terça-feira, 24 de maio de 2011

HOJE É O DIA DO ABRAÇO NA 6ªCRE



Escolha o seu ou os seus e abrace muuuuuuuuuuuuito.

Zonas Norte e Sul poderão inscrever-se no Bolsa Família, ProJovem e Minha Casa Minha Vida

Zonas Norte e Sul poderão inscrever-se no Bolsa Família, ProJovem e Minha Casa Minha Vida

Passo a passo para as Eleições dos Conselheiros Tutelares do Município do Rio de Janeiro

Passo a passo para as Eleições dos Conselheiros Tutelares do Município do Rio de Janeiro

Casa Viva abre para atendimento especializado a jovens com envolvimento com drogas



24/05/2011

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) inaugurou na manhã de hoje, dia 24, a CASA VIVA, novo espaço em Laranjeiras destinado ao acolhimento e atendimento especializado a crianças e adolescentes com envolvimento com drogas. Em parceria com Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC), a unidade atenderá a 25 crianças e adolescentes que foram retirados das ruas.
Na CASA VIVA, os jovens receberão todo o suporte necessário à sua recuperação. Será um espaço diferenciado, com tratamento individualizado em saúde e na área psicossocial, além de atividades recreativas, passeios e outras programações de entretenimento. A proposta é um ambiente lúdico e acolhedor com brinquedoteca, biblioteca, sala de jogos, TV e videogame, área de convivência e de lazer, ao ar livre. Ao chegar, todos receberão uniforme e kit de higiene.
- Não adianta só retirar essas pessoas das ruas, é preciso fazer mais. A Casa Viva é um espaço voltado para o acolhimento especializado das crianças e adolescentes mais comprometidos com o vício das drogas, em especial o crack. O tratamento é de porta fechada. Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, vamos ampliar nossa rede de atendimento com mais quatro Casas Vivas - observa o secretário Municipal de Assistência Social, Rodrigo Bethlem.
O atendimento será realizado na modalidade de Casa Lar Especializada, com prestação de assistência médica, social e psicológica, e terapias alternativas auxiliares. O trabalho terá como foco a reinserção familiar e comunitária, sempre com reforço nos vínculos familiares das crianças e dos adolescentes. A equipe será formada por médico, enfermeiro, técnicos em enfermagem, psicólogo, pedagogo, assistentes sociais, educadores sociais, musicoterapeuta, e também terá o apoio dos profissionais que atuam nos centros municipais de Acolhimento, Referência de Assistência Social (CRAS) e Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

A CASA VIVA tem como objetivo principal a recuperação do ser humano. Como o próprio nome já diz, o destaque na casa é a vida. Com muito verde e cores alegres, a ideia é fazer com que os cômodos traduzam a presença de seus moradores e que a casa seja muito mais do que um espaço de recuperação, mas um lar provisório até que consigam reconstruírem suas vidas.

MEC destina menos que o mínimo por aluno para novas creches

http://ultimosegundo.ig.com.br/

MEC destina menos que o mínimo por aluno para novas creches: "

Cinthia Rodrigues, iG São Paulo

Portaria prevê verba para funcionamento de novas unidades com valor menor do que o estabelecido pelo próprio governo

O valor que o Ministério da Educação (MEC) destinará a novas creches que foram inauguradas depois do envio de dados para o último censo escolar é menor do que a quantia que o próprio governo estabeleceu como investimento mínimo por estudante para esta etapa de ensino. Nesta terça-feira, o dinheiro que será destinado por ano para cada aluno matriculado nas escolas de educação infantil construídas pelo programa federal Pró-Infância – uma das principais bandeiras da presidenta Dilma Rousseff – foi divulgado no Diário Oficial da União.


Em 31 de dezembro de 2010, o governo estabeleceu o novo custo mínimo por aluno para cada etapa da educação brasileira. Estados que não têm dinheiro suficiente para destinar esta quantia em sua parcela do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) – recursos arrecadados pelos Estados e municípios e distribuídos de acordo com a quantidade de alunos de cada rede – recebem complementação do orçamento da União. O valor mais baixo, para creche em tempo parcial, era de R$ 1.377,64. As unidades inauguradas receberão, no entanto, R$ 1.223,98 por estudante.


