida requer atenção e cuidados para que tais , de fato, se desenvolvam constantemente (continua...).



Sou pai, sou aluno

http://rioeducainfancia.blogspot.com/
Sou pai, sou aluno:

Estação Brincadeira

http://rioeducainfancia.blogspot.com/
Estação Brincadeira:

CONSELHO TUTELAR

O Conselho Tutelar é um órgão autônomo, encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente", conforme disposto no Estatuto da Criança e do Adolescente, artigo 131. Com base na Lei, cada Município deverá ter, pelo menos, um Conselho Tutelar, composto por cinco membros com mandato de três anos. O processo de escolha pela comunidade é de responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, sob fiscalização do Ministério Público.



Além dos conselheiros, que atuam diretamente, há uma Comissão de Ética, encarregada de analisar casos e denúncias, que podem ser enviados, pelo correio, à Rua Afonso Cavalcanti 455/695, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente(CMDCA). O reclamante deve relatar o assunto e, se houver, anexar documentos e indicar testemunhas. O telefone para contato com a Comissão de Ética dos Conselhos Tutelares do Município do Rio de Janeiro é 2976-2993/2976-4253



Ao todo, a Cidade dispõe de 10 Conselhos Tutelares, com áreas de atuação específicas, funcionando de 2ª a 6ª feira, das 9h às 18h. Nos fins de semana, os contatos com os conselheiros podem ser feitos através de celular.



Endereços dos Conselhos Tutelares



. 1ª CAS

Conselho Tutelar 01 - Centro
End.: Rua do Acre, 42. Sobrado - Centro.
Tel.: 2213-3085/ 2233-3166 / 8909-1445



. 2ª CAS

Conselho Tutelar 02 - Zona Sul
End.: Rua São Salvador, 56, Laranjeiras
Tel.: 2554-8295/ 2551-5143 / 8909-1469




Conselho Tutelar 03 - Vila Isabel
End.: Rua Desembargador Isidro, 48 - Tijuca
Tel.: 2288-9742 / 2214-3480 / 8909-1474



. 3ª CAS

Conselho Tutelar 04 - Méier
End.: Rua Dr. Leal, 706, 1º andar - Engenho de Dentro
Tel: 2593-7750 / 2593-7648 / 8909-1433



. 4ª CAS

Conselho Tutelar 05 - Ramos
End.: Rua Professor Lacê, 57. Ramos.
Tel.: 2573-0132 /2573-8715/ 8909-1457



. 5ª / 6ª CAS

Conselho Tutelar 06 - Madureira.
End.: Rua Capitão Aliatar Martins, 211. Irajá.
Tel.: 2482-3621 / 2482-3678 / 8909-1447



. 7ª CAS

Conselho Tutelar 07 - Jacarepaguá
End.: Estrada Rodrigues Caldas, 3.400 / sl. 20 / Prédio da Adm.
- Colônia Juliano Moreira - Taquara.
Tel.: 3347-3238 /3347-3291 / 8909-1444



. 8ª CAS

Conselho Tutelar 08 - Bangú
End.: Rua Silva Cardoso, 349 salas 8 e 9 Bangú
Tel.: 3332-0095/ 3159-9683 / 8909-1455



. 9ª CAS

Conselho Tutelar 09 - Campo Grande
Rua Tendi, 54, Centro - Campo Grande
Tel: 3394-2447/3394-2896/ 8909-1428



. 10ª CAS

Conselho Tutelar 10 - Santa Cruz
End.: Rua Lopes de Moura, 58 - Santa Cruz
Tel.: 3395-0988 / 3395-2623 /8909-1440

Conselhos de Direito

Conselhos de Direito


Representam a sociedade civil colaborando na formulação de políticas públicas setoriais.



. Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA)



Propõe e controla as políticas municipais para garantia dos direitos fundamentais da criança e do adolescente previstas em lei. A função do CMDCA é proteger as crianças e adolescentes de qualquer forma de negligência, abandono, omissão, exploração, violência, crueldade e opressão, além de organizar o processo de escolha dos Conselheiros Tutelares.
E-mail: cmdca@pcrj.rj.gov.br
Telefone: 2976-2993/4253/2293-0317


. Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS)



Este conselho aprova a proposta orçamentária a ser encaminhada à Câmara Municipal pelo Poder Executivo, para ações e serviços de assistência social, além de participar da elaboração do Plano Municipal de Assistência Social.
E-mail: cmas@pcrj.rj.gov.br
Telefone: 2976.2406/2976-2463

Operação da SMAS retira 16 adultos da cracolândia do Parque União


Nenhuma criança foi encontrada no local

17/08/2011

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) realizou na manhã de hoje, dia 17, uma nova operação, em parceria com as polícias Civil e Militar, na cracolândia do Parque União, na Zona Norte. No total, foram acolhidos 16 adultos. Nenhuma criança foi localizada.

O secretário Rodrigo Bethlem observa que este resultado destaca os avanços alcançados pelo novo Protocolo de Abordagem Social, adotado pela Prefeitura do Rio há cerca de três meses. "Quando chegamos em uma cracolândia e não localizamos crianças, isso é efeito do abrigamento compulsório, mostra que estamos conseguindo preservar vidas".O trabalho começou por volta das 5h e contou com a participação de 25 profissionais da SMAS, 20 policiais do 22º BPM e oito da DPCA. Esta foi a 24ª operação de combate ao crack em diferentes regiões da cidade, desde o dia 31 de março - a 3ª no Parque União.

Das três operações já realizadas na cracolândia e no entorno do Parque União, esta última apresentou uma redução de 60% no número de pessoas acolhidas em relação à primeira ação no local, em 10/06, quando a SMAS chegou a retirar 44 pessoas. No dia 03/08, foram 30.


Desde o dia 31 de março, já foram retirados dos principais pontos de consumo de drogas do Rio, 1381 pessoas (1121 adultos e 260 crianças e adolescentes). Após o processo de identificação na polícia, os adultos são encaminhados aos abrigos da rede socioassistencial do município.

Balanço das Operações

31/03Morro do Cajueiro - 83 pessoas retiradas das ruas (75 adultos e 8 crianças e adolescentes)
29/04
Lapa - 66 pessoas retiradas das ruas (22 adultos e 44 crianças e adolescentes)
02/05
Morro do Cajueiro - 85 pessoas retiradas das ruas (71 adultos e 14 crianças e adolescentes)
05/05
Ceasa - 58 pessoas retiradas das ruas (57 adultos e 1 crianças e adolescentes)
06/05
Jacarezinho - 87 pessoas retiradas das ruas (73 adultos e 14 crianças e adolescentes)
09/05
Zona Sul - 52 pessoas retiradas das ruas (33 adultos e 19 crianças e adolescentes)
12/05
Jacarezinho - 101 pessoas retiradas das ruas (80 adultos e 21 crianças e adolescentes)
19/05
Centro – 83 pessoas retiradas das ruas (67 adultos e 16 crianças e adolescentes)
25/05
Jacarezinho - 76 pessoas retiradas das ruas (60 adultos e 16 crianças e adolescentes)
03/06
Jacarezinho - 69 pessoas retiradas das ruas (53 adultos e 16 crianças e adolescentes)
08/06
Jacarezinho - 34 pessoas retiradas das ruas (28 adultos e 6 crianças e adolescentes)
10/06
Parque União, Ilha do Governador e Rodoviária - 44 pessoas retiradas das ruas (41 adultos e 3 crianças e adolescentes)
15/06
Morro do Cajueiro, Madureira e São José da Pedra - 90 pessoas retiradas das ruas ( 84 adultos e 6 crianças e adolescentes)
17/06
Zona Sul - 21 pessoas retiradas das ruas (15 adultos e 6 crianças e adolescentes)
21/06
Jacarezinho - 31 pessoas retiradas das ruas (28 adultos e 3 crianças e adolescentes)
28/06
Manguinhos – 58 pessoas retiradas das ruas (48 adultos e 10 crianças e adolescentes)
06/07
Zona Sul - 73 pessoas (59 adultos e 14 crianças e adolescentes)
13/07
Jacarezinho – 47 pessoas (37 adultos e 10 crianças e adolescentes)
15/07
Morro do Cajueiro - 36 pessoas (33 adultos e 3 crianças e adolescentes)
19/07
Jacarezinho - 53 pessoas (38 adultos e 15 crianças e adolescentes)
29/07
Morro do Cajueiro - 37 pessoas (33 adultos e 4 crianças e adolescentes)
03/08
Manguinhos e Parque União - 35 pessoas (30 adultos e 5 crianças e adolescentes)
12/08
Jacarezinho – 46 pessoas (40 adultos e 6 crianças e adolescentes)
17/08
Parque União- 16 pessoas (16 adultos)
Total: 1381 pessoas já foram retiradas das ruas (1121 adultos e 260 crianças e adolescentes).

