quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Festejando com Carinho: Camapanha INCA para o Dia das Crianças!!

Festejando com Carinho: Camapanha INCA para o Dia das Crianças!!: O Festejando com Carinho sempre divulga festas lindas de diversos lugares do mundo!! Então, nada mais justo do que colaborar em uma campanha...

Programa MÃOS QUE TECEM A REDE na Universidade Gama Filho

http://saudementalrj.blogspot.com/
Programa MÃOS QUE TECEM A REDE na Universidade Gama Filho:
Hoje, 31/08, no último dia da Semana da Psicologia - Compromisso Ético para Além das das Abordagens, promovido pela Universidade Gama Filho, foi apresentado o Programa MÃOS QUE TECEM A REDE da assessoria de geração de trabalho, renda e cultura da Coordenação de Saúde Mental do Município do Rio de Janeiro.
Além da apresentação na mesa: "Trabalho e Geração de Renda em Saúde Mental na interface com o campo da Psicologia: impasses e desafios", o evento também contou com a exposição dos produtos confeccionados pelos usuários da rede no hall da Universidade.

Festejando com Carinho: Camapanha INCA para o Dia das Crianças!!

Festejando com Carinho: Camapanha INCA para o Dia das Crianças!!: O Festejando com Carinho sempre divulga festas lindas de diversos lugares do mundo!! Então, nada mais justo do que colaborar em uma campanha...

Quadrinhos na Escola

http://programajornaleeducacao.blogspot.com/
Quadrinhos na Escola: "Quadrinhos na escola" é uma aula elaborada por Virgina Maria Antunes de Jesus e publicada em 29/04/2007 no Jornal da Tarde (SP). Na época, Virginia era doutoranda de Letras na USP. Vale a pena ver de novo no link: http://www.usp.br/nce/educomjt/paginas/Quadrinhos.pdf




Dica de NCE/USP e Antônia Alves- Educomunicação

Alfabetização é o primeiro direito a ser garantido, diz pesquisador

http://programajornaleeducacao.blogspot.com/
Alfabetização é o primeiro direito a ser garantido, diz pesquisador:
Carolina Vilaverde
Da Redação do Todos Pela Educação
A alfabetização é o primeiro direito a ser garantido às crianças em fase escolar. Para tanto, segundo o professor José Francisco Soares, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é necessário avaliar o aprendizado. "A cultura de avaliação é antes de tudo a cultura de valorizar os resultados de aprendizagem. E a aprendizagem é, hoje, a expressão do direito à Educação”, diz.
Para Soares, ainda faltam ao Brasil boas experiências do uso das avaliações para a melhoria do ensino. Por outro lado, aponta, "abundam usos artificiais dos dados, como por exemplo, para comparar escolas que, por atender alunos muito diferentes, não devem ser comparadas pelos escores brutos". Veja a entrevista que ele concedeu por e-mail ao Todos Pela Educação.
Todos Pela Educação - Qual a importância de avaliar a alfabetização das crianças?
José Francisco Soares - A alfabetização é o primeiro resultado concreto que deve ser verificado. É o primeiro direito que precisa ser garantido. Saber se isso ocorreu em uma escola, município, estado é, portanto, importante. No entanto, com uma avaliação aprendemos também importantes lições sobre os projetos de ensino das diferentes escolas.
TPE - Em sua opinião, os brasileiros estão acostumados a avaliar a qualidade da Educação?
Soares - Não. Houve durante longos anos uma militância contra o registro de resultados. Hoje mesmo, com tantas avaliações existentes, ainda faltam boas experiências de uso destes resultados para a melhoria do ensino. Por outro lado, abundam usos artificiais dos dados, como por exemplo, para comparar escolas que, por atender alunos muito diferentes, não devem ser comparadas pelos escores brutos.  Assim, ainda não está ganha entre os brasileiros a batalha por registro dos resultados da Educação.
TPE  - Qual a importância de se criar uma “cultura de avaliação”?
Soares - O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, criado pelo decreto 6.094, de 24 de abril de 2007 e que faz parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) tem como primeira diretriz “estabelecer como foco a aprendizagem, apontando resultados concretos a atingir”.
Os resultados na Educação Básica são, primeiramente, a alfabetização, depois as competências essenciais, incluídas na Prova Brasil e, finalmente, as competências necessárias para a inserção no trabalho e na cidadania, contempladas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Assim sendo, a cultura de avaliação é antes de tudo a cultura de valorizar os resultados de aprendizagem. E a aprendizagem é, hoje, a expressão do direito à Educação. Neste sentido, o termo “avaliação” ajuda pouco, pois passa a impressão de que o objetivo é apenas de monitoramento. 
Fonte: Todos pela Educação/ Foto: UFMG 22/07/2011

Caminhada contra Dengue!

http://smsdcrj-academiacarioca-cmsfb.blogspot.com/
Caminhada contra Dengue!:


Mudamos o dia da caminhada!
Será no dia 2 de setembro, às 8:30h.
Ponto de encontro: na Unidade de Saúde.
Tragam seus vizinhos e amigos para esse combate!

Curso sobre dependência química na 6ª CRE!

http://adaoblogado.blogspot.com/
Curso sobre dependência química na 6ª CRE!: O CIEP Dr. Adão Pereira Nunes marcou presença no curso que foi realizado na Escola Municipal Lia Braga.
Veja as fotos da oficina da professora Glória, curso bacana, proveitoso e momento de encontro com amigos.




