terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Projeto Olhar Brasil prevê assistência oftalmológica para criança em idade escolar

 http://www.blog.saude.gov.br/
Projeto Olhar Brasil prevê assistência oftalmológica para criança em idade escolar:

Foto: Corbis Images
Problemas de visão podem dificultar o aprendizado e o desenvolvimento das crianças. Por isso, o projeto Olhar Brasil do Ministério da Saúde atua na identificação e na correção de problemas de visão de crianças da rede pública de ensino, vinculadas ao Programa Saúde na Escola. Entre as ações, o Ministério da Saúde oferece tratamento oftalmológico integral, além de ampliar por meio de cadastro nacional a quantidade de estabelecimentos disponíveis para atendimento no país.
Em Ribeirão Preto, cidade do interior do estado de São Paulo, o projeto vem ajudando diversas crianças. Roberto, de apenas sete anos, reclamava de dores de cabeça e dificuldade de enxergar. Com a ajuda do projeto, a agricultora Daniela Schnals, mãe de Roberto, consultou o menino que hoje usa óculos e não sente mais dificuldades para enxergar. “Em menos de dez dias eu consultei ele e já peguei o óculos. Foi bem rápido. Ele está muito melhor. O desenvolvimento na escola já melhorou muito, então foi muito bom.”
O coordenador de Média e Alta Complexidade do Ministério da Saúde, José Eduardo Fogolin, fala da importância desse projeto para as crianças em todo o país. “Você consegue atingir em idade escolar a criança, identifica em sala de aula, já oferta a consulta, e oferta óculos corretivo para que essa criança possa voltar ao seu dia a dia normal, a enxergar adequadamente, a aprender adequadamente e ter um desenvolvimento social e educacional adequado com a formação dela.”
José Eduardo Fogolin detalha como os prefeitos e secretários dos municípios devem proceder para aderir ao Projeto Olhar Brasil. “Ele tem que ter o público-alvo, ele tem que estar aderido ou ao Programa Saúde na Escola, ou ao Programa Brasil Alfabetizado. Se ele já tem a adesão pela Atenção Básica por esses programas, ele encaminha para o Ministério da Saúde essa adesão e quais são os serviços que vão realizar o atendimento oftalmológico. Bastando isso, ele recebe o recurso para fazer o Projeto Olhar Brasil.”
O Projeto Olhar Brasil foi criado em 2007 em uma parceria entre os Ministérios da Saúde e da Educação.
Fonte: Amanda Mendes / Web Rádio Saúde

IDÉIA - Alfabeto para Educação Infantil

 http://edu-infantilcriativa.blogspot.com/
Alfabeto para Educação Infantil:
Esse alfabeto permiti que as crianças possam brincar com ele, também podem trazer figuras e objetos para acrescentar nas letras, fica super divertido e lúdico. É só deixar na altura dos pequenos e a brincadeira vai rolar solta.




ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL É ALIMENTAÇÃO SUSTENTÁVEL

 http://elosdasaude.wordpress.com/
logo_thinkeatsave_site
Enquanto a fome, a desnutrição e também a obesidade impõem-se como desafios à saúde pública global, mais de um bilhão de toneladas de comida são desperdiçadas a cada ano, em todo mundo, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). Diante deste cenário, repensar as relações de produção e consumo de alimentos é essencial para a promoção de uma sociedade mais saudável, justa e sustentável. Com esses objetivos, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura  (FAO) lançam nesta terça-feira, dia 22 de janeiro, a campanha global contra o desperdício de alimentos Pensar. Comer. Preservar. Diga não ao Desperdício.
Com o slogan “Reduza a sua pegada alimentar” – um trocadilho com a expressão “pegada de carbono, que se refere à emissão de gases de efeito estufa – a campanha busca difundir a noção da alimentação como um ato sustentável (em português, o slogan foi traduzido para “Diga não ao desperdício”). Além de promover a conscientização da sociedade, a proposta é difundir informações e dicas práticas que ajudem a evitar o desperdício, reduzir o impacto ambiental e poupar recursos.
O portal da campanha traz referências para reflexão, dicas de alimentação e contra o desperdício.
O portal da campanha traz referências para reflexão, dicas de alimentação e contra o desperdício.
A campanha é um dos resultado da Conferência  das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. Durante o evento, chefes de Estado aprovaram o lançamento de uma série de iniciativas para incentivar a produção e o consumo sustentáveis de alimentos, considerando a necessidade de alimentar uma população global em crescimento e de reduzir o impacto ambiental.
“Em um mundo de sete bilhões de pessoas, que até 2050 deve abrigar nove bilhões de seres humanos, desperdiçar comida não faz sentido – econômica, ambiental e eticamente. Quando desperdiçamos comida, toda a terra, água, fertilizantes e mão de obra envolvidos na produção de alimentos s é desperdiçada também – sem mencionar a emissão de gases de efeito estufa produzidos pelo transporte desses insumos e pelos alimentos que entram em decomposição depois de serem jogados fora”, dispara o diretor executivo do PNUMA, Achim Steiner. E o diretor geral da FAO, o brasileiro José Graziano da Silva, completa: “Nas regiões industrializadas, quase metade da comida descartada, cerca de 300 toneladas por ano, ainda está própria para o consumo. Esta quantidade é equivalente a toda a produção de alimentos da África Subsaariana, e suficiente para alimentar 870 milhões de pessoas”.
postal da saúde: alimentação saudável 
Reduza a sua pega alimentar: Diga não ao desperdício!
Para quem deseja participar da iniciativa e se engajar em uma alimentação saudável e sustentável, uma dica é o livro 33 Surpresas Incríveis – Receitas Saudáveis de Aproveitamento Integral de Frutas, Legumes e Verduras, publicado pela Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC-RJ) e disponível para download. Além de sugestões de pratos saudáveis e saborosos, a publicação traz orientações sobre como evitar o desperdício caseiro nos processos de compra, higienização, preparo e conservação dos alimentos.
Conforme define o prefácio da obra, “o livro expressa o empenho de nutricionistas da rede municipal de saúde em desenvolver práticas de saúde criativas na busca de uma nova forma de diálogo com a população. Por meio de vivências culinárias, ousaram, experimentaram e possibilitaram descobertas em relação à alimentação com degustações de preparações e distribuição de receitas saudáveis”.
O livro está organizado em duas partes. O primeiro capítulo, Preparações com Legumes e Verduras, traz receitas com abóbora, abobrinha, agrião, berinjela, beterraba, cenoura, chuchu e couve-flor. O segundo, Preparações com Frutas, ensina a criar sucos, refeições e sobremesas com abacaxi, banana, laranja, maçã, manga, maracujá, melão e melancia. O material inclui, ainda, dicas sobre como evitar o desperdício caseiro nos processos de compra, higienização, preparo e conservação dos alimentos.
Saiba mais:

FIQUE SABENDO - Maconha

Série especial mostra os efeitos negativos das drogas no organismo.

Foliculite tem aparência semelhante à acne, mas ocorre em local diferente

 http://g1.globo.com/

 Foliculite tem aparência semelhante à acne, mas ocorre em local diferente
Lesões da foliculite são mais comuns nas costas, coxa, nuca e nádegas. Já a acne, causada pela oleosidade, aparece mais no rosto, tronco e colo.

VAMOS TODOS CONTRA A DENGUE ENTRE NESSA GUERRA

 http://otics-iraja.blogspot.com/
VAMOS TODOS CONTRA A DENGUE ENTRE NESSA GUERRA:
O dengue é uma doença infecciosa causada por um vírus. O dengue clássico se inicia de maneira súbita e pode ocorrer febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores nas costas. Às vezes aparecem manchas vermelhas no corpo. A febre dura cerca de cinco dias com melhora progressiva dos sintomas em 10 dias. Em alguns poucos pacientes podem ocorrer hemorragias discretas na boca, na urina ou no nariz.


Saiba como evitar:

• Evite deixar plantas em vasos com água, substituindo a água por terra.

• Troque semanalmente a água dos vasos das plantas e lave com uma escova ou pano os pratinhos que acumulam água.

• Lave as jarras de flores para eliminar os ovos dos mosquitos que ficam grudados nas suas paredes.

• Para não acumular água, as latas devem ser furadas antes de jogadas fora.
• As garrafas vazias devem ser guardadas de boca para baixo.

• Lave os bebedouros dos animais com escova ou bucha e esvazie-os à noite, sempre que possível.

• Pneus velhos devem ser mantidos em lugares cobertos para não acumular água da chuva.
• Os poços, tambores, caixas d´água, cisternas e outros depósitos de água devem estar sempre tampados.

• O lixo caseiro deve estar ensacado e posto à disposição da limpeza urbana nos horários previstos.