quarta-feira, 18 de maio de 2011

Jogos Online Educativos

http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com/
Jogos Online Educativos: "
Hoje em dias as crianças estão cada vez mais se ambientanto com essa ferramenta que é o computador. Em consequencia disso junto com ele vem a internet, mas como podemos usar tal ferramenta para uso educativo?
É preciso estar atento, são inúmero sites que podemos encontrar com jogos de luta, violência e ate mesmo sexo, jogos esses que queremos deixar os nossos filhos de fora. Mas como evitar? Pais fiquem atentos, não deixem seus filhos mexerem em seus computadores sem a sua supervisão.
Ao entrar na sala ou no quarto e ver seu filho muito fixado na tela e deixar rapidamente o que esta fazendo e te olhar com olhos de espanto fique certo, não é nada bom o que ele está fazendo.


Hoje navegando pela net encontrei um site (http://www.atividadeseducativas.com.br/)com jogos educativos e joguei quase todos com os meus filhos, vou fazer uma lista abaixo dos jogos interessantes e que irão auxiliar no aprendizado.


Roda a Roda: Esse é um jogo clássico e muito bom para incentivar a escrita e leitura. Ideal para crianças a partir dos 06 anos ou em fase de alfabetização;








Estrada Maluca: Esse jogo é bem interessante, o único movimento que se faz é linha reta, mas tem que ficar bem atendo, a qualquer momento um carro pode cruzar seu caminha e bater. O jogo desenvolver a concentração, percepção e noção de tempo e espaço.






Kazé na Estrada: O carro está na estrada e lá vem os carros, seu destino e ultrapassar sem bater, mas cuidado, quando vier o calo da policia fique atento, dê passagem ou então vão bater. Este jogo auxilia no desenvolvimento da lateralidade, direita e esquerda, frente e trás e também o reflexo. Ideal para crianças a partir dos 04 anos.
Liga Pontos: Jogo clássico também, mas trás o diferencial de sair do papel e ir para a tela do computador, é um desafio a mais para a criança e uma experiência enriquecedora. Desenvolve a atenção, percepção e concentração e auxilia no reconhecimento das sequências numéricas. Ideal para crianças a partir do 06 anos de idade.






Montar Blocos: Esse jogo traz o dia a dia da educação infantil para a telinha do computador, trabalhar as formar geometricas, cores e sequêcias, desenvolve a atenção, concentração e raciocinio lógico, bem como auxiliam na memorização das cores. Para crianças a partir de 03 anos.










As formas: esse jogo de encaixe é bem simples e facil de jogar, simplesmente encaixe as formas nos seus devidos lugares. Desenvolve a concentração e persepção visomotora, e tambem a coordenação, já que a criança terá que lhe dar com o uso do mouse, ideal para crianças a partir dos dois anos.






Rampa: Esse joguinho é bem mais complexo que os outros, o carro tem que pular a rampar e calcular o angulo correto e a velocidade. Desenvolve o raciocínio lógico matemático, bem como concentração e percepção. Idela para crianças a partir dos 7 a 8 anos.


No site vocês poderão encontrar mais jogos, a regra é explorar!





Receba nossas atividades Digite aqui seu email:





Delivered by FeedBurner

"

PSE - Maio 2011

Parabéns a equipe ESF Parque Acari, que constroi este trabalho nota 10.
Bj para toda a equipe da Escola e ESF.
http://zilkacreche.blogspot.com/
PSE - Maio 2011: "

Desta vez o pessoal do PSE (Programa Saúde na Escola) esteve na nossa creche para realizar uma palestra com as educadoras sobre diversas questões de HIGIENE e SAÚDE.
Num animado bate-papo recebemos várias orientações e pudemos esclarecer algumas dúvidas sobre piolhos, conjuntivite, escabiose e outras doenças infantis.

Também realizaram um lindo teatro de fantoches sobre ESCOVAÇÃO para as turmas EI-40 e EI-41.
As crianças adoraram!!! Riram, cantaram, conversaram com os bonecos e participaram o tempo todo.

As fotos estão aqui

"

U.E. xpondo

http://bragafatima-educao.blogspot.com/

U.E. xpondo: "

