segunda-feira, 2 de maio de 2011

Cúpula Mundial de Inovação para a Educação

"Estão abertas as inscrições para o World Innovation Summit for Education (WISE) Awards 2011. Os candidatos podem apresentar projetos educacionais inovadores desenvolvidos em quaisquer regiões do mundo e de quaisquer setores da educação. As inscrições devem ser feitas no site www.wiseprizeforeducation.org. até o dia 31 de maio.

Esta terceira edição do concurso anual WISE Awards, que mais uma vez valorizará iniciativas bem-sucedidas, terá como tema Transformar a educação: Investimentos, Inovação e Inclusão. Os 6 projetos que, na opinião do júri, oferecerem mais benefícios para a educação e a sociedade serão apresentados e recompensados durante a WISE 2011 (Cúpula Mundial de Inovação para a Educação), que se reunirá em Doha, Catar, de 1 a 3 de novembro.

Os projetos vencedores receberão o reconhecimento de um júri formado por especialistas e um prêmio no valor de US$ 20.000. Além disso, a cobertura que terão na mídia contribuirá para promover o trabalho desenvolvido no âmbito desses projetos e criar laços com a comunidade global.

Mais informações no site www.wiseprizeforeducation.org.
"
Publicar postagem

Prêmio Microsoft Educadores Inovadores recebe inscrições

Prêmio Microsoft Educadores Inovadores recebe inscrições: "Estão abertas até o dia 26 de junho as inscrições para a sexta edição do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores, que valoriza e reconhece os melhores projetos educacionais desenvolvidos por professores brasileiros que utilizam a tecnologia para melhorar os processos de ensino e aprendizagem.

Educadores de todo o Brasil podem se inscrever nas seguintes categorias: Escolas Públicas de Educação Básica, Ensino Técnico - Educador Inovador Escola Técnica, Escolas Particulares - Educador Inovador Escola Particular; Educador Inovador.

Para concorrer, basta acessar o site www.educadoresinovadores.com.br e seguir as instruções. O Prêmio Microsoft Educadores Inovadores conta com três etapas. Até o dia 22 de julho, vinte e um projetos serão escolhidos e participarão do evento nacional de premiação que será realizado em São Paulo no dia 3 de agosto.

Aqueles que apresentarem os melhores trabalhos serão premiados com um Notebook contendo o sistema operacional da Microsoft e um pacote de aplicativos Office. Assim, poderão dar continuidade na criação de novas ideias, beneficiando cada vez mais pessoas e compartilhando o gosto e o conhecimento pela tecnologia educacional.

Após a etapa nacional, os responsáveis pelos projetos vencedores nas categorias destinadas à educação básica (escolas públicas) apresentarão seus trabalhos no Microsoft Innovative Education Forum - Latin America, que ocorrerá entre agosto e setembro no Chile.

Os classificados na fase regional irão participar do Microsoft Worldwide Innovative Education Forum que será realizado em novembro deste ano em Washington, nos Estados Unidos da América.

Mais informações no site www.educadoresinovadores.com.br.

"

CULMINÂNCIA DE ABRIL 2011

http://zilkacreche.blogspot.com/
CULMINÂNCIA DE ABRIL 2011: "

Hoje realizamos a culminância do 1º trimestre de 2011, com exposição das atividades desenvolvidas no período. Tivemos apresentações de histórias, músicas e vídeo mostrando o dia-a-dia na creche. Tudo feito pelos alunos e educadoras da Creche Zilka Salaberry.
Contamos com a presença de vários Pais e Responsáveis, que assistiram a tudo com muita satisfação.
Um sucesso!!!
Foi um prazer de receber a visita da Patrícia (GED-6ªCRE) que acompanhou todo o evento e elogiou muito o nosso trabalho.

Para ver tudo o que rolou na culminância
cliqueAQUI

"

2ª etapa da Trilha Educativa "Sociedade e Ciências Sociais e Naturais"

http://bairroeducador.blogspot.com/

Parabéns pelo belo trabalho.

