sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Presépio de EVA

Presépio de EVA: "


Encontrei essas imagens de presépio na net e achei maravilhosas, lindas mesmo. Bom, fica de idéias para vocês, achei tudo bem prático de montar.





"

RIODIVERSIDADE, seja bem-vindo!!!

RIODIVERSIDADE, seja bem-vindo!!!: "Acreditem, dia 29 de novembro foi o início da Mostra Final de trabalhos aqui no Núcleo de Arte Grande Otelo!

Cerca de 300 pessoas já prestigiaram nossas exposições, recitais e apresentações. A comunidade se fez presente neste primeiro dia. Agende-se para estar conosco também. Estamos aqui de braços abertos pra ver você por aqui até 17 de dezembro!!!







"

Fiocruz lança teste rápido para diagnóstico de HIV em 25 minutos

Exame tem margem mínima de erro e estará disponível na rede pública a partir de 2011


RIO DE JANEIRO - O teste confirmatório de diagnóstico do vírus HIV agora será feito em até 25 minutos - o método convencional leva até um mês para ficar pronto. O kit do teste rápido foi lançado nesta quarta-feira, 1º, pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), no Dia Mundial de Luta contra a Aids.

O teste Confirmatório Imunoblot Rápido, que também tem margem mínima de erro e um custo cinco vezes menor para o governo federal, estará disponível na rede pública de saúde a partir de 2011.

De acordo com o gerente de Programa de Reativos de Bio Manguinhos/Fiocruz, Antônio Ferreira, o portador de HIV terá vários benefícios com a inovação tecnológica. Segundo ele, as gestantes vão ter menos risco de erro em seu teste preliminar, e a agilidade vai melhorar o atendimento nos centros de testagem.

“Com a confirmação rápida, excluiremos qualquer possibilidade de erro já nesse diagnóstico preliminar, evitando que eventualmente mãe e bebê sejam submetidos a um tratamento antirretroviral desnecessário", afirma Ferreira.

Além disso, segundo ele, mais de 70% das pessoas não retornam aos centros de testagem para saber o resultado do exame. “À medida que você consegue juntar a triagem e a confirmação, faz um trabalho extremamente efetivo”, ressaltou o gerente da Fiocruz.

Ferreira também explicou que o teste proporciona, além de agilidade, vantagens relacionadas ao desempenho em termos de sensibilidade e especificidade.

Outras inovações tecnológicas estão sendo desenvolvidas para o combate às doenças retrovirais. “Uma conquista do Ministério da Saúde, da Coordenação da Política de Sangue e da FioCruz é a implementação gradual do teste NAT (de ácido nucleico) para HIV e HCV (hepatite C), um exame molecular para ampliar a segurança nos serviços de hemoterapia no Brasil”, explicou o especialista. O teste já está registrado no ministério e deve ser implementado no primeiro semestre de 2011.

Professores aprendem a utilizar meios de comunicação para atrair alunos

FONTE: O GLOBO

RIO - Esqueça a sala de aula com aquele professor de vocabulário próprio e comportamento padrão. O novo professor tem que estar online, caso contrário, o aluno cada vez mais se distancia da escola. Um trabalho direcionado aos docentes está mexendo com esta realidade. As Secretarias de Educação estão disponibilizando o curso "Por dentro dos meios", para capacitar professores dentro do chamam de midiaeducação, isto é, a utilização dos meios de comunicação como ferramentas pedagógicas.

Mais de 3000 professores de diversos estados passaram por esta espécie de reciclagem pedagógica. Marcelo Solino Christino é um deles e admite: o giz e o quadro negro não são mais atrativos para os seus alunos, fervorosos freqüentadores das redes sociais.

- O que antes para mim era uma temeridade, agora estou incluso. Dedico-me às redes sociais, criei meu Facebook, e-mail, troco muitas experiências desta mídia com os alunos, afinal, eles sabem muito mais. Tenho certeza que me aproximei mais da turma, criei um blog, eles deixam seus comentários, a troca é muito grande - diz o professor.

A iniciativa partiu da Planetapontocom, no Rio de Janeiro, que através de pesquisas, constatou a necessidade de se formar e qualificar professores e gestores para inserção da escola no mundo da comunicação. Silvana Gontijo, especialista em midiaeducação, explica:

- A escola não pode ignorar os impactos dos meios na formação de valores éticos e estéticos, na forma de interação social e cultural dos alunos, na cognição e na forma de perceber a realidade. Midiaeducação é isso: educar com os meios, para os meios e através dos meios de comunicação - afirmou.