As novas escolas precisam de legislação diferenciada para receber dinheiro porque os repasses de verba são baseados na quantidade de alunos matriculados informada no Censo Escolar e não há mais tempo de incluir as novas matrículas na contagem deste ano. Para evitar que, por conta disso, as prefeituras e Estados mantivessem os novos prédios fechados, o governo federal editou uma medida provisória com verba para manutenção destas escolas. Os valores por estudante ficaram entre 11,1%, no caso de pré-escola e creches em tempo parcial, e 18,5%, no caso de creches em tempo integral, menores do que o mínimo previsto.








































Tipo de escola Valor mínimo por aluno estabelecido pelo Fundeb Valor por aluno estabelecido para novas unidades Diferença porcentul
Creche em tempo integral R$ 2.066,46 R$ 1.682,97 18,5%
Creche em tempo parcial R$ 1.377,64 R$ 1.223,98 11,1%
Pré-escola em tempo integral R$ 2.238,66 R$1.1912,46 14,6%
Pré-escola em tempo parcial R$ 1.722,05 R$ 1.529,97 11,1%



O investimento real por aluno pode ser maior caso cada governo local invista mais dinheiro - assim como pode ocorrer complementação também com o valor repassado pelo Fundeb. “O gestor público pode ver essa verba como benesse do governo federal, mas o valor é insuficiente para promover um ensino de qualidade”, diz Daniel Cara, coordenador da Campanha Nacional pelo Direito à Educação. Pelos cálculos da ONG, o custo mínimo para manter uma creche de qualidade seria de R$ 7 mil.


A Secretaria de Educação Básica do MEC confirmou que os valores publicados no Diário Oficial são anuais e serão repassados proporcionalmente a estimativa de meses de atendimento que a unidade venha a ter. A partir do ano em que os alunos estiverem matriculados e constarem nos dados enviados para o Censo Escolar, o repasse de verba será pelo Fundeb, como ocorre em todas as escolas públicas.

"

Prefeitura do Rio lança conjunto de ações contra a homofobia

http://www.psfsantamarta.com/

Prefeitura do Rio lança conjunto de ações contra a homofobia: "
O combate ao bullying com motivações homofóbicas e ao preconceito em estabelecimentos comerciais faz parte do pacote de medidas

O prefeito Eduardo Paes e o coordenador especial da Diversidade Sexual, Carlos Tufvesson, lançaram nesta quarta-feira, dia 18, um conjunto de ações contra o preconceito no município em comemoração ao Dia Internacional de Combate à Homofobia, celebrado em todo o mundo no dia 17 de maio.

Durante cerimônia realizada no Palácio da Cidade, em Botafogo, o prefeito assinou dois decretos visando ao respeito às diferenças em todos os órgãos municipais. O primeiro garante a servidores e usuários dos serviços da Prefeitura o direito ao uso do nome social em órgãos municipais, como as unidades de saúde e educação. O nome social consiste na nomenclatura adotada por travestis e transexuais, ao invés da que consta no documento oficial de identidade.

O outro decreto estabelece que os postos de atendimento ao público das repartições municipais ficam obrigados a expor aviso em local visível proibindo a discriminação em virtude da orientação sexual e identidade de gênero, como também assegura o direito à demonstração de afeto público (de acordo com a Lei 2475/1996). A Coordenadoria oferecerá cursos de capacitação em estabelecimentos comerciais para orientar os funcionários sobre os direitos dos homossexuais e esses locais ganharão o selo 'Rio Sem Preconceito'.

Ao lado dos secretários municipais Claudia Costin (Educação), Rodrigo Bethlem(Assistência Social), Pedro Paulo Carvalho (Casa Civil) e do vice-presidente da Riotur, José Carlos Sá, o prefeito Eduardo Paes falou sobre a importância desses atos para a cidade:

- O Brasil do século XXI não pode aceitar preconceitos. E, hoje, estamos implementando um conjunto de ações que trazem cidadania plena a todos os cariocas, independentemente da sua orientação sexual. Vamos dar o selo de tolerância, de percepção, de que a cidade é aberta e tem que aceitar a todos. Esse é o sinal que a cidade do Rio de Janeiro quer dar, que não admite preconceito, que abraça e aceita todo o tipo de pessoa.

Além dos decretos, também foi assinada uma portaria que garante a formação de uma frente de trabalho para coibir a prática de bullying motivada por homofobia nas escolas, abrigos, hospitais e outros centros de atendimento da Prefeitura do Rio. Caberá às secretarias municipais informar oficialmente a Coordenadoria Especial de Diversidade Sexual (CEDS) sobre as ocorrências de bullying, com detalhamento dos fatos, local de ocorrência e as providências adotadas para conter o abuso.

