segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Profissionais de saúde recebem capacitação online sobre Dengue

http://www.blog.saude.gov.br/Profissionais de saúde recebem capacitação online sobre Dengue:
Profissionais de saúde da Atenção Básica e de Urgência e Emergência de todo o país podem reforçar a capacitação no diagnóstico e tratamento da dengue com o curso à distância – “Atualização no manejo clínico da dengue”, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (Una-SUS). O intuito é aprimorar o atendimento dos casos suspeito de dengue e garantir o manejo e o tratamento adequado do paciente evitando a evolução para as formas graves e óbitos.
Na capacitação online, o participante escolhe um caso clínico, clicando no mosaico da página inicial. Cada caso deve demandar, em média, 15 minutos de atenção para ser finalizado. O profissional deve acompanhar com atenção as informações apresentadas nos casos e responder as perguntas. E quando necessário poderá consultar o fluxograma do manejo da dengue e rever os dados do paciente antes de validar a sua resposta, usando os ícones correspondentes. Quando se sentir preparado para responder, deverá escolher uma das alternativas. Logo, o participante receberá o retorno da sua resposta. Em caso de erro, um hipertexto o guiará as informações importantes para o aprendizado.
Os casos foram elaborados cuidadosamente pelo Ministério da Saúde com a participação dos maiores especialistas na área e escolhidos estrategicamente para abordar questões cruciais na detecção e assistência ao paciente com suspeita de dengue. E todo material e conteúdo foram validados junto aos especialistas reconhecidos na área e avaliados por grupo de profissionais de saúde. O curso é aberto para visitantes, como estudantes de medicina e a população em geral que também terão acesso ao material, mas não recebem declaração de conclusão online.
  • Para receber certificado, o profissional da saúde precisa ter nível superior com cadastro no CNES, ativo ou inativo, nas ocupações: assistente social, biólogos, biomédicos, profissionais da Educação Física, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos clínicos, médicos em especialidades cirúrgicas, médicos em medicina diagnóstica e terapêutica, médico veterinário, nutricionistas, cirurgiões-dentistas, psicólogos e psicanalistas e terapeutas ocupacionais.
O andamento do curso é acompanhado por relatórios públicos pelo Ministério da Saúde e Una-SUS, onde constará ainda o número de profissionais de saúde matriculados e de aprovados, em cada município brasileiro. Após finalizar o curso, os profissionais de saúde recebem a declaração de conclusão.
Plataformas – A plataforma de treinamento à distância é compatível com celulares. Assim, o profissional de saúde poderá acessar o conteúdo via Ipad ou Iphone. Outra opção é efetuar o download do conteúdo e desenvolver o curso sem acesso à rede, por computador ou celular. O curso pode ser concluído em menos de uma hora, adaptando-se às necessidades de médicos e enfermeiros em ritmo de trabalho. Os profissionais que queiram aprofundar no diagnóstico e tratamento da dengue podem acessar um conteúdo por meio de links de hipertexto.
Os profissionais de saúde podem ainda compartilhar experiências por meio de redes sociais, como o Facebook e, também, participar de enquetes e fórum de discussão promovida na plataforma do curso. Outra ferramenta disponível é um programa para o sistema “Android” que pode ser baixado no celular para guiar o profissional da saúde quando efetuar a classificação clínica da doença.
O curso online teve início em maio deste ano e está disponível no site da Una-SUS.
Blog da Saúde, com informações da Agência Saúde

SAÚDE PRESENTE NA ESCOLA ZILKA SALABERRY

 http://smsdc-cf-marcosvaladao.blogspot.com/
Saúde na Escola:
Equipe de Saúde Bucal realizou o levantamento epidemiológico e escovação supervisionada na Creche Municipal Zilka Salaberry, com distribuição de Kits de saúde bucal para as crianças, professores e funcionários.







CMS MAJOR CELESTINO - SEMANA DA CRIANÇA FOI UM SUCESSO !!!

 http://smsdc-cms-maestrocelestino.blogspot.com/
SEMANA DA CRIANÇA FOI UM SUCESSO !!!:
Na semana de 08 a 11 de outubro, foi realizado a Semana da Criança na CF Maestro Celestino, onde as crianças moradoras de Palmeirinha foram contempladas com Teatro sobre Saúde nutricional e Saúde bucal. No outro dia foi apresentado às crianças, o Estatuto da Criança e adolescente de forma alusiva, após oferecemos uma Sessão Cinema com pipoca às crianças. E para encerrar, na véspera do Dia das Crianças, foi feito uma grande festa, como muito cachorro quente, bolo e refrigerante às crianças participantes.

 O sucesso deste evento foi apoiado e patrocinado pelo comércio local. Agradecemos:
Ao Mercado do Tinildo, Srª Edmea e ao Srº Alexandre Mendes Garcia.






