No momento, a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, disponibiliza o curso para professores do chamado Ensino Médio Inovador, escolas de ensino médio integrado e os institutos de educação. Iolanda Lopes, da Diretoria de Articulação da Rede da Secretaria de Educação acredita na melhoria da educação pública com investimento no professor:

- A Secretaria de estado de Educação do Rio vem se empenhando em promover a capacitação dos professores da Rede como forma de adequá-los às demandas contemporâneas por novas competências e habilidades, além de atualizá-los, com as novas tecnologias educacionais e fortalecê-los em sua prática docente. Por isto, a SEEDUC possibilitou esse curso, objetivando contribuir para o resgate

da credibilidade da escola pública e da valorização dos profissionais de ensino. A iniciativa é bem vinda, atrai o aluno e capacita o professor, mas é preciso que os governos invistam em tecnologia, fator primordial nos dias de hoje para a melhoria da qualidade de ensino e para a redução da evasão escolar, principalmente no estado do Rio de Janeiro onde o Censo Escolar do Ministério da Educação mostra que houve uma redução de mais de cem mil matrículas de ensino médio nos últimos cinco anos. - voltando a ser aluno, nos colocamos no lugar deles, só que com mais experiência e entendendo a dificuldade que eles têm - diz.

Aumenta número de casos de Aids no Brasil

JOHANNA NUBLAT
DE BRASÍLIA

Só no ano passado, 38.538 pessoas foram infectadas. O número é maior que o total de novos casos de Aids em 2008, que somaram 37.465.

Os dados constam do balanço anual divulgado pelo Ministério da Saúde. Além dos números, a pasta lança uma campanha contra a doença voltada aos jovens.

O total de casos de Aids acumulado no Brasil entre 1980 e junho de 2010 é de 592.914 pessoas.

Segundo Dirceu Greco, responsável pelo departamento de DST-Aids no ministério, há aumento de incidência da doença na população com idade entre 13 e 24 anos.

"É possível que tenha caído o debate sobre os riscos da doença. A Aids pode parecer como algo praticamente resolvido. E não está", disse.

REGIÕES E MORTES

A maior concentração dos casos acumulados desde 1980 está na região sudeste, que tem 58% das notificações. Proporcionalmente à população, o Sul tem a maior taxa de incidência, com 32,4%.

Desde 1980, o governo registrou a morte de 229.222 pessoas por Aids. Em 2008 e 2009, o número de óbitos pela doença ficou na casa dos 11.800.

"A Criança e o Número" detalha processo de aprendizagem no mundo infantil

MARCELO JUCÁ
colaboração para a Livraria da Folha

matemática, ou os números, em geral, amedrontam grande porcentagem de pais e alunos, às vezes, até sem razão. Medo de recuperação e aulas particulares são normais e geram muita angústia. Mas, como já comprovaram os livros "Incríveis Passatempos Matemáticos" e "O Enigma de Einstein", quando se aprende a lógica dos raciocínios e das contas, todos os problemas ficam divertidos de serem solucionados.

Para controlar a ansiedade de pais preocupados com o desempenho dos filhos nas aulas de matemática e geometria, uma dica legal é ler o livro "A Criança e o Número", da estudiosa Constance Kamii. Sua obra é referência na área de educação e princípios de ensino de números, e auxilia professores (e pais) a compreenderem a percepção infantil dos alunos nas primeiras experiências numéricas. Um clássico, por assim dizer, e que mesmo 25 anos após sua primeira edição, continua orientando diversos educadores.

No livro, a autora resgata conceitos de aprendizagem das crianças, comenta resultados de estudos aplicados, a importância do estímulo do professor na fase de construção do número, os objetivos de ensinar a matéria e situações para despertar o interesse das crianças pelas quantidades e processos matemáticos, além de questionar métodos de ensino equivocados e que não cumprem seu papel de educar.


Com muitos exemplos, "A Criança e o Número" é uma obra cheia de referências, com indicações sobre a questão de autonomia do sujeito e o sucesso da aprendizagem numérica na escola e fora dela. Então, sem traumas. Pais e professores possuem um material amplo para acompanhar os estudos e progressos do prodígio.

"Concebo a construção do número como o principal objetivo para a aritmética das crianças escolarizadas de 4 a 6 anos, dentro do contexto da autonomia como finalidade ampla da educação", escreve a estudiosa.

Constance Kamii foi aluna e trabalhou com o suíço Jean Piaget, o que lhe rendeu ideias e campo de pesquisa amplo para direcionar ela mesma suas descobertas sobre a autonomia e as inteligências das crianças.

*

Brasil deve universalizar ensino fundamental, mas não pré-escola e ensino médio

FONTE - UOL

Sarah Fernandes


-Apesar de o Brasil estar caminhando para a universalização do ensino fundamental — alcançando 97,7% das crianças de 6 a 14 anos em 2009 — o quadro não se repete na educação infantil e no ensino médio. É o que aponta o relatório “De Olho nas Metas”, divulgado pelo Movimento Todos pela Educação, nesta quarta-feira (1/12).


Enquanto no ensino fundamental a taxa de cobertura beira os 100%, na educação infantil — para crianças de 4 a 5 anos — ela fica em 79,1%. A maior cobertura é do Nordeste (85,6%) e a menor no Sul (64,3%).

Já entre os jovens de 15 a 17 anos, que deveriam estar no ensino médio, 17,8% não estavam na escola. O Sudeste tem o maior percentual de jovens estudantes (84,8%) e o Sul o menor (79,4%).

“Provavelmente vamos universalizar o acesso do ensino fundamental até 2022, mas, além disso, é necessária uma mudança na base escolar, para atrair o jovem”, avaliou a técnica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Ana Sóbia, que comentou a publicação. “A escola deve ser para aprender a pensar, a criar e a inovar”.

O relatório "De Olho nas Metas", que está em sua terceira edição, é publicado anualmente pelo Movimento Todos pela Educação. O objetivo é monitorar o cumprimento das metas fixadas pela organização para melhorar a educação no país.

Dados sobre universalização do ensino dizem respeito a Meta 1, que prevê que 98% das criança e jovem de 4 a 17 anos estevam frequentando a escola até 2022.


Prefeitura empossa novos assistentes sociais

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) realizou na quarta feira, dia 1º, a solenidade de abertura do programa de ambientação e recepção dos 56 novos assistentes sociais que serão lotados nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Centros de Assistência Social (CRAS) da SMAS. O evento aconteceu no Centro de Referência da Educação Pública, na Av. Presidente Vargas, 1.314, Centro.

Durante os três dias de encontro, que ocorre até o dia 3, entre 9h e 17h, a SMAS irá apresentar sua estrutura organizacional e fornecerá informações sobre a Prefeitura, o Plano Municipal de Assistência Social e o Sistema de Monitoramento e as politicas inerente ao exercício da profissão.


O subsecretário de Proteção Especial da SMAS, Carlos Augusto de Araújo Jorge, saudou os novos servidores e enfatizou a importância deste encontro como um momento de aprimoramento profissional de cada um, pensando na SMAS como garantidora de direitos e na articulação com outros órgãos da Prefeitura.

- Vocês estão sendo capacitados para o enfrentamento das necessidades que ocorrem no município. Conhecer o espaço e ir se ambientando é importante para o cotidiano de cada um – disse.

O encerramento das atividades ocorrem no dia 6, quando os novos servidores se apresentarão nos locais de trabalho.

Curso de gerenciamento de abrigos temporários



Objetivo é capacitar profissionais para o serviço de assistência à população eventualmente vitimada por chuvas na cidade


03/12/2010


A Defesa Civil municipal realizará o Curso de Gerenciamento de Abrigos Temporários (CGAT), de 6 a 9 de dezembro, com o objetivo de capacitar profissionais para o serviço de assistência à população eventualmente vitimada por chuvas na cidade. O CGAT acontecerá na sede da Cruz Vermelha Brasileira, localizada na Praça da Cruz Vermelha, nº 10/12, no Centro.

O treinamento será ministrado para uma turma de 30 alunos, composta por 15 assistentes sociais da Prefeitura e 15 voluntários da Cruz Vermelha Brasileira. Com a capacitação dos profissionais, será possível acelerar e aperfeiçoar a ajuda a moradores que estejam enfrentando dificuldades com enchentes e alagamentos.

Aqueles que concluírem o curso participarão, no dia 10, das 9h às 11h, de um exercício simulado que instalará e organizará um abrigo temporário, que será realizado no Grêmio Recreativo Esportivo dos Industriários da Penha (Greip).