Carlos Tufevsson comemorou as iniciativas e anunciou uma medida que será tomada em breve pela CEDS:

- É tradição do Rio ser uma cidade inclusiva. E hoje ficou claro que opreconceito não será tolerado no Rio de Janeiro no que tange constitucionalmente à Legislação Municipal. Além disso, vamos criar uma proposta parlamentar, que a Coordenadoria vai enviar à Câmara dos Vereadores para que seja criada a frente 'Rio Sem Preconceito'. Esta é uma campanha que estamos fazendo desde fevereiro, visando trabalhar com todos os tipos de preconceito: racial, religioso, terceira idade, homofobia, etc.. Queremos trabalhar junto com o Executivo em leis que possam construir uma cidade ainda melhor. - comentou.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social também foi assinada uma Resolução que reformula o projeto DAMAS, de capacitação e inserção no mercado formal de trabalho de travestis e transexuais. O programa terá número de vaga ampliado de 20 para 40 participantes a cada semestre, com conteúdo pedagógico reformulado e aumento da carga-horária semanal. A Secretaria Municipal de Educação viabilizará a ação, para que as participantes concluam o ensino fundamental e/ou médio.

Também foi lançado o programa 'Balcão Carioca da Cidadania', que levará cinco contêineres, inicialmente, a comunidades carentes do Rio. O trabalho será acompanhado por assistentes sociais e pedagogos que informarão a população sobre seus direitos, aLém de encaminhar os cidadãos aos serviços sociais da Prefeitura e do Estado. Os balcões itinerantes percorrerão a cidade durante todo o ano.


O secretário de Assistência Social, Rodrigo Bethlem, garantiu total apoio de sua secretaria:

- Estamos discutindo o combate ao preconceito e à intolerância. O Rio é uma cidade com um povo bem humorado, acolhedor, e não pode admitir preconceito só porque as pessoas são diferentes. Ninguém é igual a ninguém e todos devem ser aceitos. Por isso, estamos aqui para apoiar as iniciativas da CEDS e ajudar no que for preciso para traduzir as ações em coisas positivas para a cidade.

Para mais informações sobre as ações e projetos, já está disponível o portalwww.cedsrio.com.br. No site, os internautas têm acesso a toda a legislação de proteção aos direitos dos cidadãos homossexuais, além da agenda LGBT. Eles também poderão fazer denúncias online, o que fará com que os casos de discriminação cheguem com mais rapidez ao poder público. Segundo Tufvesson, o portal é mais uma ferramenta para o cidadão carioca e o turista que visita a cidade ter conhecimento de seus direitos e denunciar práticas homofóbicas:

- Preconceito pode existir em qualquer lugar, o que hoje deixamos claro é que a Prefeitura do Rio não deixará a discriminação e o preconceito impunes na cidade do Rio de Janeiro. Cabe ao cidadão conhecer as leis, que estão expostas no site, para que possa acionar o poder público, que só pode se manifestar quando provocado.

Texto: Juliana Romar
Fotos: Beth Santos

Fonte: Portal da Prefeitura do Rio de Janeiro
"

Onde cessa o direito à liberdade – quando menores de idade podem ser incriminados

http://www.samshiraishi.com/

Onde cessa o direito à liberdade – quando menores de idade podem ser incriminados: "

crimes na web e liberdade de expressão - crédito da imagem: reprodução de cartilha da OAB


É comum conversar com jovens e crianças (e até mesmo adultos) e me dizerem que na internet, qualquer coisa a gente deleta. Mas não é bem assim.


“Tudo o que cai na rede fica documentado. Os computadores têm um número de identidade, o chamado IP. Quando a polícia suspeita de algum conteúdo que está sendo divulgado, rastreia de onde ele partiu e chega ao computador de origem; e até menores de idade podem ter que responder numa investigação.”


E nem os menores de idade escapam? Nem!


Por isso vale a pena divulgar duas orientações legais que vi numa matéria do Jornal Hoje.



Qualquer prática criminosa por um adolescente é chamado de um ato infracional e tem como consequência as medidas sócio educativas, claro que em última instância pode ter sim uma privação de liberdade, dependendo da situação”.

