quarta-feira, 8 de agosto de 2012

EDI PROFESSORA BEATRIZ COMEMORA O DIA DA SAÚDE



O Dia da Saúde é comemorado em 5 de agosto, os pequeno sabem disso pois fizeram uma grande comemoração "brincaram de Equipe de Saúde", colocaram o jaleco, usaram o estetoscópio, pra ouvir o coração bater.
Parabéns a todos pelo trabalho, temos que cuidar da saúde desde pequeno.
O interessante é que prestam atenção e fazem direitinho.
Muito chique!!Muito fashion esta médica!!!



 
 

ATENÇÃO - Estudo aponta que 30% das crianças têm colesterol elevado

 http://drauziovarella.com.br/
Estudo aponta que 30% das crianças têm colesterol elevado:

Um levantamento realizado pelo Ambulatório de Nutrição Clínica do Instituto Dante Pazzanese, unidade da Secretaria da Saúde de São Paulo, serve como alerta aos pais: cerca de 30% das crianças e adolescentes com histórico familiar de cardiopatias têm colesterol elevado.
Divulgado nesta quarta-feira (08/08/2012), data em que é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Colesterol, o estudo mostrou, também, que 87% das 100 crianças e adolescentes avaliados, com idades entre 5 e 17 anos, ingerem quantidades excessivas de gorduras, o que leva a um quadro de 8% com alto nível de LDL, o colesterol “ruim”, e 45%  com nível abaixo do ideal de HDL, o colesterol considerado bom.
É preciso ficar atento a esses valores, já que o aumento do mau colesterol  e a diminuição do colesterol bom é uma das principais causas de doenças cardiovasculares.
Ainda de acordo com a pesquisa, 40% das crianças avaliadas têm vida sedentária, fator de risco importante para esse grupo de doenças. Para reverter a situação, é importante incentivar a prática de exercícios físicos e adequar os hábitos alimentares ainda na infância, evitando o descontrole dos níveis de colesterol no futuro, quando é mais difícil adotar práticas saudades no dia a dia.

FIQUE SABENDO Dia de combate ao colesterol: dieta saudável e exercícios físicos auxiliam prevenção

 http://www.blog.saude.gov.br/
O Ministério da Saúde fala um pouco sobre o colesterol  e a dieta saudável.
Dia de combate ao colesterol: dieta saudável e exercícios físicos auxiliam prevenção:


Foto: Corbis Images
No Dia Nacional de Combate ao Colesterol, lembrado nesta quarta-feira, 8 de agosto, é importante ressaltar a necessidade de aliar à prática de atividades físicas uma dieta saudável. Como o colesterol alto normalmente é uma doença silenciosa, também é recomendado acompanhamento médico para exames de rotina.
“O excesso de colesterol é o principal fator de risco para as doenças cardiovasculares. Por isso, é preciso combinar uma alimentação rica em nutrientes, e também aumentar o consumo de fibras, que diminuem a absorção do colesterol”, orienta a nutricionista da Coordenação de Atenção à Saúde do Servidor do Ministério da Saúde, Nádia Barrem. A atividade física, além de prevenir o excesso de peso e diminuir o nível de gordura no sangue, auxilia no aumento do HDL (colesterol bom), fundamental para o bom funcionamento do organismo.
A nutricionista explica que as alterações inicialmente causadas pelo alto índice de colesterol não costumam ser acompanhadas de sintomas. Por isso, é essencial que o indivíduo realize exames de sangue. “O ideal é fazer exames uma vez por ano a partir dos 10 anos de idade, com atenção maior depois dos 30. Se a pessoa tiver antecedente na família de doenças cardiovasculares, o indicado é começar o tratamento na infância e continuar ao longo da vida”, diz.
O fígado produz diariamente um grama de colesterol, quantidade suficiente para suprir as necessidades do corpo. Mas, a alimentação é uma fonte importante na produção do bom colesterol. “O colesterol é responsável pela formação de membranas celulares, pela produção de hormônios sexuais, cortisol, vitamina D e de sais biliares. Além disso, o bom colesterol contribui para remoção do LDL (colesterol ruim) e diminui a formação de gordura, devendo ser mantido em bons níveis”, finaliza.
Fonte: Érica Santos / Agência Saúde

FIQUE SABENDO - Dia Nacional de Controle do Colesterol

 http://www.psfsantamarta.com/
O PSF SANTA MARTA fez esta postagem em seu Blog, achei muito interessante e repassei pra todos.
Dia Nacional de Controle do Colesterol:
Celebrado no dia 8 de agosto, o Dia Nacional de Controle do Colesterol não é só um alerta aos riscos que o colesterol elevado apresenta. É também um convite às mudanças de hábitos alimentares, à prática de exercícios físicos e ao abandono do cigarro. O conjunto de medidas saudáveis resulta não só no equilíbrio dos níveis de colesterol como na prevenção e manutenção de doenças como diabetes e hipertensão arterial.

