quarta-feira, 21 de março de 2012

O nascimento de futuros cientistas em Acari

 http://www.educacao10.syncmobile.com.br/
O nascimento de futuros cientistas em Acari:
Sou professora do Ensino Fundamental, com formação em História, e participo de uma revolução na qualidade da educação pública da cidade do Rio de Janeiro. Como docente da Escola Municipal CIEP Dr. Adão Pereira Nunes, venho dividir minha experiência com o projeto ‘Cientistas do Amanhã’.
Esse projeto maravilhoso tem proporcionado melhorias consideráveis no processo de aprendizagem dos alunos da turma 1.203, através da leitura dos textos e das experiências propostas – e tem estimulado o interesse e aguçado a curiosidade das crianças para o saber cientifico. A cada dia de aula de Ciências, os alunos me surpreendem com suas perguntas, colocações e produções textuais.
Com esta experiência, as crianças aprenderam o que são hipóteses e, principalmente, a formulá-las. Um exemplo desse desempenho foi o passeio que fizemos aos jardins da Pontifícia Universidade Católica (PUC). Num dado momento, começou a garoar e o aluno Nicolas disse para eu não me preocupar, pois não nos molharíamos. Perguntei por quê? E ele respondeu que era devido ao fato de as copas das árvores serem muito grandes e cheias. Em seguida, pensou um pouco e afirmou que aquela era a sua hipótese. Os guias da PUC ficaram maravilhados com a colocação do aluno. Ao final do passeio, perguntei à turma se a hipótese do Nicolas tinha sido confirmada ou refutada. De fato ela se confirmou, e não nos molhamos.
Esse projeto tem despertado a consciência ambiental nos alunos e estimulado a interação e o companheirismo entre eles, pois a maioria das atividades é realizada em grupos.
Tem sido fantástico observar as crianças que moram na comunidade de Acari, onde o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é baixíssimo, com brilho nos olhos e sonhos de se tornarem cientistas. São essas coisas que me fazem ter orgulho de fazer parte dessa rede e estar diretamente ligada a esse processo.
Profª Gwendolyn Sonia da S. Brathwaite
CIEP Dr. Adão Pereira Nunes

FÓRUM DE SAÚDE MENTAL

Confirmamos o Fórum de Saúde Mental para o dia 26/03  (segunda-feira)
às 9:30h no CMS Alice Tibiriçá
- Rua Juruti, s/nº - Irajá.

Tema: Reflexão e ampliação da discussão sobre o "conceito" de grupo de
recepção no espaço do Fórum de Saúde Mental.
            Construção de propostas para a Porta de Saída dos serviços (CAPS e
Ambulatórios). "Reorganização da rede".

          Informe: Construção de serviço para atender aos casos
graves de crianças
e adolescentes sem atendimento da área da CAP. 3.3 (Propostas do GT)

IDÉIAS DE PÁSCOA - Quadro de recados com um toque de páscoa, como fazer

 http://www.viladoartesao.com.br/blog
Quadro de recados com um toque de páscoa, como fazer:
Monte seu próprio quadro de recados com tema de páscoa

Engraçado mas nós não temos ainda o costume de decorar a casa para a páscoa como decoramos no final do ano. Poucos são os que lembram de colocar uma guirlanda pascoalina na porta, ou montar uma árvore de ovos ou encher de coelhos bonecos pela casa. Pra dar um incentivo, vamos aprender a fazer um quadro de recados com motivos de páscoa que você pode colocar no quarto das crianças, na cozinha ou no seu atelier.
A grande dica aqui é utilizar o con-tact, o adesivo plástico no modelo que oferece justamente essa função do escreve e apaga. A vantagem  desse material é que podemos aplica-lo no suporte que desejarmos ou tivermos disponível, baixando bastante o custo do projeto. Nessa sugestão o suporte é a própria parede. Vamos conferir então o passo a passo que os amigos da Con-tact prepararam especialmente para a Vila.

