domingo, 1 de janeiro de 2012

Catavento científico

Se passar por Sampa, fica a dica.
Catavento científico:
Abrigado pelo Palácio das Indústrias - espaço de quase oito mil metros quadrados construído no início do século passado - o Catavento é um museu interativo de ciência que foi inaugurado em 2009 na cidade de São Paulo. Ele é dividido em quatro partes: Universo, Vida, Engenho e Sociedade.

Enquanto a primeira seção traz coisas legais sobre astronomia; a segunda trata de diversidade, evolução e DNA; a terceira apresenta jeitos divertidos de entender os princípios da física e a última levanta a bola de várias questões importantes que têm a ver com a nossa convivência com as outras pessoas. No vídeo abaixo, você assiste a uma visita ao Catavento. Se ficar tão empolgado quanto a gente, comece a planejar a sua visita!

ACERVO MULTIRIO

http://multirio.rio.rj.gov.br/educador/
História
Mestre do Tempo – Fascículo

Os fascículos da série Mestre do Tempo apresentam conteúdos de História e Geografia do 4° e 5° anos do Ensino Fundamental, sugestões de atividades e locais para visitação, bibliografia, sites e músicas que podem tornar a sua aula ainda mais dinâmica.

Ciências
Detetives da Ciência – Fascículo

Além de se aprofundar nos conceitos-chave da série, conheça sites para pesquisa e atividades que incentivam os alunos a se tornarem verdadeiros detetives da ciência.

Geografia
Mestre do Tempo – Fascículo

Os fascículos da série Mestre do Tempo apresentam conteúdos de História e Geografia do 4° e 5° anos do Ensino Fundamental, sugestões de atividades e locais para visitação, bibliografia, sites e músicas que podem tornar a sua aula ainda mais dinâmica.

História
Viagem pelas Américas sem sair do lugar

Informações geopolíticas sobre todos os países do continente americano estão ao alcance do seu mouse. Que tal navegar com os seus alunos pelo Mapa das Américas? Dá até para ouvir o hino de cada nação dos três subcontinentes.
Ciências
Kit Dengue

O Kit Dengue, que foi distribuído às escolas da rede municipal de ensino, agora também está disponível na web. Composto por filmes, passatempos, um jogo de tabuleiro e fichas de orientação para o professor, o Kit é uma ferramenta útil, que pode ser aplicada junto aos alunos e à comunidade.
História
Nossos governantes

Uma galeria de todos os presidentes da História do Brasil. É possível consultar rapidamente, na linha de tempo e por um prático sistema de buscas, informações diversas, como forma de ingresso no cargo, período do mandato e curiosidades.


História
História do Brasil em jogo

Embarque os seus alunos em uma viagem ao passado que inclui episódios marcantes como a Revolução Francesa e a chegada da Família Real ao Rio de Janeiro. Imprima agora o tabuleiro e as peças do jogo 1808.
Ciências
Jogo da Dengue

A família Prudente mora numa casa com 23 focos de água parada. Convide a sua turma para livrar os simpáticos personagens do mosquito Aedes aegypti. O Jogo da Dengue é muito fácil de imprimir e montar. Público-alvo: crianças de 6 a 10 anos.
Ciências
Um jogo que informa sobre a Aids

Desenvolvido pela Fiocruz, o Zig-Zaids é uma ótima estratégia para informar, de maneira lúdica, alunos e comunidades sobre os riscos da Aids.
Ciências
Efeitos do aquecimento global

O efeito estufa e o aquecimento global são fenômenos explicados neste Flash animado, feito especialmente para incrementar as aulas de Ciências.

