sábado, 22 de outubro de 2011

Pequenas histórias contadas em rolo de papel higiênico

Muito lindo!!
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Pequenas histórias contadas em rolo de papel higiênico:
Curioso o trabalho da artista francesa Anastassia Elias, ela consegue criar esculturas no tubinho de papel higiênico. Cenas do cotidiano, como o pescador solitário, girafas no zoológico, um salão de beleza além de várias outras. Confira!

COMEMORANDO ANIVERSÁRIO

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COMEMORANDO ANIVERSÁRIO:           Como é bom comemorar nosso aniversário entre amigos. Deus me agraciou com saúde e muita alegria nesse dia...

  "Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o fruto na estação própria, e cujas folhas não caem, e tudo quanto fizer prosperará." Pv 1;3
         A cada ano adquirimos novos conhecimentos, experiências e construímos novos relacionamentos...
                       
                            Agradeço a Deus e a minha equipe linda por ter me proporcionado esse momento carinhoso e feliz ...

Centro de Estudos - ASQ-3 (Ages and Stages Questionnaries-3)

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Centro de Estudos - ASQ-3 (Ages and Stages Questionnaries-3):
No nosso último Centro de Estudos  o tema a ser trabalhado refere-se à aplicação de um instrumento de monitoramento do desenvolvimento infantil: o ASQ-3 (Ages and Stages Questionnaries-3).
Incentivados e mobilizados para o entendimento do processo de aplicação dos questionários.
 DVD com o programa feito pela MultiRio,
 sobre a temática do ASQ-3


"É importante ressaltar que conhecer os indicadores do desenvolvimento infantil pode nos ajudar a conhecer melhor a criança e decidir os futuros encaminhamentos de nossa prática pedagógica a fim de ajudá-la a se desenvolver plenamente."
Gloria Antonieta Macedo Assessora da E/SUBE/CED.

Confiram as normas e procedimentos para as Inscrições, Matrículas e Transferências na PCRJ

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Confiram as normas e procedimentos para as Inscrições, Matrículas e Transferências na PCRJ:
DIÁRIO OFICIAL  de 17 de outubro de 2011
SUBSECRETARIA DE GESTÃO
COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO
ATO DA COORDENADORA
PORTARIA E/SUBG/CP Nº 26, DE 14 DE OUTUBRO DE 2011.     
Fixa normas para efetivação da matrícula de Educação Infantil, modalidade creche, nas Creches Municipais, nos Espaços de Desenvolvimento Infantil e nas Unidades Escolares do Sistema Público Municipal de Ensino e dá outras providências.

O COORDENADOR DA COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO da Secretaria Municipal de Educação, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela legislação em vigor, e considerando as disposições contidas na Resolução SME nº 1.165, de 14 de outubro de 2011 e na Portaria E/SUBE/CED no 08, de 14, de outubro de 2011,

RESOLVE

Art. 1.º As matrículas da Educação Infantil, modalidade creche, na Rede Pública do Sistema Municipal de Ensino, para o ano 2012, obedecerão ao disposto na Resolução SME nº 1.165, de 14 de outubro de 2011, na Portaria E/SUBE/CED no 08, de 14 de outubro de 2011, e às determinações desta Portaria.

Art. 2.º As crianças da Educação Infantil, modalidade creche, matriculadas nas Creches Municipais, nos Espaços de Desenvolvimento Infantil – EDI e nas Unidades Escolares do Sistema Público Municipal de Ensino, no ano de 2011, terão suas matrículas renovadas automaticamente para o ano letivo de 2012.

Parágrafo único Cabe aos Diretores das Creches Municipais, dos Espaços de Desenvolvimento Infantil – EDI e das Unidades Escolares do Sistema Público Municipal de Ensino, até o dia 21 de dezembro de 2011, estar com a base do Sistema de Controle Acadêmico renovada para 2012, tendo feito os remanejamentos e as enturmações.

Art. 3.º As pré-matrículas e as matrículas para candidatos à Educação Infantil, modalidade creche, serão realizadas nas Creches Municipais, nos Espaços de Desenvolvimento Infantil – EDI e nas Unidades Escolares.

