sexta-feira, 24 de agosto de 2012

SAÚDE PRESENTE NA ESCOLA MUNICIPAL ALEXANDRE DE GUSMÃO



No dia 16 de agosto a equipe referência - Clínica da Família Enf. Marcos Valadão - foi a  Escola Municipal Alexandre de Gusmão, localizada em Acari, para mais uma tividade de orientação e promoção de hábitos saudáveis de Saúde.
Atividades realizadas:
  1. Escovação supervisionada;
  2. Levantamento epidemiológico;
  3. Distribuição de Kits Odontológicos
 
DENTISTA RESPONSÁVEL: RODRIGO MOTTA

PSE - SAÚDE PRESENTE NA ESCOLA

SAÚDE PRESENTE NA CRECHE MUNICIPAL JUREMA GOMES


 No dia 8 de agosto, a equipe do CMS SILVYO FREDERICO BRAUNNER,  responsável pela CRECHE MUNICIPAL JUREMA GOMES, localizada na Pedreira - Costa Barros -  esteve na creche para falar sobre sexualidade, planejamento familiar e família com os responsáveis e profissionais dos alunos matriculados na creche. 
        As mães mostraram-se atentas e participativas no tocante ao planejamento familiar, paternidade, sexualidade, onde foi realizado um estudo de caso entre as mães e profissionais, com a colaboração de suas vivencia.





PSE - SAÚDE PRESENTE NA ESCOLA

III SEMANA DE SAÚDE COLETIVA DA UFRJ

 http://otics-iraja.blogspot.com/
III SEMANA DE SAÚDE COLETIVA DA UFRJ:
É com muita satisfação que o Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro aguarda a todos de 23 a 28 de setembro de 2012 para a IIISemana de Saúde Coletiva da UFRJ. Sob o tema "Construções Coletivas: Perspectivas Viáveis" através de debates buscamos estimular em torno dos desafios e perspectivas que permeiam os atuais processos de expansão e consolidação da Saúde Coletiva em todo o Brasil.


Clique na Imagem e faça o download da Carta-convite


SAÚDE PRESENTE NO EDI ERNANI CARDOSO

EDI ERNANI CARDOSO, localizada em Guadalupe, está sendo atendida pela Clínica da Família Raimundo Alves do Nascimento.
Na Semana da Educação Infantil a Clínica da Família esteve presente, fazendo orientação de famílias sobre Saúde da Criança.

https://mail-attachment.googleusercontent.com/attachment/?ui=2&ik=8e3d23bdd9&view=att&th=139580483a2d2764&attid=0.1&disp=inline&safe=1&zw&saduie=AG9B_P9697NNOVRuMbfGeb71x-Na&sadet=1345825627255&sads=ehxL7Yfnlv2ymJIWRnfy4YBT3dg



PSE -  SAÚDE PRESENTE NA ESCOLA


SAÚDE PRESENTE NO CIEP ANTON MAKARENKO





O Núcleo Edicação e Saúde - NES, Tem como Técnico em Educação em Saúde, a técnica de enfermagem Joyce, localizado no CIEP ANTON MAKARENKO, em Costa Barros.  Joyce relata sobre a dificuldade de algumas famílias em mater a higiene adequada da criança, pois moram em locais sem água, sem banheiro, sem esgoto, habitações sem condições  de moradia.  Fez algumas ações que tiveram seuas efeitos, mesmo que transitórios.
  1. Conversa com pais;
  2. Relato do caso na Clínica da Família;
  3. Indicação e fornecimento de medicação, via Clínica da Família;
  4. Ensinar a criança fazer sua higiene - Dar banho;
  5. Escovação de dente;
  6. Verificação de infestação de piolhos e orientação;

 PSE - SAÚDE PRESENTE NA ESCOLA

.

SAÚDE PRESENTE NO CIEP CANDEIA


 No dia 22 de agosto estivemos no CIEP CANDEIA, onde estamos realizando um trabalho de capacitação de alunos  para realização de Ações de Saúde na escola  – PROTAGONISMO JUVENIL
Dando o continuidade ao nosso trabalho realizamos uma roda de conversa sobre  Correção Postural, com as Fisioterapeutas Priscila e Juliana  e sobre os benefícios da Atividade Física com a Educadora Física Priscila (Equipe NASF)
Os alunos se mostraram muito interessados nas informações.

FISIOTERAPEUTAS PRISCILA XIMENES E JULIANA, EDUCADORA FÍSICA PRISCILA DUARTE NASF, ESTAGIÁRIA DE ENFERMAGEM CLÁUDIA FERNANDES, TSB SIMONE CABRAL E TES BRUNA CASTRO.


PSE - SAUDE PRESENTE NA ESCOLA