2012 inicia com pancadas de chuva em todo Sudeste

http://defesacivilporciuncula.blogspot.com/
2012 inicia com pancadas de chuva em todo Sudeste:


Áreas de instabilidade se intensificam sobre Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, onde ocorrem várias pancadas de chuva, de acordo com informações da Climatempo. Novas áreas de instabilidade que estão em formação sobre o Paraguai devem se deslocar evoluindo para um sistema de baixa pressão em alto mar ao largo da costa paulista. Este sistema ajuda a deixar o tempo mais carregado sobre o interior do Rio de Janeiro, sobre Minas e no Espírito Santo. No domingo há risco de chuva volumosa nestas áreas. Massa de ar seco deixa tempo firme na maior parte do Nordeste; confira a previsão do tempo por região:





Sudeste
No primeiro dia de 2012, as áreas de instabilidade se intensificam no Sudeste. O sol aparece entre muitas nuvens e há previsão de chuva no decorrer do dia em São Paulo, no sul do Rio de Janeiro. Nas demais áreas, o tempo fica fechado com previsão de chuva no decorrer do dia. A chuva pode ser de forte intensidade na Grande Belo Horizonte e no Alto do São Francisco em Minas.

Sul
O sol brilha forte, faz calor à tarde e não chove no sul do Rio Grande do Sul. Já no nordeste gaúcho, no leste e no sul de Santa Catarina, no leste e no norte do Paraná, o sol aparece entre muitas nuvens e há previsão de chuva no decorrer do dia. Nas demais áreas, o sol aparece e ocorrem pancadas de chuva a partir da tarde.


Centro-Oeste
O tempo fica fechado com risco de chuva moderada no Distrito Federal, em Goiás, na capital e no centro-norte do Mato Grosso do Sul e no sudeste de Mato Grosso. No extremo sul sulmatogrossense, o dia é de sol e pancadas de chuva à tarde. Em todas as demais áreas do Centro-Oeste do Brasil, o céu continua com muitas nuvens e também chove a qualquer hora do dia, mas ocorrem períodos com sol.

Norte
O sol ainda brilha mais forte no Amapá, em Roraima e no norte do Pará e do Amazonas, mas ainda ocorrem algumas pancadas de chuva a partir da tarde. A situação também não muda nas demais áreas do Norte. O sol aparece sempre entre muitas nuvens e chove a qualquer hora do dia.

Nordeste
O tempo fica chuvoso no sul da Bahia e no Planalto da Conquista. Na região de Ilhéus e no oeste baiano, o sol aparece entre muitas nuvens e há previsão de chuva no decorrer do dia. Já no nordeste baiano, e de Sergipe ao oeste do Rio Grande do Norte, o dia é de sol forte e sem previsão de chuva. Nas demais áreas, o dia é de sol e pancadas de chuva rápidas a qualquer hora.


FONTE http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI5539281-EI8139,00.html

Postos médicos da Prefeitura realizam 1.645 atendimentos durante o Réveillon

Número já é superior ao do ano passado que foi de 861 pacientes.

01/01/2012

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) realizou 1.645 atendimentos 87 remoções, das 17h do dia 31 dezembro às 5h30 do dia 1º de janeiro, nos sete postos médicos montados na orla de Copacabana durante o Réveillon.

A maioria dos pacientes atendidos apresentava cortes nos pés e nas pernas ou intoxicação alcoólica. O posto 3 localizado em frente à Rua Fernando Mendes realizou o maior número de atendimentos, com 499 pacientes atendidos. Já o posto 2 em frente à Rua Duvivier realizou 57 remoções para unidades municipais.

O esquema especial de atendimento contou com 193 profissionais de saúde trabalhando durante todo o evento, sendo 72 médicos, 72 leitos, sendo 14 de suporte avançado, além de 30 poltronas de hidratação. Também ofereceram apoio na orla de Copacabana 15 técnicos de Defesa Civil e cerca de 20 ficais da Vigilância Sanitária.

No último Réveillon, foram atendidas 861 pessoas nos seis postos montados no bairro e realizadas 19 remoções. As principais causas de atendimento foram alcoolismo, pequenos cortes, dores de cabeça e entorses.