(Carla Rahal Benedetti, advogada criminalista)



Se é apenas a opinião, como fica ao direito à liberdade de expressão?


crimes na web e liberdade de expressão - crédito da imagem: reprodução de cartilha da OAB


Tanto a intimidade quanto a privacidade são consideradas garantias fundamentais de cada cidadão, consagradas na Constituição Federal de 1988, que assegura a cada indivíduo a certeza de poder resguardar sua vida privada no inciso X, do art. 5º da CF/88 garante que: “São invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.”


Só que é preciso bom senso!



No momento em que você coloca uma informação ofensiva, contra a honra de uma pessoa que possa lhe gerar algum mal estar na sua esfera íntima e valorativa, neste momento cessa a liberdade de expressão. As pessoas devem tomar muito cuidado com aquilo que elas escrevem e postam na internet, uma vez que você coloca uma informação na internet ela não sai nunca mais”.

(Coriolano Almeida Camargo, da área de Crimes de Alta Tecnologia da OAB)




A questão tem preocupado mesmo a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), que até elaborou uma cartilha com dicas de como agir para transtornos. As dicas são aquelas que nós já sabemos, mas sempre vale repetir:


- Não dê informações pessoais como bens e dados bancários.

- Não coloque fotos da família, principalmente de crianças.

- Não mantenha conversas detalhadas com pessoas que vc conheceu na internet.

- Não baixe arquivos desconhecidos.

- Os pais devem ficar atentos ao comportamento dos filhos.



E a grande surpresa da semana no combate à pedofilia e crimes na web veio do Senado, que aprovou no dia 12/05 um projeto de lei que autoriza a infiltração de agentes policiais em sites de bate-papo e redes sociais para coibir e investigar crimes de pedofilia na internet – mas, para viabilizar a regra, a matéria prevê a alteração do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Não vai ser oba-oba, toda ação precisará de autorização judicial e só poderá ser realizada nos casos em que a prova não possa ser obtida por outros meios CPI da Pedofilia , mas a proposta poderá prevenir e reprimir o chamado “internet grooming”. Esta expressão retrata algo que vemos muito nos filmes e seriados: o pedófilo, protegido pelo anonimato, seleciona e aborda pela rede as potenciais vítimas, crianças ou adolescentes e as vai preparando para aceitarem abusos.


P.S. A CPI da Pedofilia foi criada em 2008 e investigou a ação de criminosos em páginas na internet e sua relação com o crime organizado. O trabalho dos parlamentares foi estruturado em grande parte nas investigações da Operação Carrossel, deflagrada pela Polícia Federal para reprimir a prática do crime de pedofilia em 14 estados e no Distrito Federal.


Add to orkutShare on Facebook




"

Programa aborda a adultização da infância

http://consumismoeinfancia.com/
Programa aborda a adultização da infância: "

No dia 16 de maio, o programa Fala Sério, da Rede CNT, abordou a questão da adultização da infância e as consequências deste processo para as crianças em formação. A psicóloga Laís Fontenelle, coordenadora de Educação e Pesquisa do Projeto Criança e Consumo, foi a convidada da apresentadora Salette Lemos para debater o tema.


“Hoje estamos vendo não só a adultização da infância, mas também a infantilização do adulto. E por quê? Porque isso vende”, explicou Laís, falando sobre os apelos do mercado ao público infantil, que vem sendo inserido desde muito cedo no mundo adulto, por meio principalmente da relação direta com a mídia.


Laís e Salette falaram também sobre a perda da infância e a desvalorização do brincar. “Criança precisa brincar, colocar a mão na terra”, diz Laís. É por meio do brincar que a criança inicia o processo de socialização, aprendendo a conviver com os outros. 'Com a adultização, a criança perde a infância, que é uma fase imprescindível do seu desenvolvimento.'


Assista ao vídeo.







"

Curso Gratuitos para Alunos da Rede Pública de Ensino

http://pordentrodacidade.blogspot.com/
Curso Gratuitos para Alunos da Rede Pública de Ensino: "
O Instituto Tear oferece diversos cursos gratuitos voltados para alunos da rede pública.