2ª etapa da Trilha Educativa "Sociedade e Ciências Sociais e Naturais": "
Nos dias 19 e 20 de abril, os alunos do 3° ano da Escola Municipal Jornalista Brita Broca caminharam mais uns passos pela Trilha Educativa “Sociedade, Ciências Sociais e Naturais”.
Dessa vez, a professora Marlene de Azevedo deu uma brilhante aula de ciências Naturais ao ar livre. Percorremos uma longa trilha pelo rio da comunidade da Formiga, onde pudemos observar, refletir e aprender ao vivo e a cores conteúdos abordados dentro da sala de aula. Nesta aula, onde os alunos sairam da escola e olharam à comunidade em que vivem sob o olhar científico, ampliando naturalmente o prazer de aprender.
O roteiro de observação elaborado por Marlene teve como foco as espécies de plantas, os animais, o lixo, o desmatamento e a reflexões do que pode ser feito para melhorar a realidade encontrada. O lixo encontrado ganhou um destaque maior devido ao grande acumulo espalhado no rio. ]
Para caminhar conosco nessa Trilha Educativa, tivemos a participação da Agente Comunitária de Saúde, Nancy, que é uma liderança comunitária e está a frente dos mutirões de limpeza pela comunidade. Ela é uma das organizadoras do movimento Lixo no Lixo por uma Formiga Linda e Limpa. Sua presença foi de enorme contribuição, pois ela nos contou suas experiências e pode dar varias lições de educação ambiental que só o saber local pode contribuir.

Nancy ainda explicou que o lixo atrai roedores e que quando chove a água da chuva pode ocasionar doenças como leptospirose. 'A transmissão desta doença se dá pelo contato com a água de enchente e lixo contaminados com a bactéria. Os ratos atraem cobras que já picaram moradores da Formiga', afirmou. Ela, a todo momento, ressatava a importância das crianças conscientizarem os pais a participarem dos mutirões de limpeza.
Contamos também com o nossos parceiros Daniel e a Marly do Programa Água Para Todos-CEDAE. Daniel, por ser biólogo, pode com seu conhecimento especifico dar o seu apoio a aula da professora Marlene. Marly, moradora local, e mãe de uma das alunas que participaram da trilha educativa, ajudou bastante com seu conhecimento na organização da trilha.
A professora Malene apontou a queimada de lixo como um dos problemas, pois alem matar o solo é um perigo de vida para toda a população da Fomiga e para os seres vivos da mata!
Nesta etapa da trilha Educativa pudemos trabalhar diversos conteúdos curriculares, tais como:
- Saúde, quando abordamos as doenças relacionadas ao lixo;
-Noções iniciais de Ecologia, identificação de nichos ecológicos; espécies de plantas;
-Cuidados humanos com as condições de vida em seu planeta-casa, - Reconhecimento os agentes poluidores do meio ambiente, relacionando-os às ações humanas de jogar o lixo nos rios;
- Cadeias/ teias - Através do reconhecimento da interação entre os seres nas teias alimentares. Exemplo, a cobra é o predador do rato.
"

Especialistas defendem separar meninos e meninas nas escolas (Não!!)

Especialistas defendem separar meninos e meninas nas escolas (Não!!): "
02 de maio de 2011
| Folha.com | SP




Educação meninos e meninas no mundo
MARINA MESQUITA DE SÃO PAULO
Desde 2009, a Escola do Bosque, para meninos, e a Escola Mananciais, para meninas, funcionam no mesmo prédio em Curitiba, e seus estudantes não se cruzam, nem no intervalo das aulas.
'Meninos e meninas precisam de um aprendizado diferenciado, pois o amadurecimento deles é diferente', afirma Valdir Fernandes, diretor de formação da Escola do Bosque.
No Brasil, segundo Fernandes, há apenas quatro escolas no formato. No resto do mundo, no entanto, o número de escolas 'single-sex' tem crescido --há cerca de 210 mil, em 70 países.
Os defensores do método afirmam que a separação de meninos e meninas durante a primeira parte da educação tem impacto nos resultados acadêmicos.
Segundo estudo da Easse (Associação Européia de Educação do Mesmo Sexo, em inglês), no Reino Unido, das 29 escolas públicas que se encontram entre as cem melhores, 25 são de educação diferenciada.
O Ofsed britânico (Gabinete para Padrões em Educação, em inglês) recomendou a separação por sexo.
Segundo eles, em escolas de educação diferenciada, as meninas se interessam por ramos considerados masculinos como a informática, a química e a matemática, pois os cursos são adaptados às suas necessidades.
Mas proposta de separação é controversa.
'Além da função acadêmica, há outros processos de aprendizagem que se dão dentro do espaço escolar. Por exemplo, a escola tornou-se importante na socialização', diz Helena Altmann, professora da faculdade de educação física da Unicamp.
Para Lise Eliot, neurocientista autora de 'Pink Brain, Blue Brain', não há diferenças neurológicas que justifiquem a separação. 'Meninos e meninas são mais parecidos do que diferentes.'
"