Parágrafo único As Coordenadorias Regionais de Educação deverão elaborar documento para comprovar, junto aos respectivos empregadores, a presença do responsável pelas crianças nos momentos da inscrição e da matrícula.

Art. 4º As matrículas nas classes de Educação Infantil, modalidade creche, serão realizadas em 3 momentos, conforme relacionado a seguir:

I - inscrições abertas para todas as crianças de 6 (seis) meses a 3 (três) anos e 11 (onze) meses, a serem realizadas nas Creches Públicas Municipais, nas Unidades Escolares e nos Espaços de Desenvolvimento Infantil - EDI, de acordo com a preferência do responsável;

II - sorteio público, realizado nas Coordenadorias Regionais de Educação, conforme cronograma estabelecido no Anexo Único desta Portaria, utilizando aplicativo desenvolvido pela GTIL-2, com base nos critérios abaixo:

a) crianças cuja família seja beneficiária do cartão carioca;

b) crianças com deficiência;

c) crianças cuja família esteja inscrita no programa bolsa família;

d) crianças que estejam relacionadas na lista de espera da creche, elaborada em 2011;

e) crianças ou familiares vítimas de violência doméstica;

f) crianças ou alguém do núcleo familiar acometidos por doenças crônicas;

g) crianças com alguém do núcleo familiar que faz uso abusivo de drogas;

h) crianças com alguém do núcleo familiar que seja presidiário ou ex - presidiário;

i) ter irmão(ã) gêmeo(a) que está também sendo inscrito(a);

j) ser filho de mãe adolescente;

III - efetivação da matrícula nas Creches Públicas Municipais, nos Espaços de Desenvolvimento Infantil e nas Unidades Escolares.

§1º. A ordem da inscrição não será considerada na alocação do aluno;

§2º Somente serão considerados os critérios devidamente comprovados, por intermédio de documentos emanados por órgãos competentes;

§3º O não comparecimento para a efetivação da matrícula corresponderá desistência da vaga;

§ 4º Os candidatos da mesma família, nascidos na mesma data, terão assegurados os mesmos direitos.

Art. 5.º É de responsabilidade dos diretores das Creches Públicas Municipais, dos Espaços de Desenvolvimento Infantil - EDI, e das Unidades Escolares manter o Sistema de Gestão atualizado, registrando as confirmações durante todo o ano letivo.

Art. 6.º A listagem das crianças excedentes será ordenada de acordo com o sorteio de cada unidade – Creches Públicas Municipais, Espaços de Desenvolvimento Infantil – EDI ou Unidades Escolares, conforme o grupamento das crianças para posterior encaminhamento às creches públicas/conveniadas, de acordo com a disponibilidade de vagas, respeitando-se a ordem estabelecida.

Parágrafo único A listagem a que se refere no Art. 6º deverá ser fixada em local visível nas Creches Públicas Municipais, Espaços de Desenvolvimento Infantil – EDI, Unidades Escolares e na Coordenadoria Regional de Educação, durante todo ano letivo, devidamente atualizada.

Art. 7.º A inscrição e a matrícula, nas Creches Públicas, Espaços de Desenvolvimento Infantil - EDI, e nas Unidades Escolares, obedecerão ao calendário apresentado no Anexo Único que acompanha a presente Portaria.

Art. 8.º Caberá ao Diretor da Creche Pública Municipal, dos Espaços de Desenvolvimento Infantil - EDI e das Unidades Escolares providenciar a inclusão dos novos alunos no Sistema de Controle Acadêmico, até o dia 30 de janeiro de 2012.

Art. 9º. As matrículas durante o ano letivo somente poderão acontecer caso a criança tenha 6 meses completos, no início da sua frequência a creche e que a mesma tenha vagas disponíveis.

Art. 10 A Lista de Espera poderá ser acrescida de novos nomes, durante o ano letivo, sempre obedecendo a ordem de inscrição.

Art. 11 Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenadoria de Planejamento da Secretaria Municipal de Educação.

