segunda-feira, 11 de julho de 2011

Educação infantil e desempenho

http://primeirainfancia.org.br/
Educação infantil e desempenho: "


“O ensino infantil de qualidade pode aumentar a eficiência escolar e reduzir a desigualdade social”



Existe grande interesse entre pesquisadores e gestores em entender como a educação infantil pode contribuir para melhorar o desempenho escolar. A literatura acadêmica mostra que a educação infantil pode gerar vários benefícios.


Por exemplo, pesquisas em neurociência mostram que o aprendizado é mais fácil na primeira infância que em estágios posteriores. A educação infantil também pode contribuir para o estímulo de certas características de comportamento e traços de personalidade, como sociabilidade, autoestima, persistência e motivação.


Vários estudos mostram que essas características melhoram o desempenho educacional.


Além disso, reduzem a probabilidade de envolvimento com drogas e atividades criminosas. Em razão dessas evidências, vários países têm elevado os investimentos na educação infantil e atribuído importância crescente a esse nível de ensino no sistema educacional.


No Brasil, várias mudanças na legislação foram efetuadas com essa finalidade desde a década de 1990.


Nesse período, a educação infantil foi incorporada ao nível da educação básica e passou a contar com uma importante fonte de financiamento, com a criação do Fundeb, em 2007. Além disso, a emenda constitucional 59/2009 estabeleceu a obrigatoriedade do ensino para todas as crianças a partir de quatro anos.


Um estudo recente da Fundação Carlos Chagas mostrou, porém, que a qualidade da educação infantil no Brasil é muito baixa. A pesquisa avaliou a qualidade do ensino infantil em Belém, em Campo Grande, em Florianópolis, em Fortaleza, no Rio de Janeiro e em Teresina. Tanto na creche como na pré-escola, a média geral foi um pouco acima de 3, correspondente ao nível básico, em uma escala na qual o menor nível era inadequado (pontuação entre 1 e 3) e o nível máximo era excelente (8,5 a 10).


Entre as áreas avaliadas, as atividades desenvolvidas com as crianças tiveram a pior avaliação, sendo classificadas no nível inadequado. A estrutura do programa, que estabelece as rotinas diárias, também teve uma pontuação muito baixa.


Nesse contexto de baixa qualidade dos serviços prestados, é pouco provável que a expansão da oferta de educação infantil no Brasil tenha os efeitos desejados. Para que a educação infantil possa melhorar significativamente o desempenho escolar, é necessária uma combinação de características, como mostram várias pesquisas.


Primeiro, os professores devem receber treinamento intensivo e possuir formação específica para lecionar no segmento de educação infantil. Outra característica importante é um baixo número de crianças por professor, para permitir que os professores dediquem uma atenção diferenciada para cada criança. Além disso, é preciso que as atividades diárias sejam guiadas por uma estrutura curricular específica para essa faixa etária.


Finalmente, é muito importante que os pais sejam envolvidos na educação de seus filhos.


Nesse sentido, a creche ou a pré-escola não devem ser vistas como um substituto da família, mas como uma ferramenta complementar na construção de um ambiente de aprendizado estimulante para as crianças.


Pelo fato de serem intensivos e se caracterizarem por turmas pequenas e professores com treinamento específico, os programas bem-sucedidos de educação de primeira infância em geral são mais caros que as alternativas tradicionais.


Portanto, será um grande desafio expandir o acesso à educação infantil no Brasil com o nível de qualidade necessário. Uma boa notícia é que vários estudos mostram que seus benefícios são muito superiores aos seus custos.


Além disso, a oferta de ensino infantil de qualidade tem se mostrado eficaz para melhorar o desempenho escolar de crianças criadas em ambientes socioeconômicos muito desfavoráveis. É um exemplo raro de uma política pública que pode ao mesmo tempo aumentar a eficiência e reduzir a desigualdade social. Não vai ser fácil, mas é um desafio que é muito importante enfrentar.