EDI WESLEY GUILBER RODRIGUES DE ANDRADE: A PAZ É OCAMINHO

http://ediwesleyguilber.blogspot.com/2011/08/paz-e-ocaminho.html
EDI WESLEY GUILBER RODRIGUES DE ANDRADE: A PAZ É OCAMINHO

Escola de Bamba

http://construtoresdecidadania.blogspot.com/
Escola de Bamba: A E/SUBE/CED/Extensividade faz saber que no dia 16 de agosto de 2011,no Teatro Gonzaguinha, do Centro Cultural Calouste Gulbenkian, aconteceu o lançamento do Projeto Escola de Bamba para o carnaval de 2012, cujo o tema desenvolve os conhecimentos da matemática "Me conta quantas contas que eu te conto quantos contos".





A elaboração do projeto contou com a produção dos alunos do Pólo de Educação pelo Trabalho Telêmaco Gonçalves Maia, orientados pelo Professor Nilton Barbosa. Os alunos representantes do polo são: Bruno Pereira, Gabriel Augusto, Caroline Reis, Yago Gomes, Yan Gomes, Gabriel Lucas e William Silva.







O Professor Nilton Barbosa está a frente de outros projetos do PET, e motivado a continuar orientando os alunos nas diferentes formas de construção de conhecimento.



A Professora Christiane Penha, da 6a. Coordenadoria Regional de Educação (GED), esteve no centro cultural acompanhando tudo com entusiasmo, onde aproveitou para conversar com Nilton Barbosa e conhecer outras idéias desse professor polivalente.







A Coordenadora da E/SUBE/CED Maria de Nazareth Machado de Barros Vasconcellos incentiva a participação de professores e alunos nos projetos da SME, e nas visitas ao Centro Cultural Calouste Gulbenkian, na Rua Benedito Hipólito, 125 - Praça Onze.





Sacolas plásticas são a solução, pra quem?

http://scienceblogs.com.br/ecodesenvolvimento/
Sacolas plásticas são a solução, pra quem?:

Lendo os resultados do estudo que fez uma análise de ecoeficiência (eita palavrinha que não quer dizer nada) das sacolas plásticas me fez pensar...


5613401773_4076ac8ea7.jpg

Acondicionar lixo em sacolas plásticas é uma boa solução?

Pesquisa patrocinada pela Braskem, qual resultado você esperava? E outra, as pessoas só pegam sacolas plásticas quando vão ao supermercado? Hoje em dia te dão sacolas plástica na padaria, na banca de jornal, na papelaria, no delivery de comida, na loja de roupa, na casa de sucos, na barraquinha do camelô para qualquer quantidade e tamanho de mercadoria e ai? Esses e tantos outros casos não foram contabilizados... Não conta? O dia que uma pesquisa contemplar tudo isso eu passo a acreditar. 

Outro dado, quem disse que acondicionar lixo em sacolas plásticas é a melhor solução? Ok, eu sei que no momento é o que a maioria das pessoas podem, mas as pessoas deveriam saber que não é a melhor opção que existe, desperdiçar uma área gigante para acondicionar lixo e inutilizá-la para sempre não me parece solução muito inteligente... Então, a partir desse estudo a gente pode concluir que se você usar as suas sacolas plásticas para colocar o lixo todos os problemas estão resolvidos e não tem importância nenhuma usar sacolas plásticas, ok? O problema do lixo inexiste, certo?

Ah, se a vida fosse simples que nem esse estudo eu tava feliz... Mania cretina que as pessoas adquiriram ao achar que uma vez que você coloca alguma coisa no lixo o problema acaba...

Ultimamente a maioria dos supermercados (pelo menos os que frequento) andam disponibilizando caixas de papelão para as pessoas colocarem suas compras, o que eu acho muito mais prático de carregar do que sacolas plásticas. Acho formidável pois uso-as para colocar meu lixo reciclável, ou seja, não uso nenhum tipo de sacola. A quantidade de lixo molhado em casa é mínima e as sacolas que inevitavelmente aparecem em minha vida (como por exemplo a do delivery) são para o lixo molhado... É possível viver com o mínimo de sacolas plásticas é só querer, se esforçar e ficar atento. Nada muda se você não muda de comportamento e parece que o que mais pregam por aí é que você pode mudar sem mudar nada... Difícil, viu?

Imagem: http://www.flickr.com/photos/labcon/5613401773/sizes/m/in/photostream/

Read the comments on this post...

PSENSEC06 - Crianças recebem óculos da prefeitura!

MAIS ÓCULOS
Crianças recebem óculos da prefeitura!: Convênio com a Saúde entregou no mês de agosto os óculos para nossos alunos. Adoramos, muitos tinham problemas sérios de visão , os pais e as crianças aguardavam felizes, confira:






História do Samba para crianças!

http://adaoblogado.blogspot.com/
História do Samba para crianças!: O grupo Bebadosamba, montou um  espetáculo de Samba para crianças, é uma graça, conta a história do samba com ilustrações e músicas ao vivo, muita animação e cultura. Tudo haver com o PPP do CIEP Dr. Adão Pereira Nunes.









VOCÊ SABIA????Como combater o mofo dos armários

http://arte-de-fazer-artesanato.blogspot.com/
Como combater o mofo dos armários

Pediatra explica o que mito e o que é verdade no cuidado da febre infantil

http://www.samshiraishi.com/
Pediatra explica o que mito e o que é verdade no cuidado da febre infantil:

Nesta semana duas amigas virtuais estão com os filhos vivenciando situação de febre alta como eu vivi com #aos8 há poucas semanas. Duas situações bem diversas: uma, como no caso do meu caçula, não manifestou outros sintomas agravantes, enquanto que o outro, um bebê de um aninho, teve o diagnóstico de meningite.


Nas duas situações pesou muito o cuidado das mães com o sinalizador de que algo estava errado: a febre. Daí lembrei deste vídeo que vi há alguns dias e que começava a desmistificar esta preocupação constante dos pais e que pode ser um bom “guia” da saúde da criança.



Compartilhe no Facebook







EQUIPE DE FISCALIZAÇÃO LIBERTA 15 PESSOAS QUE PRODUZIAM ROUPAS PARA A ESPANHOLA ZARA EM SITUAÇÃO DE ESCRAVIDÃO

http://glaucocortez.com/
EQUIPE DE FISCALIZAÇÃO LIBERTA 15 PESSOAS QUE PRODUZIAM ROUPAS PARA A ESPANHOLA ZARA EM SITUAÇÃO DE ESCRAVIDÃO: As operações de fiscalização e combate ao trabalho escravo mostram, com cada vez mais frequência,  que este está presente não só em regiões pobres e em propriedades rurais pelo interior do país, como também nas grandes cidades, em plena capital paulista, o principal centro urbano, econômico e industrial do Brasil. A ação de fiscalização e [...]

O que desejo para você...

http://www.vithais.com.br/
O que desejo para você...:


Dizem que devemos fazer para o outro aquilo que gostaríamos que fosse realizado para nós. Nesta relação de contrapartida, o que realmente desejamos para o outro, para nosso próximo? Já parou para pensar que, de certo modo, nossas ações em relação ao outro repercutem mesmo para nós, senão em igual intensidade, sempre de algum modo?