Art. 12 Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

Rio de Janeiro, 14 de outubro de 2011.

LUIZA DANTAS VAZ

Coordenadora da Coordenadoria de Planejamento

ANEXO ÚNICO  
EDUCAÇÃO INFANTIL – MODALIDADE CRECHE

DIAS 17 a 21 de outubro de 2011 – NAS CRECHES PÚBLICAS MUNICIPAIS, ESPAÇOS DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL - EDI E UNIDADES ESCOLARES

Renovação automática e transferência interna dos alunos da Educação Infantil - modalidade creche, que já estudam na Rede Pública do Sistema Municipal de Ensino;

DIAS 25 a 27 de outubro de 2011 – NAS UNIDADES ESCOLARES

Remanejamento dos alunos oriundos das Creches Municipais e das crianças participantes do PIC, com mais de 85% de presença, para a Educação Infantil, modalidade pré-escola, da Rede Pública do Sistema Municipal de Ensino;

DIAS 03 a 04 de novembro de 2011 – NAS UNIDADES ESCOLARES

Matrícula das crianças candidatas à Educação Infantil, modalidade pré-escola, oriundas das Creches Conveniadas com a Secretaria Municipal de Educação;

DIAS 03 a 07 de novembro de 2011 – NAS CRECHES PÚBLICAS MUNICIPAIS, ESPAÇOS DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL - EDI E UNIDADES ESCOLARES

Transferência Interna das crianças matriculadas Educação Infantil, modalidade creche;

DIAS 09 a 16 de janeiro de 2012 – NAS CRECHES PÚBLICAS MUNICIPAIS, UNIDADES ESCOLARES E ESPAÇOS DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL - EDI

Inscrição dos candidatos para as classes de Educação Infantil, modalidade creche, inclusive crianças com deficiência, de acordo com os critérios estabelecidos pela Portaria/E/SUBE/CED nº 08, de 14 de outubro de 2011; obedecendo ao seguinte cronograma, de acordo com a letra inicial do nome:

DIAS 18 e 19 de janeiro de 2012 – NAS COORDENADORIAS REGIONAIS DE EDUCAÇÃO

Sorteio público dos candidatos às classes de Educação Infantil, modalidade creche.

DIAS 30 e 31 de janeiro de 2012 – NAS CRECHES PÚBLICAS MUNICIPAIS, UNIDADES ESCOLARES E ESPAÇOS DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL - EDI

Matrícula dos candidatos selecionados, por intermédio de sorteio público, para as classes de Educação Infantil, modalidade creche, inclusive crianças com deficiência, obedecendo aos critérios estabelecidos pela Portaria/E/SUBE/CED nº 08, de 14 de outubro de 2011.

Coordenadora da Coordenadoria de Planejamento

ANEXO ÚNICO
EDUAÇÃO INFANTIL – MODALIDADE PRÉ – ESCOLA, ENSINO FUNDAMENTAL, EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

I - RENOVAÇÃO AUTOMÁTICA e REMANEJAMENTO

DIAS 17 a 21 de outubro de 2011 – NAS UNIDADES ESCOLARES

Renovação automática dos alunos da Educação Infantil, modalidade Pré-escola ao 2º ano, que já estudam na Rede Pública do Sistema Municipal de Ensino e remanejamento dos oriundos das Unidades Escolares que não possuem o segmento subsequente.

DIAS 03 a 04 de novembro de 2011 – NAS UNIDADES ESCOLARES

Matrícula das crianças candidatas à Educação Infantil - modalidade pré-escola, oriundas das Creches Conveniadas com a Secretaria Municipal de Educação;

DIAS 21 de dezembro de 2011 – NAS UNIDADES ESCOLARES

Renovação automática dos alunos do Ensino Fundamental do 3º ao 9º ano e de Educação de Jovens e Adultos, que já estudam na Rede Pública do Sistema Municipal de Ensino, remanejamento dos oriundos das Unidades Escolares que não possuem o segmento subsequente e exclusões por transferências externas.