O colesterol é uma substância responsável por diversas funções do organismo. Entre elas, o transporte das gorduras pelo sangue, a manutenção das células e a fabricação de hormônios e de vitamina D , explica Cyntia Carla da Silva, coordenadora de nutrição do Hospital do Coração.

A especialista esclarece ainda que a maior parte do colesterol é fabricada pelo próprio organismo. Apenas 30% do colesterol total são provenientes da alimentação. Os outros 70% são sintetizados pelo fígado , completa. O colesterol proveniente da dieta está exclusivamente presente nos alimentos de origem animal, como gema de ovo, frutos do mar, carnes gordas, embutidos, leite e laticínios integrais.

As gorduras saturadas e trans também são apontadas como contribuintes para o aumento do colesterol. As gorduras saturadas são encontradas principalmente nas gorduras das carnes, no leite integral e nos seus derivados, no coco e no azeite de dendê. Já as margarinas em tabletes, as gorduras industriais usadas na preparação de chocolates, cremes, biscoitos recheados e sorvetes são alimentos ricos em gordura trans , lista a especialista do HCor.

Cyntia alerta que os problemas surgem, na maioria das vezes, quando as pessoas passam a ingerir colesterol e gordura saturada em excesso. Ela explica que, nestes casos, a gordura excedente não é totalmente aproveitada pelo organismo e começa a ser depositada nas artérias, formando as placas de gordura. O uso de pílulas anticoncepcionais e problemas como hipotireodismo são outros fatores contribuintes para o aumento do colesterol.

Um dos pontos negativos do colesterol elevado é que, normalmente, o descontrole não apresenta sintomas até levar a uma conseqüência mais grave. Todos que tiverem as taxas de colesterol elevadas precisam de acompanhamento médico. As primeiras alternativas de tratamento são mudanças no cardápio e prática de exercícios. Mas, é sempre bom lembrar que cada indivíduo tem a necessidade de um tratamento específico , orienta Samantha Christie Enande, nutróloga da Clínica Valéria Marcondes.

Mantenha os níveis saudáveis
É importante ressaltar que, por desempenhar tarefas importantes no organismo, o colesterol não pode ser visto apenas como vilão. Dividido em colesterol bom (HDL) e ruim (LDL), as duas frações devem se manter equilibradas.



O HDL remove o excesso de colesterol no sangue, reduzindo o risco de formação das placas de gordura. Por isso, quanto maior a quantidade, melhor. Os baixos níveis do colesterol do bem indicam grande risco para o desenvolvimento de doenças cardíacas, como infarto. É aconselhável que a taxa de HDL seja maior ou igual a 60 mg/dL.

Enquanto isso, o LDL é o responsável pela formação de placas de gordura nas artérias, o que prejudica a passagem de sangue, indicando risco de infarto e derrame cerebral. O nível de LDL sangüíneo tido como ótimo é menor do que 100 mg/dL.

Dicas para atingir os níveis recomendados
1. Substitua o leite e seus derivados integrais (requeijão, iogurtes, queijos gordurosos) pelas versões desnatadas.
2. Dê preferência à margarina vegetal cremosa, rica em gordura insaturada.
3. Evite preparar os alimentos com banha de porco, bacon e gordura de coco.
4. Controle a ingestão de miúdos de boi e ave, como coração, miolo e fígado.
5. Controle a ingestão de ovos. Consuma, no máximo, dois por semana. Atente ainda às preparações que levam ovos, como panquecas, tortas, suflês e bolos.
6. Evite carnes gordurosas, como picanha, cupim, lingüiça e embutidos. Controle também a ingestão de frutos do mar.
7. Retire a pele do frango antes do cozimento.
8. Leia os rótulos alimentícios e evite os alimentos que contêm gorduras saturadas e hidrogenadas.
9. Prefira alimentos grelhados e cozidos.

