quinta-feira, 17 de março de 2011
ALERTA!!!!Bairros do Rio com surto de dengue sobem de 9 para 13 em uma semana

Fábio Lucas e ficções de Rosa
“Sem o livro, nenhuma civilização avançada se concretiza”
Os escritores mineiros Fábio Lucas e Guimarães Rosa (1908-1967) se encontram em “Ficções de Guimarães Rosa – Perspectivas” (Selo Amarylis), que o crítico, considerado um dos mais importantes da atualidade, lança hoje em São Paulo.
Fábio Lucas é membro da Academia Mineira de Letras e da Academia Paulista de Letras, onde acontece o evento.
Lançamento de “Ficções de Guimarães Rosa – Perspectivas”
Largo do Arouche, 312 – São Paulo – SP – Telefone: (11)3331-7222
Ouça entrevista inédita e exclusiva com Fábio Lucas:
Se você usa iPad ou iPhone, ouça aqui.
Atenção: Este conteúdo pertence ao site Silaba Tônica. Não é permitido publicações sem os devidos créditos ou edições desta entrevista.
"
Conanda publica Resolução sobre criação e funcionamento de Conselhos Tutelares
Série de TV avalia a educação brasileira
STF retoma julgamento da lei do piso nacional dos professores
BRASÍLIA - O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta quinta-feira (17) o julgamento da lei que criou o piso nacional do magistério
...
Assine O GLOBO e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa
"Algumas atividades com o tema água!
e me dei folga... e por sinal muito bom! Mas senti falta de estar aqui com vocês!
Abaixo algumas atividades para a semana da água, mas não fiquem só aqui, no indice de atividades vocês irão encontrar mais atividades e projeto sobre o tema. Abraços!
POLO DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO - PET FERNANDO DE AZEVEDO
Na foto (da esquerda para a direita)estão as professoras Jane Peralva (Matemática e Informática) que criou o site da Escola Municipal Fernando de Azevedo; Brígida Nunes Machado, carinhosamente conhecida como Piu, que é a chefe do POLO DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO - PET FERNANDO DE AZEVEDO e Rosangela Silva do Amaral, auxiliar de chefia do Polo.
O PET FERNANDO DE AZEVEDO, da 10ª Coordenadoria Regional de Educação (Regiões administrativas de Santa Cruz e Guaratiba)oferece oficinas para alunos da Rede Municipal de Educação do 4º ao 9º ano.
As inscrições são feitas na própria escola, localizada na Rua das Palmeiras Imperiais, s/nº, Santa Cruz (ao lado do Centro Cultural Dr. Antonio Nicolau Jorge e da Vila Olímpica Oscar Schmidt).
Para este ano letivo (2011),com as inscrições já encerradas, o PET FERNANDO DE AZEVEDO estará oferecendo as seguintes oficinas: 1-Informática; 2-Fotografia; 3-Artesanato; 4-Violão. 5-Alimentação Saudável; 6-Desenho; 7-Canto Coral; 8-Vídeo; 9-Teatro; 10-Prática de conjunto (musical); 11-Biscuit; 12-Horta e Jardinagem; 13-Cenografia; 14-Perfumaria; 15-Pintura; 16-Animação; 17-Reciclagem e 18-Produção de mel.
O interesse dos alunos é muito grande, e o PET FERNANDO DE AZEVEDO tem recebido inscrições vindas de várias escolas da 10ª CRE e até mesmo da 9ª CRE, como informou a professora Brígida.
O projeto é desenvolvido por semestre, sempre com uma culminância onde são realizadas atividades e exposições dos trabalhos produzidos pelos alunos em cada período.
A professora Jane Peralva, que além de lecionar Matemática, é especialista em Informática Educativa, dá aula das 13h às 17 h, para três turmas com vinte alunos cada, e fala do entusiasmo e da ansiedade dos adolescentes pela oficina. Segundo Jane, os alunos estão sempre perguntando sobre o início das aulas e demonstram satisfação contagiante quando estão no laboratório.
São muitos projetos, cada qual atendendo as características, peculiaridades e aptidões dos alunos que procuram o PET FERNANDO DE AZEVEDO, mas a professora Brígida, que detalha cada uma das oficinas com grande carga de emotividade, não se cansa de mencionar o BANCO VERDE e o seu desdobramento, que é o BAZAR VERDE, criados pela professora Marilúcia Galvão Ferreira da Silva, que teve o seu projeto premiado a nível nacional em 2010, com viagem para participação no Fórum Social Mundial, em Dakar, no Senegal, em fevereiro deste ano. Marilúcia foi uma das cinco premiadas no concurso realizado pela Revista Fórum e a Fundação Banco Brasil – Aprender e Ensinar -Tecnologias Sociais que recebeu cerca de 3.200 inscrições de todo o País.
A Escola Municipal Fernando de Azevedo coleciona troféus e certificados que comprovam a participação e premiação dos seus alunos e professores em eventos como o Prêmio Inovar Para Crescer, promovido e organizado pelo Conselho de Inovação e Tecnologia da Associação Comercial do Rio de Janeiro e de exposições sobre empreendedorismo.