II-PRÉ-MATRÍCULA PARA ALUNOS NOVOS NA REDE e TRANSFERÊNCIAS INTERNAS

DIAS 25 de outubro a 25 novembro de 2011 – pelo site: matriculadigital.rioeduca.rio.gov.br

Pré-matrícula para os candidatos à Educação Infantil, modalidade Pré-escola (4 a 5 anos e 11 meses), Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos.

Transferências internas dos alunos que já frequentam as Unidades Escolares da Rede Pública do Sistema Municipal de Ensino.

DIAS 9 a 15 de dezembro de 2011 – pelo site: matriculadigital.rioeduca.rio.gov.br, por e-mail e carta de confirmação

Divulgação dos candidatos de Pré ao 2º ano alocados através da Pré-matrícula.

DIAS 28 de dezembro de 2011 a 6 de janeiro de 2012 – pelo site: matriculadigital.rioeduca.rio.gov.br, por e-mail e carta de confirmação

Divulgação dos candidatos de 3º ao 9º ano e Educação de Jovens e Adultos, alocados através da Pré-matrícula.

III-CONFIRMAÇÃO DA MATRÍCULA NAS UNIDADES ESCOLARES

DIAS 16 a 21 de dezembro de 2011

Confirmação da matrícula nas Unidades Escolares, dos candidatos de Pré ao 2º ano, alocados no período da pré–matrícula, de acordo com o cronograma divulgado na carta de confirmação.

DIAS 09 a 13 de janeiro de 2012

Confirmação da matrícula nas Unidades Escolares, dos candidatos de 3º ao 9º ano e Educação de Jovens e Adultos, alocados no período da pré–matrícula, de acordo com o cronograma divulgado na carta confirmação

IV – SEGUNDO MOMENTO DE MATRÍCULA

DIAS 19 a 26 de janeiro de 2012 – pelo site: matriculadigital.rioeduca.rio.gov.br

2º Momento de Matrícula para atendimento aos alunos não alocados e aos interessados, que perderam o prazo da inscrição.

DIAS 20 a 27 de janeiro de 2012 – NAS UNIDADES ESCOLARES

Confirmação da matrícula nas Unidades Escolares, dos candidatos, alocados no 2º momento de matrícula, de acordo com o cronograma informado no momento da inscrição.

"Ler gibi é estudar", diz Ziraldo em entrevista à Folha (por @samegui)

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"Ler gibi é estudar", diz Ziraldo em entrevista à Folha (por @samegui): Texto originalmente publicado no blog A Vida Como A Vida Quer.

Ziraldo voltou às suas polêmicas sobre o papel da escola. Em 2006 suas palavras já causaram furor:
“E por esta razão que eu digo – para criar a questão – que ler é mais importante do que estudar. No currículo escolar devia ter uma matéria chamada ‘gostar de ler’.
Desta vez, em entrevista que promove o filme "Uma professora Maluquinha" (baseado em obra homônima) ele defende "uma escola em que não há provas, nem deveres de casa. Em que ler gibi é estudar. Onde um tribunal composto pelos próprios alunos julga os mais indisciplinados".
Por trás do filme "Uma Professora Muito Maluquinha", inspirado em livro homônimo de Ziraldo e que estreou na sexta, esconde-se a visão do autor sobre o que seria uma escola mais adequada.Ziraldo se diz o leigo mais entendido em ensino fundamental no país. Entre "O Menino Maluquinho", "Uma Professora Muito Maluquinha" e "Flicts", vendeu mais de 7 milhões de livros infantis e percorreu escolas dando palestras para professores de norte a sul do país nos últimos 30 anos.O filme volta à década de 40 no interior de Minas Gerais e é uma espécie de memória da infância de Ziraldo. A professora em questão, interpretada por Paola Oliveira e inspirada em personagem verídica, encanta os alunos e os moços da cidade (e também o padre...) com seu jeito brejeiro e nada convencional de ser.Ela entra em choque com a direção do colégio e só leciona por um ano, mas os alunos nunca a esquecerão.Segundo conta Ziraldo, a turma que teve aulas com ela foi a mais brilhante da história de Caratinga, sua cidade natal -dali saíram deputados, advogados, escritores. "Com ela aprendemos a ler e a escrever e não sabíamos nada além. Mas nisso éramos melhores que os alunos mais velhos. Quando ela saiu, todos tomamos bomba. Foi só no primeiro ano, depois a gente voou, porque tudo era mais fácil para nós."Nesta entrevista Ziraldo propõe um método de ensino em que a individualidade de cada aluno é estimulada a todo custo. Provoca com a proposta de o Enem avaliar os professores, não os alunos. Diz que bullying é invenção americana.E para defender suas ideias, cita a própria família. Dois de seus três filhos não concluíram os estudos escolares. Hoje são bilíngues e bem-sucedidos em suas carreiras (Antonio Pinto como compositor de trilhas e Fabrizia como diretora de cinema; a outra filha é a diretora e cenógrafa Daniela Thomas).
 
