terça-feira, 12 de julho de 2011
Inscrições para a Jornada Pedagógica
Inscrições para a Jornada Pedagógica: "
Lembre-se: você deve se inscrever num dia de cada vez!
Secretaria de Saúde reforça a importância da vacinação contra o sarampo
Secretaria de Saúde reforça a importância da vacinação contra o sarampo: "
A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) reforça a importância dos pais levarem seus filhos de 1 a 7 anos incompletos (de 12 meses a 6 anos, 11 meses e 29 dias) para a Vacinação de Seguimento contra o Sarampo, que vai até o dia 22 deste mês em todos os postos de saúde da cidade.
Até o momento, foram aplicadas 280.604 doses, o que representa 64% do esperado pela Prefeitura, que é de vacinar 434 mil crianças (95% do público-alvo).
Os pais devem levar a caderneta de vacinação ao posto. Se houver atraso, as vacinas serão atualizadas.
As crianças recebem uma dose da vacina tríplice viral (que protege contra sarampo, rubéola e caxumba) aos 12 meses e um reforço aos quatro anos. Porém, todas as crianças devem se vacinar nas “campanhas de seguimento”, mesmo que já tenham sido vacinadas anteriormente.
O sarampo é uma doença aguda, altamente contagiosa, transmitida por vírus. Os sintomas mais comuns são febre, tosse seca, exantema (manchas avermelhadas), coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. O período de transmissão varia de quatro a seis dias, antes do aparecimento das manchas, até quatro dias após o surgimento das manchas.
A vacina é o meio mais eficaz de prevenção.
Cerca de 200 unidades municipais oferecem a vacina.
Para obter mais informações sobre a campanha ou saber quais os locais de vacinação, a população pode entrar em contato com o Disque-Rio, no telefone 1746, que funciona 24 horas.
Confira a matéria sobre a importância da vacinação contra sarampo no Rio de Janeiro.

ALUNA DE UM NÚCLEO DE ARTE DA REDE É A MAIS NOVA CINEASTA MIRIM!
ALUNA DE UM NÚCLEO DE ARTE DA REDE É A MAIS NOVA CINEASTA MIRIM!: "
A menina de apenas 11 anos que venceu o primeiro Concurso Nacional de Vídeo na categoria ensino fundamental da Região Sudeste, Laura Bezerra Lima, não pode ser considerada uma caloura na sétima arte.
A pequena já teve as animações 'A história da boneca de pano' e a 'A fábula do pássaro e da minhoca' inscritas em festivais e já viajou à Holanda para ver seu filme 'O sol e a chuva' ser premiado.
NOTAS:
(1) Referências: O Globo - bairros.com: http://oglobo.globo.com/rio/bairros/posts/2011/07/03/cineasta-mirim-389786.asp
Reunião com Mediadores
Reunião com Mediadores: "
CSM SYLVIO F. BRAUNER EM COMEMORAÇÃO AO DIA DAS CRIANÇAS
CSM SYLVIO F. BRAUNER EM COMEMORAÇÃO AO DIA DAS CRIANÇAS: "
Alunos ganham prêmios por notas
Alunos ganham prêmios por notas: "


Melhores colocados na Prova Rio levaram netbooks e bicicletas
Rio - Alunos de escolas municipais que tiveram os melhores desempenhos na Prova Rio 2010 ganharam prêmios ontem. Os 41 estudantes comemoram as colocações em cerimônia realizada pela prefeitura no Aterro do Flamengo. A secretária municipal de Educação, Cláudia Costin, entregou aos cinco melhores avaliados dos 3º e 4º anos uma bicicleta e um capacete e premiou com um netbook os estudantes dos 7º e 8º anos com as notas mais altas.
Primeiro lugar do 3º ano, com nota 10 nas duas disciplinas, Julia Clara de Oliveira, 9, da Escola Municipal Mehl Menezes de Matos, em Santa Cruz, vibrou: “Gosto de estudar e não vou parar por aqui. Quero ser marinheira”.
Aluno da escola Barão Homem de Mello, na Tijuca, André Ciarlini, 8, foi o quarto lugar do 3º ano. Com problemas de visão no olho esquerdo, ele provou que essa adversidade não é empecilho para brilhar na escola. “Vou investir na minha paixão pela matemática”, planeja.
Transcrito do Jornal 'O Dia', 12 de julho de 2011.
Operação Sorriso
Operação Sorriso: "
PÓLO DE DE SAÚDE OCULAR
No dia 10 de julho é comemorado o Dia Mundial da Saúde Ocular. A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) aproveita a data para reforçar os benefícios da prática preventiva. Com algumas medidas, as principais doenças oculares podem ser evitadas. Para receber atendimento na rede municipal, o paciente deve procurar uma unidade básica de saúde e, após avaliação, será encaminhado para um dos 15 polos de atendimento.
Algumas dicas para manter a saúde ocular são ler em local com boa luminosidade, posicionar a televisão ou o monitor do computador no nível dos olhos ou um pouco abaixo, fazer intervalos das atividades para descansar os músculos da vista e evitar a exposição prolongada aos raios ultravioletas.
Dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia revelam que as doenças mais freqüentes em adultos são catarata, glaucoma e retinopatia diabética. Nas crianças, as mais comuns são catarata congênita e retinopatia da pré-maturidade, que pode levar à cegueira.
Confira a listagem dos 15 polos de atendimento:
CMS Manoel José Ferreira - Rua Silveira Martins, 161, Catete
CMS Oswaldo Cruz – Av. Henrique Valadares, 151, Centro
CMS Belizário Penna – Rua Franklim, 29, Campo Grande
CMS Clementino Fraga – Rua Caicaras, 514, Irajá
CMS Milton Fontes Magarão - Av. Amaro Cavalcanti, 1387, Engenho de Dentro.
Hospital Municipal Francisco da Silva Telles – Av. Ubirajara, 25, Irajá
Hospital Municipal Miguel Couto – Rua Mário Ribeiro, 117, Gávea
Policlínica Antônio Ribeiro Netto – Av. Treze de Mario, 23/ 9°, Centro
Policlínica Hélio Pellegrino – Rua do Matoso, 96, Praça da Bandeira
Policlínica José Paranhos Fontenelle – Rua Leopoldina Rego, 700, Penha
Policlínica Lincoln de Freitas Filhos – Av. Álvaro Alberto , 601, Santa Cruz
Policlínica Manoel Guilherme da Silveira Filho – Av. Ribeiro Dantas, 571, Bangu
Policlínica Newton Bethlem – Rua Barão, 259, Praça Seca
Policlínica Rodolpho Rocco – Estrada Adhemer Bebiano, 339, Del Castilho
Posto de Saúde Madre Teresa de Calcutá – Av. Ilha Das Enxadas, 100, Ilha do Governador
Alunos ganham prêmios por notas
Alunos ganham prêmios por notas: "Rio - Alunos de escolas municipais que tiveram os melhores desempenhos na Prova Rio 2010 ganharam ..."
Animação simplesmente Acarí! (recordar é viver)
Animação simplesmente Acarí! (recordar é viver): "
O início do trabalho com jornais! (recordar é viver II)
O início do trabalho com jornais! (recordar é viver II): "
Laboratório de Informática bombando! Obrigada Rafael Parente!
Laboratório de Informática bombando! Obrigada Rafael Parente!: "
Aulas da Sangari com professora Gwendolyn!
Parabéns Blogueira!!
Aulas da Sangari com professora Gwendolyn!: "A professora Gwendolyn é apaixonada pela sua turma, isso todos já sabem, mas ela tem outra paixão, as aulas de Ciências. A lições sobre ar e vento foram uma festa, confira:
Vinheta Cine Chega Mais
Vinheta Cine Chega Mais: "
Vinheta simples para divulgar as oficinas de cinema do Cine Chega Mais
Cosméticos para bebês
Cosméticos para bebês: "
Cheirinho de bebê ...
Será que é preciso mesmo usar produtos cosméticos nas crianças pequenas?
Xampu, condicionador, talco líquido e creme hidratante enchem prateleiras de farmácias, supermercados e lojas. A oferta aumenta para as crianças com mais idade: perfumes, maquiagens, esmaltes, creme de pentear para cabelos com cachos e por aí vai. Mas será que eles realmente precisam de tudo isso para ficar limpinhos e cheirosos? Quem responde a esta pergunta são os médicos da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). As mães devem ter cuidado nos primeiros meses de vida do bebê.
- Abaixo dos seis meses não há indicação de uso cosméticos, apenas sabonete neutro e um pouco de xampu também neutro. Nada além disso. Bebês ainda têm o sistema de defesa imaturo. Por isso, há maior risco de infecções, irritações e alergias. A regra é clara: “quanto menos, melhor”.
- O que eles precisam para estar limpos é um sabonete de pH 5,5 e água. O uso de hidratantes e óleos deve ser reservado para casos especiais de peles ressecadas, seja por doenças [como a dermatite atópica], seja por condições ambientais [inverno, aquecedores e baixa umidade do ar]. O uso incorreto destes produtos pode retirar a proteção natural da pele dos bebês. Quanto mais se usa, mais a proteção sai. Ou seja, até mesmo os hidratantes devem ser usados com orientação médica.
Quais são os produtos que um bebê não deve usar?
Perfume forte, condicionador, qualquer produto com cheiro ativo, maquiagem, esmalte, hidratantes (em especial os hidratantes de uso adulto, que contém componentes que podem irritar a pele, causar vermelhidão e coceira).
O que usar em cada idade?
De zero a seis meses: apenas sabonete e um pouco de xampu neutro.
A partir do seis meses: são indicados filtros solares específicos para a idade e, se necessário, hidratante com indicação médica.
A partir dos dois anos: estão liberados os cosméticos próprios para crianças.
Como escolher corretamente o produto?
O pH ideal dos sabonetes infantis ou hipoalergênicos deve ser ao redor de 5. É fundamental usar produtos específicos para bebês, que sejam regulamentados pela Anvisa e autorizados para uso infantil. Observe os rótulos: por exigência da Anvisa, eles devem ter orientações básicas de uso, serem dermatologicamente testados ou hipoalergênicos.
O que se deve evitar?
- Limpar a região da fralda com lenços umedecidos, que contenham fragrância e outras substâncias químicas. Os médicos indicam água morna e sabonete neutro.
- 'Pomadinhas' só com prescrição médica.
- Evitar uso de perfumes.
- Crianças pequenas não devem pintar as unhas, pois ficam expostas precocemente a substâncias potencialmente alergênicas.
Fonte: R7