Visitas a recém-nascidos exigem cuidados para a saúde do bebê

http://www.blog.saude.gov.br/Visitas a recém-nascidos exigem cuidados para a saúde do bebê:

Foto: Corbis Images
A chegada de um recém-nascido costuma ser motivo de muitas visitas logo nos seus primeiros dias de vida. Todos querem dar as boas-vindas ao pequeno e comemorar junto com os pais esse momento de felicidade. Porém, certas regras são necessárias para a saúde e o bem estar do bebê, e para a mãe que também passa por um período de readaptação após o parto.
Segundo a pediatra Adriana Proença, do Hospital Federal da Lagoa, vinculado ao Ministério da Saúde, as visitas devem tomar uma série de cuidados para preservar a saúde da criança. O cuidado começa na maternidade. “Não devem ser feitas visitas no primeiro dia do nascimento, a não ser de pessoas muito íntimas, como o pai ou os avós. As visitas à maternidade devem ser reservadas e de curta duração, no máximo por 15 minutos”, recomenda a especialista.
As visitas devem evitar levar crianças para o ambiente hospitalar, pois segundo a pediatra, elas podem levar infecções se estiverem com uma tosse ou gripe, além de gritar ou chorar, assustando o bebê. “A não ser os próprios irmãozinhos do bebê que querem conhecer o novo irmão. Outra recomendação é nunca ir gripado, resfriado ou com alguma alergia”, complementa. E mesmo os saudáveis não escapam das recomendações médicas.
Levar flores ou o uso de perfumes não é adequado para a ocasião. Isso porque as vias respiratórias do bebê ainda são muito finas e sensíveis, e cheiros fortes podem desencadear obstrução. Fumar está fora de cogitação mesmo antes da visita “Quando a pessoa fuma o cheiro sempre fica impregnado na sua roupa, mãos e hálito. E isso não é bom para o bebê, pois essa nicotina pode causar uma reação que aumenta a secreção nas vias aéreas. Essa obstrução é muito mais perigosa para o bebê do que para uma criança maior, que tem as vias maiores e obstrui com menos facilidade. Então é bom que as pessoas não cheguem com cheiros fortes nas roupas e no corpo, como perfumes e cigarro”, alerta a pediatra.
O ideal é que as visitas sejam feitas após o primeiro mês, quando a criança foi imunizada com as primeiras vacinas, além de mais íntimo da mãe e de sua nova rotina. “Imagine que o bebê está dentro da sua zona de conforto, na barriga da mãe. Lá ele não sente dor, fome, frio ou situações desagradáveis. Quando ele vem para fora é exposto a essas situações. E a mãe também está passando por alterações hormonais e emocionais, fica mais estressada, tem mais cansaço físico, então é um momento um pouco tenso para os dois, onde eles tem que se adaptar e se conhecer melhor”, explica a pediatra. Portanto, quanto mais tranquilidade, melhor.
Moderação e higiene – Apesar da ocasião festiva, deve-se evitar aglomerações ao redor da criança, falar alto e usar flashes ao fotografá-la. Outro cuidado é com a higienização das mãos. Por causa do momento sensível que bebê está passando, Adriana recomenda evitar que se pegue a criança no colo. Mesmo assim, é bom lavar bem as mãos antes com água e sabão e se possível usar álcool em gel. Mas apesar das recomendações, as visitas não devem ser evitadas. Segundo a pediatra, a socialização com o bebê é importante, desde que se tome cuidados com a saúde e o bem estar do pequeno.
Fonte: Fabiane Conte / Agência Saúde

Programa Apoio ao Professor

http://construtoresdecidadania.blogspot.com/Programa Apoio ao Professor:
Sobre o Programa: O Programa Apoio ao Professor é um programa de extensão universitária para a formação continuada de professores e especialistas em educação de todo o Brasil. Totalmente gratuito, ele oferece cursos de extensão na modalidade a distância para qualquer educador ou educadora do país que busque o aperfeiçoamento e o crescimento profissional. O Apoio ao Professor conta com a parceria da Central de Cursos da Universidade Gama Filho, que supervisiona e chancela as suas atividades, oferecendo certificados de participação reconhecidos pelo Ministério da Educação. Diante do alcance e da importância de sua proposta, o Programa Apoio ao Professor tem o apoio da UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, através de seu Escritório Regional para a América Latina e Caribe e da sua Representação ante o MERCOSUL. Como primeira iniciativa do programa, o desafio do surgimento de novas tecnologias de comunicação e informação e seus impactos na educação motivou a concepção e elaboração de um curso de atualização sobre o uso dessas novas possibilidades para o ensino médio e fundamental. Elaborado por uma equipe multidisciplinar que reuniu educadores do Brasil e da Espanha, o curso oferece um delineamento teórico-prático que aborda reflexões sobre o uso de novas tecnologias e os seus impactos na educação. Destaca subsídios para um planejamento pedagógico apoiado no uso das novas ferramentas, passando pelo seu uso na avaliação escolar e favorecendo o trabalho com habilidades e competências na sala de aula. Ao mesmo tempo, possibilita a capacitação do professor para a utilização prática de inúmeras ferramentas digitais, como simuladores, livros didáticos digitais, tablets e dispositivos móveis, blogs, wikis, podcasts, rádio-web, vídeo-aulas, repositórios de objetos educacionais, portfólios digitais, tabelas e formulários de avaliação, visitas de campo virtuais, em um planejamento que permite o desenvolvimento de competências do professor para a busca, classificação, armazenamento, validação e reutilização da informação encontrada na Web, visando sempre a geração estruturada de conhecimento. Informações:
http://www.apoioaoprofessor.com.br/