FIQUE SABENDO - Alimentos transgênicos – Saiba como identifica-los

 http://www.mundosustentavel.com.br/
Alimentos transgênicos – Saiba como identifica-los:

Por Nadia Cozzi, consultora de alimentação consciente e desenvolvimento pessoal, idealizadora do Instituto Pedro Cozzi – Espaço DAR VIDA
Fonte: Nosso Futuro Comum

Alimentos transgênicos geram muitas polêmicas e nós aqui do Coletivo Verde estamos preparando uma matéria mais profunda sobre o assunto. Mas, o que vou tratar hoje é do direito do consumidor escolher se deseja ou não se alimentar de transgênicos.

Rotulação dos alimentos trangênicos – Como saber se um produto é transgênico




Atualmente encontramos diversos alimentos com matéria prima à base de transgênicos e desde 2003 existe no Brasil o decreto de rotulagem (4680/2003), que obrigou empresas da área da alimentação, produtores, e quem mais trabalha com venda de alimentos, a identificarem, com um “T” preto, sobre um triangulo amarelo, o alimento com mais de 1% de matéria-prima transgênica.
A resistência das empresas foi grande, e muitas permaneceram sem identificar a presença de transgênicos em seus produtos. O Ministério Público Federal investigou e a justiça determinou que as empresas rotulassem seus produtos, o que começou a ser feito a partir de 2008.


A rotulagem de produtos transgênicos é um direito básico dos consumidores. Todos nós temos o pleno direito de saber o que consumimos.
A leitura de rótulos é muito importante para identificar alimentos com o menor índice de aditivos químicos preservando nossa saúde e também perceber se na embalagem existe o selo de identificação de transgênicos, que muitas vezes está bem pequeno e no cantinho.


É verdade, temos transgênicos no mingau do bebe, nos óleos de soja, milho e algodão. Interessante saber também que a canola é uma planta transgênica. A alternativa é o óleo de girassol ou o azeite de oliva para quem quer consumir produtos não transgênicos.
Uma alimentação orgânica certificada ainda é o que podemos fazer de melhor para fugir dos transgênicos, agrotóxicos, promotores de crescimento e aditivos químicos. O objetivo deste texto é alertar que é preciso tomar uma posição, seja quanto à informação, à alimentação, ao Meio Ambiente ou à maneira como somos tratados pelas Empresas. Compromisso e respeito são essenciais em todas as relações.

Receitas

Por falar em azeite no meu livro “Um Mergulho no Mundo do Chocolate – Histórias, Lendas e Sabores, falo sobre os benefícios do azeite de oliva na saúde e que ele vai muito bem em receitas doces, inclusive de chocolate. Vamos experimentar?

Bolo de Chocolate e Especiarias

Ingredientes
  • ½ xícara (chá) de azeite de oliva
  • 06 ovos tipo caipira
  • ½ xícara (chá) de açúcar mascavo
  • 03 colheres (sopa) de cacau em pó
  • 01 colher (sopa) de fermento em pó
  • 01 colher (chá) de bicarbonato em pó
  • 01 pitada de noz-moscada ralada
  • 01 colher (chá) de cravo-da-índia em pó
  • 01 colher (sopa) de canela em pó
  • 01 xícara (chá) de coco ralado fresco
Modo de Preparar
Pre-aqueça o forno a temperatura media (180oC). Coloque na batedeira o azeite de oliva (reserve 1 colher das de sopa), as gemas e o açúcar e bata bem de leve. Junte 03 colheres (sopa) de cacau em pó, o fermento, o bicarbonato, as especiarias e o coco. Bata por mais 2 minutos. Reserve.
Bata as claras em neve ate obter picos firmes. Incorpore as claras à massa e misture manualmente com cuidado ate ficar homogêneo.
Com o azeite de oliva reservado unte 01 forma com furo no meio e polvilhe com do cacau em pó. Despeje a massa e leve ao forno ate que, enfiando um palito, este saia limpo. Retire do forno, desenforme ainda morno. É uma delicia para o café da manha ou o lanche da tarde.
Quer mais receitas feitas com azeite? Entre no site do AZEITE.



Postado por Daniela Kussama



SAÚDE PRESENTE NO CIEP CANDEIA

A Clínica da Família Marcos Valadão referência do CIEP CANDEIA  em conjunto com a TES,fizeram  no dia 6 de agosto uma roda de conversa com a Comunidade Escolar - alunos do PEJA -  sobre TUBERCULOSE, doença de grande incidência na nossa região.
A Equipe tirou dúvidas, orientou e encaminhou casos solicitados.