Cursos


Núcleo de Mídia (produção vídeo, foto e animação)
Idade: 14 a 18 anos
Dias: 3ª e 5ª feira
Horário: 14h às 16h

Artes Visuais (desenho, pintura, fotografia, grafite, etc)
Idade: 11 a 14 anos
Dias: 4ª e 6ª feira
Horário: 14h às 16h

Artes Integradas
Idade: 6 a 8 anos
Dias: 4ª e 5ª feira
Horário: 9h às 11h

Idade: 9 a 11 anos
Dias: 3ª e 5ª feira
Horário: 9h às 11h

Música
Idade: 12 a 16 anos
Dias: 2ª e 4ª feira
Horário: 14h às 16h

Teatro e Dança
Idade: 14 a 16 anos
Dias: 2ª e 4ª feira
Horários: 14h às 18h


Faça a sua inscrição pelos telefones:
3238-3690
2238-4927

Rua Pereira Nunes, 138 - Tijuca / Rio de Janeiro
tear@institutotear.org.br
www.institutotear.org.br
"

Segunda reunião na CAS discute a articulação dos serviços com os GALs

http://pordentrodacidade.blogspot.com/

Segunda reunião na CAS discute a articulação dos serviços com os GALs: "
Como foi agendado na última reunião, os GALs que atuam na região de abrangência da 1º CAS, participaram no dia 23, de um encontro para discutir os desdobramentos do processo de articulação entre as áreas da Educação, Saúde e Assistência com os GALs da Plataforma.

Assim como na primeira reunião, estavam presentes representantes das três áreas citadas acima. Silvia Tristão, da Divisão de Programas e Ações da Saúde da CAP 1 (Coordenação de Área Programática 1), explicou como funcionam as demandas da saúde no território. Silvia falou da dinâmica de distribuição dos Postos de Saúde da Família (PSFs), Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e suas peculiaridades dentro de cada área de atuação da CAP 1.

José Luiz, da 1º CRE, falou sobre o programa de Saúde na Escola, que já está em fase de implementação nas Escolas do Amanhã. Foram construídos pequenos consultórios nas escolas para que os profissionais da Saúde possam realizar o serviço de primeiro atendimento e fazer também promoção da saúde.

Os GALs Mosaico e Mobilização participaram do encontro. Maria Aparecida, do Mobilização, falou sobre a deficiência dos serviços de saúde que atendem ao território do GAL.

Uma novidade é que a CAP 1 também tem um programa para pessoas em situação de rua. A sede funciona no CMS Oswaldo Cruz, mas os profissionais também atendem à população nas ruas do Centro. A equipe que atua lá é diferenciada, com profissionais em drogadição, saúde mental e musicoterapia.

Lourdes Lira, da CAS, falou que a ideia destes encontros é que os serviços funcionem como facilitadores nas pontas. Que eles se juntem aos GALs e outros serviços para fazer a ponte entre eles.
"

Grupo Jovens de Periferia é aprovado em edital do Ministério da Cultura

http://pordentrodacidade.blogspot.com/


Grupo Jovens de Periferia é aprovado em edital do Ministério da Cultura: "O Grupo de Dança de Rua Jovens de Periferia, que participa do Gal Jovem e Participação Social, foi aprovado no edital Microprojetos Mais Cultura para os Territórios de Paz, uma ação do Programa Mais Cultura, do Ministério da Cultura, que contemplou 700 projetos culturais em bairros definidos como de Territórios de Paz pelo PRONASCI. O projeto fomenta e incentiva artistas, grupos artísticos independentes, grupos étnicos de tradição cultural e pequenos produtores culturais.

O valor aprovado pelo projeto, R$ 15 mil, contempla custos de materiais de apoio como espelho, som, etc., e a bolsa auxílio para o coordenador e educador do grupo. O objetivo do projeto é oferecer oficina de dança de rua para crianças e jovens do Batan e ajudar a profissionalizar o grupo Jovens de Periferia, que existe há 13 anos. O grupo acessou o edital através da assessoria do CEDAPS no âmbito da Plataforma dos Centros Urbanos.

Por não ser um grupo formalmente constituído do ponto de vista jurídico, e por atuar em Realengo, bairro vizinho ao Batan, considerado Território de Paz, o grupo se inscreveu para atuar nesta comunidade, e contou com a parceria da Igreja Batista Independente Saciar, que possui sede no bairro e será responsável por administrar o recurso.