Feliz ano-novo – João Ubaldo Ribeiro

http://www.almacarioca.net/
Feliz ano-novo – João Ubaldo Ribeiro:

Este ano tanto o Natal quanto o ano novo caíram num domingo (desculpem, não sei dizer se eles sempre caem no mesmo dia da semana e, portanto, não estou lembrando novidade nenhuma; tentei fazer as contas, mas não acertei, o finado Cuiuba tinha razão, sou meio fraco da ideia), ou seja, dia em que estas linhas modestas são publicadas. No domingo passado, minha intenção era escrever outra vez sobre o Natal e desejar a vocês boas festas, mas devo ter sido novamente acometido por um dos meus ridículos arroubos cívicos e trocado de assunto sem querer. Volta e meia, escrever é assim. Quando se vê, a desgraça já está feita.


Minha omissão natalina também pode ser devida a um trauma mais ou menos recente. Refiro-me ao dia infausto em que passei aqui uma receita de escaldado de peru, que era o que eu via fazerem, na Bahia, com o que sobrava do peru de Natal. Receio não me haver dado muito bem, porque recebi várias cartas me dizendo que, como cozinheiro, eu era um escritor razoável e outras me esclarecendo que escaldado de peru não é coisa só da Bahia, mas é manjado em todo o nosso imenso Brasil, às vezes chamado por outros nomes. Retiro a receita, retiro tudo. E as restrições ao cozinheiro doeram muito mais que as feitas ao escritor. Mas, porque sei que vai ter gente que na época não soube da grave polêmica, simplifico a única receita pela qual tenho a ousadia de responsabilizar-me. Pega-se o peru que sobrou, não precisa desossar, não precisa nada, basta desmontar a carcaça e usar os pedaços como ingredientes de um cozido. Pronto. Cozido mesmo, com paio, linguiça, quiabo, abóbora, maxixe, jiló, repolho e outras verduras à vontade, carne-seca, o que der na veneta como ingrediente de cozido. Novas cartas de protesto para o editor, por caridade.


Quanto ao presente domingo, claro que não estou esquecendo dar-lhes meus votos de um ano novo excelente, com saúde, tranquilidade e grana. Sei que isso não é alcançável por todos, mas a gente deseja, de qualquer forma. O mundo é perfeito, diz meu velho amigo Benebê em Itaparica, não é como a gente quer. Já pensou se fosse como cada um quer? E, tudo bem pesado, acrescenta Benebê, a graça da vida é isso, nada é certo, tudo pode acontecer, o que parece que é no outro dia não é. Grande verdade, pelo menos não percamos a graça da vida.


E precisamos ter esperança em melhores dias, se bem que aqui de novo se aplicam as observações de Benebê, pois, sendo perfeito o mundo, os melhores dias de uns serão os piores dias de outros e vice-versa, nunca se sabe. E cada um imagina melhores dias como lhe convém ou como consegue. Eu, de minha parte, não estou disposto a começar o ano com pensamentos negativos e, por conseguinte, junto-me a todos os brasileiros que anteveem um 2012 prenhe de gáudio e venturas. Os presságios já são eloquentes, entre os quais destaco o que nos foi dado, mais uma vez, pelo Senado Federal.


Não tenho certeza quanto aos pormenores, mas li que o Senado Federal interrompeu seu recesso para dar posse ao dr. Jader Barbalho (não sei se ele de fato é doutor, mas, como qualquer brasileiro, conheço meu lugar e trato os homens logo do jeito a que eles estão acostumados). Com a habitual mesquinharia, a imprensa destacou os minguados vinténs que o senador vai embolsar com essa posse antecipada, como se um homem como o dr. Jader fosse dar importância a essa merreca, que só é dinheiro para jornalista morto a fome mesmo. Duvido que, se as obras de Irmã Dulce pedissem, ele não doasse a elas esse trocado todo e mais alguma coisa. (Fica aqui a sugestão às obras de Irmã Dulce, o endereço dele deve estar na Internet).