 Veja também as orientações do Ministério da Saúde sobre esta doença.
Características Clínicas e Epidemiológicas

No Brasil e em outros 21 países em desenvolvimento, a tuberculose é um importante problema de saúde pública. Nesses países encontram-se 82% dos casos mundiais da doença. Segundo estimativas, cerca de um terço da população mundial está infectada com o Mycobacterium tuberculosis, com o risco de desenvolver a enfermidade. Todos os anos são registrados por volta de 5,4 milhões de novos casos e quase 1,5 milhões de mortes. Pessoas idosas, minorias étnicas e imigrantes estrangeiros são os mais atingidos nos países desenvolvidos. Nos países em desenvolvimento, o predomínio é da população economicamente ativa (de 15 a 54 anos) e os homens adoecem duas vezes mais do que as mulheres. No Brasil, estima-se que mais de 64 milhões de pessoas estão infectadas pelo bacilo da tuberculose. Por ano são notificados aproximadamente 69 mil casos novos e de 4,6 mil mortes em decorrência da doença. Com o surgimento da Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (SIDA/ Aids), em 1981, observa-se, tanto em países desenvolvidos como nos países em desenvolvimento, um crescente número de casos notificados de tuberculose em pessoas infectadas pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). A associação dessas duas enfermidades constitui um sério problema de saúde pública, podendo levar ao aumento da morbidade e mortalidade pela TB em muitos países.
Agente Etiológico

Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK). Mycobacterium tuberculosis, bovis, africanum e microti são espécies do bacilo. Outras espécies de microbactérias podem produzir quadro clínico semelhante ao da tuberculose. E para efetuar o diagnóstico diferencial e identificar as microbactérias é preciso realizar a cultura nos laboratórios de referência.
Reservatório
O homem é o principal reservatório. Entretanto, em algumas regiões, o gado bovino doente pode também servir de fonte de infecção. Raramente primatas, aves e outros mamíferos exercem papel de reservatório. De maneira geral, a fonte de infecção é o indivíduo com a forma pulmonar da doença, que elimina bacilos para o exterior. Estima-se que a pessoa que apresenta esse quadro pode infectar de 10 a 15 pessoas da sua comunidade num período de um ano.

Modo de Transmissão


A transmissão é direta, de pessoa a pessoa, principalmente através do ar. Ao falar, espirrar ou tossir, o doente de tuberculose pulmonar lança no ar gotículas, de tamanhos variados, contendo o bacilo. As gotículas mais pesadas caem no solo. As mais leves podem ficar suspensas no ar por diversas horas. Somente os núcleos secos das gotículas (Núcleo de Wells), com diâmetro de até 5µ e com 1 a 2 bacilos em suspensão, podem atingir os bronquíolos e alvéolos e aí iniciar a multiplicação.

Período de Incubação

Em média, de 4 a 12 semanas até a descoberta das primeiras lesões. Grande parte dos novos casos de doença pulmonar ocorre por volta de 12 meses após a infecção inicial.

Período de Transmissibilidade

É plena enquanto o doente estiver eliminando bacilos e não tiver iniciado o tratamento. Com o uso do esquema terapêutico recomendado, há uma redução na transmissão, gradativamente, a níveis insignificantes, ao fim de poucos dias ou semanas. As crianças geralmente não são foco de infecção.

Diagnóstico Diferencial

Pneumonias, micoses pulmonares (paracoccidioidomicose, histoplasmose), sarcoidose e carcinoma brônquico, dentre outras enfermidades.

Diagnóstico Laboratorial

São utilizados os seguintes métodos: bacterioscópico (baciloscopia e cultura), radiológico, prova tuberculínica, anátomo-patológico (histológico e citológico), sorológico (a sorologia para TB não apresenta a acurácia necessária, não sendo, ainda, método aceito universalmente) , bioquímico e de biologia molecular.

Tratamento

A tuberculose é uma doença curável em praticamente 100% dos casos novos, sensíveis aos medicamentos anti-TB, desde que obedecidos os princípios básicos da terapia medicamentosa e a adequada operacionalização do tratamento.
A associação medicamentosa adequada, as doses corretas e o uso por tempo suficiente são os princípios básicos para o adequado tratamento evitando a persistência bacteriana e o desenvolvimento de resistência aos fármacos, assegurando, assim, a cura do paciente. A esses princípios soma-se o Tratamento Diretamente Observado (TDO) como estratégia fundamental para o sucesso do mesmo.