Previsto para março, o inicio do projeto foi adiado, e a nova data está prevista para junho. Enquanto o recurso não sai, os Jovens de Periferia não estão esperando de braços cruzados. Já iniciaram um projeto no Batan chamado Jornada Jovens de Periferia, que consiste em desenvolver oficinas de dança em diversas instituições comunitárias, ONGs, e grupos religiosos do bairro, a cada 15 dias. A proposta da Jornada é que um maior número de pessoas possa acessar a oficina e não um grupo específico. Segundo o diretor e fundador do Jovens de Periferia, André Araújo, 28 anos, ao final da primeira etapa deste projeto, vão realizar um grande espetáculo reunindo todos os participantes.

Os dois grandes sonhos do grupo que são a inauguração de uma sede e a formalização jurídica estão prestes a se realizar. Segundo André, os dois profissionais remunerados pelo projeto vão abrir mão do valor para pagamento do aluguel do espaço da sede, o grupo também já começou a mexer os pauzinhos para dar inicio a formalização do grupo.


Assista a participação do grupo no programa Se Ela Dança Eu Danço, do SBT:


"

quando dois é bom demais

http://dobrasdaleitura.blogspot.com/

quando dois é bom demais: "peter o.o’sagae


— Você não vai me ajudar a guardar essa bagunça, papai? Você também brincou, agora precisa arrumar junto comigo! — ela reclamou.
— Da próxima vez, eu não vou mais cair na sua conversa, ouviu, dona Olívia mandona? — o pai alertou...

Porém, todas as tardes, era assim: a menina vinha dizer só uma coisinha e terminava enrolando papai Raul com brincadeiras e aquela bagunça, as bonecas espalhadas pelo tapete da sala, para guardar. Papai Raul é pintor, papai Luís vive ligado ao computador. E Olívia tinha prometido não atrapalhar seu trabalho a não ser que algo muito grave viesse acontecer, como... uma filha quase “desfalecendo” de fome? Papai Luís segura o riso, mas não resiste!

Na trama afetiva do cotidiano, Olívia tem dois papais, de Márcia Leite com ilustrações de Taline Schubach (Companhia das Letrinhas, 2010), põe foco nas alegrias e nos desafios da pequena e esperta Olívia para conseguir ganhar um estojo de maquiagem e perfume “de verdade”, tendo evidentemente, ao fundo, a estabilidade do casal. Uma família que se aconchega pelos laços do amor para ninguém encontrar defeito.


— Sabia que você é um pai encantador? [...] “Encantador” era uma palavra que Olívia guardava para usar em situações muito especiais, principalmente quando tinha planos...
"

Sarampo. Fique alerta!

http://informacaoestrategicacievsrio.blogspot.com/
Sarampo. Fique alerta!: "
O sarampo é uma doença infecciosa aguda, viral, transmissível e altamente contagiosa e de distribuição universal. Os sintomas mais frequentes são febre, tosse, coriza, conjuntivite e manchas vermelhas pelo corpo (exantemas). O período médio de incubação é de 10 dias, variando de 7 a 18 dias. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio das secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar e se dá desde 4 a 6 dias antes do aparecimento do exantema e até 4 dias após.
O vírus do sarampo circula atualmente em países da Europa, África e Ásia, e encontra-se em processo de eliminação nas Américas.
No Rio de Janeiro, a dengue é uma doença muito comum e também apresenta febre e exantemas o que pode dificultar a percepção médica para prováveis diagnósticos de sarampo e casos desta doença podem passar despercebidos, adquirindo maior proporção e força de transmissão.
A vacinação é a principal medida de controle para o sarampo. No Brasil, a vacina tríplice viral (contra o sarampo, a caxumba e a rubéola) encontra-se disponível nas unidades básicas de saúde dos municípios e é atividade realizada de forma contínua em todo o território nacional. A vacinação deve ser garantida em todas as crianças aos 12 meses e, ainda, reforço no período de 4 a 6 anos de idade para corrigir possível falha vacinal primária e vacinar aqueles que porventura não tenham sido vacinados anteriormente. Conforme consta no calendário nacional de vacinação, a vacina tríplice viral ainda está disponível para todos os adolescentes menores de 20 anos (duas doses) e para adultos de até 39 anos (uma dose).
Assim, ao considerar o processo de eliminação da doença no Brasil, o potencial turístico da nossa cidade e a importância como sede de futuros eventos de massa (V Jogos Mundiais Militares, Rock in Rio, Copa do Mundo de Futebol e Olimpíadas), alertamos para as orientações do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) para controle da doença.
Aos viajantes é recomendado que estejam com a vacinação em dia contra rubéola e sarampo e/ou ter a garantia de imunidade (comprovante da vacina e/ou confirmação laboratorial de imunidade). Para as crianças viajantes é importante frizar que a vacinação não é indicada antes dos 6 meses. Se realizada entre 6 e 11 meses, a revacinação aos 12 meses é indicada para garantir a eficácia.
Saiba mais em:
Nota técnica do Ministério da Saúde_Comunicação aos viajantes_Sarampo
Recomendações da OPAS aos viajantes para preservação das Américas sem sarampo e rubéola
Caderno de Sarampo do Guia de Vigilância Epidemiológica.
"

