Cuidado com a falta de controle
Sacudir um bebê é uma forma grave de abuso infantil que ocorre principalmente em bebês no primeiro ano da vida.
O ato de sacudir violentamente um bebê geralmente é resultado de pais ou cuidadores com raiva em resposta ao choro constante ou irritabilidade da criança.
Sacudir ou bater na cabeça de um bebê pode causar danos físicos e mentais graves, e até mesmo a morte. Consequências graves incluem cegueira ou ferimentos nos olhos, danos cerebrais, danos à medula espinhal e atraso no desenvolvimento normal.
Sinais e sintomas de um bebê sacudido podem incluir irritabilidade, letargia (dificuldade de ficar acordado), tremores, vômitos, convulsões, dificuldade respiratória e coma.
A Academia Americana de Pediatria recomenda nunca sacudir seu bebê. Se você suspeitar que um prestador de cuidados tem agitado ou machucado seu bebê, ou se você ou seu cônjuge o fizeram em um momento de raiva, leve-o ao pediatra ou a um pronto-socorro imediatamente. Qualquer lesão cerebral que tenha ocorrido só vai piorar sem o tratamento. Não deixe que o medo ou vergonha o impeça de começar o tratamento precoce.
Se você estiver prestes a perder o controle
- respire fundo e conte até dez;
- coloque o bebê em seu berço ou outro local seguro, saia da sala e deixe-o chorar sozinho;
- ligue para um amigo ou parente para que lhe dêem apoio emocional;
- ligue para o pediatra; talvez haja uma razão médica para o seu bebê estar chorando.
Fonte: Healthy Children / American Academy of Pediatrics
Gostou desta postagem?Não deixe de:
- Assinar o feed do Pediatria Brasil gratuitamente;
- Receber as atualizações em seu e-mail;
- Conhecer o Mapa do Blog;
- Clicar em Tweet para twittar esta postagem.
O tão famoso soro caseiro nada mais é que uma solução aquosa de açúcar e sal de cozinha recomendado para prevenir a desidratação.
- três pitadas de açúcar (alguns textos descrevem como um punhado);
Sinais de alerta
- Fecha um dos olhos para olhar.
É o mesmo que varicela, uma doença infecto-contagiosa causada pelo vírus da varicela zoster, que causa também o herpes zoster.

E vai começar o banho!
Quando o banho acabar...
De acordo com as recomendações do National High Blood Pressure Education Program (NHBPEP), crianças de três anos de idade ou mais devem ter sua pressão arterial aferida quando em consulta médica. Confirmada a hipertensão, anamnese e exame físico cuidadosos devem ser realizados para descobrir a causa da hipertensão e detectar possíveis danos ao organismo.
- há evidências de que a hipertensão na infância possa levar à hipertensão arterial na idade adulta.




O problema é o padrão comportamental que predispõe uma pessoa a ser vítima. Nesse ponto o atendimento psicológico de orientação comportamental é fundamental, pois desenvolve novos repertórios comportamentais incompatíveis com o perfil das vítimas de bullying, que geralmente são pessoas tímidas, caladas e com baixa auto-estima.
Ser vítima para sempre ou mudar de vida?