O curso possui carga horária de 40 horas e serão ensinadas as seguintes disciplinas: Introdução ao gerenciamento de abrigos temporários; Acionamento, planejamento e mobilização de recursos humanos e materiais; Princípios de descontaminação e limpeza de casas após inundações, enchentes e alagamentos; Captação, estocagem e distribuição de roupas; Recepção e triagem social; Saúde Mental e atenção psicossocial; Direitos e assistência relacionados aos desabrigados; Trabalho com voluntários; Medidas de atenção à saúde dentro de abrigos temporários; Rotinas do abrigo; Exercício triagem social e saúde; Desmobilização; e Cuidados nutricionais.

A iniciativa conta com a parceria da Defesa Civil do Estado, por intermédio da Escola de Defesa Civil.


Prefeitura comemora o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Prefeitura comemora o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência: "Em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, 03 de dezembro, a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD) realizará o “RIO PARA TODOS”, o objetivo é de sensibilizar a população nesta data tão especial, com homenagens em vários pontos da cidade."

Cultura promove o Natal Carioca 2010

Cultura promove o Natal Carioca 2010: "A Secretaria Municipal de Cultura realiza, a partir de hoje, até o dia 26 de dezembro, uma extensa e diversificada programação cultural de Natal."

Atletas do Rio em Forma Olímpico disputam torneio de futebol nos EUA

Atletas do Rio em Forma Olímpico disputam torneio de futebol nos EUA: "A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer divulga que neste fim de semana, dias 4 e 5, o projeto Rio em Forma Olímpico, que hoje contempla mais de 190 núcleos, com mais de 14 mil atendimentos, levará 18 atletas da categoria sub-16 de futebol para disputarem o Adidas Invitational Tournament, a se realizar na cidade de Atlanta, nos Estados Unidos."

CONEXÃO das ARTES

CONEXÃO das ARTES: "



Um dia pra ficar marcado na história da SME, 22 de novembro, segunda-feira, todas as Linguagens Artísticas foram representadas com excelência por alunos e professores da Rede.
Com a ilustre presença da Sra. Secretária de Educação Cláudia Costin, fomos presenteados com o que há de mais excelente em termos de Arte-Educação. Recém-chegada de Nova York, EUA, onde visitou escolas e teve encontros importantes, nossa secretária discusrsou entusiasticamente sobre a qualidade de nossa ARTE. 'Precisamos resgatar a ética da qualidade e da excelência e da atitude', falou.
A emoção tomou conta do CALOUSTE - o lugar escolhido para esta festa. Todas as CREs foram representadas por Chefes dos Núcleos de Arte e professores dessas Unidades de Extensão. Desde o hall de entrada, passando pelas escadarias, andares e Teatro Gonzaguinha, vivemos um tempo de troca e crescimento educacional e artístico. Uma prova de que podemos avançar se somarmos forças e talentos.
Confira um pouquinho desse dia maravilhoso:







"

Interessados receberão atendimento das 9h às 15h, em frente à entrada principal da Prefeitura

nteressados receberão atendimento das 9h às 15h, em frente à entrada principal da Prefeitura


03/12/2010


Foto: Banco de Imagem/Prefeitura do RioA Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil promove hoje, dia 3, das 9h às 15h, o último dia da campanha de doação de sangue em frente à entrada principal da Prefeitura.

No dia 2, primeiro dia da doação, foram coletadas cerca de 80 bolsas de sangue de servidores municipais, funcionários de empresas do entorno e passantes. A participação de todos é muito importante, pois os estoques de sangue da cidade estão abaixo do normal.

Para doar sangue é preciso ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos, estar em boas condições de saúde, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24 horas, além de não fazer parte do grupo de risco de doenças sexualmente transmissíveis e usuários de drogas.


Prefeitura faz ação contra a dengue na Zona Norte do Rio

RIO - A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil faz, nesta sexta-feira e no sábado, dois mutirões contra a dengue na Freguesia (Ilha do Governador), e em Guadalupe. Na Ilha, a ação terá duas etapas: a primeira nas residências do bairro e a segunda, no dia 11, nas comunidades. Cerca de 220 agentes de saúde e garis participam dos trabalhos até as 14h.

Os profissionais darão orientações sobre prevenção, eliminação e remoção de focos do mosquito Aedes aegypti. Os garis fazem a limpeza das ruas e dos locais públicos. A equipe de controle de roedores realizará tratamento nas residências e logradouros. A ação também terá o apoio da Polícia Militar e da Guarda Municipal.

Fonte: O Globo