No Be Santissimo a amizade produz educação

http://bairroeducador.blogspot.com/

No Be Santissimo a amizade produz educação: "
Entre os dias 09 a 12 de maio foi realizado o “Encontro entre amigos – eu tenho amigos na escola” na Escola Municipal Santa Francisca Xavier Cabrini, uma parceira entre o BE Santíssimo e o Programa de Saúde da Família Sílvio Barbosa equipe do NASF (Núcleo de Atendimento à Saúde da Família) e da Academia Carioca. O encontro teve como objetivo contribuir à construção de relações fraternas entre os alunos para que a escola seja verdadeiramente o lugar de amigos e amigas.

A semana contou com atividades lúdico-recreativas:

1º dia: Teatro de mamulengos;
Parceria do BE com o professor da Educação infantil da escola Cristian, trabalhando de forma divertida e descontraída o respeito entre os alunos.



2º dia: Jogos cooperativos;
Parceria com o professor Mariano, da Academia Carioca do PSF Sílvio Barbosa, trabalhando através dos jogos a cooperação, o coleguismo e o respeito às diferenças.




3º dia: Conhecendo o eu e o outro;
Equipe BE Santíssimo, trabalhando a percepção de si e do outro, igualdades e diferenças.




4º dia: Teatro interativo – cuidados pessoais;
Parceria com a equipe do NASF e de AVS (Agentes em Vigilância em Saúde) do PS Eithel Pinheiro de Lima (Taquaral), trabalhando questões de higiene pessoal e coletiva.



"

Semana da Agroecologia e Agricultura Familiar no BE Guaratiba

http://bairroeducador.blogspot.com/Semana da Agroecologia e Agricultura Familiar no BE Guaratiba: "
Desde 1959 há no calendário das escolas a Semana de Alimentação. De lá para cá, muito se tem investido na promoção da alimentação saudável na escola, na medida em que se acredita que este seja um espaço propício à formação de hábitos de vida saudáveis e à construção da cidadania.


Anualmente, é escolhido um tema para ser trabalhado nas escolas. Este ano foi eleito o tema: “Agroecologia e agricultura familiar: a cidadania cultivada em família”, tendo como objetivo discutir as formas de produção de alimentos no Brasil, valorizando a agroecologia e agricultura familiar como estratégia para garantir a segurança alimentar e promover o desenvolvimento sustentável.


Na região de Guaratiba, ainda encontramos moradores que desenvolvem plantio em suas pequenas propriedades como aipim e hortaliças, além de criarem de galinhas e animais de pequeno porte que são consumidos pelas próprias famílias. Todo o excedente é vendido no comércio local. Pesando nisso, a direção da E. M. Padre Carlos Henrique de Souza propôs que fosse desenvolvida atividade que incentivassem os alunos ao plantio em pequena escala em suas casas.


Mediante a esta proposta, o Bairro Educador Guaratiba em parceria com a Fazenda Modelo desenvolveu uma oficina de plantio de hortaliça com os estudantes. A engenheira agrônoma Eremita da Fazenda Modelo passou uma tarde com os alunos da escola, trabalhando questões como: a importância do plantio autossustentável, como deve ser plantada as hortaliças e como cuidá-las. Além de ensinar os cuidados básicos com as hortaliças, cada aluno que participou da oficina pode levar para casa uma muda de taioba que foi plantada por eles mesmos, folhetos explicativos de plantio para os responsáveis, uma muda de manjericão e um saco de húmus de minhoca para poderem plantar em suas casas.