Foi o caso também da premiação citada da professora Marilúcia que, no ' Pólo de Educação pelo Trabalho Fernando de Azevedo, desenvolveu com seus alunos o projeto Banco Verde – Bazar Verde. Os estudantes trocam materiais recicláveis por uma moeda verde. Com a venda dos resíduos, a verba arrecadada é utilizada para incrementar o bazar, que só aceita a moeda verde. Parte dos recicláveis é usada na oficina de artesanato. Segundo a educadora, foi possível mudar a relação dos alunos com o lixo, que pode ser uma matéria-prima.', conforme texto de Adriana Delorenzo publicado na Revista Fórum.
Além da possibilidade da participação de oficinas tão interessantes e até mesmo promissoras, sob o ponto de vista do futuro profissional, o POLO DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO - PET FERNANDO DE AZEVEDO também está preocupado com a realfabetização e reforço daqueles alunos que apresentam grandes dificuldades no aprendizado. Para tanto foi criado o Projeto 'DE OLHO NO FUTURO', nas oficinas de Informática e Grafismo, com metodologia adequada para que os alunos considerados analfabetos funcionais possam recuperar o aprendizado de forma interativa e tenham inscrição assegurada em outras oficinas após a realfabetização.
É visível e contagiante o entusiasmo dos professores que fazem parte do PET FERNANDO DE AZEVEDO.
Sinvaldo do Nascimento Souza
Dez passos para uma alimentação saudável - Passo 6
Oferecer à criança diferentes alimentos ao dia.
Uma alimentação variada é uma alimentação colorida.
Desde cedo a criança deve acostumar-se a comer alimentos variados. Só uma alimentação variada evita a monotonia da dieta e garante a quantidade de ferro e vitaminas que a criança necessita, mantendo uma boa saúde e crescimento adequados. O ferro dos alimentos é melhor absorvido quando a criança recebe, na mesma refeição, carne e frutas ricas em vitamina C.
A formação dos hábitos alimentares é muito importante e começa muito cedo. É comum a criança aceitar novos alimentos apenas após algumas tentativas e não nas primeiras. O que pode parecer rejeição aos novos alimentos é resultado do processo natural da criança em conhecer novos sabores e texturas e da própria evolução da maturação dos reflexos da criança.
Os alimentos devem ser oferecidos separadamente, para que a criança aprenda a identificar as suas cores e sabores. Colocar as porções de cada alimento no prato, sem misturá-las.
Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria / Ministério da Saúde / OPAS / OMS
Comentários
Imagine o seu bebezinho daqui a uns cinco anos, almoçando: aquele pratinho de arroz com feijão, sem nenhuma verdura ou legume, suando para comer um pedacinho de carne. Imaginou? Pois é... se você quiser que seu filho coma bem quando estiver mais velho, precisa começar o processo de educação alimentar desde AGORA.
Tudo é questão de costume. É claro que cada ser humano é único e tem suas preferências. Mas dá para criar ótimos hábitos alimentares se desde pequena a criança for apresentada aos diversos tipos de alimentos existentes.
Como já foi dito em alguma das postagens anteriores, não se deve liquidificar a comida do bebê. Ele deve conseguir identificar e saborear cada alimento individualmente.
E não desista caso haja rejeição em uma primeira tentativa. Isso é comum e não quer dizer necessariamente que a criança não gosta disso ou daquilo. Alguns estudos indicam que o bebê pode rejeitar determinados alimentos de 10 a 14 vezes, e depois aceitá-lo numa boa.
Outros passos para uma alimentação saudável
- Passo 1 - Passo 2 - Passo 3 - Passo 4 - Passo 5 - Passo 7 - Passo 8 - Passo 9 - Passo 10 -
Não deixe de:
- Assinar o feed do Pediatria Brasil gratuitamente;
- Receber as atualizações em seu e-mail;
- Conhecer o Mapa do Blog;
- Clicar em Tweet para twittar esta postagem.
CONVITE PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

O Educativo da Fundação Bienal de São Paulo em parceria com o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro tem o prazer de lhe convidar para a Formação em Arte Contemporânea. Esse encontro é decorrente do projeto 29ª Bienal de São Paulo – Obras Selecionadas, na qual serão expostas obras que fizeram parte da mostra em São Paulo.
A Formação em Arte Contemporânea tem como principal objetivo discutir questões da arte contemporânea e seu ensino, além de apresentar os conceitos da 29ª edição. Este encontro é destinado a professores, educadores de organizações não-governamentais e profissionais da educação em geral.
Data da Formação: 19 de Março de 2011.
Local: Cinemateca do Museu de Arte Moderna - Av. Infante Dom Henrique 85, Parque do Flamengo
Horário: 13h às 15h30

Clique aqui para realizar sua inscrição para a Formação de Professores: https://spreadsheets.google.com/viewform?hl=pt_BR&formkey=dFNxWjZYYUkzZEFhYlMwTlpLOXVNWlE6MQ&ndplr=1#gid=0
Outras informações:
Núcleo Experimental de Educação e Arte
Contato: 55 21 2240 4948
educacao@mamrio.org.br
nucleoexperimental.blogspot.
www.mamrio.org.br