Fonte: Fernando Veloso (Folha de SP)

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Educação brasileira é destaque em vídeo

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Educação brasileira é destaque em vídeo: "

(Brasília, 11/07/2011) - A experiência do Brasil para melhorar a educação pública é relatada num vídeo institucional da Organização para a Educação brasileira é exemploCooperação do Desenvolvimento Econômico (OCDE), com duração de vinte minutos, em destaque no portal do Ministério da Educação e que está sendo divulgado em todo o mundo. “O Brasil entra, muitas vezes numa comparação injusta, mas é importante a gente saber em que lugar a gente está em à comunidade internacional”, diz a secretária de educação básica do MEC, Maria do Pilar Lacerda. “Apesar das nossas dificuldades, a OCDE considerou que Brasil, Chile e Luxemburgo foram os países que mais melhoraram em relação a eles próprios”, ressalta a secretária.
É a primeira vez que o Brasil se destaca positivamente no PISA. Este mês, por exemplo, num seminário da OCDE no Japão, na presença de mais de 2 mil pessoas, o vídeo foi exibido e causou um grande impacto. “Nós tivemos a melhor década de educação em termos de qualidade. Nos revertemos um exemplo de queda durante todos os anos 90”, ressalta o ministro Fernando Haddad. “No ano 2000, nós estamos numa situação particularmente dramática. Foi o primeiro ano do progrrama Pisa e o Brasil saiu-se mal. Além da qualidade do ensino ter caído na década anterior, o problema da repetenção e da evasão perdurava. Atingimos uma situação em que era precisávamos emergencialmente reverter o quadro”, diz Haddad no vídeo.


Ouça o que diz o ministro Haddad no vídeo da OCDE.
[Sonora: 3’44’’]


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Limites são essenciais! #educação

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Limites são essenciais! #educação: "


Amor acima de qualquer coisa. Cuidados, dedicação, carinho e empatia são também ferramentas que os pais de hoje buscam para educar seus filhos no caminho certo, justo e esperado. Todos os pais conhecem sua cria e sabem bem como agradar seus filhos, mas ainda assim os filhos lhes oferecem dilemas diários e nunca deixamos de nos colocar em cheque, analisar as escolhas e aplicações, nos inquirindo sobre erros e acertos.


Falando estritamente sobre mim, mesmo que meu filho #aos3, dê inúmeros exemplos de graça, sociabilidade e inteligência em seu dia a dia, a cada exemplo negativo – mesmo sabendo que não se tratam de falhas, mas sim experimentações e que fazem parte da faixa etária e de sua experiência como pessoa – como mãe, eu me coloco em reflexão.


E entre muitos questionamentos eu pergunto, além do amor incondicional o que mais nossos filhos precisam? E como garantir que sejam homens de bem? Afinal é isso que todas nós, mães, queremos.


Ao encontro deste questionamento já li muitos livros e artigos a respeito e, apesar de recorrente, nem sempre escrevo sobre o tema para não ficar massante e parecer uma cobrança – já que mães se cobram e são “julgadas” o tempo todo -mas li na sexta-feira uma curta referência a isso no Portal IG e resolvi esmiuçar.


“Depois do amor, a coisa mais importante que eles podem dar aos filhos tem sido esquecida e muitas vezes confundida com repressão: é a disciplina. Mas falta a muitos pais conhecimento – para estabelecer os limites corretos, sem reprimir os filhos – e firmeza – para fazer com que eles sejam cumpridos sem lançar mão das palmadas”. (Método Brazelton, do psiquiatra infantil T. Berry Brazelton)


Ah, mas como é difícil ensinar a tal DISCIPLINA…


s.f. O conjunto dos regulamentos destinados a manter a boa ordem em qualquer assembléia ou corporação; a boa ordem resultante da observância desses regulamentos: a disciplina militar;

Submissão ou respeito a um regulamento.


Pais que não querem “estragar” os filhos com mimos e concessões devem manter-se afastados dos prêmios e compensações seja pela ausência numa apresentação escolar, pela viagem prolongada que gerou saudades ou pela ausência diária por uma rotina de trabalho exaustiva. Neste caso, evitar o consumo como consolação* afetará sim a disciplina e educação dos filhos. Outra ferramenta que pode ajudar e não complicar o dia a dia e a compreensão dos valores entre crianças é a forma como as valorizamos, como elogiamos seus acertos* e, sobretudo, como nós mostramos a elas o que fazer, quando e como… Dar o exemplo certo, já que nossas crianças estão atentas e repetem àquilo que vivenciam*, também é fundamental e isso pode começar com exemplos simples como cumprir nossos compromissos, não falhar com promessas e metas pessoais, arrumar o quarto/a casa, cuidar de nossos pertences e valorizar os que estão próximos de nós. Cada atitude é vista e “registrada”, mesmo que você não perceba.