Folha - O que acha da situação educacional brasileira?Ziraldo - O Brasil não tem 10% de analfabetos, tem 90%. Quem não lê jornal é analfabeto funcional, não está interessado em nada, é incapaz de se expressar pela escrita e entender o que está lendo. O pessoal está chegando ao vestibular analfabeto.E as escolas?A escola de antigamente não era risonha e franca como se diz por aí, isso é balela. A escola educava para a escola. Agora busca educar para a vida. A gente avançou. Mas há grandes equívocos. A principal prioridade, que é ensinar a ler, a escrever e a contar, foi esquecida.E os professores? O que salva é o heroísmo de alguns. Mas uma educação que precisa de heróis está perdida. E não é só salário. A classe é muito mal assistida pelo governo. Não há congresso ou incentivo para reciclar o conhecimento. O Enem deveria avaliar o professor, não o aluno.E os pais dos alunos? Para poder fazer uma criança leitora, o lar é muito importante. Os pais têm que encher a casa de livros. E ficarem atentos para não deixar a criança chegar à internet sem passar pelo livro. A internet é a maior dádiva do ser humano, quem sabe mais importante até do que Gutemberg. Mas estimula uma curiosidade mais superficial.O que propõe? Eu acho que a lição de casa deveria ser a de escrever um diário. Escrever sobre si, pensar. Este é um projeto meu que será encampado pelas escolas das secretarias estaduais de Educação de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.Que acha do bullying? Isso é importação dos americanos. A sociedade brasileira não tem esse tipo de intolerância racial. E você demonizar o cara que fica gozando do outro também não é bom, fica aquele negócio da autoridade defendendo o cagão. Todas as pessoas que conheci de muito sucesso foram molestadas na escola - Caetano Veloso, Lobão, todo mundo. Você vai arrumar proteção pro cara que se deixa ser sacaneado? Deixa ele se virar!Como foi a educação de seus filhos? Os três aprenderam a ler em casa. Era cheia de livros, para todos os lados, e instrumentos musicais. O Antonio era pilhado, não conseguíamos controlar ele e quando decidiu abandonar a escola, deixamos. Foi o mesmo com Fabrizia. Mas eles se viraram, desenvolveram outro tipo de inteligência.Qual é o legado da professora maluquinha? Tem que inventar. Quando ela passa o exercício de encontrar um país que não existe, assim os alunos descobrem 500 países. Outra questão que aparece no filme: não tem que angustiar a criança com prova.Mas como avaliar se aprendeu? Se não aprender o que deve na escola, o aluno vai ficar emperrado, ele próprio vai criar a condição de se melhorar. Aliás, não pode dar aula de reforço nas férias. As férias são para curtir.(Folha de São Paulo
P.S. O filme é uma graça, meus filhos viram na pré-estreia e adoraram.

Projeto Africanidade na Creche | "A Bonequinha Preta" no Maternal

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Projeto Africanidade na Creche | "A Bonequinha Preta" no Maternal: Lembra do post que falei sobre o livro "A Bonequinha Preta"?

Ele foi o primeiro livro que li por recomendação da escola e marcou mesmo! Agora, minha mãe, que é educadora na Creche Municipal Simone de Beauvoir, no Rio de Janeiro, vai trabalhar a "africanidade" através do livro em conjunto com uma bonequinha preta, feita de malha e nós.


As crianças levarão o livro para casa (uma cópia do meu; é relíquia, né?) junto com a bonequinha, e no final do projeto, as crianças serão presenteadas com mini bonequinhas. Será uma experiência interessante para os alunos do Maternal, entre 3 e 4 anos.

Quem tiver a oportunidade, pode tentar encontrar esse livro em uma biblioteca ou em sebos, pois é bem difícil de encontrar uma versão nova. Mas vale a pena conferir, principalmente a faixa da primeira infância.

Se você gostou da ideia (que não é original, eu sei), compartilhe, promova em sua escola ou na escola do seu filho. E deixe aqui um comentário contando como foi. :)


Quem escreveu este post?
Silvia Azevedo, do blog Uma Pitada de Cada Coisa, mãe, jornalista e amante dos livros.

Crianças de 6 a 10 anos: consultas de rotina

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Crianças de 6 a 10 anos: consultas de rotina:







Crianças de 6 a 10 anos: consultas de rotinaQuando a criança cresce e passa a se expressar melhor, falando o que sente, muitos pais acreditam que não seja mais necessário levá-la às consultas de rotina, e passam a recorrer ao médico apenas quando há alguma doença ou queixa.

Esta atitude, associada à correria da vida moderna, faz com que muitas vezes a criança acabe em clínicas de pronto atendimento, perdendo o vínculo com o seu pediatra.

Os pais acabam retirando de seus filhos oportunidades preciosas para a avaliação global da criança e a adoção de medidas de promoção da saúde, que terão impacto por toda a sua vida.

Em situações de doença, a criança deve ser levada ao seu pediatra. Além de tratar a queixa que motivou a consulta, o pediatra poderá aproveitar esta oportunidade para avaliar seu crescimento, seu desenvolvimento neuropsicomotor e puberal, orientar sobre a vacinação, alimentação, vida escolar, prática de esportes, comportamento e, algumas vezes, diagnosticar doenças ainda não percebidas pelos pais.

As consultas periódicas permitem a supervisão da saúde durante toda a infância e adolescência, independente da presença de uma doença ou queixa específica.

Esta consulta da criança saudável, também chamada de puericultura, visa a acompanhar o desenvolvimento físico e psíquico e a promover a saúde através da realização de diagnósticos precoces e aconselhamento aos pais para a prevenção de acidentes e de problemas de saúde futuros.




Na faixa etária escolar (seis a dez anos incompletos), a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda pelo menos uma consulta com o pediatra por ano.

Na idade escolar, a criança gradativamente se separa dos pais e busca aceitação de professores e outros adultos, bem como de colegas. Neste momento, sua autoestima se torna uma questão central a ser avaliada e trabalhada pelos familiares e profissionais. Esse é um período em que a criança sofre pressões para se enquadrar em estilos e ideais do grupo ao qual pertence. Crianças física ou intelectualmente “diferentes” sofrem risco de isolamento social e depressão.

Nessa idade, as crianças estão estabelecendo padrões de comportamento que podem durar por toda a vida. Por isso, é importante que o pediatra, durante a consulta, colha informações sobre a rotina e hábitos da criança e da família, sobre seu relacionamento na escola e com amigos e que aconselhe sobre práticas e estilos de vida saudáveis.

Fonte: Conversando com o Pediatra (Sociedade Brasileira de Pediatria, Departamento de Pediatria Ambulatorial)
Última atualização: 22/10/2011.








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HOMENAGEM ÀS EDUCADORAS

Parabéns!!
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HOMENAGEM ÀS EDUCADORAS:
      Nossa homenagem as educadoras da CM ZilkaSalaberry, num clima de alegria, amizade e reconhecimento do belo trabalho realizado pelas nossas educadora que fazem a nossa creche ser de qualidade por excelência. Parabéns equipe da CM Zilka!!!

"Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso, eu amo as gentes e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo, que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade."




"Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão."
Paulo Freire