A oficina foi de grande valia para os alunos, pois foram estimulados a se sensibilizar com as questões ambientais, as importâncias do plantio urbano, além de trabalhar com inúmeras questões como a própria coordenação motora.
A ATIVIDADE FOI UM SUCESSO!
"

Momento Paz é Amor!

http://rknoticia.blogspot.com/
Momento Paz é Amor!: "
A sessão 'Momento Paz é Amor' ocorreu nesta segunda-feira em nossa escola. Nela o grupo FalAÇÃO da 6ª CRE assistiu ao longa-metragem 'Amor'.
Neste filme vimos depoimentos reais de pessoas que foram agredidas ou agrediram sendo interpretados por grandes atores brasileiros. Ficou curioso? Corra para locadora e não deixe de assistir este maravilhoso filme nacional.
E.M. Rose Klabin - Uma Escola de Todos!
"

REUNIÃO DE PAIS - DIA 21 DE MAIO

http://bragafatima-educao.blogspot.com/

Fotos da Reunião de 21/05/2011: "

"

Dia do abraço (25/05/2011)

http://bragafatima-educao.blogspot.com/
Dia do abraço (25/05/2011): "
ABRAÇOS

Texto de Aluisio Cavalcante Jr.


'De todos os gestos que justificam a nossa humanidade,

Um dos que mais gosto é o abraço.

Talvez porque lembre afeto de pai e carinho de mãe,

Que com seus abraços nos protegem dos perigos da vida.

Talvez porque lembre à pessoa amada,

Que nos dias calmos,

Com seu abraço nos leva as estrelas,

E nos dias não tão calmos,

Com seu abraço impede que nos percamos de nós.

Talvez porque lembre amigos,

Que com o abraço da amizade, traz aos nossos olhos

As cores da vida com os seus mais intensos matizes.


Mas há um tipo de abraço que considero especial. Neste abraço as mãos protegem e ajudam a construir um sonho. É neste abraço que os passos rápidos se juntam aos passos lentos Para juntos construírem um caminho para chegar a um objetivo, Capaz de transformar a vida e justificar um ideal. Deste abraço nascem sentimentos de união e solidariedade. Nascem alegrias vindas da certeza De sentir a presença do outro ao nosso lado. Assim quando juntos abraçamos um sonho, Transformamos o EU sozinho em um NÓS multidão, E construímos com um abraço que inspira a confiança, O que de mais forte pode existir na vida: A essência do que chamamos parceria, cumplicidade e equipe.'

Um grande abraço a todos os profissionais da Educação do RJ e do Brasil.
Um abraço especial aos alunos das Escolas Municipais do RJ e aos colegas que com cumplicidade e parceria realizam um belo trabalho Educacional .

Fatima Braga
"

Educação em Rede

http://rioeducainfancia.blogspot.com/

Educação em Rede: "

Educação em Rede destaca o bom desempenho da Educação Infantil

MultiRio
No programa Educação em Rede desta semana, a apresentadora Carla Ramos conversa com a coordenadora de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação (SME), Simone Souza. Ela fala sobre o Prêmio Anual de Desempenho da Educação Infantil, que contemplou 91 projetos pedagógicos que contribuem na melhoria da aprendizagem.
Educação em Rede mostra, ainda, o trabalho de reforço escolar desenvolvido na E.M. Itália, em Rocha Miranda, que tem o segundo melhor desempenho no Ideb.
O programa também exibe uma reportagem com alunos do Ginásio Experimental Coelho Neto, que falam dos seus planos para o futuro.
A nova série Tempo e Movimento, que a MultiRio estreia em junho, é outro destaque dessa edição.
Educação em Rede vai ao ar nesta quarta (25/5), às 8h e às 13h, no canal 14 da NET, com reprise no mesmo canal na quinta-feira (26/5), às 11h, e no sábado (28/5), às 12h30.

"

Equipe PSE - Morro União

Só gente boa!!!
http://cmzuzuangel.blogspot.com/


Equipe PSE - Morro União: "
Uma parceria que deu certo.

O Programa Saúde na Escola (PSE) visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira. Como consolidar essa atitude dentro das escolas? Essa é a questão que nos guiou para elaboração da metodologia das Agendas de Educação e Saúde, a serem executadas como projetos didáticos nas Escolas.

O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.


Saúde Bucal
Enfermeira Dija
Parceiros


O público beneficiário do PSE são os estudantes da Educação Básica, gestores e profissionais de educação e saúde, comunidade escolar e, de forma mais amplificada, estudantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).



Trabalho de sucesso em nossa creche.
Parabéns Equipe PSF do Morro União!

"