O que vem a ser a U.E. xpondo? Unidade Escolar expondo os trabalhos realizados no bimestre, os álbuns de fotos que muitas vezes a comunidade não tem tempo de apreciar, os belos trabalhos de anos anteriores guardados como lembrança, etc. Pensamos em, sendo possível para a escola, estar expondo estes trabalhos do lado de fora: pendurados nos muros, em araras, em tendas, etc., com a ajuda do CEC (responsável / aluno) e Grêmio, coordenados pelo professor da sala de leitura ou outro elemento da equipe. Esta seria uma maneira de toda comunidade estar apreciando os trabalhos realizados já que sabemos que, muitas vezes, eles não entram na escola para ver as exposições, que dão tanto prazer e tanto trabalho para serem realizadas. Caso não seja possível realizar fora da escola, com os alunos no contra turno e autorizados pelos responsáveis, realizem dentro da escola, mas com muita propaganda no portão. É o trabalho de vocês que será exposto para a comunidade. Apresentações, brincadeiras, sorteios, façam como preferir.
Neste dia estará acontecendo o “1º Dia de EscolaEm todas as Unidades Escolares terá um elemento da CRE para auxiliá-lo, ouvi-lo, conhecer sua escola/creche, sua comunidade escolar, suas angústias e alegrias, os trabalhos das crianças, enfim, ser o seu parceiro neste dia.
Para fecharmos nosso dia com chave de ouro, realizaremos o “DIA DO ABRAÇO”, que na verdade se comemora no dia 22 de maio, domingo, mas aproveitaremos a oportunidade para trabalharmos amizade, afeto, carinho e companheirismo com toda comunidade escolar. Trabalhem com eles a importância do abraço, como nos faz bem, peça que abracem os colegas da turma, depois das outras turmas, os professores, os funcionários, os responsáveis, e até mesmo as pessoas desconhecidas. Surpreenda-as com a pergunta: Posso te dar um abraço? E peça que eles observem a reação das pessoas. Distribuam desenhos de abraços, peça para que as pessoas abracem alguém com quem estejam brigados, magoados, ou que há muito tempo não abraçam. Registrem tudo. Combinaremos de enviar para o RIOEDUCA e de expor as fotos na CRE.
Acreditamos que este evento será um sucesso, pois estará divulgando os trabalhos maravilhosos que vocês realizam nas escolas e nas creches. Qualquer dúvida é só ligar !!


Atenciosamente,
Kátia Barboza da Silva Peres
Gerente de Educação – 6ª CRE
"

Haddad ressalta a importância da carreira para os professores

http://redecomunicadores.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=frontpage

Haddad ressalta a importância da carreira para os professores: "

Equiparação salarial até 2020(Brasília, 17/05/2011) - Em entrevista à Rádio Jovem Pan nesta terça-feira, dia 17, o ministro Fernando Haddad disse que ainda há caminho a percorrer para a carreira de professor se tornar atraente.E o problema não é a graduação de novos professores, mas o interesse desses novos formandos em ensinar o que aprenderam.
Segundo dados de 2009, o Brasil contou com 270 mil licenciados, número acima dos 100 mil necessários para a reposição dos quadros nas escolas. “O problema é saber por que esses novos professores não exercem a profissão?”, questionou o ministro.
Ele ressaltou que o Plano Nacional de Educação (PNE) propõe a equiparação salarial do professor com a remuneração média das demais carreiras com mesmo nível de escolaridade até 2020.
Os profissionais do magistério público são a primeira categoria a ter um piso salarial nacional definido na Constituição Federal. Vale lembrar que, em 2008, o salário do professor estava condicionado ao valor do salário mínimo, ou seja, era de R$ 415,00. Em 2011, o piso salarial da categoria está em R$ 1.187,14.


Ouça trecho da entrevista do ministro Fernando Haddad.


"

Semana de Alimentação Escolar!

http://rknoticia.blogspot.com/

Semana de Alimentação Escolar!: "
A semana de Alimentação Escolar (SAE) já faz parte do calendário escolar desde 1959, quando foi criada. De lá pra cá, muito se tem investido na promoção de alimentação saudável na escola, na medida em que se acredita que este seja um espaço propício a formação de hábitos de vida saudáveis e à construção da cidadania. A cada ano, um aspecto do tema alimentação é priorizado e, para facilitar a aproximação com o tema, é produzido e disponibilizado material educativo direcionado aos professores.

A SAE não se esgota em uma semana nem tampouco diz respeito a uma única disciplina curricular. Além disso, toda a comunidade escolar, incluindo os pais e responsáveis, é convidada a participar das atividades desenvolvidas.
Na cidade do Rio de Janeiro, a SAE é comemorada na terceira semana do mês de maio, de acordo com o decreto municipal nº 22.854 de 28/04/2003. Na rede estadual, comemora-se, na mesma data, a Semana de Educação Alimentar (SEA) (Lei estadual nº 4.856 de 28/09/2006).
Este ano, o tema escolhido é “Agroecologia e agricultura familiar: a cidadania cultivada em família”. O objetivo deste tema é discutir as formas de produção de alimentos no Brasil, valorizando a agroecologia e a agricultura familiar como estratégia para garantir a segurança alimentar e promover o desenvolvimento sustentável. Além disso, esta discussão fortalece a implementação da Lei 11.947, que regulamenta o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), na qual consta, entre outros avanços, o estímulo à agricultura familiar, preferencialmente a orgânica ou agroecológica.
Fonte: Cartilha “Agroecologia e agricultura familiar. A cidadania em Família.”
"

Eleição Grêmio 2011!

http://rknoticia.blogspot.com/

Eleição Grêmio 2011!: "
"

CONTRA O ABUSO E A EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

http://elosdasaude.wordpress.com/
CONTRA O ABUSO E A EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: "

Em todo o Brasil, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio, é oportunidade para reforçar a mobilização social contra este tipo de violência, integrando o governo, empresas e organizações da sociedade civil.







Em Brasília, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República apresenta a a revisão do Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, elaborado em 2000, e a Matriz Intersetorial de Enfrentamento à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes – levantamento sobre as denúncias de exploração sexual contra crianças e adolescentes realizado pela Universidade de Brasília (UnB). Também integram a programação o I Encontro Nacional de Experiências de Tomada de Depoimento Especial de Crianças e Adolescentes no Judiciário Brasileiro e o Seminário sobre Experiências de Legislação contra Castigos Corporais, entre outros eventos.


No Rio de Janeiro, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) lançou, nesta terça-feira, dia 17, a Semana de Sensibilização contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes na cidade do Rio de Janeiro, em evento realizado no Largo da Carioca. Apresentações culturais e a distribuição de material informativo sobre o tema contribuíram para a sensibilização de taxistas, comerciantes e a população em geral contra a exploração sexual de crianças e adolescentes e ressaltaram a importância da denúncia deste tipo de violência.


As denúncias são anônimas e devem ser feitas pelo Disque 100.



À noite, o Theatro Municipal recebeu o Movimento Infância Livre de Exploração e Abuso Sexual, promovido pela instituição Childhood Brasil, com shows de Ana Botafogo, Bando de Teatro Olodum, Caetano Veloso, Djavan, Marcelo Bratke, Maria Bethânia, Maria Gadu, Milton Nascimento, Renata Sorrah, Sandra de Sá, Sandy, Seu Jorge, Thiago Soares.


Assista ao depoimento de Chico Buarque ao Movimento Infância Livre


>> Saiba mais no site do Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes

"

III Seminário Municipal de Equidade em Saúde da População Negra

http://pordentrodacidade.blogspot.com/

III Seminário Municipal de Equidade em Saúde da População Negra: "O evento que acontecerá que acontece nos dias 31 de maio e 1º de junho, de 9h às 17h, na UERJ, visa fomentar o debate sobre equidade em saúde da população negra e contribuir para a consolidação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da População Negra no município do Rio de Janeiro são os principais objetivos do III Seminário Municipal de Equidade em Saúde da População Negra.

O evento é promovido pela Coordenação de Educação em Saúde da Superintendência de Promoção da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC-RJ), em parceria com o Comitê Técnico de Saúde da População Negra, e oferece 250 vagas para gestores, profissionais e técnicos da SMSDC-RJ, conselheiros municipais de saúde e lideranças do movimento negro.

Profissionais e técnicos da SMSDC-RJ devem efetuar a inscrição no evento junto às áreas programáticas. Demais interessados devem enviar solicitação para inscrição para os emails drikamurarismsdcrj@gmail.com e isabela.smsdcrio@gmail.com, informando nome, email, telefone, profissão, instituição e cargo. Mais informações pelos telefones (21) 22737398 e (21) 22934854.

Mais informações: http://elosdasaude.wordpress.com/2011/05/17/equidade-em-saude-da-populacao-negra-e-tema-de-seminario/
"

Premiação

http://rioeducainfancia.blogspot.com/
Premiação: "
Dia de premiação às Instituições de Educação Infantil!

Parabéns!!!

Alguns momentos!!!











Secretária de Educação entrega prêmio à creches, EDIs e escolas de Educação Infantil da Prefeitura





Patrícia GED-6ª CRE e Simone GEI-SME








Mais notícias no site www.rio.rj.gov.br/sme

Você tirou fotos na premiação? Envie pra gente!! geisme@rioeduca.net









"

PROJETO UMA ROSA PARA SÃO JORGE

http://tramasdaleitura.blogspot.com/

PROJETO UMA ROSA PARA SÃO JORGE: "

"

JN no Ar: Como andam as escolas públicas do Brasil?

http://www.euvocetodospelaeducacao.org.br/
JN no Ar: Como andam as escolas públicas do Brasil?: "O tema Educação continua na pauta do Jornal Nacional nessa semana, 16 a 20. O noticiário exibirá uma nova série de reportagens, visitando escolas de melhor e pior Ideb de uma mesma cidade brasileira, definida via sorteio ao vivo. A primeira cidade sorteada foi Novo Hamburgo, no Sul do país. Inicialmente, foi apresentado um panorama [...]"