Penso que o importante para ensinarmos mais a nossos filhos, moldando sua personalidade e inserindo neles a disciplina que julgamos correta em nosso lar (verdadeiramente, em nossa comunidade) é haver diálogo entre a Família. Àquele diálogo que pouco existiu entre pais e filhos nas gerações anteriores, mas que é símbolo da atual geração de casais e novos pais. Lembrando, claro, que nem sempre seremos atendidos, afinal, estabelecer conversa, transparência e verdade entre o que pensamos e como queremos ser atendidos são coisas distintas e é preciso ter em mente que diálogo é troca e análise, não é imposição.


E mais importante ainda, lembrar que – na linha avesso à palmadas – o “manter diálogo” com crianças pequenas é atividade daquelas que mais exigem paciência seja pela capacidade de compreensão dos pequenos (ainda limitada, por mais que tenham percepção do sentimento e tom e intenção das palavras mais do que do vocabulário em si) como pelo equilíbrio emocional dos pais e sua percepção sobre os atos do filho (a), já que muitas vezes nem tudo é tão grande como parece ser hora do stress.


“Mesmo estabelecendo regras, rotinas e desenvolvendo um vínculo saudável com a criança, ela vai testar os limites impostos. Nessa hora, entender o papel da birra* e saber como reagir serão armas essenciais…” Lembre que crianças fazem coisas de crianças*.


E sobre a velha comparação* entre como nossos avós educaram nossos pais e como nós fomos educados por eles, incluindo castigos, palmadas ou apenas valores morais, gosto e referencio as palavras da escritora/educadora Tania Zagury:


“O que ocorreu foi que uma série de fatores se conjugou nas últimas décadas, tornando educar um desafio gigantesco: a influência das novas mídias exacerbando o consumismo; a corrupção (e a impunidade) por parte dos que deveriam dar o exemplo aos mais jovens; a desestruturação da família; a ausência de ambos os pais em casa são apenas alguns deles. Com isso, os pais acabaram perdendo o foco do que é realmente importante. Muitos hoje consideram sua tarefa principal “fazer o filho feliz”, o que acaba resultando em apenas satisfazer desejos e vontades. Anteriormente era “fazer dos filhos, homens de bem”, significando priorizar fundamentos éticos na educação. E isso se alcança com muito diálogo, ensinando a pensar e a não se deixar conduzir por mídias ou grupos. No entanto, é tarefa quase inexequível para quem não tem certeza do que é prioritário”.






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O impacto de nossos pais: ainda que não percebam que vimos

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Vejam isso!!!
O impacto de nossos pais: ainda que não percebam que vimos: "

Não seria eu mesma se não compartilhasse essas duas lindas referências ao amor e exemplos de pais e mães por seus filhos, na difícil jornada de ser e fazer o melhor por eles e para eles, através de nossos gestos, atitudes e devoção. Um brinde aos pais que estão caminhando no rumo certo!


Via @ingridstrelow em publicação do Facebook este vídeo lindo (em inglês, com legenda). É curto e vale assistir…




Via blog Rede Mulher e Mãe, um texto que tem visitado diversas mães por e-mail e foi parar naquele mural…



Quando você achou que eu não estava olhando


Quando você achou que eu não estava olhando,

eu vi você pendurar meu primeiro desenho na porta da geladeira,

e imediatamente, quis fazer outro desenho.


Quando você achou que eu não estava olhando,

eu vi você alimentando um gato perdido,

e aprendi que é muito bom tratar bem os animais.


Quando você achou que eu não estava olhando,

eu vi lágrimas em seus olhos,

e eu aprendi que, às vezes, coisas nos machucam,

mas que é permitido chorar.


Quando você achou que eu não estava olhando,

eu vi você fazer para mim o meu bolo favorito,

e aprendi que pequenas coisas podem ser

muito especiais na vida das pessoas.


Quando você achou que eu não estava olhando,

eu vi você rezando e eu soube que há um Deus

com quem eu podia sempre conversar e aprendi a confiar neste Deus.


Quando você achou que eu não estava olhando,

eu senti o seu beijo de boa noite.

Senti-me amado e protegido.