Sendo assim, repense o seu cotidiano, momento a momento, atento a suas ações e pensamentos em relação ao mundo e as pessoas com as quais convive, traduzindo sempre da melhor forma possível, em busca de bons fluídos, de energia positiva, para que no final suas repercussões para todos, inclusive você, sejam as melhores possíveis.


Ao despertar o relógio, permita-se espreguiçar-se, retornar as energias, acordar de fato e agradeça por mais um nascer do sol.


Levante-se respeitando a velocidade do seu corpo, seus reflexos, sua força.


Ao lavar o rosto, procure sentir a água tocando sua face, é muito mais energizante do que se simplesmente agimos de forma mecânica, como algo que deve ser feito, há toda uma força positiva que este contato pode nos trazer.


Abrace seus familiares, faça com que isso se torne parte de todas as suas manhãs, não como uma rotina chata e sem sentido, mas como algo que demonstra o sentimento que os une, que tem um sentido muito maior que os laços sanguíneos por vezes nos fazem pensar, há o sentimento maior conhecido pela humanidade a aproximá-los, o amor.


O café da manhã, assim como todas as refeições, são momentos em que estamos dando aos nossos corpos a energia e tornando-o dispostos a realizações maravilhosas que todos os dias, silenciosamente, cumprimos para conosco, os outros, o meio em que vivemos.


No encontro com os amigos e colegas, na escola ou no trabalho, deve existir uma comunhão de interesses e desejos que inclui o trabalho e a produção, mas que vai além disso, que deve se estabelecer e acontecer em função da amizade, do entendimento, da cooperação e da realização dos projetos coletivos que os reúnem.


Ao ler um livro, assistir um filme, ir a  uma exposição, escutar uma música ou qualquer outra realização cultural, tente sorver, conversar, compreender e ouvir a voz do artista. É também um momento no qual estamos nos relacionando com alguém, mesmo a distância.


Na internet, nas redes sociais, no mundo virtual... Espalhe os melhores pensamentos e sentimentos, compartilhe a bondade, seja generoso, pratique a bondade, semeie a esperança e a realização de um mundo melhor.


Sua atitude, seu pensamento, suas ações repercutem, para o bem ou para o mal! Ajude a fazer com que todos os dias sejam de muita luz, paz, harmonia, realizações e amores.


Por João Luís de Almeida Machado
Membro da Academia Caçapavense de Letras

Quem sou eu? E você... Quem é?

http://www.vithais.com.br/
Quem sou eu? E você... Quem é?:


Sou o resultado de cada passo, respiração, encontro, leitura, viagem e tantas experiências que se acumulam ao longo de minha jornada. Sou filho, irmão, primo, tio, marido, pai, profissional, tudo numa única pessoa. Tenho passado, estou aqui neste momento presente e olho para o amanhã, vivendo o futuro que nunca me pertence, que está sempre adiante de mim. Ainda assim, com todas estas certezas, sou incompleto e há incertezas que me acompanham, como a todas as pessoas. Estou em permanente construção e, por isso mesmo, sou um eterno aprendiz...


E você... Quem é?


Por João Luís de Almeida Machado
Membro da Academia Caçapavense de Letras

Curso: Violência e Saúde Mental

http://saudementalrj.blogspot.com/
Curso: Violência e Saúde Mental:
 
Público alvo: profissionais de nível superior  da SMSDC 
(Saúde Mental e ESF)

Ementa:
-Aspectos históricos e epidemiológicos relacionados à violência;
-Promoção da saúde e prevenção da violência;
-Conceitos relacionados à violência;
-Tipos e naturezas de violências;
-Manifestações clínicas da violência;
-Alerta para os sinais e sintomas de violências contra crianças e Adolescentes;
-Acolhimento à vítimas de violência;
-Lidando com as situações de violência;
-Conseqüências psicológicas da violência;
-Rede de cuidados e de proteção social à crianças, adolescentes e adultos em situação de violência.