Educoalfabetizando e letrando! III

http://adaoblogado.blogspot.com/
Educoalfabetizando e letrando! III: O projeto teve início e está fazendo sucesso, as crianças estão animadas e os monitores estão aprendendo a cada dia.

Ações:

  • Trabalhar folclore, alfabetização e tecnologia com alunos do ano inicial, utilizando especialmente a Educopédia (aulas do 1 º ano). Pé de Vento.                             

  • Apresentar aos alunos lendas, parlendas do folclore brasileiro. Destacando os personagens e suas características e qualidades.

  • Usar palavras dos textos, frases e músicas  para trabalhar com os alunos.

  • Oportunizar o acesso a tecnologia de maneira mediada para favorecer a autonomia.

Periodicidade 
  • Agosto e setembro

  • 2 vezes por semana no total de 4 horas por semana.


Local : laboratório de informática

Responsáveis:
Coordenador e estagiária de informática educativa.









Festa de cerimônia do troféu Rioeduca

http://pejantoniocandeia.blogspot.com/
a href="http://pejantoniocandeia.blogspot.com/2011/08/festa-de-cerimonia-do-trofeu-rioeduca.html">Festa de cerimônia do troféu Rioeduca:





O nosso projeto ficou entre os 5 finalistas na categoria "Rio - Cidade de Leitores". Foi uma linda festa. Não trouxemos o troféu, mas valeu muito a participação!





Instituto Impaes seleciona projetos de capacitação de educadores na área das Artes

http://portal.aprendiz.uol.com.br/
Instituto Impaes seleciona projetos de capacitação de educadores na área das Artes:
set
12
21:00

O Impaes – Instituto Minidi Pedroso de Arte e Educação Social, organização que apóia e desenvolve projetos no campo da arte e da educação social, abre inscrições para o processo de seleção de novos projetos para 2012/2013. Os projetos apoiados visam a capacitação de educadores para e pelas Artes para atuarem, preferencialmente, com crianças e adolescentes de comunidades de baixo poder aquisitivo e com reduzido acesso à arte.


Desde 2005, o Programa Desafios Impaes seleciona para apoio financeiro projetos de organizações da sociedade civil que visem à difusão do potencial da arte como meio transformador do indivíduo e de sua realidade, estimulando a formação e o desenvolvimento humano a partir da ampliação das capacidades criativa, crítica e de inserção social.


Desse modo, o Impaes reconhece as ações sistemáticas promovidas no campo do ensino da arte como forças potenciais de valorização do sujeito e de suas experiências. Ações essas que, por meio do fazer artístico, da interpretação da arte e da contextualização, ampliam a percepção sobre o mundo e as possibilidades de desenvolvimento pessoal e profissional.


O período de inscrições para o Programa Desafios Impaes 2012/2013 será de 12 de setembro a 12 de outubro de 2011.


Os projetos inscritos devem ser desenvolvidos por organizações legalmente constituídas sem fins lucrativos,  e deverão ter duração de 24 meses, respeitando-se o ano-calendário (janeiro a dezembro). É importante ressaltar que as atividades teóricas e práticas previstas para a formação devem estar distribuídas de forma igualitária ao longo dos 24 meses de duração do projeto.


Os recursos financeiros solicitados não devem ultrapassar o valor de R$ 90.000,00 (noventa mil reais) por ano de execução, ou seja, podem totalizar até R$ 180.000,00 (cento e oitenta mil reais) no período de 24 meses.


A coordenação técnica do processo de seleção do Programa Desafios Impaes 2012/2013 está a cargo do Cenpec – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária.


Também é requisito que as instituições e projetos candidatos sejam localizados na cidade de São Paulo e/ou municípios limítrofes, a saber: Caieiras, Cajamar, Cotia, Diadema, Embu, Embú-Guaçu, Ferraz de Vasconcelos, Guarulhos, Itanhaém, Itapecerica da Serra, Itaquaquecetuba, Juquitiba, Mairiporã, Mauá, Mongaguá, Osasco, Poá, Santana de Parnaíba, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Vicente e Taboão da Serra.


Para inscrição acesse o regulamento no site do Impaes (www.impaes.org).

PSE NSEC 06 - BIORIO NAS ESCOLAS

http://bragafatima-educao.blogspot.com/
Flúor na escola:













Entregando a cesta para a responsável

http://bragafatima-educao.blogspot.com/
Entregando a cesta para a responsável:


4ª Caminhada contra a Dengue

http://smsdc-cms-parqueacari.blogspot.com/
4ª Caminhada contra a Dengue:


A atividade faz parte do Movimento Carioca por um Rio Livre da Dengue e pretende motivar cada cidadão a olhar a rua e o entorno de sua residência como um espaço coletivo que precisa ser cuidado o ano inteiro para evitar a proliferação do transmissor da doença.

Saída às 8h30m desta sexta, dia 02/08/11 em frente à unidade Marcos Valadão



Estudantes entregam a Dilma pauta com 43 reivindicações

http://www.oglobo.com.br/
Estudantes entregam a Dilma pauta com 43 reivindicações:


...

Leia mais


Assine O GLOBO e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa