sexta-feira, 8 de outubro de 2010

DIRETO DO TWITTER

ClaudiaCostin
Atenção,professores! A gratificação natalina será para todos na Educação, mesmo quem tiver 2 DR.

Opinião: Educação é o grande desafio para os próximos governantes eleitos

Opinião: Educação é o grande desafio para os próximos governantes eleitos
Ensino no país é algo que deixa muito a desejar.
Escola, pública ou privada, deve ser estimada pela família.
Ana Cássia Maturano
Especial para o G1, em São Paulo

Estamos vivendo um momento de mudança com as eleições. Ou assim deveria ser. Promessas daqui, projetos dali, algo que não escapa aos diversos políticos é dizer que uma de suas prioridades é a educação, acompanhada da saúde.
Apesar de todo o falatório, com poucas exceções, a educação pública de nível fundamental e médio em nosso país é algo que deixa muito a desejar. Os alunos que saem dessas instituições costumam ter nível inferior de conhecimento em relação àqueles que fazem um ensino pago. É uma pena.
Com tantas escolas públicas, aqueles que querem oferecer educação formal com um mínimo de qualidade colocam seus filhos em escolas pagas – uma das coisas mais caras no orçamento da família. Sendo que não é uma opção, mas uma falta dela.
Esse é um grande desafio para nossos governantes. Um desafio que deve ter em mente a importância do estudo para um povo, para que ele se torne questionador, lutador e transformador. Pena que não é assim que o estudo é visto, mas sim como uma ameaça – um povo pensante é aquele que não vai engolir qualquer coisa que lhe dão e nem aceitar qualquer um que queira representá-lo. É aquele que vai escolher as coisas sabendo delas, estando consciente.
saiba mais

Enquanto isso, o ensino público vai mal das pernas. A visão que as pessoas têm dele é bastante negativa. Muitos pais ameaçam de mudar seus filhos para uma escola pública caso não correspondam positivamente ao ensino da particular. Ela virou castigo.
As mensalidades altas de algumas escolas fazem disso um fardo para as famílias: para os pais que as têm que pagar e para os filhos que têm que fazer valer o investimento. Sendo que nem sempre as mais caras são as indicadas para aquela criança ou oferecem o melhor ensino. Ou muito menos é compatível com o bolso dos que pagam.
As instituições públicas têm valor, formam muitas pessoas. Entre as tantas que existem, encontram-se aquelas de melhor qualidade. Diante das reviravoltas da vida, nem sempre resta outra alternativa senão colocar o filho numa delas. Não por castigo (por isso devemos ter cuidado como nos referimos a elas), mas porque no momento é o melhor que a família pode fazer em termos de educação para aquela criança.
Valor da família
A escola, seja ela qual for, não deve nunca ser punição para qualquer coisa que a criança faça. Ela tem um valor em si: o de promover o crescimento e o desenvolvimento de uma pessoa. Só por isso ela já deve ser muito valorizada. E mesmo que não seja a melhor do mundo, paga ou pública, a instituição deve ser estimada pela família.
Às vezes, as coisas tomam um rumo diferente. A escola que o aluno está não o acompanha – ele vai além. Há muitas crianças assim, inclusive na rede pública. Caso a criança não tenha um esforço próprio, dificilmente aprender será algo atrativo. Hora de mudança e de talvez procurar um meio de levar o filho para uma escola de melhor qualidade, ou quem sabe até para uma escola particular.
Algumas instituições particulares chegam a oferecer bolsas para alunos de destaque ou algum desconto compatível com a realidade da família.
Esse é um fator importante: qual a realidade financeira da família? Ela não deve ser tão cara que venha a atrapalhar o aluno e seu aprendizado, pelo peso que pode vir a ser; e muito menos gratuita como modo de punir a criança. A escola para uma criança deve ser aquela que no momento é possível para todos.
(Ana Cássia Maturano é psicóloga e psicopedagoga)

COMEMORAÇÃO DO DIA DA CRIANÇA NOS HOSPITAIS



Bem bacana esta iniciativa.

SMSDC - Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil



Programa de Atenção Domiciliar ao Idoso realiza mais de 800 procedimentos em 15 dias

O serviço será prestado prioritariamente a pessoas a partir dos 60 anos, portadoras de doenças que necessitem de cuidados contínuos e que possam ser feitos na residência

O novo Programa de Atenção Domiciliar ao Idoso (PADI), que oferece assistência em casa a pessoas com mais de 60 anos, teve início em 25/8. O serviço é prestado prioritariamente a portadores de doenças que necessitam de cuidados contínuos e que possam ser feitos na residência. O programa faz parte do Plano de Metas da Prefeitura, vai realizar 15 mil procedimentos por ano e, para tanto, conta com nove equipes de saúde. Em menos de um mês já realizou mais de 800 procedimentos. O programa é desenvolvido pela SMSDC, em parceria com a Secretaria Especial de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida (SESQV).

Desenvolvido pela SMSDC, o PADI cuida de pessoas com doenças crônicas passíveis de recuperação funcional e com autonomia. Os principais benefícios são: aceleração da recuperação, redução do tempo médio de internação hospitalar e liberação dos leitos para outros pacientes, além da participação da família. Além disso, o programa trabalha a desospitalização e a reabilitação dos pacientes provenientes dos hospitais de emergência do Rio por meio do atendimento domiciliar.



As equipes são compostas por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, nutricionistas, fonoaudiólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais. Os hospitais Souza Aguiar, no Centro, Miguel Couto, na Gávea, e Salgado Filho, no Méier, são as unidades de referência para as equipes e servirão de apoio para o trabalho dos profissionais.

Pensamento Infantil - Os fenômenos naturais

Pensamento Infantil - Os fenômenos naturais

Criança Vê! Criança Faz! Dê o exemplo!

Crianças..

Declaração dos Direitos da Criança

Declaração dos Direitos da Criança


1º Princípio – Todas as crianças são credoras destes direitos, sem distinção de raça, cor, sexo, língua, religião, condição social ou nacionalidade, quer sua ou de sua família.

2º Princípio – A criança tem o direito de ser compreendida e protegida, e devem ter oportunidades para seu desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, de forma sadia e normal e em condições de liberdade e dignidade. As leis devem levar em conta os melhores interesses da criança.

3º Princípio – Toda criança tem direito a um nome e a uma nacionalidade.

4º Princípio – A criança tem direito a crescer e criar-se com saúde, alimentação, habitação, recreação e assistência médica adequadas, e à mãe devem ser proporcionados cuidados e proteção especiais, incluindo cuidados médicos antes e depois do parto.

5º Princípio - A criança incapacitada física ou mentalmente tem direito à educação e cuidados especiais.

6º Princípio – A criança tem direito ao amor e à compreensão, e deve crescer, sempre que possível, sob a proteção dos pais, num ambiente de afeto e de segurança moral e material para desenvolver a sua personalidade. A sociedade e as autoridades públicas devem propiciar cuidados especiais às crianças sem família e àquelas que carecem de meios adequados de subsistência. É desejável a prestação de ajuda oficial e de outra natureza em prol da manutenção dos filhos de famílias numerosas.

7º Princípio – A criança tem direito à educação, para desenvolver as suas aptidões, sua capacidade para emitir juízo, seus sentimentos, e seu senso de responsabilidade moral e social. Os melhores interesses da criança serão a diretriz a nortear os responsáveis pela sua educação e orientação; esta responsabilidade cabe, em primeiro lugar, aos pais. A criança terá ampla oportunidade para brincar e divertir-se, visando os propósitos mesmos da sua educação; a sociedade e as autoridades públicas empenhar-se-ão em promover o gozo deste direito.

8º Princípio - A criança, em quaisquer circunstâncias, deve estar entre os primeiros a receber proteção e socorro.

9º Princípio – A criança gozará proteção contra quaisquer formas de negligência, abandono, crueldade e exploração. Não deve trabalhar quando isto atrapalhar a sua educação, o seu desenvolvimento e a sua saúde mental ou moral.

10 º Princípio – A criança deve ser criada num ambiente de compreensão, de tolerância, de amizade entre os povos, de paz e de fraternidade universal e em plena consciência que seu esforço e aptidão devem ser postos a serviço de seus semelhantes.

Aquarela - Toquinho no mundo da Criança

DIRETO DO TWITTER

@ClaudiaCostin Bom dia. Assessores de Integração e Assistentes de Info em reunião no IHA sobre matrícula 2011. Inédito! Fantástico!

SuperVia_trens SuperVia
Promoção Dia das Crianças da SuperVia. A cada 30 reais creditados no cartão Multipass, você troca por um quebra-cabeça. http://ow.ly/2PEcz

@riozoo RIOZOO
Zoológico do Rio faz promoção no ingresso no Dia das Crianças.
Ingresso único: valor de R$ 5,00 Gratuidade para Crianças de até 11 anos de idade.

Contos infantis dão o tom na BEIAT em outubro

Tem atividade em Niteroi também...


Reis, rainhas, princesas e bruxas vão invadir a Biblioteca Infantil Anísio Teixeira (Beiat) no mês de outubro. Chegarão junto com fantoches, um baú de surpresas, mais encenação, brinquedos e brincadeiras contadas em forma de poesia para compor a programação da biblioteca, que fica na Rua Lopes Trovão, s/nº, Campo de São Bento, em Niterói.

Textos de Vinícius de Moraes, Cecília Meireles e Alba de Castro Toledo serão utilizados no Encontro com a poesia, nos dias 5 e 14/10, às 10h, com a professora Tathiane Ramos ao violão. Ela contará histórias, cantará e brincará com poesias.

Já nos dias 8 e 19/10, sempre às 10h, acontecem a leitura do texto “As sobrinhas da Bruxa Onilda e Chapeuzinho Vermelho”, de M. Company e R. Capdevila, e a oficina “Escolha a fantasia e faça a sua história”, onde as crianças tiram do baú fantasias e objetos que possibilitam a criação de histórias.

No dia 14, às 14h, a escritora Carolina Estrela, que já ministrou uma oficina de criação na biblioteca, realiza uma sessão de autógrafos e apresentará textos de seus alunos. E aos sábados a biblioteca promove roda de histórias com a participação de pais, filhos e avós , dentro da oficina “Brincando com as palavras”.

A programação inclui, também, a apresentação do musical “Bichos Soltos” e a “Hora do Conto” musicalizada, com a professora Tathiane Ramos, no dia 21/10, às 10h, e 28/10, às 14h.

PROGRAMAÇÃO

Dia 5 de outubro (terça-feira) e dia 14 de outubro (quinta-feira), às 10h - Encontro com a poesia.

Dia 8 de outubro (sexta-feira) e dia 19 de outubro (terça-feira), às 10h - Histórias tiradas do baú.

Dia 14 de outubro (quinta-feira), às 14h - Encontro com a escritora Carolina Dia 21 de outubro, às 10h, e 28 de outubro, às 14h, (quintas-feiras), às 10h - Musical: “Bichos Soltos” e “Hora do Conto” musicalizada.

Dias 9, 16, 23 e 30 às 10h (sábados) - Era uma vez...

Dias das crianças: diversão garantida na Escola de Artes Visuais do Parque Lage

A Escola de Artes Visuais do Parque Lage – vinculada à Secretaria de Estado de Cultura – não poderia deixar passar em branco uma data tão importante: o Dia das Crianças. Para comemorar o dia 12 de outubro em grande estilo, a EAV preparou atividades gratuitas para a criançada. Ver, pensar, fazer. Esta é a proposta da oficina de arte – destinada aos pequenos entre 5 e 12 anos. O grupo, acompanhado pelas professoras de crianças e jovens da EAV-Parque Lage, visitará as exposições em cartaz, conversará sobre o que viu e realizará atividades relacionadas a esta experiência, explorando diferentes meios e materiais, como tintas, giz pastel, lápis, carvão, entre outros. Nesta data, os monitores encarregados das mostras “Com + Luz” (dos alunos de João Carlos Goldberg), “A Outra Cena” (dos alunos de Flávio Colker) e “Notas de um Desabamento” (de Thiago Rocha Pitta) vão dar uma atenção especial à criançada.

Mas não é só isso: haverá, ainda, visitação guiada, das 10h às 16h, ao aquário da instituição. Neste dia em especial, um profissional ficará responsável por detalhar as características específicas de cada espécie de peixes e seus biomas, explicando os ciclos naturais que ocorrem dentro dos 12 tanques, além da importância da preservação dos rios, entre outras questões. E, claro, os visitantes mirins poderão tirar todas as dúvidas sobre o assunto. Com certeza, muitas curiosidades irão surgir.

No local, existem ainda parque infantil, chafariz e áreas para piquenique.

DIA DAS CRIANÇAS (12 DE OUTUBRO, TERÇA):

Oficina “Ver, pensar, fazer”:

Turma 1 - 10h às 12h - com inscrições, das 9h às 10h

Turma 2 - 15h às 17h - com inscrições, das 14h às 15h

Aberta a crianças entre 5 e 8 anos.

Máximo de 30 alunos por turma, com inscrições por ordem de chegada.

Gratuito

A visitação ao aquário independe das turmas das oficinas

A Escola de Artes Visuais do Parque Lage fica na Rua Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico

Mais informações: 3257-1800 ou www.eavparquelage.rj.gov.br

Outubro é das crianças na Biblioteca de Manguinhos

Outubro é das crianças na Biblioteca de Manguinhos
01/10/2010 - 13h13
FONTE - SECRETARIA ESTADUAL DE CULTURA

A Biblioteca Parque de Manguinhos, espaço cultural da SEC, abre o mês das crianças com uma programação variada e animada. Contação de histórias, exposição, encontros com autores, sarau poético, lançamento de livro e desfile de moda infantil são algumas das atrações que acontecem de 7 a 9 de outubro, das 10h às 18h, sempre com entrada franca.

Conhecido como um dos maiores contadores de histórias do país, Gregório Filho está monitorando um curso de Contação de Histórias, em Friburgo. As auxiliares de biblioteca, Margareth Moraes, Lucimara Justino e Eliene Pereira, funcionárias da biblioteca-parque, estão participando das aulas, e na quinta-feira, dia 07 de outubro, mostrarão o que aprenderam.

Por sua vez, a autora do livro “Mururu no Amazonas”, Flávia Lins, promoverá um encontro com leitores na Sala Meu Bairro. A escritora esteve em setembro na biblioteca e incentivou os pequenos a lerem o seu livro, entrevistando-os depois para saber o que tinham achado da história. “Mururu no Amazonas” ganhou o prêmio João de Barro de literatura juvenil em 2006.

Ainda como parte da programação especial para as crianças, haverá apresentação de performances de Marcelo Patrocínio, durante a contação de lendas indígenas. Ele é bisneto do escritor José do Patrocínio e trabalha no projeto ProJovem, do governo federal, que a Biblioteca Parque de Manguinhos está abrigando na Sala Meu Bairro.

O garçom-poeta, Joilson da Rocinha, coordena um grupo de poetisas com idades que variam entre oito e 11 anos de idade e se apresentarão num sarau poético, na quinta-feira, dia 07, no Hall do Cine Teatro. Joilson desenvolve projetos culturais na Rocinha desde 2008 e agora adotou o Complexo de Manguinhos, como forma de integrar culturalmente as duas comunidades.

Já a estudante Priscilla Oliveira, de oito anos, filha da bibliotecária de Manguinhos, Janaína Silva, é aluna-representante das aulas de Literatura do Colégio Pedro II, no Engenho Novo e uma presença constante nos eventos realizados pela Biblioteca Parque de Manguinhos. Priscilla vai coordenar a apresentação do livro “Crianças da Amazônia”, de Maurício Veneza, através de uma contação de história.

A homenagem às crianças na Biblioteca de Manguinhos se estende até o sábado, dia 09. Todos os eventos são gratuitos, com horários que variam entre 10h e 18h. A biblioteca fica na Avenida Dom Helder Câmara, 1184. Telefone para informações: 2334-8917.

Programação

Quinta-feira, 07 de outubro

10h30 – Contação de lendas indígenas, com Margareth Moraes, Eliene Pereira e Lucimara Justino

Exposição de peças indígenas da Casa do Índio, no Jardim de Leitura

Local: Ludoteca

Intervalo

14h30 – Flávia Lins, autora do livro “Mururu no Amazonas”, vai promover um encontro com leitores. No mês de setembro, Flávia incentivou as crianças a lerem o livro e depois as entrevistou para saber o que acharam sobre a história.

Local: Sala Meu Bairro

15h – Contação de história com Priscilla Oliveira - livro tema “Crianças da Amazônia” (Editora Manati), de Mauricio Veneza.

Local: Hall do Cine Teatro

16h – Apresentação de sarau poético, com o poeta Joilson da Rocinha e seu grupo Pequenas Poetas da Rocinha

Local: Hall do Cine Teatro

Sexta-Feira, 08 de outubro

10h - Contação de lendas indígenas, com Margareth Moraes, Eliene Pereira e Lucimara Justino

10h30 – Performance de Marcelo Patrocínio

Intervalo

14h – Lançamento do livro “Princesa Violeta” (Editora Príncipes Negros), com a presença da autora Veralinda Mennezes.

Local: Sala Meu Bairro

Sábado, 09 de outubro

10h30 – Oficinas de xadrez, artesanato indígena e origami – com a equipe de facilitadoras Maura Santiago, Cecília de Abreu, Priscila de Abreu e Elaine Magalhães, todas professoras, além da artesã Sandra Gulino.

Local: Barraquinhas na área externa (praça)

Intervalo

14h – Desfile de moda infantil com o produtor de moda Júlio César.

Local: Entrada da biblioteca

Biblioteca Parque de Manguinhos

A Biblioteca Parque de Manguinhos funciona como um centro cultural. O espaço possui um acervo de 25 mil exemplares, cerca de 1 mil DVDs, três milhões de músicas digitalizadas, acesso livre à internet em 40 computadores disponíveis ou através de rede wi-fi, que funciona sem fios, três e-readers e cinco TVs de LCD. Ela conta, ainda, com ludoteca, filmoteca, sala de leitura para portadores de deficiências visuais, cineteatro, cafeteria, e uma sala – denominada “Meu Bairro” – para reuniões da comunidade. Além disso, são realizados lá cursos, oficinas e atividades dedicadas às crianças e aos jovens. Inspirada nas bibliotecas-parque de Medelin e Bogotá, na Colômbia, a de Manguinhos ocupa mais de 2,3 mil metros quadrados.

Avenida Dom Helder Câmara, 1184

Informações: (21) 2334 - 8917

UFRJ está com inscrições abertas para mestrado de Admnistração

Plantão | Publicada em 06/10/2010 às 11h41m
Fonte - O Globo


RIO - O Instituto Coppead de Administração da UFRJ está com inscrições abertas para seu programa de mestrado 2011. O mestrado é gratuito. Os candidatos para a vaga terão até o dia 17 de outubro de 2010 para fazer a sua inscrição. Para isso terão que ter realizado a prova da Anpad, um dos pré-requisitos exigidos. Informações no site ou pelo telefone (21) 2598-9800.

PROCESSO SELETIVO - Universidades Públicas oferecem 4,5 mil vagas para graduação a distância

Grande oportunidade para quem quer fazer graduação, ou fazer uma nova.
Plantão | Publicada em 06/10/2010 às 10h57m
O Globo


RIO - O Consórcio Cederj (Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro) está com inscrições abertas para o vestibular 2011. Para este processo seletivo são oferecidas 4.521 vagas distribuídas entre dez cursos de graduação a distância, inclusive Administração Pública, oferecida pela primeira vez.

Os interessados devem se inscrever pela internet até o dia 07 de novembro. A taxa de inscrição no valor de R$ 57, deve ser paga até o dia 08 de novembro de 2010, através do boleto bancário.

Os candidatos que desejarem concorrer utilizando sua nota no Enem 2009 deverão informar, no formulário de inscrição, seu número de inscrição no exame. Aqueles que não conseguirem classificação via nota do Enem deverão realizar as provas do vestibular.

Provas

A prova será realizada no dia 04 de dezembro, das 9h às 14h, e será constituída de uma parte objetiva, que constará de quarenta questões de múltipla escolha, abrangendo conhecimentos de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês), Biologia, Física, Matemática, Química, Geografia e História; uma Redação em Língua Portuguesa; e uma parte específica, com cinco questões discursivas conforme o curso escolhido.

A Confirmação da Inscrição, contendo os locais de prova, sai no dia 26 de novembro. Os resultados da prova de múltipla escolha serão divulgados no dia 14 de dezembro e os da redação e da prova discursiva no dia 22 seguinte. O resultado final estará disponível no dia 11 de janeiro de 2011.

O Consórcio Cederj é uma iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria de Ciência e Tecnologia, e as universidades públicas presentes no Rio de Janeiro (Uenf, Uerj, UFF, UFRJ, UFRRJ e Unirio).

Mais informações pelo site ou pelos telefones (21)2334-1728, (22)3861-4844, (24)2431-9982.