PARADIGMA

http://loungeempreendedor.blogspot.com/
PARADIGMA: "

Alguns termos costumam fazer história quando o assunto é gestão de negócios. Paradigma é um deles. O “efeito-paradigma”, que impede pessoas e empresas de aproveitarem oportunidades ou as impulsiona a repetirem velhos modelos para solucionar novos problemas, é cada vez mais discutido entre gestores e empreendedores.
Thomas Kuhn, um físico norte-americano, em 1962 já falava sobre o assunto. Ele argumentava que paradigmas científicos reuniam informações que limitavam o território de pesquisa procurando as mesmas soluções para problemas enfrentados pela ciência. E pior: se essa solução repetida surtisse efeito, ela reforçava a crença neste paradigma estabelecido.


Mas então, qual é o problema com relação ao “efeito-paradigma”, se a solução repetida traz resultado positivo?
Quando um paradigma é exigido até o seu limite, a incapacidade de resolver os problemas mais atuais começa a acumular. Não há resposta que dure para sempre.
Paradigmas filtram novas experiências e levam as pessoas a ver o mundo, o tempo todo, sob a mesma perspectiva. São eles que influenciam sensivelmente suas decisões e podem bloquear a criatividade e inovação em seu negócio.
Por tratar-se de um conjunto de regras, regulamentos ou padrões nem sempre reconhecíveis racionalmente é comum que ao se deparar com uma nova situação, o cérebro faça um filtro sobre o que melhor se adapta às suas regras e padrões e ignore o resto. Tal efeito pode cegar empresários com relação a novas oportunidades, fazer com que vendedores não percebam novos mercados ou gerentes não considerem formas mais eficazes de administrar negócios e pessoas.
Se você tem mais de 40 anos, certamente lembra-se de Gabriela, Cravo e Canela. Os versos cantados por Maria Bethânia traziam em um tom brejeiro a crença de que só pode haver um modo de viver e de ver o mundo, afinal dizia assim: eu nasci assim, eu cresci assim, e sou mesmo assim, vou ser sempre assim... Gabriela... sempre Gabriela”
Tenho certeza que você já se deparou com empresários que falam, pensam e agem exatamente dessa forma. Quantas vezes você mesmo repetiu o discurso: “em time que está ganhando, não se mexe”?
Pois, eu lhes digo: para uma empresa continuar a crescer é necessário passar por mudanças. Para um profissional ascender em sua carreira também. Com tantas mudanças ocorrendo no mundo afora, insistir em querer fazer tudo igual, sem chance de abrir uma possibilidade para o novo pode ser um perigo muito grande.
Nos anos 40, um professor americano, Chester Carlson, apresentou à IBM e General Electric sua nova invenção: uma “geringonça” que tirava cópias de documentos. Em plena ascensão, IBM e GE rejeitaram sua idéia, que foi aceita pela Xerox. Resultado: criou-se um mercado bilionário de copiadoras e boas empresas perderam boas oportunidades. Isto sem contar casos como da Apple, 3M ou do cinto de segurança “three-point” da Volvo. Experiências que transformaram as trajetórias destas empresas e mostram como uma nova visão ou uma nova explicação para velhos problemas podem revolucionar a compreensão do próprio negócio.
Portanto, se um paradigma pode aumentar sua confiança e conforto na tomada de uma decisão; o medo de dar errado, arriscar ou não ser aceito pode impedi-lo de conquistar novos desafios. Se você deseja conhecer novos mundos, precisará abandonar velhos mapas.

ANA MARIA MAGNI COELHO
Publicado em O Diario de Mogi
28 de abril de 2011
"

DICA DE CINEMA - AMOR?

http://elosdasaude.wordpress.com/

AMOR?: "

O Centro de Estudos do Núcleo de Promoção da Solidariedade e Prevenção das Violências do Município do Rio de Janeiro promove, dia 11 de maio, uma sessão exclusiva do filme Amor?, de João Jardim, voltada para profissionais de saúde, jovens promotores de saúde e parceiros envolvidos na prevenção e atenção a situações de violência. O evento é atividade preparatória para o Mês de Prevenção da Violência no Namoro, que acontecerá em junho.


Após a exibição do filme, será realizado um debate com membros da produção do longametragem e especialistas da área. O evento será realizado na UERJ (Rua São Francisco Xavier 524, bloco F, auditório 53) de 13h as 17h. A entrada é franca e o credenciamento será feito no local.


Assista ao trailer e conheça o blog do filme Amor?







"