Em 2009, o Programa Nacional de Controle da Tuberculose, juntamente com o seu Comitê Técnico Assessor reviu o sistema de tratamento da TB no Brasil. Baseado nos resultados preliminares do II Inquérito Nacional de Resistência aos medicamentos anti-TB, que mostrou aumento da resistência primária à isoniazida (de 4,4 para 6,0%), introduz o Etambutol como quarto fármaco na fase intensiva de tratamento (dois primeiros meses) do Esquema básico.

A apresentação farmacológica deste esquema passa a ser em comprimidos de doses fixas combinadas dos quatro medicamentos (Rifampicina, Isoniazida, Pirazinamipa e Etambutol), nas seguintes dosagens: R 150 mg, H 75 mg, Z 400 mg e E 275 mg. Essa recomendação e apresentação farmacológica são as preconizadas pela Organização Mundial da Saúde e utilizadas na maioria dos países, para adultos e adolescentes. Para as crianças (abaixo de 10 anos), permanece a recomendação do Esquema RHZ.

SAÚDE PRESENTE NA ESCOLA!!!

SAÚDE PRESENTE NA ESCOLA ISAIAS ALVES

O Clínica da Família Maestro Celestino participou da Reunião de responsáveis no último sábado, trazendo informações de Saúde para as famílias que ali estavam.
A proposta foi uma Roda de Conversa sobre HIGIENE :
Pessoal
Ambiental
Coletiva 
Mental
 A Higiene consiste na prática constante de atos  e ações que contribuam para o bem estar  e manutenção da saúde. São um benefícios para os seres humanos. Em seu sentido mais comum, podemos dizer que significa limpeza acompanhada do asseio. A  Sanidade no seu amplo sentido significa ordem perfeita de funcionamento. A higiene compreende hábitos que visem preservar o estado original do ser, que é o bem-estar e a saúde perfeita.

As famílias tiraram dúvidas, participaram muito.



fotografia.JPG 
 

fotografia.JPG 
SAÚDE PRESENTE NA ESCOLA!!!

FIQUE SABENDO - Retenção de líquidos? Invista em alimentos diuréticos...

 http://nutricorpo.blogspot.com/
Retenção de líquidos? Invista em alimentos diuréticos...:

Quem não sofre com inchaço, seja frequentemente, seja "naqueles dias". E dá para se livrar do inchaço comendo, o que é muito bom, então se joga!

- Legumes/ervilha, abóbora, beterraba, repolho, tomate, broto de feijão, pepino, vagem, alcachofra, berinjela e nozes;

- Raízes, incluindo batata e cenoura;

- Verduras como o espinafre, escarola, agrião, salsinha, alface;

- Frutas como a maçã, laranja, morango, melancia, melão, limão, abacaxi, maracujá;

- Consuma mais chás, principalmente chá verde, hibisco, hortelã e erva-doce, suco de limão;

- Ingerir no mínimo 2 litros de água por dia. Ah, suco de limão também é mara!

Contrato IABAS

 http://nossomosacre06.blogspot.com/
O IABAS está  as Escolas do Amanhã  e atende sa demandas de saúde dos alunos com um TES(Técnico em Educação e Saúde) e a Equipe Móvel (médico, enfermeiro, psicólogo, dentista).
Contrato IABAS:
Confira na íntegra o contrato com o IABAS





  Confira na íntegra o contrato do Contato de Gestão n° 06/2011 em atendimento ao art.23° e parágrafo único do Decreto 30.780/2009:
Documento Complementar IV    

   
 Conhecendo o IABAS

  O Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde (IABAS) é uma Organização Social de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa e financeira, que tem por objetivo fornecer apoio técnico-operacional ao desenvolvimento de projetos na área de saúde e educação.
Fundado em 2008, qualificado como Organização Social na área da Saúde pela Comissão de Qualificação de Organizações Sociais (COQUALI), nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Maranhão,Distrito Federal, além dos municípios de São Paulo, Rio de Janeiro, Mogi das Cruzes e Mauá, o IABAS , possui as credenciais necessárias junto ao poder público na área da saúde e está habilitado a atuar na administração de projetos e na prestação de serviços, por intermédio de convênios e contratos. também no


Estatuto do IABAS

setaEstatuto



Fontes:
SME/RJ 
http://www.iabas.org.br/IABAS-V0/