Turma I : APs 3.1, 3.2, 3.3, 5.1
Vagas: 45
Datas: 21/09; 28/09; 05/10 e 19/10
Horário: 9hs ás 13hs
Local: Prefeitura do RJ (Centro Administrativo São Sebastião), sala a definir.

Turma II : APs 1.0, 2.1, 2.2 e 4.0
Vagas: 45
Datas: 26/10; 09/11; 16/11 e 23/11
Horário: 9hs ás 13hs
Local: Prefeitura do RJ (Centro Administrativo São Sebastião), sala a definir.

Lista de Psicólogos habilitados para remanejamento da SMSDC

http://saudementalrj.blogspot.com/
Lista de Psicólogos habilitados para remanejamento da SMSDC:

Saiu Hoje (19/08) no Diário Oficial, a lista com os psicólogos habilitados para remanejamento na SMSDC.
http://doweb.rio.rj.gov.br/

"Os servidores habilitados no processo de remanejamento, não poderão desistir do remanejamento, conforme § 1°, Art. 2° da citada Resolução, deverão aguardar em exercício na unidade de origem até que outro servidor venha a ocupar sua vaga. Aqueles que, porventura, estiverem usufruindo qualquer tipo de licença somente serão remanejados ou apresentados após o término desta".

CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE ARTES DA SME-RJ

http://conexaodasartes-sme-rj.blogspot.com/
CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE ARTES DA SME-RJ:


ENCONTRO SOBRE ARTE CONTEMPORÂNEA


Jeff Koons




Professores de Artes Visuais da rede Municipal do Rio de Janeiro: já temos a nova data para o curso com a Fundação Bienal. Confiram pelo e-mail de Jacqueline Mac-Dowell:





Prezados Professores,



CONVITE PARA ENCONTRO SOBRE ARTE CONTEMPORÂNEA




O Educativo da Bienal, em parceria com o Secretaria de Educação do Rio de Janeiro, tem o prazer de lhe convidar para os
Encontros de Formação em Arte Contemporânea.



Os Encontros de Formação em Arte Contemporânea têm como principal objetivo promover uma reflexão sobre contemporaneidade e os caminhos da arte contemporânea. Os encontros apresentam os conceitos e artistas da exposição Em Nome dos Artistas e são uma oportunidade de se debater questões sobre o ensino da arte.



Local: Centro de Arte Calouste Gulbenkian, dia 26 de agosto de 2011, em dois horarios, das 9h as 12 e das 14 as 17h Vc pode se inscrever em um dos horarios.



Faça já sua inscrição pelos telefones 2976 2328 e 2976 2335, falar com Angelica, Rosanea ou Heloisa.



Sucesso!



Jacqueline Mac-Dowell Arte Educadora SMERJ-CT
Artes Visuais IHA - Equipe Artes
tels (021) 99797795 9712 4445




NOTAS:
Para saber mais sobre a exposição Em Nome dos Artistas, ver: "Em Nome dos Artistas": http://www.bienal.org.br/FBSP/pt/ProjetosEspeciais/Projetos/Paginas/Em-Nome-dos-Artistas.aspx
Ou: "Curador da exposição Em Nome dos Artistas fala sobre o museu Astrup Fearnley":http://www.bienal.org.br/FBSP/pt/Noticias/Paginas/Gunnar-Kvaran-fala-sobre-cole%C3%A7%C3%A3o-Astrup.aspx


Postado por Imaculada Conceição Manhães Marins

EDITAL: FUNARTE ARTES VISUAIS

http://conexaodasartes-sme-rj.blogspot.com/
EDITAL: FUNARTE ARTES VISUAIS:


(cliquem na imagem para ampliá-la)


Inscrições abertas:
REDE NACIONAL ARTES VISUAIS 8ª EDIÇÃO






Referências:


Jacqueline Mac-Dowell



Arte Educadora



SMERJ-CT Artes Visuais

IHA - Equipe Artes



tels (021) 99797795 9712 4445




Postado por Imaculada Conceiçao Manhães Marins