PERÍCIA MÉDICA - NOVAS ORIENTAÇÕES

http://cvasrio.blogspot.com/PERÍCIA MÉDICA - NOVAS ORIENTAÇÕES:
OFÍCIO CIRCULAR Nº 034/2012/S/SUBG/CGP/CAP

Assunto: Resolução SMA nº 1.767, de 25 outubro de 2012

Mediante publicação da Resolução SMA nº 1.767, de 25 de outubro de 2012, em Diário Oficial de 26 de outubro de 2012 (clique aqui), foram estabelecidos procedimentos TRANSITÓRIOS para a concessão de afastamento dos servidores municipais, por motivo de licença para tratamento de saúde ( artigo 88, da lei nº 94, de 14/03/1979), até que seja implementado um novo modelo, de forma descentralizada. 

Com efeito, a contar de 01 de novembro de 2012, os atendimentos médico-periciais, antes realizados nos postos da Perícia Descentralizada – Rede RRM, passarão a ocorrer, exclusivamente, na Gerência de Perícias Médicas da Secretaria Municipal de Administração, à Rua Afonso Cavalcanti, nº 455 – Anexo – 9º andar – Cidade Nova – RJ.
Outrossim, excepcionalmente à regra prevista no parágrafo anterior, os servidores municipais, quando acometidos por patologia que requeira o afastamento temporário do trabalho, poderão, se assim preferirem, apresentar, diretamente à Gerência de Pessoal, desta Coordenação, no endereço abaixo discriminado, atestado emitido por médico competente (tempestivo, observado o lapso temporal máximo, sem rasuras e contendo de forma legível, data e assinatura com carimbo do seu emitente), objetivando a concessão da licença para tratamento de saúde, pelo prazo de até 03 (três) dias, no intervalo de 01 (um) mês, sem a necessidade de avaliação prévia pela Gerência de Perícias Médicas. 

Importante salientar que tanto na hipótese de atendimento na Gerência de Perícias Médicas, quanto da apresentação do atestado médico à S/SUBG/CGP/CAP/GP, observar-se-á o prazo máximo de três dias úteis para que o servidor, a contar do início das faltas, compareça ao órgão médico-pericial da PCRJ ou providencie a apresentação do atestado médico ao Órgão Setorial de Recursos Humanos da SMSDC, a fim de viabilizar a implantação da licença no Sistema Informatizado de Recursos Humanos – ERGON. Especificamente na segunda hipótese apresentação do atestado médico à S/SUBG/CGP/CAP/GP, caberá ao servidor mantê-lo sob sua responsabilidade, pelo prazo de 90 dias. 

Reforçamos, portanto, que dependerá de inspeção médica do órgão competente da Secretaria Municipal de Administração:

I – licença para tratamento de saúde excedente ao prazo de 03 (três) dias;
II – a concessão de nova licença, ocorrida no intervalo de 30 (trinta) dias do término da licença anteriormente registrada pelo Órgão Setorial de Recursos Humanos da SMSDC;
III – ausência de atestado médico.
Por fim, os Boletins de Inspeção Médica – BIM, cujo vencimento ocorra até 01/11/2012, serão automaticamente prorrogados até 05/11/2012. 
Aproveitamos o ensejo para renovar votos de elevada consideração e estima.

LEONARDO SOUTO DE CASTILHO
Coordenador
Coordenação de Administração de Pessoas
Coordenadoria de Gestão de Pessoas
Subsecretaria de Gestão
Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil

ATENÇÃO A INTERNET PODE SER UMA DOR DE CABEÇA PARA VOCE QUE TEM FILHOS PEQUENOS.

http://smsdc-cms-flaviocouto.blogspot.com/ATENÇÃO A INTERNET PODE SER UMA DOR DE CABEÇA PARA VOCE QUE TEM FILHOS PEQUENOS.: NÃO SABE COMO LIDAR COM A INTERNET E ESTÁ COMEÇANDO A TER DORES DE CABEÇA COM SEU FILHO. UMA EQUIPE DE PSICÓLOGOS LANÇOU ESTA CARTILHA QUE VAI TORNÁ-LO UM EXPERT EM SEGURANÇA VIRTUAL, E SUA PRESSÃO NÃO VAI SUBIR MAIS.

CLIQUE AQUI E CONFIRA.

 http://www.safernet.org.br/divulgue/helpline/cartilha.pdf