Ignorou-se o momento cívico, a celebração da solidez de nossas instituições. Quem entra não sai nem a pau, as instituições resistem a tudo. Pobre da sensibilidade que não se viu arrebatada por um frêmito de emoção, ao tomar conhecimento da decisão expedita do Supremo Tribunal Federal, deflagrando todo um vertiginoso processo – mais uma inovação brasileira, a posse expressa. Pois o Pará, estado do qual o dr. Jader é galardão, também se mexeu qual flecha disparada pelo arco de Pery. Diz aqui que o Tribunal Regional Eleitoral de lá diplomou o senador através de um telegrama, antes mesmo de receber a comunicação da decisão do Supremo. E aí o Senado, enquanto o diabo esfregava um olho, mais que depressa saiu do recesso somente para cuidar do assunto e, mais que depressa ainda, voltou ao recesso. Depois dizem que o brasileiro é lento, é a nossa mentalidade derrotista.


Com a lição que esse augúrio encerra, creio que se esvai o pessimismo acaso ainda existente. Há razões para crer que todos os que roubam dinheiro público, sem exceção alguma, continuarão a prosperar, ainda que alguns venham a ser incomodados por investigações rápidas e passageiras. Quanto a devolver o que gatunaram, tampouco há motivo de preocupação, os precedentes são raríssimos e pouco convincentes. Não será investigado nenhum juiz ladrão, todos eles também podem ficar tranquilos. Aliás, devem ficar mais tranquilos ainda, porque uma hora destas o Supremo manda encanar quem disser que há juiz ladrão, mesmo que haja provas. E, num plano mais local, a guerra contra as drogas e o jogo do bicho prosseguirá intimorata, não porque adiante alguma coisa, mas porque, sem ela e toda a dinheirama (dinheiro mesmo outra vez) que movimenta, como ia ficar a vida de tanta gente – das autoridades corruptas aos vendedores de armas, equipamentos e tecnologia? Ou seja, dirão vocês, será tudo o mesmo, com os mesmos tungando os mesmos, da mesma forma. Exatamente. O que dá pra rir dá pra chorar, pensem em quantos não ficarão alegres com essas perspectivas, o mundo é perfeito.

MENSAGEM DE FELIZ ANO NOVO

(título desconhecido):

RECEITA DE ANO NOVO

http://divulgarciencia.com/
RECEITA DE ANO NOVO:
Poema de Carlos Drummond de Andrade, que nos foi enviado por Regina Gouveia:…

Para você ganhar belíssimo Ano Novo
cor de arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação como todo o tempo já vivido
(mal vivido ou talvez sem sentido)
para você ganhar um ano
não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,
mas novo nas sementinhas do vir-a-ser,
novo até no coração das coisas menos percebidas
(a começar pelo seu interior)
novo espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,
mas com ele se come, se passeia,
se ama, se compreende, se trabalha,
você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita,
não precisa expedir nem receber mensagens
(planta recebe mensagens? Continue a ler

FELIZ 2012 PARA TODOS!

http://educaja.com.br/
FELIZ 2012 PARA TODOS!: Que neste ano que se inicia possamos promover uma Educação de qualidade para todos nossos alunos.   FELIZ 2012 PARA TODOS E QUE CONTINUEMOS JUNTOS AQUI NO EDUCA JÁ!

Feliz Ano Novo

http://cmzuzuangel.blogspot.com/
Feliz Ano Novo: Dentro de alguns horas, um Ano Novo vai chegar a esta estação.
Se não puder ser o maquinista, seja o seu mais divertido passageiro.
Procure um lugar próximo à janela desfrute cada uma das paisagens que o tempo lhe oferecer, com o prazer de quem realiza a primeira viagem.
Não se assuste com os abismos, nem com as curvas que não lhe deixam ver os caminhos que estão por vir.
Procure curtir a viagem da vida, observando cada arbusto, cada riacho, beirais de estrada e tons mutantes de paisagem.
Desdobre o mapa e planeje roteiros.
Preste atenção em cada ponto de parada, e fique atento ao apito da partida.
E quando decidir descer na estação onde a esperança lhe acenou não hesite.
Desembarque nela os seus sonhos...
Desejo que a sua viagem pelos dias do próximo ano, seja de 
PRIMEIRA CLASSE 
                                                  Feliz Ano Novo!

recados orkut


"Para sonhar um ano novo que mereça este nome, você tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre."