quarta-feira, 1 de agosto de 2012

AGENDA DA EQUIPE MÓVEL NAS ESCOLAS DO AMANHÃ - MÊS DE AGOSTO

DIA DOS PAIS - MURAIS CARTAZES E EVA - ATIVIDADES PARA IMPRIMIR

 http://www.portalescolar.net/
DIA DOS PAIS - MURAIS CARTAZES E EVA - ATIVIDADES PARA IMPRIMIR: .
Atividades para o Dia dos Pais - Murais Cartazes EVA

IDÉIAS - DIA DOS PAIS - MURAIS CARTAZES EVA - ATIVIDADES II

 http://www.portalescolar.net/
DIA DOS PAIS - MURAIS CARTAZES EVA - ATIVIDADES II: .
Atividades - Murais Cartazes e EVA para o Dia dos Pais

FIQUE SABENDO - Semana do Aleitamento Materno ressalta importância da amamentação

 http://drauziovarella.com.br/
Semana do Aleitamento Materno ressalta importância da amamentação:

A Semana Mundial do Aleitamento Materno começa nesta terça-feira (01/08/2012) e vai até o dia 07/08/2012. A iniciativa da OMS (Organização Mundial da Saúde) tem como objetivo estimular a amamentação e melhorar a saúde de crianças menores de 5 anos em mais de 170 países.
A comemoração não é à toa, a data celebra a assinatura da Declaração de Innoceti, em agosto de 1990, documento que estabelece um comitê nacional de coordenação da amamentação e uma legislação para proteger a mulher que amamenta no trabalho.
É por meio do aleitamento materno que o recém-nascido recebe os nutrientes necessários para o organismo, por isso é essencial que eles sejam alimentados durante os primeiros seis meses exclusivamente com leite materno. Porém, no mundo isso acontece com menos de um em cada três bebês. A partir dos seis meses podem ser acrescentado alimentos complementares, de preferência na forma pastosa, associados com a amamentação, que ainda deverá ser mantida por dois anos ou mais.
Vale lembrar que a malnutrição responde por uma em cada três mortes entre crianças menores de 5 anos, sendo mais de dois terços associadas a alimentação inapropriada no primeiro ano de vida da criança.
No caso do colostro (leite mais grosso e de cor amarelada produzido ao final da gestação), a recomendação é que ele seja dado ao recém-nascido até uma hora após o parto.
Benefícios do leite materno
Segundo o Ministério da Saúde, o aleitamento materno funciona como uma verdadeira vacina e protege a criança de muitas doenças, como a anemia. Além disso, o leite é rico em molécula PSTI, responsáveis por proteger e reparar o intestino do bebê, o que é ótimo para evitar as cólicas intestinais que afligem os pequenos com frequência neste período.
Outro benefício é a sucção do peito que a amamentação exige. O movimento é um excelente exercício para o desenvolvimento dos músculos da face da criança e ajuda na formação da arcada dentária, da fala e, ainda, melhora a respiração da criança.
O aleitamento materno auxilia também a recuperação da mãe, diminundo o risco de hemorragia, anemia, diabetes, câncer de mama e de ovário. E mais: ainda ajuda a perder os quilinhos adquiridos durante a gravidez e a estreitar os laços entre a mãe e o bebê.

FIQUE SABENDO - Ministério da Saúde e SBP lançam a Campanha Nacional de Amamentação 2012

 http://www.blog.saude.gov.br/
Ministério da Saúde e SBP lançam a Campanha Nacional de Amamentação 2012:

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria, Eduardo Vaz, lançaram, nesta quarta-feira (1/08) no Rio de Janeiro, a Campanha Nacional de Amamentação 2012. O evento integra a 21º Semana Mundial de Amamentação, que ocorre até o dia 7 de agosto, com comemorações em todo o País. Durante a ocasião, Padilha anunciou R$ 45 milhões para investir na qualificação do pré-natal em 2.120 municípios. As ações fazem parte da estratégia Rede Cegonha, lançada em 2011, para ampliar e qualificar a assistência prestada às gestantes e aos bebês no Sistema Único de Saúde (SUS).
“As mães que enfrentaram dificuldades de amamentar no passado foram fundamentais para reforçar a importância de conscientizar as mulheres sobre os benefícios do aleitamento hoje”, lembrou o ministro Alexandre Padilha durante o lançamento da campanha que este ano tem como tema “Amamentar hoje é pensar no futuro”. A madrinha deste ano é a cantora Wanessa, mãe de José Marcus, nascido em janeiro. “Agradeço profundamente a você Wanessa por ter aceitado este convite. O Ministério da Saúde tem sempre gratidão e alegria em saber que mulheres como você nos ajudam a acabar com mitos sobre aleitamento materno”, declarou Padilha.
A campanha produzida pelo Ministério da Saúde e a SBP tem como objetivo incentivar às mães brasileiras a amamentar até os dois anos ou mais e de forma exclusiva até os sexto mês de vida do bebê. “Foi a maior descoberta da minha vida este dom que é amamentar. Se a mulher pode e tem saúde para amamentar não há motivo para não fazê-lo”, destacou Wanessa. O leite materno é um dos maiores aliados no combate à mortalidade infantil. Só na última década, o Brasil reduziu a taxa em 47%, graças a um conjunto de políticas públicas voltada para a família, a gestante e a criança.

Nesta campanha, serão distribuídos cartazes e folhetos aos municípios de todo o país, com a imagem da madrinha Wanessa amamentando o seu primeiro filho e com orientações para as mulheres sobre como amamentar e quais os benefícios dessa prática. Também foram produzidas peças para a internet, televisão e rádio.
A Semana Mundial de Amamentação é uma estratégia idealizada pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (Waba, a sigla em inglês) e ocorre em cerca de 150 países. Esse ano, o tema escolhido são os 10 anos da “Estratégia Global para a Alimentação de Lactentes e Crianças de Primeira Infância” (OMS e Unicef) e seu objetivo é aprimorar as práticas alimentares, melhorando o impacto na sobrevivência, no crescimento e no desenvolvimento, na saúde dos bebêscomo um todo.
REDE CEGONHA –Os recursos anunciados pelo ministro serão destinados para a qualificação do pré-natal. As consultadas de pré-natal são importantes para um acompanhamento da gestação para uma gravidez sem riscos e um parto tranquilo. Durante o pré-natal, por exemplo, as mães são orientadas sobre como amamentar seu bebê e informadas sobre a importância do aleitamento exclusivo até os seis meses de vida e sobre continuar amamentando a criança até os dois anos ou mais.
O Ministério da Saúde tem investido, por meio da Rede Cegonha, na ampliação dos exames do componente pré-natal, além do teste rápido de gravidez. Essas medidas buscam garantir acolhimento e captação precoce da gestante, além de ampliar o acesso aos serviços de saúde e melhorar a qualidade do pré-natal.
Dentre as ações previstas do componente pré-natal, está o acolhimento às intercorrências na gestação; acesso ao pré-natal de alto de risco; realização dos exames de pré-natal de risco habitual e de alto risco; acesso rápido aos resultados; vinculação da gestante — desde o pré-natal — ao local em que será realizado o parto; implementação de ações relacionados à saúde sexual e reprodutiva, incluindo a população de adolescentes e jovens; além de prevenção e tratamento das DST/HIV/Aids e Hepatites. Com a Rede Cegonha, já foi possível avançar no acesso às consultas de pré-natal. Em 2011, mais de 1,7 milhão de mulheres fizeram, no mínimo, sete consultas pré-natais.
A Rede Cegonha também traz em suas ações a promoção da amamentação na primeira hora de vida e o fortalecimento do vínculo mãe/bebê por meio do contato pele a pele logo após o nascimento. O primeiro ano de funcionamento da estratégia também permitiu a redução de 21% dos óbitos maternos.
Curtiu este post? Então vote em nós no Top Blog 2012 \o/.
Fonte: Zeca Moreira/ Agência Saúde

SAÚDE PRESENTE NA ESCOLA - ENCONTRO DO PSE 5ª E 6ª CRE - CAP 3.3 - EQUIPES MÓVEIS - TES - UNIDADES DE SAÚDE


No dia 25 de julho tivemos um grande encontro entre o Técnicos Educação e Saúde (TES), Equipe Móvel e Unidades de Saúde referência.
O encontro foi realizado no auditório da 5ª CRE.  Trouxemos para dicussão o planejamneto geral do PSE que fala sobre:
  1. Referência da Escola com a Unidade de Saúde;
  2. Frequência do Técnico na Escola e na Unidade de Saúde;
  3. Integração entre a Equipe Móvel - TES - Unidade de Saúde - Escola;
  4. Comunicação entre todos
  5. Escolas do Amanhã;
  6. Avaliação das atividades do 1º semestre;
  7. Planejamento de Atividades do 2º semestre;
  8. Relatórios;
  9. Integração entre equipes;
Tivemos uma grande participação de todos e agradecemos a equipe do Saúde Carioca que sempre com sua alegria  coloca em discussão os temas referentes a saúde.




















ATENÇÃO - DICAS IMPORTANTES - MÊS DE VALORIZAÇÃO DA PATERNIDADE 2012

 http://elosdasaude.wordpress.com/
MÊS DE VALORIZAÇÃO DA PATERNIDADE 2012:

PAI:

VOCÊ É MUITO IMPORTANTE PARA O SUCESSO DA AMAMENTAÇÃO!

Este é o mote do Mês de Valorização da Paternidade 2012, comemorado em agosto em unidades de saúde, escolas, universidades, complexos esportivos, comunidades e demais espaços de promoção da saúde da cidade do Rio de Janeiro. A proposta é chamar atenção para a importância do envolvimento do pai no cuidado com os seus filhos – e para o papel de toda a sociedade neste processo.
A iniciativa do Comitê Vida, grupo de trabalho intersetorial que integra profissionais de organizações governamentais e não-governamentais, universidades e demais pessoas interessadas, que em 2012 completa 10 anos de atuação.
Este ano, a campanha incentiva a participação do pai na amamentação, reconhecendo-o como um componente essencial para a saúde e o bem-estar da mãe e do bebê. A ideia é sintetizada pelo novo postal da série Colecione Saúde, lançado especialmente para a ocasião.

Paternidade e amamentação: clique na imagem para ampliar
Para participar do Mês de Valorização da Paternidade o primeiro passo é investir na criatividade.
Como tornar espaços de promoção da saúde mais atrativos para os homens?
O Comitê Vida dá algumas dicas:
  • Incentivar a participação do pai no pré-natal
  • Incluir o pai em ações de acolhimento para mãe e bebê
  • Abordar o tema da paternidade nas ações de planejamento familiar
  • Respeitar e valorizar a diversidade, os novos modelos de família e pessoas com necessidades especiais
  • Preparar a unidade de saúde para receber os homens, com decoração e passatempos próprios para eles
  • Promover rodas de conversas com os homens
  • Realizar sessões de vídeos sobre o tema da paternidade, seguidas de debates
  • Desenvolver atividades lúdicas para interação entre pais e filhos
  • Organizar campeonatos esportivos, com acompanhamento médico
  • Compartilhe suas experiências e suas sugestões!
SAIBA MAIS:


>> Valorização da paternidade o ano todo
>> Cartilha Unidade de Saúde Parceira do Pai
>> Mês de Valorização da Paternidade no Facebook
>> Elos da Saúde no Youtube, com vídeos sobre paternidade e masculinidades
>> Experiência do Mês de Valorização da Paternidade 2011
>> Relatório de atividades do Mês de Valorização da Paternidade 2011

Para evitar problemas futuros, mochila escolar deve pesar no máximo 10% do peso

 http://www.samshiraishi.com/
Para evitar problemas futuros, mochila escolar deve pesar no máximo 10% do peso:

Para a maioria dos pais que tem filhos em escolas particulares (as públicas, pelo que sei, tem um calendário levemente diferente, pelo menos aqui em São Paulo) hoje é dia de voltar à rotina das aulas.
Verificando a mochila dos meus filhos, notei que vou me incomodar novamente com o peso dos materiais. Falo do tema há anos e já demonstrei inclusive minha simpatia pelos projetos que substituem parte dos livros ou apostilas por tablets, lembram-se?
O bom é saber que a preocupação está ganhando força social: um projeto de lei que define a quantidade de material que deve ser carregada na mochila ou pasta escolar está sendo analisado pelo Senado brasileiro. A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) tem uma recomendação oficial sobre o tema:

O que é transportado nas costas não deve ultrapassar 10% do peso corporal da criança ou adolescente.
Com ou sem uma lei que defina isso – e se houver, a responsabilidade pelo excesso de peso deveria recair sobre a escola, que seria obrigada a manter armários para guardar material entre as aulas ou calcular o peso para cada série antes de emitir as listas de material no começo do ano letivo -, os pais devem cuidar deste detalhe pelo bem estar de seus filhos. As dicas para escolher são simples:
A mochila ideal deve ter alças largas e acolchoadas e vários compartimentos, para uma melhor distribuição do peso.
- A mochila deve ficar encostada sempre na altura da lombar.
- As malas de rodinha são uma opção, mas, se a escola for cheia de escadas (como é o caso da unidade onde meus filhos estudam), melhor ficar com a mochila mesmo.
- O cálculo do peso é simples: se seu filho tem 30 quilos, por exemplo, o material que leva nas costas não deveria passar de 3kg.
- E vale lembrar que se a criança vai para a escola caminhando, vale a pena reduzir este peso máximo, sempre que possível.

Ginástica Laboral na Clínica da Família - EPITÁCIO

Ginástica Laboral na Clínica da Família: Hoje fizemos pela primeira vez a ginástica laboral na nossa unidade!










Movimentar o corpo alguns minutos no meio da rotina do trabalho é muito importante. Melhora a circulação do sangue e ajuda a prevenir dores causadas por ficar muito tempo na mesma postura ou por fazer movimentos repetidas vezes.








Para que a equipe da Clínica da Família possa cuidar bem da população cadastrada, estamos também cuidando dos profissionais!





 Convidamos também alguns pacientes que estavam aguardando, não foi todo mundo que se animou desta vez, mas da próxima teremos mais pessoas se movimentando junto com a gente!



AMAMENTAÇÃO - SEMANA DA AMAMENTAÇÃO CMS MORRO UNIÃO

 http://otics-iraja.blogspot.com/
SEMANA DA AMAMENTAÇÃO CMS MORRO UNIÃO:
Na semana da amamentação CMS Morro União realiza salas de espera nos dias 31\07; 01,02\08 para gestantes e puérperas, com a participação dos profissionais das equipes, e profissionais do NASF.

Uma equipe multidisciplinar atuando para ajudar no crescimento e desenvolvimento de nossas crianças.