Quando você achou que eu não estava olhando, eu vi você

cuidar da nossa casa e de todos que moram nela,

e eu aprendi que temos que cuidar de tudo que nos foi dado.


Eu aprendi, como uma das maiores lições de vida,

que eu precisava aprender com você

a ser uma pessoa boa e produtiva quando crescesse.


Quando você achou que eu não estava olhando,

eu olhei para você e quis dizer:


“Obrigado por todas as coisas que eu vi

quando você pensou que eu não estava olhando.”


***


Maravilhosos, não foram?


Agora compartilhe. Acho que muitos pais e mães merecem esse agrado!






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Luz, câmera, EDUCAÇÃO!

http://www.euvocetodospelaeducacao.org.br/
Luz, câmera, EDUCAÇÃO!: "Recentemente, publicamos em nosso site a matéria “Papel principal: Conheça 12 filmes em que a Educação é protagonista” , com sugestões de filmes interessantes tanto para educadores quanto alunos. Foram indicadas obras como Escritores da Liberdade, Pro Dia Nascer Feliz e Ao Mestre com Carinho. A partir desta matéria, recebemos diversas novas sugestões dos internautas. [...]"

PROFESSORA - site util

http://bancodeatividades.blogspot.com/

PROFESSORA - site util: "Acesse o endereço:

http://www.ibge.gov.br/paisesat/main.php

Para pesquisar sobre qualquer país do mundo:
>>sintese
>>indicadores sociais
>>economia
>.redes
>>meio ambiente
>>objetivos do milenio

Fonte de informação para pais, professores, estudantes e comunidade em geral."

Britannica Escola Online

http://rioeducaideias.blogspot.com/
Britannica Escola Online: "
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC) alegra-se em oferecer às escolas públicas brasileiras o projeto Britannica Escola Online, um portal de aprendizagem digital todo em português com conteúdos da Encyclopaedia Britannica, uma das mais conhecidas editoras do mundo, adaptada de forma ampla à realidade brasileira.
Voltado a crianças de seis a onze anos, que cursam o ensino fundamental, a Britannica Escola Online oferece poderosas ferramentas de ensino e recursos multimídia como imagens, vídeos, atlas, biografias, notícias diárias voltadas para crianças e jogos interativos que estimulam o conhecimento - inclusive para alunos em fase de alfabetização. Com o portal, os alunos poderão aprender brincando.
Descubram esses e outros recursos educacionais, acessando a Britannica Escola Online nos sites www.capes.gov.br, www.periodicos.capes.gov.br e http://portaldoprofessor.mec.gov.br.
Professores, aproveitem e divulguem esse novo espaço de construção de conhecimento e enriqueçam suas aulas com o uso de tecnologias atuais e conteúdos atrativos.
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Mostra de Ciências na EM Andrea Fontes Peixoto será em 15 de julho

http://cientistasdoamanha.blogspot.com/
Mostra de Ciências na EM Andrea Fontes Peixoto será em 15 de julho: "A EM Andrea Fontes Peixoto, localizada no Parque Columbia, vai realizar sua mostra de Ciências de 2011 no dia 15 de julho. Na mostra, os alunos apresentarão experiências realizadas nas aulas de..."

RAP DA SAÚDE RECEBE PRÊMIO PRÓ-EQUIDADE EM SAÚDE

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RAP DA SAÚDE RECEBE PRÊMIO PRÓ-EQUIDADE EM SAÚDE: "

A Rede de Adolescentes Promotores da Saúde, o Rap da Saúde, foi contemplada em junho de 2011 com o Prêmio Pró-Equidade em Saúde, oferecido pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), o Centro de Estudos de Políticas e Informação sobre Determinantes Sociais da Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz) e o Ministério da Saúde. O concurso recebeu 76 experiências pa


O Rap da Saúde é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC-RJ), do Centro de Promoção da Saúde (Cedaps) e da Plataforma de Centros Urbanos do Unicef e aposta no protagonismo juvenil como estratégia para a promoção da saúde e da cidadania no Rio de Janeiro.


Assista ao vídeo Mundo Jovem, produzido pelo Rap da Saúde, e conheça a rotina dos jovens promotores da saúde:



A idealizadora do projeto, a médica Viviane Manso Castello Branco, coordenadora de Políticas e Ações Intersetoriais da Superintendência de Promoção da Saúde da SMSDC-RJ, sintetiza a filosofia da iniciativa: “O Rap da Saúde parte do reconhecimento de que o investimento em adolescentes e jovens e a valorização das suas potencialidades, da criatividade e do dinamismo são elementos chave para a promoção da saúde e do desenvolvimento”. Também integram a iniciativa Luiza Maria Figueira Cromack, Maria Teresa de Castro Lima Pereira, Dilma Cupti de Medeiros, Márcia Torres, Ana Beloni, Livia Rodrigues, Katia Edmundo, Nilza Rogéria Nunes,Fransérgio Goulart, Elias Pires Pimenta Siomeão, Eliane Gomes, Jaqueline Andrade e Luciana Barreto Phebo.


Os adolescentes que participam da iniciativa são capacitados para se tornarem promotores de saúde e recebem treinamento em temas de saúde e cidadania, metodologias participativas, desenvolvimento emocional, mapeamento comunitário e técnicas de comunicação. Os jovens promotores de saúde são acompanhados por uma equipe de dinamizadores (jovens mais experientes) e de profissionais. Juntos, o grupo desenvolve diversas atividades em unidades de saúde, escolas e nas comunidades, como feiras de saúde, esquetes teatrais, exibição de vídeos, entre outras.


Neste contexto, um espaço de promoção da saúde merece destaque: o Adolescentro. Hoje, com duas unidades – o Adolescentro Paulo Freire, em São Conrado; e o Adolescentro Augusto Boal, na Maré – o espaço funciona como uma âncora do Rap da Saúde, uma oportunidade para socialização dos jovens e o desenvolvimento de atividades de promoção da saúde e da cidadania.


Para Viviane, a iniciativa é estratégica em uma cidade como o Rio de Janeiro, que oferece muitas oportunidades e, ao mesmo tempo, revela grandes disparidades. “As comunidades populares são territórios que apresentam inúmeros fatores negativos que concorrem para maior vulnerabilidade dos seus residentes frente a diferentes agravos a saúde. Essas iniquidades se expressam de forma mais contundente nas taxas de homicídio de adolescentes e jovens, sobretudo entre os rapazes negros. Violência, preconceitos, machismo, imediatismo e falta de perspectivas são fatores que contribuem para a manutenção deste quadro e que devem ser enfrentados pelas ações de promoção da saúde e da cidadania”, avalia a médica.


Desenvolvido desde 2007, o Rap da Saúde já coleciona algumas vitórias diante deste cenário desafiador. Viviane observa que os resultados vão desde o fortalecimento da autoestima dos jovens até o fomento de debates sobre temas complexos como preconceito racial e homofobia, a produção de vídeos em linguagem própria dos adolescentes e a maior integração das atividades com as políticas públicas desenvolvidas no território. “O Rap da Saúde amplia as ações de promoção da saúde e da cidadania, aproximando dos serviços de saúde adolescentes, jovens e famílias em situação de maior vulnerabilidade”, Viviane conclui.


Conheça as experiências contempladas pelo Prêmio Pró-Equidade em Saúde:


:: Assaré/CE: “Mãe valoriza a Vida: Estratégia de redução da mortalidade infantil a partir da ação intersetorial da Prefeitura, Secretaria de Ação Social e Secretaria da saúde de Assaré de 2009 a 2010”


:: Belo Horizonte: “A construção da equidade em saúde junto à pop. das áreas de risco elevada e muito elevada: a experiência do Prog. BH Cidadania em BH (2002-2011)


:: Porto Feliz/SP: “O Programa de reforço e qualificação alimentar- PROQUALI- como ferramenta de enfrentamento dos determinantes sociais do município de Porto Feliz/SP”


:: Porto Alegre/RS: “O Mapa de Porto Alegre e a Tuberculose: Distribuição Espacial e Determinantes Sociais”


:: Rio de Janeiro/RJ: “Rede de Adolescentes Promotores da Saúde – RAP da Saúde”


>> Saiba mais sobre o Rap da Saúde


>> Leia o boletim Rap Informa – edição de dezembro de 2010


>> Leia o boletim Rap Informa – edição de maio de 2010


>> Leia o boletim Rap Informa – edição de fevereiro de 2009



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PROJETO ESPERANÇA RESTAURADA

http://otics-iraja.blogspot.com/
PROJETO ESPERANÇA RESTAURADA: "
Ocorrerá no dia 14 de julho de 2011 uma ação social noterritório Parque Nova Esperança – Barros Filho, resultado da formação docurso Programa de Formação dos AgentesLocais de Vigilância em Saúde – PROFORMAR, dos formandos Marcela Janaina,Silvio Almeida, Rogélio Silva e Ana Lúcia com a supervisão da tutora NeilaTeixeira.
Este é o resultadode muito trabalho e empenho com o único objetivo de promover saúde para essapopulação.

O Grupo discutindo as ações de planejamento junto ás lideranças
locais e moradores da comunidade Parque Nova Esperança.


AÇÃO SOCIAL
TERRITÓRIO PARQUENOVA ESPERANÇA

CONVIDAMOSTODOS A PARTICIPAREM DO NOSSO GRANDE EVENTO DE MOBILIZAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃOQUE SE DARÁ NO DIA 14 DE JULHO DE 2011 DE 08H E 30MIN ÀS 13H E 00 MIN.


QUAL NOSSO OBJETIVO?


NOSSOOBJETIVO É APROXIMAR A POPULAÇÃO DO NOSSO TRABALHO E FAZER DELA ATRIZ PRINCIPALE TRANSFORMADORA DO AMBIENTE EM QUE VIVE.

NOSSOS PROJETOS


PROMOVERPARCERIAS ENTRE AS DIFERENTES ESFERAS DO PODER PÚBLICO E DEMAIS INSTITUIÇÕES AFIM DE JUNTOS ESTABELECERMOS UM ELO MAIS FORTE ENTRE A POPULAÇÃO E NÓS,ENTIDADES PÚBLICAS, PRIVADAS OU FILANTRÓPICAS, VISANDO ASSISTIR ESTE TERRITÓRIODE FORMA AMPLA CONHECENDO AS DIFERENTES REALIDADES E DIFICULDADES.

COMISSÃOORGANIZADORA


MARCELAJANAINA ROGELIO SILVA
SILVIOALMEIDA ANA LUCIA


SERVIÇOSOFERECIDOS


PRESENÇA DOS AGENTES DEVIGILÂNCIA EM SAÚDE DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO NO COMBATE AO DENGUE.

PRESENÇA DOS AGENTES DECOMBATE AOS ROEDORES REALIZANDO TRABALHO EDUCATIVO E VIABILIZANDO A NECESSIDADEDE UMA DESRATIZAÇÃO.

ATIVIDADE DO PSE NO EDIROSENICE ROCHA ROQUE.

PROFISSIONAIS DE SAÚDEFAZENDO A TRIAGEM DESSA POPULAÇÃO.

ATUALIZAÇÃO DA CADERNETAODONTOLÓGICA DE ADULTOS E CRIANÇAS.

APLICAÇÃO DE FLÚOR PARAPÚBLICO ADULTO.

ORIENTAÇÃO DST- AIDS.

ORIENTAÇÃO TUBERCULOSE EHANSENÍASE.

TABAGISMO- DISTRIBUIÇÃO DEFOLDER E REALIZAÇÃO DE EXAME.

ORIENTAÇÃO SOBRE HIPERTENSÃOE DIABETES.

DISTRIBUIÇÃO DEPRESERVATIVOS.

PRESENÇA DE PROFISSIONAIS DASECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL.

EMISSÃO DE 1º E 2º VIA DECARTEIRA DE TRABALHO, COM A POSSIBILIDADE DE DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS DE EMPREGO.

EMISSÃO DE 2º VIA DEIDENTIDADE, CERTIDÃO DE NASCIMENTO, CASAMENTO E ÓBITO.

PRESENÇA DE PROFISSIONAIS DASECRETARIA MUNICIPAL DE HABITAÇÃO ORIENTANDO ACERCA DO PROJETO MINHA CASA MINHAVIDA.

ORIENTAÇÃO QUANTO ÀS QUESTÕESAMBIENTAIS DO TERRITÓRIO E DISTRIBUIÇÃO DE MUDAS COM OS REPRESENTANTES DASECRETARIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE.

CONSCIENTIZAÇÃO QUANTO À COLETA, ADMINISTRAÇÃO E RECICLAGEM DOLIXO.



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E agora, José? (R. Nº.: 28)!

http://rknoticia.blogspot.com/

E agora, José? (R. Nº.: 28)!: "
RECAPITULANDO: No capítulo anterior uma tempestade se aproximou da vida de José. Uma tempestade de hormônios que fez engrossar sua voz. Semeou uma floresta de pêlos pelo seu corpo. E despertou o menino-adolescente para o mistério do sexo.

JOSÉ PROPÔS UM BREVE INTERVALO PARA COMPRAR A CAMISINHA.

Entre beijos, Michély falou: ‘‘Intervalo? Mas que ideia mais fora de hora! Que camisinha que nada. É agora ou nunca cara!’’
José se arrepiou. ‘‘Opa! Chantagem não. Então é nunca!’’ E saiu batendo a porta. “Que mina mais louca, tô fora!”
Enquanto ia se distraindo com novas namoradas, José pensava não pensar muito numa nova e importante decisão que o esperava na curva do ano.
Ele tentava, mas não tinha jeito, porque no fundo, era só nisso que ele pensava. Estava chegando a hora do vestibular. Ele teria que escolher uma profissão.
“Preste atenção para o curso de Direito”, insistia o pai. “Acho que eu quero fazer Educação Física”... – rebatia José, ainda bom de bola e fã de esportes. “Isso não tem futuro!”... – ameaçava o pai.
Então, o fim do ano chegou. Era hora de apostar.

E AGORA, JOSÉ? DECIDA O DESTINO DE JOSÉ PARTICIPANDO DE NOSSA ENQUETE NO BLOG!
· José concorda com seu pai e decide prestar Direito...
· José insiste em sua ideia e decide prestar Educação Física...
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EXEMPLO DE COMO TRABALHAR O TEMA VALORES MORAIS.

http://petanrj.blogspot.com/
EXEMPLO DE COMO TRABALHAR O TEMA VALORES MORAIS.: "A OFICINA DE CUSTOMIZAÇÃO (ARTE COM ESTILO ) TRABALHOU O TEMA REALIZANDO UM DESFILE DE ACESSÓRIOS E DE ROUPAS CUSTOMIZADAS COM FRASES ESCOLHIDAS PELOS PRÓPRIOS ALUNOS DA OFICINA , COORDENADOS PELA PROFESSORA DENISE MACIEIRA.
FRASES DO TIPO : VERDADE, RESPEITO,AMOR,SOLIDARIEDADE . FORAM FRASES QUE NOS DIAS DE HOJE NÃO FAZEM PARTE DE TODA A SOCIEDADE , MAS QUE FELIZMENTE FORAM LEMBRADAS E TRABALHADAS EM NOSSA UNIDADE NESSE SEMESTRE DE 2011.
VEJAM O RESULTADO NOS VÍDEOS E FOTOS COLOCADAS .

FOI CONVIDADA PELA DIREÇÃO DO POLO UMA ESCOLA DE DANÇA DA ZONA OESTE DO RJ PARA ABRIR OS TRABALHOS NO POLO DO DESFILE DE ENCERRAMENTO DO SEMESTRE LETIVO DA OFICINA DE ARTE COM ESTILO. APRESENTANDO DANÇAS ORIENTAIS E OCIDENTAIS.


ATUALIZANDO MAIS DADOS.
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ATENÇÃO

http://smsdc-cms-flaviocouto.blogspot.com/

Vamos participar.
ATENÇÃO: "VEM AÍ A TERCEIRA CAMINHADA CONTRA A DENGUE,DIA 14 DE JULHO ÀS 8:00HS DA MANHA. COM SAÍDA DO CMS FLÁVIO DO COUTO VIEIRA E RETORNO PREVISTO PARA ÀS 11:00HS NO MESMO LOCAL. NÃO DEIXE DE PARTICIPAR!!!


VAI SER UM SUCESSO, TODOS JUNTOS CONTRA ESSE VILÃO.
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Terceira Caminhada Contra a Dengue

http://smsdc-cms-parqueacari.blogspot.com/
Terceira Caminhada Contra a Dengue: "



Nesta Quinta-feira dia 14/07/2011 Estaremos Realizando Uma Caminhada Contra Dengue.
Movimentando Assim a Comunidade de Acari Contra o Mosquito da Dengue. Participe Conosco!!!






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