Como fazer um quadro de recados


Prepare seu material para o quadro de avisos Para nosso projeto vamos usar con-tact nos modelos Escreve-apaga, branco opaco, petit poá rosa chá, uma tesoura e uma caneta permanente.
O con-tact peit poá já vem com vários moldes de desenhos e letras no verso, que podemos aproveitar em nossos projetos. É isso que faremos, usando o molde do coelho. Recorte o molde do coelho do contact petit poá
Recorte o molde do coelho no contact petit poá Recorte o molde do coelho no contact petit poá.
Marque o contorno do coelho com a caneta permanente fazendo um tracejado como se fosse um pesponto. Reserve seu coelho. Marque o contorno do coelho com a caneta permanente
Para fazer as pegadas vamos usar círculos em dois tamanhos Para fazer as pegadas do coelho vamos usar círculos em dois tamanhos, um maior e três menores. O tamanho fica ao seu gosto e vai depender das dimensões do seu mural de recados. Corte também no con-tact branco, um retângulo para servir de base das pegadas.
Cole o círculo maior na base branco opaco.  Cole o círculo maior na base branca e sobre ele os três menores
Sobre o círculo grande cole os três menores Sobre ele cole os três menores, fazendo a sua pegada.
Recorte o contorno da pegada. Recorte o contorno da pegada
Prepare quantas pegadas quiser Prepare quantas pegadas quiser e reserve.
Clique aqui e imprima o molde das orelhas do coelho. Depois transfira para o verso do con-tac branco opaco e recorte. Para as orelhas do coelho imprima o molde
Recorte os detalhes das orelhas no con-tact petit poá Recorte os detalhes das orelhas no con-tact petit poá.
Aplique os detalhes nas orelhas e faça o contorno do mesmo jeitinho que fizemos no coelho, como se fosse um pesponto. Aplique os detalhes nas orelhas e faça o contorno
Recorte o contact escreve-apaga Recorte um pedaço do con-tact Escreve-apaga no tamanho desejado e aplique em sua parede. Pode ser também na porta do seu armário ou do seu quarto.
Termine aplicando os detalhes: os coelhos, as pegadas e a orelha que também fica colada na parede. Cole detalhes no quadro de recados

A dica para aplicar é usar uma espátula no mesmo sentido do movimento que fizer para a colagem. Qualquer bolha que ficar você remove com um pano macio em movimentos do centro para fora.
Mudou de ideia e quer remover da parede? Use um secador de cabelos em temperatura bem quente que a cola soltará sem dificuldades.
Agora conta aí se não dá pra inventar alguma moda com essa dica, heim?
Aproveite e confira outras ideias para esse material, clique Geladeira com toque retrô
Fotos e passo-a-passo: Con-tact
Muitas dicas de Artesanato e Decoração em: Vila do Artesão - Blog de Artesanato Decoração Dicas Passo a Passo Técnicas Reciclagem

Incentivando a Leitura na creche Zuzu Angel.

 http://cmzuzuangel.blogspot.com/
Parabéns!!!Despertando para leitura desde os primeiros anos.

Incentivando a Leitura na creche Zuzu Angel.:

POLO DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO ANTENOR NASCENTES ANO DE 2012

 http://petanrj.blogspot.com/

POLO DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO ANTENOR NASCENTES ANO DE 2012: CAROS ALUNOS E PROFESSORES; SEJAM BEM VINDOS NO ANO LETIVO DE 2012.

EVENTO REALIZADO NO POLO DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO ANTENOR NASCENTES  NO DIA 21/03/2012.
RIO + 20 
TEMA SUSTENTABILIDADE.

ESCOLAS PARTICIPANTES DO EVENTO- AS ESCOLAS MUNICIPAIS DA 6ª CRE E O PRÓPRIO POLO ANTENOR NASCENTES.


VEJAM AS FOTOS DAS ATIVIDADES REALIZADAS NO POLO PELAS OFICINAS DE FOTOGRAFIA , PROPAGANDA E MARKETING COM JOGOS EDUCATIVOS, ARTE COM ESTILO(CUSTOMIZAÇÃO), ARTE EM MADEIRA,JORNAL ESCOLAR, TAPEÇARIA,JORNAL ESCOLAR ,GRAFISMO E  BRINCANDO COM MATEMÁTICA.
 TEMA ABORDADO SUSTENTABILIDADE.
VEJAM AS FOTOS:
NA OFICINA DE FOTOGRAFIA, TRABALHOU-SE A CRIAÇÃO DA IMAGEM DA SUSTENTABILIDADE NA CARROCERIA DE UM CARRO .
TEMA : O CARRO DA SUSTENTABILIDADE





















NA OFICINA DE JOGOS EDUCATIVOS FOI APRESENTADO JOGOS  FEITOS COM MATERIAIS  REAPROVEITADOS QUE IRIAM PARA O LIXO.
OBJETIVOS DOS JOGOS:
COORDENAÇÃO MOTORA, LATERALIDADE ETC.





NA OFICINA DE ARTE COM ESTILO REUTILIZA-SE TAMBÉM MATERIAIS REAPROVEITADOS QUE IRIAM PARA O LIXO, TRANSFORMANDO O LIXO EM LUXO.
VEJAM AS FOTOS:

NA OFICINA DE GRAFISMO FOI REALIZADO JUNTO COM OS ALUNOS ,UM PAINEL SOBRE O TEMA DA SUSTENTABILIDADE PARA O EVENTO.
VEJAM AS FOTOS:












NA OFICINA BRINCANDO COM MATEMÁTICA FEZ-SE FIGURAS GEOMÉTRICAS COM MATERIAL DESCARTÁVEL (CANUDINHOS ).
VEJA AS FOTOS: